Caça Sukhoi Su-35

Por Fábio Sahm Paggiaro – Cel. Av. R1 da FAB

Desde o início da invasão da Ucrânia tem havido questionamentos quanto à capacidade russa de obter a Superioridade Aérea. E muitos desses questionamentos feitos por analistas de inteligência e ex-militares que participaram das guerras no Iraque, Balcãs e Afeganistão.

Entretanto, para entender se Rússia adquiriu ou não Superioridade Aérea, é necessário entender o respectivo conceito.

Segundo a Joint Publication 3-01[1], Superioridade Aérea é o grau de controle do ar por uma força que permite a condução de suas operações, em um determinado momento e local, sem interferência proibitiva do ar e ameaças de mísseis. (grifo e tradução nossos)

Observe-se que o conceito se vincula ao controle do ar visando a evitar interferência proibitiva nas operações. Ou seja, o conceito se refere a um efeito e não a meios, táticas ou doutrina a serem empregados para obtê-lo. Não fala em destruição total ou parcial de infraestrutura aeronáutica, meios aéreos e antiaéreos de oponentes. E, menos ainda, que esta destruição deve ser levada a termo por aeronaves, bombas e mísseis.

Assim sendo, e por dedução do próprio conceito, em função de assimetrias quantitativas e qualitativas entre os meios dos contendores, estes podem ser utilizados de variadas formas para se obter o efeito desejado.

No conflito em questão, essas assimetrias são extremas. A Rússia é a segunda potência militar do mundo. Suas forças armadas são incomparavelmente superiores. Se maciçamente empregadas, aniquilariam as ucranianas em questão de dias ou semanas, independentemente de qualidade de planos e lideranças.  As proporções comparativas entre os respectivos meios são de dezenas para centenas ou milhares, sendo que, em termos qualitativos, a vantagem russa também é extrema.[2]

Vale ressaltar que, tanto a força aérea da Rússia quanto seus exército e marinha possuem aeronaves e meios antiaéreos. Seus satélites, radares e aeronaves podem monitorar movimentos e comunicações. Aeronaves e equipamentos de superfície podem interferir eletronicamente em radares de vigilância e antiaéreos, além das comunicações. A maioria dessas missões pode ser feita sem adentrar o território ucraniano.

As forças aéreas russas podem, a partir de seu território, atacar qualquer ponto na Ucrânia, com precisão cirúrgica, em qualquer condição meteorológica, dia e noite. Os radares de seus aviões detectam os inimigos mais longe, seus mísseis são disparados a distâncias bem maiores e suas defesas contra armamentos aéreos e antiaéreos podem neutralizar os ucranianos, por serem estes de fabricação russa, obsoletos e de funcionamento conhecido. Raciocínio análogo aplica-se ao duelo entre meios antiaéreos russos e aeronaves e mísseis ucranianos.[3]

Adicionalmente, qualquer guerra visa à imposição de objetivos políticos, e as estratégias e táticas militares para eles devem convergir[4]. O objetivo político da Rússia é transformar a Ucrânia em Estado tampão e satélite. Quanto menos estrago fizer, menor poderá ser a resistência à invasão e menos intensas as reações internacionais, pelo menos em tese ou pelo desejo de Putin. E, caso esse objetivo seja atingido, a Ucrânia se tornaria aliada e a primeira linha de defesa contra a OTAN. Logo, seria contraproducente destruir sua força aérea, infraestrutura aeronáutica e meios antiaéreos.

Por outro lado, analisando-se os fatos, observa-se que a Rússia não promoveu ataques sistemáticos contra bases aéreas, aeronaves estacionadas, meios antiaéreos e radares. Não há imagens nem reportagens corroborativas e confiáveis que demonstrem isso. Tampouco se noticiou significativos ataques da força aérea ucraniana contra os invasores. E o presidente ucraniano, Zelensky, insiste, diariamente, pela mídia, para que a OTAN estabeleça uma No Fly Zone[5] em espaço aéreo de seu país. Isso é reconhecimento cabal de que a Rússia já tem a Superioridade Aérea.

Dessa forma, seria lógico deduzir que a força aérea ucraniana, reconhecendo a impossibilidade de resistir, optou por dispersar seus meios aéreos e antiaéreos, de forma a preservá-los e evitar destruição inútil, até o estabelecimento de um cessar fogo. Essa dispersão provavelmente tenha ocorrido em pistas e locais improvisados, no oeste do país, mais próximos das fronteiras da OTAN, em área não invadida. Poderiam operar desses locais para fustigar os russos, porém, as surtidas seriam muito limitadas pelo suporte logístico e haveria elevadíssimo risco de serem abatidos, pois seriam detectados logo após decolar.

Também seria lógico deduzir que as forças russas identificaram e monitoram essa estratégia, entendendo, assim, não ser necessário atacar aeródromos, aeronaves e sistemas aéreos e antiaéreos no solo. Pela sua superioridade, se aeronaves ucranianas tentassem operar, seriam detectadas e destruídas. Os poucos sistemas antiaéreos de médio alcance, ao ativarem seus radares, seriam alvos de mísseis antirradiação. Se lançassem seus mísseis, estes seriam neutralizados por defesas eletrônicas das aeronaves alvo. E, caso alguma aeronave conseguisse burlar o controle do ar russo, seria abatida pela antiaérea superior de suas forças de superfície.

Contudo, especialistas e órgãos governamentais do Ocidente afirmam o contrário. A Rússia, mesmo com todo seu poderio, não estaria sabendo empregá-lo, não obteve a Superioridade Aérea e estaria tendo perdas altíssimas. Só que esses números não são compatíveis à comentada assimetria de meios. Tampouco, as mortes e perdas de equipamentos seriam compatíveis à disponibilidade de armamentos e operações de resistência urbana ucranianos. Tais declarações, portanto, poderiam fazem parte da intensa guerra de informação praticada por governos e imprensa ocidentais.

Dessa forma, e considerando o conceito de Superioridade Aérea, a assimetria de poder militar, o objetivo politico russo, bem como os fatos, pode-se afirmar que a Rússia, efetivamente, tem a Superioridade Aérea. O efeito de controlar o ar foi obtido. Contudo, isso não foi conseguido pela forma mais tradicional ou aderente à doutrina clássica que recomenda a destruição de infraestrutura e meios.

A Rússia obteve a Superioridade Aérea pela dissuasão decorrente da assimetria e aprestamento inerentes às características operacionais e à letalidade de seus meios.


[1] Departamento de Defesa. EUA. 2017. Disponível em: https://www.jcs.mil/Portals/36/Documents/Doctrine/pubs/jp3_01.pdf. Acesso em: 20 Mar 2022.

[2] The Military Balance. 2022. Análise do autor considerando as informações constantes da publicação. Para se ter noção da desproporção, são 16 paginas listando equipamentos russos e 05 para os ucranianos.

[3] The Military Balance. 2022. Federations of American Scientists. 2022. Disponível em: https://man.fas.org/dod-101/sys/ac/row/su-30.htm. Análise do autor considerando as informações das publicações anteriores.

