O Ministério da Defesa da Rússia divulgou imagens misturando caças-bombardeiros Sukhoi Su-34 Fullback e Su-24 Fencer que supostamente participaram de ações na Ucrânia.

As imagens cortadas mostram as aeronaves decolando, disparando um míssil (possivelmente antirradiação) e pousando.

Subscribe
Notify of
guest

67 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Nonato
Silvano

Mudar o jogo com 3 quilos de carga contra uma superpotência que opera algo como o Tu160M e sua carga militar de 40.000 Kg?? com mais de 6.000 ogivas nucleares??? kkkkkkkkkk… não é a toa que o Zelensky é humorista.

Me belisca que eu tô doido…

Flanker

As 6000, ou 6 milhões, de ogivas nucleares não entram no jogo. Se ele usar, é destruição pra ele também. Parem de se escudar atrás dessas armas.

Rodrigo Martins Ferreira

O efeito que ele faz sobre um caminhão de suprimentos, que é o gargalo da invasão russa..

Vai ser mais útil que as super armas da semana destruidoras do Ocidente que a Rússia divulgava toda semana e nem de longe apareceram até agora.

André Macedo

Que efeito? Conhece o Pantsir? A maioria comboios russos tem um desse por razões óbvias, se tem algo destruindo a logística russa é a guerra assimétrica no chão.

Bosco

André,
Mesmo o drone turco usado pela Ucrânia não sendo dos tipos 1 e 2 , que são os mais difíceis de neutralizar pela AA convencional, pode ser que o Pantsir e Tor tenham dificuldades de detectar e rastrear o drone devido à sua baixa velocidade e ter um RCS reduzido.
Os radares que geralmente dão apoio à AA utilizam o efeito Doppler e são calibrados para alvos de alta velocidade (aviões e as pás dos rotores de helicópteros).
Uma aeronave a menos de 250/300 km/h pode passar sem ser percebida ainda mais se tiver um RCS reduzido.

André Macedo

Hmm, não sabia dessa vulnerabilidade do Doppler, na verdade eu imaginava que o SHORAD fosse o mais indicado pra abater alvos assim.
Imaginei também que com 18 dos 24 drones abatidos, superioridade aérea russa limitada e poucas notícias sobre o S-400 ou S-300 dos russos, a maioria dessas baixas havia sido causada pelos Pantsir mesmo.

Bosco

André,
Mas eu não estou dizendo que não foi. rsss Às vezes foi pelo Pantsir, mas os russos têm outros sistemas AA como por exemplo os manpads.
Os radares tradicionais que apoiam os sistemas SHORAD têm dificuldades de detectar os UAVs pequenos por conta do reduzido RCS e se estiverem voando baixo com ruído de fundo têm dificuldade por serem lentos.
Só de uns anos pra cá começou a aparecer radares eficientes contra pequenos e médios drones, mas o radar do Pantsir ainda não tem essa função.

Andre

Ligaram o Pantsir?

3 já foram para saco…

Falhou na Síria e está falhando na Ucrânia.

Ainda bem que o Brasil escapou desse engôdo.

Jacinto

O pantsir foi destruido por drones na Siria, na Libia e na Armenia.

Rogério Loureiro Dhiério

Este sistema já está entrando para a história como uma dos mais destruídos no planeta. Deus o livre de o Brasil comprar essa joça.

Hank Voight

O que mais vemos é sistemas Pantsyr sendo abandonados por falha mecânica ou falta de combustível….

Bem fez o Brasil que não comprou essa joça

RAZOR70

Considero mais eficaz um enxame de TB2, contra as colunas de blindados e os “STM Kargu-2”, contra as viaturas sobre rodas, possa causar o caos e queda da moral do exército vermelho. Os caças são simbólicos no momento do conflito e uma boa “distração” para os UCAV, realmente fazer o serviço!

Paulo

Soltando o aço no Humorista!

Antoniokings

Declaração deste domingo do Chefe das Forças Armadas do Reino Unido, Almirante Tony Radakin, no sentido de que é “ilegal e inútil” que britânicos pensem em lutar contra a Rússia na Ucrânia.
Rechaçou claramente a posição da Chanceler Liz Truss.
Aliás, não sei quem é mais fraco.
Esse estrupício da Truss ou Blinken.
Páreo duríssimo.

