VÍDEO: míssil anticarro ucraniano derruba helicóptero Ka-52 russo

141

Um helicóptero de ataque Kamov Ka-52 “Alligator” da Força Aérea Russa foi abatido por forças ucranianas usando o sistema de mísseis antitanque Stugna-P.

As imagens mostram um helicóptero russo Ka-52 sendo atingido do céu por soldados da 95ª Brigada de Assalto Aéreo.

O Stugna-P é um sistema de mísseis antitanque projetado e fabricado na Ucrânia. O sistema guiado por laser tem uma capacidade de penetração ampla e de longo alcance.

Este é o primeiro caso conhecido do acerto de um moderno helicóptero russo Ka-52 por um sistema de mísseis antitanque.

O Stugna-P, também conhecido como Skif, que é a versão de exportação, é produzido pelo Luch Design Bureau, com sede em Kiev.

O sistema de mísseis antitanque tem um alcance de 5.800 metros e pode penetrar blindagens de até 1.100 milímetros de espessura.

FONTE: Defense Blog

Subscribe
Notify of
guest

141 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Fish

Aprenderam no warthunder

Jhenison Fernandez

Nem no Warthunder é tão fácil

horatio nelson zhirinovsky

virou gta kkkkkkk

Antoniokings

Depois do MLRS que afundou um navio, agora essa.
Ucranianos e suas mentes férteis.
kkkkkk

Hank Voight

Xings, vou fazer um crownfunding aqui para comprar Rivotril para você…

Radagast, o Castanho

Tem vaga no s@natório essa semana. Lá o rivotril é de graça… tudo bem que leva uns choques… mas…

Last edited 2 anos atrás by Radagast, o Castanho
Hank Voight

No caso do Xings para acalmar só choque elétrico com eletrodos anais…kkkkk

Bosco

Tudo é fake ucraniano mas tem uma coisa que não é fake dos ucranianos, que é o fato dos russos terem atacado e invadido a Ucrânia.
E essa informação legítima justifica toda fake que os ucranianos por ventura tenham feito e venham a fazer no futuro de modo a expulsar o invasor de suas terras e depois, ser ressarcido e ter os criminosos de guerra punidos.

Joao

Olha o toinho aí! Anda sumido!
Quais são as últimas de Moscou? Já tomaram a Ucrânia? Ou tivemos novas mudanças de planos?

Carlos Pietro

Boa noite,Antoniokings, olha como é lindo ver os ucranianos destruindo o invasor russo. UCRÂNIA VIVE!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Leandro Costa

.

Carlos Gallani

.

Maurício.

E tem um pessoal já lucrando com isso, tem de tudo, desde patch até brinquedos e camisetas.😂

Leandro Costa

LOL! Eu teria ambos numa boa! Aliás, ando pensando em montar algo em HO. Hmmmm…. será que consigo achar blindado russo em 1/87?

Maurício.

No eBay tem uns em escala 1/87, procurando bem deve ter aqui no Brasil também.

Leandro Costa

Maurício, o que me entristece é o preço hehehehe

Mas é plano daqueles ‘até o final do ano’ começo à comprar os componentes para a maquete que nunca vai ser terminada…

Hélio

Essas imagens (ou a falta delas) não me parecem confiáveis, mas mísseis com capacidade anticarro e aae são extremamente interessantes para o combate assimétrico.

Reinaldo Deprera

É mais fácil fraudar uma visão em primeira pessoa usando imagens capturadas de jogos de PC de alta definição do que fraudar um vídeo contínuo dentro de um sistema de armas (e pouco conhecido), com detalhes que mostram até o reflexo do operador condizentes com o uso do sistema. Embora exista sim a possibilidade de alguém que tenha acesso ao simulador do Stugna-P venha produzindo computação gráfica simulando o abate de um KA-52 com esse sistema (o que não é algo que não fica pronto como se fosse pão de padaria, demora). Em resumo: é possível, mais altamente improvável. O… Read more »

Alexandre Cardoso

Baixarem a câmara bem na hora do disparo … não mostrarem o momento em que o míssel acerta o helicóptero é suspeito. “Essas imagens (ou a falta delas) não me parecem confiáveis”: Hélio. Também não me parecem confiáveis … De nada adianta gravarem até o disparo ( para provarem o acerto ) se na hora do acerto do alvo, não mostram o momento do acerto.

