terça-feira, janeiro 18, 2022

Gripen para o Brasil

Embraer lança Programa de Especialização em Software em parceria com UFPE

Destaques

Redação Forças de Defesa
redacao@fordefesa.com.br

São José dos Campos – SP – A Embraer anunciou em 22 de dezembro uma parceria com a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) para a criação de um Programa de Especialização em Software, uma área profissional de ampla ascensão no Brasil e no mundo. A iniciativa tem o objetivo de acelerar a formação de especialistas para atuação no setor aeroespacial.

O programa será voltado para profissionais de computação, engenharia e áreas afins de todo o País, recém-formados ou com alguma experiência, e que se interessem pelo título de pós-graduação da universidade e pela oportunidade de trabalhar na Embraer com desenvolvimento de sistemas inteligentes.

Dividido em três módulos, a estrutura do programa terá aulas à distância nas disciplinas teóricas e presencialmente nas unidades da Embraer para o desenvolvimento do projeto final. A grade curricular terá duração de nove meses e os candidatos poderão optar pela especialização em “software embarcado” ou “tecnologias digitais” no ato da inscrição.

“A velocidade das transformações digitais e a demanda global por profissionais de tecnologia destacam a necessidade estratégica de desenvolver programas educacionais ágeis para a atração e qualificação de talentos que queiram aliar desenvolvimento pessoal e oportunidade de carreira em um ambiente desafiador como a Embraer oferece”, disse Carlos Alberto Griner, Vice-Presidente de Pessoas, ESG e Comunicação da Embraer. “Estamos muito animados em ter a UFPE como parceira nesse programa que vai acelerar a disponibilidade de especialistas de tecnologia para a indústria, contribui para a construção da Embraer do futuro e gera benefícios para a sociedade como um todo”.

Além de toda tradição e qualidade reconhecida em ensino superior e pesquisa científica, a proximidade da UFPE com o Porto Digital, um polo de inovação de excelência localizado no Recife com atuação nas áreas de tecnologia da informação e comunicação e economia criativa, contribuiu para a formação da parceria que amplia a atuação da Embraer no ecossistema de inovação nacional.

“Para o Centro de Informática da UFPE é estratégico fazer parte de iniciativas de aceleração e escala de formação em tecnologias digitais de pessoas altamente qualificadas para o mercado, e esta da Embraer é particularmente importante. Será um diferencial para estes profissionais terem uma experiência presencial nas unidades da Embraer, aplicando o conhecimento em software embarcado e ciência de dados adquirido nas aulas com os professores especializados do CIn.”, disse Veronica Teichrieb, Coordenadora de Cooperação e Inovação do Centro de Informática-UFPE.

A Embraer é uma referência em investimento em educação e criação de modelos de aceleração do conhecimento por meio de programas de parcerias de ensino, mentoria, universidade corporativa, entre outras formas de fomento da cultura de inovação. Um dos seus mais destacados projetos educacionais é o mestrado de engenharia aeronáutica que, em parceria com o Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), já formou mais de 1.600 profissionais ao longo de duas décadas e se tornou principal porta de entrada de engenheiras e engenheiros que queiram trabalhar na companhia.

A exemplo dos outros bem-sucedido programas de recrutamento e capacitação profissional da Embraer, a visão é que o Programa de Especialização em Software proporcione à companhia uma maior disponibilidade de profissionais altamente qualificados e alinhados às estratégias de crescimento dos negócios futuros.

Mais detalhes sobre o processo seletivo nacional e o cronograma das atividades em conjunto com a UFPE serão anunciados no início de 2022.

DIVULGAÇÃO: Embraer

- Advertisement -

6 Comments

Subscribe
Notify of
guest
6 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Marcos10

Uma área dentro da TI que deve crescer exponencialmente é a de IA. Essa área em especial vai cobrar do profissional conhecimento profundo em matemática e estatística, além de diversas linguagens.
Pode ser apenas uma percepção errônea minha, mas os chineses podem ter alguma vantagem sobre o resto do planeta. Errônea porque temos poucas informações de lá, e o pouco que nos chega diz que eles também tem os jovens nem-nem.

fewoz

Você estâ certo, Marcos10. Muitos especialistas hoje nos EUA já estão preocupados com o domínio chinês nessa área. O pior é que os próprios americanos estão, mais uma vez, cavando seu próprio buraco ao investir nestas empresas chinesas. O lucro destes especuladores americanos de hoje vai criar as perdas de suas próprias empresas amanhã.

Corporações e indivíduos não ligam para interesses nacionais. Por isso é sempre necessária a intervenção de governos nos interesses estratégicos. Trump fez isso. Biden está fazendo isso para evitar investimento americano no setor de AI na China.

Marcos10

”Corporações e indivíduos não ligam para interesses nacionais”. Políticos muito menos.

Cláudio Severino da Silva

“O lucro destes especuladores americanos de hoje vai criar as perdas de suas próprias empresas amanhã”.
Não só dos especuladores americanos…

Fazendo musica

Muito legal , eu vou terminar minha Faculdade de TI ano que vem , talvez quando eu terminar eu tente

ANDRE DE ALBUQUERQUE GARCIA

Excelente!

Últimas Notícias

Último voo operacional da aeronave CC-115 Buffalo no Canadá

O voo operacional final para a aeronave CC-115 Buffalo foi realizado no dia 15 de janeiro pelo 442º Esquadrão...
- Advertisement -
- Advertisement -