Em junho, OTAN acionou jatos de combate 15 vezes para rastrear aviões militares russos sobre o Báltico

3

A OTAN acionou jatos de combate, que foram posicionados na base aérea de Zokniai da Lituânia em um desdobramento rotativo, 15 vezes em junho para rastrear e interceptar aeronaves militares russas voando sobre o Mar Báltico, de acordo com o Ministério da Defesa da Lituânia.

A OTAN e as nações parceiras acionaram caças para enfrentar o aumento da atividade aérea russa no Mar Báltico. Os caças Eurofighter Typhoon da Força Aérea Espanhola encontraram as aeronaves russas para garantir a segurança do espaço aéreo do Mar Báltico. Os parceiros Suécia e Finlândia também se juntaram aos esforços.

De acordo com o Ministério da Lituânia, os Typhoon espanhóis realizaram o maior número de surtidas – oito – entre 14 e 20 de junho.

De acordo com o porta-voz do Ministério da Defesa, dois aviões militares russos provavelmente violaram o espaço aéreo da Lituânia sobre o Mar Báltico. Os aviões supostamente permaneceram no espaço aéreo lituano por cerca de um minuto, disse o porta-voz.

Como os Estados Bálticos não têm força aérea própria, seu espaço aéreo é controlado por aliados da OTAN. Desde 2004, os aviões dos Estados membros da OTAN estão sendo desdobrados na base aérea de Zokniai em um desdobramento rotativo.

Atualmente, a base aérea é ocupada pela Força Aérea Espanhola, que sucedeu à Força Aérea Italiana. Desde 2014, outra parte da missão da OTAN foi enviada para a Base Aérea de Amari, na Estônia.

FONTE: Defence Blog

Subscribe
Notify of
guest

3 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Nilton L Junior

Eu gosto desses termos, provavelmente violaram o espaço aéreo e supostamente ficaram um minuto, cada um com seu ardil.

Antunes 1980

Será que as aeronaves militares russas conseguem obter alguma informação relevante quando realiza estas surtidas?

M.@.K

Acho que no mínimo, o tempo de resposta.