Os quatro primeiros T-27M Tucano serão apresentados aos instrutores e cadetes da AFA no dia 09/12

51

Os quatro primeiros treinadores turboélice modernizados T-27M Tucano serão apresentados para os instrutores e cadetes da Academia da Força Aérea (AFA), situada em Pirassununga (SP), no dia 09/12, às 11 horas.

Na ocasião, o Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos de Almeida Baptista Junior, realizará a última aula dos cadetes do 4º ano, antes de serem declarados Aspirantes-a-oficiais. Os familiares dos cadetes também foram convidados par ao evento.

A modernização dos T-27M está sendo realizada pela empresa Albatross, em parceria com a FAB, no Parque de Material Aeronáutico de Lagoa Santa (PAMA LS), em Minas Gerais.

Entre os objetivos da modernização, está a atualização do painel de instrumentos da aeronave, adaptando-a às novas regras de tráfego aéreo, como os procedimentos RNAV e RNP (tradução do inglês, Navegação de Área e Performance de Navegação Requerida) e às novas demandas de formação dos pilotos da FAB e reduzir as obsolescências logísticas existentes.

Em paralelo à modernização das aeronaves, são desenvolvidos também sistemas de simulação para que esses auxílios à instrução reflitam fielmente a nova configuração, colaborando para uma formação mais moderna e eficiente.

A previsão inicial é de modernizar 42 aeronaves, até dezembro de 2022.

Os T-27M Tucano modernizados também estão recebendo uma nova pintura pixelizada, cuja identidade visual contou com a participação dos cadetes da AFA.

Segundo a FAB, as novas cores apresentam um ar de atualidade, alinhada às alterações realizadas no processo de modernização.

Subscribe
Notify of
guest

51 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Satyricon

Olha, ficou realmente muito bonito.

Camargoer

Olá Satyricon. Sem entrar na questão técnica, eu fiquei incomodado com a pintura preta na frente. Gostava mais da pintura branca que destacava o perfil da fuselagem. Nada contra os pixel.

Rodrigo

O preto serve pra desfarçar a sujeira de óleo queimado deixado pelo escapamento da PT6.

Last edited 2 anos atrás by Rodrigo
Camargoer

A Rodrigo. Imagino que sim, mas achei feio. O bico ficou com aparência pesada. Gostava mais da pintura antiga.

ROBERT SMITH

Tá zoando né? :/

Rinaldo Nery

Motor turbo não deixa ¨sujeira de óleo queimado¨. Não queima óleo nenhum. Imagino que seja uma piada.

Alexandre

Acho que ele quis dizer fuligem do escapamento. Mas isso era muito menos evidente nos T-27 da AFA, com pintura brilhante, do que nos A-29 dos “Terceiros” e do 2º/5º GAv, com pintura fosca, que faz a fuligem “agarrar” mais…

Clésio Luiz

Uma pena que a Embraer tenha abandonado o EMB-312, o Tucano original. A concorrente Pilatus continua vendendo seus rivais PC-7/9 modernizados, e a Embraer nem sequer apresentou no mercado planos de modernização das frotas de Tucano.

Fabio

O T 27M pode levar armamento?

Rinaldo Nery

Pode se estiver c a caixa de relé de armamento.

Camargoer.

Olá Rinaldo. Lembro que os “terceiros” empregaram o T27 (acho que na época era AT27 né?) armados antes de incorporarem o A29. Inclusive, eles usavam uma pintura em dois tons de cinza muito bonita.

Rinaldo Nery

Voei nesses. Sou um dos fundadores do 2°/3°, em 1995. Grifo 03.

Rinaldo Nery

Voei neles. Aliás, voei em TODOS os A/T-27 da FAB. 12 anos.

Rinaldo Nery

Voei neles. Aliás, em 12 anos voei TODOS os A/T-27 da FAB.

ROBERT SMITH

A versão armada AT-27, pode. Inclusive li a respeito de AT-27 do Perua derrubando aviões do narcotráfico na década de 90.

Matheus

Verdade. Uma pena. A Embraer virou as costas e a Pilatus tomou conta

Fernando EMB

E a modernização dos Tucano Colômbia?

Tiago da Silva

Este é um ponto que me incomodou muito, o Tucano foi vendido para vários países e a Embraer não alimentou relações ao menos de forma pública quanto a modernização destes. O mercado de modernizações é extremamente interessante e lucrativo ao ponto de terem empresas especializadas neste tipo de serviço e com isso dito deixamos a credibilidade da fabricante nas mãos dos outros. A receita oriunda destes processos poderia ser convertida em novos programas e ainda retomar vínculos de longa data podendo também ofertar novos produtos. Confesso que durante um bom tempo fui contra a modernização do Tucano por ter voltado… Read more »

Fernando EMB

Na verdade é bem fácil de entender.
E existe sim um pacote de modernização, e bem mais amplo que este… O que foi aplicado nos tucano Colômbia modernização desenvolvida pela Embraer e realizada na Colômbia. Inclusive com a troca das asas.

Tiago da Silva

Até pode existir um pacote de modernização mas a Embraer preferiu não tomar a dianteira em negociações do tipo deixando uma lacuna aberta para quem tiver interesse.

Se não me engano os Tucanos de Honduras também devem passar por modernizações e lembro de algo relacionado aos israelenses.

FernandoEMB

Estavam negociando modernização na Colômbia (pacote Embraer), mas parece que não rolou. Modernizações não precisam ser feitas via fabricante.
Vide o exemplo da FAB… que até fez uma cotação da modernização na Embraer, mas esta ficaria bem mais cara do que com a empresa que escolheram.
Um fabricante ou grande empresa normalmente não são competitivos em custos para modernizações de baixa complexidade.

