Hoje, quinta-feira – 24 de fevereiro de 2022, às 20h de Brasília, teremos a live Conexão Defesa número 11, um bate-papo com os editores da Trilogia Forças de Defesa, Alexandre Galante, Guilherme Poggio e Fernando “Nunão” De Martini no canal de YouTube das Forças de Defesa.

Teremos como convidado especial o professor Ricardo Pereira Cabral, editor da Revista Brasileira de História Militar e do site História Militar em Debate.

O professor Ricardo possui graduação em História pela Universidade Gama Filho (1993), mestrado em História Comparada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2005) e doutorado em Programa de Pós-Graduação em História Comparada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2013).

Atualmente é analista de relações internacionais na Amazônia Azul Tecnologias de Defesa, professor colaborador da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro e professor da Escola de Guerra Naval.

Tem experiência na área de História, atuando principalmente nos seguintes temas: história militar, geopolítica, relações internacionais e estratégia.

Contamos com a presença de vocês!

Subscribe
Notify of
guest

59 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
GFC_RJ

Poderia ter a presença do Prof. Carlos Poggio, PhD. Mais conhecido como “irmão do Guilherme”.

André Macedo

Batalhão de Azov (atenção às bandeiras), surgido depois dos protestos do Euromaidan e integrado OFICIALMENTE como força paramilitar da Ucrânia, cujos crimes contra a humanidade foram reconhecidos pela ONU, mas que “curiosamente” não possuem status de grupo terrorista no Ocidente. Em 2021 houve uma votação na ONU para combater a glorificação do nazismo e adivinha os únicos dois países que votaram contra? Isso mesmo, EUA e Ucrânia. Em 2017 o Ministério da Diáspora de Israel já apontava casos crescentes de antisemitismo na Ucrânia (fato negado veementemente pela mídia ocidental, claro). E não vou nem falar das incontáveis invasões e agressões… Read more »

Last edited 2 anos atrás by André Macedo
Antoniokings

O que queremos ver agora são fotos ou vídeos da destruição desses criminosos.

Jeferson

Antônio, espero que vc tenha na vida o mesmo fim do que você deseja. Espero que você pague!

Bosco

O que eu acho interessante é a construção das narrativas. Essa história de nazismo na Ucrânia tem menos de duas semanas e viralizou. Antes ninguém falava disso. O Putin queria invadir por conta da OTAN, da UE, do povo de origem russa que mora lá , etc. Agora, nossos “colegas” da Trilogia, experts em Ucrânia, já a rotulam de nazista desde os tempos bíblicos.
Rssss
O relativismo moral aliado à cara de pau dessa turma chega a ser caso de manicômio. Todos os nossos coleguinhas que compram e vendem essas narrativas apresentam fortes traços de psicopatia.

Neto

Essa história de Narrativas é complicado mesmo Bosco. . QUANDO da fala Ucranização do Brasil dita pela Sara Inverno em 2020, a foto acima está também na reportagem, já há indícios de nazismo para aquelas bandas. Pessoas falavam, fizeram reportagem e, olha só, é também mais uma coincidência com o nazismo entre apoiadores de nosso presidente. Claro, não são todos assim. LINK: https://revistaforum.com.br/opiniao/2020/4/21/que-sara-winter-quer-quando-diz-vamos-ucranizar-73441.html Em tempo, é uma grande lástima para o mundo a crise que a Russia traz ao atacar a Ucrânia. É uma agressão a um país e suas integridade. . Talvez com o patrocinado Trump governando os EUA… Read more »

Neto

Eu só não sei se os Nazistas da Ucrânia são separatistas ou ultra-nacionalistas.

André Macedo

Mas essa narrativa não combina com a narrativa ocidental, de que a Ucrânia é soberana e livre pra escolher se juntar à OTAN, entrar pro Tratado já era prioridade do governo da Ucrânia desde 2017, eles iriam se candidatar de qualquer forma.

Neto

Acredito que o que a Rússia quer é países soberanos, aliados a si, que sejam neutros em relação à UE e OTAN. Uma salvaguarda em caso de guerra.
Uma muralha de legalidade separando territórios. E a Rússia fará isso, legalmente ou ilegalmente, como é o caso.