Last edited 2 anos atrás by Alexandre Cardoso
109F-4

Tb notei isso. Na hora do impacto, a imagem sai do campo.

Leonardo Cardeal

é, e vc acordou….

Antoniokings

O piloto deve parado o helicóptero para descer e se ‘aliviar’ em uma árvore.
Só pode.

kkkkkkkkk

Hank Voight

Olha a sua cara com o fiasco russo Xings..kkkkk

sergio

Note que esse míssil e guiado a laser, que precisa iluminar o alvo, o helicóptero Passou vários segundos sendo iluminado, não lançou chaff, flare, nem ao menos manobras evasivas, nada, note tb que ele esta na altura da copa das arvores, provavelmente já tentando se esconder, ou já estava sem munição, ou o que e mais provável, já estava danificado, chutaram cachorro morto.
Agora se pergunte como ele chegou a esse estado, antes de ser abatido qual estrago ele deve ter feito nais forças ucranianas, isso nunca saberemos.

João Augusto

Como funcionaria, em tese, o sistema de alerta e defesa do helicóptero? Ele deveria estar apitando na cabeça dos operadores “soltem despistadores e façam manobras evasivas pelo amor de Deus”?
Não estou perguntando isso porque acho que o vídeo seja falso ou verdadeiro (não tenho condições de avaliar isso), mas o helicóptero me pareceu que ficou paradinho esperando a paulada.

Leandro Costa

Depende do que se usa para guiar o míssil até o alvo. Se for IR, cabo ou laser, acho que a detecção do míssil tem que ser no olhômetro mesmo. Se for radio/radar, aí alguma coisa pode apitar. Quem souber com certeza, me corrija por favor.

Joelisson

Existem sensores de alerta para laser para aeronaves. Não dá pra saber se o helicóptero em questão estava equipado com esses sensores. Pelo jeito, não.

Marcelo

existem sistemas que avisam se o helicoptero esta pintado por um laser, só não sei se o Ka-52 está equipado com isso, mas creio que sim.

Leandro Costa

Joelisson e Marcelo, obrigado pelas infos. Já tenho mais uma coisa para pesquisar então 😉

Bosco

Leandro,
É o LWR para alerta de laser, o RWR para alerta de radar e o MAWS para alerta de aproximação de míssil.
Esse MAWS funciona até mesmo contra mísseis passivos como os guiados por calor já que ele detecta a aproximação do míssil e não alguma emissão do sistems. Para isso ele usa sensores de radar ou IV ou UV. Depende do tipo.

Kornet

Acho que esses helis usam o sistema President S ,agora se estão funcionando…
Se for verdade esse vídeo,baita vexame,insistem com os mesmos erros.
Tem vídeos dos sírios no mesmo tipo de ataque ,só que foi com o TOW.

sergio

As tropas ucranianas são FFFFF###**## mesmo Transforma ate míssil anti carro em anti aéreo!!!!! faz favor !!!!!

Steel Wing

ual, se for por isso os somalianos são FFFF####****HHHH, derrubaram vários black hawk com dos norte americanos com RPG…

sergio

Pois e e tudo FFFF####****HHHH !!!!

Bosco

Sergio,
Mísseis antitanques geralmente têm dupla função, podendo ser utilizado contra helicópteros em voo lento ou pairado. O próprio TOW guiado por fio já derrubou helicóptero.
Se for guiado sem fio (laser ou RF) melhor ainda.
Por não ter espoleta de proximidade e explodir por impacto ele pode ser utilizado contra alvos próximo ao solo ou atrás de folhagem sem que haja perigo da ogiva explodir antes de atingir o alvo.

segio

Bosco, nao sou o Sergio a quem voce respondeu, mas aproveitando sua explicacao, me tira uma duvida. Eu imaginava que esse tipo de helicoptero, tivesse algum sistema de alerta contra misseis, ou quando estivessem sendo iluminados por laser, mas parece que nao ne?

