VÍDEO: FAB realiza Demonstração Operacional para comitiva do Ministério da Defesa

46

Nessa quarta-feira (04), a Guarnição de Aeronáutica de Santa Cruz (GUARNAE-SC) foi cenário de um encontro que uniu história e modelos de aeronaves da Força Aérea Brasileira (FAB). A Demonstração Operacional da FAB, no Rio de Janeiro (RJ), contou com a presença do Ministro da Defesa, Walter Souza Braga Netto, e comitiva; bem como do Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos de Almeida Baptista Junior; do Comandante de Preparo, Tenente-Brigadeiro do Ar, Sérgio Roberto de Almeida; e de Oficiais-Generais da Marinha do Brasil, do Exército Brasileiro e da Força Aérea Brasileira.

Fizeram parte da programação um desfile aéreo das aeronaves KC-390, F-5M, A-1M e A-29; o lançamento de bombas e de rajadas de canhões e, ainda, uma exposição estática de Esquadrões da FAB no lendário hangar que servia de abrigo ao Zeppelim, um marco para a aviação no Brasil.

“Desde sua criação, em janeiro de 1941, a Força Aérea Brasileira honra o exemplo de seu patrono, o Marechal do Ar Eduardo Gomes, segue o destemor dos pilotos do ‘Senta a Púa!’ e o altruísmo dos ‘voos da vida’ no transporte de órgãos, enfim, um rico acervo de serviços prestados pelos integrantes da FAB ao País”, ressaltou o Ministro Braga Netto.

Durante a cerimônia, o Comandante da Aeronáutica destacou o legado da Base Aérea de Santa Cruz para a Aviação de Combate da FAB. “Que possamos continuar colhendo os frutos dos exemplos deixados por nossos veteranos do 1º Grupo de Caça, expandindo ainda mais os valores de liberdade, democracia, profissionalismo e fé na missão, ao longo dos anos, em nosso querido Brasil”, pontuou o Tenente-Brigadeiro Baptista Junior.

O Comandante de Preparo reforçou que a Demonstração Operacional em Santa Cruz foi importante para mostrar como a FAB está capacitada para garantir a soberania do espaço aéreo brasileiro. “É uma oportunidade em que nós colocamos as nossas aeronaves de caça em missões operacionais fazendo lançamentos de armamentos e mostrando a prontidão dos nossos mecânicos, dos nossos especialistas de armamento e dos nossos pilotos em missões que requeiram uma situação de conflito bélico”, explicou o Tenente-Brigadeiro Sérgio Roberto de Almeida.

No evento, a exposição estática reuniu equipagens de diversos Esquadrões Aéreos, a exemplo dos aviões A-1M AMX, A-29 Super Tucano, F-5M Tiger, C-95M Bandeirante, C-130 Hércules, KC-390 Millennium, C-105/SC-105 Amazonas, H-36 Caracal, R-99, E-99, P-3AM Orion e RQ-1150. Na ocasião, a comitiva do Ministério da Defesa pôde conhecer de perto as funcionalidades dos aviões da FAB.

Desfile militar

Na cerimônia foi realizado também desfile da tropa formada por militares do Grupamento da Ala 12, Grupamento da Base Aérea de Santa Cruz (BASC), Grupo Logístico da Ala 12 (GLOG), Primeiro Esquadrão do Sétimo Grupo de Aviação (1º/7º GAv – Esquadrão Orungan), Terceiro Esquadrão de Transporte Aéreo (3º ETA – Esquadrão Pioneiro), Terceiro Esquadrão do Oitavo Grupo de Aviação (Esquadrão Puma – 3º/8º GAv), Primeiro Grupo de Aviação de Caça (1º GAvCa), Esquadrão de Segurança e Defesa (ESD), Primeiro Esquadrão do Primeiro Grupo de Comunicações e Controle (1º GCC), Destacamento de Controle do Espaço Aéreo de Santa Cruz (DTCEA-SC) e Policlínica da Guarnição de Aeronáutica de Santa Cruz (PC-SC).

