A Saab divulgou um vídeo do caça Gripen E lançando um míssil IRIS-T.

O IRIS-T é um míssil ar-ar de curto alcance e altamente manobrável que pode atingir qualquer alvo à queima-roupa ou até aproximadamente 25 quilômetros.

A Força Aérea Brasileira (FAB) assinou, em 17/12/21, o contrato para aquisição de novo lote de mísseis IRIS-T, do tipo ar-ar de curto alcance e de última geração. Equipado com sensor infravermelho e empuxo vetorado, é armamento essencial para ser utilizado em combate aéreo no caça F-39 Gripen.

O IRIS-T é um míssil inteligente, com alta capacidade de manobra e resistente a contramedidas eletrônicas. Um de seus diferenciais é a possibilidade de acompanhamento do alvo com integração na mira do capacete do piloto e outros sensores.

Subscribe
Notify of
guest

80 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Matheus

Essa fumaça Toda se dá devido ao combustível?

Jadson S. Cabral

Única explicação plausível, não?

RPiletti

Esta dúvida é se além do combustível há formação de trilho de condensação?

Gustavo

é da queima do combustível sólido.

Bosco

Realmente o nível de emissão de fumaça do motor foguete parece ser alto.
O AIM-9X parece ser menor. https://www.youtube.com/watch?v=3buvu4hK8oU

Matheus

Não sei o motivo de tanto voto “negativo” até parece ser pecado não saber tudo. Obrigado aos colegas pela explicação.

claudio rodrigues do couto

Oh querido… fica triste não!…mas você nunca viu lançamento de foquetes?… É natural, principalmente em um foquete/míssel de motor com combustivel sólido, a eliminação destes gases. Lógico que alguns podem ter um rastro de fumaça mais tênue que outros, mas no geral é assim!

Pablo Maroka

Ucrania tivesse uns gripens, russia não teria nenhuma chance.

Gipen NG é muito bonito

Alexandre Cardoso

De nada adiantaria ter Gripen se eles fossem pegos no chão. Qto à Rússia não teria tido nenhuma chance, isso é difícil saber, até hj não houve combate entre Gripens e caças da Rússia. Então essa história de que os caças russos não teriam chance contra os Gripens, é conversa de vendedor. Qto ao Gripen NG ser muito bonito, gosto não se discute.

Jadson S. Cabral

Que a Ucrânia teria muito mais chance que o que teve com os Migs e Sukois antigos, isso é indiscutível. Aliás, teria tido melhores chances com qualquer caça moderno.

Alexandre Cardoso

Com qualquer caça moderno a Ucrânia teria tido mais chances, mas não obrigatoriamente com o Gripen … O resultado de um combate aéreo depende tb dos pilotos e do tipo de armamento, não é somente do caça.

Ivanmc

Qualquer Rafale, EF2000 talvez…

Nascimento

Ta bom Jadson, mas baseado em que o senhor acredita que eles teriam tido ”melhores chances com QUALQUER caça moderno”? O que fez os Sukhois ucranianos fracassarem foi toda a conjuntura de sua própria força aérea, além do fato de não operarem em pistas improvisadas. Sem AWEC, sem AAes operando (a maioria das AAes deles estavam inoperantes devido a falta de manutenção), sem radares dando suporte, duvido muito que teria sucesso com ”qualquer caça moderno”. O F-15, Typhoons e Rafale precisam de grandes infraestruturas de pista pra operar, só o F/A-18, Sukhois, Gripens e F/A-18 tem a capacidade operar em… Read more »

Ivanmc

Bela explicação, gostei.
Melhor comentário.

Ivanmc

Infelizmente, eu creio que não. Se, ao menos que, fossem alguns Rafales, talvez teriam uma sobrevida remotamente falando.

Flanker

Por que o Rafale sim e outros caças ocidentais, não?

LEONARDO BASTOS

L….O….L…!!

Ivanmc

Aí a você acordou com o Playmobil do zelensqui.

Carlos Campos

kkkkk não adianta ter caças modernos em poucas quantidades.

