De acordo com informações publicadas pelo site de OSINT (Open Source Intelligence) Evergreen Intel no Twitter, baseadas em interceptações de rádio, uma aeronave C-17 da USAF decolou ontem do aeroporto de Cabul com 823 pessoas a bordo.

Com a entrada iminente do Talibã na capital, afegãos buscaram salvação no aeroporto de Cabul.

Com a piora da situação, a tripulação do C-17 conseguiu embarcar 823 pessoas no compartimento de carga do jato e decolou para a Base Aérea de Al Udeid, no Qatar.

Imagens publicadas nas redes sociais mostram afegãos em desespero na pista do aeroporto buscando aeronaves para embarcar.

Um outro vídeo, divulgado hoje, mostra duas pessoas caindo do C-17 durante a decolagem.

LEIA TAMBÉM:

Subscribe
Notify of
guest

164 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Wagner

É… Mais uma nódoa para a história americana.

Luciano Ferreira lima

Como se nós brasileiros em 521 anos de burradas em todas as esferas estivéssemos um degrau acima deles. Esse mundo que vivemos é podre e alguns de nós somos peregrinos em terra estranha.

Last edited 2 anos atrás by Luciano Ferreira lima
Wagner

E…?

Allan Lemos

Se eles nos criticam, também temos o direito de criticá-los. Não importa se estamos degraus acima ou abaixo.

JT8D

Amigo, aqui se você fizer uma crítica aos EUA vem imediatamente uma tropa de choque repreendê-lo pela ousadia de tentar manchar a imagem dos deuses do universo, paladinos da liberdade e da democracia, e você é taxado do anti-americano. Se você criticar a China ou a Russia, você vai sofrer o ataque dos “filhos da Mãe Rússia” (!!!!), que vão taxá-lo de fanboy.
Então se a sua critica faz sentido ou não, não importa. Isso aqui virou uma grande briga de torcidas. A polarização nivela por baixo o debate. Uma pena

Luiz Trindade

Também não entendi essa resposta!

ALVARO ALMEIDA

Nódoa??? O Americano enquanto estava lá havia PAZ! Isso está acontecendo justamente porque pessoas como você pediam a saída dos americanos alegando interferência na vida dos povos de outros países!

PACRF

“Paz” imposta pela presença militar norte-americana e da seus aliados da OTAN. Nunca houve diálogo construtivo que conduzisse os diversos atores políticos do Afeganistão a um pacto. Afinal, os guerrilheiros do Taliban, outrora aliados dos EUA durante a invasão soviética, nunca deixaram de existir. Só os EUA perderam mais de 2.300 militares e tiveram outros mais de 20.000 feridos. Difícil será dizer para essas mais de 22.300 famílias, o que seus filhos, maridos, esposas, etc. foram fazer lá, depois dessa retirada vexaminosa, que culminou com volta do Taliban ao poder.

Chris

Por outro lado… Não haverá mais baixas !

Como é evidente que os EUA não poderiam ficar lá para sempre… O único vexame que eu vejo… É o governo local não ter sido capaz de unir seu povo e prender os guerrilheiros, em 20 anos de apoio militar internacional….

Last edited 2 anos atrás by Chris
PACRF

A união do povo afegão não aconteceu por uma razão muito simples: os EUA e seus aliados da OTAN resolveram impor seu modelo político, ou seja, o modelo “ocidental de democracia”. Não funcionou no Afeganistão, assim como não funcionou no Iraque. Sem respeito às peculiaridades sociais, políticas, culturais e religiosas dos afegãos, não há “modelo ocidental” que funcione. Os governos bancados pelos EUA e seus aliados jamais conseguiram se sustentar sem as armas e os militares, que foram levados para lá.

Last edited 2 anos atrás by PACRF
Chris

A peculiaridade… É exatamente não haver um “modelo afegão” ! E, curiosamente, a democracia é que poderia por fim aos conflitos internos.

Imagine argentinos, bolivianos, cubanos e venezuelanos vivendo no mesmo país ? Cada um em uma região !

É mais ou menos isso que acontece por lá e no oriente médio ! Com governos incapazes de manter a ordem ou sob ditaduras… O ódio e a busca pelo poder, sob desculpas religiosas, imperam… E a verdade é que é um barril de pólvora !

Na minha opinião.. O melhor é nem se meter !

Last edited 2 anos atrás by Chris
Wagner

Cara, você tem um raciocinio muito limitado.

Chris

Mais complicado, é quando o racicionio nem faz sentido !

Falavam que a intenção americana não era combater o terrorismo, e sim tomar o poder e dominar o país… E agora sair de lá virou até “derrota” ?

Os velhos vermelhinhos anti-americanos de sempre… Basta dizer que avisaram 3 anos atras que iriam sair !

Last edited 2 anos atrás by Chris
100nick-Elã

Não é a questão de sair de lá que significou a derrota. A questão é sair do jeito que sairam. Às pressas, sendo pressionados militarmente pelo Talibã, que tomaram o país enquanto os americanos nem ainda tinha saído.

Homero

Ao longo de 20 anos no Afeganistão os EUA formou, treinou, equipou e doutrinou um exército com 300 mil militares (maior do que o exército brasileiro), esperando que dominassem o país, construindo assim um país proxy dos EUA naquela região estratégica da Asia…Era o objetivo de longo prazo de sua invasão do Afeganistão.  Más fracassou, porque nunca conseguiu ganhar a lealdade destas tropas, que nunca botaram empenho na luta contra o Talibã…E assim que as forças do EUA se retiraram e o Talebã avançou, o exército que deveria resistir, praticamente entregou as armas ao Talibã recusando uma luta interna e… Read more »

Last edited 2 anos atrás by Homero
Carlos Campos

a situação que paz lá como estava não ia durar para sempre, uma hora os EUA iam ter que sair, treinaram forças armadas, deram armas, deram veículos, deram heli e avião, mas não funcionou, pq a maior parte da população não liga para os EUA ou Talibã, não quer nem saber quem é o presidente em Cabul, ele só seria um sanguessuga mesmo, quando as coisas acalmarem a paz vai voltar, porém nada de ouvir Katy Perry e Lady Gaga, muito menos democracia.

