EUA buscam formas de compensar a Polônia, caso ela envie os MiG-29 para a Ucrânia

70

O governo dos EUA está procurando maneiras de reabastecer o arsenal da Polônia caso o país concorde em fornecer alguns de seus jatos de combate da era soviética para a Ucrânia, disse o secretário de Estado Anthony Blinken.

O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, fez um apelo apaixonado no sábado ao Capitólio por assistência na obtenção de ajuda militar mais letal, especialmente caças a jato fabricados na Rússia que os pilotos ucranianos podem pilotar.

“Estamos analisando ativamente agora a questão dos aviões que a Polônia pode fornecer à Ucrânia e analisando como podemos ser capazes de abastecer a Polônia se ela optar por fornecer esses aviões”, disse Blinken na Moldávia, durante uma escala pela Europa para tranquilizar aliados de lá sobre o apoio dos EUA na sequência da invasão russa da vizinha Ucrânia.

Blinken disse que os EUA estão trabalhando com Zelensky e outras autoridades ucranianas para obter uma “avaliação atualizada de suas necessidades”.

Os EUA e os parceiros avaliarão então o que pode ser fornecido, disse ele. “Não posso falar com uma linha do tempo, mas posso apenas dizer que estamos analisando isso muito, muito ativamente”, disse ele a repórteres.

No domingo, o gabinete do primeiro-ministro da Polônia rejeitou relatos de um possível acordo para o país entregar aviões de combate à Ucrânia. “A Polônia não enviará seus caças para a #Ucrânia nem permitirá o uso de seus aeroportos”, tuitou a chancelaria do primeiro-ministro Mateusz Morawiecki. “Ajudamos significativamente em muitas outras áreas.”

A Polônia voa com jatos de combate MiG-29 de fabricação soviética, juntamente com caças F-16 da Lockheed Martin Corp. dos EUA, bem como outros tipos de aeronaves.

FONTE: The Wall Street Journal

NOTA DO EDITOR: há especulações sobre o possível envio de caças F-16 dos EUA para a Polônia, caso o país europeu concorde em enviar seus MiG-29 para a Ucrânia.

Subscribe
Notify of
guest

70 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Antoniokings

Isso é jogar dinheiro fora.
A Rússia dominou o espaço aéreo ucraniano.

Algumas notícias interessantes sobre o assunto.
Um S-400 russo abateu um Su-27 ucraniano a 150 km de distância.
A distância mais longa alcançada de maneira efetiva em todos os tempos.
Batalha aérea perto da cidade de Zhitomir resultou na derrubada de quatro S-27s ucranianos.
Especulas-e que Su-35s russos.
Os aeroportos de Vinnytsia e Starokonstantinov, ambas na região de Zhitomar foram destruídos hoje pelo russos.

ORIVALDO APARECIDO SALVADOR JUNIOR

Provavelmente você tirou essas informações de um jornal, muito confiável controlado pelo governo. Bom, se eu fosse o governante, preferia mandar eles darem a noticia que eu tenho o maior membro do mundo. Pelo menos é mais fácil ser verdade

Antoniokings

Prezado Kid Bengala.

Só publico o que eu leio.
Se vc não gosta……

Flanker

E tu lê onde? Fontes russas somente?

Agressor's

O grande problema que enfrentamos nesse momento é a censura das grandes mídias e meios de comunicação, os países que se dizem liberais, só são liberais quando é dos seus interesses, ambos os lados estão censurando, a primeira vitima é a verdade. Temos que analisar os dois lados e consequentemente chegar à uma conclusão. Em uma guerra a informação é a primeira vítima.

Last edited 2 anos atrás by Agressor's
Antoniokings

Agressor’s

A Ucrânia está uma grande bagunça.
Enquanto a Polícia escolta um comboio de carros de luxo de milionários que fogem do País, a própria população pune saqueadores amarrando-os a postes e árvores.

southfront.org/anarchy-in-ukraine-police-busy-escorting-elite-to-europe-videos/

Silvano

Kingão, faz pouco tempo, e um magnata comprou o apartamento mais caro mundo, uma cobertura em um prédio em frente ao Central Park, não lembro os valores, ele era um magnata ucraniano, em seguida, outro magnata, comprou o segundo apartamento mais caro do mundo, que fica um andar abaixo desta cobertura do mesmo prédio, ele também era um magnata ucraniano.

