A indústria de aviação chinesa está encerrando a produção de aeronaves de combate e os trabalhos de voo de teste programados para 2021 na última semana do ano, com muitas empresas já terminando suas tarefas enquanto outras estão fazendo suas produções finais.

Apesar dos desafios, incluindo surtos ocasionais de COVID-19, a alta qualidade e quantidade das aeronaves atenderá às demandas das forças de aviação de todas as unidades do Exército de Libertação Popular da China (PLA), disseram analistas no domingo (26/12).

Com o último avião de combate pousando na pista da estação de voo de teste da Shenyang Aircraft Corporation sob a estatal Aviation Industry Corporation of China (AVIC) em 15 de dezembro, a empresa Shenyang encerrou a produção do ano e as missões de voo de teste 16 dias antes final do ano, e o número de aeronaves que a empresa produziu e entregou neste ano bateu um recorde, revelou a AVIC em um comunicado divulgado em sua conta de mídia social na sexta-feira (24/12).

A empresa com sede em Shenyang produz o jato de combate J-15 para porta-aviões e o jato de combate multifunção J-16. É também responsável pelo desenvolvimento do jato de combate stealth FC-31.

J-15
J-16D
Primeiro protótipo da versão naval do caça FC-31 (J-35) acompanhado de um J-16

Uma versão altamente atualizada do J-15 foi recentemente revelada pela empresa Shenyang, e a variante de guerra eletrônica do J-16, o J-16D, fez sua estreia no Airshow China 2021 em setembro.

A AVIC Changhe Aircraft Industry (Group) Corporation Ltd, que produz helicópteros incluindo o helicóptero de ataque Z-10 e o helicóptero de transporte Z-8, também concluiu as tarefas de produção e entrega em 15 de dezembro, disse a AVIC em um comunicado.

Uma foto anexada ao comunicado mostra o voo de teste de uma variante do Z-8, ou seja, o Z-8C, um tipo de helicóptero de transporte visto desdobrado no navio de assalto anfíbio Tipo 075 da Marinha do PLA.

O fabricante do grande avião de transporte Y-20, AVIC Xi’an Aircraft Industry Group Company Ltd, concluiu o último lote de voos de teste na quarta-feira (22/12), nove dias antes do final do ano, disse a AVIC.

Tang Changhong, projetista-chefe do Y-20, revelou no Airshow China 2021 que a aeronave realizou testes de voo com dois tipos de motores desenvolvidos localmente na época.

Uma variante do avião-tanque Y-20 também foi vista em um exercício perto da ilha de Taiwan pela primeira vez em novembro.

Xi’an Y-20

A AVIC Harbin Aircraft Industry Group Co Ltd, que fabrica o helicóptero utilitário Z-20 e o helicóptero da série Z-9/19, encerrou a produção de 2021 e as missões de voo de teste na sexta-feira, estabelecendo um novo recorde no número de aeronaves entregues, apesar do negativo impacto da COVID-19, a AVIC anunciou no comunicado.

Conhecida como a fabricante do jato de combate stealth J-20 e do jato de combate J-10, a AVIC Chengdu Aircraft Industrial Group Co Ltd revelou em 10 de dezembro em uma postagem na mídia social que a empresa recentemente quebrou recordes em termos de entrega de aeronaves devido à alta demanda, e estava se esforçando para encerrar o ano de 2021.

A AVIC Shaanxi Aircraft Industry (Group) Co Ltd, produtora de uma ampla variedade de aeronaves de missão especial, incluindo a aeronave de alerta antecipado KJ-500 e a aeronave de guerra antissubmarino Y-8, está fazendo a corrida final para completar a meta anual de entrega apesar da grave epidemia de COVID-19 em curso, disse a empresa em sua conta na mídia social na sexta-feira.

Outras filiais da AVIC também estão em vias de terminar a produção, e boas notícias chegarão dentro de alguns dias, disse a AVIC.

Em um momento em que a Força Terrestre do PLA está se esforçando para construir uma poderosa força de assalto aéreo com helicópteros avançados, a Marinha do PLA está preparando aeronaves de asa fixa e helicópteros para seus porta-aviões e navios de assalto anfíbios, e a Força Aérea do PLA está buscando construir ainda mais uma força estratégica, a indústria de aviação da China está desempenhando um papel importante ao satisfazer essas altas demandas, disse um especialista militar baseado em Pequim ao Global Times no domingo, solicitando anonimato.

