Helicópteros da Ucrânia teriam atacado cidade russa na fronteira, afirma governador russo

377

Imagens eventualmente associadas ao ataque mostram o que seria a silhueta de dois Mil Mi-24 voando muito baixo após as explosões

Helicópteros militares ucranianos realizaram um ataque direcionado a uma instalação de armazenamento de petróleo em solo russo, afirmou o governador da região de Belgorod na sexta-feira (01/04).

“Houve um incêndio no depósito de combustível por causa de um ataque aéreo realizado por dois helicópteros do exército ucraniano, que entraram em território russo a baixa altitude”, informou em um comunicado Vyacheslav Gladkov, governador da região de Belgorod, que faz fronteira com o nordeste da Ucrânia.

As autoridades ucranianas não confirmaram o suposto ataque.

O Kremlin disse que o ataque aéreo ucraniano relatado impedirá futuras negociações de paz.

“É claro que isso não é algo que possa ser percebido como criando condições confortáveis ​​para a continuação das negociações”, disse o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, a repórteres.

Oito tanques estão agora em chamas no depósito na cidade de Belgorod, disse o Ministério de Situações de Emergência à Interfax. Cerca de 200 bombeiros foram mobilizados para o local.

Dois funcionários do depósito de petróleo sofreram ferimentos sem risco de vida, disse Gladkov. Nenhuma morte foi relatada.

A Rosneft, proprietária da instalação, disse às agências de notícias russas que retirou sua equipe das instalações.

O prefeito de Belgorod, Anton Ivanov, disse que as pessoas cujas casas estão perto da instalação foram evacuadas para a Arena de Belgorod até que o fogo seja extinto.

“Dois helicópteros sobrevoaram nossas casas. Então ouvi explosões”, escreveu a moradora local Elena Tishina na rede social VKontakte na sexta-feira.

“Ouvi distintamente o som de foguetes. Depois disso, houve uma explosão nos tanques. Eu morava em Novosadovo, então ouvi e vi tudo”, escreveu a moradora Natalia Muravyova em um post do VK.

“Passei com meu cachorro esta manhã e vi um helicóptero no céu. Um minuto se passou e então ouvi três estrondos e vi fumaça preta”, escreveu Dmitri Hmilevsky.

Na quarta-feira, explosões puderam ser ouvidas de um depósito de armas em Belgorod, mas as autoridades não forneceram nenhuma explicação para as explosões.

Belgorod fica a cerca de 80 quilômetros da cidade ucraniana de Kharkiv, que está sob forte bombardeio russo desde que Moscou lançou sua guerra contra a Ucrânia em 24 de fevereiro.

FONTE: The Moscow Times

Subscribe
Notify of
guest

377 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
George

Ué? Mas a Força Aérea da Ucrânia não tinha sido destruída, segundo os torcedores do Putin?

Ou é 1o de abri hoje.

Ze das couve

Pode ser que os helicópteros sejam russos mesmo e Putin esteja procurando uma desculpa para usar armas nucleares táticas. Ele falou que se o território russo fosse violado responderia com armas nucleares.

Marcos10

Ele falou que se o território russo fosse violado responderia com armas nucleares.
Uai!
Só ele pode atacar?
O cara é uma piada.

Palpiteiro

Ghost the kiev também pilota helicóptero

Chris

Ele nao atacaria um depósito de combustível para as suas tropas !

PS… Esperando nosso especialista Kings… Pra explicar como esses helicópteros estão voando, se a Russia tem o controle do espaço aereo…

E porque os S-300 ou S-400 nao derrubaram 2 miseros helicópteros.

Podia aproveitar e tbem explicar pq estão saindo de Kiev e ate de Chernobyl.

Kkkkkkkkk

Jodreski

Acho que o amigo especulou longe hein… A Rússia deu um tiro no pé com essa guerra, esta destruindo sua economia, as exportações de armas que sempre foram importantes irão ficar cada vez mais difíceis de serem feitas. A indústria bélica Russa vai sofrer um grande revés, visto que será difícil ao governo russo ter dinheiro para repor o material que está perdendo na Ucrânia e as sanções à Rússia vão inviabilizar grande parte das expotações. A VKS e o Exército Russo está saindo desmoralizado dessa guerra, mesmo sendo mais bem equipados e mais numeros são sofrendo demasiadas baixas, e… Read more »

TukhMD

O Estado-Maior ucraniano negou a responsabilidade pelo ataque, ao mesmo tempo que alertou que coisas como este bombardeio “podem acontecer em qualquer parte do território russo”.

Fabio_bsb

Mesmo com toda navegação moderna, é possível dois debiloides russos acertarem aquilo pensando ser algo no território ucraniano?

Antoniokings

A Força Aérea foi destruída.
O MoD estima que a Ucrânia ainda tem metade de seus helicópteros.
Foi um ataque fortuito, como o do navio de Berdiansky.

George

Não entendi. As suas duas primeiras frases são antagônicas. “Força aérea ucraniana destruída” e “ainda tem metade dos seus helicópteros”

Victor Filipe

Se a Força Aerea da Ucrania foi destruida porque os Russos ainda não tem o dominio areo completo dos ceus da ucrania? ou resolveram não usar a FA deles de forma extensiva porque os pilotos estão com preguiça?

Marcos R

Preguiça de fugir dos stingers

Jodreski

Pois é… e pelo jeito os Russos estão com preguiça de usar os Igla, pq abater esses helis é tão fácil qto derrubar os helis russos.

Felipe

E quem disse que não tem dominio aereo completo?

Jodreski

O que me espanta é os Russos não terem um avião se alerta antecipado 24 horas por dia no ar em plena guerra. Os radares de solo não seriam capazes de detectar os helis voando baixo, mas um AEW teria! Eu não consigo compreender a doutrina militar russa, à mim ela não faz sentido algum.

Renato B.

Se o piloto for esperto e seguir a uma velocidde baixa e no sentido de uma pista, o AEW vai ter muita dificuldade em saber se é um carro ou um helicóptero.

Superioridade aérea absoluta não existe, o Vietnam também derrubava aviões americanos e tinhas alguns mig´s nos céus.

Acredito que temos um grupo de ucranianos espertos que fizeram um ataque muito bem-sucedido. Os Americanos também usaram helicópteros com sucesso para interdição na época da Guerra do Golfo.

Ten Murphy

Por que defesa aérea não se faz só com força aérea, como você sabe muito bem. No balanço publicado aqui ou no forte os próprios russos disseram quanto da força aérea ucraniana foi destruída e o quanto ainda subsiste. Outrossim, nada impede de ter sido um ataque de falsa bandeira dos russos, ou uma operação lançada a partir da Polônia. Feitas essas ressalvas, a pergunta que fica é por que os russos não conseguiram interceptar. A resposta vai desde a cobertura insuficiente da artilharia antiaérea, passando por um ataque noturno abaixo da linha dos radares, até um ataque interno feito… Read more »

Leandro Costa

Murphy, de todas as possibilidades citadas por você, eu descartaria a de uma operação à partir da Polônia. Não faz o menor sentido.

Ten Murphy

Concordo com você que não faz sentido, é improvável e se fosse descoberta, não valeria a pena o custo-benefício pela possibilidade da reação russa. E é por esses motivos que ela não pode ser descartada, embora a probabilidade seja 1 em 1 milhão. A falta de sentido em uma ação militar pode ser exatamente o motivo dela ser perpetrada. Dito isso, sobre não descartar algo pela improbabilidade daquilo ocorrer, concordo contigo que a ação a partir da Polônia é tão improvável que podemos arriscar descartá-la, mesmo eu achando que nada deve ser descartado. Nisso concordamos e eu descartaria essa possibilidade… Read more »

Plinio Jr

Este ataque é uma prova de que os russos vem mentindo o tempo todo, haviam alegado a destruição dos meios ucranianos em diversos momentos e isto não aconteceu….

Jodreski

na verdade não amigo… os russos alegaram ter superioridade áerea sobre a Ucrânia, e isso é verdade, superioridade não é igual supremacia. A VKS estava fazendo mais de 200 missões diárias na Ucrânia (tudo bem que grande parte delas é usando bomba burra, forçando o SU-34 que é um caça projetado para usar armas inteligentes a voar baixo e tomar Stinger na cabeça). Mas a quantidade de missões reflete a superioridade áerea Russa sobre o ceu ucraniano.

Chris

Amigo… Os helicópteros teriam atravessado ate areas que os mapas que o Toinho posta, estariam ocupadas pelos russos ! Heheh

Chris

Opa… Entao destruiram o depósito de combustível com o pensamento. Afinal… Quem domina o espaço aereo da Ucrania é a Russia, segundo voce !

A propósito… Seus maravilhosos S300 ou S400 nao derrubam nem 2 míseros helicópteros ?

E o que aconteceu pros russos baterem em retirada de Kiev e ate de Chernobyl ?

Acabou a gasolina ?

Last edited 1 ano atrás by Chris
Chris

Opa.. Entao destruiram o depósito de combustível com o pensamento. Afinal… Quem domina o espaço aereo da Ucrania é a Russia, segundo voce !

A propósito.. Seus maravilhosos S300 ou S400 nao derrubam nem 2 míseros helicópteros ?

E o que aconteceu pros russos baterem em retirada de Kiev e ate de Chernobyl ?

Acabou a gasolina ?

Jodreski

Amigo não estou a defender os russos, mas sem um AEW no ar 24 horas por dia os radares russos não teriam como detectar os helis ucranianos voando baixo, essa tática funciona muito bem até os dias de hoje e foi amplamente utilizada pelos americanos na guerra do golfo para destruirem as estações de radar do Saddam. Se o radar não consegue detectar vc pode ter o melhor sistema SAM do universo, ele não consegue atirar naquilo que não exerga. Isso foi um mérito dos ucranianos que aproveitaram uma brecha Russa (dentre as várias dadas até hj) para atacar solo… Read more »

Chris

É o que, principalmente, nosso amigo Bosco vive explicando…

A questão é que para algumas “patinetes”… Sao sistemas simplesmente infalíveis, que derrubariam ate a Estrela da Morte, a Enterprise e a Galáctica !

E nem falamos dos mais de 500 F-35 stealth que a OTAN diz que vai alocar na região, que as patinetes dizem que nem voam e seriam detectados pelos russos sim !

Last edited 1 ano atrás by Chris
Tutor

Então, que muitos “ataques fortuitos” aconteçam. Que fortuitamente parte da infraestrutura russa seja destruída, para que fortuitamente o Putin(ho) entenda que um país independente pode seguir seu caminho.

A6MZero

Foi destruída e ainda tem metade dos seus meios? Ou seja morreu mas passa bem… Uma força que detém a capacidade de atacar território inimigo entrando em seu espaço aéreo (adentraram mais de 40 km ponto mais próximo da fronteira) no “inviolável espaço aéreo russo”, destruir uma instalação e ainda sair impunes do referido espaço aéreo, está longe de estar incapacitada, afinal não é uma tarefa fácil,e prova que mesmo duramente atingida ela segue operando, e com capacidade de reunir inteligência e aquisição de alvos em território inimigo. Assim só restam duas possibilidades ou há uma completa falha nos meios… Read more »

Plinio Jr

A coisa anda feia para os russos, perderam um Mi-28 para MANPADS

Ukraine Army shoots down Russian Mi-28 attack helicopter (defence-blog.com)

Chris

Na minha opinião, a realidade está mostrando a falta de dinheiro da Russia…

Alem da dificuldade que estamos vendo, do Pitbull vencer um Poodle.

Andaram equipando os modernos SU-34… Com “bombas burras” ! Deixando os especialistas perplexos !

Tendo que chegar perto dos alvos, acabaram ate perdendo aviões.

E se a União Soviética ja sucumbiu um dia… Imagine agora com essas sanções num mundo hoje globalizado !

Tutor

Literalmente a Rússia está virando um urso desdentado e com a garras quebradas. Até tem capacidade de ferir ou matar, mas, não é aquele urso viril.

Henrique

Caro Chris, penso que a Rússia imaginou que uma demonstração de força bruta pudesse ter o mesmo resultado da Georgia e quando viram que os ucranianos resistiram e não iriam se render, cortando e fustigando suas linhas de suprimentos, tiveram que improvisar. Isso foi um erro estratégico tosco pois não acredito que os meios de inteligência não tenham alertado o alto comando da quantidade de sistemas antitanque e portáteis antiaéreos que a Ucrânia vinha recebendo já esperando uma invasão desse tipo. Ao invés de desabilitarem por completo os meios de defesa e linhas de comunicação ucranianas esporam seus soldados em… Read more »

Renato B.

Concordo. No mínimo, rolou uma análise otimista demais dos Russos. Suponho que o Putin ficou preocupado em garantir que não tivesse ameaças externas e se cercou de puxa-sacos. Agora os russos estão tentando achar um jeito de sair dessa com menos vergonha, o que está se tornando a cada dia mais improvável.

Tadeu Mendes

Desde quando os russos desenvolvem e enpregam bombas inteligêntes?,

Renato B.

Pelo menos desde 1975 com com as KAB 500. A KAB 1500LG, considerada equivalente a Paveway III, além da K08BE e K029E que variam dos 500kg aos 1500kg.

Agora o que está chamando a atenção é como os estoques russos dessas munições parecem ser pequenos.

Mercenário
Reinaldo Deprera

CNN entrevistando piloto ucraniano em base secreta enquanto caças decolavam:
https://www.youtube.com/watch?v=i1lJTu42jIY

Força Aérea dos EUA quer enviar 33 caças F-22 Raptor para o ‘cemitério de aviões’. Tradução: Pentágono formará um esquadrão de F-22 ucraniano.

