Lockheed Martin F-35A Lightning II

Lockheed Martin F-35A Lightning II

O caça Lockheed Martin F-35A Lightning II foi escolhido pela Suíça como seu avião de combate de próxima geração, disseram agências nesta quarta-feira, um movimento que provavelmente desencadeará outro referendo sobre o contrato. A Suíça neutra comprará 36 F-35As depois que uma avaliação concluiu que ele tem “o maior benefício geral com o menor custo geral”.

O F-35A superou as ofertas do Boeing F/A-18 Super Hornet, o Rafale da francesa Dassault e o Eurofighter de quatro nações construído pela italiana Leonardo, pela britânica BAE Systems e pela Airbus representando a Alemanha e Espanha. O governo suíço também decidiu comprar o sistema de mísseis terra-ar Patriot do fabricante norte-americano Raytheon, para atualizar suas defesas aéreas. A Raytheon o consórcio franco-italiano Eurosam na concorrência.

“O Conselho Federal está confiante de que esses dois sistemas são os mais adequados para proteger a população suíça de ameaças aéreas no futuro”, disse o governo em um comunicado. O F-35A “obteve o melhor resultado porque tem uma vantagem tecnológica marcante sobre os outros candidatos”, disse o governo após uma avaliação.

A aeronave foi particularmente adequada para o papel de policiamento aéreo, disse o governo, embora tem um alto grau de sobrevivência porque foi projetada para ser especialmente difícil para os inimigos detectarem. O F-35A foi 2 bilhões de francos suíços mais barato do que a próxima oferta mais baixa, disse o governo, quando se trata de comprar e operar a aeronave.

Os custos de aquisição totalizaram 5,07 bilhões de francos suíços – abaixo do limite financeiro de 6 bilhões estabelecido pelos eleitores – enquanto os custos operacionais totais chegam a 15,5 bilhões de francos em 30 anos. A decisão suíça foi observada de perto como a primeira de três concorrências antes das decisões de aquisição de aeronaves na Finlândia e no Canadá.

Subscribe
Notify of
guest

200 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Joanderson

A força politica dos EUA faz muita diferença na hr de vender esse caça.

Fabio Araujo

Realmente a força é grande, mas eles já usavam caças americanos!

Azor Toledo

Nós também !!

Luís Henrique

Acho que foi o contrário, vários políticos e partidos estavam pressionando pela aquisição de um caça europeu, ocorre que o F-35 é melhor que qualquer caça europeu atual, e venceu a concorrência com base em Capacidades e Custos.
Mesmo com a forte pressão para escolher um caça europeu, a Suíça ficou com o melhor caça.
Muitos vão dizer que não são profissionais, que são burros, pois acreditam em todas as propagandas que depreciam o F-35. Enquanto isso, o F-35 continua sendo o caça de maior sucesso comercial nos últimos anos e surfando todos os outros caças nos exercícios que participa.

Guilherme Lins

é exatamente isso Henrique, o que o congresso americano faz é justamente o oposto do que alguns afirmam, ele veta vendas a paises vomo Emirados Árabes Unidos e a Arabia Saudita. A verdade é que o F-35 é, de longe, o melhor caça disponível, e conforme o número de operadores aumenta, diminui os custos de operação, pois as linhas logísticas que compõem o avião estarão a todo vapor. Trata-se de um sucesso!

Jadson Cabral

Eu não sei com base em que vocês fazem tais afirmações com tanta certeza. Melhor isso, Melhor aquilo…

Andre

que tal com base no governo Suiço, que afirmou que “obteve o melhor resultado porque tem uma vantagem tecnológica marcante sobre os outros candidatos” ?

Guilherme Gabriel Lins

e tantos outros países que escolheram o F-35 também… mas eles usam a desculpa de pressão do governo americano para as vendas, não adianta, para cada fato COMPROVADO, há uma desculpa PRESUMIDA

Marcos Cooper

Somos brasileiros! Dominamos a arte do achismo!
Eu acho….

