A AFA promoveu um concurso interno entre os cadetes para a escolha da pintura que marcará a nova versão do T-27 modernizado

Em mais uma etapa da modernização do T-27 Tucano da Força Aérea Brasileira (FAB), o avião ganhará nova pintura. A escolha da identidade visual contou com a participação dos cadetes da Academia da Força Aérea (AFA), situada em Pirassununga (SP), onde o T-27M será empregado para voos de instrução.

As novas cores apresentam um ar de atualidade, alinhada às alterações realizadas no processo de modernização. O novo design é inédito e utilizará tintas já empregadas pela FAB, como o branco, o laranja e o preto. Agrega-se, ainda, a questão da padronização, pois faz referência aos tons já existentes em outras aeronaves da Força Aérea.

Todo o projeto de modernização da aeronave está sendo conduzido pelos técnicos e especialistas do Parque de Material Aeronáutico de Lagoa Santa (PAMALS). “O PAMALS sente-se honrado com esse desafio. A modernização do T-27 é uma missão grandiosa que vai contribuir sobremaneira com a formação dos futuros pilotos da Força Aérea. A nova pintura veio como um diferencial que vai marcar essa nova fase do projeto T-27”, ressaltou o Diretor do PAMALS, Coronel Aviador Marcelo Reed Sardinha.

No total, 42 aeronaves serão modernizadas até dezembro de 2022. A modernização é uma das fases previstas no ciclo de vida das aeronaves da FAB, conforme legislação específica, e tem por objetivo a introdução ou alteração de características técnicas e logísticas nos Sistemas ou Materiais em uso na Aeronáutica, tanto para atualizá-los quanto para ajustar seu desempenho às necessidades específicas não existentes à época da adoção desses Materiais ou Sistemas.

A proposta da modernização do T-27 surgiu de uma necessidade operacional que identificou pontos importantes para que a aeronave continuasse realizando sua missão com segurança. Assim, foram considerados aspectos como aumento da consciência situacional dos tripulantes, substituição dos equipamentos de navegação e comunicação, e a capacidade de operar em espaço aéreo por meio do sistema global de navegação por satélite – GPS.

Foram modernizados o sistema de comunicação e os aviônicos, que passam a operar no conceito glass cockpit, o que possibilita, por exemplo, o voo e aproximações baseados em posição satelital; o voo baseado em performance, ou seja, mais direto e preciso; e o envio e recepção de informações para o controle de tráfego através do Sistema de Vigilância Aérea Automático Dependente por Radiodifusão (ADS-B). Esse sistema é uma tecnologia de vigilância na qual uma aeronave determina sua posição via navegação por satélite e a transmite periodicamente para estações de solo, permitindo que seja rastreada pelo controle do espaço aéreo.

Em paralelo à modernização das aeronaves, estão sendo desenvolvidos também sistemas de simulação para que esses auxílios à instrução reflitam fielmente a nova configuração, o que irá colaborar para uma formação mais moderna e eficiente.

FONTE: Força Aérea Brasileira

Subscribe
Notify of
guest

93 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Marcos 10

Muito bom! E com pintura em pixel.
No passado os cadetes acertaram no nome dessa aeronave e agora acertaram na cor.
Falta consertar as cores dos da EDA, que emb iria remetam as cores da nossa bandeira, ficaram feios demais.

Tomcat4,2

Concordo contigo e penso eu, poderiam pixelar as cores em todas as aeronaves, esta já ficou linda .

Flanker

Eu ja penso o contrário. Pintura pixelada, com algumas exceções, fica esquisita. Mas, cada um tem seu gosto.

Luiz Guilherme

Gostava muito do padrão branco e vermelho da EDA.

João Fernando

Aquele azul nada a ver. Que fosse verde e amarelo então. Agora avião bonito é vermelho. E fim

Flanker

Por que nada a ver? A bandeira do Brasil não tem azul? E o que o vermelho tem a ver com a bandeira brasileira, ou outros símbolos nacionais? Eu achava bonita a pintura em vermelho do EDA, mas a atual acho mais bonita.