Neto

Pior ruído é o apoio do nosso presidente ao esforço Russo. . Ah o presidente não falou nada. Verdade. Um silêncio ensurdecedor. . A ação de colocar o Morão no “lugar dele”, “desautorizando” sua fala é o suficiente para mim para validar seu apoio. . Ações falam mais que palavras. . Qual o interesse da Rússia na permanência de Bolsonaro em nossa presidência? . Pra Rússia, ao meu ver, nossa eleição com se desenha hoje é um ganha/ganha. Bolsonaro e Lula manterão relações acaloradas com Putin. Com Lula tendendo a ser mais pluralista que Bolsonaro. . Qual foi o grande… Read more »

Chris

A desculpa foi ! Mas não é segredo que Putin sempre desejou reintegrar os antigos paises da URSS !

André Macedo

Na verdade o que eu elucidei foram FATOS, você pode espernear mas não pode negar, e em nenhum momento eu falei que isso legitima alguma ação contra a Ucrânia nem apoiei invasão de forma alguma (nem agora, nem antes). O que acontece é que a Ucrânia estava no meio de uma guerra de procuração sendo puxada dos dois lados, mas resolveu comprar a narrativa de que a Rússia é malvadona e a OTAN e os EUA eram a salvação, deu no que deu. Não preciso dizer que Putin é malvado e o Ocidente bonzinho quer salvar a Ucrânia, já tem… Read more »

Last edited 2 anos atrás by André Macedo
Chris

O que aconteceu é que a Ucrânia ja teve parte de seu pais tomada a força pelos russos !

Incrível como os anti esquecem desta parte ! Heheh

E agora eles sao os ruins da história por quererem se defender ?

Last edited 2 anos atrás by Chris
André Macedo

Onde eu disse que eles estaoerrados em se defender? Agora tem que falar pra eles pedirem ajuda pra OTAN que eles tanto espernearam pra entrar depois de cair na narrativa deles.

Chris

Mas é psicopatia ! Uma generalização sem precedentes num sentimento anti-americano !

Enfim…. Sempre fui neutro ! Hoje sou mais ocidente do que nunca !

Mas não vou perder meu compromisso com a verdade… Estamos vendo um ocidente medroso, apenas com narrativas, que não vão resolver o problema do povo ucraniano !

Chris

Isso que mais me admira… Sao tao “homens” que preferem inventar histórias, do que assumir seus atos !

Ate agora.. A única coisa que houve, é um desejo da Ucrânia de entrar na OTAN, após a invasão da Crimeia !

E nem iria acontecer… Pois a Alemanha avisou que VETARIA !

Antoniokings

O mesmo fim que eu desejo a esses nazistas/terroristas?
Pode ficar tranquilo.
Não sou um deles.

Bosco

Viver é uma aventura. rsss Cada dia uma surpresa.
Vivi para ver o Toinho, (que odeia judeu sionista opressor) desejar a destruição dos “nazista”

Nilton L Junior

Tovarisch nesse imbróglio a cautela não faz mal pra ninguém, os Russos pode até ocupar a capital e outras cidades agora quero ver é manter.

Antoniokings

Prezado Nilton

A Rússia tem muitos aliados ucranianos e ‘conterrâneos’ na Ucrânia.
Será relativamente tranquilo conquistar e deixar a manutenção do status quo para esses aliados, mantendo uma pequena força militar de apoio.

Chris

A turma do vermelho… Realmente tem um probleminha bem serio em respeitar a democracia ! Heheh

Se o povo ucraniano elegeu este presidente… É porque, no mínimo, não querem voltar a passar até fome, como acontecia no regime na URSS.

Em democracias, o povo ate pode ir pras ruas protestar contra um presidente. Alias, ate derruba-lo.

Last edited 2 anos atrás by Chris
MAB

Quem não tem cão, caça com gato amiguinho. Ou você acha que dezenas engenherios , médicos e professores irão se juntar a estes batalhões! Se brincar, são estes caras que estão dando 110% no front neste momento.

Bosco

Mas houve muitas abstenções.
Quanto à Ucrânia eu não sei qual foi a justificativa mas em relação aos EUA tem a ver com a 1ª Emenda da constituição deles que proíbe qualquer tipo de atentado à livre expressão.
Lá eles não proíbem o nazismo (desde que não cometam crimes) do mesmo jeito que não proíbem o comunismo, como ocorre por exemplo, na Letônia, Hungria, Polônia, etc.

João

Assange também acreditava em liberdade de expressão.

Leandro Costa

O caso de Assange é outro. É crime mesmo. A mesma coisa aconteceria com alguém no Brasil que divulgasse informações sigilosas. No caso de informações diplomáticas o buraco é ainda mais embaixo, justamente porque até países ‘adversários’ respeitavam maltês diplomáticos, etc.

João

Quais foram os crimes cometidos pelo Assange?