Slow

F35 é imbatível e indetectável até aparecer os S-400 que eles morrem de medo ..

Andre

O problema é que nunca aparecem…

Israel que o diga.

Jadson Cabral

O sucesso do F-35 se deve muito mais ao poder e a influência americana que a sua capacidade. E veja bem, eu não estou dizendo que é uma aeronave ruim (quem sou eu?), mas o F-35 até agora não entregou tudo o que prometia e ainda tem muitos problemas a serem resolvidos. Aliás, não sou eu quem diz isso e sim a própria USAF e a USNAVY. Portanto, o que fez o F-35 ganhar a concorrência suíça, não foi exatamente a sua capacidade extremamente superior aos concorrentes europeus, e sim, a capacidade do governo em fazer ofertas irrecusáveis. O que… Read more »

MestreD'Avis

Eles não levaram Patriot de brinde, eles vão comprar baterias de Patriot também por €2.2Bi. Escolheram o Patriot em vez do SAMP/T num concurso diferente e anunciaram na mesma altura.

Luís Henrique

Oras, os caças europeus são caros. Esse é o problema. A Dassault produz 11 Rafale por ano, a Lockheed Martin está para produzir 160 F-35 por ano. A economia de escala ajuda a derrubar o preço do F-35. Se a Dassault tivesse feito uma oferta BEM mais barata, concordo que a Suíça estaria bem servida com o caça francês, assim como estaria bem com qualquer outro da licitação. Mas, pelo que foi divulgado Oficialmente, a proposta da Lockheed Martin foi a MAIS BARATA. Então, se você pode ter a Ferrari e isso vai te custar ao longo de 30 anos,… Read more »

rui mendes

Não te esqueças, que não foi só os caças Europeus que perderam, também perdeu o f18 super-hornet.

rui mendes

Não o utilizarâo na sua plenitude porquê??
Era o que faltava.

Elias

Ridículo..a Suíça não , quase convenceu ….

Luís Henrique

Caro Jadson, Para levar em consideração antes de tentar entender porque o F-35 venceu. 1) os EUA possuem outros 3 caças disponíveis para exportação: F-16 V, F/A-18 E/F Super Hornet e F-15 EX. Se o F-35 fosse tão ruim e problemático como muitos acreditam, porém o determinante nas escolhas fosse apenas o peso geopolítico dos EUA, então os aliados estariam escolhendo estes outros 3 caças, que agradaria o tio Sam do mesmo jeito, geraria empregos nos EUA, daria bilhões para os EUA, etc. Então, pelo menos melhor que F-16V, SH block 3 e F-15EX o F-35 já provou que é.… Read more »

rui mendes

Exatamente, venceu porque os Suíços o acham melhor, não como alguns aqui, que quando a França ganha algum concurso, dizem que teve dinheiro por baixo da mesa, desculpas, venceu porque o acham melhor, ponto.

Luís Henrique

Nada disso. Os Patriot custaram U$ 2,1 Bilhões.
A Suíça vai pagar cerca de U$ 5,5 Bilhões nos 36 F-35 + U$ 2,1 bi nos Patriot.
Serão cerca de 5 estações radar e 17 lançadores de mísseis, pelo que li

Datafire

Você acha que um país como a Suíça escolhe um caça porque os EUA o dizem? A Suíça é mais rica per capita que o EUA, neutra, independente de qualquer bloco, e escolheu comprar novos caças por aprovação em referendo aberto a toda sua população.

O que se passa aqui, é o que se passou com todos os concursos onde entrou o F35, se o pais comprador têm dinheiro, compra o F35, ponto final.

Paulo

Segundo alguns aqui sim, só rindo mesmo.

Guilherme Lins

Melhor comentário datafire!

