Segundo site UOL, FAB comprará dois A330 da Azul

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Aviões usados que FAB comprará da Azul serão postos de abastecimento no ar

A FAB (Força Aérea Brasileira) bateu o martelo na semana passada sobre a compra de dois novos aviões que serão convertidos em modelos multimissão. Uma das tarefas será reabastecer outros aviões durante o voo. A licitação promovida pela Aeronáutica foi vencida pela companhia aérea brasileira Azul, que irá fornecer dois Airbus A330-200 para serem transformados na versão militar ao preço de US$ 80,581 milhões (R$ 378 milhões).

Batizada de MRTT, da sigla em inglês Multirole Tanker Transport (avião multimissão de transporte e reabastecimento em voo, em tradução livre), essa adaptação permite ao A330 cumprir diversas funções militares restritas a poucos modelos mundo afora.

Uma das exigências da FAB para os A330 é que sua data de fabricação seja posterior a 1º de janeiro de 2014, além da capacidade de serem convertidas para o modelo militar em si. Eles deverão ser utilizados até 2054, com uma média de 1.200 horas de voo ao ano até lá.

Como o avião não será novo, é exigido que ele tenha realizado até 4.200 ciclos (que consiste em uma decolagem e um pouso cada) e não tenha ultrapassado as 28 mil horas de voo.

A conversão

A posterior conversão dos A330 deverá ser feita na fábrica da Airbus em Getafe (Espanha). Embora os termos ainda não sejam públicos, ali deverão ser instalados os sistemas de reabastecimento em voo, que permitirão a outros aviões continuarem voando sem precisar pousar.

O interior também receberá os sistemas para esse mecanismo de reabastecimento e tanques extras para levar combustível.

O interior ainda poderá ser adaptado para o transporte de passageiros e tropas, junto a outros sistemas para o transporte de cargas.

No processo de conversão, o avião é desmontado e são instalados novos sistemas elétricos, reforços e outros mecanismos, de acordo com o acordo realizado entre as partes.

Ficha técnica

Altura: 17,4 metros
Comprimento: 58,8 metros
Envergadura (distância de ponta a ponta da asa): 60,3 metros
Autonomia de voo: Até cerca de 14 mil km de distância
Altitude máxima de voo: 12,5 km
Capacidade de carga: Até 45 toneladas
Capacidade de reabastecimento: Até 1.800 kg/min
Unidades em operação: 51, em 13 países
Distância máxima voada com carga total: 8.334 km
Distância máxima voada com o máximo de combustível: 14,8 km
Capacidade de transporte: 291 passageiros
Velocidade: 880 km/h

Histórico

A FAB justifica a necessidade de adquirir esses aviões em decorrência da carência de aeronaves para atuar com transporte aéreo logístico, reabastecimento em voo e evacuação aeromédica. O país contava com os KC-137, aviões Boeing 707 adquiridos a partir de 1985 e que foram operados até 2013.

O governo tentou a substituição dos KC-137 por meio do projeto KC-X2, mas ele não avançou. Com o KC-X2 interrompido, a FAB alugou entre 2016 e 2019 um Boeing 767-300 para suprir algumas das necessidades do país durante o período.

Apenas agora em 2022 a FAB concretiza o processo de licitação para a compra de seu avião multimissão de longo alcance.

Rivalidade com o KC-390?

Desde o fim da utilização do 767, o principal avião de multimissão da Aeronáutica é o KC-390, da brasileira Embraer. Ele cumpre, praticamente as mesmas funções que o modelo da francesa Airbus (A330 MRTT), mas em escala menor.

Em novembro de 2021, a Aeronáutica anunciou que iria diminuir para 15 o total de unidades do cargueiro encomendadas, frente a um pedido inicial de 28 modelos, abrindo uma crise sem precedentes com a Embraer.

Após meses de discussões entre a fabricante e a FAB, um novo acordo firmou em um total de 22 unidades do cargueiro a serem entregues até 2034. Um dos principais motivos seria a falta de verba para a continuidade do programa.