Rinaldo Nery

A pintura atual foi idealizada pelo De Oliveira (servimos juntos na 2a ELO). Depois foi cmt da BAMN.

Flanker

Pra ti ver como gosto, é gosto. Eu acho as cores do EDA muito bonitas.

Wellington Góes

Concordo!

Foxtrot

Ficou top.
Imagino as aeronaves de caça da FAB e superioridade aérea com um padrão de camuflagem em pixel, porém em tons de cinza chumbo com preto ou cinza chumbo com azul ou cinza claro.
Diferente da camuflagem ,”carnaval,” que a FAB usa hoje nos AMX,s, A-29, KC-390 etc.
Nunca vi usar camuflagem de selva em aeronave de superioridade aérea.
Coisas de Brazil !!!

Jefferson Henrique

Foxtrot,

Realmente eu não compreendo esse padrão de camuflagem da FAB. Lindo mesmo é o padrão dos A-4 modernizados da Marinha, esse cairia como uma luva nas aeronaves da FAB.

Foxtrot

Concordo também !

Flanker

Vocês tem uma fixação contra a camuflagem da FAB…….e qual aeronave de superioridade aérea a FAB opera com essa camuflagem? F-5M? Não é e nem nunca foi aeronave de superioridade aerea. É um caça tático que também faz interceptação. O Gripen, que pode ser considerado um vetor de superioridade aérea, mesmo podendo fazer todo o leque de missões da caça, muito provavelmente, virá com outro padrão de camuflagem.

Foxtrot

O Gripen que é aeronave de superioridade aérea.
Cara você nem sabe o que escreve.
O Gripen é tão caça tático quanto o F-5 foi seguindo sua ótica.
Você nem sabe o que é aeronave de superioridade aérea.
Me diz, qual era o caça da década de 60 mais veloz que o F-5, mais mabobravel, com maior alcance, dedicada ao combate ar-ar ???
Digo caça Ocidental.
Tirando o Mirrage francês, o Viagem sueco não me lembro de outros.

Flanker

“O Gripen que é aeronave de superioridade aérea. Cara você nem sabe o que escreve. O Gripen é tão caça tático quanto o F-5 foi seguindo sua ótica.” Sério?!?! Qual a relação empuxo/peso do Gripen em relação ao F-5? Qual a velocidade máxima de um e de outro? Qual é mais manobrável? “Você nem sabe o que é aeronave de superioridade aérea.” Ah, é?! Parece que quem não sabe é tu….. “Me diz, qual era o caça da década de 60 mais veloz que o F-5, mais mabobravel, com maior alcance, dedicada ao combate ar-ar ??? Digo caça Ocidental. Tirando… Read more »

Foxtrot

Cara…
O F-4 era uma aeronave de ataque ao solo e não combate ar ar.
Tanto que no início da guerra do Vietnã ele não dispunha de canhões, somente mísseis e bombas.
O que levou a muitas derrotas frente aos Mig,s 21.
Vai estudar Flanker, e não fala besteira.
Ps: desde quando comparei o F-5 ao Gripen em quesitos técnicos? Seria até covardia, pois são de épicas muito diferentes e com tecnologias estruturais extremamente diferentes.
Seria o mesmo que comparar o Gripen ao Su-57, F-22 etc, massacre!

Flanker

Cara, só pega a lista de quantos Mig’s o F-4 abateu no Vietnã……aí tu tens uma idéia se ele não era de combate ar-ar. Ele não tinha canhão por uma escolha equivocada dos projetistas da época que consideravam o canhão uma arma obsoleta para o combate aéreo, erro corrigido nas versões posteriores da aeronave. Era um caca-bombardeiro muito mais capaz do que o F-5. Estude as utilizações do F-4 em outras Forças Aéreas, como na RAF e na Royal Navy, onde ele era usado para Defesa Aérea. E quem falou bobagem, foi tu. Onde eu comparei o Gripen e o… Read more »

Foxtrot

Sério mesmo?
Os F-4 sem canhão só com mísseis ar-ar de segunda geração, abateu inúmeros Mig,s 21, menores, mais manobraveis, mais rápidos ?
Deveria ensinar isso aos americanos então.
Acho que em sua versão, os americanos ganharam a guerra.
Estude !