J R

a matéria tbm foi bem clara, foi a proposta mais barata. Esses franceses andam muito gananciosos…

Maurício Veiga

Proposta é uma situação e custo operacional é outra, parabéns Kinder Ovo!!! Aguardem a “surpresinha”…

Luís Henrique

Maurício, o que foi divulgado é que a Suíça disse Oficialmente, que a proposta da Lockheed Martin pelo F-35A foi cerca de 2 Bilhões mais barata que o concorrente mais próximo em Custos Totais, envolvendo não somente os custos de aquisição, como também os custos Operacionais das aeronaves ao longo de 30 anos.

Azor Toledo

F35 mais barato do que F18 ?

Maurício Veiga

Fala baixo os Suíços ainda não perceberam, você cantou a bola certa, na “Mosca”!!!

Luís Henrique

Sim, foi divulgado oficialmente a proposta mais barata, envolvendo custo total ao longo da vida.
Também foi dito que devido às tecnologias mais avançadas do caça e dos simuladores, um número menor de horas de vôo era necessário no F-35 para fins de treinamento ou algo parecido.

rui mendes

Não, que o concorrente mais próximo, que eles não disseram qual era.

Maurício Veiga

Isso é “Golpe” a conta vai chegar aguarde, o lobby foi muito forte e descartou o Gripen( escolhido anteriormente) por pura pressão política…

Salim

Gripen já e passado para estes operadores. Quem pode vai de F35. Só para lembrar, orçamento da defesa Suíça e muito inferior ao nosso em dólar, os caras tem equipamento de ponta, tao comprando F35 mais barato que Gripen. Na minha opinião, deveriamos comprar f35 com alguma transferência de tecnologia e gastar dinheiro em um caça com projeto brasileiro. Hoje teríamos f35 operando e nosso caça também . ( FX era pra ser comprado seculo passado ) dava ate para colocar parte do desenvolvimento e producão componentes aqui do f35 ).

rui mendes

F35 mais barato que Grippen????
E F35 com transferência de tecnologia???
Só sonhando.
O dinheiro dos F35, não vai todo para os EUA, vai também para os outros sócios do programa, claro que vai na percentagem que cada sócio investiu.

rui mendes

Franceses???!!! Britânicos, Alemães, Espanhois e Italianos, pelo Typhoon e Americanos pelo Super-Hornet.

Jadson Cabral

Pra vender, quem pode abaixar o preço abaixa pra matar a concorrência. Além do mais conseguiram empurrar o Patriot. No fim das contas o governo americano arca com dois bilhões a menos no caça, mas lucra no pacote inteiro

Antonio Palhares

Existiam Patriots na base americana no Iraque que recebeu alguns mísseis Iranianos de visita ?

Jacinto

Atacar uma base e não matar nem um soldado é algo muito esquisito.

Antonio Palhares

Depende de quem afirma que não morreu nem um soldado. Isto fica por conta do imponderável.

Jacinto

É um conceito mais moderno de negócios: vende barato, às vezes pelo preço de custo, para lucrar a longo prazo com fornecimento de serviço. Não é assim que fazem as operadoras de telefonia, com os planos de fidelidade? É muito mais lucrativo.

Luís Henrique

Jadson, os Patriot é uma concorrência à parte e não virão de graça.
A Suíça vai pagar U$ 2,1 Bilhões nos Patriot, além dos U$ 5,5 bi dos 36 F-35.

rui mendes

Empurrar??? Informa-te melhor, os Suíços queriam comprar SAM´S.

rui mendes

E o F35 têm sócios que também recebem parte do dinheiro, não é assim, há vontade do freguês.

Agressor's

E bota força nisso…mas só com muita “força política” mesmo…rs…

JuggerBR

Sabem onde estão se metendo, pro bem e pro mal. Boa sorte.

Normand

Sabem o que é bom

Marcelo-SP

A Suiça precisa de 36 caças para voar 30 ou 40 anos. O F-35 é o que vai se manter mais atual e operacional por esse tempo, pois será o principal vetor das forças americanas e aliados nas próximas décadas. É a escolha certa.