Jadson S. Cabral

Sim. Mas antes o padrão cinza simples que o verde camuflado da FAB.

marcos.poorman

A Suécia e a Finlândia estão sinalizando a entrada na NATO, portanto, saindo da histórica neutralidade. Se Rússia atacar esses países defensivamente vamos ficar sem nossos Gripen (no máximo o primeiro do laboratório ensaios e os quatro de produção).

Penso eu, seria melhor a SAAB ter no Brasil uma fábrica back-up aproveitando a estrutura para montagem do modelo F. O Brasil seriamente pode começar a pensar em uma alternativa a essa grave situação.

André Macedo

Que neutralidade? Os suecos tiveram um DC-3 derrubado pq alegavam neutralidade e espionavam os soviéticos kkkkkkk

Leandro Costa

Ué, sendo neutros eles não tem preocupações em se defender? Se não fossem neutros eles pegavam inteligência compartilhada pela OTAN.

André Macedo

E quem garante que não pegaram?

gordo

Tanto Suécia e Finlândia tem (e tinham) neutralidade formal digamos assim, mas eram (são) totalmente alinhados ao ocidente, OTAN, UE ou qualquer coisa que valha. Os motores dos caças suecos são de origem dos EUA, parte da fuselagem inglesa e por aí vai, inclusive na colaboração de dados de inteligência. A neutralidade ali se restringia em “não ter a possibilidade” de armas nucleares da OTAN no território. Quanto a entrarem para a OTAN a possibilidade é grande, mas são países com alta participação popular em decisões (mesmo que de forma indireta) e provavelmente veremos alguma oposição a entrada e gerando… Read more »

Sensato

Até pouco tempo atrás, a população tinha grande resistência a esse tema. Desde o início da invasão, os índices dos que apoiam o ingresso na Otan disparou segundo as pesquisas publicadas.

Se for uma realidade, a Russia que não quer ver a Otan em sua fronteira foi a principal impulsionadora para que isso ocorra.

Bruno Vinícius

A Rússia atacar a Finlândia ou a Suécia – ambos membros da UE – seria a mais pura insanidade. Afinal, vale lembrar que pelo art. 42.7 do Tratado de Lisboa, em caso de agressão armada a um dos Estados da UE, os membros da União tem o dever de apoiar o país atacado com todos os meios à sua disposição.

Last edited 2 anos atrás by Bruno Vinícius
Wellington Jr

Não duvide da capacidade de putin em fazer cagada, para ele 2 mil ou 2 milhões de soldados mortos não fazem diferença. Ele está convencido que é o escolhido para leva a Rússia a prosperidade e que o resto do mundo Ocidental é seu inimigo.

Varg

O Alexander Dugin fez a cabeça dele igual um certo astrólogo falecido fez a cabeça de um mandatário de certo país do Hemisfério Sul.

Carlos Campos

não vejo a possibilidade de invadirem a Suécia, ou até a Finlândia, a Ucrânia era muito fraca, e só aguentou pq a OTAN deu várias armas para eles.

Funcionário da Petrobras

Emissão ou não de fumaça no lançamento de um míssil faz diferença num combate ar ar, no sentido de ajudar o alvo engajado se esquivar?

Rinaldo Nery

Nenhuma.

Rodrigo Maçolla

é Maluco brinca com o Grifo, “Pode vir Putin” hehehe… 🙂 , Mais este lote que a FAB adquiriu compreende quantas unidades ?

Funcionário da Petrobras

Ninguém sabe, segredo de Estado.

Bruno Vinícius

36

Bruno Vinícius

Relendo a pergunta eu percebi que a interpretei de maneira errônea. 36 é o número de Gripens do primeiro lote, não do número de IRIS-T.

Henrique

Teria sido legal se eles tivessem mostrado o alvo sendo atingido.

Camargoer.

Olá a todos. Vocês notaram o IRS na frente deste F39E? riso. Eu vi.

Thiago A.

Meu Deus MB deve acordar para a vida … A FAB com P3-AM, E-99M, R-99 e Gripen( só falta comprar um lote de RBS15 MK4) já dispõe de um nível de domínio e consciência sobre o Atlântico superior a própria marinha.

MIGUEL

Discordo do seu pensamento, o Submarino ainda é o patrulheiro supremo dos mares, vamos apostar no PROSUB.