PACRF

A pior nódoa foi não deixar nenhum legado. Bilhões e bilhões de dólares gastos para se deixar o Afeganistão exatamente como há 20 anos atrás: nas mãos do Taliban. Apenas a indústria armamentista norte-americana é que lucrou com essa ocupação. Esqueci, assassinaram o Bin Laden, que estava no vizinho Paquistão, muito provavelmente já “aposentado”.

Chris

Se invadem, reclamam ! Se sai… Tbem reclamam ! Vai entender esse povo….

Mas fato… É que os EUA não poderiam ficar lá para sempre… Deram apoio por 20 anos… A incompetência é, evidentemente, do governo local !

Carlos Campos

a situação é que nem deveriam ter entrada, são mais 1 Trilhão de dólares só no Afeganistão, se somar o Iraque são dois Trilhões de dólares, dariam para usar na infra-estrutura dos EUA e novas tecnologias para as FA.era só bombardear os locais do Talibã, botar forças especiais, mas não levar um bando de militares para ficar no país.

Chris

O recado ao terrorismo foi claro… Os EUA vão revidar, caso sejam atacados !

Coincidência ou não… Já são 20 anos… Sem maiores problemas ! Com o próprio Taliban, agora propondo até diálogo com o próprio EUA !

Locais do Taliban… heheh ! Aparentemente… Você não tem nenhuma noção do que é guerrilha. Esses combatentes usam roupas normais e se escondem em suas casas, até atras de suas esposas e filhos…

Last edited 2 anos atrás by Chris
ALISON

O taliban propondo dialogo? kkkkkkkkkkkkk Foi o contrario visse

100nick-Elã

Talvez a intenção fosse criar um enclave para pressionar a Rússia e a China. Não deu certo.

PACRF

Não havia razão para invasão, a não ser permitir que a indústria militar norte-americana lucrasse. A tal “guerra ao terror” foi desculpa esfarrapada, pois mesmo durante a ocupação, atentados terroristas de elevadas proporções ocorrerem na França, na Espanha e no Reino Unido (OTAN). Da mesma forma, a tal “guerra ao terror” não impediu o surgimento do Estado Islâmico justamente no Iraque.

Chris

Pois é… Se revidando… Já acabou assim ! E se não revidassem ? Com que força a Al-Qaeda ou Estado Islâmico estariam hoje, se não tivessem sido atacados ? Talvez com uma arma nuclear ?

Lembro que nos arquivos encontrados do Estado Islâmico… Havia planos para a invasão da Europa e até da América Latina !!!

PACRF

Prezado Chris, as invasões do Iraque e do Afeganistão com o protesto de “guerrear contra o terror” demonstraram baixa eficiência em seus resultados e elevadíssimos custos materiais e vidas de civis. A “guerra ao terror” precisa de outro tipo de abordagem para ser efetivamente eficaz. Os estrategistas e analistas sobre o tema dizem se tratar de conflitos assimétricos, ou seja, é difícil identificar realmente o inimigo, razão pela qual a utilização de métodos tradicionais de guerra, como bombardeios aéreos e invasão, por exemplo, não resultaram na eficácia deseja.

Luiz Trindade

Eles não se cansam disso! Realmente é complicado a politica deles uma vez que um presidente faz a mancada e o outro é que tem de dar conta da mancada!

Wagner

Comentarios do governo Americano: “Nossa! Nós nunca imaginávamos que isso pudesse acontecer!”…

https://www.dw.com/pt-br/opini%C3%A3o-os-eua-falharam-no-afeganist%C3%A3o/a-58874139

Se alguém ainda acredita que as tais “guerras ao terror”, junto a todos os outros conflitos onde os eua puseram suas mãos após a segunda guerra mundial, serviram para algo alem de enriquecer absurdamente apenas a um pequeno grupo de pessoas, é melhor repensar…

Last edited 2 anos atrás by Wagner
Marcos Thomas

Exato, já lá atrás não existia razão para uma invasão destas proporções pelo governo Bush. Quando Trumpo anunciou que iriam sair do Afeganistão em 2018 eu já sabia que ia dar nisso, o Talibã na época já dominava mais de 60% das províncias próximas a Cabul. Foi uma decisão absurda para o povo Afegão.

Chris

A razão… Foi porque o Taliban abrigava a Al-Qaeda e o Bin Laden !

E se o Taliban acordou com os EUA, que não financiaria o terrorismo mais… A vitória é americana !

A propósito… Avisaram 3 anos antes… Bem lembrado !

ALISON

Vai dormir m.i.n.i.o.n.

gordo

“serviram para algo além de enriquecer absurdamente apenas a um pequeno grupo de pessoas”. Foi literalmente um show do trilhão nesses 20 anos, e fico imaginando o que um Mexicano que foi e é pilhado desde sempre pelos EUA está pensando (está ganhando um muro na divisa e vai acabar pagando por ele). Com uma parte desse trilhão os EUA resolveriam o problema do México e de toda a América Central e por consequencial resolveriam graves problemas internos causados por trafico de drogas e imigração ilegal. Não sei por quanto tempo mais os EUA conseguem manter essa gastança que enriquece… Read more »

PACRF

Prezado Gordo, concordo plenamente. O “problema” dos EUA com a China não é militar, é econômico. A Guerra Fria com a antiga União Soviética era um ótimo cenário para os EUA, porque a União Soviética nunca foi um adversário na economia, como a China se tornou.