Flanker

Os F-4 da USAF e US Navy abateram dezenas e dezenas de caças Mig vietnamitas durante a guerra. Essas informações estão disponíveis facilmente na internet, inclusive aqui no Poder Aéreo. E tu ainda acha que eu devo estudar? Mas, eu estudo! Por isso, não escrevo bobagens como tu…

Wagner

Pesquise, pesquise…

Foxtrot

Em minha modesta opinião, pintaria metade dos KC-390 de cinza e outra metade de preto, para operações sigilosas noturnas.
Algo como os Night Stalkers.
Na verdade, em minha modesta opinião a FAB já deveria ter C-390 Gunship,s, bombardeiros estratégicos, novo AWAC-C de maiores dimensões e alcance etc etc etc.
Mas preferem manter a FAB como um “aero clube” bombado.
Nunca vi uma verdadeira força aérea feita só de caças, transporte, helicópteros, patrulhas.
Até a Colômbia tem sua aeronave Gunship.
Mas isso é debate para outra ocasião.

Flanker

Gunship? KC-390 preto? Bombardeiro estratégico? Tu tá vendo muito filme…..mas, e tu opinião e, fora a brincadeira, respeito.

Foxtrot

Olha quem fala !
Não é atoa que temos a força militar que temos.
Não sabem nem para que serve cada aeronave em um cenário estratégico militar e quer falar que estou vendo muito filme.
Ainda bem que sua opinião vale menos ainda que a minha !
E baseado em sua opinião que não vale nada, deveria avisar para China, Rússia, E.U.A etc que esses aparelhos não tem utilidade, a não ser em filmes.
Tsc tsc, é cada coisa que me aparece !

Flanker

Como lhe falta argumentação e capacidade de debater, parte pra agressão ao interlocutor. Você quer atribuir valor às opiniões??….hehehe….então tá bem…..
Rússia, China, EUA, esses sim, tem cacife para possuir bombardeiros estratégicos. França, Grã-Bretanha, Alemanha, Itália, Austrália, Japão, e vários outros, pelo seu critério, tb tem “aeroclubes bombados”, pois não tem bombardeiros estratégicos e nem gunships……
Você pare e viver em uma realidade paralela…..e além de tudo é incapaz de escrever duas linhas sem ser mal educado, irritado, pedante e crítico de tudo e de todos.

Foxtrot

Kkkk Mais uma vez você perde a rasão Flanker.
Parece até o Lesardine ,(se não for um dos inúmeros Nick James que ele usa para dar várias curtidas em seus próprios post,s).
Não vou perder mais meu tempo com você.
Creia no que quiser, e espero nunca entrarmos em guerra com ninguém, para ver quem tem rasão.

Flanker

Rasão? Tem certeza? Rasão é um raso grande…..hehehe
Nick James? Não seria nick names?…hehehe
De resto, você só confirma o que eu falei mais acima…..lhe faltando argumentos, ataca o interlocutor, além de outro que nem está no debate…e ainda vem com essa conversinha de vários nicks e outras bobagens.

Carlos Gonzaga

Kkkkkkk, acho que foi vc quem perdeu a “razão” qdo quebrou a cara mergulhando no “rasão”. Mas tem cada pateta!

Foxtrot

Só para seu conhecimento, a Itália tem o C-130 J Spartan.
Aí ai, você mesmo se contradiz.

Flanker

Que salada, hein? C-130J Hercules com C-27J Spartan. Talvez vc queira dizer MC-27J Pretorian, versão arma da do C-27J. E isso faz a AMI deixar de ser um “aetoclube bombado”, como vc chama?

Foxtrot

Versão Arma kkkk.
Aí ai, triste.
Segue em suas alucinações

Flanker

Armada*
Quanto à aeronave gunship italiana que vc citou, é bem o que tu escreveu? C-130J Spartan? Tem imagem dessa aetonave da AMI? Ou é MC-27J Pretorian?