BK117

Sem dúvidas é a arma mais temida do mar, mas com o número que temos OPERACIONAIS (visto que vários estão parados, até onde sei) e com o número que teremos com a conclusão do PROSUB, será que serão suficientes para manter consciência de 3,6 milhões de km² de mar territorial? Mesmo levando em conta navios patrulha e escoltas?
Com rapidez, a FAB pode deslocar os meios citados pelo colega para qualquer região, e realizar a vigilância do espaço aéreo, marítimo e submarino. Com isso em mente, concordo com a afirmação do colega Thiago.

Last edited 2 anos atrás by BK117
Sensato

Submarinos não tem patrulha convencional ou consciência de área como funções primárias . O submarino é uma arma furtiva de reconhecimento e/ou ataque. Sua principal utilidade é a dissuasão.

Em nossa realidade, Napaoc são os melhores meios para patrulha. Para consciência de toda a área da Amazônia Azul, os satélites, drones e as aeronaves de patrulha são mais eficientes e bem mais baratos de adquirir e operar.

Bruno Vinícius

Submarinos convencionais, com a quantidade que temos e com a falta de meios de inteligência da MB, apesar de muito úteis, estão longe de ser o “patrulheiro supremo dos mares”.

Last edited 2 anos atrás by Bruno Vinícius
Nascimento

É capaz inclusive do EB desenvolver o MTC-300 e fazer um teste usando-o contra um bote enquanto a MB ainda não tem o Mansup operacional.

Ivanmc

“O IRIS-T é um míssil ar-ar de curto alcance e altamente manobrável que pode atingir qualquer alvo à queima-roupa ou até aproximadamente 25 quilômetros.”
.
Acho que não é um Sukhoi Killer.

Saldanha da Gama

Quem sabe com o meteor não se torna? abraços

Ivanmc

Pois é, soqn ainda, mas pesquise sobre os radares.
Você já viu os testes do FX indiano? E, de outros países, os quais o NG concorreu?
Nada contra, muito antes pelo contrário, quem sou eu para atestar algo, até gosto do NG na Fab, é até mais do que merecido frente ao status quo.
Sds.

Last edited 2 anos atrás by Ivanmc
Carlos Campos

FX Indiano não usou o Raven da Leonardo.

Nascimento

Quem esta se provando Sukhoi killer são os manpads…

Manpads de verdade, levados por um homem, não aquele engodo que pesam 90kg da SAAB chamado de RBS 70, com capacidade similar ao Crotale francês e com logística complicada até pra um pequeno grupo de combate levar.

Last edited 2 anos atrás by Nascimento
Ivanmc

Isso parece ser verdade. Mas, você deve saber, eu suponho, que qualquer aeronave voando em baixa altitude é um alvo fácil, até para armas leves.
Porém, eu me referi ao alcance de 25km do NG, bem como diz a matéria.
Em relação ao RBS da Saab, eu não descarto nenhum tipo de manpads, depois desse episódio, já vimos que eles são bem efetivos.

Last edited 2 anos atrás by Ivanmc
Nascimento

Sobre o RBS e o Crotale NG eu falo sobre eles terem péssima logística pra serem operados por grupos de combate devido ao seu tamanho grande, pra isso melhor operar um Igla ou um Stinger. Curiosidade: A OTAN e os EUA perdeu a grande maioria dos seus helicópteros no Oriente Médio devido a tiros de baixo calibre usado por armas de mão, isso mesmo que leu, sem contar a quantidade gigantesca de mais de 150 helicópteros caídos devido a falhas humanas ou problemas mecânicos. O uso de MANPADs foi minoria no Iraque e Afeganistão. Ou seja, os helicópteros ocidentais tinham… Read more »

Barak MX para o Brasil

Eu também acho mais interessante manpads do tipo Igla. O RBS 70 é complicado. Seria até interessante o EB adquirir um pequeno lote para testes do manpad chinês QW-18, mesmo funcionamento do Igla. Já que agora não podemos contar com a Rússia nesse quesito por enquanto.

Varg

Esses 25km são o alcance divulgado, mas nada impede que ele tenha alcance maior.