Hellen

A força politica americana é monstruosa !!!!
Quando o Gripen venceu a concorrencia, o referendo foi aprovado em velocidade da luz e a vitoria do gripen foi cancelada !!!!
Agora que o f-35 venceu vc nao vai ouvi se falar mais de referendo sobre a compra do f-35 vc duvida !!!! Midia e políticos vao ficar caladinhos !!!!

EduardoSP

Sim, vc deve ter razão. O referendo foi aprovado sob pressão dos EUA e a população suíça vetou a compra porque foi manipulada pelos Estados Unidos.

Ou então, já sei! Eles usam urna eletrônica e houve uma fraude não identificada no referendo que cancelou a compra do Gripen.

Cada um acredita no que quer, não é mesmo?

Marcos Cooper

Vai ver os americanos “chiparam” o cérebro dos suiços e esses aceitaram suas sugestões…
Brasileiro tem inveja e raiva do mundo. Inveja porquê nunca teremos um caça desses e raiva porquê nunca teremos um caça russo. Engraçado notar que,os cara que vivem descendo a lenha nos yanques malvados,são os mesmos que adoram tudo que é produzido por lá,desde coca-cola e Budweiser até produções de Hollywood…

Luís Henrique

Você acha que o poder político americano convenceu a maioria dos suíços na votação?
Na verdade o que houve foi um erro de administração no processo anterior. Deveriam ter feito o referendo antes de divulgar o vencedor, pedindo para a população votar se é a favor ou não da aquisição de X caças pelo custo aproximado de Y.
Caso a população votasse a favor, ai eles declarariam o Gripen como vencedor e ponto final.
O problema foi declarar o vencedor e depois fazer o referendo, ai milhares de suíços que eram a favor de outros caças votaram Não.

MestreD'Avis

A vitória do Gripen não foi cancelada. Na concorrência de 2014, o Gripen ficou á frente do Rafale e do Typhoon mas depois de escolhido, a população votou contra a despesa de compra de caças, motivo pelo qual o negócio não foi em frente. Este referendo para despesas militares faz parte da lei do país Na concorrência de 2019, a FA Suiça e o governo fizeram o trabalho de casa antes e referendaram a despesa de compra de novos caças por um valor até 5Bi de Francos Suiços. O referendo passou por 50.1% dos votos… pouco mas suficiente. A Saab… Read more »

Luís Henrique

A diferença é que neste, eles fizeram o referendo Antes de divulgar o caça escolhido. Então, todos os suíços que acham o tema Defesa Nacional importante, votaram no Sim. Já no processo anterior, muitos votaram no Não, porque acreditavam que o Gripen não era o melhor caça para a Suíça.

Mestre D'Avis

Luís, pensei que no de 2014 fosse apenas a questão financeira de não ser o momento de investir e não que a maioria achasse que não era o caça certo

Luís Henrique

Eles perguntaram para a população: Selecionamos o Gripen, vamos adquirir X unidades por Y de custo. Aceitam?
A sociedade foi maioria no Não, parte são os pacifistas que não querem armamento nenhum, mas com certeza, outra parte foram as viúvas do Rafale, viúvas do Eurofighter, viúvas do Super Hornet, etc.

Se tivessem feito o referendo antes de anunciar o campeão, acredito que a chance do SIM era grande. Ai era somente anunciar que escolheram o Gripen e a população não poderia opinar sobre qual o melhor modelo, afinal a avaliação é técnica e envolve muitas variáveis.

Dart

espere até os caças ficarem no chão.

Juarez Martinez de Castro

Pergunte a Força Aérea Israelense que opera F 35 em combate quantos estão no chao.

Slow

Atacando milícias rebeldes não vai ter nenhum mesmo ai ja seria vergonha demais né .. não é atoa que morre de medo dos s400 que Turquia comprou ..

Salim

Eles atacam Síria e os outros com f15 e f16, s300 já destruíram varias, s400 ainda náo entrou na briga ( talvez Rússia náo venda pra náo correr risco de destruição ) . Parece que F35 em Israel esta reservado para outro conflito.

Fábio Mayer

Na Suíça tem voto impresso? Fraude! Fraude!