Bosco

Realmente era pra ter. Tanto um alerta de laser (LWR) quanto um RWR quanto um MWS. E lançadores de flares/chaffs e granadas fumígenas.

Felipe

Por isso o video é suspeito de fake

sergio

vlw Bosco !!!!

PACRF

Isso se chama MOTIVAÇÃO. Estão lutando com o que têm nas mãos. O ódio dos russos vale qualquer esforço.

Fabrício Lustosa

A Ucrânia agora é um país OCIDENTAL! Viva!!!

PACRF

Não tenha dúvidas que é isso que os mais de 40 milhões de ucranianos desejam: se voltarem para o ocidente, com foco na UE. Afinal, o que a Rússia tem para oferecer em termos de qualidade de vida, liberdades individuais, paz e prosperidade ao ucranianos?

Vilmar

Somente as velhas viúvas de Lenin que sempre comentam aqui na página é que acham a Rússia um modelo. Não vou acrescentar mais adjetivos para não tomar block.

Luiz

Pelos investimentos que o governo russo vem fazendo no país em infraestrutura em todos os setores a Rússia melhorou muito em qualidade de vida. Moscow tem melhor qualidade de vida que muitas cidades dos EUA e da Europa.

Marialva

Apenas Moscovo claro, o resto é uma África ártica …

Luiz

Assisto vídeos de vários youtubers russos e não é bem assim. Deveria ver vídeos de outras cidades como Nizin Novgorod,Kazan,Rostov-On-Don, Voronesh,Ekaterinburgo,Perm,Ufa,São Petersburgo,Vladivostok,Kranosdar e outras cidades russas.Rússia investe também na expansão e modernização de sua . Com essas sanções vão investir mais na autossuficiência.

Nonato

Os ucranianos não querem ser escravos da Rússia.
Eles sabem melhor do que você.
É fácil ficar no smartphone defendendo ditaduras.
Quem sofre na pele não quer.

PACRF

Se é tão bom assim viver na Rússia, ou seja, muita qualidade de vida, liberdades individuais maiores do que nas democracias ocidentais, imprensa livre, etc., pergunta-se: por que os ucranianos estão lutando com unhas e dentes, pois têm poucas armas, contra os russos, se o que a Rússia tem a oferecer é muito melhor do que o que eles tinham antes da invasão?

Luiz

Ucrânia tem poucas armas? Toneladas de armas sendo enviada pelos EUA,Reino Unido,Alemanha e outros países? Milhares de estrangeiros estão infiltrados nas forças ucranianas como faziam na Síria no meio dos mercenários do Estado Islâmico. O governo ucraniano é altamente corrupto. Não tem como um país assim se desenvolver.

Wilson

De boca fechada tera alguma qualidade , se falar mal e degolado !

Victor Filipe

Pro pessoal com dificuldade de compreensão. O míssil do STUGNA-P é guiado a laser ou seja, pra onde o laser estiver apontando ele vai seguir. Esses misseis ATMG em geral não são realmente uteis contra helicópteros já que fica complicado seguir eles. Mas quando o piloto resolve ajudar o inimigo igual o piloto do KA-52 fez e acha que é uma excelente ideia ficar voando em modo de hovering (planando no mesmo lugar) no meio de um ambiente contestado o helicóptero nada mais é do que um alvo parado. Fica facil acertar ele até com lança granadas e RPG-7, imagina… Read more »

rdx

Pois é. Qualquer ATGM é capaz de destruir um helicóptero em hovering. Um TOW disparado por insurgentes conseguiu abater um Gazelle durante a guerra civil síria. Contra esse tipo de alvo é desejável que o sistema ATGM tenha 2 características: míssil com bom alcance (o Stugna possui 5 km de alcance) e alta velocidade.

https://www.military.com/video/guided-missiles/antitank-missiles/gazelle-chopper-blown-up-with-tow/5114450561001

Carvalho2008

É um RBS70 Russo…

Régis

Perder um helicóptero novo para um míssil anti-carro? Esses comandantes russos devem ser um bando de incapazes. Se fosse no ocidente já teriam sido exonerados de seus cargos.

