Caças Gripen da Força Aérea Sueca participam do exercício Cold Response 2022

44

Caças JAS 39 Gripen da Força Aérea Sueca estão participando do exercício multinacional Cold Response 2022 na Noruega.

Os aviões da ala F 21 chegaram à base de Bardufoss no dia 14 de março.

Os Gripens são lançados 3 vezes ao dia, operando apenas no lado vermelho até agora.

O treinamento consiste em: combate BVR, reabastecimento aéreo com KC-135 francês, surtidas de ataque, uso de NVG e missões contra defesas aéreas em terra e no mar.

FOTOS: Jesper Sundström/Försvarsmakten

Subscribe
Notify of
guest

44 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Silvano

Numa situação hipotética, em que a Ucrânia tivesse 36 Gripen E, armados com Meteor, Iris T e apoiados pelos E99 modernizados, diria que fariam miséria dos caças russos, não é torcida nem nada, uma força como essas num TO como aquele seria respeitável. A Rússia teria que colocar toda sua capacidade aérea para fazer frente a uma defesa como essa. Sofreriam perdas, mas causariam grandes danos ao oponente, muito maiores que os russos já sofrem hoje. O Gripen é sim um caça respeitável. Aquele vídeo do piloto colocando o dedo no WAD ou operador do AEW&C sobre caça adversário em… Read more »

Dod

Poh, mas acho que a Russia iria vencer pela quantidade de caças.

André Souza

Quantidade não é qualidade meu amigo.

Palpiteiro

Neste cenário o fantasma de Kiev teria uma estatística muito melhor

André Macedo

Não é inicialmente, mas pode se tornar de forma bem fácil, se tiverem mais caças no ar do que os inimigos tem de mísseis, mesmo que todos atinjam os alvos ainda sobraria.

Filipe Prestes

A quantidade é per se uma qualidade ainda que não seja certeza de vitória.

Nemo

Eu acho que a opção pelo Gripen foi a mais acertada dadas as condições da FAB, mas eu preferiria um caça com raio de ação maior sem recurso ao REVO. Um SU-35 ou SU-30 rsrs. O Gripen é um avanço extraordinário para a FAB e espero o segundo lote de 30.

Maurício.

Silvano, eu acho que o Gripen com Meteor e apoio de um aew/awacs contra um Su-35 o Gripen tem a vantagem, um Gripen sozinho contra um Su-35 eu diria que o Gripen tem a vantagem de ter um rcs menor e provavelmente o Meteor é melhor que o R-77, sua eletrônica deve ser superior também. Agora, Su-35 mais o A-50 aí a coisa já muda um pouco de figura, o radar do A-50 provavelmente tem um alcance melhor que o radar do E-99, os pilotos do Su-35 nesse caso estariam com a vantagem, proporcionada pelo radar do A-50. Fora isso,… Read more »

Palpiteiro

Neste cenário acredito que a melhor estratégia fosse tentar destruir os gripens no solo. Aí seria necessário acrescentar mais defesa anti aérea.

OSEIAS

Olá Silvano, olha que esse seria um cenário bem complicado pelos russo. Sabidamente todos esperávamos mais das forças russas na Ucrânia, achávamos que os russos iriam atropelar, mas não é isso que parece, inclusive se mostra até meio desorganizado e caótico o avanço russo. Mas se a Ucrânia tivesse tais vetores, com muita certeza os russo iriam estudar soluções para neutralizar essa ameaça, mas será que iriam conseguir? A grande característica do Gripen é ser furtivo em solo, não precisa de base. Abraço

Peter nine nine

Havia por aqui pérolas que afirmavam que a russia, com recurso a forcas convencionais, chegava a Berlim em duas semanas ^- ^

Jhenison Fernandez

O Gripen em combates BVRs devem superar os SU-35, devido ao seu poderoso Radar aesa e seu baixo RCS, mas em combates em curtas distância a Vantagem seria provavelmente dos SU-35 devido aos excelentes mísseis Russo e da super manobrabilidade dos Su-35, mas de qualquer forma saber que a FAB possui um caça que pode fazer frente aos SU-35, como a quaisquer caças de elite do mundo, é uma sensação incrível.

Bruno Palma

A grande questão era que caças iria haver já que as bases da Ucrânia foram todas ou quase todas bombardeadas, a Ucrânia já perdeu quase todos os meios aéreos, até podiam ter F-35 ou F-22 que não iria servir de nada. E não esquecer que a Rússia tem os sistemas S-400 na Bielorrússia, se não fossem abatidos pelos caças iriam ser abatidos pelos S-400. Os caças poderiam dar alguma luta no inicio mas com o tempo já se saberia o desfecho contra um pais com muitos mais meios. Mesmo sendo totalmente de apoio á Ucrânia mas é realista que é… Read more »

Last edited 2 anos atrás by Bruno Palma
sergio

Antes do combate aéreo esses gripem teriam que passar pelos S-400 e S-300 modernizados, ao contrario do que os analistas ocidentais querem nos fazer acreditar, os russos não são amadores, qualquer caça moderno europeu em caso de guerra, enfrentara essa sobradinha S-400/S-300 atantes de combater os su ou migs, Russos.
Vi numa simulação com o modern combate oper, uma simulação de guerra na Europa, e pelo menos no simulador as baixas Europeias e americanas seriam grandes.

Yuri Dogkove

Sim, e a Terra é plana, e a vacina coronga faz virar jacaré…

Rinaldo Nery

Parece meio frio lá….