[4] Clausewitz, Carl Von. Da Guerra. 1996.

[5] Procedimento utilizado, preventivamente, para garantir que nenhuma aeronave sobrevoe determinado volume de espaço aéreo, sob pena de ser abatida.  Para isso, há que se ter uma força aérea bem mais poderosa que aquela a qual se pretende impor a sanção. Se isso está sendo pedido, é porque quem já estabeleceu a No Fly Zone foi a Rússia.

Subscribe
Notify of
guest

170 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Bueno

Maravilha, outra matéria top !
Fala Técnica e ao mesmo tempo simples para os leigos como eu  entenderem.

PACRF

Concordo. Boa e bem fundamentada matéria, até para leigos, como eu. No entanto, no que tange à preservação de alvos, ou seja, sobre os tais “ataques cirúrgicos”, se a intenção era fazer poucos estragos, a narrativa da Rússia está completamente desconectada das imagens, pois a cidade Mariupol parece Hiroshima depois da bomba atômica.

André Macedo

É de se esperar, já que os ucranianos usam até shoppings como base pra equipamento militar

John Rothem

Os russos são craques em caçar velhos, mulheres e crianças.

sergio

Eu ja tinha cantado essa bola em um post a + ou – uma semana, a forca aérea russa não e a americana, são doutrinas completamente diferentes, a doutrina Russa parece mais com a brasileira de se obter não a supremacia aérea sobre o teatro de operações mais sim um ” ambiente aéreo favorável para operações das outras forças, no caso da Russa a força terrestre, ao qual a forca aérea russa parece esta vinculada

Leandro Costa

Sergio, a doutrina das forças aéreas Russas e americanas são bem diferentes sim, mas os objetivos de qualquer força militar são os mesmos. Sobrepujar o inimigo no campo de batalha.

A doutrina aérea Russa está se revelando insuficiente para a obtenção desses objetivos. Então está na hora de rever a doutrina com base na experiência no campo de batalha. Isso certamente acontecerá, mas se vai existir uma mudança à tempo de vermos essas mudanças no campo de batalha atual, aí não temos como saber.

Mgtow

Falou o grande especialista….de vídeo game
Uma matéria esclarecedora dessa e o sujeito querendo contestar só por a realidade não o agrada

Leandro Costa

Continue lendo os comentários. Vai ver consegue aprender alguma coisa 😉

Salim

Concordo, o que vemos e ataque a populacao civil pois nao conseguem neutralizar militarmente forças ucranianas . O desenho atual mostra recuo da infantaria e o massacre russo a cidades sem pontaria ou objetivo nenhum, somente destruir. Os ispicialista gostam de soltar teorias, porém na prática vemos uma Rússia somente superior em quantidade com perdas enormes e um exercito covarde em retirada controlada. Como sabemos as forças de defesa ucranianas são bem mal armadas e treinadas, tiveram uma aceleração treinamento a partir de 2018 e estão lutando com armamento guerrilha, dado interessante e que hj a Ucrânia tem mais blindados… Read more »

PRAEFECTUS

Sucinta análise. Concordo plenamente com o Coronel Fábio Sahm Paggiaro.

Sergio Machado

Ainda que o cara discorde – o que não é o caso-, como é bom ler alguém que escreve com o cérebro e não com o estômago. Bom artigo. Analítico e presumidamente lógico frente a escassez de info fidedigna. Também enxergo a Rússia numa clara tática de estrangulamento passo-a-passo.

RenanZ

Comentei algo similar em outra matéria e foi aquela chuva de dislikes 👎🏻

Acredito que justamente por estarem indo “devagar”, quase como um banho-maria, as forças Russas tem enfrentado tantas perdas (pelo menos em solo)

Enfim, tudo baseado em opinião, pois Fatos carecem da verdade, e nesse conflito a desinformação é enorme

Vinicius Momesso

Já tem até relatos de que os russos já estão até cavando trincheiras, ou seja, se preparando para um confronto campal e por si só longo. Isso também carece de informação.

PACRF

O problema dessa tática é o crescente desgaste político interno causado pelas mortes de soldados russos, pois não há como esconder cadáveres, bem como o enorme isolamento diplomático, que desembocou numa “russofobia” nunca antes vista. Não precisa dizer nada sobre o embargo econômico, os custos da guerra e a reconstrução da Ucrânia, se realmente for “anexada” pela Rússia. Isso tudo vai parar no bolso do contribuinte russo. Tudo indicava que seria uma “blitzkrieg” no discurso do Putin, que chegou a insinuar que “seria muito bem recebido pelos irmãos da Ucrânia”, pois estaria “libertando-os” dos Nazistas.

Sergio Machado

Não tenho dúvidas que foram traçados diversos cenários, dos melhores aos piores possíveis. E ações de contingência para ambos, inclusive levando em consideração uma eventual intervenção da OTAN. Contudo creio que o mundo fustiga o suposto fracasso russo e desmerece a capacidade militar ucraniana. Eles conhecem os russos, suas táticas e os ataques foram mais que premeditados. A Ucrânia certamente se preparou para um guerra de desgaste, camuflando e escondendo principalmente aeronaves e as defesas aéreas. Entendo esse ser o real motivo da força aérea russa atacar de fora do território. Hoje mesmo um S300 foi bombardeado escondido em uma… Read more »

Last edited 2 anos atrás by Sergio Machado
PACRF

Conclusão: o desgaste irá aumentar a cada dia que passa, consequentemente os custos políticos, diplomáticos e econômicos. Pelo exposto em seu post, a Rússia vai ter que fazer com Kiev, Odessa e outras grandes cidades, o trabalho de “formiga” que está fazendo em Mariupol, ou seja, a destruição completa, senão não irá conquistá-las. Depois os russos ainda vão ter o enorme trabalho de convencer os ucranianos, inclusive os refugiados, de que estão lá para “libertá-los”…

Sergio Machado

Acho que temos que tentar entender o que querem os russos. Quais seus objetivos finais? Conquistar todo território Ucraniano creio que nunca foi. Ainda penso que seja dizimar as defesas, postar as tropas de modo que não tenham saída senão os ucranianos aceitar seus termos, criando um estado tampão entre eles e a OTAN. E óbvio, mandar um recado claro aos EUA e a OTAN: “não é somente vocês que fazem o que querem, agora também faço, tenho tecnologia, os meios pra tal e vocês nada podem fazer. Então vamos sentar, definir limites ou vamos todos nos destruirmos”. Vejo o… Read more »

Nascimento

Concordo. É a primeira vez que a superpotência militar e econômica e seus principais aliados são diretamente ameaçados por uma potência econômica e superpotência militar desde o fim da era bipolar. Não é pouca coisa. E eu achei que o iniciador disso seria a China…

Andre

” Se maciçamente empregadas, aniquilariam as ucranianas em questão de dias ou semanas” Ou seja, a Rússia não ganha a guerra porque não quer, é isso? Ela está gostando de se desfazer de equipamentos mais antigos e está limpando o exército de soldados incompetentes? Quase 2mil veículos perdidos e mais de 7mil homens mortos. O que mais a Rússia está esperando? Está parecendo mais uma análise como aquela do observatório de doutrina do exército, que previu a queda de kiev em dias. Essa semana ouvi um comentário muito interessante: “amadores discutem táticas, profissionais discutem logística”. Infelizmente não lembro quem disse… Read more »

JPC3

O que vence esse tipo de guerra são as tropas no solo.