Demonstração Operacional

A Demonstração Operacional (DEMOP) foi realizada pelo Comando de Preparo (COMPREP), Organização Militar da FAB cuja missão é preparar meios de Força Aérea sob sua responsabilidade a fim de manter a soberania do espaço aéreo e integrar o território nacional.

Do Palanque Operacional da Ala 12, a comitiva observou o lançamento de bombas empregadas pelas aeronaves A-29, F-5M e A-1M, além de rajadas de canhões de trinta milímetros empregadas pelas aeronaves A-1M. Na Demonstração Operacional das aeronaves de caça da FAB, armadas com duas bombas de 230 kg, cada equipagem de combate executou uma surtida, nos respectivos alvos, localizados no estande tático.

Torre Remota

Durante o evento, a comitiva visitou também a primeira Torre de Controle Remota da América Latina, que foi inaugurada em 2019. A estrutura instalada em Santa Cruz, na Ala 12, é composta por 16 câmeras fixas, sendo duas com a tecnologia Pan Tilt Zoom (PTZ), a partir da qual é possível o aumento da imagem em até 24 vezes, para dar mais nitidez a objetos localizados a quilômetros de distância. As câmeras PTZ podem, ainda, acompanhar aeronaves, automaticamente, ou bandos de pássaros e animais nas pistas de táxi e de pouso e decolagem, o que contribui para a redução do risco de colisão com a fauna.

Na torre remota, são realizadas ainda as mesmas atividades de controle de uma torre convencional: informação de voo, prestação do serviço de alerta, autorização para pousos, decolagens e cruzamentos, orientação para o taxiamento de aeronaves, além da disponibilização de quaisquer informações necessárias à condução segura das operações aéreas, como dados meteorológicos e informações aeronáuticas.

Para conhecer mais sobre as aeronaves da FAB, clique aqui.

FONTE: Força Aérea Brasileira

Subscribe
Notify of
guest

46 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
DOUGLAS TARGINO

Que imagem sensacional!

Paulo

Sempre acho que a segurança da base de SC é complicada. É mato alto pra todo lado. Até no entorno da pista.

Victor Carvalho

Por falar nisto, realizaram algumas reformas na base, pelo menos nas pistas das quais refizeram a sinalização para o taxiamento de aeronaves além de expandirem o pátio norte, reparei nisso pela atualização dos satélites do Google Maps. Será que não arrumaram as cercas de segurança também? Matagal sempre teve mesmo.

FabioB

Muito boa a iniciativa da apresentação.

Na minha modesta opinião, demonstrações como está deveriam ser feitas (pela Marinha, Exército e Aeronáutica) para Presidente, Deputados e Senadores, eleitos para um primeiro mandato.

A classe política brasileira precisa conhecer o mínimo sobre Forças Armadas, para poder legislar sobre o tema, com mais propriedade.

Tomcat4,2

Concordo plenamente contigo !!!

Flanker

Acho que demonstrações assim são como uma “prestação de contas” para a sociedade. Tem esse lado positivo. Mas, por outro lado, no Brasil, e com sua classe tomadora de decisões e sua maneira de ver as coisas, mostrar aeronaves voando, lançando bombas, reabastecendo em voo, etc, esses tomadores da decisão vão achar e dizer que está tudo às mil maravilhas, tudo perfeito e que não precisa de mais nada….

Pedro EsiE

As forças armadas possuem tudo que precisam. O que uma força armada precisa? De dinheiro? Temos a 13° maior orçamento militar do mundo e somos a 13° maior economia do mundo, então, a conta está batendo. Agora, se as forças armadas investem mal o dinheiro, então o problema não está na sociedade e nos políticos, e sim, nos próprios militares. O orçamento da Defesa ocupa a 3 posição dos maiores gastos dos Ministério de todos os Governos, perdendo apenas para a saúde e educação. Apenas 11% do orçamento da Defesa é para segurança nacional como também, a sociedade não vê… Read more »

