Two French F-2 Rafales fly over Iraq in support of Operation Inherent Resolve, Jan. 8, 2016. OIR is the coalition intervention against the Islamic State of Iraq and the Levant. (U.S. Air Force photo by Tech. Sgt. Nathan Lipscomb)

Os militares do Iraque estão buscando vários sistemas de defesa de diferentes origens, incluindo caças franceses Rafale, drones e artilharia, bem como tanques russos T-90, com algumas negociações em andamento chegando a um estágio avançado.

“A França se ofereceu para vender 20 drones; atualmente o Ministério da Defesa iraquiano está realizando uma análise técnica”, disse Norman Ricklefs, que lidera a consultoria geopolítica NAMEA Group e anteriormente foi consultor do ministro do Interior do Iraque e do secretário-geral do MoD, ao Defense News.

Uma delegação iraquiana está programada para visitar a França em um futuro próximo para inspecionar os drones.

Ricklefs disse que o Iraque também está em negociações para UAVs paquistaneses. “O Paquistão também se ofereceu para vender 20 drones ao Iraque, mas o Ministério da Defesa ainda está analisando a oferta”.

Ricklefs, que conversou recentemente com autoridades de defesa iraquianas sobre os planos de aquisição, disse que ainda não há um contrato para os drones. A essa altura, ele acredita que a delegação “realizará uma verificação de qualidade” nos sistemas não tripulados.

Por sua vez, a Força Aérea Iraquiana está buscando caças franceses Rafale. Em setembro de 2021, o presidente do Comitê de Segurança e Defesa do parlamento do Iraque, Mohammed Redha al-Haidar, revelou que o Iraque e Paris assinaram um acordo para a aeronave.

“A Força Aérea Iraquiana pretende comprar 14 caças franceses Rafale, que serão pagos em petróleo e não em dinheiro”, disse Ricklefs ao Defense News sobre o acordo.

Subscribe
Notify of
guest

102 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Donald

O Rafale está sendo vendido que nem balinha.

É um doce que toda criança (ops! Digo militar quer).

Last edited 2 anos atrás by Donald
Camargoer.

Olá Donald. Durante o FX2, o pessoal dizia que seria um erro a FAB escolher o Rafale porque ele era um fracasso comercial. Pois é. Eu acredito que o F39 foi uma excelente compra para a FAB, mas o caça é um sucesso comercial.

Jadson S. Cabral

Do mesmo jeito que tem gente dizendo hoje que o Gripen é um fracasso e que a FAB não devia ter comprado, pois o avião não vende. Daqui a 10 tá vendendo como água também. O problema do pessoal aqui é o imediatismo. É ser maria vai com as outras. Antes o Rafael era uma jaca pq não vendia e o Gripen era perfeito. Agora a FAB cometeu um erro pq o Rafael é o melhor 4++ e o Gripen não vende. O pessoal nem percebe o erro

leonidas

Daqui a 10 anos o horizonte para aviões como o Rafale (bem superior ao Grippen) já terá mudado dado a 6º estar em serviço nos EUA e a 5º aprimorada imagine para o Grippen…

Antoniokings

Sei, não.
O ‘todo glorioso’ F-22, já está sendo escanteado para os Emirados para proteger o País contra os houthis (acredite) e está sofrendo ‘atualizações’ para suprir suas já evidentes deficiências de desempenho.
Isso que ele é considerado superior ao F-35.
A pergunta é: Será que essa tecnologia será capaz de superar o desempenho dos atuais 4G e superar as cada vez mais modernas defesas anti-aéreas?

.
Novos Pods Stealth no F-22 Raptor podem ser a chave para compensar as deficiências de desempenho
/militarywatchmagazine.com/article/stealth-pods-f22-performance-weak

Flanker

Para um caça que entrou em operação há mais de 15 anos, atualizações são mais do que necessárias. Nada anormal. Continua sendo o caça a ser batido. Está na vanguarda.

