Rússia usa a Bielorrússia como ponto de lançamento para muitas operações aéreas na Ucrânia, diz Otan

91

A Rússia tem usado a Bielorrússia como trampolim para muitas de suas operações aéreas na Ucrânia , de acordo com informações coletadas por aviões de vigilância da OTAN sobrevoando a fronteira polaco-ucraniana.

A CNN acompanhou o Esquadrão 2 da OTAN em uma dessas missões de vigilância na quinta-feira. Duas horas após a decolagem às 8h, o radar a bordo do AWACS da OTAN captou cerca de uma dúzia de aviões de fabricação russa na Bielorrússia, ao norte da usina nuclear de Chernobyl, disse o diretor tático da OTAN Denis Guillaume à CNN.

Horas depois, pelo menos nove aviões de fabricação russa foram vistos entrando no espaço aéreo ucraniano vindos da Bielorrússia, parecendo seguir em direção a Kiev, mostrou o radar.

A “grande maioria” dos caças de fabricação russa que as forças da Otan viram entrar no espaço aéreo ucraniano desde o início da invasão russa se originou na Bielorrússia, disse o diretor técnico da missão da Otan à CNN a bordo do voo de quinta-feira. Em um dia particularmente “ativo” na semana passada, as forças da Otan viram cerca de 20 jatos russos vindos da Bielorrússia para Kiev, disse ele. As aeronaves militares decolando da Bielorrússia e entrando no espaço aéreo ucraniano apoiaram as operações militares russas na Ucrânia, disseram os aviadores da Otan à CNN.

Entre as principais questões que pairam sobre a guerra está se as forças bielorrussas entraram diretamente no conflito para apoiar a Rússia. Mas as tropas da OTAN disseram que não poderiam responder a isso – Belarus e Rússia usam os mesmos MiG-29 da era soviética, disseram eles, então é difícil dizer em tempo real quem realmente os está operando. Os pilotos ucranianos também usam os MiG-29, eles observaram, por isso não está claro como o espaço aéreo da Ucrânia se tornou contestado.

Ainda assim, alguns sinais são óbvios, dizem eles. Por exemplo, os jatos que voam para a Ucrânia da Bielorrússia, aliada da Rússia, claramente não são ucranianos.

A frota de 14 aviões AWACS juntos realiza quase duas dúzias de missões por semana, espionando mais de 400 quilômetros a leste para garantir que nenhuma aeronave hostil se dirija para o espaço aéreo da OTAN.

As missões são rotineiras, mas se tornaram particularmente “intensas” desde que a Rússia invadiu a Ucrânia, disse um dos copilotos à CNN. A Otan intensificou sua defesa dos membros do flanco leste nas últimas semanas, e o voo de vigilância de quinta-feira foi particularmente longo, exigindo um reabastecimento no ar.

Enquanto o AWACS realizava sua missão na quinta-feira, um avião espião russo sobrevoou a Bielorrússia fazendo uma vigilância semelhante na direção oposta, apontaram os aviadores. Isso se tornou típico, assim como avistar caças russos – principalmente MiG-29 – realizando exercícios defensivos nas proximidades.

Os russos também começaram a tentar bloquear o radar do avião da OTAN, uma ocorrência irritante, mas inevitável, dada a visibilidade do avião espião gigante.

“Não é segredo que estamos aqui e não queremos que seja segredo”, disse o diretor técnico da Otan.

Uma pergunta que os aviadores decididamente se recusaram a responder foi se a inteligência que eles coletam, que é ostensivamente usada apenas por membros da aliança da OTAN, está sendo fornecida a Kiev.

“Não posso responder a essa pergunta”, disse Guillaume com firmeza.

“A única coisa que posso dizer agora é que nós, como aliados da OTAN, estamos compartilhando os dados com os países da OTAN”, ecoou o diretor técnico da OTAN.
O que os países membros da OTAN fazem com essa inteligência, no entanto, fica a seu critério, sugeriu o diretor técnico da OTAN.