Z-10
Z-19, baseado no AS365 Dauphin francês
Z-8L
KJ-500
J-20

FONTE: Global Times

Subscribe
Notify of
guest

74 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Agressor's

Olha o que eles nem sempre tiveram e o que agora são… Olha o que nós sempre tivemos e o que somos….

Atirador 33

Concordo com você meu caro, e ainda existem um monte de brasileiros que creditam nosso fracasso como nação, como sociedade e nosso atraso tecnológico e econômico, aos EUA, China, Rússia, Europa, enquanto nosso atraso é por pura incompetência do próprio estado brasileiro, país onde pessoas preferem morar próximo a lixoes para terem o de comer, e ao mesmo tempo, políticos aprovam fundão eleitoral, não votam leis que favorecem o desenvolvimento do nosso povo “educação”, priorizam emendas secretas há anos, mais não universalizam a educação infantil anos iniciais. Feliz ano novo aos amigos desse respeitado espaco.

Agressor's

“Aqueles que não sabem que estão andando na escuridão nunca irão procurar a luz.”

Bruce Lee

Bosco

“As duas cegueiras caminham juntas: aqueles que não veem o que acontece, pensam que veem o que não acontece.”

Tertuliano

Jack

Prezado Bosco, na sua opinião a China apressando ao mundo suas capacidades de desenvolvimentos e produções militares, com pretensões a Taiwan. Vendo as dificuldades enfrentadas pela Rússia na guerra contar a Ucrânia e o ocidente oferendo ajuda militar e econômica. Ao seu ver a China irá repensar suas estratégias? Ou o orgulhoso governo Chinês manterão os planos já divulgados para o mundo todo em relação a Taiwan?

Magno Barbosa

Concordo plenamente com você. Um país que não investe séria e maciçamente na educação vai continuar sendo exportador de commodities. Países menores e com PIB´s menores não dão exemplo de como o investimento correto gera retorno. Não vou nem entrar no item corrupção e “benesses” para certas categorias nesse país.

Marcos10

A velha ladainha: não investe em educação. Isaac Newton tinha uma cadeira e mesa de madeira, um caderno de anotações e lápis. Não tinha eletricidade, carro para ir buscar na escola, computador, internet, tv a cabo.

Mirade 1969

Isaac Newton era e é um gênio de todos os tempos, não da para comparar com um ser humano comum.

Marcos10

Voltamos para o essencial: o que ele tinha? Cadeira e mesa de madeira, um caderno de anotações e lápis.
Ai falam, vamos investir em educação!
O que é investir em educação?


glasquis 7

Quantos Isaac Newton existem na história?
Quantos Da vinci?
Quantos Copérnico?

Eduardo

Então, a exceção confirma a regra!

Elias

Uma pergunta aos “politicamente correto “ a que custo social? Daí você vê o cinismo e ipocressia ( kkk)

Fernando

Ipocressia é dose. Com esse tipo de cultura nāo há educação que dê jeito

Elias

Sou bondoso deixei uma possibilidade de um erro gramatical para você fugir do açunto … kkkk

Rodolfo Queiroz

Mas aqui para nossa elite dirigente carcumida e corrupta, Governos ineficazes e patifes o nosso “orgulho” sempre foi e será o “AGRO”, sermos o “CELEIRO DO MUNDO” e outros slogans ufanistas que retratam nossa visão retrógrada e eternamente subdesenvolvida de país

SteelWing

Cara, as pessoas moram perto dos lixões por necessidade, não por preferência.Se fosse em Cuba ou na China gente comendo no lixão todo mundo tava falando disso o tempo todo endeusando o capitalismo. Acredito que o modelo brasileiro dentro do capitalismo, sendo agroexportador não vai acrescentar em nada ao desenvolvimento nacional. Infelizmente a iniciativa privada aqui no Brasil nem se compara à de países desenvolvidos, apenas pagando micharias que não fazem crescer uma classe média grande, com volume e poder de compra para girar a economia, resta ao Estado, com seus salários em geral um pouco maiores que a média… Read more »

Marcos10

Empresas brasileiras não pagam mais simplesmente porque não sobra para pagar mais. Lucro no Brasil sempre foi mal falado. E os empresários daqui não são diferentes dos outros. Lhes falta capital do giro barato, sem contar a brutal burocracia.