E tem gente que acredita que está lutando por uma causa justa.

Antoniokings

Prezado Silvano

E o comboio não era fraco, não.
Porsche, Mercedes, BMW….
A população revoltada e o policial se esmerando para afastá-la.
A Ucrânia foi dominada por um bando que é a escória da Europa.

SDS

Agressor's

Que o mundo acorde, devemos nos desatrelar desta moeda dólar….

Renato Carvalho

Não vai falar nada sobre a máfia que dá suporte ao Putin??? Ou sua indignação é seletiva???

Antoniokings

Pô!
E a máfia americana?
Creio ser a mais rica.
Depois vem a italiana.

Flanker

E os magnatas russos, que tem imóveis caríssimos no mundo todo, iates que parecem transatlânticos, e o amiguinho do putin que tem um A340 como jatinho particular?

Adriano Madureira

Em quem se pode acreditar?! Na mídia vendida e parcial do ocidente que só posta a verdade conveniente a eles?! A mesma mídia que passou anos calada quanto as agressões ucranianas na região de Donbass?!

Acreditar na CNN , Reuters ,BBC , no WSJ ou NY Times também não é muito seguro, isso sem esquecer dessa mídia brasileira…

Eu não acredito em nenhum dos lados ! A verdade foi a primeira vítima dessa guerra de interesses econômicos.

comment image

Fabio Mayer

Como se você analisasse os dois lados, né? kkkkkkkkkkkkkk

Nemo

Em relação ao aeroporto de vinnystsia a informação veio do próprio Zelensky e está tanto na BBC quanto na CNN.

Bruno Vinicius

Ué, mas os S-400 não conseguiam derrubar caças a 400 km de distância? Por que derrubou a apenas 150 km?

Antoniokings

Que pergunta nonsense!
Era onde a bateria estava, oras.
Ou vc queria que ela recuasse 250 km para acertar em 400 km?

Bruno Vinicius

Eita. Não sabia que os Ucranianos tem bases aéreas funcionando a míseros 150 km dos S-400. Achei que os russos já teriam destruído essas tão perto do front. Eles realmente tem que melhorar. Porque da forma que você falava desse sistema, qualquer aeronave, independente do modelo e altitude em que está voando, se chegar a 400 km de distância do S-400 é destruída. Assim sendo, a única explicação lógica é a de que os russos não conseguem destruir uma base aérea que está a míseros 150 km de distância do front.

Last edited 2 anos atrás by Bruno Vinicius
Antoniokings

Prezado. O fato do avião estar a 150 km da bateria não quer dizer que a base está a essa distância do S-400.. Ele pode ter saído, p. ex., de 500 km atrás, voado 350 km e ter sido abatido. Por favor, raciocine e não apele para esse tipo de conclusão apenas para acirrar o debate. Agora o fato é que os russos deixaram alguns aeroportos civis intactos. Entretanto, a partir do momento que a Ucrânia passou a usá-los como bases aéreas, a Rússia passou a destruí-los. Hoje foram dois. O de Vinnytsia estava sendo usado como centro de operações… Read more »

Bruno Vinícius

Mas se ele saiu a 500 km de distância, por que o S-400 o derrubou a apenas 150? Não poderia tê-lo derrubado quando estava a 400 km?

Eu consigo entender muito bem a lógica do porquê o S-400 não conseguiu fazer isso. O problema é que sempre que alguém argumentava com você que existem maneiras de reduzir o alcance efetivo de uma bateria anti-aérea, você dizia que era besteira e que qualquer coisa que chegasse a 400 km de distância seria imediatamente abatida.

Antoniokings

É apenas um exemplo.
E se ele saiu a 250 km de distância?
O fato é que o bicho é bom e derrubou o avião inimigo.
Ô dificuldade!!!!

Flanker

Foi tu que disse, alguns dias atrás, que um S400 derruba um caça a 400 km de distância..

Antoniokings

E?
Uma coisa não tem nada a ver com a outra.
O fato do míssil ser capaz de atingir um alvo a 400 km não invalida ter efetivamente ter derrubado a 150 km.
Imagine uma bateria de S-400 instalada no Rio de Janeiro detectando e abatendo um avião que saiu de Volta Redonda.
São 125 km.
É o que se tem, e o míssil cumpriu seu objetivo.