Cristiano GR

Eita!

Antoniokings

Tem igual no vídeo game do meu filho.
Além da assistência militar, parece que os americanos de Hollywood ensinaram efeitos especiais aos ucranianos.

Victor Filipe

Kins, me responde uma coisa, de coração.

Se é tão fake assim.

Porque já tem foto da calda desse helicóptero abatido?

Leandro Costa

Ahhhh Victor! Nada que um bom artesão não faça com papel marchê e bons assistentes! Sabe como é, os caras são notórios artesãos e tal…

Aposto que essa será a desculpa da vez…

Victor Filipe

KKKKKKKKKKKK Imitou perfeitamente a calda do Ka-52 em menos de 4 horas. um mestre da Arte

Antoniokings

O helicóptero caiu no campo aberto ou sobre as árvores.
Esses ucranianos são confusos.

Victor Filipe

tem vídeo do trator puxando a calda dessa porcaria ai.

Joelisson

ridículo

Jagdverband#44

Vai lá jogar com ele então. Aposto que não tem a infantaria ucraniana nesse videogame.

Guilherme Leite

Fico triste em saber que você reproduziu cara !

Então, os somalis derrubaram helicopteros americanos com RPG, o Stugna-P é infravermelho, mais fácil ainda!

Problema é do piloto que resolveu pairar em um ambiente hostil achando que estava “sussa”.

Daqui pouco teremos mais vídeos do abate, fique tranquilo!

Hank Voight

Você está em modo doentio de negação da realidade Xings! aceite….

PedroB

Ta explicado de onde vem seu conhecimento militar então.

Felipe Morais

Você tem vídeo game em casa?? Achei que você contra qualquer coisa que viesse do capitalismo selvagem e maldoso.

Qual é o vídeo game? É o XBOX da “malvadona” microsoft americana? ou é algum das “submissas ao capitalismo malvadão” Sony ou Nintendo?

Não dá pra ser tão contra o capitalismo, como você se coloca, e continuar usando suas benésses.

SteelWing

deve ser porque o mundo quase todo é capitalista, não percebeu? querendo ou não, vivemos em um país capitalista e obrigatoriamente temos que viver nele. Do mesmo jeito se você morasse em cuba, por exemplo, você chegaria lá e falaria: reclama do comunismo, mas tá aí comendo esse galeto com baião ( exemplo) criado em uma fazenda comunista … ?

Pablo

O que não é o video game, com toda certeza, é o assassinato de civis inocentes pelos russos, eles não tem a oportunidade de apertar restart e recomeçar a vida de onde pararam, seu hipócrita!!!

Luiz

A força aérea russa continua com voos baixos mesmo sabendo dos riscos. A cadeia de comando russa até o piloto tem que ser reformulada. Não se pode ter equipamentos de primeiro mundo e atacar como se fosse um exército árabe amador.

PACRF

Suspeito que os militares russos nem sabem direito qual é o objetivo deles na Ucrânia, parecem desmotivados, pois com a diferença colossal em termos de equipamentos bélicos, já era para a Rússia ter obtido vitórias mais contundentes. Por enquanto, o que os russos fazem é só destruição, parecem atirar a esmo. Lembro da Guerra dos Seis Dias e do Yom Kippur. O que não faltava nas mãos de egípcios e sírios eram equipamentos russos de última geração e em muita quantidade. No entanto, Israel saiu vencedor. Dentre outras razões, a qualidade dos militares. Não dá para comparar um militar israelense… Read more »

Last edited 2 anos atrás by PACRF
Maurício.

Esse Stugna seria equivalente ao míssil brasileiro MSS 1.2 AC ou esse ucrâniano é superior?

Tomcat4,3

Creio que sejam equivalentes.

Yuri Dogkove

Sei! O sistema brasileiro NUNCA foi testado! Mas vc jura que são “equivalentes”… O mal de algumas pessoas é comer ovo e arrotar caviar…

Bosco

Deixa de ser desonesto , cara. Que mexdz é essa de “jura”. O termo utilizado pelo Tamcat foi “creio” .