Save Ferris 😎

Segio

Estava dando uma olhada no mapa essa cidade. E fico imagino como é que conseguiram atravessar a fronteira, sem serem detectados. Nessa cidade tem um aeroporto internacional, deve ter algum radar militar ou sistema AA. Pelo visto, a aviação ucraniana não foi totalmente destruída. Olhem no mapa, em vermelho a localização aproximada.

Leandro Costa

Apenas dois helicópteros, voando abaixo do radar, mesmo se fossem vistos seriam facilmente confundidos com helicópteros Russos que usam o mesmo modelo… então sim, perfeitamente possível.

Bosco

Não tem desculpas meu caro amigo Leandro. Foi falha do S400.

Bosco

E salvo engano do S500 que já está em operação.

Nascimento

Esses sistemas funcionam sim bem (THAAD, S-500, PAC-3, S-400, S-300, SAMP/T e HQ-9, mas foram projetado para trabalhar em camadas juntos com outros sistemas que trabalham com alcance e capacidades diferentes e complementares e que compartilham as informações em rede para melhor detectar, identificar e atacar um alvo, mas quando trabalhando fora desse modelo em camadas eles perdem eficiência! O Patriot também foi criticado por ter deixado passar drones, mísseis de cruzeiro e até foguetes dos Houthis em muito baixa altitude. Se houve falha, essa foi do Tor e do Pantsir, pois é eles que atuariam nessa alcance e altitude.… Read more »

Bosco

Nascimento,
Muito boa explanação e eu entendi perfeitamente, mas infelizmente eu continuo acreditando que o S400 e S500 falharam miseravelmente em defender o território russo e se o fez é porque não prestam.
As putinetes só entendem a linguagem do escárnio e agir de forma cordial com eles é dar-lhes autoridade.
Há por vezes necessidade de se adotar a linguagem deles para que possam ver com clareza o quão incultos são.
*Como dizia meu finado mestre (que Deus o tenha): “moderação na defesa da verdade é serviço prestado à mentira”

T.H

 “moderação na defesa da verdade é serviço prestado à mentira”

Qual verdade, tipo a que o seu finado mestre “astrólogo” propagava para os néscios seguidores deles? Mais uma olavete desinibida por essas bandas.

Bosco

Ah ah ah am mmm ba ba bebe
Olavete… olavete desinibida aaa mmm nnh nh nh a
Olha mamãe … sem as mão ….
mm nnahm eu sou um imbecil que nunca li nada dele mas me ensinaram a dizer aha ahm aa mm nha … que ele é burro e mentiroso mamãe…. ah amma mnna”

Vai te catar seu fedido! Vai arrumar um serviço. rssss
É cada figura que me aparece na calada da noite rsss

Last edited 1 ano atrás by Bosco
Inimigo do Estado

Sem falar da vez que o dito cujo “refutou” Einstein e a teoria da relatividade kkkkkk

Só desmiolado achava aquilo um intelectual.

Ten Murphy

O conhecimento que admiramos sobre o Bosco é mísseis e radares. Se ele desconhece sociologia, culinária, artes plásticas, economia, costura ou bordado pouco me apetece. A opinião dele sobre política não tem relação alguma com o conhecimento militar que ele traz. Não é que ele saiba muito, mas com certeza sabe muito mais que a maioria aqui sobre os equipamentos militares. Se formos rejeitar a opinião especializada de uma pessoa pelas demais opiniões que essa pessoa tenha, a interação humana deixa de existir. Não vamos comprar comida, ir ao médico ou confiar na polícia. Então saiba separar sua crítica ao… Read more »

SteelWing

Então pede pra ele parar de comentar besteira e falar o que não sabe. Tudo ele coloca as ideias olavistas, querendo que a realidade se encaixe no discurso olavista dele. Até você já percebeu o tanto de besteira que ele fala, tanto que escreveu isso acima.

Bosco

José Arruela,
Pelo visto você não viu o comentário do Ten. Murphy aqui em baixo, né?

Bosco

Paulo, Eu nem devia perder meu tempo nesse lindo domingo com um pulha mal educado da sua laia, mas vamos lá. Não é exclusividade do OC considerar que o nazismo seja uma ideologia de esquerda no espectro político. Socialista portanto, ainda que não marxista. Ele não foi o idealizador desse pensamento e muito menos o único a seguir com tendo essa percepção. – “””Historically, socialism was represented by different currents that had very complicated relationships with each other. Each trend insisted that their path to a “socialist” paradise was righteous, while all other ideas seemed to betray the interests of… Read more »

Last edited 1 ano atrás by Bosco
Bosco

how-and-why-fascism-and-nazism-became-the-right

Bosco

“Como é que um cidadão desses enxerga todos os dias organizações como o batalhão azov ou o grupo wagner, ambos assumidamente direitistas, desfilando com símbolos nazistas…” Se você faz distinção entre quem te estupra o problema é seu, eu não faria. Comunistas e nazistas não se diferenciam em absolutamente nada. Ambos são genocidas e criminosos. Em relação especificamente ao caso da Ucrânia, ter batalhão carzov , marov… desfilando com símbolos nazista não constitui crime lá (aqui sim). Ser de direita também não configura crime. Ser nacionalista também não é crime. Eu quero saber dos crimes que eles cometeram e se… Read more »

Last edited 1 ano atrás by Bosco
Ten Murphy

“Não tem desculpas meu caro amigo Leandro. Foi falha do S400.” Eu ia responder que você não precisa disso, mas li isso: “As putinetes só entendem a linguagem do escárnio e agir de forma cordial com eles é dar-lhes autoridade. Há por vezes necessidade de se adotar a linguagem deles para que possam ver com clareza o quão incultos são.” Daí lembrei que a guerra ideológica é assimétrica a favor dos vermelhos, então seus comentários sarcásticos fizeram sentido. “*Como dizia meu finado mestre (que Deus o tenha): “moderação na defesa da verdade é serviço prestado à mentira”” Esse daí sabia das… Read more »

Leandro Costa

Se o S400 ou S500 estiverem em operação na região, e se foi mesmo um ataque Ucraniano, então sim, com certeza absoluta foi falha de algum deles ou ambos. Até porque eu não acredito que o IFF Russo e Ucraniano, se é que o Mi-24D tem IFF/transponder, não deve ser o mesmo. E se for, a incompetência Russa é ainda mais assombrosa do que se imaginava.

Bosco

Leandro,
Se o S400 ou S500 estiverem em operação na região…”
As putinetes não levam esses argumentos técnicos (presença e cobertura na área atacada, alcance do sistema, curvatura da Terra, desempenho do sistema contra alvos a baixa altura, prontidão, etc.) em consideração quando avaliam as “falhas” do Patriot, então, isso não é relevante quando se discute o desempenho dos Ss russos por uma questão de “paridade de armas”.

Leandro Costa

Pra essa galera, NADA, absolutamente NADA, pode ficar no caminho da narrativa que querem enfiar goela abaixo. Nem algo tão mínimo e irrelevante quanto a lógica. Não adianta. Relativização é o modus operandi… e acredito que o modus vivendi desse pessoal. Acho impressionante que até hoje tem gente que diz que os EUA/UE provocaram a guerra. Até parece que o Putin não invadiu ninguém e que foi invadido. A um mês e meio atrás eles estavam falando com certeza absoluta, cheio de imperativos de que a Rússia não atacaria, mas que se atacasse seria algo fulminante e que a Ucrania… Read more »

Nonato

Exato.
Os Estados Unidos diziam que os russos iriam invadir.
Ninguém acreditou…
Os russos e as putinetes negavam…

Chris

Esses vermelhinhos não querem discussoes saudaveis… Nao querem compreender ou buscar a verdade ! Sao movidos pela causa, e usam tudo que podem como propaganda.

No fundo, o que alimenta eles é a inveja de quem pode comprar BMW, MB, etc… Como nosso amigo toinho ja deixou implícito.

Mal sabem que o Putin é um dos maiores milionários do mundo. Ate nosso amigo com 1 dedo a menos !

Nascimento

”As putinetes não levam esses argumentos técnicos (presença e cobertura na área atacada, alcance do sistema, curvatura da Terra, desempenho do sistema contra alvos a baixa altura, prontidão, etc.) em consideração quando avaliam as “falhas” do Patriot, então, isso não é relevante quando se discute o desempenho dos Ss russos por uma questão de “paridade de armas”.”

Concordo, foi ridículo ler os comentários no post do Patriot, não li nada técnico ali. Porém também não li nada técnico quando o S-400/S-300 supostamente ”falhou”. Só torcida e babação de ovo pra esse e daquele lado.

SteelWing

ué mas o mi-24 não era ruim?

SteelWing

Relaxa Nascimento,

Eles tem que falar que Patriot que vive falhando é bom é pro pessoal da Turquia, que faz parte da OTAN, que comprou o S-400. E também pra todos os outros compradores, que aliás os EUA, defensores do livre mercado, fazem questão de embargar e por sanções… não conseguem vender seus produtos militares no livre mercado? tem que apelar?

Bosco

Cê lá entende alguma coisa do assunto tonho da lua??? Continua copiando e colando sobre PIB e paridade econômica que de sistemas de armas você não entende nadinha.

SteelWing

e pelo jeito você mostra que entende nada de economia. A economia é a principal arma de um páis (nukes talvez), vide EUA ou China. Agora vem dizer que sou o AntonioKings kkkkk

SteelWing

Pelo jeito quem não tá falando do assunto é você. Tava falando pra vc falar que o patriota é melhor pros próprio s membros da OTAN que preferem s-400. Quem tá mudando de assunto é vc.

Tadeu Mendes

A tecnologia bélica e suas suas aplicaçôes é um tema o qual êle não possue nem um entendimento básico dos conceêitos fundamentais.

Chris

Pois é… No mínimo, suas explicações se mostraram verdadeiras !

Ao contrário do sensacionalismo do toinho e cia… heheh

Inimigo do Estado

Sim, igual a de que o Kinzhal não existe kkkkkk

Mcruel

Salvo melhor juízo, o envelope de uso do S300, 400 e 500 não é t.ão baixo

Bosco

Mcruel,
Os “manuais” russos dizem ser tão pequeno quanto 10 metros.comment image

Ten Murphy

Na época do FX-2 podíamos ter feito uma salada indiana: leasing de todos os concorrentes por 1 ano, 12 de cada. E comprar Rafale e Growler para a MB, e Su-35 e Gripen para a FAB. Em 2030 renovávamos tudo para F-35. Viagem na maioneses finalizada, kk.

Juarez Martinez de Castro

Vó tirar até os radinhos de pilha do Putin do ar

Tadeu Mendes

Ou será que têm B-2 na parada?
.

Tadeu Mendes

Bosco,

Os russos possuem REVO.?

Bosco

Possuir até possuem Tadeu, mas eles têm meios limitados para isso.

Bosco

Em plena guerra com o vizinho e a Rússia não mantém aeronaves AEW&C no ar 24/7 patrulhando a fronteira?
Helicópteros voando baixo podem escapar de radares de terra, mas não de radares aéreos.
Realmente tem razão dos russos terem medo da Ucrânia entrar para a OTAN. Ela precisa mesmo de um país tampão fantoche descartável.

Leandro Costa

Quantos AEW&CC ela tem no inventário? Quantos deles modernizados? Quantos deles com tripulações realmente treinadas?

Sinceramente? Acredito que não muitos de todos os quesitos.

Victor Filipe

Segundo a Wiki em ingles eles tem 1 esquadrão de AWA&C e 15 aeronaves no inventario… mas sabe como a wiki é…

Leandro Costa

Sei sim. Mais confiável do que a mídia Russa heheheheh

Mas devem ter algo em torno disso mesmo. Pensando aí em quantos devem ter sido modernizados, quantos estão disponíveis e quantos tem pessoal treinado para operá-los sem que seja algo ensaiado e temos esse resultado chinfrim mesmo. Vou até dar uma pesquisada mais à sério sobre isso. Mas sabendo que eles não tem experiência em coordenar atividades de grandes números de aeronaves, não me surpreende que tenham ficado meio perdidos e deixado passar esses helicópteros caso tenha sido uma ação Ucraniana.

Tadeu Mendes

Aparentemente ou os russos não conhecem a doutrina de emprêgo NCW (Network Centered Warfare). ou êles não estão equipados e/ou treinados para usa-la eficazmente.

Chris

Ate a OTAN está mantendo varios no ar, e nem na guerra estão !

Chris

Avisa o Tonho que pratica é isso ai..

Nao a propaganda dos S 400 dele. Heheh

Em boa quantidade, ate drones poderiam chegar facilmente a ate Moscou.

Last edited 1 ano atrás by Chris
Guilherme Leite

Você está questionando Putin, camarada ? Quer conhecer a Sibéria ? kkkkkkk

Camarada, não pense, não questione, ele é a autoridade máxima, senhor de todo o saber, esqueceu ? Tudo faz parte de um grande plano, dos astros kkkk

Last edited 1 ano atrás by Guilherme Leite
Danilo José

A resposta é o ataque não atravessou lugar nenhum, isso se chama FALSE FLAG, quando o aeroporto antonov no norte de Kiev foi tomado (an-225 destruido) a força aerea ucraniana teve 6 helicopteros de transporte MI-17 tomados por forças russas, os ucranianos declararam a pouco que não foram eles, a cidade de Belgorod fica a 55km da fronteira da ucrania com o territorio ucraniano de Donbass, sabe-se que a defesa aérea e anti-aérea ali é muito forte, so resta uma explicação ataque de falsa bandeira, justificando uma retaliação contundente contra a Ucrania.

Luiz

Os ucranianos gastar combustível e munição voando baixo numa área dominada pelas forças russas arriscando ser abatidos pra destruir um depósito de combustível em solo russo? Não faz sentido mesmo. Uma grande chance de ser um fals flag.