A cautela reflete a posição tensa da OTAN à medida que a guerra se arrasta: como organização, continua a sublinhar que não é um ator ativo no conflito e que não está prestando assistência direta à Ucrânia para não correr o risco de provocar mais agressão russa que algum temor poderia até incluir um ataque ao território da OTAN.

Mas seus estados membros, incluindo os EUA e o Reino Unido, elogiaram abertamente suas contribuições militares e de inteligência para a Ucrânia, que claramente visavam embotar os avanços militares russos.

O avião de vigilância da OTAN é capaz de mais do que apenas coleta de inteligência, e pode convocar operações táticas, se necessário. Para a missão de quinta-feira, por exemplo, o avião estava controlando aviões de combate na fronteira polonesa-bielorrussa “no caso de haver uma ameaça ao território da OTAN”, disse Guillaume.

Qualquer ação, porém, “teria que estar de acordo com as regras de engajamento”, acrescentou. “Ainda estamos em uma postura de paz.”

FONTE: CNN

Subscribe
Notify of
guest

91 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Victor Borges

Nossa! A OTAN descobriu a roda rs…..

Maurício Siqueira

Uma dúvida, seu comentário é sobre a OTAN, ou sobre a reportagem?

Slow

E a reportagem não fala da OTAN ?

Victor Borges

Sobre a OTAN… Era claro, que a Rússia usaria bases na Bielorrússia.

Antoniokings

E hoje, foi confirmada a presença de Su-57(s) na região de Zhytomyr.

militarywatchmagazine.com/article/did-russia-s-first-su-57-squadron-just-see-combat-over-ukraine-stealth-fighter-seen-over-zhytomyr

Marcos10

Aviões mais avançados para garantir a carnificina.
Melhor você fazer uma reavaliação para ver se vale a pena continuar postando bobagens em apoio a Rússia. Putin já está sendo chamado de carniceiro por alguns.
O que mais se vê são vozinhas mortas por russos.

leandro

que comentário id*iota;deveria ser banido…

Canarinho

Carnificina? Igual ao que varias unidades miltiares nazistas simbioticas com a estrutura oficila militar ucraniana promoviam nos povos do leste ucraniano, como os de donetsk e lughansk?? Nao sao os Russos que estao se escondendo ATRÁS DE MULHERES E CRIANCAS e usam civis como escudo humano, hipócritas.

rui mendes

Au Au Au

Nilton L Junior

Rapaz a galera do chapéu de alumínio são insistente, eles não desistem kkkk, só falta dizerem que os Russos malvados não tem aviões para monitorar os meninos da NATO.

Antoniokings

Para quem tem interesse em estratégia, seguem dois mapas de situação em 05/03 e 10/03.
Se vc abrir um mapa em uma aba e outro em ‘nova aba’ ao mesmo tempo, pode clicar e ver os mapas como se fossem sobrepostos.
Dá uma exata noção do que está ocorrendo.

Situação em 05/03.

comment image

Antoniokings

Situação em 10/03.

comment image

Ze das Couve

Isso tudo com a ajuda da Bielorrússia. Imagina se os caças russos tivessem que voar da Rússia até Kiev para atacar? Eles mal possuem reabastecedores.

Nilton L Junior

Jura, nossa como vc é muito bem informado, se não fosse pelo seu chapéu de alumínio eu tenderia supor que você é Zé Ruelas.

Ze das Couve

Seja mais educado e responda com argumentos. Quantos reabastecedores tem a Rússia.

Paulo

Pedir argumentos para ‘haters’ e russetes é perda de tempo.

Paulo

É que ele usa um modelo de ‘chapéu de alumínio’ um pouco diferente do seu.

Antoniokings

Vc está meio perdido, né?
Sem as bases da Europa, os aviões americanos não alcançam nem a Crimeía.
Ademais, quem sofre com baixa autonomia são os aviões americanos.
Os russos podem sair de seu territórios e chegar a vários lugares no território da OTAN com facilidade.
Só como curiosidade, a distância Moscou – Kiev é de pouco mais de 800 kms.
Qualquer avião russo opera facilmente com isso.
Com sobras.