Jadson S. Cabral

“Muito superior ao Gripen”. Eu queria mesmo saber de onde sai essa certeza toda… por quê? por que é ligeiramente mais pesado, leva mais armas e tem um alcance um pouco maior? Tô cansado de ver o pessoal tratar as coisas aqui como se estivéssemos jogando super-trunfo. Logo num fórum militar? Eu não espero conversar apenas com especialistas aqui, mas que pelo menos a gente não tenha que ficar explicando o óbvio. Precisar explicar que é praticamente impossível dizer quem é melhor entre duas aeronaves da mesma geração, que possuem características semelhantes. Você não tem nem acesso aos dados reais… Read more »

hélio

A versão F-3 já era muito superior ao Gripen, imagine um Rafale de 20 anos depois do FX-2. É inegável, o Gripen acabou se saindo um péssimo negócio. Ele foi comprado por causa do custo de operação, que se estimava na casa dos 4 mil dólares hora vôo na época, pensando que os operadores da versão C/D escolheriam o NG, deu no que deu, só o Brasil e a Suécia operam e em baixos números, para onde foi a economia de escala? Qual vai ser o custo de operação daqui 10 anos? O Rafael é o contrário, com a França… Read more »

Jadson Cabral

Cara, você nem sabe do que tá falando kkkkkkkk como que a versão F-3 já era superior a uma aeronave que nem existia ainda? Sim, porque você sabe que o Gripen que compramos é o NG, que é totalemte diferente da primeira versão, né? O Gripen NG é uma aeronave mais nova que a versão mais nova do Rafale. Aliás, tão nova que nem certificada foi ainda.

oswaldo

O custo de operacao e manutencao do Rafale, que e bimotor, tb e bem superior ao do Gripen.

Neto

algumas divagações: O Gripen E/F AINDA não está em serviço; Em 10/15 anos é possível que o novo avião da Dessault esteja em produção, presumindo pela política de descontinuidade do Mirage2000 em favor ao Rafale, é possível acreditar que o Rafale pode ser descontinuado prematuramente em favor do novo vetor; O Rafale é melhor que o Gripen por ser de outra categoria. É uma comparação um pouco vazia; O mercado do Gripen se dará na substituição, primeiramente, dos F5 e Mig21, depois os F16 e outras aeronaves de mesma categoria; O Gripen tem como maiores concorrentes o F16, Mig35, Thunder… Read more »

fewoz

Espero que sim, mas é irrealista tocar neste assunto e não mencionar o baixo nível de influência geopolítico da Suécia. Já a a França, está em outro nível.

Jadson S. Cabral

Por isso meu sonho era a Embraer comprar a SAAB, nem precisava ser toda (mesmo pq os suecos não devem ser bobos para permitir isso), mas pelo menos 51% para que tivéssemos o controle. Não que o Brasil seja um gigante, mas nossa diplomacia, até pouco tempo atrás, foi muito influente. Mais peso que a Suécia no cenário internacional nós com certeza temos. Com o Brasil controlando a SAAB e com a política estratégica certa, nós talvez conseguiríamos fazer mais pressão que os suecos. Mas isso, claro, dependeria de um governo um pouco mais inteligente e interessado, pois com o… Read more »

Camargoer.

Olá Jadson. Eu considero que o F39 foi a melhor opção para a FAB, mas eu continuo sendo fã do Rafale. A mesma coisa aconteceu no FX. O F39C era a melhor opção, mas o Mirage2000 é muito mais boniti. Fiquei feliz de ver a FAB com o M2000.

glasquis 7

Daqui a 10 tá vendendo como água também. …”

Daqui a 10 anos o F35 e o Rafale já terão garfado tudo o mercado possível.
Daqui9 a 10 Anos estaremos vendo a concorrência dos caças de Sexta geração.
Daqui a 10 anos o pessoal estará pensando nos caças de Sétima geração.

Em fim, daqui a 10 anos…

João Moita Jr

O problema é que a política da defesa do Brasil é uma comédia de erros…

José de Souza

Nem um governo com “foco especial” no assunto conseguiu melhorar essa política. Planejamento pífio, só a FAB se salva, e mesmo assim parte dela… O que escancara como a formação das FFAA está paralisada em algum lugar dos anos 1970, formando oficias para combater o “perigo interno”, o comunismo e demais fantasmas.

Marcos10

Na verdade o pessoal dizia que o avião seria uma Rainha do Hangar pelo custo operacional proibitivo, maior que o próprio F-18.

Ten Murphy

O pessoal dizia as duas coisas.

Last edited 2 anos atrás by Ten Murphy
Camargoer.