A6MZero

Tomcat creio que o Stugna é superior além de ser mais pesado, numa categoria mais proxima do TOW e do Kornet, com maior capacidade de penetração, guiagem superior, carga em tandem, capacidade para dois calibres diferentes, etc…

Já o nosso MSS 1.2 é uma copia do MAF italiano da década de 80, mais leve e mais simples que o Stugna, com simples melhorias no sistema de guiagem e alguma atualização no projétil, por fim ele possui capacidades bem próximas do original da década de 80…

Bosco

O Stugna realmente é da classe do Tow e Kornet e além do alcance maior e de uma ogiva mais poderosa tem 3 diferenças (vantagens?) sobre o MSS 1.2: 1- é dotado de um sistema de comando e controle remoto e o “pedestal” do míssil é dotado de servo motores elétricos capazes de mover o sistema tanto em azimute quanto em elevação. No MSS 1.2 a unidade de comando e controle está instalada junto ao lançador (tripé, sistema de mira , tubo/míssil, baterias, processador, sistema de comando e controle) e o sistema é movimentado manualmente; 2- o sistema de orientação… Read more »

Bosco

Vale salientar que nesse vídeo parece que não foi utilizado o “autotracker”.

A6MZero

Interessante a possibilidade de instalar a mira noturna no MSS, minha duvida é se há alguma perda efetiva de alcance do sistema de guiamento nesse cenário já que o acompanhamento é manual.

Falando em vantagens a grande vantagem do MSS 1.2 é seu tamanho compacto, que permite em tese ele ser transportado e operado por um único soldado.

Já no ponto de desvantagem é a falta da carga em tandem que permitiria o MSS 1.2 ser mais efetivo contra alvos com blindagem superior.

Bosco

A6,
O sistema todo não tem como ser movido por apenas um homem. O sistema MSS 1.2 pesa mais de 50 kg (sem a mira noturna).

A6MZero

Verdade, segui os dados por tabelas antigas e modelos iniciais do MSS. 1.2 mais próximas do MAF, que previam o transporte por um soldado como na imagem.

Last edited 2 anos atrás by A6MZero
A6MZero

Mas vendo com mais cuidado creio que até nessa configuração prévia o sistema teria que ser movido por mais de um soldado, um levando o tubo de lançamento, um segundo com o sistema de tripé e um terceiro com sistema de guiagem e mira…

Bosco

Pois é A6. O míssil com o conteiner pesa 15 kg e uns 35 o resto (pedestal, unidade de controle , etc.)

Bosco

Basicamente a classificação de sistema de míssil AT em relação à portabilidade é de leve , quando pronto pra lançar pode ser levado por apenas um homem , e médio quando precisa de mais de um.
Já o pesado é reservafo para os sistemas veiculares, helicópteros, etc.

V12AERO

Até um estilingue é superior a esse mss 1.2 kkkkk…

Palpatine

Teoricamente o Stugna é bem superior, alcance muito maior e é controlado remotamente.

Saldanha da Gama

Tá duro a vida para os russos…

Silvano

Com cerveja. Já tomaram boa parte do território ucraniano, a fronteira já é toda dos russos, a Ucrânia já não tem mais saída para o mar, a tal da vitória retumbante em Kiev nada mais foi que o deslocamento de tropas para a região do Dombás, a fim de cercar o regimento Azov, já estão emparedados pelo leste, tropas agora os pegam de frente pelo oeste, estima-se que existam em torno de cem mil soldados do exército ucraniano naquela região, se forem totalmente cercados, no limite, morrerão de inanição. A Rússia sabe lutar neste terreno, não esqueça, a Alemanha invadiu… Read more »

DFA

Já viu tiveram a grande guerra patriótica na qual perderam 20 milhões de pessoas enfrentando os fascistas que os atacaram sem provocação.
Num reverso da história em vez de aprenderem com isso fazem exatamente o que os fascistas fizeram e invadem a Ucrânia só porque se atreveu a não ficar sujeita aos interesses Russos.

Não se ganha com bolinho envenenado não mas ajuda, e ver o povo morto nas ruas das cidades deve encher o coração dos Ucranianos de raiva e ódio.
Milhares e milhares de girassóis vão nascer na Ucrânia.