Rodrigo M Ferreira

O nome disto é guerra. Não existe nada sem risco

Nelson Junior

Como os Russos são especialistas em mentiras e armações… O que eles podem estar armando e tudo se desenha para isso, é o seguinte: 1 – Retiraram todas as tropas “rapidamente” do entorno de kiev 2 – Posicionaram tropas em defensiva em outras regiões (algumas já ocupadas do território Ucraniano) principalmente nas regiões sul e leste onde o território que a Russia já dominou é o que interessa para a Russia nessa guerra 3 – Prepararam hospitais especializados em “envenenamento” por radiação na Belarus 4 – Criam um falso ataque de grande proporção em “solo russo” (um pretexto) 5 –… Read more »

Ten Murphy

Não quero acreditar nisso, mas me parece bastante plausível.

Tadeu Mendes

É bastante plausíveil.

TukhMD

Operação Doolittle à la Ucrânia.

Rodrigo Martins Ferreira

. A favor desta tese do False Flag, na minha visão é a notícia ter tido ampla cobertura do Putinesco SouthFront..Dificil um grande revés russo ser publicado ali. No máximo iam taxar de fake news. Caso seja false flag ou um ataque legítimo, mostra o quanto os russos passam vergonha nesta operação. Opção 1: Ataque legítimo: Como dois helis velhos, barulhentos e com RCS alto penetram 40km dentro do espaço aéreo russo, atacam um depósito de combustível e voltam em ser incomodados ? Não tem AEW, AWACS, uma PAC que seja ? Isto só valida o que eu falo sobre… Read more »

Leandro Costa

Acho as duas hipóteses bem válidas. Vamos ter que esperar para ver o que aconteceu.

Joao

Só queria um comentário do Toinho… que anda bem ausente… quem sabe ele aparece sob outro nickname…

Alecs

Depois da lambança que ele fez nos comentários da última notícia do F-22 acho que ele vai sumir do Aéreo por uns tempos! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Renato Carvalho

A essa hora ele tá chorando debaixo da cama em posição fetal, sua amada Mãe Rússia foi violada.

Juarez Martinez de Castro

Foi ajudar a apagar o incêndio no depósito de combustível

Bosco

Eu acho o seguinte. Se a Rússia atacar Kiev com uma arma nuclear a resposta tem que ser um ataque nuclear a Moscou. Simples assim! Se a Rússia utilizar armas nucleares táticas na Ucrânia, em alguma região que possa configurar um emprego tático , deve haver uso de arma nuclear tática por parte da OTAN. Se a coisa escalar para um conflito generalizado, fxdx-se. Há um acordo das potências nucleares de não utilizarem nunca armas nucleares contra países que não as tenham, salvo se houver um risco real do país em questão de deixar de existir e isso não é… Read more »

Rodrigo Martins Ferreira

A Rússia criou a guerra com choradeira…

eu posso te atacar, mas se vc reagir eu te destruo com as minhas armas nucleares.

Bosco

Mimizentos como são os seus lacaios brasileiros.

Leandro Costa

Estou até estranhando de alguns desses já não terem aparecido por aqui para encher o saco.

Bosco

Mas eles vão falar o quê?
Se foi um ataque dos famélicos ucranianos é uma vergonha para os russos que não conseguem manter a integridade do seu território com todos os Ss que têm.
Se foi falsa bandeira eles não irão admitir nunca porque tudo que sai da boca do taxista é a mais pura verdade e ele não usaria essa artimanha vil.
É melhor se fingirem de mortos mesmo.

Leandro Costa

Se eu aprendi uma coisa ao longo da vida, é que para esse pessoal não falta imaginação. Perdem totalmente a oportunidade de fazerem uma grana escrevendo roteiros de ficção-científica surrealista, realidades distópicas e esse tipo de coisa. Vai por mim, logo logo um desses vai vir aqui latir alguma porcaria sem sentido para tentar justificar o injustificável sob qualquer ponto de vista.

Bosco

Acho que é por isso que os americanos estão aposentando alguns F-22. Parece que contra a Rússia não faz diferença se é furtivo ou um cacareco com RCS do Titanic. Tudo passa!

Leandro Costa

Cara, eu respondi, mas até algo tecnicamente inocente ficou na moderação hehehehe.

Mas é isso mesmo. Só não subestime a capacidade de delirar desse pessoal. Realidades alternativas é condição sina qua non para eles conseguirem sobreviver. A mente é mesmo um lugar fascinante. Não importa o quão ridículo seja, a papagaiada repete o que for sem qualquer senso de vergonha. A demora em aparecerem deve ser porque dessa vez vão ter que bolar alguma coisa ainda mais mirabolante do que o normal.

Leandro Costa

Boscão… duas respostas minhas. Duas na moderação. Pessoal aqui não gosta de mim. Mas acho que os delírios tropicais logo logo vão aparecer por aqui.

Leandro Costa

Três respostas na moderação hehehehe

Meu recorde pessoal!

Mas concordo com você. Será que essa será a minha quarta resposta na moderação? 😛

Alecs

Hoje dois comentários meus ficaram na moderação também. E o último não escrevi nada de mais. As vezes fica retido a palavra c@g@ao kkkkkkkkkk

Carlos Gallani

No forte pra mim há 100% de moderacao, devo estar em alguma lista negra!

Alecs

Acredito que se os Ucranianos atacassem alvos dentro da rússia seriam pontes, linhas férreas e outros alvos que dificultassem o abastecimento e afetassem a logística russa. E seriam ações de comandos, eles não seriam burros em usar helicopteros que poderiam ser facilmente abatidos.

Carlos Gallani

A logística russa de combustível é onde o calo aperta, questão nevrálgica!

Juarez Martinez de Castro

A logística, a mãe de todas batalhas para o pessoal daqui entender o que eu venho dizendo faz tempo:
De nada adianta o canhão, a bomba, o míssil, Pic of the galáctic sem apoio logistico, porque:
Ter ou comprar não significa manter e operar.

José Marinho

Se esse ataque fosse da Ucrania, seria um ataque ao abastecimento das tropas russas, que é o caso obrigando o combustivel a vir de mais longe. Mas como todas esta guerra é feita no negativismo. Por isso a Russia não esta atacar a Ucrania, mas sim a fazer uma operaçao de manutençao de paz a pedido dos pobres ucranianos que estao a ser atacados pelos soldados russos que estao a bombardear as suas casas. Logo os Ucranianos nao mandaram um missil contra um deposito de muniçoes e nem foram de helicopetero atacar os depositos de combustivel, que servem para abastecer… Read more »

Plinio Jr

Exatamente Bosco, tudo passa, no inicio do conflito uma base russa foi atacada e um Su-30SM foi destruído no solo, creio que foi por mísseis ucranianos , se um par de velhos e cansados Mi-24s fazem isto, imagina o estrago que vetores mais recentes como o AH-64E seriam capazes de fazer…

Isto levar a crer em duas possibilidades, ou os badalados SAM´s russos não são tudo isto ou é pura incompetência russa em não posicionar seus sistemas em lugares corretos…

Tem a terceira possibilidade…todas as opções acima

Bosco

Plínio, E vamos e venhamos! Não tem desculpas para aquela região não estar monitorada. É praticamente no campo de batalha. O campo de batalha, grosso modo, sempre foi tida como a distância do tiro de artilharia de tubo, tanto para um lado quanto para o outro da linha de frente. O alvo desses helicópteros estava a 40 km da fronteira com a Ucrânia. Não se justifica não haver monitoramento e sistemas defensivos de modo a manter a superioridade aérea nesse espaço. Para o bem da reputação militar russa que não anda muito boa eu até torço para que seja mesmo… Read more »

Juarez Martinez de Castro

Perfeito Bosco. Um país um uma unidade de AWACS em guerra não conseguir manter uma anv H 24 na boca do leão é um erro ou uma deficiência primária

Anderson Graça

Vide toda a liberdade que Israel tem sobre o espaço aereo sírio ou sob cobertura dos sistemas dos russos. ”

César

Bosco, quem deve estar muito preocupada é a China. As forças armadas chinesas são praticamente baseadas (armas, cópias de armas, doutrinas, etc) nas soviéticas e depois russas. Com nada funcionando na fraca Ucrânia imagina contra inimigos mais fortes. E o que a China poderia fazer melhor se no fim das contas ela é apenas uma cópia russa?

Bosco

César,
Em termos de tecnologia bélica os chineses deram uma boa guinada para o Ocidente. Hj deve estar meio a meio.
Mas sem dúvida esse conflito deixou uma pulga atrás da orelha chinesa. Achei que eles iam aproveitar e atacar Taiwan mas pelo visto vão dar mais um tempinho para reavaliar as reavaliações e replanejar os replanejamentos. Rsss

Inimigo do Estado

Preocupada? Amigo não viu o baile que os mísseis russos deram na Ucrânia? Foram poucos e minaram boa parte da capacidade militar ucraniana.

Carlos Gallani

É simples, são no máximo 3 pessoas e uns perdidos as vezes, se os três resolvem fingir de mortos dezenas de comentaristas deixam de existir!

Henrique

é por ai mesmo… qualquer artefato nuclear que a Rússia use nessa guerra vai ser absurdamente desproporcional ao ataque que ela recebeu
.
imagina os outros países ver a Ucrânia da uma cutucada na Rússia e ela no contra ataque varrer da existência a Ucrânia… na mesma hora todos os outros países tem que varrer a Rússia pq não tem como viver no mesmo planeta com um maluco desse nível

Last edited 1 ano atrás by Henrique
Alecs

Henrique,
concordo em parte. A população russa não tem culpa nenhuma do ditador que está no poder. Acho muito sensato o ocidente, de modo geral, estar cauteloso para não escalar a guerra. Agora, que o covarde do Putin merece um basta, ah isso merece mesmo!

Bruno Vinícius

Bosco, apesar de eu entender a argumentação, Washington nunca arriscará NYC por causa de Kiev; a Rainha nunca arriscará Londres por causa de Lviv; e Macron nunca arriscará Paris por causa de Kharkiv. Dito isso, se os russos de fato partirem para o uso de armas nucleares na Ucrânia, acredito que nem mesmo a China deixaria de embargar o país. E, sinceramente, sou da opinião de que os EUA e seus aliados teriam o dever moral de usar todo o seu peso econômico, geopolítico e militar para garantir que nem mesmo uma empresa de alfinetes em Malta pudesse continuar fazendo… Read more »

Bosco

Bruno, Eu acho que os russos não vão utilizar armas nucleares dessa vez apesar das evidências: Putin não está em Moscou as tropas russos se afastaram de Kiev a ameaça à integridade do país configura justificativa para o uso de armas nucleares e isso foi reforçado recentemente pelo Putin. Mas eu temo que outras “false flags” estejam sendo planejadas e como sei o desprezo que regimes como o da Rússia que historicamente têm de seu próprio povo, não duvido que a próxima vitime “milhares” de russos para fazer valer o uso justificável de armas nucleares contra um país não nuclear.… Read more »

Bosco

Putin chamou seu próprio povo que é contra a guerra de “escória” e de que “uma purificação do povo russo seria bem vinda”.
Como todo comunista ele acha que o genocídio por classificação social/ideológica é válido.
Quem é ele pra falar de nazistas?
Alguém duvida que ele seja capaz de matar milhares do povo russo só para justificar um ataque nuclear?
https://mistobrasilia.com/2022/03/16/putin-chama-opositores-de-escoria-e-traidores/

Boitatá

Mas agora ele virou comunista?

Bosco

Boitatá,
Comunismo é uma patologia psiquiátrica. Não existe “EX” comunista. Você conhece algum? Se conhecer me apresente.
O Putin fazia parte do PC da URSS e inclusive pertencia à KGB. Precisa mais?
E eu o chamei de comunista e não disse que o regime político/econômico da Rússia é comunista , ainda que tenha mantido fortes características desse sistema.

SteelWing

fonte: Misto Brasilia kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Bosco

Misto brasilia kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Só pode ser um robô. Difícil acreditar que seja um espermatozóide vencedor depois de 3 bilhões de anos de seleção natural.

SteelWing

misto quente?
nem sabia que esse misto existia.

Neto

Não só comunistas, diga-se. Nosso presidente, por exemplo, possui igual pensamento sobre o que lhe é diferente em especial à “petralhada”. E colocou o próprio povo a mercê da pandemia por pura demagogia ideológica para validar seus espantalhos ….
.
Temos um louco aqui tbm. Infelizmente.

Bosco

Você teve essa leitura da realidade e eu a respeito.
Agora, criticar o PR por algum excesso que possa ter cometido e passar pano para as atitudes do STF ou dos governadores ou mesmo do CN aí já configura uma certa desonestidade.

Neto

Temos problemas em nossa democracia? Claro. . Há prefeitos e governadores que negligenciaram o povo durante a pandemia? Claro. . O STF e outras esferas de nossa justiça tem falhado? Claro. . … . Bolsonaro, porém, reincidentemente proclama ações anti-democráticas, corriqueiramente já apoiou e defendeu milícias, prega o desrespeito próprio as demais instituições da república se algo que faz à margem da lei é criticadas dentro da lei das outras esferas de poder. . Desonestidade é ser contra a corrupção e apoiar o corrupto Bolsonaro por este apresentar alinhamento em aspectos ideológicos. . Desonestidade é ser contra um governo “venezuelano”… Read more »

Alecs

Bruno Vinícius,
entendo sua maneira de pensar e acho que o pensamento dos países que você citou e de todos no ocidente são de cautela. Mas não agir pode dar mais coragem para o czar louco do Kremlim achar que está com a bola toda e fazer mais besteiras. De alguma maneira é necessário dar um basta nessa guerra e se a rússia fizer uso de armas nucleares mais ainda!

carcara_br

Se mate sozinho hehhee

Bosco

O que tiver que ser , será! Independente da minha ou da sua torcida.