FOX

Sobras de que ? Não tem nem diesel para os tanques

FOX

“Os russos podem sair de seu territórios e chegar a vários lugares no território da OTAN com facilidade.”

Chegar é fácil, quero ver sair ….rsrsrsrs

Ze das Couve

Um B-2 saiu pela manhã para bombardear o Iraque e a tripulação ainda teve tempo de jantar em casa. Os Russos não conseguem ir além de 150 km da fronteira deles.

Leandro Costa

Nove aviões… Vinte aviões (provavelmente não ao mesmo tempo ou indo para a mesma área)… Rapaz que bizarro… E nós esperando aqueles enxames de aviões Russos atingindo duramente seus alvos, voltando rapidamente para se rearmarem e fazerem tudo de novo até que as defesas inimigas estivessem em escombros.

Que atuação decepcionante… Se antigamente eram grandes exemplos de fogo e manobra com armas combinadas, hoje são patéticos. O que é ótimo para os Ucranianos, que continuam à causar baixas aos Russos.

RenanZ

Longe de defender a atuação russa, mas (minha opinião) ainda acho que eles estão indo devagar, “tirando o pé”, pra não haver um massacre à população civil e serem instados a responder por crimes de guerra (ainda que fossem, não dá pra saber o que aconteceria), pelo menos na questão aérea. No front terrestre, aí sim vejo um barata voa, pelo menos dos momentos que vemos em imagens, como aquele comboio de tanques sendo encurralados entre as casas.

Silvano

Provavelmente estão mantendo forças de reserva para caso o conflito escale, a Rússia sempre agiu assim, sempre preservou uma grande reserva para o caso de necessidade. É improvável que o conflito escale, mas não é impossível.

Sobre os blindados, bom, o blindado não foi feito para combates urbanos, é altamente vulnerável neste tipo de ambiente, o blindado é para combater em campo aberto pouco acidentado, em ambiente urbano e seguindo a previsível rota de ruas e avenidas perde a sua principal característica que é a mobilidade, torna-se presa fácil.

Slow

Excelente comentário ??

Silvano

A principal defesa de um blindado não é sua couraça nem o seu tubo de canhão, é sua mobilidade. Sem ter mobilidade, o blindado perde outra de suas mais importantes características, o poder de choque. O blindado é uma arma em si mesmo, pois se você não tiver como pará-lo, ele em si mesmo destrói e mata tudo pela frente, aquela coisa nada mais é que uma bola de aço em alta velocidade, nos manuais de blindados, existe um conceito chamado de “Morte por esmagamento”, isso é previsto como uma de suas “formas de emprego”, por aí você conclui que… Read more »

Luiz

Excelente comentário.Incrível a ignorância motivada por ideologia ou muito filmes de Hollywood os comentários sobre o andamento das tropas russas no teatro de guerra. Perdas de equipamentos e soldados não tem como não acontecer . O que estamos vendo pelas mídias é somente perdas russas. Da uma falsa impressão que os russos estão em desvantagem. Aqui tem muito chapéu de alumínio. Eu não conhecimento muito de guerras mais não faço comentários estúpidos.

rui mendes

O teu apoio aos invasores e assasínos de população cívil, para pressionar os Ucranianos, é isso e muito mais.
Volta para os games no computador.

Leandro Costa

Renan, isso para mim não faz muito sentido dado o uso ‘liberal’ de foguetes e artilharia. Por mais que estivessem usando armamento não guiado a falta de apoio seja com ISR quanto com CAS ou até mesmo interdição me parece algo extremamente bizarro. A falta de progressão em terra no front terrestre é um reflexo não apenas da falta de coordenação entre meios terrestres mas também de meios aéreos. Aquele comboio de tanques não tinha apenas que estar sendo apoiado por infantaria e não estar enfurnado juntos naquela posição, mas também por helicópteros, talvez drones fazendo ISR assinalando posições dos… Read more »

rui mendes

Essa é linda ”para não haver um massacre à população çívil” atacam hospitais, maternidades, ambulâncias, população cívil nas ruas, passam por cima de carros de idosos com tanques, essa é a táctica deles, para não terem que entrar nas cidades, atacar e aterrorizar cívis e cerco à moda da Europa medieval.