Maurício.

“amadores discutem táticas, profissionais discutem logística”

Não existe esse tipo de divisão, até porque, não adianta nada ter uma logística “pica” se não tiverem o mínimo de tática, até porque sem tática o esforço da logística estará arruinado, as duas devem andar lado a lado.

Henrique

“Ou seja, a Rússia não ganha a guerra porque não quer, é isso?” como foi falado a Rússia quer um estado tampão pra “”””””se proteger da otan”””””””””. seguindo essa lógica ela não pode inviabilizar o país pq se não ela vai ter morrer $$$ na reconstrução da Ucrânia para ela poder ser uma linha defensiva (fora que Rússia tb queimaria recursos dela ficando mais fraca). Problema que a Ucrânia tá tão p*ta com a Rússia nos últimos 8 anos que basicamente ela esta lutando contra (tudo capenga, mas ta lutando) e isso ta quebrando as perna do Putin que agora… Read more »

horatio nelson zhirinovsky

tudo é tempo…nem as falklands q foi um passeio foi menos de 1 mês

Andre

Essa justificativa de estado tampão já está bastante ultrapassada, já que a Otan já faz fronteira con a Rússia através da Lituânia.

A Rússia quer é um governo fantoche e totalmente submisso.

Henrique

Essa justificativa de estado tampão já está bastante ultrapassada, 

sim, é bem ultrapassada mesmo, deixou de fazer sentido depois da invenção do ICBM.. na real essa guerra é só pra proteger o governo do Putin de outra humilhação e prestação de conta…. imagina ter outra vergonha de ver outra ex república socialista se dando muito melhor do que a Rússia.
.
Rússia não vai conseguir nada nessa guerra, no máximo a não permanecia da Ucrânia na Otan coma custo muito alto, mas ultima coisa que governo autoritária liga é pra população

Andre

Isso se o Putin não cair antes do final…

hellen

E vc acha que o proximo Pais a receber aviso dos russos sera qual ??? Lituânia : bingo !!!

Antoniokings

Dezinho do 57

A Rússia quer gastar pouco.
‘Low cost war’.

Andre

E em sua fantasia perder quase 2000 veículos e mais de 7000 homens é sinônimo de gastar pouco?

Amon Rá

A guerra já está ganha Mickeyboy. Talvez você já tenha visto vídeos felinos que depois de capturarem a presa, ao invés de devorá-la imediatamente ficam brincando com ela por um tempo. Com a situação sob controle, Putin e seus militares podem conduzir a carruagem para onde, quando e com que velocidade quiserem. E obviamente estão almejando com isto atingir objetivos que fogem ao alcance de visão das massas. Como já foi apontado antes, os russos estão ganhando a guerra sendo econômicos. Os estadunidenses supõem que estão gastando uns 500 milhões por dia e não 2 bilhões como se achava que… Read more »

Last edited 2 anos atrás by Amon Rá
Leandro Costa

Muda o nome, mas o discurso é o mesmo, Zeus. Pode trocar para Zeus de novo, que qualquer um que conheça o mínimo sobre a era do bronze já sacou que é a mesma pessoa.

Amon Rá

Eis que como já expliquei, Eu, o Deus Supremo, assumo formas e nomes os mais diversos a depender das diferentes culturas, mas continuo sendo o mesmo!

Zeus, Tupã, Amon Rá e vários outros, Eu Sou O Alfa e o Ômega! O princípio, o fim e o meio!

Portanto não se trata de se esconder e sim de se revelar, mas não na minha verdadeira face que brilha como 10 bilhões de sóis, e qualquer mortal que olhasse para ela seria imediatamente pulverizado!

Leandro Costa

Seria imediatamente pulverizado por causa da luminescência do seu ser, do fedor que exala quando exercita os poucos neurônios, ou porque tu deve ser feio pra xuxu? Ah… os mistérios da humanidade…

Amon Rá

Cuidado truta! Inveja provoca câncer…

Leandro Costa

Já tive câncer e já venci o câncer. Tenta outra.

Flanker

“Zeus, Tupã, Amon Rá e vários outros, Eu Sou O Alfa e o Ômega! O princípio, o fim e o meio!”

Tu é um coitado, isso sim!!! Coisas mais ridícula…tu deve ter um pinto pequeno ou outro trauma, por isso escreve essas pérolas….ri muito lendo essa tua última bobagem! Já pensou em investir na carreira de comediante??kkkkkkkkkkkkkkkkk

Antoniokings

Já começam os minions com suas fantasias.
Só pensam, naquilo.
Muda o disco, xará!

Flanker

kkkkkkkkkkkkk….sério? Conta outra, lazarento!! Tu pulou rapidinho porque ele é tu mesmo …….hehehehehehe

Slow

Está em um site sobre assuntos militares e está preocupado com o tamanho do membro do cara ?

Flanker

Não sou eu que estou preócupado…é ele mesmo!! Por esse motivo, fica querendo parecer grande de outras formas, mesmo que fantasiosas. Freud explica completamente. E vcs? Estão preocupados em defender o sujeito ali por qual motivo? Leiam o tamanho da divagação, o amontoado de estrume que ele escreveu!! Todos vcs são uns paspalhos….e esse deus de araque, é um alter ego do xings…..mas, pelo menos da pra rir das paspalhices de vocês…kkkkkkkkkkkk

Antoniokings

Venerável Amon Rá.

Bater na cara, não pode.

kkkkkk

SDS do discípulo e devoto

Flanker

Tu já está na fase de conversar contigo mesmo!!! Caso se agravando rapidamente….hehehehehehe

Last edited 2 anos atrás by Flanker
Antoniokings

Tomou-lhe um fora e perdeu o rumo.
kkkkkkkk

Flanker

Fora de quem? Kkkkkkk…tu não esta não está nem mantendo o nexo …..hehehehehe

Amon Rá

Prezado Kings, estes mickeyboys são de tal nível de esquizofrenia e retardo mental que pensam que num grupo de centenas de comentaristas só existe um único que não faz parte da massa de manobra mickeyboy, você. E que todos os demais são você mesmo se manifestando com dezenas de nicks. E no caso deste Flango, um lambe saco de estadunidenses que é fã dos caças russos, sequer leio o que ele posta pois se trata do mais desprezível, infantil e abjeto verme dentre a corja mickeyboy. Um moleque de 52 anos com mentalidade de 12. E como sabemos, esta truta… Read more »

Flanker

Hummm….não lê meus comentários, mas sabe minha idade? Kkkkkkkk……Cara, enquanto tu e teus amigos da mesma laia comentarem aqui, derramando esse monte de estrume que sai de onde deveria ficar um cérebro, vou esculhambar vocês! É muito divertido!! E quanto mais tu demonstra teu desprezo, mais demonstra que acusou o golpe!! E tu pensa que me atinge ou ofende? Tu está ofendendo o Flanker, um nick de internet….nada mais! O eu verdadeiro tu não sabe quem é….kkkkkkkkkkkkkkkkkk

Agnelo

O bichinho tá com vergonha da quebrada de cara q teve, com esse amadorismo bizarro dos russos…

Victor Filipe

Tá tão fácil que tão até usando Maxim

André Macedo

Se pintar um Z num jumento em Mossoró tu vai acreditar que estão usando jumentos lá na Ucrânia.