Chegou a ser especulado que a compra dos A330 seria uma retaliação contra a Embraer, entretanto, embora ambos os aviões cumpram funções similares, suas capacidades são diferentes.

O A330 MRTT pode fazer voos transcontinentais sem escalas, chegando a 14 mil km de autonomia, enquanto o KC-390 consegue voar a até cerca de 6.000 km.

O KC-390 também se torna mais versátil para missões de busca e salvamento, tendo em vista que seu custo operacional é diferente do registrado pelo A330.

FONTE: UOL/A. Saconi

NOTA DO EDITOR: a notícia da escolha do Azul na licitação das aeronaves A330 foi veiculada aqui no Poder Aéreo na semana passada, a partir de informações do Diário Oficial da União.

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737-800RJ

[OFF]
Peço desculpas pelo OFF na página errada, mas penso que seja de grande relevância.
Parece que um cruzador russo da Classe Slava foi seriamente danificado por 2 mísseis antinavio Neptune.
Alguém sabe se a informação procede?

Boitatá

Tô louco pra ver esse post tb

Heitor

Preciso de uma confirmação mais contudente, mas se for o caso, será algo muito grande

Luiz Antonio

Tu vai sentir contundente quando for pagar seus impostos.

Putinik da Silva
Saldanha da Gama

Puxa, logo o Moskva, adoro este navio no war ships….

Reinaldo Deprera

Você está falando do Z? Do todo poderoso Moskva da força Z?

Control+Z … foi-se

Sensato

O Moskva, nau capitânea da Marinha Russa, respousa no fundo do Mar Negro

Alexandre Cardoso

Descanse em Paz …

Marcelo Bardo

Acho essa aeronave muito imponente.

Camargoer.

Olá Marcelo. Cuidado com o que escreve.. riso… alguém pode ler impotente. riso

Allan Lemos

Vamos pagar para que tenham mais “imponência” nos céus e no quarto kkkkk.

Camargoer.

Olá Allan. Imponência no quarto, no quinto e no sexto.. riso

Camargoer.

Olá Allan. Nesta toada, daqui a pouco os militares estarão batendo “incontinência”.. riso

Allan Lemos

As piadas já vêm prontas kkkk

Camargoer.

Olá Allan. Eu fico com a impressão que os militares estão fazendo de propósito.

André Sávio Craveiro Bueno

Excelente Camargoer!! 😀

Jadson S. Cabral

Ela é. mal posso esperar para vê-las ostentando o “Força Aérea Brasileira”, sobretudo depois que forem convertidas. Mal posso esperar para vê-las voando com os Gripens.

Jadson S. Cabral
Ué. E cadê a novidade nisso? A dúvida ainda é que aviões são, pois se comenta que a Azul teria apenas um exemplar que se encaixaria nos requisitos da FAB. Será que pode mudar a regra do jogo ou o quê?
Ainda em tempo, muito bom o preço. 80 milha por duas máquinas dessas me parece uma pexincha
Marcelo Tadeu

UOL….. , rsrs, chegando sempre na frente (Sic)

Vítor Hugo Rodrigues Horta

Como é que é, segundo o site o Uol? Meu Deus, a própria FAB já soltou uma nota com o vencedor da licitação. Que fora…

Silvano

Segundo o site uol, a Rainha morreu.

Reinaldo Deprera

Estelionato no meio jornalístico recebe o make-up de Teaser

glasquis7

Foi a Folha, não o UOL.

Nem pra isso serve.

Last edited 2 anos atrás by glasquis7
Paulo Lopes

É verdade que a nova constituição do Chile já foi pro bebeléu?? tenho lido na imprensa que a rapaziada está na rua e voltou a quebrar tudo por lá? é verdade?

Camargoer.

Olá Paulo. Pelo contrário. Esta semana foi votado o primeiro artigo.

Reinaldo Deprera

Exato. Essa notícia já tem quase 1 semana e não foi, NEM DO LONGE, o UOL que deu ela.