SteelWing

Cara grande parte tem carro de luxo e sobra sim, e muito!!! Mas claro que não dá pra repassar uma pequena parte do lucro aos funcionários se os outros empresários não o fazem também. Por isso o papel do Estado em aumentar o salário mínimo aos poucos e um pouco acima da inflação para não gerar uma ruptura abrupta e aumentar o poder de compra, e consequentemente, consumo e vendas na economia. Isso sim iria fazer o Brasil ir pra frente, não apenas gerar impostos. Mas acho que o pessoal prefere pagar mal aos funcionários e bem aos impostos. E… Read more »

João Adaime

Caro SteelWing Eu sou microempresário, logo sou apenas mais um a tentar fazer alguma coisa neste País. Com relação ao salário mínimo, meus fornecedores, empresas médias, sobem seus preços conforme sobem os custos, usando os mais variados subterfúgios, como câmbio, matéria prima, acordos salariais, custos públicos, combustível, outros serviços e etc… Isto é, estão sempre repassando para os pequenos os seus custos. E quando sobe o salário mínimo, sobem novamente seus preços, porque subiu o SM. Isto quando não sobem com a simples perspectiva de que o SM vai subir e também depois que o SM subiu. Simples assim. Logo,… Read more »

SteelWing

Sim meu amigo, também tenho microempresa e sei que não dá pra eu sozinho aumentar meus custos, seja com funcionários se os outros não o fazem, a concorrência, e não o Estado, me quebraria. Por isso o Papel que ele deveria ter em regular os salários e repor sempre acima da inflação, mais dinheiro, mais gente consumindo.

João Adaime

Caro SteelWing Infelizmente intervenção do estado nos salários só daria certo se houvesse intervenção nos preços também. E isto a gente sabe que nunca deu certo. Você sabe bem que o que dita os preços são a importância do produto, a sua procura e a quantidade em que ele é ofertado. A Opep sabe manipular isto muito bem. O mesmo vale para os salários. Profissional qualificado, existência de vagas e a quantidade destes profissionais disponíveis. E sem baixar o custo Brasil, as empresas não poderão investir, competir com o exterior e gerar empregos. Quando houver pleno emprego, os salários subirão… Read more »

SteelWing

Nobre João, O Estado repor a inflação ou repor a inflação mais meio por cento no salário mínimo dependendo do ano, apenas faz com que a população não perca seu poder de compra sendo corroído pela inflação , desincentivando o consumo. Não seria nada de interferência abrupta nem teria nada haver com controle de preços. Aliás o Estado já controla o valor do salário mínimo. No Brasil o pessoal dá valor aos bens, e não ao Trabalho. Compram Hilux de 300 mil e Ap de um milhão, mas se o funcionário passar a ganhar 1250 reais dizem que é caro.

Last edited 2 anos atrás by SteelWing
SteelWing

Cara, não seria uma intervenção radical ou abrupta como disse. Seria apenas repor a inflação todos os anos ou inflação mais meio por cento dependendo do ano. O que não dá É o poder de compra da população acabar. Não tem nada haver com interferir nos preços. Aqui no Brasil se dá valor aos bens e não ao trabalho. Os caras compram Hilux e um Ap de quase um milhão, mas se o funcionário pedir 1330 de salário dizem que é muito caro.

Cristiano de Aquino Campos

A nossa elite reclama de pegar avião com a empregada e o filho dela estar na faculdade em quanto nos EUA isso e muito bem visto.

Cristiano de Aquino Campos

Empresas no Brasil não dão lucro? Se não dá lucro porquê tem milionários e bilionários e tantas empresas querendo investir aqui?
As nossas grandes e médias empresas tem tanta regalias que elas não investem pois não precisam já que não tem concorrência de empresas de fora.
O X da questão são os pequenos que se lascam.