Rodrigo Martins Ferreira

Falar em Mossoró…

Queria ver os russos invadirem Mossoró, que tacou Lampião pra correr fora!

Saudações Norteriograndeses..

Victor Filipe

Vai duvidar da destruição desse único protótipo de T-80UM2?

Veículo bem modernizado e com sistema ativo de defesa.

Bom a Ucrânia já confirmou

Ele agora é do VASCO

Sagat Bordyev

Tem certeza???

Leandro Costa

Acho que essa frase é atribuída à Napoleão, mas não tenho certeza.

Brandão

Caro colega, a análise feita pelo autor da matéria é uma das melhores que já li esses tempos, imparcial e técnica. Em uma situação de combate existem muitas variantes, no nível tático (parte executante), existem situações de contingência e para cada uma dessas situações existe uma técnica de ação imediata, e não é diferente nos níveis estratégicos e políticos. A análise feita, não só pelo autor da matéria em questão como pelo observatório do Exército são tão somente projeções, a guerra é uma trilha e não um trilho. Amadores não discutem táticas, discutem ideologia, táticas são discutidas e executadas por… Read more »

Andre

Como explicar a afirmação do analista de que a Rússia poderia ganhar a guerra em semanas mas não o faz?

Puro masoquismo russo?

Todos os putinzetes seguem dando desculpas e demonstrando seu amor incondicional a tudo que venha da Rússia mas ninguém explicou satisfatoriamente esse ponto.

Felipe

Quase 2mil veículos perdidos e mais de 7mil homens mortos.” Cite uma fonte confiável

Bardini
Maurício.

Bardini, mas essa fonte só cita as perdas de materiais, o que é um belo trabalho, afinal de contas tem bastante equipamento destruído ou abandonado, mas no quesito mortos em combate ainda vai custar até aparecer uma fonte confiável.

Wellington Jr

Acredito que quando for feito a contagem dos mortos muitos aqui vão ficar boquiabertos tanto pela perda russa quanto pela perda Ucraniana ( está perderá muito mais devido as baixas civis). Do lado Russo a perda de militares treinados será algo difícil de digerir internamente. Putin infelizmente deixou seu lado ditador falar mais alto que seu lado estrategista. Não vejo nada estratégico nessa guerra, se era para impedir a Ucrânia de entrar na OTAN vai conseguir, mas perdeu a neutralizadade da Suécia e Finlandia que estão aumentando seus gastos militares e começaram ase organizar para ingressar na OTAN. Se era… Read more »

Allan Lemos

Sim, mas Estados autocráticos não se importam com perdas humanas, aposto que quando o Putin se reúne com seu alto comando, ninguém na sala considera essas mortes como “perdas”.

Andre

Esse site já foi compartilhado tantas vezes que apenas o mais cego seguidor das sandices do Putin ainda é capaz de pedir isso.

Bardini

Por isso que dizem que o pior cego, é o que não quer ver…

Last edited 2 anos atrás by Bardini
Leandro Costa

Eu acharia interessante se alguém tivesse paciência de pesquisar e fazer uma comparação com a quantidade de material disponível ao exército ucraniano antes da guerra e os números de veículos capturados dos russos. Deve ser uma continha interessante.

HLopes

Nove mil e muitos mortos, informação dada por jornal do regime russo a citar o ministério da defesa.
Quer fonte mais confiável?

Allan Lemos

Ou seja, a Rússia não ganha a guerra porque não quer, é isso? Acho que não foi isso que o autor quis dizer, mas que a estratégia que os russos estão usando é diferente da tradicional SEAD/DEAD que o Ocidente empregou várias vezes no Oriente Médio. A premissa é que a Rússia quer, futuramente, a Ucrânia como “aliada” contra a NATO, por isso não usa 100% de suas capacidades, enquanto que por exemplo os EUA não planejavam nada do tipo para o Iraque, por isso pôde destruir sua capacidade aérea ofensiva e defensiva sem pudores. Pelo menos foi o que… Read more »

Andre

Não sei avaliar as intenções do autor, mas ele escreveu exatamente isso.

Apenas por curiosidade, além de alguns aviões que voaram para o Irã, o Iraque enterrou diversos aviões para que não fossem todos destruídos.

Marcos10

”Contudo, especialistas e órgãos governamentais do Ocidente afirmam o contrário.”
Temos agora um especialista discordando de outros.

Minha opinião: a Rússia, em tese a segunda maior potência militar do Ocidente, vai ganhar a Guerra, não sei a que custo, talvez saia quebrada, mas está levando uma surra dis ucranianos.

Antoniokings

Sua opinião está equivocada.
Rússia, DPR e LPR têm cerca de 200 mil homens.
Ucrânia e milícias cerca de 300 mil.
E pelo mapa das conquistas russas, já estão avançando bastante no objetivo de criar a Nova Rússia.

comment image

Boitatá

A Ucrânia tinha, antes da guerra, 40 e poucos milhões de habitantes.
20 milhões são homens, proibidos de sair do país. Desses, tire metade (idosos e crianças)
Sobrou 10 milhões. Desses, tire metade (não estão a fim de ir pra guerra)
Sobraram 5 milhões de homens, que estão vendo seu país ser destruído, sua família teve que emigrar, perderam emprego, a casa foi bombardeada…
Mesmo se for quinta parte disso, ainda temos 1 milhão de homens dispostos a lutar.

Não faltarão tropas à Ucrânia. Com o apoio da Otan, também não faltarão armas.

Slow

E os caças e defesa aérea que a Ucrânia pediu a OTAN não mandou né ..

OTAN apoia até certo ponto .

Henrique

Além disso é praticamente impossível a nível financeiro a Rússia manter uma tropa de ocupação e dominar da Ucrânia.
Kherson que está dominado pelos russos a população ja ta se enroscando coma RFA todo dia… Rússia vai ter manter tanks lá por mais de um ano. Quem acha que o difícil ta rolando agora… não… esse é o passeio no parque… o difícil é fazer o ucraniano pu*to com Rússia não derrubar o governo pro-russo no dia seguinte que os tanques saírem… só sobro Pro-Ucrânia no país

Wellington Jr

Seu mapa é tão atualizado que conta com áreas que nem foram conquistadas ainda.