Borje

Meu caro, se a Russia esta tendo dificuldades e baixas tao altas contra um inimigo tao fraco, imagina em uma guerra contra a Otan? Eles parecem ser muito mais fortes e capazes do que realmente sao. Eu falo isso pois eu mesmo fiquei surpreso. Como eles nao tem dominio aereo ainda? Como eles tem colunas inteira de blindados sendo destruidas? Como eles tem uma logistica tao absurdamente falha? Como ainda existem cacas e drones Ucranianos decolando? Eh pra deixar qualquer um entendido do assunto perplexo. Estamos falando de uma super potencia militar contra a Ucrania! De novo, imgina contra os… Read more »

Gerson Carvalho

A Rússia não esta tendo dificuldade e nem tem muitas baixas, apenas a mídia falando. Ela quer tomar o pais sem destruir tudo! E pra isso precisa ir devagar, alias são 10 dias apenas de guerra e já tomaram quase tudo!

Andre

Você ainda não viu o mapa né?

Silvano

Ele também toca piano, tá ligado?

Kornet

E de calça arriada e a imprensa quer transformar esse fanfarrão num herói, para mim ele é maior culpado da desgraça do povo e de seu país,por ter se encantado pelo que ouviu das pessoas erradas.
Entrar para a UE é um direito da Ucrânia, mas OTAN foi pedir para pagar para ver.

Rinaldo Nery

Concordo.

Rodrigo Silveira

E o Putin é a piada.

Bardini

Numeração censurada. Pq será!?
.
Hummm…
.
comment image

Paulo

Já se alistou?

Agressor's

Espero que o povo brasileiro aprenda com está guerra. Aprenda que devemos nos manter UNIDOS, sem divisões político-ideológicas, e que neste mundo da geopolítica não existem amigos, mas sim grandes interesses. Acorda povo, vamos pressionar nossa classe dirigente por maiores investimentos na defesa da nossa Amazônia que “eles”, invejam e querem nos tomar na mão grande, uzando mentiras da política climática. A Rússia foi a única que nos defendeu na ONU…Acorda Brasil!!!

Last edited 2 anos atrás by Agressor's
Paulo

A pois é…

Silvano

Agressor’s, posso lhe dar um beijo hétero?? estou sentindo falta dos seus mundialmente famosos::… kkkkkkkkkkkkkkkk

Antoniokings

kkkkkk

Agressor's

Pode beijar que eu sou um hétero top, Silvano… kkkkkk 😀

rui mendes

Não precisas fazer isso, o teu presidente já foi lá ao beija-mão, já o fez com Trump, agora fez com Putin, é de uma firmeza e verticalidade, só visto.

Agressor's

Me desculpe mas não sou bolsopetista ou algum outro tipo de melancia…Fica a lição para que o povo brazileru aprenda a votar direito, daqui pra frente nas eleições…

Bosco

Eleitor do Moro para presidente e do Mamãe Dancei para o governo de São Paulo. Acertei?

Agressor's

Eu não posso acreditar que vc seja tão ingênuo e ainda acredite em todo esse circo e teatro dessa gente que nos governa. São todos braços políticos, uns dos outros. Aquele Ciro mesmo, não passa de apenas mais um braço político da esquerda. Ele sabe que não será eleito presidente, portanto o seu papel ali é de apenas atrapalhar o Bolsonaro e o seu braço Moro, para abrir caminho para o Lula. Pra quem não conhece essa figura foi ele que sabotou e cortou as “asinhas” da Gurgel…Se a Gurgel tivesse sido apoiada, hoje estaria dominando o mercado no Brasil,… Read more »

Last edited 2 anos atrás by Agressor's
Carlos Henrique Lucena

Depois de tanta acusação, desta metralhada giratória, você poderia se posicionar, Agressor? Tomar partido, descer do muro…estou curioso sobre a melhor escolha.

Luciano

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk…Bosco, acho q é o primeiro comentário não técnico q curto seu! Boa, boa!!

Rinaldo Nery

¨Teu presidente¨? É teu também, ou tu é argentino?