João Adaime

Caro Cristiano Empresas grandes dão lucro porque contam com subsídios governamentais, taxas de juros favorecidas por parte de bancos públicos, leis e normas que os favorecem e protegem e porque conseguem ditar os preços, as tais regalias que você falou. Mas lembro que o maior empregador do Brasil é o grupo formado por micros e pequenas empresas, que respondeu por 72% dos novos empregos com carteira assinada este ano. No total da economia, este setor soma 54% de todos os empregos formais. Além disso, micros e pequenas empresas são responsáveis por 27% do PIB do Brasil e representam 99% do… Read more »

Fabio

Hello, estamos no século XXI! Esqueça este discurso anacrônico de culpar os patrões malvadões…

SteelWing

Cara, não existe lugar nenhum do mundo desenvolvido em que a massa trabalhadora é mal paga, consequêntemente vivendo mal, pegando ônibus lotado e coisas do tipo. Diga aí se nós EUA, Canadá, Japão, Israel Europa isso acontece. Como eu disse o pessoal aqui vive reclamando do Brasil, mas quando percebe que pra melhorar o país tem o pessoal tem que ter salários dignos, ninguém quer.

Andrey

Kkkkk tem certeza de que isso acontece nos EUA? Vc sabia que no glorioso estado socialista da Califórnia as pessoas moram em carros,mesmo tendo emprego?
Já outros nem carro possuem ,moram na rua mesmo.
O que elas ganham não dá para comer e pagar uma moradia ao mesmo tempo.

SteelWing

Ue, pensava que isso acontecia era na Venezuela, não no supra sumo dos EUA. Califórnia socialista? Não entendi.

Mirade 1969

É mesmo todo patrão é bonzinho ele te paga pouco e lucra muito e sempre reclama dos impostos mesmo ele não pagando imposto do seu iate, jatinho ou fazendo uma jogada para pagar menos imposto e poder viajar todo ano para Paris com o dólar alto e você ai sofrendo para ganhar um décimo terceiro salario que se fosse por ele não existiria mais….

José Carlos David

Seremos o eterno “gigante de calças curtas e retardado”!

Augusto

É que lá corrupção é punida com pena de morte, então sobra dinheiro.

Antoniokings

Isso é natural para a China.
Ela já é a maior economia, tem a maior base industrial, maior produção científica, maior exportadora, maior saldo comercial, maiores reservas internacionais, maiores Forças Armadas e população do Planeta.
Juntando tudo isso, podemos imaginar onde isso vai parar.
Provavelmente, a primeira hiperpotência da História.
Nunca ocorreu uma conjunção de todos esses fatores em um único País.

SteelWing

z-19 e z-20 aparentemente com a mesma função.

Cristiano de Aquino Campos

Acho que e tipo a dupla cobra Apache. Um e de ataque pesado e o outro leve.

Bosco

Aí sim é uma maneira correta de aferir a capacidade bélica chinesa. Quantidade de navios, submarinos, aeronaves, tanques, obuseiros, etc. Com qualidade e com pessoal qualificado e motivado operando.
Não é com míssil que dá volta na Terra ou com meia dúzia de hipersônicos ou balísticos. Isso é só pra alegria da fanzaiada leiga que não entende bulhufas de nada mas se auto engana só pra poder lacrar.

Last edited 2 anos atrás by Bosco
Antoniokings

Vc não se conforma com o avanço científico chinês.
Quer uma notícia?

folha.uol.com.br/ciencia/2021/12/china-passa-eua-e-lidera-producao-de-ciencia-mundial-pela-primeira-vez.shtml

A China já é a maior potência científica.
E está disparando na frente.

Antoniokings

General Mark Milley é a primeira autoridade americana a confirmar teste chinês. “Foi um evento significativo e muito preocupante”, diz ele, comparando experimento com lançamento do Sputnik pela União Soviética.

dw.com/pt-br/eua-confirmam-que-china-testou-armas-hipers%C3%B4nicas/a-59650763

Matheus S

Você caiu no conto do vigário.

Milley está mentindo.

O teste que ocorreu não foi um HGV que lançou uma outra carga, na realidade foi uma aeronave hipersonica que lançou uma outra carga. Em si, isso não representa uma ameaça militar como Milley afirma ser, por se tratar de uma aeronave e não um míssil, mas com certeza os americanos devem ficar preocupados com isso porque poderia muito bem ter sido aplicado a um HGV.

Os chineses estavam falando a verdade. É uma aeronave espacial, não um míssil como o alto comando militar americano afirmou.