Vendéen

Bonsoir Rinaldo Nery,

Sim é muito frio. O objetivo desta manobra militar multinacional (cerca de um mês) consiste no treino de alta intensidade na região fria ou muito fria.
Pergunta:
As unidades militares brasileiras têm a oportunidade (a convite?) de fazer exercícios em uma região muito fria?
.
http://lignesdedefense.blogs.ouestfrance.fr/archive/2022/03/03/cold-response-22863.html
http://lignesdedefense.blogs.ouest-france.fr/archive/2022/02/05/le-2e-rd-s-aguerrit-en-haute-montagne-avant-de-partir-en-nor-22785. html
https://www.nato.int/cps/en/natohq/news_192351.htm?selectedLocale=en
https://www.youtube.com/watch?v=HVLRpFeQdKE
https://www.youtube.com/watch?v=I4ZY2H0x8o4
https://www.youtube.com/watch?v=xniV8wtXKxs
https://www.youtube.com/watch?v=cRJdsh-TFX4

O Gripen não tem medo do grande frio, ele fará seu trabalho corretamente.

Boa noite a todos

Rinaldo Nery

Não. Acredito que pelos custos de deslocar aeronaves prum local muito frio. Se bem que nos EUA há locais muito frios no inverno.

Flanker

Bah….com um friozinho desses, já dá pra colocar um casaco sobre a camiseta….hehehe

OSEIAS

Já da para fechar a persiana.

Heinz Guderian

O Putin conseguiu que toda a Europa entrasse numa corrida armamentista, até os Suíços deixaram a neutralidade um pouco de lado.

Sagaz

Até fica a impressão de que o Putin é marionete das grandes corporações bélicas, imagina as receitas nós próximos anos ou até mesmo décadas.

Palpiteiro

As receitas do petróleo que pagam estes gastos estão prejudicadas. Algo em torno de 1 bilhão de dólar por dia. O que representa o PIB todo em 5 anos.

Antoniokings

Pare de dar palpites. Primeiro que as exportações russas de petróleo e gás não chegam a essa cifra diária, visto que as exportações totais da Rússia estavam na casa de 380 bi em 2020. Segundo que apenas os países ricos do Ocidente é que estão boicotando os russos enquanto outros, como a Índia estão aumentando as importações. Terceiro e mais importante é que o seu maior aliado, a China, é a maior economia do Mundo e está aumentando mais os laços comerciais com os russos. E finalmente, o PÌB russo em PPP é de 4 tri de dólares, o equivalente… Read more »

Antoniokings

Em tempo.
A Alemanha está anunciando que terá de fazer um ‘contingenciamento’ do uso de gás na indústria e provavelmente um racionamento no inverno.
E dizem que a situação vai piorar.

Palpiteiro

Então 1 bi por dia chega perto do que você informou que produzem por ano.
Outro fato é que o que estão vendendo esta com deságio.
Terceiro ponto. Não terão clientes no futuro

Palpiteiro

Com a queda do rubro, você terá que atualizar o valor do pib

Antoniokings

Sim.
E em época de vacas magras, será um enorme fardo para os europeus.

André Sávio Craveiro Bueno

Curioso para saber se uma porção dos aditivos ao orçamento de defesa sueco contemplará a compra de mais Gripen.

Ocidental Frustrado

Fases do exercício Cold Response 2022:

Jacinto

Fazer uma operação anfíbia no norte da Noruega nesta época do ano é maltratar os soldados… a temperatura deve estar abaixo de zero.

Ocidental Frustrado
Marcos R

A intenção e justamente preparar as tropas paraa esse ambiente, os próprios russos que vivem em local semelhante estão sofrendo encalhados na lama do degelo imagine tropas não ambientadas.

Pavan

Estamos dando um salto com a aquisiçao dos Gripens, que venham mais 30 com mais misseis, e seremos por um bom tempo a melhor força aerea da america latina… Quem sabe nesse meio tempo nao surja um outro caça bimotor e com um revo superior ao gripen pra fechar essa lacuna… Ordem e Progresso !

Last edited 2 anos atrás by Pavan
tsung

sobre a america latina ha um boatos na minha cabeça que madurossa da vuvuvela quer adquirir mais sukhoi , su30 ou su35

Maurício.

Tinha um boato que a Venezuela estaria interessada em um lote de Su-35, mas é notícia velha já, acho que só era boato mesmo.

Shiryu

Chegarão os UCAVs da Embraer, menores e mais baratos que os Gripen. Maior que o Gripen é impossível vir.

Pablo Maroka

shukoi killer!

Nick

Apesar que o conflito está na Europa central, dá para perceber a preocupação com a Defesa aumentando no mundo todo. Acredito que o 2º lote com 30/38 F-39E virá mais rápido agora,

Filipe Prestes

Tomara que sejam outras 36 unidades. Não teremos o suficiente para as dimensões do país e o atual comando da FAB ainda quer cortar 6…Enfim, espero que ao menos mantenham o originalmente planejaado de 36 unidades por lotes porque duvido muito que haverá um terceiro.

fabio

Temos que investir em mais aeronaves e mísseis costeiros, pq uma invasão ao brasil provavelmente viria do mar, como a guerra das malvinas.

Yuri Dogkove

Isso a Rede Bobo não mostra!

André Sávio Craveiro Bueno

Mostrou, sim.

Julio

Realidade da FAB não vai mudar. O F39 em missões táticas e ar ar, precisa sempre carregar 1 bag ao menos de combustível. Não adianta tapar o sol com a peneira, é um caça de perna curta