Em tempo, o Sea Ceptor, baseado no ASRAAM, tem alcance nominal de 25km também, mas já chegou a 50km em testes.

Putinentes são gozadas (sem duplo sentido), denigrem um equipamento operado pelo próprio país em prol de outro há quilômetros de distância e sem nenhuma ligação étnica ou cultural com o mesmo.

Ivanmc

Eu não vou responder a altura pq o comentário ficará retido. Até estou me afastando do site novamente pq uma coisa é brincadeira outra coisa é referências arbitrárias para com o outro.
Saudações aos debatedores cavalheiros e com educação.
Peço desculpas a quem me referi erradamente.

Last edited 2 anos atrás by Ivanmc
Ivanmc

Em tempo, abstendo-me de comentar no site, de visitá-lo nunca. O Sr Alexandre Galante e os outros redatores são pessoas sérias e muito respeitadoras.
Ilan (Ivanmc)

Nascimento

Se o equipamento for ruim ou inferior tem que falar mesmo…

Carlos Campos

não precisa de alcance maior, pra alcance maior se usa o METEOR, ele foi foi feito para curto alcance mesmo, com muita agilidade e potencia vai ser difícil se livrar dele.

Aéreo

Não sei o que é mais afetado, se estes videos de marketing da SAAB ou as comedorações do Cristiano Ronaldo.

Segio

IRIS-T air-to-air-missile

Santiago

Lembrando que o disparo do míssil ar-ar Iris-T foi lançado pelo primeiro Gripen-E de série 6002 da Força Aérea Sueca e o primeiro com a tela WAD. Parabéns a todos os envolvidos nessa árdua missão!

Grifon Eagle

Dúvida: Os EUA substituíram o P-3 Orion pelo Boeing P-8 Poseidon para patrulhamento marítimo. Aqui no Brasil, a FAB utiliza 09 unidades do P-3 Orion que tem a função de fazer o patrulhamento de toda a nossa costa marítima. A FAB pretende ficar com o P-3 Orion em operação, até 2032. A aeronave Embraer E-190 seria capaz de substituir o P-3 Orion, para a função de patrulhamento marítimo na nossa costa marítima brasileira? Tipo um lote de 12 aviões Embraer E-190 por exemplo. O Embraer E-190 tem um alcance máximo de voo de 4.448 km, enquanto o P-3 Orion tem… Read more »

Camargoer.

Caro Grifon. Possível sempre é. A aeronave terá que passar por um período de desenvolvimento e adaptação para se tornar uma aeronave de patrulha marítima. O problema neste caso é que a FAB irá encerrar a aviação de patrulha naval após a retirada de operação dos P3.

Grifon Eagle

Sim, com certeza, o E-190 passaria por uma modificação até pela instalação dos sistemas de vigilância e patrulha marítima no seu interior, e também pela adaptação que não seria difícil, pois temos o Embraer ERJ 145 (E-99) da FAB, que carrega consigo radares de vigilância e reconhecimento. As aeronaves da Embraer além de serem muito boas, são bastante versáteis, e com certeza para patrulhamento marítimo, o E-190 serviria.

Matheus

O correto seria usar o E195-E2. Avião grande e novo.

Grifon Eagle

O E-190 E2 tem uma largura maior e tem mais alcance e autonomia. Ele só não tem comprimento maior em relação ao 195, mas em termos de largura ele é maior.

Grifon Eagle

O E-190 sem ser da versão E2, também serve, pois sairia mais barato, assim como a manutenção. Tenho certeza que a FAB sairia ganhando.

Sensato

Possivelmente sim mas para isso terá que ocorrer um processo de desenvolvimento que, provavelmente, não será iniciado pela Embraer por falta de garantias de retorno do investimento, pela FAB, por falta de interesse em continuar operando patrulha marítima ou pela MB, por não querer abraçar essa tarefa também.

Grifon Eagle

A MB até abraçaria, mas ela tem poucos equipamentos, sendo muito baixo os recursos destinados a ela.

Sensato

Independente da questão de recursos, a MB não tem externado (pelo menos que eu tenha visto) vontade de assumir a função de patrulha marítima com aeronaves.

