Pânico e caos no aeroporto de Cabul enquanto cidadãos tentam deixar o Afeganistão

51

Um tumulto no aeroporto de Cabul terminou com mortes nesta segunda-feira (16), quando uma multidão tentava embarcar em aviões para deixar o Afeganistão, agora dominado pelo Talibã. O número de mortos não foi confirmado.

Os voos comerciais foram cancelados, e apenas viagens militares ocorrem no local.

Vídeos publicados nas redes sociais mostram várias pessoas tentando entrar em aeronaves que estavam prestes a deixar o Afeganistão.

Durante o tumulto, agentes das tropas dos Estados Unidos, que estavam no aeroporto para ajudar os norte-americanos a embarcarem, atiraram para o alto.

“A multidão estava fora de controle”, afirmou um oficial à agência de notícias Reuters. “O disparo foi feito apenas para neutralizar o caos.”

A Reuters cita relatos de testemunhas de que cinco pessoas foram mortas no aeroporto, sem explicar se as vítimas foram atingidas por disparos de armas de fogo ou pisoteadas durante a confusão.

Já o jornal norte-americano “The Wall Street Journal” fala em três mortos por armas de fogo.

Mais de 60 países, incluindo Estados Unidos, Alemanha, Japão e França, publicaram um comunicado em que fazem um apelo para que cidadãos afegãos e estrangeiros tenham permissão para deixar o Afeganistão em segurança.

FONTE: G1

LEIA TAMBÉM:

Subscribe
Notify of
guest

51 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
PACRF

Não há legado perceptível deixado pelos EUA e seus aliados da OTAN após 20 anos de ocupação do Afeganistão em áreas sensíveis, tais como: política, social, economia e, principalmente, militar. Creio que durante esse tempo teria sido possível organizar, pelo menos, forças armadas suficientemente preparadas para repelir o Talibã e manter a integridade territorial do Afeganistão. Afinal, todos sabiam que o Talibã não tinha morrido, havia apenas sido removido do poder. Cenário semelhante ocorreu no Iraque, onde a maioria Xiita (simpática ao Irã) assumiu paulatinamente influência e poder.

Joelson

Deus tenha misericórdia dos afegãos!

Last edited 2 anos atrás by Joelson
PACRF

A qual Deus está se referindo?

Joelson

Escolha o seu Deus ai amigo no diálogo abaixo:

– Vocês querem que eu solte Barrabás?
– Sim!
– Vocês querem que eu solte Jesus?
– Crucifique-o, crucifique-o.

PACRF

Prezado Joelson, senão me engano os afegãos são em sua esmagadora maioria muçulmanos. Razão pela qual eu lhe perguntei a qual Deus se referia, o dos cristãos ou o dos muçulmanos. A cultura religiosa ocidental, de esmagadora maioria cristã, costuma considerar seu Deus “melhor” que o de outras culturas religiosas. Aliás, é possível considerar como arrogante a forma ocidental de pensar sobre esse tema, ou seja, a existência de “apenas” um Deus, o dos cristãos, é claro.

Joelson

Pensamos num Deus que deixa vc decidir se quer ou não segui-lo, que não se impõe… tipo uma democracia! Esse Deus que falo é perfeito, os homens podem deturpar as coisas.. e a lei da semeadura é implacável.

Tem deuses por ai que são impostos, seja pela religião ou pela ditadura… ai dá merda.

Ah, tem até fotinha de ditador sendo cultuado aqui no ocidente…

Fernando C. Vidoto

O Deus é o mesmo, a religião diferente.

Judaísmo, Cristianismo e Islamismo são Religiões abraâmicas.

https://pt.wikipedia.org/wiki/Religi%C3%B5es_abra%C3%A2micas

Allan Lemos

Os cristãos ocidentais são arrogantes por considerarem que o seu Deus é melhor do que as outras culturas, mas os muçulmanos radicais, que pregam a morte a todos os “infiéis”, não são, não é?

Deus é só um, o que existe são diferentes interpretações sobre Ele que ocorreram ao longo da história.

Cristiano de Aquino Campos

Os Judeus são arrogantes por causa da religião. Acham jesus mais messias na .elhor das hipóteses.
Os mulçumanos acham o mesmo que os judeus, que jesus e mais um profeta assim como Maomé. As duas religiões ainda estão esperando o messias.
Já os cristão, se acham melhor por achar Jesus o messias filho de Deus.
A culpa dos radicais religiosos e a ignorância, a arrogância e a intolerância e existem radicais em todas as religiões.