Alecs

Prezado Bosco,
concordo contigo em todos os pontos, mas sabemos que o Putin é um grande covarde e não tem nenhum escrúpulo. Se o safado usar armas nucleares tem que ser retaliado de imediato! Só não sei se os Estados Unidos ou a OTAN tem coragem, pois nem mesmo fornecer os Mig’s-29 para Ucrânia eles forneceram. Torço para que tenham coragem sim, apesar de saber que será terrível para todo o planeta. Mas caso isso aconteça o primeiro passo foi dado pela rússia.

T.H

“Eu acho o seguinte. Se a Rússia atacar Kiev com uma arma nuclear a resposta tem que ser um ataque nuclear a Moscou. Simples assim!

Ainda bem que o mundo não precisa das suas ideias pra continuar existindo. Que general de fancaria é você garoto, raciocínio demente esse seu!!!

Inimigo do Estado

É mesmo, quem vai atacar a Rússia com armas nucleares por causa da Ucrânia?

Henrique

o mesmo cenário vale pro caso lá do navio no porto que afundou

> Os ucranianos conseguiam acertar o míssil no navio
OU
> Dimitri é muito topera e não consegue carregar a munição sem matar todo mundo

OJFL

Pode até ser false flag mas considerando as dificuldades que a Rússia aparenta estar tendo da Ucrânia, perder um estoque grande de combustível e munições tão perto do front não parece uma boa idéia.

Alecs

Será que perdeu mesmo? Se for false flag é pura encenação. Na matéria não fala em mortos, só feridos. Podem ter deixado um mínimo de óleo sujo só para fazer fumaça e gravar imagens.

Nascimento

”Como dois helis velhos, barulhentos e com RCS alto penetram 40km dentro do espaço aéreo russo, atacam ue voltam em ser incomodados ?” Isso é plenamente possível se fora de um IADS, a grande maioria das AAes dos países não ficam operacionais e helicópteros e drones tem grande capacidade de penetrar o espaço aéreo dos países usando variações topográficas (montanhas, vales e etc), menor velocidade e voando a baixa altitude ao seu favor, não atoa os americanos entraram no Paquistão com 2 Blackhawks usando entre as montanhas. Entretanto acho que a Ucrânia teria prioridades muito maiores do que perder tempo… Read more »

Last edited 1 ano atrás by Nascimento
Alecs

Está na cara que é False Flag. Pode ter certeza que vem mais por ai. A opnião pública russa sobre essa guerra estúpida deve estar mudando e se isso não for para chamar a atenção da população é para uso de armas nucleares. Vladimir o Putinho covarde já demostrou várias vezes que não tem escrúpulos e que é um grande mentiroso!

Rodrigo Martins Ferreira

Já viu ditador se importar com opinião pública ?

gordo

Se levarmos em conta que o trânsito de helicópteros em toda a faixa de fronteira deve ser grande, e que Ucranianos tem modelos iguais atravessar a rua ali não deve ter sido problema. Me admira não terem feito isso antes. No mais temos mais uma vitória Ucraniana nessa guerra, que assim como outras não parece ter força para mudar o rumo do conflito.

Mgtow

“mais uma vitória ucraniana’
Kkkk
Coping forte hein bicho

Marcos R

É o iff, serve para quê?
Se for verdadeira a notícia é pura e simples incompetência.

Danilo José

Muito provavelmente se trata de False Flag, e o que a estrategia russa precisa para aumentar a intensidade dos ataques.

Lewandowski

Banderia falsa para intensificar os ataques? Os caras estão em guerra com o objetivo de ocupar a Ucrânia. Ha muito se vem falado que os Russos vão investir, ampliar, intensificar os ataques e até agora nada. Não há motivo para uma bandeira falsa. Possivelmente foi falha russa. Simples.

Bosco

“Bandeira falsa para intensificar os ataques?”
Não! Bandeira falsa para justificar um ataque nuclear.
Há informações que Putin não está em Moscou e já em um bunker junto com sua família.
Os russos simplesmente não têm capacidade de intensificar a ofensiva de modo convencional. Já deram o que tinham. Agora, ou se retiram e passam vergonha e respondem por seus crimes ou empregam meios nucleares para resolverem a parada. O que você acha que um “gênio” ditador psicopata acuado internamente faria?

Heinz Guderian

russos simplesmente não têm capacidade de intensificar a ofensiva de modo convencional”
Caro Bosco, creio que esteja equivocado, acho sim que eles tem como intensificar, começando por uma campanha de bombardeios mais massiva do que já, e principalmente contra alvos civis, o aumento de tropas também pode ser empregado, até mesmo com a abertura de uma outra frente, feita pelo seu fantoche Lukashenko no norte da Ucrânia.
Podem tentar também bombardear Odessa, e tentar um desembarque anfíbio por lá (na minha opinião ia ser muito custoso).
Creio que esses sejam os pontos principais.
Saudações camarada.

Bosco

Heinz,
Mas essa intensificação citada por você não redundaria em ganho de território e na tomada do poder. Iria se estabelecer uma guerra de atrito de longa duração e isso a longo prazo seria ruim para o Putin, principalmente dentro das disputas internas de Poder.

Luiz

O objetivo da Rússia na Ucrânia é estabelecer a independência das repúblicas de Donestk e Lukansk. Manter o país neutro no campo militar. Limpar a Ucrânia dos nazistas. De resto a Rússia não vai destruir Kiev. O governo fantoche da OTAN da Ucrânia a Rússia vai aceitar desde que mantenha o país fora da OTAN.

Heinz Guderian

Talvez eles conseguissem conquistar algumas regiões ao Norte e ao Sul, entretanto eu acho que o custo em vidas seria grande. Odessa é uma cidade grande, e vem se preparando desde o início da guerra.
Mas eu entendo o seu argumento, saudações.

Alecs

Prezado Heinz Guderian,
acredito que o Bosco se refere ao custo econômico e não militar. Eles podem ter chegado a uma conclusão que vale mais a pena gastar uma bomba nuclear que já está nos estoques a anos do que usar tropas e armamento que vai ser difícil repor. Como tem sido noticiado, o covarde do Putin tem sido mal aconselhado e não duvido nada que aquele cabeça de merd@ tenha chegado a essa conclusão.

Heinz Guderian

Caro Alecs, de fato, faz sentido o que você falou. Vamos torcer para que não chegue nesse ponto, de uso de armas nucleares.

Juarez Martinez de Castro

Heiz, a Marinha Russa não tem capacidade anfíbia no mar Negro.oara efetuar um desembarque anfíbio em Odessa de grande intensidade.

Adriano RA

Creio que foram pilotos russos, rebeldes, atuando fora da cadeia de comando.
– Não há motivo para os Ucranianos negarem. O ataque é legítimo e já atacaram território russo antes.
– False flag? Um pequeno ataque desses, sem vítimas, jamais justificaria uma escalada de ataques à Ucrânia, muito menos incinerar Kiev com uma nuc.
Se for fazer isso (false flag), Putin não teria o menor pudor em destruir uma cidade russa para culpar a Ucrânia.

Last edited 1 ano atrás by Adriano RA
gordo

E o que os diplomatas Europeus estão fazendo que não foram até Moscou para impedir isso? Um ato de tal desproporção graças a meia dúzia de tanques de óleo? Por acaso não seria mais fácil por abaixo Kiev com armas convencionais, tipo bomba termobárica. Não sei, mas acho que você esta sendo um pouco exagerado.

Bosco

Gordo,
Esse pode ser um primeiro ato “preparatório”. Não sabemos o que pode vir por aí.
Basicamente isso tem a ver com a guerra de propaganda interna (engenharia comportamental). Um ataque nuclear só teria justificativa se a opinião pública interna “implorar” por vingança e esse sentimento se constrói com ações cada vez mais ousadas.

Last edited 1 ano atrás by Bosco
Alecs

Além do mais deu ordem para tropas russas saírem de perto de Kiev. Pode estar esperando as tropas se reagruparem longe da cidade para então lançar um ataque nuclear. Tomara que não.

Agressor's

“Não! Bandeira falsa para justificar um ataque nuclear.
Há informações que Putin não está em Moscou e já em um bunker junto com sua família.
Os russos simplesmente não têm capacidade de intensificar a ofensiva de modo convencional. Já deram o que tinham. ”

OLAVO?!?!

Last edited 1 ano atrás by Agressor's
SteelWing

kkkkkkkkkkk Mostra aí o Putin no Bunker kkkkkkkkkkkkkkkkk
tá de brincadeira, sério mesmo que você acredita nesses grupos de zap?

Bosco

Com certeza! Acredito mais no grupo das tias crocheteiras do zap do que em você . Pode apostar!
Você queria que eu acreditasse em … você?
Ah! Tenha dó!

SteelWing

kkk o pesssoal na Australia dizendo que o Putin está no Bunker, sem evidência nenhuma, a fonte do misto tava melhor kkk

Bosco

E você , um zé ruela no Brasil tem certeza que ele não está num bunker.
Anham!!!!

SteelWing

Bosquete e suas fantasias kkkk

Steel Wing

Kkkkk cara , essas coisas que vc diz não tem sentido nenhum. Putin há poucos dias fez um ” comício ” em um estádio lotado. Ficou sabendo não? Ah, agora entendi, bunker deve ser o nome do estádio! Kkkkk pensa soum só pouquinho antes de postar fake não passar vergonha kkkkkkk

Agressor's

Isso é muito sério, de forma que se abre um precedente perigoso …

Last edited 1 ano atrás by Agressor's
Rodrigo Martins Ferreira

Qual o precedente ? Que quando vc invade o país dos outros, pode tomar o troco ?

Bosco

A Rússia é tão covarde que se apoia no terror nuclear para tentar manter o seu território intacto.
Ou seja, eles podem mandar o sarrafo pro lado de lá do muro do vizinho mas fazem mimimi quando vem uma pedradinha de nada e chamam de “precedente perigoso”.

Agressor's

A Rússia está agindo de forma muito parcimônia nessa guerra, se quiser, aniquila e varre do mapa aquilo num segundo!

Victor Filipe

“parcimônia nessa guerra…”

Aham… Atirando em idosos dentro de um sedan velho…

Usando bombas burras…

Artilharia de tudo nas cidades…

Nivelando indiscriminadamente cidades com centenas de milhares de civis…

Usando bombas cluster dentro de cidade

Usando foguetes não guiados em cidade…

Aham…

Tu acredita mesmo no que escreve?

Felipe

Tá falando da ucrania ou Rússia?

Agressor's

Tudo que acontece de ruim no mundo hoje é perpetrado por algum maldito que sempre quer “promover a paz, a justiça e a liberdade”, tudo sempre em nome da paz ou democracia. rs

Last edited 1 ano atrás by Agressor's
Leandro Costa

Ou da soberania…

Agressor's

É caboclada, os planos de cercar a Rússia não deu certo!

Bosco

“promover a paz, a justiça e a liberdade”

Parece que foram essas as justificativas que Putin deu para a invasão da Ucrânia em seu discurso de 23 de fevereiro de 2022.

Carlos Gallani

Eu lembro de uma história de força de paz, que ironia não?!

Bosco

O precedente que se abre (caso não seja o mais provável que é um caso de false flag para o taxista poder escalar) é que mostra que não só todo o aparato ofensivo russo é lamentável mas também o seu aparato defensivo.
Sem dúvida isso mostrou , caso se confirme ser um ataque ucraniano, que o S400 falhou miseravelmente.

Agressor's

A Rússia é um dos poucos países que realmente são soberanos. Pois infelizmente os países pouco democráticos são hoje os que mais tem soberania. Acredito que seja porque, democraticamente, a CIA manipula facilmente os governos.

Bosco

“A Rússia é um dos poucos países que realmente são soberanos. Pois infelizmente os países pouco democráticos são hoje os que mais tem soberania. Acredito que seja porque, democraticamente, a CIA manipula facilmente os governos.”
MARIA DO ROSÁRIO??? É a senhora???

Last edited 1 ano atrás by Bosco
Luiz

Dizem que os EUA é uma democracia e fomenta movimentos antidemocráticos como os golpes de estado em toda América Latina no passado. Agora inovaram patrocinando nas guerras híbridas que derrubou 2 governos democráticos no Brasil e na Ucrânia.

Bosco

Então por isso eu vou ficar do lado de ditaduras explícitas porque pelo menos elas são intelectualmente menos desonestas?
Direito seu!
Quanto aos EUA fomentar isso ou aquilo e ser responsável por isso ou aquilo , eu penso que muito se usa os EUA como saco de pancada de nossas frustrações.
Eu pelo menos fui a favor do impeachment da Dilma pelo que ela fez e falou e não porque um agente da CIA depositou algum valor na minha conta.

Bosco

“A Rússia é um dos poucos países que realmente são soberanos.” – “Pois infelizmente os países pouco democráticos são hoje os que mais tem soberania.” – A senhora dá muito valor à soberania de nações e nenhum à soberania de indivíduos (lê-se: liberdade). A soberania plena da Rússia é às custas da soberania dos “cidadãos” russos. Mas claro, o indivíduo para a senhora é peça descartável do maquinário estatal. O que importa é o Estado/Partido/Ideologia/Líder, o povo que se lasque desde que o “país” seja soberano , que no dicionário da senhora é sinônimo de “odiar o Ocidente” O paraíso… Read more »

Agressor's

E o povo brazileru se superando mais uma vez, idolatrando um palhaço assassino da Ucrânia como um herói, e achando que a Rússia tá com medo dos eua…kkkkkk… 🤣

SteelWing

muito fácil, CIA chega com dólares, comprar mídias e banca candidatos. Aqui tem um bocado de patinho que cai no papo dos EUA bonzinhos. Snowden já escrachou tudo o Wikilleaks, Assenge e outras também. Inclusive foram condenados e presos pelos “liberais democratas”, mas o pessoal aqui diz que vilão é a china e russia, mas quem espiona nós, dá golpes e financia lacaios aqui é apenas os EUA.