Tupã

Senta lá Claudia!!
Uma vergonha por dia é suficiente!

Antoniokings

Às vezes eu fico ‘encucado’ com a capacidade lógica de alguns foristas aqui. E tem seguidores. Com todo respeito aos sujeitos, publiquei que um S-400 abateu um avião a 150 km de distância e o camarada vem argumentar que não foi a 400 km como é o alcance máximo do sistema.. Pô! Sei lá! De repente o avião levantou voo do aeroporto ao lado. Saiu de dentro de uma caverna/esconderijo. Ou os russos esperaram mais para não cometer erros. Não interessa! Sem contar que a distância de Kiev ao Mar Negro é pouco maior que isso. Só se o avião… Read more »

Tupã

Prezado Kings, para os mickeyboys com seus cerebros de batráquios, contra seus argumentos energúmenos não há fatos.

Agressor's

braziu vai enviar 7 super tucanos para a Ucrânia e o conflito será igualado…

Last edited 2 anos atrás by Agressor's
Paulo

Mais o “Grispen NG(Ninguém Vê)!” Hahaha!!

JCarbono

Pergunta sincera: um ST com atenuação de assinatura-radar (tipo uma pintura) em meio a 20 outros pequenos turbohelices poderia ser identificado por míssil inimigo? Como um enxame desses apareceria nos radares de hoje?

Marco

Acredito que não é bem assim (jogar dinheiro fora)… Em minha rasa e simplória opinião, o simples fato dos Russos “acharem” que há areonaves ucraninas aptas para o combate, acarretará a desarticulação de algumas unidades aéreas, baterias anti-aéreas e recursos humanos, que se não fosse por isto, estariam mobilizadas e 100% engajadas contra as forças terrestres ucrianianas. Com isso, as forças de defesa terrestres ganham um fôlego duplo: 1º) porque areonaves russas que estariam convertidas para o sistema ar-terra, ficam temporarimente no sistema ar-ar caçando essas novas aeronaves cedidas; e 2º) porque a força invasora no chão, deixa de estar… Read more »

Fabio Mayer

É o dinheiro dos EUA, eles gastam como quiser, não como patetas acham que devem gastar….

Fabio Araujo

https://twitter.com/edrormba/status/1500486904210460673#USA ‘trabalhando ativamente’ no acordo de troca com #Poland para enviar caças para #Ukraine . O secretário de Estado Blinken confirma negociações em andamento para Varsóvia enviar aeronaves da era soviética para a Ucrânia em troca de receber caças americanos F-16 [TOI] #defense

Marco

Boas notícias.

Last edited 2 anos atrás by Marco
Nemo

A Chancelaria Polonesa classificou esta informação do próprio Blinken como fake News. Ninguém mais entende nada.

Marcos R.

Polônia está dando uma de difícil para oferta melhorar… Daqui a pouco eles trocam mig 29 por f 35…

Reinaldo Deprera

F-16V ou Gripen E já dão conta das futuras versões do SU-57. F-35 é demais por enquanto.

Pablo Maroka

Isso ai Reinaldão da massa, duvido nada nossos F5 com derby fazerem grandes estragos.

Paulo

Já se alistou lá no Humorista????

Fabio Araujo

Seriam F-16 usados para que os poloneses não percam poder de fogo com a retirada de serviço dos Mig-29. Para combater caças mais modernos os poloneses já estão estudando há algum tempo a compra do F-35.

Paulo

Já se alistou??? Chegou lá na Ucrânia??? Vai fazer cocktail molotov com mamãe falei???

Funcionário da Petrobras

Seria indiretamente uma interferência americana na guerra, coisa que deixaria o Putin puto.

A Polônia sairia ganhando se a “troca” do MiG-29 for por uma versão igual ou superior do Block 50.

Last edited 2 anos atrás by Funcionário da Petrobras
Bruno Vinicius

Acredito que os americanos vão mandar F-16 da versão que a Polônia já opera, para evitar de criar uma nova cadeia logística e treinamento diferente daquele que os instrutores poloneses conseguem dar. Até porquê, a Polônia já fechou acordo para a compra do F-35 justamente para substituir os caças da era soviética, ou seja, os substitutos não precisam operar mais muito tempo.