Antoniokings

Tirando aqueles bolsões totalmente cercados no norte que vc acredita que ainda tenha algum ucraniano resistindo fora da capital província, o resto está bem parecido.

comment image

DFA

Se é como você diz então Putin falhou completamente seu objetivo principal que era o de uma mudança de regime político na Ucrânia, mas como a Rússia não tem força para isso os objetivos mudaram.

Putin neste momento contenta-se com o reconhecimento da Crimeia e dos estados”separatistas” de maioria étnica russa.

HLopes

Some a esses 200.000 (eram mais) os que já mandaram vir de todos os cantos da russia, da chechenia, da siria, etc.

Plinio Carvalho

7 a 9 mil soldados Russos mortos, 18 a 21 mil soldados ucranianos mortos.
A Ucrânia quase não tem mais tanques, aviões, antiaérea, etc..
A Rússia continua avançando dentro do território ucraniano.
Tem certeza que é a Rússia que esta levando a surra?

Last edited 2 anos atrás by Plinio Carvalho
Sagaz

Se um boxeador perde um dente numa luta com uma criança, mesmo que ao final ela esteja caída no chão vc afirma que o boxeador não tomou uma surra?

Felipe

“levando surra dos ucranianos” . Mais um iludido pelas fontes ocidentais, como destacado no texto.

Slow

“ mas está levando uma surra dis ucranianos. “

Apaga que da tempo ..

Jagdverband#44

A Rússia já ganhou a guerra, só que vai pagar um alto custo econômico e militar. Sua reputação militar já foi por água abaixo. Pode ser pela tática usada, meios e táticas antiquadas.

Fernando

Amanhã completa 30 dias que a Rússia ganha fácil amanhã.

suTerminator

França, Alemanha, Reino Unido, nao teriam capacidade nem de um mês de guerra, Olha que a França disse que só tem munição só para 4 dias de guerra.

Maurício.

“Isso é reconhecimento cabal de que a Rússia já tem a Superioridade Aérea.”

E alguém ainda duvida que a Rússia já tenha a superioridade aérea?

Quanto a destruição de bases e caças ucrânianos, eu também não vi muita coisa, eu até estava me perguntando esses dias onde foram parar os caças ucrânianos, já que aparentemente os russos não destruíram no ar e nem em terra.

Mensageiro

Estão escondidos para algum uso final importante

Maurício.

Saddam também escondia aeronaves e sabemos como ele acabou, se tem aeronaves tem que usar.

Wellington Jr

Tática de preservação, como os Ucranianos optaram pela guerra de guerrilha é melhor manter suas defesas aéreas fora do campo para facilitar o trabalho do pessoas que faz emboscadas e ataca as aeronaves russas até porque são equipamentos idênticos.

Inimigo do Estado

Não faz qualquer sentido, guerrilha não é essas maravilhas táticas todas como se imagina não, não na era dos drones e mísseis com elevado grau de precisão. Se a Rússia quiser ela trucida todos em curto espaço de tempo, pois não haverá nada que se oponha aos mísseis de precisão russos.

Carlos Gonzaga

Então explica porque não o fizeram até agora. São mazoquistas que têm prazer em continuar sofrendo baixas? Um outro comentarista aqui fez uma conta de padaria, bem simples que talvez até você consiga entender, que, de uma população de 40 milhões de habitantes, a Ucrânia dispõe de, pelo menos, 1 milhão de pessoas dispostas a resistir ao avanço russo. É um número considerável de combatentes mesmo com baixo ou nenhum treinamento. Dispondo de uma fonte de armamentos portáteis e com razoável poder de destruição, farão a Rússia sangrar muito durante a conquista e a manutenção dos territórios. O armamento portátil… Read more »

Last edited 2 anos atrás by Carlos Gonzaga
Nicolas_SS

Falando em aviões, parece que a Rússia parou com as operações de aviões. Alguém tem mais informações? Faz pelo menos 1 semana que eu não vejo vídeos de aviões russos.

Alexandre Galante

Segundo algumas fontes, os russos estão voando 200 missões por dia.

Marcos10

As mesmas fontes dizem estão operando somente fora da borda do território ucraniano.
Minha opinião: perderam muitas aeronaves operando dentro das fronteiras ucranianas.

Vinicius Momesso

Hoje saiu um video de um drone russo destruindo um S-300 dentro de Kiev. Vale ressaltar que o veículo lançador estava em movimento, provavelmente realizando uma mudança estratégica, mas foi acompanhado e atacado.

Last edited 2 anos atrás by Vinicius Momesso
pedro

O drone apenas vigiou e distinguiu o alvo para ser liquidado com artilharia.

Andre

Esse s300 é bem meia boca mesmo hein…

pedro

Balela! Os Su-25, Mi-24, Mi-28 e Ka-52 estão diariamente castigando as defesas ucranianas. Qualquer ataque mais especializado ai entram os Su-34, Su-30 e Su-35. Muitos ataques realmente não é necessario entrar dentro da Ucrania, mas nada impede deles entrarem e fazerem seus ataques. Fora esses meios, estão sendo utilizados alguns Mig-31 para defesa aerospacial da Russia e aviação de transporte com Il-76. Praticamente todo o reconhecimento e vigilancia é feito por drones. Não há registros de uso do Su-24 ou Su-27 assim como de Mig-29, bem como não houve confirmação real de que bombardeios estratégicos estejam sendo utilizados para lançamento… Read more »

horatio nelson zhirinovsky

é mais ou menos isso mesmo,na siria são 40

Vinicius Momesso

Não sei se é por que voam baixo, mas nos vídeos feitos por moradores locais, só se vê Su-25.

Victor Filipe

só pra comparação, Durante o Golfo a USAF fazia mais de 2 mil surtidas ao dia. durante os primeiros dias.

Ocidental Frustrado

Segundo a mesma fonte, os ucranianos estão voando 4 a 5 missões por dia.

Antoniokings

Sputnik, RT e o Ministério da Defesa da Rússia atualizam as missões aéreas e o total de equipamento ucraniano destruído.

Antoniokings

E por falar em equipamento ucraniano, militares da DPR apresentaram diversos lançadores de granada de origem espanhola C90-CR (M3) tomados dos ucranianos..
Esse material foi abandonado pela 54ª Brigada Mecanizada das Forças Terrestres da Ucrânia  que fugiram de posições próximas à cidade de Novomikhailovka, deixando para trás vários desses sistemas.

Carlos Gonzaga

Interessante que destroem tanto e ainda tem mais para destruir. Devem dar em árvores ou estufas. Esses equipamentos ucranianos são infindáveis. Tonho, você fala essas sandisses só para provocar trouxa que ainda respondem. Kkkkkkkk. Que nem eu? Kkkkk

Flanker

Tudo Que for favorável aos ucranianos é mentira, fake News, etc. Por outro lado, vc jura de pés juntos que tudo que a mídia oficial russa, 100% controlada pelo governo do ditadorzinho, é a mais conpleta verdade…..hehehehehe….é um doente, mesmo!