Flanker

O Deus dos muçulmanos é o mesmo de cristãos e judeus. Mas, independente disso, e vendo seu discurso nos comentários aqui nesse tópico, o que tu tem que entender é que se estava ruim com os EIA lá, imagina agora…..basta ver o desespero das pessoas sabendo que o Talibã assumiu o poder.

Francisco Diego Reyes Garcia

Bom dia.
Isso não é arrogância, chama-se Fé.

Cristiano de Aquino Campos

Só existe um Deus e 3 religiões diferentes que o cultuam. O seu nome e o mesmo só mudando no dialeto.
Formas diferentes de interpretar a sua palavra e que distinguem uma da outra.

Glasquis 7

a qualquer um que esteja disposto a ajudar

leonidas

Isso é obvio, mas os caras são muito FDP né?
Essa que é a real.
Tudo isso era completamente evitável!!!!
Inacreditável o que um governo incompetente e frouxo não é capaz de fazer com a imagem de sua nação diante do mundo.
Essa vergonha ai (mesmo já tendo o precedente de Saigon) é toda do Tio San, não do Afeganistão.
Esses caras deveriam ser presos e esse presidente pateta impedido…

Matheus

Cristianismo, Judaismo e Islã veneram o mesmo deus, caro amigo desinformado.

sergio

Parece que a maxima de que os EUA so perdem guerra pra combatente de chinelo se repete.
Fica a pergunta agora, quanto a tecnologia realmente pode mudar o resultado de uma guerra ?
o que vale mais, um soldado extremamente bem equipado ou extremamente bem treinado ?
Eu sempre achei os Americanos Extremamente dependentes de sua tecnologia.

Joelson

Vietnã e Afeganistão são provas vivas disso!

Andromeda1016

Vietnam e Afganistão foram guerras políticas travadas para fins específicos. Não se tratava de guerra clássica onde cada lado lutava pela sobrevivência. Acredito que em guerras como estas o sentido de vitória difere do sentido comum, pois a ocupação dos dois países tinha fim geopolítico e foram ocupados enquanto esses fins existiam. O que se percebe em ambas as guerras é que o objetivo era ocupar e ficar naqueles países pelo tempo que fosse necessário.É claro que se esses dois países tivessem abraçado a democracia no fim o resultado teria sido maravilhoso para os gringos, mas democracia não é um… Read more »

Fernando C. Vidoto

Não foi uma derrota militar, foi ideológica.

Começaram a empurrar essa agenda progressista e deu m*.

Att.

Hcosta

Não houve somente uma derrota militar, também houve uma derrota política.
Este é mais um caso que demonstra que o poder militar tem muitas limitações.
Ninguém poderia ganhar esta guerra.
Alguns dizem que bastava serem mais violentos, sanguinários e conseguiam ganhar. Na guerra contra a União Soviética morreram quase um milhão de Afegãos em 10 anos de guerra. O Vietname semelhante.
A tecnologia serve para defender e atacar e em ambos os casos resultaram. MRAPS, drones, ataques de precisão, etc… Mas tudo tem limites.

Allan Lemos

o que vale mais, um soldado extremamente bem equipado ou extremamente bem treinado ? Nenhum nem outro, o que vale mais é um soldado bem motivado. A história mostrou isso na Batalha de Stalingrado. Já Napoleão, um dos maiores gênios militares de todos os tempos, afirmou “in war the moral is to the physical as three is to one”. O soldado americano está lutando em um solo estrangeiro, ele conta os minutos para voltar para casa para ver a família e comer McDonalds, enquanto isso o terrorista está em casa sonhando na criação da sua utopia islâmica, se ele tiver… Read more »

Hcosta

Penso que a motivação será semelhante ao ISIS. Bandidos, sem ocupação, que se juntam e impõe a sua vontade. Tentam alguma expiação dos seus pecados provocando atos ainda mais horrendos. Não é por acaso que muitos passaram de traficantes para “guerreiros de deus”.