Olá Murphy. O pessoal também dizia que o Palmeira ganharia o mundial.

pangloss

Puxa vida, eu espero esse tipo de reductio ad futebolum de muita gente, mas não de você, Camargoer.
Isso é a negação da racionalidade.
Em tempo: não sou palmeirense, mas torci por eles (de longe, pois não acompanho futebol).

Camargoer.

Olá Pangloss. Quando o Palmeiras era patrocinado pela Parmalat, por anos foi o melhor time do Brasil e meu Corinthinas do coração era alvo de piada. Levava no bom humor porque a qualidade do Palmeiras era absoluta. Ainda que o Palmeiras hoje seja melhor que o Corinthians (de novo!) faz parte da graça futebolística fazer graça e piadas. Aproveito para parabenizar as meninas do Corinthians pela conquista da Supecopa Feminina. De qualquer forma, peço desculpas para quem ficou ofendido. A intenção era apenas fazer uma brincadeira que obviamente tem importância nula. A propósito, lamento profundamente os atos de violência no… Read more »

pangloss

Obrigado pela resposta, Camargoer, e parabenizo sua postura equilibrada e respeitosa, um verdadeiro exemplo de abertura ao diálogo.
Não fiquei ofendido por seu post anterior, apenas expressei minha opinião sobre misturar neste espaço temas que, lamentavelmente, têm sido discutidos como dogmas religiosos. Cada vez se fala menos de esporte, porque a torcida sequestrou o diálogo.

Leandro Costa

É uma árvore isso? 😛

André Sávio Craveiro Bueno

Olá Camargoer. Os palmeirenses diziam. Rsssssssss… E eu não torci por eles! Rsssssssss…

Ten Murphy

Olá, Camargo. Mesmo gerando o dobro de custos e logística, torci para a FAB ir de Gripen e a MB de Rafale. Além de um caça excepcional, em teoria poderíamos ter a transferência de tecnologia dos motores e suíte eletrônica.

Flanker

Matéria do Poder Aéreo sobre o Rafale da Índia: “O custo unitário total é de quase Rs 1.640 crore (US$ 255,3 milhões) se o negócio global for levado em consideração, o que inclui um pacote de armas completo, todas as peças e custos para disponibilidade de frota de 75% e logística de suporte baseada em desempenho por cinco anos, entre outras coisas, conforme relatado pelo The Times of India anteriormente.” No contrato do Gripen brasileiro, cada aeronave sai por um custo global de 150 milhões de dólares, incluindo 9 envolvimento das empresas Embraer, Akaer, AEL, etc, com estas aprendendo e absorvendo conhecimento… Read more »

Meireles

Um caça só se torna desejado por uma nação depois que é testado em combate real nas guerras reais, e não nas guerras da realidade virtual, o Rafale já foi testado nas guerras reais, e eu não me lembro de ter sofrido alguma baixa, resumindo, pode-se dizer que saiu vitorioso dos combates reais, o Gripen nunca foi testado em nenhuma guerra real, apenas foi testado nas guerras virtuais simuladas, por esse motivo não é desejado por nenhuma nação, e ninguém sabe se fato será um caça bom de combate, isso só o tempo dirá.

Flanker

O Rafale, na época, já muitos anos após ter entrado em operação na França, ainda não havia sido vendido para nenhum outro país. As vendas começaram de uns anos para cá. Mas, o maior obstáculo do caça francês é seu custo de aquisição e, mais ainda, o custo de operação. E no intuito da FAB (sem entrar no mérito se vale a pena, ou não, isso é outra discussão), o Gripen era o único onde se poderia absorver tecnologia. Rafale e Super Hornet eram processos já prontos. No Gripen, pôde-se participar do desenvolvimento. Mas, voltando ao Rafale, é caro, bem… Read more »

Maurício.

“Mas, voltando ao Rafale, é caro, bem caro, de adquirir, operar e manter.” Flanker, mas qual caça da categoria médio/pesado é barato de adquirir, operar e manter? O Eurofighter é tão caro quanto o Rafale, isso se não for mais, o F-15 sempre foi uma fortuna e já é um caça mais velho, o F-35 também é uma fortuna, principalmente para operar e manter, mas esse ainda tem a vantagem de ser 5° geração, mas, todos os caças mais capazes são caros, isso não é exclusividade do Rafale, o Su-35 também deve ser uma fortuna, no passado o F-14 era… Read more »

Flanker

Dos caças que tu citou, qual estava na short-list do F-X2? Custos do F-15, Typhoon, Su-35, F-35, etc, não interessam na discussão. Dos 3 finalistas, o Rafale era (e deve continuar sendo) o mais caro de adquirir, operar e manter. Nessa dissuasão, o que interessa é a short-list. OS outros não interessam.