FabioB

Pedro, se esse EsiE significa Escola de Instrução Especializada, do Exército, localizada no Rio de Janeiro, o correto é EsIE. Em relação a orçamento, você deve saber que 80%, aproximadamente, é gasto com folha de pagamento de ativos, inativos e pensionistas. Assim, criticar que o gasto com folha de pagamento é muito elevado, esta correto e é perfeitamente compreensível. Em relação aos 20% do orçamento, que não são folha de pagamento, eu não considero que são mal investidos, particularmente analisando os Projetos Estratégicos. Claro, que existem equívocos, mas, na minha opinião, são pontuais. Considerando, porém, que o problema é efetivamente… Read more »

V12 aero

O que vc falou está totalmente correto e o que o Pedro falou também, as forças armadas sempre começa um projeto, gasta milhões e depois abandona, acho que esse o ponto que o Pedro se referiu.

Pedro EsiE

Esse ” EsiE” que você se referiu não se refere a gloriosa EsIE. Mas sim, as iniciais do meu sobrenome Esteves e das minhas filhas e mãe. E- esteves, S- Sabrina, I- Isabel e E- Ester. Agora, não vou falar para você os inúmeros projetos que as forças armadas iniciaram que depois foram cancelados sem nenhuma justificativa. Cadê o missil A-darter que foi considerado pela FAB sendo um dos melhores misseis de curto alcance do mundo? E os Kc-2 Turbo Tracer de uma marinha que não possui porta aviões? De todos os órgãos que você citou, o Ministério da Defesa… Read more »

JEFFERSON FERREIRA

Até porque vencimento não é investimento! Comparar ministérios por custo/servidor não é muito inteligente porque ministérios desempenham funções diferentes e tem servidores com especificidades completamente diferentes que não faz sentido fazer esse tipo de comparação.

O fato é que o MD da defesa tem um orçamento enorme e gasta mal, a partir do momento que as forças armadas se quer conseguem desempenhar suas atividades fins tem algo bastante errado e é um problema bem simples de se ver quando 80% do orçamento é gasto com pessoal, não é um Ministério de Defensa e sim uma Ministério de Previdência Militar!

Marcelo

Político só quer saber em legisla em causa própria, o fundo eleitoral de 6 Bilhões ficou escancarado isso, o resto os político querem que se lasquem !!!!!!

Rinaldo Nery

As Forças possuem Assessorias Parlamentares, que promovem visitas e demonstrações semelhantes para membros dos Poderes, não só do Legislativo.

Hellen

A FAB opera F-5 de 50 anos de uso por decisão dos politicos e vc quer que faça demostração para os politicos terem certeza que o plano de sucateamento esta dando certo ???? Kkkk

Tomcat4,2

A primeira foto ficou espetacular !!! Como queria estar ali assistindo esta apresentação e depois visitando aeronave por aeronave.

Franz Di Cioccio

Lindas imagens! Será que um dia receberão os Gripen E ou ficarão todos em Brasília protegendo os mais de 500 deputados, 80 e poucos senadores e dezenas de togados?

Jefferson Henrique

Sensacional! Eu sempre digo, nossa Força Aérea opera meios no estado da arte, todas as Aviações são bem atendidas, é inegável que a modernização do F-5 tem limitações, mas comparando a realidade da FAB anterior a ele foi um salto gigantesco na aviação de caça, ainda mais agora com o Gripen. É óbvio que não operamos bombardeiros estratégicos por exemplo, até porque não necessitamos disto e nem tampouco os produzimos, mas se vocês olharem com atenção e discernimento, todas as Aviações da FAB são bem equipadas com meios ou modernizados ou novos. As imagens falam por si. Todos os anos… Read more »

Pedro EsiE

F-5 são perna curta e não temos meios de reabastecimento estratégico, logo, não podemos sair para atacar fazendo que a FAB seja uma força de defesa e não de ataque ( o certo seria ambos). Como também, temos lacunas no nosso espaço aéreo, onde não conseguimos ”fechar” as nossas fronteiras facilitando o uso de aeronaves que carregam drogas, como também, não temos meios de caça no Nordeste e Centro Oeste.