Antoniokings

Há três horas.

Correio Braziliense.

O gabinete do primeiro-ministro da Polônia rejeitou um possível acordo para o país entregar aviões de combate ao país vizinho. “A Polônia não enviará seus caças para a Ucrânia, nem permitirá o uso de seus aeroportos”, disse a chancelaria do primeiro-ministro, Mateusz Morawiecki, em conta oficial no Twitter. “Nós ajudamos significativamente em muitas outras áreas.”

Esse Sr., Bliken, está totalmente perdido na situação.

Felipe

O medo de retaliações russas falou mais alto. Com razão….

Zeca

Trocar Mig-29 soviético por F-16? Nada mal para os poloneses!

Funcionário da Petrobras

Depende da versão.

Fabio Araujo

Seriam caças usados para que os poloneses não percam poder de fogo com a retirada dos Mig-29!

Neto

Sendo caças tampão, o que acredito que seria, ideal é os Poloneses observarem o mercado.
.
F16 novos
Gripens Cs ou Es
Typhons
Rafales
.
Há espaço.
.
Na torcida por mais usuários do Gripen.

leonidas

A pergunta é:
Como esses caças irão chegar a território Ucraniano?
Pois caças são armas de ataque e o controle do espaço aéreo Ucraniano esta sob guarda de Moscou.
Ou seja pelo Mar negro não tem como chegar embarcados, voando deverão atravessar espaço aéreo Ucraniano vindo da Polônia?
A Polônia é parte da Otan e esta brincando com fogo aliás não só ela o Ocidente inteiro.
A ideia que caças vindos da Polônia para combater Russos entrem voando em território Ucraniano é sinônimo de algo muuuuuito ruim… rs

gordo

Essa notícia cheira a mesma coisa que a anterior sobre envio de caças, que durou alguns dias até ser desmentida pelos países envolvidos. Parece mais politicagem mesmo, pelo fato de esbarrarem em muitos desses pontos você cita. E hoje ocorreu ataques a dois aeroportos Ucranianos, para minha surpresa porque achava que já estavam todos neutralizados, o que vai reduzindo em muito a possibilidade de operar caças doados. É possível que operem em pistas improvisadas e rodovias, mas isso não é trivial. Para a Ucrânia ao meu ver a guerra agora é via solo, usando mísseis portáteis e drones, a menos… Read more »

Antoniokings

O Primeiro Ministro da Polônia acabou de desmentir essa informação.

Vinicius Momesso

Li em um grupo no Telegram que cobre o conflito, que os EUA não oferecerão impedimentos a países vizinhos que queiram doar aviões de combate à Ucrânia.
Se for verdade o que o Ministério da Defesa da Rússia publicou em ontem e hoje, sete aviões de combate ucranianos foram abatidos, mostra que a força aérea da Ucrânia esteja usando seus estoques que não estão aptos para combates aéreos.

Antoniokings

Acabei de ler noticia da Defesa russa que eles sabem que alguns aviões ucranianos fugiram para países vizinhos.
Talvez tenham voltado para bases que ainda não tinham sido atacadas, como Vinnytsia, a oeste de Kiev.
Ainda há pouco, Zelensky foi ao ar dizendo que o aeroporto era civil, lamentando o ataque.
Mas, parece que tinha se tornado o centro operacional da Força Aérea deles.

southfront.org/another-lie-by-zelenskiy-civilian-airport-in-peaceful-vinnytsia-turned-out-to-be-ukrainian-military-air-base-photos/

Nonato

Ui, ui, ui…
Que medo…

Kornet

E tome-lhe gasolina aditivada nessa fogueira.

Saldanha da Gama

Não é a aditivada, é a premium…..

Vinicius Momesso

Tomara que a Rússia não apele para o modo “Guerra Total”, por que senão o risco de escalada para fora das terras ucranianas seria considerável.

Antoniokings

O que eu li, é que estão chegando elementos da Guarda Nacional russa para tomar conta das áreas ocupadas, liberando pessoal para uma nova fase de avanços.
E que se não houver cessar-fogo, a operação para ocupação de Kiev começaria em até duas semanas.
Li também, que a operação russa está prevista para acabar em 30 dias.
Ao que parece, os russos estão usando cerca de 200 mil homens nesta operação, o que é relativamente pouco para os 600.000 km2 da Ucrânia.
Se bem que não estão operando em terra em todo o território.