Maurício.

É que você dá a entender que só o Rafale é um caça caro de comprar, operar e manter, o que não é verdade, independente dos outros estarem ou não no F-X2.

Flanker

Tu entendeu isso, mas eu não falei isso, em nenhum post. Quanto aos valores de aquisição, operação e manutenção, considerando F-15, Su-35, Su-27/30, Rafale, Typhoon, precisaria ser feito um levantamento bem detalhado para comparar eles todos. Mas, barato nenhum deles é. Se Rafale e Typhoon se igualarem aos custos dos outros, maiores, mais potentes e capazes, ja não é um bom indicativo em favor dos caças europeus em questão.

Maurício.

Os europeus são mais novos, tem rcs menor, não são projetos de meio século, quanto aos outros serem maiores e mais potentes, eu concordo, agora, dizer que são mais capazes, isso é você que está dizendo, mais capazes no que exatamente? Um Rafale ou um Eurofighter armados com Meteor, na minha opinião, são mais capazes que um F-15 ou Su-35/27, na tarefa de superioridade aérea, mas claro, isso vai de gosto de cada um.

Flanker

No que um F-15EX perde para um Rafale? Mas, não vou falar sobre isso, pois não é o ponto em discussão aqui. Aqui estamos falando sobre os caças oferecidos ao Brasil e que foram para a short-list. T7 mesmo colocou a questão do custo, pondo em dúvida a capacidade da FAB operar o Gripen. Então, como falar em Rafale?!?!

OSEIAS

Não sei se o Iraque consegue consegue refinar, principalmente gasolina. Mas poderíamos entrar nesse mesmo modelo de negócio e oferecer material bélico brasileiro. Lembrar que somos nações amigas de longa data.

Jadson S. Cabral

Também tenho fé nisso, embora ache um tanto difícil. O Iraque me parece uma economia muito fraca e muito dependente dos mandos americanos (posso estar errado). Ali entra quem tem mais condições de financiar e quem tem mais peso diplomático.
Agora, Egito e Arábia Saudita já são outros 500. Arábia Saudita, embora seja o maior comprador de equipamentos americanos, já operam armas brasileiras há décadas. Não duvido que conseguíssemos vender mais alguma coisa. Já no Egito, rola rumores que a Embraer está tentando vender o Kctão da massa. Eles precisam substituir aqueles Hercules velhos. Vamos torcer para o melhor.

Camargoer.

Caro Oseias. O Brasil tinha este modelo de negócio na década de 70/80. Como o país era um grande importador de petróleo do Iraque, o Iraque era um grande importador de material militar brasileiro, além de serviços de empreiteiras brasileiras e outros bens duráveis, como meio de compensar a balança comercial. Como o Brasil passava pela crise da dívida externa, praticamente sem divisas para financiar o comércio exterior, era comum o Iraque embarcar petróleo para o Brasil sem qualquer garantia de pagamento, o que era compensado depois pelas importações.

OSEIAS

Olá meu caro Camargoer, lembro me muito bem dessa época, tanto o é que o governo brasileiro ficou apreensivo e com razão, com a invasão do Kuwait e inicio da guerra do golf.

Sensato

Não precisa necessariamente vir gasolina. Se o preço combinado for vantajoso com relação ao nosso, pode ser petróleo cru mesmo e teríamos um segundo ganho pois o valor adicional seria agregado aqui e não lá. Lógico que estou falando disso com base em seu comentário e sem maiores informações sobre o caso

OSEIAS

Olá meu caro, me apeguei a esse fator “gasolina” pois esse é um produto que nos é caro. Apesar da Petrobras ser alto suficiente em produção de óleo, não o é do refino e com o aumento do preço do barril do óleo cru e alta do dólar, seria vantajoso para nós, trocar por material com valor agregado (refinado), mais isso seria possível se o Iraque tiver boa produção de refino. Grande abraço.

horatio nelson

dinheiro tem!