Bosco

Nos EUA eu não sei, mas no Brasil ele teria cometido crime de Violação do Sigilo Funcional com penas previstas de reclusão de 2 a 6 anos e multa.

Antoniokings

Bosquim

Estou meio enferrujado nas lides do Direito, mas creio que Violação de Sigilo Funcional é crime praticado por FUNCIONÁRIO PÚBLICO’.
Caracteriza-se como crime funcional próprio, como a prevaricação.
Só pode praticá-lo quem tem cargo público.
Assange não é funcionário público.
Apenas publicou documentos que chegaram as suas mãos.
Particulares poderiam, em tese, participar em crime funcional impróprio em casos como peculato e furto por exemplo.

Marcus Pedrinha Pádua

Bosco, você em míssil é uma sumidade, em Direito “nem tanto”… Violação do sigilo funcional é um conceito que se aplica a servidores e agentes públicos. Civis e militares. O Assange é jornalista. Sabe, aquele cara cujo “dever profissional” é justamente violar sigilos. “Duela a quien duela” (Melo, Fernando C. de).

Bosco
Bosco

Jornalistas não podem agir à margem da lei. Pelo menos não no Brasil
https://fenaj.org.br/wp-content/uploads/2014/06/04-codigo_de_etica_dos_jornalistas_brasileiros.pdf

Leandro Costa

Ué, já não ficou claro com o meu post? Violação de comunicação diplomática é crime especificado em diversos países. O Boscão já conseguiu especificar um crime no Brasil. E há países que levam isso mais à sério do que nós.

Antoniokings

E está errado.
Violação de Sigilo Funcional é apenas para funcionário público que se vale de sua função para praticar o crime.

Bosco

Não senhor! Ela se estende a quem não é funcionário público.

Bosco

Violação de sigilo funcionalÉ um dos crimes praticados por funcionário público contra a administração em geral. Consiste em revelar fato de que tem ciência em razão do cargo e que deva permanecer em segredo, ou facilitar-lhe a revelação. A pena prevista é de detenção, de seis meses a dois anos, ou multa, se o fato não constitui crime mais grave. Nas mesmas penas deste artigo incorre quem a) permite ou facilita, mediante atribuição, fornecimento e empréstimo de senha ou qualquer outra forma, o acesso de pessoas não autorizadas a sistemas de informações ou banco de dados da Administração Pública; b)… Read more »

Antoniokings

Os itens do artigo também se referem a funcionários públicos.
Só exemplifica quem em vez de revelar segredo, o servidor público facilitar acesso, uso de senhas e etc.
Vai por mim.
Vc está ‘equivocado’.

Bosco

Tá bom então!
Vamos colocar o Assange na cadeia então pelos crimes descritos no Código Penal nos artigos 151 a 154. Vai preso de qualquer jeito.

Marcus Pedrinha Pádua

O Boscão especificou errado…

Bosco

Temo que não!
O Boscão especificou corretamente.

Last edited 2 anos atrás by Bosco
Bosco

A liberdade de expressão é uma coisa complicada. Um cidadão pode até dizer que deseja que alguém morra mas não pode dizer que quer matar alguém ou que alguém deveria fazê-lo. Aí deixa de ser liberdade de expressão (e de pensamento) e passa a ser ameaça ou incitação à violência.
*Eu por exemplo não achei errado a atitude que o STF tomou em relação a quem os ameaçou. Errado é eles agirem de modo diferente com quem ameaçou o PR. São dois pesos e duas medidas.

Marcus Pedrinha Pádua

Desculpe, colega, mas Assange não é cidadão americano nem estava em território americano quando divulgou as informações. Ou seja, segundo o Direito Internacional, não estava sujeito a leis americanas; por óbvio, não há como acusá-lo de as ter violado quando exerceu seu ofício de Jornalista. Exceto que os EUA se acham no direito de exercer sua jurisdição e soberania penal no mundo todo. Você pode até concordar com isso. Mas o Direito não concorda. Simples assim.

Antoniokings

Perfeito.
E fizeram o mesmo com a filha do Presidente da Huawei, com a conivência do Canadá.
Esta, felizmente, acabou solta.

Leandro Costa

Você sabe que ele não está preso nos EUA, né?

Bosco

Quer dizer que pra você não existe crime de espionagem. Espiões estão livres para agir, desde que não sejam cidadãos do país alvo?
Então esse aqui também não devia ter sido preso?
https://noticias.r7.com/internacional/americano-e-condenado-a-16-anos-de-prisao-na-russia-por-espionagem-15062020

Bosco

Uma coisa é liberdade de pensamento e de expressão, outra bem diferente é divulgar documento sigiloso de um país. Se você estiver fora do alcance do país , parabéns, mas se estiver ao alcance, se lascou. A INTERPOL existe e há tratados entre os países que preveem esse tipo de ação.