Carlos Campos

o Yuan, ainda precisa comer muito arroz com feijão para passar o dólar, pq não é conversível, a não ser que a China deixa ele totalmente flutuante, além de que a Rússia e outros países passassem a receber ele, se só a Rússia e o Brasil passassem a receber Yuan, o dólar ia desvalorizar bastante, se as monarquias árabes fizessem o mesmo, aí o dólar ia para o caixão como moeda de trocas internacionias. outra situação é que dólar vai aguentar muito ainda, mas se o nível de individamento não parar e inflação que o FED tá fazendo não arrefecer,… Read more »

gordo

Concordo que o dólar ainda vai longe, há 20 anos atrás o que era a China e o que será daqui 20 anos. Nada impede que os EUA se reestruture e consiga estancar o sangramento provocado pelo endividamento. Só que não é isso que estamos vendo e o Afeganistão é um retrato claro disso, uma guerra que gerou muito dinheiro para poucos como disse o Wagner ai acima, algo por sinal já dito de certa maneira pelo presidente Eisenhower que alertou sobre o avanço das corporações sobre o Estado. Quem determinou o dólar como moeda Mundial foi o mercado, foi… Read more »

Wagner

Pois é…

Marcos Thomas

Aventuras republicanas que sempre acabam no mesmo resultado. Lamentável a política externa americana.

PACRF

Como sempre. A paciente e pragmática política externa chinesa vai manter sua representação diplomática no Afeganistão e abrir canais de diálogo com o Taliban.

100nick-Elã

Os soviéticos deixaram o Afeganistão. O regime que os soviéticos apoiavam permaneceu por mais 3 anos e só caiu depois que a URSS caiu e não mandou mais suporte/ajuda. Os EUA foram escorraçados do Afeganistão, o Taleban tomou Cabul com os EUA ainda lá.

Last edited 2 anos atrás by 100nick-Elã
Victor Filipe

Pera, os EUA não manteve o governo deles por uns 20 anos? ue…

Antoniokings

Pois é.
E gastaram mais de 40 bilhões de dólares só para treinar o Exército afegão.
Nem esperaram os americanos saírem.
Fracasso por todos os ângulos que se possa imaginar.

100nick-Elã

A URSS manteve o governo por 3 anos DEPOIS que as tropas soviéticas deixaram o Afeganistão. DEPOIS. Interpretação de texto é matéria básica do ensino fundamental.

Lucas

O desespero desses pobres ignorantes em fugir do seu próprio país, faz com que tentem viajar do lado de fora de um avião.

Que vergonha gigantesca Joe Biden fez os EUA passar diante do mundo inteiro com essa saída catastrófica.

Last edited 2 anos atrás by Lucas
Wagner

O governo americano jamais pensa em quem esteja fora do círculo do poder. Tragedias como a do Afeganistão, com a “cereja do bolo” do caos e desespero da retirada, deixando os civis e/ou aliados à própria sorte, é algo contumaz na política externa americana. Para clarear o quadro, em ordem do mais recente para o menos: o abandono caótico, desprezível e cruel da população do Afeganistao, apos 20 anos de ocupação sem efetivamente ter havido quaisquer reformas civis; o abandono dos curdos pelo governo Trump assim que o califado caiu, mesmo após inumeras promessas de ajuda-los a concretizar o sonho… Read more »

Last edited 2 anos atrás by Wagner
Marcos Thomas

Colega, só corrigindo. Quem anunciou a retirada de tropas do Afeganistão foi o governo Trump em 2018, só uma correção para não parecer desinformação. Biden deu andamento a este plano absurdo.

André Macedo

A retirada do Trump iria terminar em 1 de maio desse ano, seria bem pior, Biden ainda adiou o prazo. Os EUA passaram 20 anos lá, resumir isso ao Biden é estupidez, os americanos já estavam cansados dessa guerra e a opinião pública não iria aprovar outra medida.
De qualquer forma, é o resultado da política de Estado americana de intervir nos países quando bem entende, comparar com Saigon também é estupidez, o Vietnã hoje é um dos melhores países da região.

PACRF

Só o Biden? A “vergonha gigantesca” começou há 20 anos atrás com George W. Bush, passando pelo Obama e pelo Trump.

Edu

Inacreditável.

Juggerbr

Conseguiu ser pior que Saigon. E o Taleban nem entrou na cidade promovendo carnificina. Imagina se entrasse…

Carlos Campos

não chegou nem perto de Saigon, lá foi bem pior.

100nick-Elã

Bosco, faça uma análise técnica do equipamento militar superior dos EUA e como isso irá garantir a supremacia sobre os Talibãs; _RR_ discorra, em um análise geopolítica, das implicações favoráveis aos EUA após a queda de Cabul e como o triunfante Ocidente, mais uma vez, mostra a força do seu poderio militar e da disseminação dos ideais democráticos; Teropode, poste fotos da triunfante retirada dos soldados americanos, poste 🙂 ; Agnelo, demonstre, pelo seu conhecimento militar, a superioridade militar dos Estados Unidos em guerras de alta intensidade.

Wagner

Complicou hein

Breno

Cri… Cri… Cri.. hahahahah
Agora falando sério.. Espere e confie, logo logo os USAboys aparecem com uma linda explicação para mais essa “retirada tática” após uma “vitória” dos Estados Unidos.. Fã é fã né…

Fernando C. Vidoto

Eu já disse em outro post aqui do aéreo.

