Conforme planejado, as duas primeiras aeronaves de treinamento Pilatus PC-21 para o Ejército del Aire (EdA, Força Aérea Espanhola) foram entregues ao 792 Escuadrón em Murcia/San Javier (Espanha) em 14 de setembro de 2021.

Os PC-21s ainda estavam com seu registro de teste suíço aplicado, com seu cocar e futuro código ocultados. Os seriais das novas aeronave de treinamento são E.27-01/HB-HWA e E.27-02/HB-HWB.

Em 28 de novembro de 2019, a Scramble Magazine informou que a Espanha adquirirá 24 aeronaves de treinamento turboélice Pilatus PC-21 para substituir seus treinadores Casa C101EB Aviojet. Com o pedido, a fabricante suíça Pilatus venceu a Beechcraft (com o T-6A Texan II) e a Embraer (com o EMB-314 Super Tucano).

A decisão da Espanha de comprar o Pilatus PC-21 foi anunciada pela plataforma de compras do governo: Plataforma de Contratacion del Sector Publico (PCSP) em 26 de novembro de 2019.

De acordo com a PCSP, a Pilatus fornecerá os PC-21s, além de seu Sistema Integrado de Treinamento (ITS) – mais eficiente e mais adaptado ao uso de tecnologias modernas. O contrato está avaliado em US$ 204,75 milhões.

Devido à Covid-19, as datas de entrega planejadas originais foram alteradas.

FONTE: Scramble Magazine

Subscribe
Notify of
guest

7 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Luiz Trindade

Ele é mais moderno em que se compararmos com Super Tucano?

Fernando EMB

Aviões diferentes para missões diferentes.

Henriquw

O PC-21 é um treinador puro sangue enquanto o Super Tucano é uma avião e ataque leve/ treinador.

Neto

Há demanda para uma nova geração de Tucanos?
.
Na FAB acredito que não há por uns 10 anos.
.
O substituto do T25 poderia ser um substituto para o T27?

Joli Le Chat

Notinhas:
(1) o suíço Pilatus PC-21 substituiu na Força Aérea Espanhola um avião espanhol, o CASA C101B Aviojet.
(2) O Pilatus PC-21 tem motor turboprop, o CASA C101B tem motor turbofan.
(3) O motor do PC-21 é o mesmo do Super Tucano: PW PT-6.
(4) O Pilatus PC-21 ganhou na seleção espanhola do Beechcraft T-6A que, por sua vez, é baseado no Pilatus PC-9. Ou seja, o PC-21 ganhou de um irmão mais velho.

Samuel
Ronaldo

Boa Noite a Todos,eu gostaria de ver um dia treinadores avançados na nossa FAB,tipo o M-346,T-7A Da Bong e Da Saab ou ainda o T-50 Eagle Da Coréia Do Sul,mas isso eu sei que não compete a nós os nossos desejos,mas seria excelente para que os nossos pilotos se familiarizasse mais rápido com os novos caças F-39 E/F Gripen,mas vamos torcer para que a FAB pense nisso

Uma Excelente e Um Abençoado Fim Dr Semana Para Todos Nós!!!