“Slava Ukraini”

Marialva

O que foi pena foi esquecer no seu comentário, que o outrora glorioso Red Army era composto na sua maioria, por … UCRANIANOS !!!

Silvano

Isso apenas corrobora com algo que a Rússia afirma desde sempre, que muitos ocidentais admitem até hoje, mas que o inepto e incapaz que preside os EUA e outros insignificantes “líderes” europeus se negam a aceitar, todos eles reféns das grandes corporações financeiras meta capitalistas, indústria de armas, globalistas e as big techs.

Qual seja, a Ucrânia é um estado russo, sempre foi, Kiev foi a primeira capital russa, Nikita Khrushchov aliás é ucraniano.

Fim de papo.. chapéu de alumínio.

George Sullivan

You’re a liar.

”The majority of the losses, excluding POWs, were ethnic Russians (5,756,000), followed by ethnic Ukrainians (1,377,400). However, as many as 8 million of the 34 million mobilized were non-Slavic minority soldiers, and around 45 divisions formed from national minorities served from 1941 to 1943.”

Last edited 2 anos atrás by George Sullivan
Silvano

A ucrânia era da Rússia, sempre foi, eram russos, a Ucrânia era um estado russo, Kiev foi a primeira capital russa, seria interessante ler um pouco de história. Nikita Khrushchov, sucessor de Stalian era ucraniano.

Bosco

Dissestes bem: “ERA”.
Verbo ser conjugado no passado do pretérito pré-histórico ancestral do tigre de dente de sabre.

Silvano

O bom filho a casa torna.

Mais de cinco mil automóveis em carreata com bandeiras russas nos carros em cidade da Alemanha. Letra Z em diversas cidade daquele país. Isso lhe diz algo?

Hank Voight

Sim! que não eram 5.000 carros, que na verdade apenas 900 pessoas participaram do protesto e eram na verdade russos radicados no país engrossados pela extrema direita

Agora botar 100.000 pessoas nas ruas em apoio à cada vez mais fracassada invasão da Ucrânia vocês não conseguem…

Poupe-se de passar vergonha

Boitatá

Manda fonte aí

Bosco

Diz que na Alemanha tem pelo menos 5000 imbecis.

Victor Filipe

sim. das 83 milhões de alemães, 5 mil são idiotas.

Adriano RA

Todos sabem a Rússia era da Mongolia, sempre foi, a Rússia era um estado Mongol. Não?

George Sullivan

Liar…

”The majority of the losses, excluding POWs, were ethnic Russians (5,756,000), followed by ethnic Ukrainians (1,377,400). However, as many as 8 million of the 34 million mobilized were non-Slavic minority soldiers, and around 45 divisions formed from national minorities served from 1941 to 1943.”

Source: Colossus Reborn, University Press of Kansas

Wellington Rossi Kramer

Tem gente acreditando até em neonazismo.

Silvano

Usam suástica em seus uniformes e bandeira, quem sabe estejam evocando a Santa Sé e eu não esteja sabendo.

Leandro Costa

Não dá para generalizar, Silvano. Neonazistas tem em qualquer lugar, inclusive no Brasil. Isso não dá o direito à nenhum país invadir o outro. Eles que lidem com os neonazistas de acordo com a legislação local. Não havia NENHUMA chance de esses grupos neonazistas ameaçarem a Rússia. ZERO chances. Necatchubitchubiriba. Nada mesmo. Isso foi uma super desculpa esfarrapada. O problema dessa desculpa esfarrapada é a **** CHANCE **** (mesmo que, e espero que seja remota) de que símbolos neonazistas tornem-se símbolos de resistência à agressão Russa. O que Putin fez foi legitimizar esses grupos que não tinham sequer algum tipo… Read more »