Leandro Costa
SteelWing

sim um navio de pesquisa que pediu pra atracar aqui… normal a marinha supervisionar, e a notícia só diz isso, releia. Mas quem foi realmente provado que estava nos espionando foram os norte-americanos, espionando e grampeando tanto empresas quanto autoridades, aliás dito pelos próprios operadores norte-americanos revoltados com essas hipocrisias. Precisa torcer pra eles mesmo?

Leandro Costa

Rapaz… é sério mesmo? Prefere torcer para a Rússia e seu navio espião do que admitir que os caras tinham intenção de praticar espionagem em território Brasileiro na cara dura? Condena os EUA por X, mas é incapaz de condenar a Rússia por X?

Hoje em dia eu só torço para que você não vote hehehehe

SteelWing

pois prove aí onde está a espionagem… mostre aí oq foi espionado. Uau, esse navio “espião” pede permissão pra espionar e einda entra de boa nos portos… Os dos EUA estão provados e assumidos pelos próprios norte americanos. Então apenas os norte-americanos são comprovadamente sabotadores, se você me provar, não especular, qual outro país sabota e espiona o Brasil como os EUA também criticarei.

Last edited 1 ano atrás by SteelWing
Leandro Costa

Você ainda não entendeu, né? TODOS os países espionam os outros. TODOS. Até o BRASIL faz isso com todos os países que julguemos ter algum interesse. Ao Brasil sobra o dever de se precaver da melhor maneira possível e agir de acordo com os NOSSOS interesses para conseguirmos o máximo de vantagem no campo internacional. https://www.navalnews.com/naval-news/2021/08/russian-spy-ship-yantar-loitering-near-trans-atlantic-internet-cables/ http://www.hisutton.com/Russian-Spy-Ship-Yantar-2022-03-06.html https://navalpost.com/brazilian-navy-goes-into-alarm-because-of-espionage-suspected-russian-ship/ E desse último link: “An official from the Brazilian armed forces consulted by the state said that disengaging the identification system could be because of spying attempts or unusual procedures by the ship. For him, sailing from Yantar to the Brazilian coast… Read more »

Bosco

Pois prove o genocídio de russos promovido pelos nazistas ucranianos que Putin citou.
Quais são as provas materiais e testemunhais absolutamente conclusivas que possa justificar a invasão do país.
Já te fiz esse desafio antes mas você se “fingiu” de abestado e não respondeu. Dou-lhe mais essa oportunidade para mostrar que não é só um cão amestrado.

Last edited 1 ano atrás by Bosco
SteelWing

você quem se “finge” cara, todo mundo sabe que existe o batalhão de Azov, inclusive até a mídia ocidental já noticiou ( adiantando que nem me mande pedir fontes que eu já perdi as contas de quantas vezes já lhe mandei…), aliás qualquer pesquisadinha rápida no google voce encontra.. e pode ler somente de fontes ocidentais se quiser…

Todo mundo sabe das atrocidades dos nazistas ucranianos. Sério memso que você meteu essa que não existem neonazi ucranianos ?

Last edited 1 ano atrás by SteelWing
Bosco

Meu Deus!
Todo mundo sabe das atrocidades dos nazistas ucranianos. Sério memso que você meteu essa que não existem neonazi ucranianos ?
Cara, você realmente tem problemas cognitivos graves porque eu realmente não pretendo tê-lo como um canalha pura e simplesmente.

Felipe

Tem um documentário frances de 2016 sobre Donbass (já que russo vc não vai aceitar): https://youtu.be/b8j0tJsKltg Mais de 14 mil civis mortos pelos nacionalistas ucranianos , valas comuns encontradas recentemente, mas de acordo c vc, é fake

Bosco

Felipe, Vi o documentário todo. Despojado de “pré conceitos”, na boa… esse vídeo não prova nada. Ele mostra o que sempre ocorre em territórios em conflito que é o sofrimento da população civil que fica a mercê dos poderosos armados e que desde 2014 vive acuada por conta de uma guerra sustentada por Moscou. A diretora francesa mostra o sofrimento humano num ambiente escuro e melancólico com um fundo musical fúnebre, típico de documentários acerca desse tema, mas não foi feliz enquanto testemunha de um genocídio promovido pelo Estado ucraniano através de um suposto braço armado nacionalista de cunho nazista.… Read more »

SteelWing

não adianta cara, ele acredita que o Putin tá num bunker kkkkk, mas não acredita nisso, na verdade finge que não acredita, vive em uma bolha de fake.

Bosco

Rapaz,
Deixa de ser ridículo.
Não há relevância nenhuma o fato de eu acreditar que o Putin está em um bunker. E se estiver ele está mais é certo já que o país está em guerra. Se não estiver, ótimo.
Honre essas calças que tu deve vestir e dê relevância ao que realmente tem relevância.
Essas putinetes….

SteelWing

Kkkkk cara , essas coisas que vc diz não tem sentido nenhum. Putin há poucos dias fez um ” comício ” em um estádio lotado. Ficou sabendo não? Ah, agora entendi, bunker deve ser o nome do estádio! Kkkkk pensa soum só pouquinho antes de postar fake não passar vergonha kkkkkkk

Bosco

No dia do “comício” ele estava em Moscou mas ontem talvez não estivesse, seu descerebrado. rssss
A sua prova de que Putin não está há 3 ou 4 dias em um bunker é dizer que estava há 15 dias num show em Moscou é tão consistente quanto a sua prova do cometimento de um genocídio contra os “russos” pelos ucranianos mostrando fotos do pelotão de MARCOV ao lado de uma bandeira da lua negra.

Last edited 1 ano atrás by Bosco
Leandro Costa

Eu botei uns 3 ou 4 links, mas a moderação barrou por enquanto. Vai ter que esperar um pouquinho. Mas se quiser já ir se adiantando, pode fazer uma busca por “Russian spy ship yantar brazil” ou até mesmo em português que vai lhe dar um monte de links à respeito.

SteelWing

provas ou especulações? provado mesmo somente os EUA! E assumido pelos seus próprios operadores!

Leandro Costa

Vai pesquisar. Aliás, aproveita e pesquisa sobre o uso histórico de traineiras pelos Soviéticos/Russos para os mesmos fins. Pode pesquisar se não quiser esperar o post ser liberado. É um segredo aberto. Enquanto isso você pode ir se perguntando por que esse navio de pesquisa desligou seu ‘transponder marítimo’ após ter sido localizado em águas Brasileiras, e depois pode se perguntar por que foi finalmente localizado (depois de seis dias ‘sumido’) próximo de Cabo Frio, justamente por onde passam nossos cabos submarinos de comunicação e conexão com a internet, e por que eles ‘desconversaram’ no rádio até finalmente responderem que… Read more »

SteelWing

sim, mas o que isso realmente prova? Prova ou especulação? Mesmo que o navio observasses os cabos, isso mostra que a Rússia tinha intenção de interferir aqui? A Rússia já interveio no Brasil?
Qual autoridade, seja de direita ou esquerda reclamou de espionagem russa no Brasil? Wikileaks tá aí, documentos da Brother SAM também! Apenas os EUA sabotam o Brasil comprovadamente.

Leandro Costa

Sério que você é tão ingênuo à esse ponto? E aquela agente soviética do comintern enviada ao Brasil para acessorar um certo grupo armado revolucionário? Memória seletiva agora? E por que a Embraer saiu da China? Mercado super fértil para aeronaves regionais, como vocês adoram apontar. Vocês não se lembram dos relatos de espionagem industrial à níveis alarmantes, e de toda a burocracia doida que a China colocou na frente da Embraer para que não pudessem produzir modelos que fossem competir com seus projetos locais? Realmente… memória seletiva, mas podem pesquisar à respeito. É de graça. Ao longo dos anos… Read more »

Bosco

“sim, mas o que isso realmente prova? Prova ou especulação?”
Tudo que você posta como “prova” do genocídio promovido na Ucrânia você considera prova absoluta nessa sua cabeça de vento engessada. Aí você vem com essa….
Tenha dó!

SteelWing

tá mas algum há algum ato de esiongame pelos russo contra o Brasil? Comprovados, só dos EUA mesmo!

Bosco

“mas algum há algum ato de espiongame pelos russo contra o Brasil? Comprovados, só dos EUA mesmo!”
Ó “inteligente”, talvez porque seja “ESPIONAGEM” e eles sejam melhores que os americanos nesse assunto. Dificilmente vão passar recibo.
“A AUSÊNCIA DE EVIDÊNCIA NÃO É EVIDÊNCIA DE AUSÊNCIA”

SteelWing

“A AUSÊNCIA DE EVIDÊNCIA NÃO É EVIDÊNCIA DE AUSÊNCIA”.
Você quer com essa frase dizer que faz sentido condenar alguém sem prova nenhuma ou evidência nenhuma. que sem coisa sem sentido, ainda tem gente que dá like.

Luiz

Especulação sobre um suposto navio espião russo. E quem espionou mesmo o Brasil foi os EUA. Eles jogam pra mídia sobre quem os outros estarem espionando o Brasil na verdade são os eles os EUA os espiões. Dilma foi espionada e ta provado. Agora prove que os russos espionaram o Brasil?

Juarez Martinez de Castro

Como assim “suposto navio espião russo”.
Este navio, segundo a própria Marinha Russa é um navio de coleta de sinais. Então não tem nada de suposto, ele é sim um navio de inteligência e que estava plotando a localização de cabos submarinos, coisa que sabidamente os Russos vem fazendo a muito tempo

Agressor's

Em 2013 os serviços de inteligência dos eua promoveram espionagem econômica contra o nosso país durante o governo Dilma, e no mesmo período sumiu o a HD da Petrobras que tinha informação sigilosa provavelmente relacionado ao pré sal. Agora entenderam a jogada que aconteceu no pais? O que esta em jogo é o domínio do poder econômico global, e os eua não querem perder essa posição e para isso se utilizam de meios como a guerra econômica para infligir sanções contra países alvos e assim poder manter sua hegemonia econômica. Os recursos naturais atuam como um dos principais motivadores das… Read more »

Last edited 1 ano atrás by Agressor's
SteelWing

Ele aí tá até agora reclamando uma suposta espionagem de um par de cabos, pra justificar as espionagens sistemáticas assumidas pelos norte-americanos.

Bosco

Você mostra a foto de uma garota com um sol negro na roupa e quer que isso sirva de prova e nos convença do genocídio cometido pelos ucranianos, agora o Leandro tem que mostrar a confissão assinada pelo Putin com firma reconhecida dizendo que espiona o Brasil para que você possa acreditar que por um momento a Rússia nos espionou como se isso não fosse a coisa mais banal do mundo.
Comédia!!!

SteelWing

só achismo seu, como sempre. Diz que é mentira pra OTAN que apagou o twitter. E diz isso lá pro norte americanos que assumiram a espionagem. Mas você é baba ovo deles kkk

SteelWing

Relaxa Agressor, eles torcem pro tio Sam, mesmo que o tio Sam prejudique e sabotem o Brasil comprovadamente e eles saibam, ainda se dizem patriotas… torcem até pra nazistas, que fariam picadinho deles…

Bruno Vinícius

Bosco, se não for false flag, podemos inferir que os americanos sequer precisam de F-35 para lidar com os S-XXX, basta uns velhos apaches com Hellfire mesmo.

Heinz Guderian

Seguindo a lógica, nossos A29 Super- tucano também entrariam nas defesas russas, hehehe

pampapoker

Ué um carinha não pousou um Cessna uma vez, isso vem de longe kkkk.

Marcos R

Pousou em plena Praça Vermelha, em 87, ainda na guerra fria…

Nascimento

Sabe o que é mais lamentável? Mesmo que num cenário hipotético, o melhor vetor de asa rotativa capaz de infiltrar tropas e destruir radares inimigos com alta precisão, blindagem e podendo se aproveitar da baixa altitude e baixa velocidade era o AH-2 Sabre e seus mísseis, seja o Sthurm ou o Ataka, o A-29 ST apesar de levar bombas guiadas, não possui as mesmas vantagens de um helicóptero contra um BUKM3 ou um CAMM, pois voa a altitudes muito maiores que um Sabre poderia voar. Sabe o que também é interessante? O fato da Venezuela só deter do ZU-23-2 para… Read more »

Last edited 1 ano atrás by Nascimento
SteelWing

os militares que desperdiçam esse patrimônio deveriam ser demitidos por tamanha incompetência, sabotagem e servir aos interesses do tio Sam.

Juarez Martinez de Castro

O T 27 já seria suficiente

Adriano RA

Também acho. Essa guerra mostrou o quanto estávamos errados em relação ao poder militar convencional russo. Incompetência total.

Heinz Guderian

Acho que você não sabe ainda, mas vou te informar.
A Rússia e a Ucrânia estão em guerra.

Bosco

Mas os ucranianos já foram longe demais em resistir ao agressor, agora, contra-atacar aí é o cúmulo da insensatez, afinal, Putin foi lá com a boa intenção de livrar os ucranianos dos nazistas que tomaram a Criméia deles. Ah! Não! Esse foi o Putin que tomou. Os nazistas da Ucrânia fizeram foi destruir 20% das edificações de 50% da infraestrutura. Ah! Esse também foi o Putin. Ah! Agora eu lembrei. Os nazistas da Ucrânia queriam tomar parte do território da Ucrânia. Ops! Isso também é o Putin que tem financiado. Bem! Não sei! O que eu sei é que os… Read more »

SteelWing

porque você então não entra num grupo neonazista? vai poder defender eles lá à vontade!