Jadson S. Cabral

Iraque? Aquele país cheio de problemas que acabou de sair de uma guerra cujo a qual nem sei se acabou ainda?

Camargoer.

Caro Jadson. Os problemas do Iraque foram as sanções economicas e a ocupação dos EUA. Apesar dos problemas, o Iraque ainda tem enormes reservas de petróleo. A pergunta que deve ser feita é sobre a prioridade que o atual governo deveria dar. Caças ou infraestrutura civil?

Sensato

O problema do Iraque foi ter um ditador que fez uma pá de esterco.

André Macedo

Se esse ditador tivesse continuado seguindo as ordens dos americanos não teria sido deposto, seria mais um parceiro como os sauditas. Antes de invadir o Kuwait e mexer com petróleo e dinheiro dos americanos, até a chave da cidade de Detroit ele recebeu.

Amaury

O mesmo ditador que foi chamado pelo presidente João Figueiredo, em carta oficial, de “amigo do Brasil”.
Mas deve ter sido pq Figueiredo devia ser comunista….

Allan Lemos

Naquela região a prioridade deve ser armas mesmo.

Antoniokings

Camargoer.

Reservas que, via de regra, estão sendo desenvolvidas por chineses e russos, com as empresas ocidentais praticamente alijadas da produção no Iraque.

oilprice.com/Energy/Crude-Oil/China-Is-The-Only-Winner-In-This-Huge-Iraqi-Oil-Field.html

Andre

“Russos” vc incluiu por sua conta agora pouco né??

Antoniokings

Não.
são até mais antigas que as chinesas na região.
Só que vc poderia ter pesquisado antes ‘comer essa mosca’.

petronoticias.com.br/iraque-faz-parceria-para-que-empresas-russas-explorem-petroleo-em-seu-territorio/

Andre

Acho que o site da câmara de comércio Brasil x Iraque é mais confiável que o site petronoticias sabe-se lá mantido por quem:

http://www.brasiliraq.com.br/negocios-empresas-no-iraque/

Você insiste em procurar mentiras para dar suporte a suas fantasias. Venha para o mundo real.

Jadson S. Cabral

Tão procurando por vários sistemas de várias origens? Não tão precisando de cargueiros e radares de vigilância tbm não? Alô Brasil

Jadson S. Cabral

Vou fazer uma analogia bem tosca, mas que faz cada vez mais sentido a medida que digito esse comentário. Avião é igual a mulher. Aliás, vender avião é igual a pegar mulher. Se você não vende pra ninguém, ninguém compra pois não conhece o produto e não quer arriscar, mas quando começa a vender… da mesma forma que quando você está solteiro, lá no canto, sem pegar ninguém, não aparece uma alma caridosa. Parece um circulo vicioso. Mas quando você aparece no Instagram pegando mulher ou quando aparece namorando, o que chove de mulher…

Jadson S. Cabral

Off topic: aliás, off topic demais. Eu acabei de ver uma live gravada de aniversário no canal aeromagazine junto com o Felipe Salles e uma informação dada pelo Felipe me chamou muito a atenção. Discute-se muito aqui o tamanho das forças armadas brasileiras e o gasto com pessoal. Muito aqui, inclusive esse que vos fala, sempre defendemos, quando possível, que se as forças armadas diminuíssem o pessoal, sobraria mais dinheiro para os programas militares. No entanto, segundo o Felipe Salles, a lei brasileira diz que, se uma instituição pública diminui o seu pessoal, seja qual for o motivo, seu orçamento… Read more »

Bruno Vinícius

A redução do efetivo das Forças Armadas não é algo que pode ser feito de maneira unilateral, precisando de apoio também do Congresso. Dito isso, se a decisão de ir adiante com a redução do efetivo, os militares podem negociar com os militares a possibilidade de que se abra uma exceção à essa lei.

Sensato

O fórum para isso não é a caserna. Militares planejam e executam mas as decisões verdadeiramente importantes são tomadas ao redor da Praça dos Três Poderes.

Bruno Vinícius

Sensato, apesar de eu concordar que as decisões importantes são tomadas no Congresso, é fato que eles não tomam esses decisões out of thin air. A alta cúpula militar pode levar propostas de reformas envolvendo as forças aos parlamentares.

Last edited 2 anos atrás by Bruno Vinícius
Marcos10

Apoio, não. Autorização.