Não foi uma derrota militar, foi ideológica. Não teve combate.

O povo prefere o modo conservador(tradicional, religioso) do que a pauta progressista ocidental.

Att.

Last edited 2 anos atrás by Fernando C. Vidoto
Agressor's

A verdade é que: Estados Unidos da América perdeu mais uma guerra…China está se tornando a nova potência mundial…China e Rússia estão em conversações com o talibã, vão investir para desenvolver o país…

Last edited 2 anos atrás by Agressor's
Antoniokings

Pois é, 100nick.

É a famosa realidade paralela em que eles vivem.

Flanker

Primeiro, os EUA não deveriam ter entrado lá. Segundo, deveriam ter construído um governo com todos os clãs, tribos, etc do povo afegão. Mas, não fizeram nada disso e a opinião pública queria a saída de lá. Saíram. Mas, uma coisa que vcs não enxergam, ou fazem de conta que não enxergam, é o quanto o povo do Afeganistão “ama” e o quanto eles “anseiam” para serem governados por esses radicais que pensam e agem como se vivessem na idade média. Uma celerada, descerebrada inclusive saudou o governo islamico que está assumindo o poder, leia-se, talibã…….e ainda vcs insistem em… Read more »

Antoniokings

Foi em homenagem aos seus ‘neurônios paralelos’.
huahuahuahuahua!!!!!

Antoniokings

Sim, no outro post.
Mas, vou repetir para vc.

Realidade é a situação atual em que vivemos.
Paralela é a trajetória que seus dois únicos neurônios fazem.
Nunca se encontram.
kkkkk
Desculpa.
Não resisti.
Brincadeirinha.
kkkkkk

Antoniokings

Em que pese a teoria matemática dizer que duas retas paralelas podem se encontrar no infinito, dependendo do espaço em que foram projetadas.
Mas, essa é uma abstração que nem todos entendem.

Antoniokings

É prezado.
Mal informado como sempre.

Wagner

Você apresenta uma compreensao da realidade muito limitada.

Antoniokings

E não adianta querer esclarecer isso para ele.
Caso perdido.

Agnelo

Essa é fácil.
Chutou a China igual cachorro morto na Coreia.
Destruiu as FFAA do Vietna do Norte e reduziu o Vietcong a guerrilha novamente.
Arregaçou o exercito Iraquiano na tempestade do Deserto.
Passou por cima do exercito iraquiano na segunda guerra do Iraque.

Agora, sugiro q vc estude o q é conflito de alta intensidade e o que de baixa intensidade.

Chupa essa manga.

100nick-Elã

Chutou a China igual cachorro morto na Coreia? vc fica vermelho, enquanto digita essas baboseiras? porque a Coreia ainda está dividida então? Reduziu o Vietcong a guerrilha mas o Vietnã é governado por eles? Tanto no Vietnã quanto na Coreia, foram conflitos de alta intensidade, não foi guerrilha vs exército regular. E a China era uma colônia do Japão há apenas dois anos atrás. Arregaçou o exército Iraquiano duas vezes, nossa, que feito! que superpotência o Iraque!! se venceu o Iraque, lógico que vence a Rússia ou a China. Uma boa forma de provar a superioridade americana seria armar a… Read more »

Hcosta

Há Russos em Donbass? Pensava que eram só “separatistas” (ironia).

Antoniokings

Melhor não ir lá para saber.

Antoniokings

Não quero nem ver o que andam ‘ensinando’ nas Academias militares.
kkkkk

Antunes 1980

Dos 2500 afegãos que receberam asilo político na Europa, EUA e Canadá. Com absoluta certeza terá alguns terroristas infiltrados.

O velho golpe do Cavalo de Tróia. Em alguns meses, atentados serão perpetuados por estes ” civis”.

Os Estados Unidos nunca deveria ter ficado no Afeganistão.

A fórmula ideal é a que a Rússia fez na Síria, poucas forças especiais e amplo apoio aéreo para os combatentes locais.

Last edited 2 anos atrás by Antunes 1980
Hcosta

E não foi essa a estratégia dos EUA?

Carlos Campos

não

Hcosta

Os EUA não utilizaram FE e apoio aéreo?
E em conjunto com os combatentes locais?

Carlos Campos

eles usaram FE, mas não como a Rússia fez na Síria. lá eles tinham blindados, bases pelo país, e dezenas de milhares de soldados

Hcosta

Não, nos últimos dez anos fizeram isso mesmo o que falaram.
Só tinham cerca de 10000 soldados.
E acha que a Rússia estava sozinha? Tinha o Hezbollah/Irão a lutarem com eles.

Vitor

Verdade, por isso os EUA estão perdendo espaço para os russos e chineses no mundo.

Rodrigo Maçolla

Impressionante o último vídeo com duas pessoas despencando pra morte , imagine o desespero desse povo, preferir correr este risco a ficar la nas mãos do Talibã. Ouvi agora pela manha na Jovem Pan que as pessoas que estão se dirigindo ao aeroporto estão sendo interceptadas pelo Talibã e sem cerimonia estão sendo assassinadas…. Acho que o EUA tem culpa sim por ter deixado chegar a esse ponto , Mas dizer que são os únicos culpados é ingenuidade … Quem é que esta apoiando o talibã ?

Wagner

Caro Rodrigo, poderia esclarecer quais outros atores relevantes podem ser considerados culpados por essa tragedia e em que medida?

100nick-Elã

Wagner, a Rússia é a culpada. Ou os comunistas.

Flanker

A culpa dessa merd@ de agora é dos EUA, mas, se falar em Afeganistao para os russos, eles tem calafrios…….