Bosco

Não pretendo seguir seu conselho. Tenho igual repulsa por nazistas e comunistas, que pra mim são as faces de uma mesma moeda.
Por isso simplesmente ver o seu “nome” me dá náuseas.

Carlos Gallani

Eu acho que vc está com dificuldades cognitivas, ele não esta dizendo que nazismo é bom, leia de novo e entenda que este é o bode expiatório para uma politica expansionista injustificável!

SteelWing

tudo bem, quem não existe são os nazistas na ucrania, nem a OTAN teve que apagar um twitter que tinha uma militar ucraniana com o sol negro no uniforme… é tudo mentira! kkk verdade mesmo é o Fantasma de Kiev, ah sim !os russo já morreram de fome? a comida deles acabou no segundo dia não foi?

Last edited 1 ano atrás by SteelWing
Bosco

Fale de crimes. Que mxrdx é essa de sol negro? Mostre os crimes. Ninguém quer ver fotos de pessoas com suásticas ou sol negro ou lua de prata ou a bandeira da SS ou da Beija Flor de Nilópolis. Prove os crimes cometidos e deixe de se passar por tolo. E fotos não servem de nada. Eu sou um analfabeto em computação mas dou conta de colocar o Papa de cuecas de bolinhas vermelhas em uma foto. Imagine o que KGB não da conta de fazer. Mostre o que esses nazistas fizeram e não do que eles se autodenominam ou… Read more »

SteelWing

fala isso pra OTAN que apagou o twitter, que é fake news, se é fake porque o OTAN apagou? a resposta é óbvia.

Bosco

Entender ele entende Carlos, só pratica a desonestidade intelectual como método de argumentação. Ou seja, se faz de burro , e diga-se de passagem , nem parece atuação.

Carlos Gallani

E a resposta dele nem conecta com meu comentário, que tem nazista na Ucrânia a gente sabe desde que a Sara Winter pegou uns bolsonaristas radicais e queria Ucranizar o Brasil, agora isso ser motivo para a invasão é simplesmente delirante!

SteelWing

Prezados,
Vocês querem que os nazistas ucranianos percam, mas que os russos também percam. Não existe essa opção. Ou um ou outro na Ucrânia. Só um lado vai vencer, acho que vocês que não estão conseguindo raciocinar.

Carlos Gallani

Meu deus, é verdade, a Ucrânia atacou um país que esta em guerra, quem poderia esperar isso!

Leandro Costa

A da pipa com cerol foi boa hehehehe

Alexandre Cardoso

Pode ter sido um balão disfarçado de helicóptero ucraniano

Leandro Costa

É…. se bobear pegam carona nessa cauda do cometa, vão ver a via láctea, estrada tão bonita, brincam de esconde esconde com os S400, voltam pra casa em seus lindos balões azuis 😉

Heinz Guderian

1- Isso pode ter sido um False Flag russa, para que sua população apoie mais ainda a guerra e o Putin prolongue mais ainda esse conflito, com o intuito de conquistar mais territórios. 2- Pode ter sido um False Flag russa com o intuito da Rússia justificar o uso de armas nucleares táticas na Ucrânia. 3- Se realmente foi um ataque ucraniano, isso só vai envergonhar e mostrar como a defesa AA russa nessa região é pífia ou vexatória. Como dois helicópteros que relativamente são lentos comparados com caças adentram 80km dentro de território russo e não são visualizados? 4-… Read more »

Carlos Gallani

Se foi um false flat por qualquer motivo foi burro, não é suficiente para justificar armas nucleares, só mostra incapacidade para quem diz que esta tudo nos conformes…
Sinceramente não acredito em false flag!

Marcelo-SP

False flag ou não, as hipóteses são desabonadoras para os russos… ou são incrivelmente cínicos e desonestos, ou são militarmente incompetentes.

Luiz Antonio

Os dois

Juarez Martinez de Castro

As duas coisas, com grande ênfase para a segunda.

TukhMD

comment image
Estado atual do An-225 Mriya.

Last edited 1 ano atrás by TukhMD
Renato de Mello Machado

Eu já vi isso no passado de país precisar de uma false flag para ir a guerra.Quer dizer uma eu não era nascido.A outra eu acompanhei o momento.

Carlos Gallani

A Rússia não precisa deste false flag, a teoria das armas nucleares táticas é fraca e o apoio popular não melhora, um false flag contra um asilo, uma creche ou ate uma instalação nuclear faria muito mais sentido do que em um alvo tecnicamente estratégico, pra mim não foi false flag!

Last edited 1 ano atrás by Carlos Gallani
TukhMD

Um comentário meu caiu na moderação, editores. Peço que revisem-no.

Daniel Lopes

A infantaria russa mostrou que é composta por um bando de amadores. Só ganharam a 2gm devido à tática suicida de enviar soldados aos milhares contra os alemães.
Se for real este ataque, mais um fiasco da defesa aérea russa.
Se for false flag, só as putinetes daqui vão acreditar.

Felipe

Só torcida e achismo

Lewandowski

Não é banderia falsa. Não existe motivo algum para essa teoria. A troco de quê, se os russos estão em guerra! . Acredito que os Ucranianos investiram num ataque pra mostrar, tanto para sua população, que ainda o país está em combate, quanto para levar ao povo russo o gosto do caos. . O que pode mudar a vontade de Putin é a opinião pública e talvez pra isso tenha se tomado a decisão suicída de atacar o território russo. . De qualquer forma, com pequenos estragos, muda a moral da tropa e mostra o quao as FA russas são… Read more »

Last edited 1 ano atrás by Lewandowski
Joanderson

Entao site aguma tecnologia que os EUA usaram em 1990 que a Rússia não possuem hj ?

Bosco

Ele citou a invasão do Iraque em 2003.

Leandro Costa

Apesar de ele ter citado a invasão de 2003, vou mencionar uma tecnologia da qual não se sabe ao certo, e se dúvida que os Russos tenham no patamar que os EUA tinham em 1990: Stealth.

Bosco

Joanderson, Nem sempre o fato de um país não adotar determinado armamento configura que ele não detenha a tecnologia para se quiser adotá-lo em algum momento razoável no futuro. Talvez seja questão doutrinária não adotar a dita tecnologia. Então fica complicado citar “tecnologia” mas sim fazer um comparativo acerca do uso prático dessa tecnologia utilizada em 2003 pelos americanos no Iraque. Já que você perguntou, alguns exemplos de uso prático de tecnologia que os russos não adotam hoje e que os americanos adotaram em 2003. Por exemplo, aeronaves stealth os russos não adotam na prática ainda hoje dada a reduzida… Read more »

Last edited 1 ano atrás by Bosco
Bosco

Sem querer complicar, mas vou citar tecnologias pós 2003 que os russos não adotam e já são de uso comum nos EUA:
1- convertiplanos , como o V-22
2- mísseis antibalísticos exoatmosféricos , como o SM-3, GBI e THAAD
3- radar AESA com TRM de GaN

Para compensar vou citar 3 tecnologias que os russos adotam e os americanos não:
1- radares VHF (anti stealth)
2- tecnologia HGV ( hypersonic glide vehicle) como no Avangard
3- propulsor “scramjet” como possivelmente no Zircon (na verdade ainda não está operacional ainda)

Zezão

Os americanos não precisam desenvolver radares VHF, já que os russos com seus aviões stealths não são uma grande ameaça. Idem a tecnologia HGV e scramjet russo, pois o sistema antibalístico deles tbm não é um grande obstáculo aos mísseis dos EUA.
O problema é o poderio militar dos chineses…
Aí o bicho pega.

Carlos Gallani

“O problema é o poderio militar dos chineses…”
Claro que cautela é algo valido mas será que a China tbm não é essa coca cola toda, a gente praticamente não viu nada deles em uma guerra de alta intensidade, estamos nos baseando somente em propaganda estatal!

Zezão

A marinha da China já superou em número de navios os EUA, isso não é mera propaganda.
Os EUA não precisam de tecnologia scramjet e HGV pra enfrentarem os russos, mas contra a China a história é outra.

Bosco

Zezão, Também tenho a mesma impressão do Carlos. Inegavelmente os chineses possuem uma grande frota de navios, observável via satélite , mas daí para inferir que são equipamentos em estado da arte e com os sistemas totalmente operacionais é outra coisa. Em relação à tecnologia hipersônica (que você bem exemplificou na forma do scramjet e HGV) os americanos não veem nela como o Santo Graal contra a interceptação tendo em vista que os meios ditos “convencionais” ora em uso já são suficientemente capazes de cumprirem sua missão. Os americanos, como você sabe, quer adotar tecnologia hipersônica para ter mais uma… Read more »

Inimigo do Estado

Essas tuas previsões são iguais as de teu finado guru, nenhuma se sustenta e todas caíram por terra. A China hoje tem capacidade para dar uma surra de pau mole nos EUA, pode até perder, mas os EUA nunca mais se recuperariam de uma guerra em larga escala contra a China.

Carlos Gallani

Tá bom mas a Russia ate ontem era o exército número 1 em blindados top das galáxias, será que estes navios chineses tem recheio, tem capacidades ou são apenas patos?
O governo Chinês fala o que quer, não tem uma mídia livre para promover informação que nem a gente viu nos casos do LCS e Gerald Ford!

Nascimento

Acho que não é uma questão de engenharia mas sim filosófica. O erro russo foi estratégico, não operacional e nem tático. Idem pros sauditas no Iêmen. Os americanos tinham mais de 700 mil militares em volta do Iraque, centenas de bases e muito mais apoio aéreo e naval, fizeram cerca de 30 mil ataques aéreos em 1991 e só avançaram sobre o Iraque após quase 2 meses de bombardeios. Em 2003 tinham 450mil homens e lançaram mais de 800 Tomahawks. Os EUA tem muito medo de terem grandes perdas não apenas devido a impopularidade que isso gera, mas também devido… Read more »

Felipe

Parabéns pela análise. Melhor comentário de todos, sem torcida, sem achismos.

SteelWing

Prezado Bosco, A questão é mais orçamentaria do que não ter o know-how ou não ter muitas destas tecnologias citadas, soviéticos tinham sim o ônibus espacial Buran, e outros em construção ,que fez um voo orbital e pouso totalmente automáticos ainda nos anos 80 e projetos em andamento de navios com catapultas como o Ulyanovsk que já tinha 40% do casco concluído, tinha caças também STVOL sim, como YAK-38 e YAK-141 ( o qual a lockheed comprou para estudo). Com o advento do capitalismo na Rússia e a consequente queda do PIB como efeito ( são dados), diversos projetos foram… Read more »

Last edited 1 ano atrás by SteelWing
SteelWing

na imagem o Space Shuttle Buran

Bosco

Eu deixei claro que não foi questão de know-how. Ponto! Quanto à pergunta que motivou meu comentário, ela foi precisa , não admitindo interpretação livre. A seguir: “Então site alguma tecnologia que os EUA adotaram em “2003” que a Rússia não possui hj ?“ Mas em nome da salutar discussão, alguns comentários acerca do que disse. 1- O Buran nunca retornou ao espaço, portanto, os russos nunca validaram o conceito de veículo espacial reutilizável. Ficou só na intenção. 2- O Yak-141 não passou de protótipo 3- O Yak-38 foi adotado por 15 anos mas não está mais em uso e… Read more »

SteelWing

De acordo.

Mas isto não tira o fato de que Buran era/seria reutizável, apesar de não ter sido reutilizado. Alías a tecnologia de voo e pouso automáticas eram bastante surpreendentes, nos 80, mas essa é outra discussão.

Last edited 1 ano atrás by SteelWing
Andre

Apesar do colega ter citado a invasão de 2003, em 1990 os EUA já operavam aviões furtivos.

Uma só está bom né?

Zezão

Eu duvido muito….
Como é que haviam pessoas filmando no local às 5 da manhã, os caras eram videntes?
Oras, filmaram os helicópteros disparando os mísseis, já estavam acordados antes do barulho das explosões.

Marcos R

De qq forma foi um ativo militar legítimo, um grande depósito de combustível próximo a fronteira… Se já tinha tanque parado sem combustível, agora só resta acionar o Seguro e pedir um guincho.

sub urbano

Tem nada de false flag. O video é legitimo. Mesmo sabendo da possibilidade de uma infiltração do tipo por helicopteros, foi um ataque extremamente ousado e corajoso dos envolvidos. Os ucranianos sabem lutar e ajudaram a projetar as armas que usam.

Marcos R

E principalmente conhecem bem as armas que são usadas contra eles… Suas vantagens e principalmente suas deficiências.

Alecs

Postaram essa notícia no Forte e eu disse que não confiava no UOL. Agora está explicado “The Moscow Times” fonte menos confiável ainda! Com certeza é safadeza dos russos para parar as negociações e escalar ainda mais essa terrível guerra! Putin pra mim é um grande covarde! Covarde e mentiroso!

Luiz

Ah então ele vai falar a verdade entregando os planos do governo russo na geopolítica. Vai entregar os planos econômicos e militares da Rússia para os inimigos. Vai entregar todos os planos dessa guerra pra o ocidente analizar. O cara consegue ser tão inocente.

sub urbano

Enquanto isso o Brasil esnobando o Mi24/35…

Rodrigo M Ferreira

Sabia q isto ia aparecer aqui hj

Nascimento

Qual é o erro do comentário? A FAB não explicou nada na sua nota. Só disse que iria desativar e dane-se explicações.

Pro GTE não falta dinheiro. Melhor usar um esquilo com uma .50 pra fazer missão de escolta e CAS, né?