Flanker

Aeronave*

Carlos Gonzaga

De onde viria o dindin, ó nobre sonhador? Você divaga muito. Qto ao Vietnam e todos sabemos quem levou um coro por lá.

Maurício.

Jefferson, na minha opinião o A-4 já deveria estar em um museu, mas eu acho esse caça tão simpático que eu não consigo não gostar dele, e essa pintura da MB ficou linda mesmo, pena que só opera com bombas burras, o que é suicídio hoje em dia.

Koprowski

Qual aeronave de superioridade aérea ? F-5E / M TIGER II não são assim classificadas. No caso dos F-39E / F GRIPEN, classificados de superioridade aérea, a camuflagem será na cor cinza ou tons da mesma cor.

Foxtrot

F-5 era uma tremenda aeronave de superioridade aérea em seu tempo.
Hoje pode até não ser, mas era.
E como só temos ele por enquanto, ele é na FAB a única aeronave de superioridade aérea que temos.

Flanker

Quando? Em qual país o F-5 foi uma tremenda aeronave de superioridade aérea??

Elias

Mig 21 não tinha nenhuma chance com o f5….

Foxtrot

Não adianta falar isso para ele.
Quando esse empaca, nem com um monte de cenouras ele sai do lugar rsrs.

Foxtrot

Kkkk vai estudar e terá sua resposta !

Flanker

Então tá…..já te respondi acima…..não vou mais perder meu tempo xonrigo….pior que ser burro é achar que é inteligente…..

Flanker

Contigo*

Foxtrot

Faço de suas palavras as minhas.

Wagner

Jamais foi, não é e nunca será.

Flanker

Pois e, Wagner. Mas, ele acha que é….não contraria…o médico disse que é melhor não contrariar……

Foxtrot

Kkkk tá bom !

Fernando C. Vidoto

Tem piloto de Tomcat elogiando o F5-Forevis:

https://www.quora.com/What-are-your-thoughts-on-the-F5-fighter-aircraft

“Give me a few hundred planes like the F-5N, with a reliable gun, a lead-computing gunsight, four Sidewinders, electronic countermeasures support, and pilots who get forty or fifty hours a month and we’ll beat any air force that’s bankrupting its nation with fifth-generation stealthy penguins.” (Topgun, An American Story, p. 283)

Foxtrot

Pois é, mas na cabecinha diminuta deles, ele não é um caça de superioridade aérea de sua época.
Cabeça de prego, não entra idéia, só serve para martelar.

Wagner

Editado. O F5 foi pensado como um caça leve de defesa de ponto para exportação aos países pobres alinhados aos EUA (Freedom Fighther era o nome entao), o fato dele ser pequeno e agil lhe da alguma vantagem (nas mãos de um piloto experiente) na arena de combate WVR, e só. Nunca foi pensado como caça de superioridade aérea. Quando ele comecou a ser produzido, a USNAVY usava o F8 e o F4 para a função e a USAF o F4, e o F106 (como interceptador da homeland). Com as pauladas da guerra do vietnã, surgiram sim os verdadeiros avioes… Read more »

FABIO MAX MARSCHNER MAYER

O F-5 foi criado como uma AERONAVE DE SEGUNDA LINHA, mais barata de adquirir e manter, para nações amigas para as quais os EUA não venderiam o F-4 Phantom.

Flanker

Bem isso, Teropode!

Jadson Cabral

Tá, mas pintura de caça por causa de camuflagem Viana do sobre a floresta não faz sentido hoje, já que há décadas praticamente não existem dogfights mais e nenhum piloto precisa olhar pela janela pra travar o inimigo no alvo. O que vai caçar uma aeronave é um radar ou um sensor de calor. Pintura é algo quase totalemte que estético hoje em dia

Foxtrot

Num é!
Explica isso para as mentes atrasadas deste país.
E até parece que se um dia o Bananasil entrar em guerra, ficará restrito a Amazônia.
Acham que o Brasil é só lá, se esqueceram do Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso etc.
Será muito eficiente mesmo essa camuflagem de selva sobre os Pampas Gaúchos ou sobre as Montanhas de Minas.
Mas !!!!