Jefferson Henrique

Pedro, Mesmo não sendo um Tanker estratégico, o KC-390 tem alcance para cumprir essa missão na área de interesse Brasileira, como no Atlântico Sul. Não há motivos para que a FAB seja uma força ofensiva e sim uma força dissuasória a nível continental. Caso seja necessário participar de alguma operação ofensiva, como no caso da Força Aérea Sueca em 2011, quando esta enviou 8 Gripens e um C-130 para REVO para operar a partir da Itália em território Líbio, a FAB tem e terá estrutura para tal. As lacunas podem existir, mas são combatidas diariamente com grande empenho por parte… Read more »

Ronaldo

Boa Noite Jefferson Henrique;quem disse que a FAB não pode ser ofensiva,a FAB não só pode como deve ser sim ofensiva,aí Tu vai dizer ah mas nós não temos inimigos declarados;temos que pararmos com este rótulo de País pacifista e ser um País comprometido e com uma total segurança para os seus cidadãos! O Brasil já foi por duas vezes alvo do louco ditador Nicolas Maduro,que mandou apontar os mísseis S-300 para o Brasil! O Brasil é um País de muitas riquezas minerais e outros países pode estar na certeza de que estão de olho grande mas riquezas que o… Read more »

Zeus

“Brasil já foi por duas vezes alvo do louco ditador Nicolas Maduro,que mandou apontar os mísseis S-300 para o Brasil!” Ó, obtuso mortal! És mais um que despreza o uso das faculdades diversas da inteligência para agir impulsionado por crenças ignorantes propagadas por massas de manobra! Saiba tu que o S-300 não é plataforma de mísseis de ataque a alvos terrestres, mas sim de mísseis antiaéreos, apontados para alvos aéreos que invadam o território que cobrem! Portanto, Ó desinformado mortal, não existe esta possibilidade de “apontar o S-300 para território brasileiro!” E em relação às riquezas de teu país, já… Read more »

Tomcat4,2

Ó grande Zeus quanto saber em vossas sapienciais palavras !!!rs

Carlos Gonzaga

Realmente não entendo porque de tanta ânsia de projeção e capacidade ofensiva. Constitucionalmente a função das FA é defender a integridade da nação. Tem gente que acha que ser forte é poder dar uma paulada lá fora quando na realidade temos que garantir nossa Nação e nosso povo. O resto é bobagem ufanista.

Ronaldo

Boa Noite Carlos Gonzaga,bom vamos pensar hipoteticamente;O bandido está la fora prestes a invadir a Tua residência então se Tu tiver condições Tu vai afugentar o meliante ou vai deixar ele adentrar na Tua residência e levar o que Tu demorou tanto tempo para adquirir? Assim é o nosso País que é um País Riquíssimo de riquezas imensuráveis e que a todo instante tem País de olho nas nossas riquezas e por estas e outras que o Brasil tem que ter mais segurança e equipamentos de qualidade para fazer tal segurança e ser mais ofensivo e não ser pacifista,igual é… Read more »

Carlos Gonzaga

Caro Ronaldo. Todo bandido vai onde o risco é menor. Ex. Minha esposa foi caminhar pela manhã e levou nossos dois cães. Uma moto se aproximou com dois indivíduos e os cães reagiram imediatamente e os motoqueiros abortaram a ação. O mesmo se aplica à qualquer país riquíssimo. Ninguém irá nos atacar se pudermos nos defender. “Ahn! Mas podem jogar ICBMs em nós” Isso deve ser previsto em nossa capacidade de defesa. Na minha casa tem cachorro, alarme e armas. Sou capaz de me defender e às minhas família e propriedade. O mesmo deve ser aplicado às nossas Fãs. Isso… Read more »

Hannibal

A verdade é que não temos meios de maior alcance (como aviões bombardeios, navios de guerra de maior tonelagem, ICBM’s, etc) pq não temos dinheiro mesmo e ponto! Não tem nada de ‘estratégico’ nisso não ..

Jodreski

Imagem é bonita, mas não vamos nos esquecer que o que temos só serve para nos proteger de possíveis inimigos da américa latina, para qualquer outro hipotético inimigo que tenha condição de nos atacar aqui a FAB não duraria nem dois dias no ar. Então todo esse “poder” é bem volátil.