Antoniokings

Não há a mínima necessidade dos russos mobilizarem muito material.
Estão atacando com forças menores que o próprio Exército ucraniano.
Cerca de 10% de suas forças ativas.
Se fosse fazer uma convocação, poderia convocar alguns milhões de soldados.
E conforme visto nos mapas acima, estão avançando.

pampapoker

Avançado, mas não sendo um passeio…Tinha um colega aqui que colocava uma informação importante…faz quantos dias mesmo que Kiev ainda está em pé mesmo ?

Antoniokings

Se eu fosse Putin, nem atacaria.
Apenas cercaria a cidade e não deixaria passar nada.
Só, mantimentos, água e medicamentos.
Logo os ucranianos se renderiam.
Mas, pode ser que os russos tenham avaliado que será melhor ocupar Kiev e derrubar o nazista Zelensky em vez de ocupar o País todo, cidade a cidade.

Nilton L Junior

Mas é o que eles estão fazendo, cercando as grandes cidades para ganhar no cansaço, um pouco diferente da NATO.

Alecs

Está ai uma dúvida que tenho quem é mais estúpido você ou o Putin? Tonho da Lua e suas asneiras.

Ze das Couve

Você pode se considerar um cara feliz. Está assistindo a história bem na sua frente. É o fim do império russo. Acabou.

Ze das Couve

16 dias e contando. Lembra daquela “guerra de três dias”. Pois é, já era.

Antonio Palhares

Em quanto tempo mesmo tomaram Faluja ?

Ze das Couve

Opa, desculpa. Já são 17 e contando. Acho que o seu comentário de que levaria três dias precisa ser revisto.

Reinaldo Deprera

Ué, então existe uma grande contradição aí nessas suas teorias do Fantástico Mundo de Bob. De duas, uma:

  • Não usam recrutas porque estão usando 10% das forças que podem usar
  • Estão usando recrutas porque o exército russo DE VERDADE é muito menor do que a propaganda

A verdade é uma só. O urso está mais para um coala e toma surra por toda a Ucrânia. Principalmente nas áreas em vermelho, onde supostamente “tomou conta”. São nessas áreas onde o NLAW e o Javelin fabricam as AirFryer.

Ze das Couve

Esta “operação especial” mostrou a insignificância do Exercito Russo. O Putin é responsável por isso. Mostrou toda a incompetência para o mundo ao vivo e a cores. Aquele vídeo do comboio russo sendo atacado e fugindo é a cara da situação atual. Quem não viu é só passar lá no Forças Terrestres.

Hcosta

Não são insignificantes e nem incompetentes. É guerra e “shit happens”. Há muitos exemplos de burrices em todos os exércitos. A questão é que muitos diziam que era imbatível, principalmente com os mísseis hipersónicos. Somente nestas situações se descobre as suas limitações e deficiências. Ser bom no papel só tem relevância para os comentadores da trilogia mas isso não implica a sua derrota e, certamente, depois desta guerra já terão aprendido várias lições. Estão é algumas décadas atrasados em relação aos EUA em muitas áreas. Mas são problemas conhecidos por todos, mas tem alguns que basta um lançamento de um… Read more »

Alecs

“basta um lançamento de um míssil para vir logo afirmar a incapacidade dos EUA e da OTAN.” O mesmo vale para a Rússia. A garantia de de destruição mútua é o que faz com que os lados se segurem. A Rússia invadiu a Ucrânia que não faz parte da OTAN. Não foi a Polônia, Hungria e nem a Estônia pelo simples fato de que sabem que seriam destruídos numa guerra nuclear.

Hcosta

Estava a referir os mísseis hipersónicos e o seu uso como propaganda. E como isso significava a superioridade Russa e a Inferioridade dos EUA como poder militar.
Nem uma coisa nem outra…

Ze das Couve

Depois dessa guerra a Rússia não terá como se levantar militarmente. Estão gastando tudo que sobrou da URSS. Tem ração que venceu em 1993!