Flanker

Tu já viu fotos dos A-1M e F-5M voando sobre o pampa? Eu ja….e fica muito bem camuflado…..

Flanker

Não é bem assim…..vou colocar umas imagens de aeronaves camufladas, em voo, mimetizadas com o ambiente ao redor, com o solo, ……

Flanker

Outra:

Flanker

Outra

Flanker

Outra

Foxtrot

Kkkk aí Flanker, você me faz rir.
Essa aí e a de baixo não valem, pois camuflagem invisível é tecnologia alienígena.
Pois olhei todas as duas com a lupa e não vi aeronave alguma.
Ou você consegue enxergar o invisível e desenvolveram camuflagem que consegue dobrar a luz, ou sua mente anda alucinada (sem ofensa, já que se ofende atoa).

Fernando C. Vidoto

Mas as aeronaves estão na foto do Flanker:

Flanker

Sério?? Oftalmologista urgente……..

FABIO MAX MARSCHNER MAYER

Tem aeronaves em todas as fotos…

Foxtrot

Resposta acima.
A não ser que a FAB ou qualquer força aérea do planeta desenvolva uma camuflagem adaptativa como a do camaleão por exemplo, essas aeronaves ficarão restrito a apenas um T.O (o da camuflagem para o qual foi desenvolvido).
O próprio GDA usava o cinza nós Mirrage III, pois era para defesa do país inteiro e não só da Amazônia.
Mas segue tua alucinação.

Flanker

Quanta bobagem……mas, se te satisfaz…..

Foxtrot

Sério mesmo?
Se acha, não vou mais te contrariar.
Segue acreditando no que quiser.

Foxtrot

Tá gênio, agora usa seu Solid e coloca a mesma aeronave sobre a areia do deserto ou sobre a Amazônia.
Veja como ela ficará muito bem camuflada !

Foxtrot

Que ótimo será essa camuflagem de selva, atuando sobre o ártico, deserto ou cidades por exemplo.
O problema é acharmos que em caso de guerra ficaremos restrito a Amazônia.
Já até imagino a reunião entre diplomatas.
Parte brasileira: olha, lutaremos com vocês mas será só no T.O Amazônico ok ?
Parte adversária Claro, só atacaremos a Amazônia (em mente, ques trouxas kkkkk).

Flanker

O Brasil vai operar no Ártico? Sobre qual deserto?

Foxtrot

Ps: exemplo meu caro.
Sabia que no sul do país neva ?
Aconselho a estudar as macro regiões climáticas do país.
Não é atoa que somos um país continental.

Fernando EMB

E porque neva numa micro região em poucos dias do ano e em apenas alguns anos… Deveríamos ter camuflagem para o ártico?? Argumento bem furado este heim!!!!

Last edited 2 anos atrás by Fernando EMB
Foxtrot

E porque temos uma parte do país com floresta, temos que ter todas as aeronaves com camuflagem de selva.
O mesmo argumento fura, segundo sua ótica.
Vocês mesmos se contradizem.
Mas cansei, não é atoa que somos o que somos e o resto do mundo desenvolvido é o que é !

Flanker

Ah, cara!!! Eu moro no RS!!!! Aqui, neva uma vez a cada 3 ou 4 anos. Neve, na quantidade vista esse ano, é bem rara. E, por conta disso, tu queres camuflar as aeronaves para clima ártico?!?!?! Barbaridade……o caso é mais grave do que pensei.. …..