Last edited 1 ano atrás by Nascimento
Rodrigo M Ferreira

Explicou a questão do custo…

Se você não aceita, problema seu.

Nascimento

”Custo da revisão proibitivo, muito acima do aceitável.” Então a FAB que tem GTE e várias outros benefícios, diz que o custo de revisão é proibitivo. Forças Aéreas com um ENORME orçamento, como Mali, Iraque e Nigéria tem mais dinheiro pra operar, por isso lá o Mi-35M opera bem e combate. Ainda existem os GIGANTES Kazaquistão e Uzbequistão. Todos eles, exceto o Iraque e o Kazaquistão, precisam enviar suas aeronaves para a Rússia para realizar as revisões. Logo, o custo de revisão dessas aeronaves é igual ou maior do que o nosso, já que as revisões seriam feitas no Brasil,… Read more »

Last edited 1 ano atrás by Nascimento
Rodrigo Martins Ferreira

Se você n quer aceitar a explicação é um problema seu..

Não tem comparação o custo e facilidade de manutenção de uma aeronave civil ocidental, como uma militar russa..

Se você está falando que eles operam, sorte deles…

Aqui não virou e pronto…Aceita que dói menos.

Nascimento

”Mas vcs adoram a Rússia, que mente e esconde tudo e citam os EUA como bom exemplo de governança..” Vocês quem? Eu faço uma pergunta sobre a desativação de um vetor e do nada isso vira uma birra entre um americanófilo e um russófilo? Com base EM QUE você fala isso?  A questão aqui pra mim não se trata da FAB querer ou não os Sabre, mas sim não dizer absolutamente nada sobre a baixa do equipamento. É simplesmente assim: “olha, vamos desativar os Sabres”, ai alguém pergunta o porque e o Rodrigo simplesmente, ao NÃO responder NADA, manda diretamente… Read more »

SteelWing

Quer a explicação mais lógica, apesar de não parecer? :Os militares aqui são todos fãs do tio Sam, no Rambo 3 o vilão era um mi-24, deve ser isso.

Carlos Gallani

Corroborando com seu comentário, até papagaio fala agora apresentar números, um estudo com a situação e outras possibilidades é outra coisa, talvez algum jornalista tenha que ligar para Mali para conseguir alguma informação!

Juarez Martinez de Castro

Aproveita agora e pede peças de MI 35, pode ser que algum Klingow em um cargueiro estelar em velocidade de dobra nos entregue sem passar pelo crivo da OTAN.
Já ouviu falar no embargo a Rússia????

Nascimento

A desativação foi antes das sanções após a invasão da Ucrânia…

Se for devido as sanções do CAATSA, pq não desativaram em 2017 então? Ta vendo como não tem lógica esse argumento?

Por que o Igla esta operacional no EB então? Vão desativar quando?

Não era o custo da revisão/operação? Ta vendo como a narrativa muda?

Nascimento

A FAB não mencionou nada de custos, não falte com a verdade. Ela sequer enviou uma nota oficial explicando o motivo da desativação. Quem mencionou custos foi o Rinaldo. Ou seja: A FAB ainda continua devendo explicação. A USAF vai desativar vários F-22 e já explicou a razão de fazer isso, a maior parte das FA’s no mundo fazem. A FAB está desativando os Sabres e dane-se o motivo, dane-se quem pergunta. Se a FAB vier a público e falar “olha, essa aeronave não tem papel na nossa força e o custo da grande revisão é X, fazendo o comando… Read more »

Last edited 1 ano atrás by Nascimento
Rodrigo Martins Ferreira

Os EUA a legislação é diferente daqui..

Tudo lá é mais transparente e claro que aqui…

Mas vcs adoram a Rússia, que mente e esconde tudo e citam os EUA como bom exemplo de governança..

Vai entender..

Nascimento

”Se você n quer aceitar a explicação é um problema seu..” Aceitar o que? Nada do que ele falou é oficial. ”Não tem comparação o custo e facilidade de manutenção de uma aeronave civil ocidental com uma russa..” O que tem de diferente? Você já foi oficial da aviação do CIAvEx ou da FAB no Esquadrão Poti pra falar isso? Eu li relatórios da FAB sobre o AH-2 Sabre, todos diziam que a taxa de operacionalidade era alta e que ele atendia aos requisitos. Com base EM QUE você fala isso? Nenhum operador de equipamento russo reclamou de falta de… Read more »

Rodrigo Martins Ferreira

Mais uma vez…

Se você n aceita a falta de informação, como você está dizendo busque a informação oficial.

A Força Aérea tem meios de lhe responder isto..

https://www.fab.mil.br/transparencia_ativa

Agora pra você estar fazendo esta choradeira toda é porque você tem uma tese…

Vamos ver se eu adivinho…

Heiiin a FAB é preconceituosa e não quer equipamento russo…

Sempre a mesma ladainha..

Nascimento

QUE INFORMAÇÃO? Nada do que você disse é oficial. A FAB não deu motivos pra baixa dos Hinds. Diversos jornalistas e entusiastas enviaram emails e perguntaram pra FAB o porquê da desativação e até agora nada. Que choradeira? O rapaz fez um comentário ironizando a desativação do Hind e você responde como se tivesse informações a respeit, mas pelo visto não tem. Exigir transparência de uma repatição pública é chorar? Então os americanos choram quando perguntam sobre a desativação de algum vetor? A FAB está desativando os Sabres e dane-se o motivo, dane-se quem pergunta, isso é errado! Se a… Read more »

Nascimento

Então a FAB foi o ÚNICO operador do Mi-35 que disse que o custo de revisão é proibitivo. Forças Aéreas com um ENORME orçamento, como Mali, Iraque e Nigéria tem mais dinheiro pra operar, por isso lá o Mi-35M opera bem e combate. A situação aumenta ainda mais quando a FAB já desativou um esquadrão de F-5 na região para proteger Brasília dos poderosos cinco T-27 do Paraguai e cinco K-8 da Bolívia, de forças aéreas poderosíssimas, agora desativa o único meio de ataque válido dentro das três forças e que pode destruir algum carro de combate com blindagem ERA… Read more »

Rodrigo Martins Ferreira

Me fala qual o conceito operacional de todos estes outros operadores e o da FAB..

Você é capaz de afirmar ? Não..

A Venezuela, Mali e outros paisecos operam Hinds…

E ai ? Quantos Hinds estão hj na linha de vôo ?

Quantos quando decolam tem tripulações prontas e devidamente treinadas para combate ?

Entendeu ?

Nascimento

Conceito operacional? Isso nem existe, você falou de custo operacional e até agora NÃO PROVOU nada do que disse. Eu provei que o índice de operação do Hind no esquadrão Poti era alto, o próprio Cel Schwertz disse isso. O que existe é doutrina de emprego, e a própria FAB quis o Hind, não atoa fez o programa AH-X no passado querendo um helicóptero de ataque pra fazer escolta dos vetores CSAR de asa rotativa. Ta vendo como tu mente? ”A Venezuela, Mali e outros paisecos operam Hinds… E ai ? Quantos Hinds estão hj na linha de vôo ?”… Read more »

Nascimento

Os motivos da desativação ou desarmamento não é informação classificada, aliás está bem longe disso! Quem leu a nota sabe disso. A FAB vai desativar o Poti? Ok, mas por quê? “Ah, mas é pra focar no SAR e – segundo o Rinaldi – adquirir mais H-60”. Não dava para fazer com o AH-2? Não? Ok, venha a público e diga “olha, a grande revisão é cara, vale mais a pena adquirir H-60 e fazer um novo esquadrão dedicado ao SAR, neste caso, oferecemos o AH-2 Sabre ao Exército e, caso não queira, iremos colocar à venda”. Qual a dificuldade… Read more »

Nascimento

Esse tem que ser o ponto discutido aqui, foi não faz o menor sentido! Até o momento, fomos os ÚNICOS operadores de equipamentos Russos que rejeitamos trocar peças velhas por peças novas, falar que o custo é inviável! Hahaha!

Nascimento

Quando tiver argumentos de fato e não torcida, volte aqui… Mas isso não é novidade, aliás a IAS veio para solucionar os problemas logísticos quanto aos Sabres, queixados pela FAB ainda em 2013. Isso foi explicitado pelo Coronel Schwertz (aviador da FAB), que foi ao Esquadrão e requisitou informações sobre como estava sendo feito a manutenção e a questões de peças sobre o Sabre, pois ele, na época, foi Gerente do programa do Pantsir-S1. Relataram o problema pra ele, inclusive tinham problema com pneus, porém, em 2014, quando teve uma nova solicitação dele, a FAB devolveu dizendo que haviam sido… Read more »

Last edited 1 ano atrás by Nascimento
SteelWing

Quer a explicação mais lógica, apesar de não parecer? :Os militares aqui são todos fãs do tio Sam, no Rambo 3 o vilão era um mi-24, deve ser isso.

EduardoSP

As FA brasileiras não acham que devam explicações.
A gente tem de pagar tudo o que acontece no mundinho deles de bico fechado.

Rodrigo Martins Ferreira

Isto eu concordo com você..

Os militares ainda não tem a visão de serviço público…

Eu sou CAC, falo isto com “lugar de fala”.

Juarez Martinez de Castro

Eu vou reunir paciência e tentar te explicar o porquê de querermos dar fim na novela “MI 35”. Durante o governo ok do “nunca I, o “honesto”, o desequilíbrio do comércio com a Rússia se acentuou e surgiu a ideia de se comprar material militar Russo que veio a se concretizar com mais um lote de Iglad que já tinham sido adquiridos anteriormente, junto com isto a Rússia propôs vender quatro MI 35 dow grade que se destinavam inicialmente a um país africano que declinou da compra. Posto isto o ‘nobre’ Mindef, um civil, junto com um grande expoente do… Read more »

Nascimento

Sim, óbvio que houve interferência política, mas a compra fazia parte de uma concorrência chamada AH-X da PRÓPRIA FAB que desejava um helicóptero de ataque pra fazer escolta dos vetores de asa rotativa na época. Seu comentário sobre empurrar o Hind não responde minha pergunta, por que foram desativados? A FAB não explicou NADA na sua nota de desativação.

Se fossem falar: Olha, esse equipamento não serve mais pra nós e vamos focar no CSAR apenas, sem escolta. Pocha legal, honestidade, mas na nota simplesmente NÃO DIZ nada, apenas afirma da desativação.

sub urbano

ou ainda: “se vc nao aceita que a terra é plana problema seu” kkk

sub urbano

são os mesmos de sempre

Rodrigo Martins Ferreira

Dai a sua profunda e completa explicação então…

A única coisa que vocês sabem fazer é narrativa.

Luiz

Tem que sobrar bastante dinheiro pra pagar os altos salários dos militares,viúvas e filhas solteiras que são milhares recebendo salários de 10 a 100 mil reais. Ainda tem as regalias dos milhares de alta patente que não pode faltar. Nos governos anteriores tinha dinheiro e agora não tem. Até a aquisição dos gripens foi criticada.

Rodrigo Martins Ferreira

Regalia e privilégios tem no funcionalismo todo..

É uma praga..

Eu que pago DARF todo mês fico p… da vida…

Mas n é isto que tirou o Hind de operação…

Acho difícil ter pessoa com mais críticas so projeto do Gripen que eu.

Capa Preta

A FAB previu as sanções a Rússia e não quer se indispor com fornecedores dos EUA por conta da Embraer. Simples assim .se algum dia sanções estadunidenses atingirem a Embraer essa abre falência, tanto em sua rentável aviação civil e executiva, quanto em seus projetos militares ( griphen,KC 360,super tucano) todos dependem de motores de tecnologia americana.

Nascimento

Ahh é mesmo?!? Então a FAB previu a guerra da Ucrânia? Se nem os serviços de inteligência da França e da Ucrânia previram a guerra (e consequentemente as sanções) tu quer me dizer que o comando da FAB, que gasta 80% do orçamento com salários e pensões previu a guerra antes de todos eles? Tu ta de sacanagem, só pode, nunca li um embuste maior que esse. Aliás: O CAATSA tem vigor apenas contra acordos feitos após a sua vigência (2017), não contra acordos de manutenção feitos antes do próprio (o nosso foi em 2009), isso significa que o Hind… Read more »

Last edited 1 ano atrás by Nascimento
Capa Preta

Oh “jênio” …a Rússia já estava sofrendo embargos e sanções antes do início da invasão, e os importadores/exportadores que operam em dollar já estavam correndo de operações envolvendo a Rússia, esse foi o sinal vermelho que a FAB viu possivelmente avisada pela Embraer.

Nascimento

Ahh é? Então por que o EB não deixou de operar o Igla? Pois as sanções do CAATSA só valem pra acordos vigentes pós 2017. O acordo com o Hind foi feito antes disso. Se tem provas do que falas, que poste aqui!

Capa Preta

Você está comparando um simples míssil mampards feito para abater teco teco como o igla com um helicóptero de ataque complexo e extremamente custoso em sua manutenção, que toda hora precisa repor peças sensíveis por conta de desgaste operacional natural. Ou seja toda hora tem que importar peças de sua fábrica original.

Nascimento

As sanções valem pra tudo. Sua falta de resposta e de provas prova a mentira do seu comentário. Extremamente custoso? Fala isso pra Etiópia que opera eles no Tigre e pro Iraque e Mali… É muita falsa inferência e mentira… O único heli caro de operar na força é o Caracal. O Hind e o Blackhawk são pau pra toda obra. O próprio Cel Schwertz (piloto do Hind) afirmou que o custo operacional era baixo e que de manutenção também.. Errados somos nós ou os outros países? Para pensar. De cabeça recordo que na AL quase todos os países operam… Read more »

Nascimento

Pros boots que deram deslike, fiquem a vontade pra dar mais, o que eu quero são argumentos e provas, não falsas inferências… Se esses 10 que me deram deslike tiverem alguma prova, que use-as aqui ao invés de ficar sempre no disse me disse… A FAB continua NÃO dizendo NADA sobre a desativação…

SteelWing

Cara nem adianta, são todos amestrados pelo discursos norte americano que tudo que nao é norte americano não presta.