Vinicius Momesso

Pelo que eu tenho visto pelo Telegram, muitas cidades tomadas pelo exército russo, estão meio “voltando ao cotidiano”, com transito de veículos e pessoas e a pontos nessas localidades distribuindo alimentos e itens de higiene pessoal.

Antoniokings

Positivo.
Nas áreas do leste e sul, onde a influência russa é grande, a tendência é que as coisas voltem ao normal mais rápido.
O importante é que a ocupação das cidades não seja precedida de muita destruição.
Vamos aguardar.

Capa Preta

Isso e o novo normal nas cidades invadidas pelos russos.

Antoniokings

Mariupol é o centro de atuação das piores milícias nazistas na Ucrânia.
Lá estão o Batalhão Azov e o Setor Direita.
Praticaram diversas atrocidades contra russos no Donbass.
Russos já anunciaram corredores humanitários por duas vezes, mas esse milicianos impedem a saída de civis, até atirando neles.
Isso sob os auspícios do governo central ucraniano que endossa o bloqueio dos civis para poderem servir de escudos humanos.

cerberosph

A trilogia, antes seria se rendeu a faje news e clickbait, uma pena.

Silvano

Tá tentando bater aquele cara do Hoje no Mundo Militar. Um pândego de primeira ordem. Explosão de bomba termobárica que na verdade era uma explosão de uma fábrica na China, ocorrida há muitos anos, sujeito filmando da janela do apartamento com toda a calma do mundo, um suposto bombardeio com Cluster, com as sub munições caindo espaçadas e com grande intervalo de tempo, detalhe, as bombas caiam do lado de onde ele mora e ele lá, na maior calma, destruição de um blindado russo com RPG, o atirador num descampado, na maior tranquilidade fazendo pontaria, quase a queima roupa de… Read more »

Renato Carvalho

Não acredita que tem soldados russos sendo fritados naquelas latas velhas soviéticas?? Haja negacionismo.

Andre

Vc leu a recente reportagem babando um ovo ferrado do antigo mig31?

Viu as 3 reportagens sobre o mesmo acidente do f35?

Viu que ignoraram o recente acidente com o mig31?

Ramon

Se não me engano os EUA tem 50-100 caças soviéticos que foram comprados de alguns países que fizeram parte da União soviética que são usados como agressores em treinamento, provavelmente não tem mais capacidade militar mas creio que poderiam ser reativados para combate mas provavelmente iria ser uma gambiarra daquelas e custaria muito dinheiro e é um processo demorado, acho que a solução é tentar treinar pilotos ucranianos para pilotar f-16 mas é outro processo longo e demorado, resumindo não tem muitas soluções para Ucrânia.

Tupã

O fato é que os russos finalmente passaram a utilizar o melhor de sua aviação de combate, pelo menos em relação aos caças.
Os SU-34 estão fazendo um estrago e tanto no solo e os SU-35 estão liquidando o que resta dos caças ucranianos
Não há notícias de que estejam utilizando os TU-22. Se, ou quando, passarem autilizá-lo, a devastação será amplificada a patamares insustentáveis pelo exército da Ucrânia.

O desespero de zelensky por caças é para dar combate a isto, mas os MiG-29 poloneses realmente não seriam capazes de prevalecer diante dos melhores caças russos.

DanielJr

é mais efetivo a UCR receber material portátil, mísseis de ombro, rádio para comunicações, granadas de mão. Ao tentar utilizar equipamentos maiores, estarão na mira do russos rapidamente, eles estão caçando a aviação e blindados ucranianos. A parte negativa dessa estratégia é que terão que se esgueirar pelos escombros, uma guerra de resistência urbana com emboscadas na área rural.

Luiz Trindade

Acho louvável o que o presidente Ucraniano esta fazendo mas pouco provável que a Polônia se meta nessa guerra mandando os seus MIG-29 para Ucrânia. Mesmo que os EUA forneçam F-16 mais modernos. O risco é grande da Rússia achar que a Polônia esta ajudando e assim esta na guerra contra ela, Rússia! Dae para degringolar num conflito com a Polônia e consequentemente com a OTAN é bye bye o mundo como conhecemos!