Vinicius Momesso

Uma coisa a se notar é que no começo da invasão, as defesas anti aéreas posicionadas em kiev estavam a todo vapor funcionando e até que bem, só que de um tempo para cá, todo míssil russo que voa em direção a capital atinge o alvo sem o menor problema. O que pode estar acontecendo?

Mensageiro

Ta faltando querosene nos caças russos

suTerminator

Pare de assistir globonews, CNN, ABC, MSNBC, assita RT, Sputnik, dai verá Su-43, SU35 sendo usado na Ucrania rs.

Flanker

Su-43? Esse deve ser tão secreto que ninguém conhece….huehuehue

Leandro Costa

Interessante notar que eu raramente vejo qualquer analista ocidental falar que a Rússia não conseguiu estabelecer superioridade aérea, o que me parece bem óbvio. A descrição que ele deu sobre superioridade aérea é corretíssima. No entanto, o que se fala é que a Rússia não atingiu a Supremacia Aérea e esse conceito é diferente daquele de Superioridade, o que torna o restante de sua argumentação bem… Digamos… fraca, visto que a premissa inicial simplesmente não é nem mesmo uma controvérsia. Ademais, eu esperaria que alguém como ele fosse um pouco mais longe do que FAS.org ou mesmo agentes governamentais e… Read more »

Maurício.

Leandro, mas hoje em dia ainda existe a tal supremacia aérea? Eu tenho minhas dúvidas, o adversário pode não ter ter mais nada, nem caças de superioridade aérea nem aeronaves de ataque, mas podem muito bem ainda ter alguns drones de ataque escondidos que podem fazer estrago, e não é tão fácil assim destruir esses drones, e podem ser repostos rapidamente por algum aliado, bem, pelo menos na minha opinião.

Leandro Costa

Bem, o conceito existe, e inclusive é citado no mesmo documento que o autor cita como fonte do conceito de ‘Superioridade Aérea.’ Com a força emagadora da Rússia, ainda citada pelo autor, ela tem total capacidade de impôr a Supremacia Aérea usando os meios teoricamente disponíveis, afinal de contas, a força que a Rússia tem, no papel, como o próprio autor citou, é esmagadora. E não falo apenas de meios aéreos, mas também de suporte operacional. Os Russos, teoricamente são capazes de interferir com as transmissões entre os drones e seus locais de controle. Teoricamente conseguem interferir e interceptar/decodificar as… Read more »

Maurício.

Bem, eu concordo com o autor sobre a superioridade aérea russa, e quanto a tal supremacia aérea, como você mesmo disse, teoricamente os russos podem interferir nas transmissões entre os drones e seus locais de controle, mas, veja bem, isso é teoricamente, na prática eu acho que não é bem isso que acontece, até porque na teoria tudo dá certo. Quanto a tática adotada na Ucrânia, eu estou achando estranho, eu já disse que parece que os russos estão levando essa guerra em um banho-maria, o que na minha opinião é um erro e ainda pode durar muito, no geral… Read more »

Leandro Costa

Maurício, de novo, não faz muito sentido. E quando você fala em ‘tática que melhor se adeque aos seus objetivos’ o correto seria falar ‘estratégia’ já que a tática se dá com o contato direto com o inimigo. Se a estratégia é essa, então realmente eles não tem o que fazer por lá, porque é a receita do fracasso. E mesmo assim podem muito bem vencer na Ucrânia, mas a mensagem que passarão será de que convencionalmente a Rússia não consegue dar cabo de um exército moderno bem treinado, bem equipado e motivado. Não é o tipo de mensagem que… Read more »

Maurício.

“mas a mensagem que passarão será de que convencionalmente a Rússia não consegue dar cabo de um exército moderno bem treinado, bem equipado e motivado” E qual seria esse exército moderno que enfrentaria a Rússia no mano a mano? A Suécia ou a Finlândia? Você sabe, Putin é um ditador, ele não está preocupado se vai passar uma mensagem que a Rússia é fraca na guerra convencional, o cara tem mais de 6 mil artefatos nucleares onde ele pode se dar o luxo de dar esses chiliques que ele está dando na Ucrânia, tanto é que a guerra mal começou… Read more »

Leandro Costa

Ontem um representante do Kremlin afirmou que a Rússia só usará armamento nuclear no caso de a existência da Rússia estar na balança. Não é à toa que a pressão para a constituição de uma ‘força de paz’ da OTAN na Ucrânia está crescendo. Isso infelizmente não deve acontecer, mas certamente é um indicativo e tanto, já que em nenhum momento a existência da Rússia foi (ou será) ameaçada por ninguém. Agora, as pressões, insinuações e ameaças Russas tem uma tendência BEM maior à simplesmente não surtirem efeito. Ninguém vai querer marchar até Moscou (com ou sem armamento nuclear), mas… Read more »

Maurício.

Leandro, eu acho que essa guerra vai ficar só entre Rússia e Ucrânia, não vai escalar, até porque, a maneira que a Rússia está levando essa guerra, eu não sei se ala poderia expandir para mais países.
Se bem que eu não duvido de mais nada, primeiro eu achei que o máximo que poderia acontecer era a Ucrânia ser dividida, como uma Síria, depois até achei que não teria a tal da invasão, mas teve.

Leandro Costa

Eu torço para que fique apenas entre Rússia e Ucrânia também. Não acho que a Rússia tem condições, ou mesmo recursos humanos para escalar para outras áreas, mas pode muito bem atacar outros locais para tentar atingir objetivos pontuais.

Mas vamos ter que aguardar os acontecimentos e esperar pelo melhor.

Antoniokings

As únicas aeronaves ucranianas que restam foram as que fugiram para os vizinhos.
E foram algumas.
Quando voltam, são abatidas.
Ontem o Ministério da Defesa russo anunciou que abateu um su-24 ucraniano e alguns drones, inclusive um Bayraktar.

Leandro Costa

No entanto, não vemos nuvens de aeronaves Russas ao longo de todo o território Ucraniano executando tarefas de interdição do campo de batalha e impedindo que os Ucranianos recebam ajuda externa. Ajuda essa que vai ser utilizada contra tropas Russas. Não vemos nenhuma indicação de que aeronaves CAS Russas estã conseguindo prover, em força bruta e nos nṹmeros esperados (centenas, talvez), de missões de apoio aéreo aproximado em larga escala em cooperação e coordenação com forças terrestres. Caso tudo isso já estivesse sendo feito, as tropas Russas já estariam na Transnistria e fechando a fronteira terrestre com a Polônia. O… Read more »

Last edited 2 anos atrás by Leandro Costa
Ocidental Frustrado

Só um fator a se considerar, não existe como a Rússia impedir de receber ajuda externa se eles não sabem como estão sendo feitas essas entregas, o uso de veículo civil para entrar furtivamente na fronteira da Ucrânia é um cenário plausível e altamente recomendável, isso daria mais trabalho para a inteligência russa. Olha o caso do ataque a base da Legião Estrangeira, onde estava o brasileiro, o ataque foi cirúrgico porque houveram postagens nas redes sociais do local, o brasileiro confirma que teve o uso de aviões jogando mísseis, provavelmente eram bombas, mas esse ataque teve sucesso por causa… Read more »