Foxtrot

Cara você já está distorcendo o que escrevo para sair por cima. Não sei se o cinza de superioridade aérea é para ártico, só dei como exemplo a camuflagem ártica, porque se pegarmos esse carnaval de camuflagem de flores (que está restrito a uma parte do país) e colocar em qualquer outro ambiente do planeta ou do próprio país ele será inútil. Mas como vocês são os super especialistas conhecedores, que já devem ter atuado em todos os conflitos modernos da atualidade com os americanos do norte, devem estar certo mesmo. Acho que deveriam informar aos americanos que a camuflagem… Read more »

Flanker

Sujeito, tu tens um grave problema cognitivo, pois és incapaz de ler e interpretar corretamente um texto de poucas linhas. Tens também um grave problema de convivência, porque nunca vi vc escrever um comentário sem ter um termo jocoso ou desrespeitoso aos outros comentaristas. Você acha que sempre a sua opinião é a ünica certa. Se alguém lhe contraria, parte para a agressão ao interlocutor, e não à ideia dele. Insiste em suas colocações, mesmo os outros lhe comprovando que estás errado, E tem que ter sempre a última palavra. Triste……

Foxtrot

Alguns Harries que atuam em NAe,s, e navios anfíbios usam o cinza.
Veja o padrão de camuflagem dos AV8-B do Us Marines.
O tornado possui sim, tanto o padrão de camuflagem de selva, como de superioridade aérea, como de deserto.
E é isso que quero mostrar, não podemos ter um único padrão de camuflagem (selva), pois não atuaremos só sobre a selva.
Mas segue o barco, e Deus livre esse país de conflitos, se não até aprenderemos alguma coisa (ou se aprendermos), já teremos perdido muitas vidas nacionais.

Foxtrot

É no oceano tem muita mata também.
Um piloto inimigo acima da aeronave da FAB sobre o oceano nunca a verá segundo suas óticas.
Vai ter que ser um mar esmeralda para isso viu !

Rinaldo Nery

Rosa Marikay…

Rodrigo Maçolla

Moderno esse esquema , Gostei

Jhonn

A modernização do T27 é muito obscura, estranho não ser a Embraer a responsável, o fabricante teria o maior interesse e capacidade de fazer, dar as devidas garantias e certificar aeronave.

Rinaldo Nery

Estava obscura no início do processo, mas agora não está mais. O projeto da modernização foi realizado pela empresa Albatroz, e será levado a cabo pelo próprio PAMALS.

Barak MX para o Brasil

Os A-29 poderiam receber uma nova camuflagem pixelada.

Fernando C. Vidoto

Animal, gostei

Maurício.

Pessoal, a FAB usa o camuflado nos F-5 porque não temos um caça de superioridade aérea, o F-5 é um quebra galho e usa o camuflado para voar baixo e tentar ter alguma vantagem, superioridade aérea só teremos com o Gripen.
Até o F-16 já usou e ainda usa o camuflado, quem dirá um mísero F-5.

Flanker

Exato, Maurício, mas não adiante tu escrever isso….perda de tempo….acham que pintura de avião é igual pintura de carro.

Antonio Cançado

Essa pintura é HORRENDA, MEDONHA…

Joli Le Chat

Fui olhar o site do PAMA LS e vi que os diretores desde 1957 são aviadores. Os engenheiros não podem assumir a função?

Rinaldo Nery

Podem. A TLP (Tabela de Lotação de Pessoal) prevê aviador ou engenheiro. O Diretor do PAMGL era Engenheiro.

Zorann

De muito bom gosto!!! Ficou lindo

Luiz Trindade

Muito bom. Parabéns!

Fernando EMB

Pintura pixelizada interessante é a dos Super Tucanos do Equador

celso Marcos

essa pintura é do FOKKER S11

HSJ

Estilismo interessante. Segue o modismo das pinturas pixeladas em aeronaves, e não desagrada com isso. No entanto eu, particularmente, prefiro linhas mais dinâmicas em sintonia com o desenho da aeronave, que remetam à velocidade, à aceleração. E numa aeronave que não usa camuflagem, grafismos mais dinâmicos seriam bem adequados.

Juscelino

O Tucano na AFA é um avião de formação de pilotos, portanto a pintura deve ser em cores que o tornem visível à longas distâncias para que, em caso de acidente, seja facilitada a localização dessa aeronave. Portanto nada de pintura em pixel que funciona como uma camuflagem que causa confusão mental no observador.