A bem da verdade, nem mesmo com navios já que não há nenhum grande projeto de elaboração ou construção de meios desse tipo atualmente. Só se vê a finalização da Maracanã e Mangaratiba, com finalização prevista para 2022 e 2024, respectivamente ainda que a quantidade ideal, obviamente, fosse muito maior.

Douglas Rodrigues

E os Lineage 1000 que o Paquistão adquiriu para torná-los “Sea Sultan”?
O processo não é tão diferente, basta boa vontade, assim como boa vontade para já pensar nos substitutos para os E-99/R-99.

Grifon Eagle

Os E-99 e R-99 estão em processo de modernização, são 09 aeronaves em operação, sendo 05 E-99 e 04 R-99. Até agora só foi modernizada 01 aeronave. Se a FAB conseguir modernizar as outras 08 que faltam, elas podem ficar em operação por mais 20 anos, pois elas são excelentes aeronaves e suprem todas as necessidades da nossa FAB em sua respectiva função. Tenho qse certeza, apesar das dúvidas, que o Embraer E-190 seria um bom substituto dos P-3 Orion. 12 aeronaves E-190 com certeza faria com êxito a missão de patrulhamento marítimo em toda a nossa costa marítima, são… Read more »

Rinaldo Nery

São só TRÊS R-99. 6750, 6751 e 6752.

Sensato

Em aviação, frequentemente as coisas não são tão simples como parecem. Nesse caso específico, que eu saiba, não há participação de nenhuma empresa nacional (incluindo a própria Embraer) ou FA. Dessa forma, ainda que o projeto deles seja um sucesso, e não há garantias de que será, esse conhecimento não nos pertencerá, sendo necessário replicar o processo aqui. É o que eu gostaria que acontecesse? Não. Gostaria que a Embraer e a MB participassem do processo, ainda que fosse apenas com a parte intelectual da coisa, formulando requisitos, fornecendo informações técnicas em troca de participação no projeto, enfim. Meu entendimento… Read more »

JSilva

Essa autonomia do P-3 abrange a ida, um voo por mais de 3 horas na zona alvo da patrulha e a volta à base, um P-3 pode ficar aproximadamente 16 horas voando.
Já para o E-190 você considerou apenas o alcance máximo, ou seja, uma viagem apenas de ida, se for colocar os mesmos parâmetros considerados no P-3 ele perde feio.

JSilva

A solução mais interessante que eu considero, fora do caríssimo P-8, é o Saab Swordfish (MPA), baseado no Global 6000 da Bombardier.

Last edited 2 anos atrás by JSilva
Grifon Eagle

Temos que priorizar a nossa indústria nacional, e a meu ver o E-190 pode suprir a lacuna do P-3 Orion. Basta instalar os sistemas de radar e vigilância na aeronave da Embraer. O E-190 tem um alcance bom, creio que 12 unidades dele para patrulhar a nossa costa marítima, seria essencial.

Carlos Campos

não seria, mas se fizerem o reforço estrutural necessário para levar os sensores e as cargas é totalmente possível sim, problema é quanto custaria isso?

Sérgio Luís

Típico lookdown shootdown!
Outra coisa a manobra depois do disparo ñ foi ao acaso!
A guinada pra baixo do iris-T foi muito forte.
Nada é por acaso!!
A rolagem do Gripen após o disparo chamou mais atenção do que o próprio míssil!
A questão é!
A guinada para baixo do míssil estava prevista ou não!?!?
Geralmente quando se dispara mísseis as atenções devem ser totalmente para o míssil com o vetor em vôo linear.
Mas tudo bem É o que nós temos de melhor!

Last edited 2 anos atrás by Sérgio Luís
Marcos

Você fala como se fosse um erro, um míssil com defeito, ruim, etc

“Mas tudo bem É o que nós temos de melhor!”

Pare com esse viralatismo barato, cara! Não é o que nós temos de melhor, é o que há de melhor. O Iris-T é considerado o melhor míssil WVR da atualidade.

Last edited 2 anos atrás by Marcos
Sérgio Luís

Tem nada barato aqui não zezao!
Só foi muita fumaça na traseira só isso!kkkkk