Inimigo do Estado

É mas quem vai destroçar a defesa americana ou taiwanesa para o grosso passar serão os balísticos hipersônicos que tu tanto despreza, restando assim as unidades de solo desprotegidas e com moral e logística comprometidas. É o que um general minimamente instruído faria, e não um leitor de catálogos da década de 70 feito tu. Na boa eu sou formado em administração, contábeis e comércio exterior, e sei mais de estratégia militar que o leitor de catálogos aí de cima. Tudo isso jogando Age of Empires, Men of War e Call to Arms… e Chiavenato, Peter Drucker e Kotler e… Read more »

Last edited 2 anos atrás by Inimigo do Estado
SteelWing

Você está certo Bosco!

Pgusmao

Cópias de projetos russos e americanos ou ambos somados, resta saber se prestam na vida real.

Beto

Detectado altíssimo nível de inveja…

WSilva

Tá tranquilo, os EUA copiaram até o idioma inglês dos britânicos. rs

Rodrigo Martins Ferreira

Então nós copiamos o português dos portugueses ?

WSilva

Exato, essa é a lógica da molecada.

Mirade 1969

Mesmo para se fazer um cover tem quer ter qualidade senão a banda não decola, sendo assim a china copiava mas hoje faz projetos próprios com tecnologia própria e acredito que tem resultado satisfatório pois estão ainda construindo mais e mais.

Cristiano GR

Achei estranho que as indústrias de defesa chinesas se baseiam no ano ocidental para controlar sua produção.

SteelWing

o parque industrial Chinês é o maior exportador do mundo, com várias empresas ocidentais empresas tendo suas plantas de produção principais lá, logisticamente e financeiramente não faz sentido ter um ano de produção diferente do resto do mundo.

Galo Gago

Do jeito que as coisas vão indo, logo logo seremos nós que seguiremos o calendário chinês

Marcos10

SeaChing, FlankerChing, LightningLing, TigerChang.

Antoniokings

De acordo com Scott Ritter, um ex-oficial de inteligência do Corpo de Fuzileiros dos EUA, a Iniciativa de Dissuasão do Pacífico (PDI, na sigla em inglês), um programa do Pentágono para conter a China, está condenada ao fracasso antes mesmo de começar.

br.sputniknews.com/20211227/dissuasao-do-pentagono-para-conter-china-esta-condenada-ao-fracasso-diz-ex-fuzileiro-dos-eua-20826308.html

Adriano Madureira

Tiger aonde Marcos10?

Andre

Depois de se consolidar como segunda potência econômica se consolida como segunda potência militar, deixando seus antigos senhores do norte comendo poeira.

O plano 2050 segue em execução e não apenas em protótipo e maquete.

Antoniokings

É Dezinho.
‘Tá ruim’ a coisa!
E olhe que ainda estamos em 2021.
Imagine 2022, 2023, 2024, 2025…….

Antoniokings

Ah!
E não tem ninguém comendo poeira.
Principalmente se caminham juntos.

Comércio de bens China-Rússia bate recorde entre janeiro e outubro
2021-12-02

Fornecimento de gás russo à China supera recorde histórico diário27/12/2021

Rússia e China ampliam cooperação militar contra EUA e aliados.
24/11/2021

Anota aí, Dezinho.
Tá ruim?
Vai piorar muito.

Hcosta

Não caminham nada juntos. Se as relações comerciais eram relativamente escassas, em quantidade, o normal é qualquer aumento ser um recorde.
Isso não significa que as duas economias sejam equiparáveis.
A Rússia está muito atrás da China nesse aspeto.

Vendéen

Bonsoir le Brésil,

Isso não é surpreendente quando olhamos para o relatório Sipri de 2020.
https://sipri.org/sites/default/files/2021-12/sipri_top_100_pr_por.pdf?_x_tr_sl=en&_x_tr_tl=fr&_x_tr_hl=fr&_x_tr_pto=sc
business-usual-arms-sales-sipri-top-100-arms-companies-continue-grow-amid-pandemic

A demanda politicamente forte do mercado doméstico militar chinês fez com que as empresas chinesas se beneficiassem de vários programas de modernização do exército em todos os setores (Aviação / Terrestre / Marinha / Espaço).
Atualmente, segundo Sipri, a China é o segundo maior vendedor de armas do mundo.
https://www.bfmtv.com/economie/entreprises/industries/la-chine-second-vendeur-d-armes-de-la-planete-entre-les-americains-et-les-britlandais_AN-202112080383.html
http://www.opex360.com/2021/12/06/la-chine-compte-des Now-trois-industriels-parmi-les-dix-premiers-producteurs-mondiaux-darmement /

Boa noite a todos

Adriano Madureira

O J-16 é cópia do SU-30?

comment image

Marcos10

É uma cópia mal feita. Os próprios chineses dizem que tem tantos problemas que é mais fácil desenvolver um novo.