Juarez Martinez de Castro

Porque vão atirar até acabar o estoque depois serão RBS 70 e Stingers, simples assim, a FAB idem.

Nascimento

Por que vão atirar até acabar com o estoque? O RBS 70 é muito mais pesado que o Igla e sequer deveria ser considerado um Manpad, até pq precisa de muitos homens pra operar. Qual a razão da exclusão? Tem provas disso ou é só ACHISMO? As FAs virem com “vou desativar” e “problema seu, não lhe devemos explicação” é inaceitável! Vi comentários de jornalistas, de todos os lados, do Defesanet até a Fossa Aérea, passando pelo Defesa Aérea Naval, enviando e-mails para o centro de comunicação da FAB e se quer recebendo uma resposta sobre. É uma situação complicada… Read more »

Juarez Martinez de Castro

Nunca se tomou uma decisão tão acertada que agora foi chancela pela guerra, quando avisamos aqui que a logística russa de pós venda é um Deus nos acuda, e vocês em torpor alucinógeno permanente defendidas estás porcarias. Agora, tente comprar um spare de MI 35 e me avise que vai vender e entregar.

Nascimento

A IAS veio para solucionar os problemas logísticos quanto aos Sabres, queixados pela FAB ainda em 2013. Isso foi explicitado pelo Coronel Schwertz, que foi ao Esquadrão e requisitou informações sobre como estava sendo feito a manutenção e a questões de peças sobre o Sabre, pois ele, na época, foi Gerente do programa do Pantsir-S1. Relataram o problema pra ele, inclusive tinham problema com pneus, porém, em 2014, quando teve uma nova solicitação dele, a FAB devolvendo dizendo que haviam sido resolvido todas as pendências em relação aos suprimentos e manutenção da aeronave em território nacional. Tanto que em 2020… Read more »

Renato Carvalho

Seriam os fantasmas de Kiev????

Pablo Maroka

O golpe moral é 10 vezes maior do que os danos fisicos.

Quando pensavam que tava tudo dominado e que não veriam guerra em solo russo.

Ucranianos estão de parabéns hahaa

Kornet

Esse negócio de que país nuclear não pode usar arma nuclear é utopia que o digam os protocolos de defesa dos EUA,RÚSSIA,Israel,China(tá querendo mudar) os outros devem pensar da mesma forma,pois quem não tem que se ferra,a ONU,o papa comunista ou os marcianos irão impedir ou dizer que é feio usarvem quem não tem?
Quanto a esse ataque se foi false flag o tempo dirá,agora se foi falha ;a Rússia tá dando um grande vexame e demostrando muitas falhas.

Daniel Lopes

Onde estão as putinetes?

Mgtow

Terá serissimas implicações a Ucrânia.
Eu não queria tá pele deles

Rodrigo M Ferreira

Fala aí o q irá acontecer a pele dos pobres ucranianos.

Victor Filipe

Eu não sei o que ele tem na cabeça… os dois paises já estão em guerra, que “seríssimas” implicações seria? por causa de uma meia dúzia de deposito de combustivel (alvo estrategico valido) que feriu 2 trabalhadores Russos?

A Russia já ta usando bombas burras, já ta nivelando cidades com artilharia de tubo, já ta usando artilharia de foguetes e bombas Cluster nas cidades… oque falta? ataque com armas químicas, uso de Nukes? serio?

Leandro Costa

O Putin vai dizer para o público que vão aumentar a operação especial para ‘operação muito especial.’ Só pode…

Victor Filipe

KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

Guilherme Leite

Vão invadir a Ucrânia?kkkkk

ORIVALDO APARECIDO SALVADOR JUNIOR

Os s400 nunca falham

Victor Filipe

KKKKKKKKKKKKKKKK Eu amo a internet.

Segio

Agora eu entendi, porque certa pessoa sumiu do chat .

Heinz Guderian

😂 Bingo

Daniel Lopes

Esse comentário merece um quadro.

Carlos Gallani

Tem como seguir no wordpress? HAHAHAHAHHAHAAHHA
Serio, cada vez que vc posta um absurdo que esse cara fala eu dou uma risada, seu trabalho em mostrar o quanto esse cidadão não sabe o que fala esta de parabéns!

Andre

Teve um outro post dele em que ele colocou o su57 como destaque.

Tadinho….

Gilson Elano

Se essa ação partiu dos ucranianos, isso é digno de filme. Essa ação, em termos de propaganda, caso tenha partidos dos ucranianos, se assemelha ao ataque americano ao Japão, na Segunda Guerra. Espero que as tripulações estejam bem. Eles tem uma mina de ouro na mão, caso queiram falar sobre essa operação.

Nonato

Essa é uma atitude covarde e brutal da Ucrânia.
Onde na se viu atacar um pais pacífico e soberano…

Victor Filipe

Neste aqui, forte o sarcasmo é

Nascimento

Atacar? Foi uma operação especial ucraniana… Hahaha

Last edited 1 ano atrás by Nascimento
Nonato

Eu não bebo, não gosto do cheiro de bebidas.
Mas licor de amarula tem um cheiro muito bom…

Jagdverband#44

Putin fez várias false flags na época para justificar a invasão da chechenia. Matou dezenas ou centenas de cidadãos russos.
Acho que o próximo passo é ouso de NUC tatica.
Típico dos covardes

Rocha

Assim não vale, atacar o solo da mamãe Rússia, que ousadia! No caso de ser confirmado, pergunto: poderiam ser rebeldes chechenos querendo entrar na briga novamente contra os russos? Tem putinete aí que já deu por perdido o final de semana. A coisa tá russa!

Chris

E cade os maravilhosos S 400 do Kings que não pegaram nem 2 míseros helicópteros?

Last edited 1 ano atrás by Chris
CESAR ANTONIO FERREIRA

A silhueta das imagens corresponde ao Mi-24…
Operado por ambas as forças neste conflito.

o interessante é a recusa do governo ucraniano em reivindicar este raid, que por si é um evidente sucesso, uma vitória.

Primeiro o silêncio, depois a recusa.

Estranho…

Argumentar como ataque de falsa bandeira é ainda mais esquisito, afinal, o que se ganharia com isso? A guerra já ocorre… Desculpas não mais são necessárias.

Last edited 1 ano atrás by CESAR ANTONIO FERREIRA
Zezão

Se não foram os ucranianos, por que eles assumiriam o ataque? O que os russos ganhariam com isso? Oras, talvez Putin precise de um motivo pra demitir o ministro da defesa ou o comandante do exército por essa falha, seria uma boa desculpa. Achar um bode expiatório pra botar a culpa pelo fracasso da invasão é uma das prioridades de Putin, alguém precisa assumir os erros dele. Ademais, demitir alguém do alto comando das FFAA só porque discordou do presidente não cairia muito bem durante uma guerra, é preciso algo mais, não é? É uma possibilidade que não pode ser… Read more »

Last edited 1 ano atrás by Zezão
Reinaldo Deprera

Os ucranianos deixarm de fazerem contra-ataques a pelo menos 1 semana. E estão na ofensiva em quase todas as frentes. A novidade aí foi a asa rotativa sendo empregada dentro do território russo, em um dos alvos táticos mais importantes para enterrar de vez a mobilidade russa a nordeste/noroeste de Kiev e Karkhiv. A cerca de 5 dias fiz um comentário com link de uma entrevista da CNN a um piloto ucraniano com muitas informações interessantes. A entrevista foi dada enquanto os caças decolavam atrás dele em uma base secreta. Ou seja, a força aérea ucraniana não fez nenhum esforço… Read more »

Last edited 1 ano atrás by Reinaldo Deprera
Antunes 1980

Simplesmente estamos vendo uma ex potência militar passar vergonha atrás de vergonha.

Além do fracasso e perdas colossais na Ucrânia, agora ter ser próprio território atacado foi a gota d’água.

Do jeito que o Kremlin mente, não duvido que esta seja uma justificativa para uma ação mais insana. Quem sabe até bombardeios nucleares táticos, alegando envolvimento da OTAN. Segundo a inteligência britânica, Putin e o alto escalão russo já estão em bunkers.

Deus tenha misericórdia da Europa e de todo mundo !

Inimigo do Estado

Acontece, os EUA deixaram dois boeings gigantescos bater num dos maiores edifícios do mundo em seu território. Enquanto isso a Rússia segue castigando a Ucrânia sem dó nem piedade.

Segio

Mas espera um pouco, são duas coisas totalmente diferentes. os 2 Boeing 767 foram sequestrados e não se sabia das intenções exatas dos terroristas, ate se chocarem com as torres gêmeas. Houve reação americana sim, invadiram o Afeganistão, e no final, mataram o bin laden. o que tem a ver isso com o caso desse ataque ucraniano????

Leandro Costa

A resposta é que uma coisa não tem absolutamente nada a ver com a outra. É a comparação mais doida que eu já li aqui.

Inimigo do Estado

Vou sequestrar um avião para ver se é fácil como você diz.

Segio

“Mas espera um pouco, são duas coisas totalmente diferentes. os 2 Boeing 767 foram sequestrados e não se sabia das intenções exatas dos terroristas, ate se chocarem com as torres gêmeas. Houve reação americana sim, invadiram o Afeganistão, e no final, mataram o bin laden. o que tem a ver isso com o caso desse ataque ucraniano????”

pode me dizer exatamente, em que parte eu escrevi que é facil????

Last edited 1 ano atrás by Segio
Segio

Em que momento eu disse e escrevi que sequestrar um avião é fácil???? tem algum problema de interpretação de texto ou problema de visão?
O QUE EU PERGUNTEI A VOCE, FOI QUAL A RELAÇAO ENTRE O ATENTADO DAS TORRES GEMEAS, E ESSE ATAQUE DE HELICOPTEROS QUE SUPOSTAMENTE FOI REALIZADO POR UCRANIANOS.QUAL A RELAÇAO????

Last edited 1 ano atrás by Segio
sub urbano

E um no Pentágono!

Ivanmc

A pois é…

Andre

Está difícil essa vida de puntinzete né? Sonho acabando mas o amor jamais acabará.

Ivanmc

São bons esses Mi-24. Atacaram sem serem notados.

MBK

TESTANDO HIPÓTESES Acho muito improvável que um helicóptero ucraniano tenha entrado nas fronteiras russas sem sua ciência. Aquele caso do submarino da USN demonstrou o nível de prontidão. Existe quase um corredor da Ucrânia até Belgorod. Era de se esperar uma concentração AA neste local. O ataque a um depósito de combustível é espetaculoso, midiático. E, combutível, a Rússia tem de sobra. As imagens do ataque, transmitidas para a população russa, deve ter agitado velhos temores. Vale acrescentar que a popularidade de Putin está na casa de 80%. A Rússia tem falado que a Fase 1 está acabando e que… Read more »

paulotd

Voando baixo no máximo 30 m, radar nenhum pega. Fora que os sistema FoF Russos são sabidamente limitados a poucos equipamentos. As tropa podem ter achado que era helicópteros da própria força aérea Russa. Enfim, esse ataque não foi nada, compensar derrubaram um helicóptero cheio de comandantes do Azov lá em Mariupol

Rodrigo Martins Ferreira

E nada do Kings, Slow, Zeus, Yure Dogkove…

Quem mais está faltando ? Pena que não da para checar os Ips 😉

Carlos Gallani

Só voltar naquele post da proibição do Z que ta fácil listar esta gargalha!

Andre

“destaques da guerra:

S400
Su57

Da Lua

cerberosph

A Ucrânia diz que não foi ela:

Por alguma razão eles [russos] dizem que nós fizemos isso, mas isso não corresponde à realidade”, disse o secretário do Conselho de Segurança da Ucrânia, Oleksiy Danilov…

Leandro Costa

Isso abre para possibilidades interessantes, na verdade. Continua difícil saber quem foi. A negação da Ucrânia pode ter sido para botar mais lenha na fogueira da confusão de C&C Russo, ou pode mesmo ser o caso de uma false flag. Mas se foi false flag, qual seria o motivo, já que não pudemos observar nenhuma mudança significativa no campo de batalha, por enquanto? Seja lá qual teria sido o motivo de uma false flag, ela não deveria demorar muito para acontecer…. ou será que ainda pode rolar?

The plot thickens…

Renato B.

Se isso foi uma false flag os russos estão demonstrando mais eficiência com a bandeira falsa que com a verdadeira.

Tutor

Parabéns à Ucrânia. Estão se saindo bem melhor que o esperado.

Ten Murphy

Os ucranianos usaram uma pipa com linha chilena e cerol com pó de ferro. kk

George

Vietcrânia

Anderson

MASKIROVKA

Gilson Elano

Existe informações que um SU-35, foi abatido.

paulotd

Esse ataque aí não me surpreende em nada. Minha teoria e a falta de sistema friend or foe em equipamentos antigos, e os modelos utilizados são os mesmo, aí passaram.. O modelo utilizado é usado em ambas forças, se fosse um Apache a história séria diferente.

Last edited 1 ano atrás by paulotd
André Souza

O melhor comentário kkkk
Pipa com cerol kkkkk
🤣🤣🤣🤣

Marcelo M

Esses ataques de helicóptero me fazem refletir se o A29 Super Tucano não poderia ter uma função relevante mesmo em ambientes contestados, fazendo ataques de baixa altitude.

Angelo

David contra Golias????? Pimenta nos outros é refresco, certo Russia? mas só nos outros né!!!!