Last edited 2 anos atrás by Flanker
Blind Man´s Bluff

O Taleban por exemplo?

Pedro Bó

O Paquistão é um deles.

André Macedo

Eu diria que os EUA, por terem armado os grupos que formariam o Talibã e outros mais tarde, o Paquistão por apoiar abertamente o Talibã, a corrupção colossal no governo afegão em todas as suas esferas, a dificuldade de suprir as forças (principalmente num deserto montanhoso), a experiência que o Talibã adquiriu durante todo esse tempo resistindo, a falta de suporte aéreo decente… É muita coisa.

Rodrigo Maçolla

Wagner como o Pedro já citou o Paquistão tem culpa porque através de pessoas físicas residentes no Paquistão enviam recursos financeiros ao Talibã, na Arábia Saudita também tem grupos que apoiam o Talibã com recursos financeiros.., Plantação de ópio que depois vira heroína também são fonte de renda deles… Ai entra uma grande questão de drogas e narcotráfico e Junta tudo isso também o governo fraco que agora sai do poder…Mais acho que o Joe Biden sabia que isso (a retomada do poder pelos Talibã) ia acontecer, mais talvez não soubesse que seria tão rápido e isso agora vai pesar… Read more »

Phenix

O talibã é o grupo assassino e terrorista e a culpa é dos EUA retirar as tropas… ah vá Catar coquinho

Rodrigo Maçolla

Sim Phenix é o que estou dizendo e talvez vc não tenha entendido… sim não a duvida que são assassinos e isso não é culpa dos EUA,

Wagner

Mas quem alimentou o Talibã até eles virarem um monstro na decada de oitenta não foi o governo americano? Vinte anos, trilhoes de dolares em armas, vigilancia e inteligenciaos EUA e controle de fronteira, como o ópio chegava ao mercado consumidor? Seriam os narcos-afegaos tao bons assim? Admitindo que o seu conhecimento sobre a geografia fisica do Afeganistao seja pifio, não há tantas passagens assim que ligam os paises à volta. Claro, à pé voce consegue em centenas de pontos, mas carregando toneladas de opio/heroina nao, ne? Obvio que Paquistao tem seu dedinho lá, talvez Russia, China, Irã, Turquia… mas… Read more »

Hcosta

Nos anos 80 não existiam Talibãs. Nessa altura os EUA apoiaram a resistência aos soviéticos e não dava para perceber quem era quem.
Na guerra civil os EUA apoiaram a Aliança do Norte e não os Talibãs/Al Qaeda e por isso os ataques destes aos Estados Unidos.
Agora podemos dizer que os EUA apoiaram os Talibãs? Acho que não, pelo menos de uma forma direta.

Flanker

O proprio Talibã, serve?

Agressor's

Esse desespero do povo não é pelo medo do Talibã e sim pela oportunidade de se conseguir algum asilo político nessas potências invasoras…

Agressor's

É a mesma situação dramática que ocorre naquelas balsas ou barcos improvisados que saem da África pra tentar levar migrantes e refugiados a Europa…

Last edited 2 anos atrás by Agressor's
Agressor's

O terrorista de um pode ser o libertador de outro…

Antoniokings

Jovem Pan?
Daqui a pouco eles vão dizer que a culpa disso é de um partido do Brasil que já esteve no poder e que dava apoio ao Talibã e que um Juiz de Curitiba poderia intermediar a situação.

Rodrigo Maçolla

Sim ouvi na Jovem Pan , mais poderia ter sido em qualquer outra rádio ou você esta querendo dizer com este seu comentário que eles inventaram esta noticia ?

Antoniokings

Longe de mim!

Flanker

Xings, tu quer ir pro Afeganistão? Pago tua passagem….só de ida, claro……

100nick-Elã

Eu pago tua passagem para a Ucrânia. Só de ida.

Flanker

Vovozinha, vovozinha…..o Xings, tu e mais outros, vivem babando o vó de tudo que é “grande país”, como no caso em questão, o Afeganistão . Tem tb a Síria, Irã, Coréia do Norte, Cuba, Venezuela…..então, nada mais natural que ele, tu e os outros queiram ir para lugares assim. Já no meu caso, tu viu eu puxando o saco da Ucrânia??

Marcos Thomas

Quem diria que essa aventura republicana nos EUA daria nisso, quem diria rs… Lembrando que quem determinou a retirada de tropas foi o governo Trump e o governo Biden deu andamento a este plano totalmente absurdo.

Carlos Campos

republicana e democrata, nenhum dos dois partidos até a chegada do Trump quis desfazer aquilo, afinal dava muito dinheiro para quem finaciava a campanha deles

Mazzeo

Acho que uma analise do tipo “futebol” onde só se vê os defeitos do perdedor, ainda mais pela extensa vantagem de meios, e algo muito raso. Só tenho lido criticas aos EUA, mas muito poucos falam do Taleban, do contexto do pais e sua costura tribal e, principalmente, lembram da história. O Afeganistão sempre foi uma maquina de moer invasores. Macedônios, Árabes, Mongóis, India/inglaterra, Soviéticos e EUA. Todos obtiveram vitórias iniciais e depois abandonaram o lugar. Não tira os erros dessa invasão, principalmente o de querer mudar o pais, o Afeganistão só mudará pelos próprios afegãos, no tempo deles, no… Read more »

Hcosta

Eram o que faziam antes do 11/9. Bombardeamentos aos locais de treino. E qual era o resultado? Não demorava muito tempo a retomarem os seus treinos.
Isso resultaria numa guerra convencional em que os Talibãs estariam todos juntos e devidamente identificados como tal…
Como isso não aconteceu, não há grande alternativa a não ser atacar e apoiar os seus inimigos.