FERNANDO

Olha, eu não sei mensurar o desespero destas pessoas.
Liberdade não tem preço.
Até quando teremos que conviver com pessoas deste naipe neste mundo.
Agradeço a Deus por ter nascido no ocidente e principalmente no Brasil, tudo bem, é um país corrupto, desigual, racista e preconceituoso, mas, não chega nem perto do Afeganistão.

Luciano Ferreira lima

Amigo, em que planeta vive? Aqui no Brazil as mesmas atrocidades ocorrem da mesma forma, porem envoltas em uma cortina de fumaça dos que tem muito fluor no cerebro ou dissonancia cognitiva. Só não vê quem não quer ou que prefere viver na ilusão que mais lhe convém. Seria algo como o sujo falando do mau lavado.

Last edited 2 anos atrás by Luciano Ferreira lima
EduardoSP

Sério mesmo que vc acha o Brasil igual ao Afeganistão?
Se sim, fica claro que sua capacidade de leitura da realidade pode ser aprimorada.

100nick-Elã

Depende. Se vc vive numa favela brasileira, sob a égide do “nosso Taliban” (traficantes de drogas), o Afeganistão é melhor. Se você vive em Copacabana ou na Tijuca, classe média caviar, aí sim, o Brasil é muito melhor.

Phenix

Nunca vi na favela as pessoas desesperadas tentando fugir como nesse vídeo no Afeganistão. O Brasil é mil vezes melhor que lá. Comparação burra a sua.

Last edited 2 anos atrás by Phenix
100nick-Elã

Phenix, essas pessoas que estavam tentando fugir eram colaboracionistas com os americanos. Provavelmente, denunciaram membros do Talibã. O que você acha que aconteceria com eles se ficassem? É por isso que queriam fugir, não porque queriam sair do Inferno, mas porque são considerados traidores pelo Talibã.

Flanker

Tá aí, sujeita. Noutro tópico vc saudou o governo islâmico do Afeganistão e lhe desejou sucesso e blábláblá……e a população? Viu aí como eles amam o talibã? Como eles estão “ansiosos” para viver sob o domínio desses lunáticos?? Ora, e tu tens a cara de pau de ainda escrever suas bobagens aqui? É muita cara de pau!!!

100nick-Elã

Saudei mesmo, deixe os afegãos viverem como eles querem viver. Eles preferem o Talibã que os EUA. Querem viver sob a lei da Sharia, que não é tão ruim assim para eles, deixem-nos! vc não sabe nem que o é o melhor para vc mesmo e quer decidir o que é melhor para os outros? cada um que viva como quer viver. A Rússia, por exemplo, quer ser amiga de quem quiser ser amigo dela: seja ditadura, seja democracia, seja islâmico, cristão ou ateu. O importante é cumprir regras e acordos (coisa que o Ocidente não faz, só faz quando… Read more »

Flanker

Nossa! Que discurso bonitinho!! Os russos e chineses são tão bonzinhos!! Uns anjinhos!! E o talibã tb….não são isso que pintam, não….essa jovem, Malala Yousafzai, deve ser uma agente da CIA, né?? Ora, deixa de cinismo e falta de vergonha na cara!! Tu disse que é mulher, não é?! Pois então, queria ver tu lá no Afeganistão, com o Talibã no poder!! Acho que tu iria achar muito bacana a maneira que eles tratam e o que eles consideram que a mulher seja!! Começando pela burca….mas, como pimenta nos olhos dos outros é colírio, né?…..

nereu

se fossem todos os moradores de Cabul pode ter certeza aviões nem decolavam ou melhor nem pousavam

Osvaldo Marcilio Junior

A mesma cena de “Saigon 1975”, a história se repete, muito triste!!

TeoB

Vendo cenas que parecem ficção, junto na lembrança outras imagens como os refugiados da Venezuela em Pacaraima, no leste europeu, na Ásia, enfim os questionamentos que faço são os seguintes: são quase 20 mil anos de história dos humanos (acho que é mais ou menos esse tempo) a barbárie, o caos, o mal, o horror, sempre vem se repetindo, mas por que? é da nossa natureza? por que não evoluímos socialmente como evoluímos tecnologicamente? a nossa história como espécie é vergonhosa e infelizmente ver essas cenas me trazem a certeza que vão continuar a ser até o dia que nos… Read more »

Sequim

A civilização humana organizada surgiu há cerca de 5 mil anos, no antigo Egito. Em termos históricos, é pouco tempo. A questão é se ainda temos mais alguns milênios para aprimorarmos nossa civilização, diante das ameaças tecnológicas que nós mesmos criamos, e das mudanças climáticas globais que estamos promovendo.