SteelWing

o problema, caro Leandro, é incorporar unidades com ideologia abertamente nazista em como o Destacamento de Operações Especiais Azov, popularmente conhecido como batalhão de Azov ,com seu símbolo de Sol Negro ( Símbolo gravado no Castelo de Wewelsburg, sede da SS nazista), e diversas milícias de extrema-direita as forças regulares nacionais reconhecidas por diversos crimes praticados. Realmente, existem nazista e simpatizantes deste em vários locais do mundo, até mesmo aqui no Brasil, um país latino-americano ( bastante longe da “raça ariana”, quase uma sub-espécie), mas ao manter e apoiar estes grupos, o Estado Ucraniano está sim apoiando o neonazismo ou… Read more »

Bosco

O Putin não disse que ia fazer uma operação especial por conta de haver nazistas na Ucrânia e sim por conta deles estarem cometendo um genocídio contra os russos que moram lá. Nazistas e comunistas há em todo lugar. É uma praga. Ninguém duvida que o pelotão Raparov é nacionalista , inclusive foi quem ajudou a Ucrânia a não perder mais território em 2014 para Putinho. Também ninguém duvida que parte deles possam ser nazistas. Também não é de se duvidar que esses nazistas do pelotão makarev tenha cometido eventuais crimes, até de grande monta. O que se duvida é,… Read more »

Bosco

Genocídio: eliminação sistemática, regular e continuada de um grupo populacional específico.

SteelWing

o problema, caro Bosco, é incorporar unidades com ideologia abertamente nazista em como o Destacamento de Operações Especiais Azov, popularmente conhecido como batalhão de Azov ,com seu símbolo de Sol Negro ( Símbolo gravado no Castelo de Wewelsburg, sede da SS nazista), e diversas milícias de extrema-direita as forças regulares nacionais reconhecidas por diversos crimes praticados. Realmente, existem nazista e simpatizantes deste em vários locais do mundo, até mesmo aqui no Brasil, um país latino-americano ( bastante longe da “raça ariana”, quase uma sub-espécie), mas ao manter e apoiar estes grupos, o Estado Ucraniano está sim apoiando o neonazismo ou… Read more »

Last edited 2 anos atrás by SteelWing
Bosco

O que se duvida é, onde há provas que eles cometeram “GENOCÍDIO”. E em tendo feito, porque o Putin não trouxe isso a público e levou aos fóruns adequados. Aí sim, com apoio mundial, sem que os fóruns adequados reiteradamente dessem jeito de investigar, comprovar e punir os eventuais responsáveis, o Putin teria direito de invadir e teria o meu apoio irrestrito. Não foi assim que ele fez. Ele vendo que iria “perder” a Ucrânia definitivamente começou a divulgar esse tal de batalhão laprov e dizendo que todos eram nazistas e que estavam cometendo um genocídio e que até o… Read more »

EduardoSP

Que que a II Guerra Mundial, ocorrida há 80 anos, tem a ver com a Ucrânia hoje?
O tempo passou. A União Soviética já ficou na história. Hoje a Rússia é outro país.
É como você, em 1940 dizer que a França poderia vencer a Rússia, pois ganhou a guerra da Criméia em 1850

Guilherme Leite

Um textão cheio de groselha irrelevante, que território é esse que não sai das fronteiras ? Que ainda estão lutando por ele ? Que mar todo é esse se a Ucrânia nem marinha tinha ? Até parece que dominou o atlântico kkkk

Que defesa soviética foi essa, se não uma defesa também Ucraniana ?

Mil anos para dominar um batalhão ? E Kiev então, nem se fale!

Jagdverband#44

Xiiii ontem SU35, hoje mais um K52….

Caio

Pelas perdas de material tão caro e moderno , a Rússia parece que continua a sofrer com a falta de profissionais nas fileiras, e só contando com os soldados brutalizados por oficiais, e pagando as consequências.

Last edited 2 anos atrás by Caio
pedro

Então quer dizer que justamente no momento que o missil estaria para acertar o “alvo”, ele meche a camera para vc não ver o tal “impacto” e depois ve apenas uma fumaça, sem confirmação alguma de acerto. Mais um fake.

Estava na hora do blog começar a ser mais realista e deixar de passar apenas propaganda e sim, fatos.

Flanker

E quais seriam os fatos? Apenas as informações vindas da mídia estatal russa? Fatos são apenas dessas fontes? O resto é mentira?