Sagaz

Ótima opinião. Parabéns. E que venha 2022 com as cheerleaders com as diferentes cores de pom pom para mais histeria ainda.

JEFFERSON FERREIRA

Ai se vê como a informação chega distorcida, falam se de 3 a 5 mortos no aeroporto, mas só no último vídeo já tem 2 que caíram do avião ali que certamente morreram, então esse número de mortos no aeroporto está bem subdimensionado!! Fora os que foram baleados…

Willber Rodrigues

Ficou mais do que provado que os EUA são excelentes em invadir países, derrotarem as FA’s defensoras e terem a vitória ao conquistar militarmente o país.
Agora, pra substituir o governo caído por um governo estável, levar infra-estrutura pra região e, principalmente, impedir que o país invadido se transforme num criadouro de terrorismo e milícias, eles são péssimos.
Imagine eles fazendo a mesma coisa na Venezuela, aqui do lado?

Carlos Campos

pois é, ainda tem idiot@ que defende uma invasão da Venezuela.

Willber Rodrigues

É só ver o que aconteceu com o Iraque e Líbia depois que depuseram Saddam e Khadafi…
A Venezuela tá ruim com o Maduro?
Sim.
Mas ficaria bem pior se os EUA invadissem a Venezuela e depusessem ele, deixando um vácuo perigoso de poder.

Fernando C. Vidoto

Caraca, 800 pessoas a bordo no compartimento de carga

Tutu

Parece que um A-29 afegão foi abatido por defesas anti-aéreas do Uzbequistão.

Antoniokings

Se isso ocorreu, provavelmente seria um piloto fugindo.
Não haveria necessidade de derrubar o avião.
Mais um episódio desta catástrofe.

Tutu

Mais informações, parece que os dois pilotos teriam conseguido ejetar, e que pelo menos 16 A-29 teriam fugido, não se sabe para onde ainda.

Claudio

Vídeos que circulam é de que muitos militares e civis fugiram pro iran , os militares levavam material militar junto

naval762

Quem será o Le-Duc-Tho do Talibã?

Antoniokings

Grande personagem da História.
Fez gato e sapato dos EUA.

Em tempo.
Parece que a China vai reconhecer o novo Governo afegão.

Sagaz

“Novo governo afegão”. Só para ficar claro, você realmente simpatiza com tiranias?

Bruno

Claro, é uma nação governada por partido único e que suprime direitos individuais e humanos restringe imprensa e apoia terrorismo. Tem tudo a ver com o Afeganistão. Depois que o Talibã estiver estabelecido lá, faz uma visita e se possível toma um banho de sunga no lago da represa de Cabul, e ver depois o que acontece seu idiota.

Phenix

Triste.

Last edited 2 anos atrás by Phenix
Agressor's

Exatamente…Centenas de milhares de mortos de todos os lados, trilhões de dólares gastos e, no fim, se retiram deixando a população afegã pior do que já estavam com dezenas de colaboradores ameaçados de perseguição e morte por colaboração ao inimigo. Esse é o legado ocidental após 20 anos de ocupação militar naquele país….

Claudio

OFF topic: Avião da força aérea do Afeganistão abatido pela defesa do Uzbequistão enquanto tentava entrar no espaço aéreo sem permissão: ministério da defesa do Uzbequistão

BENTO

Os apache pairando para livrar a passagem do c17 foi um improviso e tanto agora que desespero meu Deus, se agarravam aonde dava ! Sem essa de Biden ou Trump,isso iria acontecer infelizmente a mesma politica de enxugar gelo.Um Vietnam 2.0 a diferença é que agora são terroristas, E mais armados ainda pronto para tocar o verdadeiro terror e como um dos lideres deles disse almejam a sharia em todo o mundo ! Agora cadê os lacradores? Os Deuses Europeus ,De Gaprio,Greta a própria Malala só veio abrir a boca dizendo que está profundamente preocupada com as mulheres e só… Read more »

Fernando C. Vidoto

As pessoas que se penduraram caindo do alto:

rip

Last edited 2 anos atrás by Fernando C. Vidoto
BENTO

Vi isso tem um vídeo que um humvee atropela umas 3 pessoas tentando sair ou entrar em uma base!
que desespero desse povo.
Agora ou se entregam ou lutam! Porém creio que se quisessem já teriam feito.

Antoniokings

E parece que os americanos mataram três civis que tentaram entrar no aeroporto.

Carlos Campos

calma eles vão receber afegãos em suas manções, CONFIA

Antoniokings

Pois eu jurava que seriam alojados na Trump Tower.

Antoniokings

Ou será que lá não tem lugar para pobre?

Carlos Campos

não tem lugar para pobres, em nenhum predio Trump, não se faça de besta

Antoniokings

Rapaz.
Se as F.A. americanas tomaram um pau dos Talebans, o que esse pessoal que vc falou poderia fazer?
Na verdade, cadê Biden, Macron, Boris e etc. que deveriam salvar a ‘democracia’ afegã?
Estão brincando de levar corrida dos chineses na Mar do Sul da China, o novo ‘desafio’ do Ocidente?
Agora, não adianta chorar o leite derramado.
Rússia e China vão dar as cartas na região.
E fim de papo!

Rodrigo

Pessoal, algumas perguntas: A embaixada brasileira já foi evacuada? Ela ainda funcionava? Existem brasileiros no país atualmente? O governo brasileiro se manifestou a respeito?

Fernando C. Vidoto

Não tinha brasileiros nem embaixada BR no Talibanistao,

Att.

Marcos

O Brasil não tem embaixada no Afeganistão. A embaixada brasileira do Paquistão representa o Afeganistão.