Ocidental Frustrado

São muitas considerações a se fazer. A Rússia é uma superpotência militar, o autor afirma que se os russos empregassem o que efetivamente dispõem em termos quantitativos de poder aéreo, a Ucrânia seria esmagada. Eu não vejo isso como uma falha de argumento quando se o que foi comentado é verdadeiro. Não há como discordar desse fato quando analisamos o que está sendo efetivamente empregado na Ucrânia, o poder militar aéreo restrito russo usado na Ucrânia é claro e visível. A Rússia acumulou grandes quantidades de agrupamentos aéreos ao redor da Ucrânia, incluindo na Belarus, no setor norte na Belarus… Read more »

Leandro Costa

Muito bom! Assim que chegar em casa farei algumas considerações. Excelentes pontos!

Leandro Costa

Maurício, vamos ter que esperar o dobermann liberar hehehehe

Fabio Sahm Paggiaro

Supremacia Aérea é o “grau de controle do ar em que a força oponente é incapaz de interferência efetiva dentro da área operacional usando ameaças aéreas e de mísseis”. As discussões na mídia falam de Superioridade Aérea. Não falei em Supremacia para não tornar o artigo muito conceitual desnecessariamente. A diferença entre uma e outra é a gradação dos efeitos, porém, o esforço para a Supremacia é muito maior em termos logísticos. A Rússia teria plenas condições de obtê-la pelos mesmos motivos apresentados no artigo. Quanto ao FAS.org, foi utilizado por apresentar as capacides de algumas aeronaves russas. Se eles… Read more »

Renato de Mello Machado

Tá na hora de alguém ter falado isso.Em outros sites a Ucrânia já está indo para Moscou.

Marcos10

Não, não estão dizendo isso. Estão dizendo que estão dando duro combate aos russos.
E esse negócio de que os russos estão indo devagar por questão de estratégia é conversa fiada. E aquele monte de blindados abandonados por falta de combustível?

Bardini

Eu escrevi um textão, mas cansei…
.
Acredito que jogar no lixo as questões relacionadas a liberdade de movimento e ação, que são preconizadas pela fase de superioridade aérea, para impor uma narrativa que lhe convém, não deve ser algo que a FAB ensine aos seus. Menos mal que este é só mais um desocupado da reserva, que se atém a falar de política.

Leandro Costa

O meu textão, que fala disso, está aguardando a moderação.

Silvano

Sentiu, véi? não esquenta, não foi só tu não por aqui que está sendo obrigado a tragar a dura realidade.

Lobo cinzento de Kiev… kkkkkkkkkkkkkk ……..

Bardini

Que realidade?

Rinaldo Nery

Esse “desocupado da reserva”, caçador, ex cmt do 2°/5° GAV, não pode escrever um texto doutrinário? Emitir sua opinião?

Fabio Sahm Paggiaro

Bardini e Leandro Costa, quando eu crescer quero ser soberbo e dono da verdade como vocês. Só não serei tão mal educado. Onde acumularam seus vastos conhecimentos? Estou impressionado. Poderiam me informar para que eu aumentasse os meus? Estou sempre disposto a aprender e, como “desocupado da reserva”, terei tempo. De qualquer forma, interpretação de texto não é o forte de vocês. Estão me atacando para chamar atenção? Publiquem seus “textões”. Podem ter certeza de que não perderei tempo para comentá-los. Tampouco darei qualquer outra resposta a seus ataques em respeito aos demais leitores. Estou sempre à disposição para trocar… Read more »

Rinaldo Nery

Paggiaro, aqui está cheio de imbecis. Não perca seu tempo. Há anos que me debato com eles. O texto está ótimo. Aqui há dezenas de ¨ixxpecialistas de teclado¨, ¨caçadores de Flight Simulator¨. Falei pra lerem o livro do Eduardo Valle, Guia de Estudo do Poder Aéreo, pra sairem da ignorância.

Antoniokings

Bater de frente com esse Su-35 não deve ser fácil.
O bicho é poderoso.

Ivanmc

Pois é, nobre Antoniokings.
Tem sites, no Telegram, que mostram os pilotos falando que atravessam o país da Ucrânia em 8 minutos em voos noturnos.
O Su-35 é brutal. A fina flor da guerra.
Sds.

Antoniokings

Entrou em combate e derrubou logo 4 aviões ucranianos.
Sem chances para os inimigos.

Ivanmc

Disse tudo, prezado. Sem chances.

Flanker

Ahãm…sim…e com 1 míssil só…..kkkkkkkk

Antoniokings

Não sei.
Só sei que os aviões ucranianos foram varridos do ar.
Então, a informação procede.

Flanker

Sério??? Foram todos derrubados?? Cadê os destroços dessas dezenas e dezenas de caças ucranianos derrubados??
Tu é um lazarento que negou até a derrubada de um Su-34 russo, mesmo com as imagens mostrando até a matrícula da aeronave. E depois, vem com essas trollagens como a que escreveu acima…

Flanker

Atravessar a Ucrânia nesse tempo? Se for de leste a oeste, são uns 1500 km e de norte a Sul, uns 850 km. Da fronteira da rússia até Kiev, são uns 600 km. Um Su-35, em altitude ideal, voando limpo, percorre 46 km em 1 minuto. Logo, em 8 minutos ele percorreria uns 370 km, pouco mais do que a metade da distancia da fronteira russa até Kiev e muuuuuito longe de atravessar o pais nesse tempo de 8 minutos. Por isso, acreditar em tudo que dizem não é muito aconselhável….mas, cada um acredita no que quiser.

Leandro Costa

😛

Flanker

Hehehehe…bem isso, Leandro. E viu os dislikes? Vieram daqueles que não xobsrguem somar 1 +1, logo não conseguem entender um cálculo matemático mais que primário. Deixa eles…hehehehehe. Abraço.

Ivanmc

Pois é, um pouco difícil mesmo, disse certo no máximo uma área 370km. Deve ser de pontos próximos aos alvos.

Flanker

Pois é….então, se os pilotos disseram isso, estão contando “causo” e querendo enrolar os leigos…..e entre esses leigos, ou iludidos, estão todos os que negativaram a minha explicação. Exatamente o que eu esperava, pois quem defende essa corja russo só pode agir assim mesmo. hehehehehehe
Abraço, Ivan.

Last edited 2 anos atrás by Flanker
Renato B.

Eu achei a matéria excelente, objetiva e bem fundamentada. Parabéns ao Trilogia pela diversidade de fontes e dados que não vemos na imprensa comum.

Sempre achei estranho ver em alguns lugares que falam de superioridade aérea como algo absoluto e, pelo que entendi é algo relativo, existe um espectro. Ao mesmo tempo foi legal ver que superioridade não é uma tática, um meio, mas sim um resultado.