Carlos Gallani

O gripen é um bom caça mas não é um 5g, não tem jeito, em um embate BVR entre esses dois vetores o gripen só vence em condições especificas, não é só lobby, é um produto de outra categoria que ainda vem com um baita suporte e base instalada… Por isso o f-35 vende horrores e o gripen nem com reza brava!

Tiger 777

Pois é, imagina a sala de controle de tráfego aéreo cheia de militares da Suíça, aí o F-35 “sumiu” dos radares de defesa da Suíça?? Rsssssss

Simplesmente eles viram que era o melhor caça. Ponto final.

Jad Bal Ja

Já, já, vem os especialistas de internet, com pós-graduação em fórum de bate-papo para dizer que o F-35 é ruim e os técnicos da Suíça não sabem de nada.

Osmar

Mais e mesno ue

Paulo

Os “engenheiros do aero” por aqui vão dizer que deveriam ter escolhido o Gripen (risos).

Agressor's

Vc está muito enganado, esses suíços só mostram como eles são muitos sabidos…

Carlos Gallani

Os caras aqui manjam muito, o F-35 vende mais que pão quente pq todos os avaliadores destes vários países compradores são vendidos e/ou burros!

Antoniokings

Será que o F-35 conseguiu ganhar uma licitação?
Será verdade?

Rogerio

Americanos muitos vezes ganha, a maioria dele pressão aos governos, se não compra meus produtos vai ser banidos sanção.. Aqui tem um parte pessoas pagador de pau americanados

MestreD'Avis

Sim, como quando venderam o F-35 para a Turquia e os EAU. Primeiro fizeram pressão politica para comprarem mas depois não venderam

JPC3

E as reclamações e a insistência dos turcos em permanecer no programa também devem ter sido por pressão política???

Realidade é que tem países pedindo por F-35 quer vocês gostem ou não.

MestreD'Avis

JPC3, leia de novo o meu comentário!
É dirigido ás incongruências de quem diz que o F-35 só vende por pressão americana mas não consegue explicar como isso se aplica ás vendas canceladas pelo governo dos EUA a paises como a Turquia e EAU

Rodrigo Martins Ferreira

Qual a sanção que o Brasil recebeu por não ter comprado o SH ?

MFB

Antônio cada vez menos lúcido nos comentários.

A C

1) A situacao financeira da Suica foi, eh e tudo indica que serah sempre comfortavel ou certamente privilegiada. Ali repousa a grande parte da riqueza dos poderosos que decidem os destinos do mundo;
2) A geografia do pais o faz praticamente um forte devido ao relevo extremamente montanhoso;
3) Seja qual fosse a opcao escolhida, nao faria muita diferenca em termos militares (vide item 1).

MestreD'Avis

Motivos da decisão: A LM só vende para paises quebrados não serve para a economia Suiça Serem uma colónia americana também não serve porque a Suiça é provavelmente o pais mais independente do mundo nesse aspecto e os reis da neutralidade Os Suiços não saberem fazer contas de custos também não são boas noticias para o sistema financeiro global Dizerem que é a melhor aeronave entre os participantes só pode ser mentira! Conclusão: A Suiça é um pais de 4º mundo, lacaio dos EUA e que vai ser arruinado por um caça que nem sequer vai conseguir descolar por entre… Read more »

Juarez Martinez de Castro

Kkkkk perfeito

Hcosta

Como sempre, temos de escrever que estamos a ser irónicos para alguns perceberem o comentário.

Carlos Campos

O melhor caça da competição sem mais, o que vai ser mais atual por muito tempo ainda.

Antoniokings

Provavelmente nunca será utilizado efetivamente.
E ainda, fica muito tempo parado sem utilização, o que diminuirá o aparecimento dos notórios (e caros) problemas de manutenção.

Guilherme Gabriel Lins

“provavelmente nunca será utilizado efetivamente”
é esse o pedido, em oração, dos inimigos que a Suíça vier a ter.