O Itamaraty já confirmou que não há brasileiros no Afeganistão. Se existe, são ilegais. Quem entra ilegalmente naquele fim de mundo merece qualquer castigo.

Vou ter que desenhar = imigrante ilegal no Afeganistão = mercenários tupiniquins

XFF

Essa é a “Liberdade e Democracia” que o Titio Sam quer espalhar pelo mundo. Que tristeza!

100nick-Elã

A URSS deixou o Afeganistão por escolha política. Estavam em fase de transição, deixaram o murro de Berlin cair, deixaram os seus satélites da Europa Oriental seguirem seu caminho, por que raios iriam permanecer no Afeganistão? O Talebã só tomou o poder no Afeganistão 3 anos depois que os soviéticos partiram. E mesmo assim, só conseguiram depois que a URSS cortou a ajuda ao governo pró-soviético do Afeganistão, até porque a URSS havia se desmembrado. Não existia mais. Então, é muito diferente a situação. O Afeganistão nunca foi um Vietnã para a URSS como a propaganda afirma.

Last edited 2 anos atrás by 100nick-Elã
Carlos Campos

URSS deixou o Afeganistão por escolha política””””” kkkkkkkkkkk eles gastaram bilhões ali, aproximadamente 200 bilhões de dólares na época, crítica fãboy americano, mas passa pano para os soviéticos, sair do Afeganistão não foi só uma decisão política, eles não tinham mais dinheiro para menter aquela Joça, se saíssem da capital iam ser emboscados em uma montanha qualquer, onde iam destruir veículos e roubar mateiral aumentando os gastos da guerra, eles não tinham dinheiro para nada, o país tava falindo, nem conseguiam manter seus satélites na linha, aí vc vem e diz que simplesmente o líder da URSS acordou e pensou… Read more »

100nick-Elã

Se vc não tem inteligência para entender o contexto em que a URSS deixou o Afeganistão, não sou eu que vou explicar. Só para dar-lhe uma dica: nessa época, o muro de Berlin caiu, os países da Europa Oriental foram autorizados a seguir seu próprio caminho. E depois a URSS se dissolveu. Acha que isso teve influência na Guerra do Afeganistão ou não?

100nick-Elã

Veja bem, não sou cínica a ponto de dizer que a URSS venceu a guerra, muito pelo contrário. Mas depois que invadiu o Afeganistão, ou melhor, não invadiu, entrou a convite do governo do Afeganistão, que pediu ajuda, os objetivos mudaram, já que pouco tempo depois a URSS se desfacelou. Isso que influenciou o resultado da guerra.

Hcosta

Não deve saber muito bem essa história.
Realmente foram convidados pelo governo mas os Soviéticos atacaram o palácio presidencial e prenderam/mataram os membros do governo.

https://www.youtube.com/watch?v=bpm5dPIULF0

Carlos Campos

a URSS interviu dietamente no governo afegão, esqueceu de citar isso, mas a URSS estava sem dinheiro, vc falou como se fosse uma decisão simples e não foi, 200 bilhões é muita grana, daria para manter o país por mais tempo, o Afeganistão foi um ralo de dinheiro que contribuiu para o fim da URSS, saiu pelos mesmos motivos do UK e do US agora.

Flanker

Sim, sim….continua falando isso pra ti mesma até tu acreditar. Os soviéticos ficaram lá por quase 10 anos curtindo férias?

100nick-Elã

A URSS não queria mais ser império. Deixaram o muro de Berlin cair, mas permaneceriam no Afeganistão? o objetivo deles mudou totalmente, a guerra tornou-se inútil. Por que iriam continuar lá, matando e morrendo? em nome de quê? liberaram seus satélites europeus, mas manteriam o Afeganistão por qual motivo? acho que algum neurônio no seu cérebro vc deve ter, não é possível.

Flanker

Só a tua primeira frase mostra o nível do teu delírio, vovó!!! Do resto do teu post, nem vou comentar.. ..É patológico!! E é sério, hein?! Vai cuidar disso! É ainda tem cara de falar de mim…..kkkkkkkkk

Agnelo

hahahahahahahahahahahahaha agasalharam a derrota

dod

Já assistiram “Warz” ?

Yuri Dogkove

Galera, vamos mandar vibrações positivas ao camarada Bosco! Essa semana não começou bem pra ele! Força Bosco!

Sidney

A retirada já era pensada com Obama. Ele parou de enviar tropas ao fim de seu governo. Trump começou a retirar e Biden finalizou. Tem gente que fala na internet e em blogs e canais no youtubA como se os EUA tivesse que ficar lá pra sempre. Ou como se tivessem tido uma grande derrota. Defenestraram o taliban em apenas 3 meses e mantiveram o país por 20 anos sob seu controle, mataram Bin Laden e todos os líderes da Al Qaeda,  praticamente extinguindo essa organização. E, a isso chamam de derrota. Sem contar os testes e treinamentos de suas tropas… Read more »

Last edited 2 anos atrás by Sidney
Marcos

Em breve será a vez de Taiwan. Taipei será a nova Cabul.

O Ocidente vai fingir demência como agora.

Johan

Para mim, Taiwan pode ser apenas uma cortina de fumaça. Há outras regiões no globo mais fáceis de dominar sem disparar um único tiro, pelo menos não pelo exército chinês.

100nick-Elã

Os chineses são pacientes, vão escolher a hora ideal, que cause menos efeitos colaterais. Mas que Taiwan está com seu destino selado, isso está.

Carlos Campos

Poxa Taipei é muito melhor que aquela porcaria kkkk, não acredito em fuga em massa de Taipei, os Chineses vão tentar manter as mentes do Tigre Asiático na base do dinheiro.