Ze das Couve

Pode mobilizar 5 milhões de recrutas. Não vai adiantar nada. Não teria comida para a 1/10 deles. Já estão com sérios problemas logísticos. Imagina se aumentar o número de soldados.

Paulo

Milhões de soldados?

Hahahaha.

Fonte?

Felipe

É apenas uma “operação militar especial”. Não é guerra total.

Last edited 2 anos atrás by Felipe
Leandro Costa

O povo Russo certamente vai continuar acreditando nisso se Putin começar à mobilizar reservistas hehehehe

Antoniokings

E, ainda há pouco, Biden anunciou uma medida que vai acabar com a Rússia.
Proibiu a importação de vodka de lá.
Agora, Biden está lascado.
Dezenas de milhões de pinguços americanos vão se rebelar e derrubar o Governo.
kkkkkkkkkkk

Luis

A vodka é o de menos:

Biden anuncia novas sanções contra a Rússia, incluindo
rebaixamento de status comercial, além de veto a 
investimentos e importação de diamantes e vodca

Medidas pretendem afundar ainda mais a economia russa em recessão.

Por g1

11/03/2022 12h52

Antoniokings

Só tem uma maneira dos EUA derrubaram a economia russa: Mandando o Paulo Guedes pra lá.

kkkkkkk

Nilton L Junior

Não da ideia, vai que o Putim topa.

Antoniokings

kkkkkk

Os chechenos resolvem a parada com ele.
E nós nos livramos de um problemão.
Só não levo o PG lá pessoalmente porque vou gastar uma grana de gasolina.

kkkkkkk

Helio Eduardo

Leandro, Eu estou surpreso, é verdade, mas ainda não descartei nem o poderio nem a eficiência da força aérea russa. É plausível que estejam agindo com cautela incomum para evitar grandes perdas civis. Também é plausível que estejam economizando munições inteligentes (ou que estejam em falta). Também no campo do que é plausível, podem estar buscando evitar perdas midiáticas para sistemas anti aéreos ucranianos ou fornecidos pelos europeus. O que ainda não me parece plausível é descartar a força aérea russa tão rapidamente. Seja como for, permita-me dizer que, de fato, eu esperava uma campanha rápida, após tantos meses de… Read more »

Leandro Costa

Helio, eu respondi à mais ou menos essas mesmas questões para o RenanZ mais acima, mas ficou um tempo aguardando liberação na moderação. Certamente o argumento de baixa quantidade de munição guiada é um dos fatores para usarem tanto armamento simples. Mas também mostra que as forças Russas são mal treinadas no uso desse tipo de armamento em operações combinadas. Tudo que estamos vendo no momento é o uso da aviação tática deles e não da estratégica, que pode ter um desempenho completamente diferente, até porque normalmente operam sozinhos, sem a necessidade de integração com outras forças. Então se por… Read more »

Hellen

A Finlândia,Estônia,Lituânia e Letônia pode colocar a barba de molho que logo logo os russos comecaram a fazer pressão nas fronteiras !!!

Leandro Costa

E sua conclusão é baseada em que?

Antoniokings

Baseado na desunião da OTAN.
Na grave crise econômica que virá.
Ao não apoio às sanções pelo resto do Mundo.
E por aí vai.

br.sputniknews.com/20220311/turquia-se-recusa-a-adotar-sancoes-contra-russia-a-pedido-da-otan-contrariando-o-bloco-21780112.html

É exatamente nisso que Putin está jogando.
E olhe que ele ainda nem fechou a torneira do gás.

Leandro Costa

Vamos ver se o Erdogan troca o certo pelo duvidoso. Ao mesmo tempo, não é que o que está acontecendo no Báltico. Você disse semana retrasada que a Ucrânia cairia depois de horas devido ao avanço inexorável dos exércitos Russos. No final da semana retrasada falava que Kiev estava cercada e cairia em um ou dois dias. Na semana passada falava todos os dias que Kiev cairia hoje… ou essa noite. Ainda ao longo da semana passada falou que Moscou fecharia a torneira do gás, que ainda não fechou, e para qual os Europeus já estão se preparando caso ele… Read more »

Satyricon

Excelente comentário, Leandro.