Antoniokings

Quer dizer que se vc divulgar documentos secretos do Cazaquistão, o Governo brasileiro pode prendê-lo por isso?
Assange só foi preso porque o Governo britânico é capacho do americano e obedeceu às ordens do Tio Sam.

Bosco

Se houver correspondência do ato na legislação penal brasileira e o Judiciário do Cazaquistão solicitar , posso, dentro da pena imposto no Código Penal Brasileiro para o referido crime.
*Só não posso ser extraditado.

Last edited 2 anos atrás by Bosco
carcara_br

Deixa eu ver se entendi então o cara prestou um serviço de espionagem gratuito em favorecimento ao seu país e vocês o consideram um criminoso? Logo, alguma premissa minha está incorreta.

Last edited 2 anos atrás by carcara_br
SteelWing

comunismo prega luta de classes, nazismo prega genocídio, racismo. nunca foi a mesma coisa,

Bosco

Não disse que eram. Dei exemplos do cerceamento à liberdade de pensamento e expressão. Mas já que você tocou no assunto o comunismo prega sim o extermínio da burguesia e dos que se colocam no caminho da “revolução”, se não de forma expressa o faz de forma velada. Tanto é assim que em toda vez que houve revolução houve esse tipo de atividade. Exemplos não faltam: Rússia, China, Cuba, Camboja… No Manifesto Comunista de Karl Marx, no Livro Vermelho de Mao, na Pedagogia do Oprimido de Paulo Freire… estão as justificativas para se praticar as atrocidades dos comunistas, dando liberdade… Read more »

Bosco

Comentário retido.
*A tal luta de classe permite que para impor a “revolução” o oprimido esmague o opressor e isso é até pior do que o nazismo por conta de que habilita a qualquer um achar que qualquer outro seja o seu opressor. Ninguém está à salvo da sanha revolucionária comunista. Daí literalmente as portas do inferno se abrem.

André Macedo

Não Bosco, os opressores no caso são os proprietários dos meios de produção e isso é algo claramente delimitado, obviamente que se você pegasse em armas contra a revolução eles não iriam passar a mão na sua cabeça. E você viajou muito citando Freire como exemplo de “extermínio”, seu conhecimento sobre o tema se mistura com propaganda de um jeito impressionante, os métodos educacionais de Freire são reconhecidos internacionalmente, inclusive sendo o único brasileiro a possuir estátua em Cambridge. Sua narrativa se inclina a minimizar os danos causados pelo opressor (o que casa perfeitamente com sua narrativa pro-ocidente) ou tratá-los… Read more »

Last edited 2 anos atrás by André Macedo
Chris

Nada justifica uma invasão deste tipo, pois o pacífico povo da Ucrânia não tem nada haver com isso !

Em guerras, ninguém realmente vence ! Putin ja teve que mandar prender mais de 1600 russos que fizeram protestos contra a invasão ! A bolsa russa caiu mais de 40%. Imagine qdo as sanções chegarem na vida cotidiana do russo !

A calmaria que ele sempre teve em seu governo, acabou !!! Se quiser manter as coisas sobre controle, agora sera obrigado a agir como um verdadeiro ditador !

Last edited 2 anos atrás by Chris
carcara_br

Começando assistir hehehe

Antoniokings

Muito interessante.
Estou assistindo.

Roberto

Kd nossos Gripens que deveriam estar aqui desde novembro ?
Tudo no Brasil da errado.

ZEUS

Muito interessante o Prof. Ricardo ter abordado a questão de que os eua já infringiram as leis internacionais diversas vezes na cara de pau com suas invasões. Idem para os que se juntaram a eles, como uk, França, Austrália, e outros. Eles deram os precedentes, eles rasgaram as leis, eles não tem moral nenhuma para criticar o que a Rússia está fazendo agora. Mas o que estão fazendo é o mesmo velho jogo sujo de criminosos contumazes. E as tais sanções destruidoras estão se configurando mais como uma bravata pois não atingirão os setores mais críticos da economia russa porque… Read more »

Last edited 2 anos atrás by ZEUS
Marcus Pedrinha Pádua

A live foi muito boa. Seria possível fazer um debate (não sei se diário ou a cada dois dias e com até uma hora de duração máxima) pra analisar os desdobramentos dos combates?

Marcus Pedrinha Pádua

Comigo é assim, deu o dedo já vou pedindo o braço…:)