Andromeda1016

O tabuleiro para a próxima grande guerra está sendo montado. Os Estados Unidos entraram quando quiseram e saem do mesmo modo. A bola agora está com a China que vai ter de lidar com esse pessoal que até então estavam sob as rédeas dos gringos. Abre-se mais um flanco exposto na longa fronteira chinesa que os gringos poderão aproveitar para desestabiliza-la por meio dos muçulmanos, assim como fazem com outros povos do resto da Ásia. A estratégia dos gringos é clara: eles atacam de longe enquanto espera que os outros se agarram com os chineses na terra no ar e… Read more »

Carlos Campos

se as pessoas querem uma condição de vida melhor, deixa elas tentarem, vc não tem nada a ver com a cida alheia, se a pessoa quer viver o american way of life e vai para os EUA deixa ela.

Diego

Os americanos não foram convidados pra entrarem no Afeganistão, eles invadiram o país, agora a conta chegou, eis o resultado disso… A maioria dos habitantes daquele país enxergam os EUA como uma força invasora, nunca aceitaram a presença deles por lá. Logo, valores Ocidentais como democracia, feminismo, gayzismo etc não significam absolutamente nada pra eles, muito pelo contrário, para os muçulmanos representam a absoluta decadência da sociedade. Os líderes Talibãs, que não são burros, com a saída das tropas americanas provavelmente ofereceram aos generais afegãos uma anistia se não lutassem, logo, mudar de lado foi fácil pra eles, por que… Read more »

Last edited 2 anos atrás by Diego
Carlos Campos

Biden: O Trump é incompetente, por isso vou usar o plano dele.

Diego

Carlos Campos,
Trump fez o acordo, mas não teve tempo de fazer o plano, já que perdeu a eleição.
Aprenda, primeiro se faz um acordo, depois se faz um planejamento pra cumprir o acordo e por último, vc tira do papel e põe pra funcionar.
Portanto, se vc for inteligente, entenderá que o plano é de Biden e não de Trump.

Juarez

Prezados,
Trites e cruéis as cenas vistas em Cabul. A situação afegã é muito, mas muito mais complexa do que somente dizer que os EUA sofreram uma derrota…ou que saíram correndo….ou que era a única saída….
É uma sociedade profundamente tribal, sem governo central de referência, comandada por senhores da guerra em cada província ou pedaço de terra….e não é de hoje! Vem de séculos assim. Infelizmente, não há boas perspectivas para quem mora lá, especialmente as mulheres. Difícil imaginar o que irão enfrentar….o que suas famílias irão testemunhar, enfim, uma tragédia anunciada.
Triste.

Vendéen

Bonjour à tous les brésiliens, Para se divertir apesar de tudo: Os americanos e a OTAN (incluindo a França) não lutaram com força suficiente contra o Taleban para suas fontes de financiamento (na carteira). lol – Aplique herbicida em campos de papoula. Acredito que este país produza cerca de 90% (?) Da produção mundial. Esse narcotráfico ainda representa alguns milhões de dólares. Não é nada, mesmo que esse tráfego não seja a principal fonte de receita. Para a anedota: quando o mulá Omar era o chefão, ele havia banido rigidamente o tráfico de drogas. Desde então, eles voltaram ao “caminho… Read more »

João da Lua

Fico imaginando o que o Taliban vai encontrar quando por as mãos nos arquivos que o governo deposto não conseguiu destruir.

SmokingSnake ?

Desastre total, pior do que Saigon. Governo Biden já entrou para a história do pior jeito possível.

Vi uma notícia dizendo que tem 10 mil americanos morando no Afeganistão então o drama ainda vai longe.

André Luís

Biden nem foi eleito… tomou no tapetão a eleição.

Adriano Madureira

se 670 pessoas( C-17 em evacuação nas filipinas…) dentro de um Globe Master já é algo apertado,800 pessoas é o aperto do aperto

comment image

Johnny

Tem que denunciar à ANAC. Os encostos não estão na posição vertical, os cintos de segurança não estão afivelados (aliás, cadê os cintos de segurança), e ainda tem passageiro fazendo uso do celular.

Flanker

Essa imagem é de 2013, nas Filipinas. A imagem do voo de ontem está lá em cima, no corpo da matéria.

Marcelo Mendonça

Atualizaram para “apenas” 640

André Luís

E ainda teve uma tigrada que gritou allahuakbá ao ver as pessoas caindo..

Johnny

Comparando essa saída desastrosa dos EUA com a da “finada” União Soviética, no final dos anos oitenta, embora tenham sido mortos centenas de militares soviéticos, atacados durante a retirada, a dos EUA pareceu vexatória ao extremo. Lembrou demais a retirada feita do telhado da embaixada dos EUA em Saigon, quando da derrota na guerra do Vietnã, tão bem retratado no filme “os gritos do silêncio”. Impressionante como o exército afegão, treinado e equipado pelos EUA não conseguiu impor quase resistência alguma as tropas do talebã.

Cristian / SC

Olá pessoal acompanho a trilogia há muito tempo, mas prefiro na quase totalidade não opinar, aliás me divirto muito com os comentários principalmente quando tem a questão de ideologias, mas enfim no caso específico gostaria de deixar minha opinião, toda a nação que ultrapassa a soberania da outra mesmo que por um motivo “nobre” irá sofrer críticas quanto a isso, os americanos estão calejados de saber disto até porque são protagonistas nestes eventos a muito tempo, por isso vemos cenas como o que aconteceu por lá, ficaram até quanto foi conveniente depois partiram como no Vietnã, mas a desta vez… Read more »