Antoniokings

Postado no ‘Forte’ por outro forista, vídeo do Coronel Douglas McGregor, ex-assessor sênior do secretário de Defesa dos EUA,  1) A Rússia está poupando as instalações civis, foram muito ‘gentis’ (palavras dele) no início da guerra, poupando instalações civis.. 2) Está havendo muito menos danos quando ‘entramos’ no Iraque em 1990 e 2003. 3) Zelensky poderia ter evitado isso. . 4)A parte oriental da Ucrânia está nas mãos dos russos e está coesa. 5) Os russos não estão preocupados em ganhar territórios, mas destruir o Exército ucraniano. 6) Zelensky é um fantoche e está colocando a população em uma situação… Read more »

Antoniokings
Leandro Costa

Eu não acesso o Facebook. Mas olha, nem precisa ir muito longe. Essa vem direto da sua fonte de informações predileta. A wikipedia: “In 2020, President Donald Trump proposed Macgregor as ambassador to Germany, but the Senate blocked the nomination. On November 11, 2020, a Pentagon spokesperson announced that Macgregor had been hired to serve as Senior Advisor to the Acting Secretary of Defense, a post he held for less than three months.” “In 2012, he challenged general James F. Amos’ stance on the United States Marine Corps. Macgregor argued that the military capability and pertinence of the Marines, along… Read more »

Antoniokings

Ah, tá bom!
O militar critica algumas situações referentes ao mau desempenho das F.A. do País e é chamado de pró-Rússia.

Agora, devo levar isso a sério?
“Em uma coluna no The Washington Post, ele foi descrito como ‘um maluco racista que é pró-Rússia, anti-Merkel, anti-muçulmano e anti-mexicano’
Ou seja, o sujeito é racista, mas é pró-Rússia e anti-Merkel.
Justamente a Alemanha que é o ‘farol’ quando se trata de racismo.
Realmente, não entendi.

Leandro Costa

Prefere que eu poste um link com o ex-ministro das relações exteriores da Rússia falando dando suas opiniões baseadas em experiência sobre a situação atual? Te garanto que ele não foi simpático à Rússia, à Putin e à Lavrov, a quem inclusive ele considerava como amigo pessoal.

Mas você vai dar outra desculpa esfarrapada para de qualificá-lo, ou seja, mais do mesmo, claro.

O que se encaixa na sua narrativa, é perfeito. O que não se encaixa, tem defeito e portanto é inválido. Seu modus operandi normal.

Mas não esqueça de exigir que te compensem pelo tombo do rublo.

Leandro Costa

Agora só quando a moderação soltar para que seja revelada mais uma balela…

Luis

Parabéns Leandro!
Acredito que as suas colocações / criticas estão certíssimas e espelham as da maioria que aqui frequentam buscando um ambiente sadio de discussão e aprendizagem, o que ultimamente está muito difícil de acontecer devido a certos elementos, poucos é verdade, mas que aqui comparecem não para somar, mas para dividir e, apesar de poucos, conseguem emporcalhar todos os três ambientes da trilogia, o que é uma pena. Torço para que um dia a trilogia volte a ser aquele ambiente agradável de se frequentar que um dia foi.

Um forte abraço

Alecs

Acho que depois do seu comentário ele vai enfiar o rabinho de cachorrinho treinado entre as pernas, tomar o remedinho de doido e ir para caminha.

Pedro

Vamos esperar a Rússia ter a coragem de abrir a bolsa de valores para ver o tamanho do tombo…ai vamos ver quem vai ter grave crise economica..vc pode falar o que quiser..a realidade é uma, vc querendo ou não

Antoniokings

Russos ficaram quase um Século sem ela.
Ademais, vão contar com o Bank of China para financiar o que precisarem.
Não fará falta.

Alecs

Exatamente! O Ursinho Pimpão não pode descer para brincar no playground, então ele vai baixar a b#nd@ para o Dragão. Você me da ascos! Devia ser aspone do Putin. 1 Rublo russo igual a 0,047 Remimbi.