Luís Henrique

Já esta em andamento uma redução nas forças armadas que veio junto com reforma da previdência militar e o aumento no salário dos militares.
Será uma redução de 10% no efetivo e levará várias anos para ser atingida.

Bruno Vinícius

[…] ir adiante com a redução do efetivo for tomada*

[…] podem negociar com os parlamentares*

Sensato

Fico muito feliz em ver outras vozes sensatas aqui rsrsrs

Senhores editores, vamos trazer uma matéria neste tema? É bom para as pessoas que aprenderão e é bom pra vocês pois dará muito page view e melhoria no nível do debate.

Luiz Guilherme

Jadson, sugiro dar uma lida na lei 4.320/64, lei que disciplina a elaboração do orçamento público bem como o Manual de Contabilidade aplicada ao setor público (disponível gratuitamente). Em suma não há nenhuma disposição que vincule o orçamento ao número de servidores do órgão. A lei orçamentária brasileira é conhecida por ser um orçamento-programa, ou seja, planeja-se os objetivos de cada entidade e busca-se o valor para a concretização daqueles objetivos.

Jadson S. Cabral

Bom, aí tem que ver com o Felipe Salles então de onde ele tirou essa informação, pois para mim faz muito sentido até. O arcabouço jurídico brasileiro é tão complicado, tem tanta lei na tentativa de fazer as coisas funcionarem corretamente, que na prática o resultado é o contrário. Temos leis que desincentivam o eficácia no setor público. Só lembrando, o Felipe Salles não é qualquer louco opinando sobre o que não sabe. Logo, eu costumo confiar muito das informações que ele trás. Gostaria muito que os editores fizessem uma pesquisa e trouxessem uma matéria que jogasse luz sobre o… Read more »

Rinaldo Nery

O que acontece, Jadson, é que dinheiro público tem “rubricas”. Não é simples remanejar remanejar orçamento. Não significa que dinheiro economizado em “pessoal” irá para “investimentos”, ou “obras”, ou “manuenção”. Esse dinheiro economizado pode ir até pro Fundo Eleitoral!

Flanker

Exatamente! A ideia comum é que se reduzir o efetivo em 50%, o dinheiro que sobra iria direto para adquirir equipamentos. Nada mais equivocado.

pangloss

Jadson, não vi esse conteúdo que você indicou, mas talvez tenha havido certa confusão. Se um órgão público não consome todo o orçamento de que dispõe, “devolvendo” ao Tesouro Nacional, no ano seguinte aquele órgão parcimonioso vai ter que se virar somente com o orçamento que consumiu.
Resultado: em todo final de ano, se há a perspectiva de alguma sobra de orçamento, o gestor inventa obras “urgentíssimas” e “absolutamente necessárias” para consumir cada centavo que houver no fundo do cofre.
Não pode dar certo.

Last edited 2 anos atrás by pangloss
Thrash Metal

A questão do orçamento atrelada ao efetivo, obviamente, só vai se resolver politicamente com alteração da lei para que haja a desvinculação e poder sobrar grana para investimentos. Agora o lado técnico. O efetivo das nossas FA já não é dos maiores, proporcionalmente a população. Para que sobre dinheiro tem que começar a diminuir os concursados. Quer manter um Força de cerca de 300 mil homens? ●EB – 200 mil – 20% de Concursados. – 40% de contratados de até 4 ou 8 anos. – 40% de Conscritos ●MARINHA – 60 mil – 20% de concursados. – 70% de contratados… Read more »

Last edited 2 anos atrás by Thrash Metal
Flanker

Eu sou um dos que considera necessária a redução do pessoal das FFAA. Mas, a questão da redução do orçamento ser proporcional à redução de pessoal, é óbvia!! Já escrevi isto aqui, muitas vezes. Ou vocês acham e acreditam que o orçamento de +/- 100 bilhões de reais do MD se manteria nesse patamar caso ocorresse uma redução de digamos, 15% no efetivo? Ou se manteria se o pagamento de aposentados e pensionistas passasse para o INSS ou outro órgão? Claro e óbvio que não!!! Reduz despesas, reduz orçamento.

Last edited 2 anos atrás by Flanker
Gabriel BR

Vale cada centavo!!!!!!

Antonio Cançado

Com que dinheiro?