RenanZ

Até 2054?

Hmm, acho que estarão muito “jovens” até lá, creio que vai ser esticado mais ainda esse prazo, (a julgar pelo nosso histórico)

Last edited 2 anos atrás by RenanZ
Elias

Para mim uol nao é referência para nada…

Saldanha da Gama

SÃO 2 !!!!!!!!!!!!!!

Equilibrium

O próprio comandante da FAB elogiou a matéria e o jornalista em seu Twitter

Moisés

Mais quantos anos agora para converter esses aviões? Vai ser outra eternidade como tudo é nas forças armadas brasileiras.

MadMax666

E os S-2 Turbo Tracker? A qtas anda?

Dilbert_SC

Segundo informações, eles estarão prontos pra operar no próximo NA da MB.
Aguarde e confie!
Mas aguarde deitado, que é pra não ficar cansado.

Alexandre

Lenda…

Sensato

Ficaria feliz se lesse que a MB arrumou compradores pra ele e que, com isso, quando ficarem prontos, serão entregues diretamente ao novo proprietário.

Mars

A Azul só tem um A330 fabricado a partir de 2014, o PR-AIS ex-Avianca Brasil PR-OCJ. Então eles terão que buscar no mercado mais uma aeronave e eu chuto que será o ex PR-OCk, também ex-Avianca e que atualmente se encontra parado.
Curiosidade outras duas aeronaves A330 ex-Avianca, o PR-OCX e OCG, atualmente servem ao governo Francês.

Alexandre

comprará?

Joelson

Alguém com conhecimentos mais específicos poderia dizer por exemplo, após a entrega dos aviões por parte da Airbus a FAB, partindo do Brasil, qual pais mais longínquo poderemos alcançar?
Isso para voo com proposito de reabastecimento a caças e na configuração com passageiros.

Last edited 2 anos atrás by Joelson
Douglas Rodrigues

Pessoal prefere negativar do que responder. Mas vamos lá, acredito que na configuração de passageiros seja possível ir de Brasília até qualquer cidade da Europa ocidental ou algumas capitais do Oriente Médio sem escalas, já com carga completa (incluindo na configuração tanker) seja possível alcançar Lisboa ou quem sabe Madrid sem escalas. A título de comparação, o KC-390 para a Operação Repatriação, em Varsóvia na Polônia, necessitou fazer 3 escalas partindo de Brasília, os E-190 VC2 precisaram fazer 4 escalas para chegar em Wuhan na China e repatriar os brasileiros quando do início da pandemia (creio que para essa operação,… Read more »

Joelson

Douglas, muito obrigado! Legal que deu uma clareada.
Compartilhar conhecimento é o processo de repartir informações e habilidades com quem está ao seu redor.

Sensato

Como em toda parte atualmente na internet, o pessoal julga e critica rápido demais e, o pior, frequentemente com menos conhecimento do que quem pergunta.

Sócrates dizia que quem pergunta é ignorante por cinco minutos, quem não pergunta é ignorante pela vida inteira.

Ressalte-se que ignorante, nesse caso, não é na conotação pejorativa mas na do dicionário: “que desconhece a existência de algo; que não está a par de alguma coisa”.

Continue perguntando irmão. Esse espaço é, ou deveria ser, pra troca de conhecimentos, não de ofensas.

Rinaldo Nery

Dá p chegar em Roma sem escalas. A Azul voa de Campinas p Lisboa e Porto.

Carlos Henrique Lucena

Ministério investindo forte em produção Azul.

JCuritiba

Garantindo a virilidade dos seus!

Material arquivo

Governo brasileiro sem verbas? Se as Forcas Armadas com militares com tantos privilégios não tem recursos, imagina o pessoa da saúde no Brasil, os caras sequer tem plano de carreira, a maioria é celetista.
O que mais tem no ministério da defesa é dinheiro, se eu estiver errado, então por que militar se aposenta tão cedo e ganha tão bem?