André Macedo

Não existe isso amigo, o interesse nacional, investimento em defesa e todas as decisões governamentais vão ser norteadas por ideologia e política, não dá pra separar.

Kornet

Vou ter que concordar com o militante, muitos aqui ainda não se deram conta, o Brasil está no caderninho negro da Otan e de seus patrocinadores.
Alguns esquecem que gomos ameaçados por presidentes,primeiros ministros,generais,almirantes, o chefe da Otan,artistas, meninas histéricas que perderam seus sonhos,brasileiros traidores e etc.
Não temos armas nucleares para defender nossa soberania verde e ameaçada da cobiça estrangeira.

Bruno Vinicius

Será que um desses aí era o pilotado por esse gordinho que foi capturado após ejetar do SU-34?

P.S. infelizmente a trilogia não deixa colocar a foto dele depois de cair (está ferido). Quem quiser ver:

https://twitter.com/i/status/1500052749442027524

P.P.S. estou impressionado com o tamanho do cockpit das aeronaves russas. Desconfio que ele não caberia dentro de uma aeronave ocidental.

Bardini

É por isso que dizem que no Su-34 tem cozinha?

Andre

Tem banheiro também, não?

Rinaldo Nery

Cama de casal…

Lima70

A Rússia está perdendo de lavada em relação a Guerra Midiática. No qual hoje é tão importante quanto os combates e fatores para associar a sua ação militar. Assim como enfatizar o seu poderio e desmoralizar o inimigo. A Ucrânia está perdendo terreno mais vencendo está batalha.

André Macedo

Você fala como se fosse a Ucrânia que estivesse fazendo a guerra midiática, é o Ocidente inteiro por trás disso, e sua perspectiva está afetada pela mídia ocidental também.

Agressor's

Verdade! Os mecanismos ou aparatos de propaganda(PSYOP) dos Russos e Chineses são ainda tão amadores que eles ainda se utilizam da imagem daquelas panfletagens soviéticas do início do século 20. Um exemplo que ilustra isso se observa no filme Kung Fusão em uma cena quando os vilões mafiosos ocidentais jogam gasolina numa pobre mulher indefesa com sua filha de menor coitadinha agarrada nos braços, para extermina-las selvagemente. Igualzinho como naqueles cartazes de propaganda soviéticos patéticos e esdrúxulos da época…

Last edited 2 anos atrás by Agressor's
Ypojucan

O Su-24 que aparece é um MR, ou seja, de reconhecimento e usa aparentemente um pod de interferência no pilone ventral. A VKS tem aumentado as missões SEAD na tentativa de tornar os céus ucranianos um pouco mais seguros para os aviões de ataque SU-25 e os Su-34 (pois a quantidade de armamentos modernos a disposição dos russos é minuscula! Tiveram 8 anos para se preparar e ainda hoje usam na maioria dos casos foguetes e bombas burras). Porém, duvido que a Russia tenha uma quantidade grande de misseis para fazer SEAD adequada. Assim, os aviões e helicóptero russos empregando… Read more »

Ypojucan

Poggio, no caso do Su-24MR ele está configurado com um pod Efir-1M na asa direita (que é um pod de detecção para fontes de radiação. Ou seja, para detectar fontes de radar.) No pilone ventral está o pod Tangazh Elint que pode detectar o tipo e o local aproximado da fonte de radiação. No Su-24MR toda essa informação é passada via datalink (ShRk-1) para uma unidade de C2. Dessa forma, provavelmente estão operando em conjunto com os Su-34 que fazem a SEAD com mísseis Kh-31 e “bombas burras” de baixo arrasto e bombas cluster (No melhor estilo Vietnan. Basicamente fazendo… Read more »

Andre

Padrão russo de verdade.

Hank Voight

Poggio, mentira e desinformação são a especialidade da mídia russa vide a desculpa furada de ” desnazificar” a Ucrânia!