Rodrigo Maçolla

Realmente muito boa a matéria… e os caças que iriam ceder para a Ucrânia ?? já era ?

Ivanmc

No Telegram tem um site que mostra os Su-35, só sendo utilizados para realizarem incursões noturnas na Ucrânia.

Last edited 2 anos atrás by Ivanmc
Slow

É muito óbvio que eles tem superioridade aérea ninguém coloca um comboio de 60km na pista se não tiver ..

Sem falar que estão praticamente sem defesa aérea, estão desesperados pra mandaram S-300 e os EUA ainda queria que Turquia mandasse seu S-400 ..

Victor Filipe

É muito óbvio que eles tem superioridade aérea ninguém coloca um comboio de 60km na pista se não tiver ..”

Não sei não, a gente pode esperar qualquer coisa da Russia, principalmente depois de ver VDV fazendo assalto sem CAS, sem Supremacia aérea (A Russia não a tinha nas primeiras horas do conflito, tanto que tem videos de Su-25 e Mi-24 ucranianos atacando os VDV) e sem tropas próximas para reforçar as paraquedistas…

Então na minha concepção, da pra esperar qualquer coisa de um pais que joga seus homens para a morte certa.

Renato B.

Os EUA também tinham superioridade aérea no Vietnam, tanto que a Força Aérea Vietanamita nunca saiu defensiva enquanto os estaduinenses estavam lá e eles fazia apoio aéreo aproximado. Ainda assim perderam centenas de aeronaves. Ela nunca foi absoluta, mas a vantagem existia.

Victor Filipe

“A Rússia é a segunda potência militar do mundo. Suas forças armadas são incomparavelmente superiores. Se maciçamente empregadas, aniquilariam as ucranianas em questão de dias ou semanas, independentemente de qualidade de planos e lideranças.” Muito bonito afirmar isso, mas totalmente irrelevante. Já ta mais do que provado que a logística Russa sofre para manter as tropas atualmente empregadas na ucrânia, o emprego massivo de mais homens iria acabar atrapalhando mais do que ajudando. Deixe que a Russia coloque 500 mil homens la, ela teria avançado menos do que já avançou, não importa de qual pais o soldado seja, não importa… Read more »

José de Oliveira Motta

As defesas anti aérea da Rússia derruba todos f35ef22. Que caírem nós radares do s 400 e s 500 os radares são os mais avançados do mundo.

Victor Filipe

Aham…

Henrique

quem disse isso foi o vendedor da família S-___ né? kkkkkkk
.
o que vai ter de mito da Russia caindo depois desse conflito. Essa vai ser a única kill confirmada pelo Ghost of Kyiv

sub urbano

É a chamada Superioridade Aérea em contraposição à “Supremacia Aérea” utilizada pelo ocidente. Os russos não dependem desta ultima já que sempre terão suas tropas no solo sob um guarda chuvas antiaéreo, uma defesa antiaérea em camadas. Essa doutrina russa foi desenvolvida durante a guerra fria e aplicada efetivamente durante a Guerra do Yom Kippur onde ficou demonstrada que uma artilharia antiaérea “up to date” mesmo que somada a uma aviação inferior venceria o conjunto AA inferior + aviação superior. Evidente que, fora do guarda chuva suas tropas ficarão vulneráveis a aviação inimiga. No Kippur, os egípcios avançaram além do… Read more »

Nilton L Junior

Uma análise feita por quem de fato tem condição de o faze-la livre de paixões e torcida, aliás não o primeiro militar brasileiro que aponta as forças Russas em vantagem em relação as forças Ucrânianas.
É como eu disse, antes do conflito, os Russos planejaram para bater, a Ucrânia para apanhar e a NATO/USA para ver o seu bode na sala no colo da UE, então agora os Russos estão batendo a Ucrânia apanhando e a UE assistindo a formação do bloco euroasiasia se consolidando com ajuda da NATO/USA.
E ainda tem quem diga que a Russia não é superpotência.

Tutor

Que tem superioridade aérea, isso tem. Agora, meio decepcionante, qualquer entusiasta previa que em dois dias no máximo já não haveria a menor possibilidade de ter caças ucranianos voando. Já faz um mês, e os ucranianos ainda pelejam nos ares.

Red Pill - 红色药丸

Fico preocupado com Bosco, Deprerinha, Guderian e outros que porventura possam ter lido esse artigo, será que estão bem ?

PedroB

“O objetivo político da Rússia é transformar a Ucrânia em Estado tampão e satélite. Quanto menos estrago fizer, menor poderá ser a resistência à invasão e menos intensas as reações internacionais” Nesse ponto não vejo lógica. Não vejo os ucranianos aceitando esse papel de Estado tampão ou satélite. Desde 2014 esta clara o desejo dos Ucranianos de saírem da dominação russa. Esperar que os ucranianos lutem pela Rússia, ainda mais depois dessa guerra, é irreal para mim.

Last edited 2 anos atrás by PedroB
Fabio Sahm Paggiaro

Pedro, vc cortou a frase. No texto, “O objetivo político da Rússia é transformar a Ucrânia em Estado tampão e satélite. Quanto menos estrago fizer, menor poderá ser a resistência à invasão e menos intensas as reações internacionais” é seguido por “, pelo menos em tese ou pelo desejo de Putin”. Eu não disse que os ucranianos aceitariam, nem foi esse o objetivo do artigo. Entendo que irão continuar a guerra híbrida e urbana, mas isso seria tema para outros artigos. O que define as ações que estão ocorrendo não é a nossa lógica, mas a do Putin que, para… Read more »

Heli

Parabéns a trilogia pelo ótimo artigo.
Também há uma ótima analise feita no Youtube pelo editor da Revista Asas, vou deixar o link aqui Guerra na Ucrânia: A Força Aérea Russa em Xeque – #Documento Revista Asas Ep 063 16/março/2022 – YouTube

Antunes 1980

Esta aventura russa está ficando muito cara. Quanto mais o tempo passa, mais suas fraquezas se tornam evidentes. Falta de organização, motivação, planejamento e principalmente equipamentos capazes de proteger suas linhas de abastecimento.

A Ucrânia está desnudando a incompetência russa. A última vez que vimos a vitória de um país comum contra uma superpotência, foi na guerra do Vietnam.

Aguiavelox

Prezado Editor, sugiro divulgar o documentário “Ukraine On Fire” de Oliver Stone como forma de incrementar as fontes geopolíticas do conflito.

Leandro Costa

Não é documentário. É panfleto, assim como o ‘South of the border’.

Nilton L Junior

Que tal o documentário Frances do Special Investigations com tradução pt/br Máscaras da Revolução: o vídeo que a Ucrânia não quer que o mundo veja

Rinaldo Nery

Ex cmt do 2°/5°.

Rinaldo Nery

Sobreira 75 comandou o 1°/4° GAV nessa época. Ambos em Natal. estive na passagem de comando dos dois em 2004.

Claudio

Excelente análise!