Mayuan

Grato pelas explicações. Saberia nos informar por qual razão a Embraer não fabricou mais o EMB 312, passando a fabricar apenas o 314? Tenho a impressão, talvez equivocada, que seriam dois produtos que não necessariamente concorrem entre si.

Fernando EMB

Claro, foi uma questão de escolha. Não dá para fazer tudo, a capacidade não é infinita. Então se optou por evoluir o projeto do Tucano para o Super Tucano… Por uma série de razões, entre elas a crise pela qual passava a empresa na primeira metade da década de 90, e depois pela acirrada concorrência com a Bombardier pelo mercado de aviação regional, a Embraer transformou a Super Tucano de uma aeronave de treinamento em uma aeronave de ataque para atender aos requisitos da FAB (programa ALX). Nesta época os esforços de Engenharia da empresa estavam direcionados para os jatos… Read more »

BRUNO CESAR BOTELHO MARTINS

A verdade que a embraer nunca fez força pra vender e promover as aeronaves militares
um descaso proposital e suspeito!

Fernando EMB

E surge mais um ATSN… analista de teclado sem noção!!!

Jefferson Henrique

Uma dúvida, essa modernização foi só aviônica? Ou foi verificada a parte estrutural e o motor também?

Fernando EMB

Só aviônica.

Flanker

Aviônica, como mostrado nesse tópico, está sendo modernizada. Estrutura (fuselagem, asas, etc), sistemas elétricos, hidráulicos, motor, etc, são manutenidos, revisados é mantidos pelo PAMA/LS.

Jefferson Henrique

Entendido, já era hora da instrução avançada na AFA ser modernizada. Algum plano para o T-25? Obrigado a você e ao Fernando EMB.

Fernando EMB

Os tucano Colômbia foram modernizados inclusive com a troca das asas. Os da FAB, apenas alguns trocarem as asas, e foi a uma bons anos atrás.

Rinaldo Nery

Acho que as asas não foram trocadas. Só uma longarina inferior, de junção. Por conta do acidente com aeronave do EDA, em Santos. Eu era Operações do 2°/3°, à época.

FernandoEMB

Caro Cel… Não me lembro se a asa foi trocada ou se foi removida e remanufaturada (com troca da longarina). Lembro que a linha de montagem das asas foi reativada para atender a FAB e posteriormente aos da Colombia. Para estes últimos certeza da troca da asa.

Rinaldo Nery

O ar cond foi modernizado.

Camargoer.

Olá Rinaldo. Eu realmente lembro de queixas do ar condicionado do T27. Qual era o problema, baixa potência ou distribuição do fluxo na cabine?

Salim

Tão negativado até pergunta e dúvidas. Inacreditável.

Camargoer

Olá Salim. Teve uma vez que que alguém escreveu que quando vê um comentário meu ele negativa sem ler. Riso. Isso mestra que meus comentários incomodam, e se incomodam talvez seja porque tocam em alguma verdade escondida. Fossem comentários sem importância seriam apenas ignorados. Quanto a mim, a única coisa que irrita é a falta de educação ou respeito.

Rinaldo Nery

Não funcionava mesmo.

Rinaldo Nery

Não funcionava. Em PV tínhamos um Sgt que dava um jeito. Possuía uma empresa de manutenção de ar cond residencial. Comprávamos freon no comércio.

FernandoEMB

Todas as máquinas, TODAS tem seus pontos fracos. Do T-27 o sistema de ar condicionado era um desses pontos. Sem dúvida.

Rinaldo Nery

Estive no PAMALS no último dia 31 de agosto, em visita ao Diretor (servimos juntos no 2°/3° GAV), e pude verificar pessoalmente a modernização. Fantástico o trabalho realizado pela Albatros. A FAB economizou muitos recursos. O sistema de ar condicionado também foi modificado, e era um problema desde o início da operação do T-27. Como curiosidade, a quantidade de fios e cablagens retiradas da aeronave foi imensa!

Jefferson Henrique

Houve alguma redução de peso com isso senhor Nery?

Rinaldo Nery

Houve sim. O peso básico foi recalculado.

Rinaldo Nery

Sim. O peso básico foi recalculado.

Leandro Costa

O Tucano sinceramente sempre foi meu benchmark de beleza de desenho de turbohélice. Ô aviãozinho lindo. E pelo visto voa tão bem quanto é bonito.

Camargoer.

Olá Leandro. Se é bonito, voa bem.

Rinaldo Nery

E voa bem mesmo. Fácil pilotagem.

kahllil

Parabéns para a FAB por esse marco, e que possamos ver logo mais a decisão de qual será o modelo que substituirá os T-25, pois estes ja estão em um estado critico estrutural e de idade

Rinaldo Nery

Estrutural não. E o T-25 ainda pode enterrar o T-27!

FernandoEMB

Estruturalmente falando, os T-25 devem estar em melhor estado que os T-27. A vida estrutural do Tucano, por projeto, é pequena. Por isso os Tucanos Colômbia, quando da modernização, tiveram de passar por uma completa revisão estrutural, inclusive com troca completa das asas… Por isso também os Tucano-França tiveram de ser “reprojetados” para, dentre outras coisas ter uma vida estrutural maior.

ROBERT SMITH

Parabéns a FAB e aos Cadetes e futuros aviadores! 4 Tucanos T-27m e 4 Gripen F-39E na mesma semana!

Tales

Acho o T-27 fantástico com uma carreira brilhante nas Forças onde serviu, e na minha modesta opinião o EDA perdeu um pouco de brilhantismo nas manobras depois que o tucano foi substituído pelo seu irmão mais forte.
Agora a história do T-25 é sensacional que aeronave robusta.