Jaime Matos

Voce não tem como afirmar isso.depois do abate vem a confirmação no solo. e o incendio revela um acerto em alvo que exlodiu e só tinha o helicoptero ali pra explodir.

Heinz Guderian

Depois da guerra vai vender que nem pão.

Denis

Ucrânia: “- Pede a bênção pra mãe!”
A coisa tá ruça pra galera russa!

Pablo Maroka

Russos estão sendo dia a dia desmoralizados.

Rocha

Tá russo! E tome fumo! No aguardo para ver qual a melhor desculpa a levar o prêmio vodka nukuzovsky.

MBK

Vídeo por vídeo eu prefiro este
https://twitter.com/i/status/1511080947994836998

segio

So para deixar mais claro o que foi usado contra o que.

glasquis7

A imagem me parece real mas, pelamordeDeus!!! tá pior que vídeo de ovni.

Fernando

Vou pedir para o pessoal que está lutando na guerra melhorar nas imagens pra você.

glasquis 7

precisa de tanto não, com vc me errando já tá de bom tamanho.

Leandro Costa

Aliás, para quem se interessar, acredito que agora esteja rolando uma live no canal do Ward Carrol justamente sobre a Guerra Aérea na Ucrânia com o Justin Bronk, um analista especializado no cenário aéreo da RUSI.org. Ele tem acesso à informações que nõs normalmente não temos. Quem tiver tempo, vale à pena. Quem não tiver, como eu, pode assistir mais tarde hehehehe.

leandro

é muita “boa vontade” para dizer o mínimo de quem está dizendo que o video não tem continuidade ou é falso…claro abate…

GFC_RJ

Cacetada!
Só faltou fazer o “L” depois!

paulotd

Nossa essa fedeu a fake kkk, até pior que o navio atingido por um MLRS de terra, que uma semana depois voltou pra base intacto. Esse helicóptero tava fazendo o que parado igual uma estaca? E quando atinge some a câmera

Last edited 2 anos atrás by paulotd
J-20

Não importa se você tem asas ou lagartas. Entrou no lugar errado na hora errada, vai tomar pipoco.

Ze das couve
Nilton L Junior

Enquanto estiverem comprando petróleo e gás as perdas serão reparadas com novos contratos para reequipar as forças aramadas Russas, valeu NATO.

Guilherme Leite

A população que se lasque ? kkkkkk Muito fácil apoiar um regime de longe, no conforto da sua democracia !

Cansado

Se o conteúdo é verídico ou não, não faço ideia. Mas me chama sempre a atenção quando divulgam esses vídeos. Assim como aqueles vídeos de UFO’s, têm sempre algo em comum: 1. Parece que a pessoa que filma tem mal de Parkinson; 2. A filmagem é sempre numa Tek Pix ou algo pior. Não importa que qualquer telefone celular hoje venha equipado com três ou quatro câmeras de meio milhão de gigapixels, o cara que filma essas coisas nunca tem um desses. Sempre tem algo pior que uma tek pix e fica tremendo que nem uma vara verde. Será que… Read more »

Guilherme Leite

Sugiro você viajar para a Ucrânia, afim de ver mais de perto, BEM DE PERTO POR FAVOR KKKKKKK

A última coisa que importa pro cara que ta filmando, e sua avaliação sobre o vídeo, ELE PODE MORRER inseto !

Cansado

O senhor está muito estressado. Um comentário trivial da minha parte gerou toda essa sua histeria.
Não ignoro o medo do filmador. O que eu quis trazer para a discussão é essa coincidência de que as filmagens sempre são ruins quando aquilo que se está filmando gera dúvidas acerca da sua existência real.
Enfim…de qualquer forma, obrigado pela resposta.

Eduardo

Só pode ser um brasileiro que mexeu no míssil..chama a NASA ..kkkkkk

Segio

Mapa atualizado 6/4/22

Guilherme Leite

Recuaram de Sumy tbm ?

Segio

Pelo mapa, parece que sim. Compare os mapas do dia 29 e de hoje.

dretor

Seria um sonho ver um sistema desse operando no EB, a engenharia desse sistema de misseis e excelente