Ze das Couve

Cinco centavos de real compram um rublo. Economia russa virou pó.

Nilton L Junior

A UE vai sentir os impactos dessas sanções, quando isso acontecer vamos ver quanto tempo dura essa unidade forçada.

Antoniokings

Já estamos vendo algumas reações.
O Secretário Europeu Josep Borrell afirmou que eles erraram ao ‘acuar’ a Rússia.
E que a U.E. já usou todos os meios possíveis de boicote.
Vários países grandes já comunicaram que não vão aderir ao boicote, como China, Índia, Paquistão, Turquia e etc.
Acho que o Brasil vai pular fora dessa.
E isso que os russos ainda não fecharam a torneira para congelar os europeus.

Luis

Você agora á anexo escrotal do King?
Parece que sim, estão juntos em todas as postagens

Hellen

O que poderia acontecer de pior ja aconteceu (sanções) agora os russos vao continuar sua expansão ate criar um barreira de proteção em frente ao territorio russo !!!
As peças estão se movendo no tabuleiro !!!!

Antoniokings

Concordo.
Sem contar que os russos estarão livres para agir em outros lugares, como fornecer armas ao Irã, Coreia do Norte e etc.
Será um pesadelo estratégico para os EUA.
A Europa, creio que vai se retirar dessa furada logo, logo.

Andre K

Se a Rússia escalar mais a guerra, cometer atrocidades, etc. o que mais o “ocidente” poderá fazer?! Também pensei nisso, como vão escalar mais as sanções? Não tem como.

Ze das Couve

Depois dessa campanha na Ucrânia não vai sobrar nem Lava no exército russo. Estão usando tudo.

Alecs

Sputinisse!

Nilton L Junior

“Ainda estamos em uma postura de paz.” mas é obvio, ainda bem que os Russos não sabem.

Adriano Madureira

Para quem quer acompanhar a guerra na Ucrânia…

https://liveuamap.com/

Antoniokings

Prezado Adriano.
Esse mapa parece estar razoavelmente desatualizado.
Na região de Mariupol, por exemplo, só resta uma pequena parte da cidade em mãos dos ucranianos.

Adriano Madureira

Antônio,conhece algum site similar a esse que dê a situação atualizada?

Antoniokings

Eu estou acompanhando pelo SouthFront.
E as informações são cofiáveis, porque muitas da postagens deles são acompanhadas por fotos e, principalmente, vídeos.
Por exemplo.
Quando os militares da DPR entraram em Volnovakha, eles publicaram vídeo desses militares hasteando a bandeira da República na Prefeitura da Cidade.
A Wikipédia também tem um, mas demora um pouco mais para atualizar.

Antoniokings

Segue o link.

https://pt.wikipedia.org/wiki/Guerra_Russo-Ucraniana

O mapa à direita é que é atualizado.
Basta clicar nele que tem zoom.
Perceba que nesse mapa, também, a região de Mariupol está totalmente cercada.

Antoniokings

Mapa do dia 11/03.

Parece que os russos estão avançando do sul para o lado oeste do Rio Dniepr, conforme noticiado aqui ontem.
Aguardemos confirmações.

comment image

Djalma

Estados membros da OTAN são covardes de permitir essa carnificina na Ucrânia. Poderiam ajudar a Ucrânia sem problemas pois a Rússia não poderia fazer nada. Ameaçar com armas nucleares? Duvido! O genocida lá sabe que seria o fim dele e da Rússia.

PETERSON MONTEIRO DA SILVA

Dois pesos duas medidas….se 60 km de comboio militar parado a 25km de Kiev avançar com tudo juntamente com a artilharia que já está posicionado próxima a Kiev vai ser um massacre!!! Mesmo que maioria não acredite,elas só não avançam porque não permitido! Agora respondam,se até um general americano disse em entrevista a CNN ou BBC não me lembro…. que os russos estão pegando leve! Porque vou acreditar em quem nunca comandou um exército em combate? Devo acreditar em especialistas de de gabinetes de imprensa?

Rinaldo Nery

O que é um ¨diretor técnico¨ de uma aliança militar? Virou empresa?