Gabriel BR

Petróleo! que por sinal está cada dia mais caro…

ZEUS

Para quem não se lembra, depois de destruir o Iraque com sua false flag de “armas de destruição em massa”, os estadunidenses lhes empurraram goela abaixo F-16 block 50 com avionica e sensores obsoletos e armados com aim-7 e aim-9L, sendo que tinham prometido algo muito melhor. Um verdadeiro escárnio. Tralhas incapazes de fazer frente a qual outro país da região E depois ainda tiraram os técnicos lhes deixando na mão em relação a manutenção a ponto dos jatos ficarem sem poder voar. Mas ainda permanecem afrontosamente alguns estadunidenses lá, ao invés tirarem de vez seus traseiros sujos do país.… Read more »

Reinaldo Deprera

O Rafale competia com Gripen C/D. O Gripen NG era uma aeronave nova, melhor, e que trazia oportunidades para o mercado aeronáutico brasileiro que nenhum outro competidor poderia trazer. Na prática, os profissionais e empresas brasileiras envolvidos no processo de produção do Gripen E (NG), poderão, em caso emergencial, dar à FAB autonomia total. Coisa que a Dassault e nenhuma outra empresa entregaria para o Brasil por um contrato de venda com tão poucas aeronaves. O Gripen foi a melhor escolha O Gripen E está mais para a quinta geração do que o Rafale O Gripen traz consigo capacidades e… Read more »

Last edited 2 anos atrás by Reinaldo Deprera
Amaury

Rapaz, essa bateu o recorde de quantidade de besteiras por parágrafo.

Jadson S. Cabral

Como é que é, rapaza? Que história é essa de engenheiro na França?

rui mendes

Só merda, mas tudo bem siga para bingo.

Saldanha da Gama

Até o iraque quer a ” rainha ” do angar……Como eu queria que o (9)ex-presidente tivesse ” errado ” e o adquirisse naquele efusivo 7 de setembro com o sarkozy se não me engano….

Last edited 2 anos atrás by Saldanha da Gama
Flanker

Deus me livre! O Rafale é uma aeronave órima. Mas, e cara, muito cara, de adquirir, operar e manter. E isso nao mudou de lá para cá.

Flanker

As viúvas do Rafale se alvoroçam. Hehehehehehe. Não torci pelo mesmo e nem pelo Gripen no F-X2. Mas, escolha feita, torço totalmente pelo caça sueco. Desapeguem do caça da Dassault. Foi….esqueçam…partam para outra….hehehehehehe

Antunes 1980

Iraque não conseguiu operar os F-16. Por favor, contra outra !!

Iraque não tem organização nem estabilidade para operar sequer aviões agrícolas.

Last edited 2 anos atrás by Antunes 1980
Clésio Luiz

Pois é, era o que eu ia comentar. Se um caça mais simples e barato está parado por problema de manutenção, imagine os mais sofisticados?

pangloss

Isso parece aquela história do sujeito que está devendo ao banco, e toma dinheiro do crédito rotativo do cheque especial. A etapa seguinte é com o agiota da esquina.
Não dá para acreditar que o Iraque consiga bancar a compra.
Será que tem alguém financiando isso? Arábia Saudita, EAU etc.?

rui mendes

Por aqui sabem tudo, aquele não tem dinheiro, o outro não tem know-how, o outro ainda não quer trabalhar, sabem tudo, nunca saíram de casa, só pode, pelas merdas que dizem, só pode, mas na verdade, sabem nada, é só puro recalcamento, gente que quer sempre ter mais que os outros, não pensam em estar bem, nada disso, pode estar na merda, mas se os outros estiverem pior, tá tudo na boa.

Maurício.

Ué, mas por aqui não conseguimos manter os sabres, e dizem que um dos motivos foi que a FAB não queria esses helicópteros, que enfiaram goela abaixo da FAB, mas alguém perguntou se o Iraque realmente queria aqueles F-16 capados em sistemas e em mísseis? Talvez também enfiaram os F-16 goela abaixo do Iraque.

Last edited 2 anos atrás by Maurício.
Rustam

Iraq has already bought 60 new T-90S, if it wants more that’s good! Photo – T-90S/SK of the 9th armored division of the armed forces of Iraq.