Inimigo do Estado

É minguado mesmo. Daí só se aproveita o E-99, pelo menos vamos saber o que nos atingiu.

Adriano Madureira

É um poder superficial…

Inimigo do Estado

F-5 e AMX são aeronaves modernas onde? Na década de 50? Uma força digna… Para uma republiqueta do terceiro mundo, e seus preguiçosos do serviço público.

Last edited 2 anos atrás by Inimigo do Estado
Flanker

Claro que são aeronaves antigas, mas nem F-5E/F nem AMX são da década de 50.
Mesmo com a incompetência e outros defeitos encontrados no serviço público, assim como na iniciativa privada, seu discurso é apenas mais do mesmo….sempre a mesma ladainha…..,mesma papagaiada……

Last edited 2 anos atrás by Flanker
Adriano Madureira

O Poder aéreo tem alguma notícia sobre o encontro que haverá entre o ministro da defesa Walter Braga Netto e o governo dos emirados árabes unidos?

Já houve uma conversação sobre uma possível cooperação em Defesa entre os dois países, especialmente, referente à pesquisa e ao desenvolvimento de tecnologias para produtos militares, fora que os representantes dos Emirados Árabes ficaram interessados com a aeronave KC-390 e demonstraram interesse em adquirir o avião.

Quando será tal encontro?

Last edited 2 anos atrás by Adriano Madureira
Adriano Madureira

E falando em defesa, Poder aéreo,alguma noticia de como anda o projeto do MICLA-Br?

comment image

Victor Carvalho

Afinal de contas era mesmo um evento que estava ocorrendo na BASC, sendo que teve mais aeronaves do que eu vi passar, rsrsrs.
Obs.: O vídeo está fora do ar?!

M65

Corrijam caso eu esteja errado. Todas as grandes aeronaves da primeira foto, C-130, P-3 … apesar da grande envergadura, conseguem entrar no Hangar histórico.

Tomcat4,2

As medidas do hangar ;274 metros de comprimento, 58 metros de altura e 58 metros de largura. Cabe todo mundo lá com folga.

Dod

Fotos belíssimas.Alguém tem um gráfico de consumo de combustível do motor General Electric F404, com “pc” e sem “pc”. Aquele abraço

Leitor Sincero

Quanta gente barriguda…

Rinaldo Nery

Isso concordo…

Rinaldo Nery

Melhor que usar o 7°…

Rinaldo Nery

Pode ter certeza que está. Conheço ambos: o CMTAER e o COMAE. Servi com ambos.

Salim

Sete de Setembro não tem verba combustível, abertura das bases , uma vez ao ano, também não tem verba. Pra esse meia boca, que está reduzindo dotação FAB e de outras armas, Ai pode. Povo brasileiro e o paspalhao que paga a conta e chupa o dedo. F5 e AMX e piada para quem gasta usd 25 bi ano em defesa a mais de uma década. Brasil tem que ter choque eficiência. Minha bandeira e Brasil, se for eficiente to junto ( honestidade não é vantagem e sim obrigação e não justifica mal gestão recursos ).

Salim

2016 2017 2018 2019 2020 2021
24224.7 29261.8 28177.4 25906.9 19736.3 En proceso
En Miles de millones de USD. Fuente: SIPRI. A queda em 2020 se deve a desvalorização criminosa do câmbio.

Salim

Minha bandeira e Brasil, se for eficiente e bom para pais e povo to junto. Precisamos choque eficiência. ( meu comentário anterior foi retido, ficou fora contesto meu comentário acima)

Leildo Costa

Imaginem o MRTT e o Gripen E nessa foto!!!. Na próxima, quem sabe..

Last edited 2 anos atrás by Leildo Costa
Dexter

EXTRAPOLANDO:
1 mil de oficiais ( Brigadeiros TBM)
.
Extrapolando como exemplo:
8.MIL DE ACESSORES_
E POUQUÍSSIMOS AVIÕES no AR!!!
Bando de INÚTEIS!!!
VERGONHA!!!

Last edited 2 anos atrás by Dexter