100nick-Elã

Não se preocupem, em guerras de alta intensidade, os EUA continuam imbatíveis. Não podem com os Talibans, mas podem com a China. KKKKKKK

Flanker

Sai daí com seu proselitismo……olha o governo que tu saudou ontem e o quanto os afegãos “amam” esse governo……tu não passa de uma doente!!

Paulo Neves

A volta do Talibã e o Ocidente sem rumo”A propaganda sobre a “construção da nação” por ocupantes estrangeiros no Afeganistão e no Iraque sempre foi paternalista e irreal. A autodeterminação nacional não é algo que possa ser fomentado por forças estrangeiras, quaisquer que sejam suas supostas boas intenções”, escreve o jornalista Patrick Cockburn 16 de agosto de 2021 Em meados do mês passado, observei os talibãs percorrerem o norte do Afeganistão, tomando lugares onde eu havia estado pela primeira vez em 2001, no começo da guerra iniciada pelos Estados Unidos. Os combatentes talibãs se apoderaram da principal ponte para o… Read more »

ednardo curisco

Parece aquele filme ‘guerra mundial Z’.

Esta brincadeira no Afeganistão vai custar ao todo 7 TRILHÔES de dólares e estes 20 anos não resolveram nada.

ednardo curisco

Para quem quiser entender um pouco do furdunço geopolítico no Afeganistão, segue: https://www.youtube.com/watch?v=AVpWxEhdygo . escutem a partir de 1h23. é um bloco de uns 10min.

pedro

Assisti varias vezes esses videos e noto algo interessante: 98% sao homens em idade que poderiam estar lutando contra o Taliba! Pior de tudo é saber q esses ” refugiados” ao chegarem em outros países continuam com os mesmos habitos do seu antigo país e nao é incomum ver Afegãos refugiados matando outros Afegãos por simplesmente querem se adaptar a cultura do novo local onde residem.

Clésio Luiz

Alguns se perguntam para que o Brasil precisa de um par de 767/A330 na FAB. Taí a resposta. Cai no colo das forças armadas resgatar cidadãos de seus países em crises como essa.

É insensatez achar que esse tipo de equipamento não é prioridade. Crises não esperam por um momento apropriado para acontecer.

Sincero Brasileiro da Silva

Segura que a “criança” é toda sua, Tio Sam!

Yuri Dogkove

Força, Bosco! Você sairá dessa! Não deixe se abater!

José Carlos David

Os americanos expulsam o talibã, dominam o país, o talibã volta e os americanos fogem…os afegãos que acreditaram que se lasquem…muy amigos! Que sirva de exemplo para outros países! No Vietnã foi a mesma coisa!

Ivanmc

A lógica segue esse caminho aí mesmo, a história se repete naturalmente. Essa é a suprema política de salvação dos Eua, para quem confia ou crê.

Last edited 2 anos atrás by Ivanmc
Maurício.

Nessas horas é cada um por si, tenho pena dessas pessoas, querendo ou não, com os EUA lá eles tinham uma certa liberdade, liberdade essa que vai se acabar com o talibã novamente no poder.
A imagem do Vietnã mostra bem o cada um por si, nessas horas não existem aliados ou amigos…

Alex Faulhaber

O ser-humano é o câncer do mundo.

Icarus

Os judeus têm habilmente utilizado a técnica da “Grande Mentira” desde o início de sua existência histórica. Ao longo dos últimos 5.000 anos, eles tornaram-se insuperáveis mestres desta técnica. Sua religião é baseada nela, a sua riqueza é baseada nela, e de facto eles devem sua existência à esperteza com a qual eles têm manipulado mentiras para um mundo desprevenido e (principalmente) crédulo. Sem dúvida, a sua mentira mais bem sucedida de todos os tempos foi a invenção do cristianismo e originalmente a venda deste credo destrutivo para seus inimigos mortais, os romanos. Essa mentira tem causado prejuízos incalculáveis para… Read more »

Flanker

Hehehehehe.. ……de qual clínica tu escapou?

Icarus

Acho que você é mais um ” Narigudo eleito “.