Palpatine

Não é o J-15 que é problemático?

Alexandre Galante

Pelo contrário, o J-16 é muito melhor que o original. Pesquise.

Adriano Madureira

Esse Z-10 é muito bonito…

comment image

João da Lua

Si vis pacem para bellum

Antunes 1980

Pensamento do dia

Se os Estados Unidos não conseguiram vencer na década de 50 os norte coreanos + chineses, e na década de 60/70 os camponeses vietnamitas.

Imagine vencer a segunda maior potencia global, com ótimos equipamentos e mais de 500 ogivas nucleares.

Só ingênuo não vê isso. O choro é livre !!!

NEI

Qual é a graça do choro livre? Você está feliz pela China ou EUA serem os melhores e maiores em tudo. Começa você a chorar, pois aqui logo você comerá grama. Hã, você não deve morar no Brasil.
Em vez do nosso povo se unir e reivindicar algo melhor, só sabe enxergar competição entre RIGHT e LEFT.

Mauro Junior

quero ver quando o ocidente retirar a produção da China e impor sanções por picaretagem comercial ! Será que vai conseguir manter esse disparate arrogante de potência ? se fala muito na educação chinesa …mas se esconde que a grande maioria da população chinesa e miserável e pouco educada ! existe uma elite bem preparada em Pequim e em Xangai .mas no imenso restante somente o trabalho escravo e mal renumerado ! sério que isso assusta o ocidente ? por quanto tempo eles vão enganar vcs com essa falsa sensação de potência ? ate quando vcs acham que o ocidente… Read more »

Alexandre Galante

Você está muito mal informado sobre a China, meu caro. Saia dessa bolha e comece revendo seus conceitos por aqui:

https://www.forte.jor.br/2021/09/24/as-10-maiores-cidades-da-china-por-populacao/

Acacor

Tire umas férias. Peça o visto e compre o bilhete. Passe umas semanas na China. Visite várias cidades, pois existem muitas com mais de 5 milhões de habitantes. Quando voltar, possivelmente por São Paulo, perceberá como o Brasil é um país pobre e atrasado. Não precisa acreditar em mim. Veja com seus próprios olhos.

WSilva

Mauro Junior, quantos livros sobre China você leu na vida? Se a resposta for zero, acredite em mim, o que você disse acima beira a demência.

Daniel Alves

Boa noite. Enquanto nosso estado enriquecer pessoas através de altos salários e todo tipo de privilégios, não sobrará nada pada a educação, os impostos continuarão a massacrar o empreendedor e os salários continuarão sendo salário de fome. A maioria é dividida e mantida na ignorância de forma proposital, para que uma pequena parcela continue tendo lucros rápidos, fáceis e garantidos. Não vejo, a curto e nem a médio prazo, liberdade para todos os escravos pagadores de impostos (povo) desse país.

Gerson Carvalho

Começaram um dia desse e já superaram os americanos e nós hehehe

Rodolfo Queiroz

Que esta matéria crie reflexões em parcela de enviesados que insistem em usar sua energia mental para ridicularizar os avanços tecnológicos da China, indiscutivelmente uma superpotência econômica, tecnológica, industrial e militar. Algumas reflexões do desenvolvimento da China pós reformas de 1978 : – abertura ao capital estrangeiro com transferência de tecnologia e absorção de conhecimento; – aproveitamento do imenso excedente de mão de obra com disciplina e racionalidade organizacional – formação de uma tecnocracia de altíssimo nível mediante intercâmbio nas melhores universidades do Ocidente , criando um aparato Institucional e dirigente esclarecido, apesar de imperfeito e repressivo; – cultura de… Read more »