Zé Rato

No Verão de 2014, as forças armadas iraquianas tinham algumas dezenas de milhares de militares em Mossul, bem equipados com todo o tipo de armas modernas de proveniência ocidental. Mas essas forças militares estavam totalmente desmoralizadas, desorganizadas e minadas de oficiais corruptos e traidores. Chegaram algumas centenas de jihadistas altamente moralizados do Estado Islâmico, com armamento bastante inferior e, ao fim de alguns dias de combates, tomaram a cidade. Bagdad só não caiu uns dias depois devido à intervenção em massa de forças militares iranianas “à paisana”, para defender os seus interesses estratégicos e os “irmãos” xiitas de uma previsível… Read more »

Adriano madureira

Alguns falam que o Gripen-E será um fracasso comercial por até agora não tem conseguido vitórias em licitações internacionais…

Mas quanto tempo demorou para o Rafale conseguir suas primeiras vendas internacionais???⁉️ E olhe que as primeiras vendas nem foram de aeronaves no estado da arte e sim de aeronaves usadas

glasquis 7

Quando o Rafale foi lançado, os caças de 4,5 ++ geração ainda eram o top que encontrava disponível no mercado.

Pedro Sousa

As vendas de Rafale’s usados ocorreram agora Grécia (2020) e Croácia (2021).
Antes disso as vendas para Egito (2015), Catar (2015) e Índia (2016) foram de novas de fábrica.

Pablo Maroka

Odeio vc le jaque!

Seu sucesso me faz sentir inveja!

Maurício.

Pablo, eu não sei se você está sendo irônico, mas que “a tal jaca” causa muita inveja em um pessoal aqui do aéreo, disso eu não tenho dúvidas…rsrsrs

Renato

Eu daria um dedo mindinho para ver a cara de um certo sujeito que usava um pinico preto na cabeça e frequentava aqui antigamente kkkk..

SteelWing

Vader, outro vira latas dos norte-americanos

Maurício.

Renato, o Filipe/Vader gostava tanto do Rafale que até um blog ele fez na época para malhar o Rafale, aliás, não só o Rafale mas toda aeronave que não era americana…???

Last edited 2 anos atrás by Maurício.
Cansado

Eu tinha para mim como uma espécie de verdade sabida por todos que esse cidadão e HMS Tireless, entre outros perfis, seriam todos avatares da mesma pessoa…confere?
Não sei de onde exatamente tomei conhecimento disso, tenho para mim que li isso alguma vez aí pelas páginas do site e achava que todos tinham isso como algo de domínio público.

Maurício.

O Vader começou com o nome de Felipe caps, depois que ficou só Vader, o HMS Tireless já teve vários nicks e ainda continua por aí…O nome do cidadão dizem que é Leonardo, mas costuma postar como Casuar, Ari Levinson, Tireless entre outros nicks, esse ainda posta aqui no aéreo.
Acho besteira isso de ter vários nicks, para mim, uma pessoa assim não passa de um troll.

Rustam

About Iraq’s ability to pay. Since 2014, Iraq has made Mega Deals with Russia. It is armed with 15 Mi-28NE helicopters, 30 Mi-35M helicopters (1 was lost in battles with terrorists), a hundred new Mi-17 helicopters, new T-90S, BMP-3, TOS 1A tanks, Pantsir 1C air defense systems, Kornet missiles, Su-25 attack aircraft, and all this is serviced and flies! How interesting, but one country where they love carnivals cannot decide what to do with 12 Mi-35M …

Andre
Oráculo

Vou repetir o que já falei em outros posts. A SAAB priorizou nos últimos anos, de forma absoluta, todas as suas forças – políticas, governamentais, lobistas, financeiras – na licitação do novo caça de treinamento da USAF. Venceu a licitação em parceria com a Boing, mas viu o Gripen perder MUITO espaço para o F35 e para o Rafalle. Perdeu todas as licitações que participou até o momento. Agora ficou muito difícil correr atrás, pois a cada novo pedido do F35 ou do Rafalle, a linha de montagem fica mais ativa, os custos de fabricação caem e o preço final… Read more »

Last edited 2 anos atrás by Oráculo
Henrique

Os próprios suecos vão ter que comprar mais e desistir de modernizar os C/D

Ivanmc

Gripen é Mosca Branca, infelizmente. Sendo que, a FAB deveria já ir pensando em outro vetor.

Last edited 2 anos atrás by Ivanmc