Mais especificamente nesse caso o que está acontecendo é a falta gritante de munição guiada no arsenal russo, o que resulta na tática de ataques em baixa altitude usando bombas burras colocando vetores como o Su-34, que custa na casa de US$ 40-50 milhões ao alcance dos Stingers, que custam US$ 119.000,00

Segue artigo interessante a respeito
https://theaviationgeekclub.com/against-ukraine-russia-is-deploying-its-sukhoi-su-34-attack-aircraft-armed-with-dumb-bombs-because-it-lacks-pgms-and-poland-wont-donate-its-mig-29s-to-kyiv/

Luciano

É o tipo de postagem que acrescenta!!

Léo Neves

Outro avião russo abatido está noite sobre karkiv .
Sa-8 é o problema dos russos eles precisam urgente destruir eles.
Creio que os buk e S-300 já foram destruídos.
Cadê os sistemas de guerra eletrônica Rússia que não conseguem cegar sistemas da guerra fria que eles conhecem como a própria mão .

Bruno Vinícius

Mas segundo o xings os equipamentos de guerra eletrônica russos conseguem até desligar um Destroyer americano…

Felipe

Um Su-30 que foi abatido foi o que se engajou em combates aéreos, onde 4 Su-27 ucranianos também foram abatidos. Lógico que o Ucranianossó liberaram a imagem do Su-30 derrubado e o piloto, que ejetou em segurança, capturado.

Léo Neves

Até o momento com imagens é um su-34 um su-30 um su -25 em todo o conflito .
E o que foi abatido está noite que ainda não sabemos qual avião é.
Helicópteros foram 3 ka-52 um mi-8 e um mi-24 .
Foram esses que eu vi imagens.
Provavelmente tem alguns mais mas nada como a Ucrânia diz ter abatido.
O problema da Rússia não é a qualidade dos equipamentos e sim a forma como são empregados e a falta de munição de precisão de longo alcance.
Onde está os drones orion para destruir as baterias de Osas?

seuzénétiuôrqui

SU-34, conhecido como “Pato Raivoso”!

seuzénétiuôrqui

Boris Johnson, primeiro ministro ingles, em seu discurso de ontem disse que “A Rússia como um grande país deve ter suas reinvindicações de segurança e etc e etc, respeitadas”! Os ingleses já estão amarelando. E é só o começo!

Bosco

Tonho???

seuzénétiuôrqui

Biden convida Bolsonaro para visita aos eua. Agora convidou? Antes nem ligação atendia!

“Delegação “americana” de alto nível vai à Venezuela para tratar sobre petróleo com o GOVERNO venezuelano”. Como assim? Mas eles (os eua) não dizem que a Venezuela é uma ditadura sanguinária, sob “regime comunista”?

seuzénétiuôrqui

Perto de Volnovakha, enquanto tentava romper o cerco, o 15º batalhão de assalto nas montanhas das Forças Armadas da Ucrânia foi liquidado.

seuzénétiuôrqui

Bandeira símbolo desse batalhão, contendo um lobo foi apreendida.

seuzénétiuôrqui

Soldados russos famintos, com frio, sem combustível e super mega hiper mal equipados, participando da operação especial na Ucrânia!

Jacinto

Este capacete é um Ops-Core Future Assault Shell Technology (FAST) Helmet, que foi desenvolvido pelo exército dos EUA…

seuzénétiuôrqui

O bláblablá de sempre……..cansativo!

Hank Voight

Mentira e desinformação são a especialidade da mídia russa ….
Mais especificamente nesse caso o que está acontecendo é a falta gritante de munição guiada no arsenal russo, o que resulta na tática de ataques em baixa altitude usando bombas burras colocando vetores como o Su-34, que custa na casa de US$ 40-50 milhões ao alcance dos Stingers, que custam US$ 119.000,00
Segue artigo interessante a respeito
https://theaviationgeekclub.com/against-ukraine-russia-is-deploying-its-sukhoi-su-34-attack-aircraft-armed-with-dumb-bombs-because-it-lacks-pgms-and-poland-wont-donate-its-mig-29s-to-kyiv/

Last edited 2 anos atrás by Hank Voight
Alecs

Quanta velharia! Só pra ameaçar Ucrânia, Geórgia e manter Belarus e republiquetas capacho. O Putin é bom de ameaçar com suas armas nucleares mas ainda será deposto. Esses dias li várias matérias com essa hipótese.