Antoniokings

Se não me engano, a última vez que os suíços entraram em guerra foi em 1515 e foram derrotados.
Isso aí nem vai precisar levantar voo.
Fique tranquilo.

Flanker

Agora ri é futurólogo? Xings Diná?

100nick-Elã

Quando alguém começa uma frase com o termo ‘provavelmdnte’ está fazendo futurologia? Curso de interpretação de texto nível básico para você, com urgência. Ou de ética

Hcosta

Já está a ser utilizado efetivamente em vários locais do mundo.
Até o senhor sabe disso mas prefere ignorar.

rui mendes

Parece que voa mais que o SU-57 e o J20.

PS-Esqueci do J31.

Fernando C. Vidoto

No ‘Top Gun 2’ eles deveriam ter usado o F35 ao invés do Super Hornet …

Jacinto

Questão de roteiro. Se o avião é muito melhor do que o dos inimigos, o herói precisa ser um piloto genial?

Heli

nao existe F-35 biplace

Jad Bal Ja

Só que apesar de ser uma aeronave fantástica o F-35 é bem mais feio que o F-18, aliás como são feios esses caças furtivos. O F-18 é bem mais fotogênico.

Jacinto

Vai pegar mal para o Tom Cruise ser visto dentro de uma “baleia” feia.

Willber Rodrigues

“(…) disseram agências nesta quarta-feira”
Agencias governamentais?

“O governo suíço também decidiu comprar o sistema de mísseis terra-ar Patriot do fabricante norte-americano Raytheon”
Agora entendí qual foi o off-set da proposta do F-35…bela escolha.

igortepe

Exato! Qual será o off-set? Será que foram os misseis Patriot?

Emmanuel

Os suíços são muito técnicos naquilo que fazem.
Não é a toa que passaram livremente por duas guerras mundiais, mesmo estando no centro do olho do furacão.
Eles não fazem escolhas políticas, fazem escolhas técnicas.
Se acreditam que o F-35 é o melhor, então esse caça é o melhor entre todos que estavam na concorrência.
Você pode duvidar de muita gente, mas não duvide de um suíço e, principalmente, de suas escolhas. Eles não queimam dinheiro com porcaria e nem se submetem a política externa de seus vizinhos ou terceiros.

Nilo

posso não duvidar de um suiço, mas de sua afrimação categorica de que os suiços na escolha do F-35 “não fazem (fizeram) escolhas políticas, fazem (fizeram) escolhas técnicas”..rsrssrsrs……

Last edited 2 anos atrás by Nilo
Michel

“Eles (os suiços) não fazem escolhas políticas, fazem escolhas técnicas”

Prezado, a competência técnica de uma nação não pode ser desvinculada das ações políticas dessa mesma nação.

Discernimento político adequado – em benefício de todos, sem exceções, como a criação de castas privilegiadas etc. leva, com o passar do tempo, ao esclarecimento, à primazia científica ou técnica nacional.

A técnica por mais refinada que seja, se mal aplicada, restrita ou incompreendida e apartada de acuradas decisões políticas, por si só torna-se um fator social desagregador ou elitizante.

Antunes 1980

Mas o melhor caça do MUNDO não é o SU-57? (ironia)

Um sucesso de vendas, produção em grande escala e principalmente em combate?

Paulo

Só se for o melhor trambolho.

DFB1979

Dinheiro eles tem!

Rodrigo

Deu a lógica.

Salomon

É…tá ganhando. Espero que o Gripen não seja um novo Saab 90 Scandia.

João Fernando

Prefiro novo Ozório

Marcos Cooper

Vai ser,sinto muito. O barato agora vai cobrar seu preço lá na frente. Vai se tornar uma espécie de AMX.

Francisco Soares

A Suiça, de forma soberana, realizou uma concorrência internacional, avaliou custos de aquisição e de operação, e decidiu pelo que entendeu ser o melhor. E pode comprar e irá receber. O país fornecedor não fez objeções. E estava oferecendo duas aeronaves.

Osmar

A verdade e que esse caça e um vetor para paises ricos e com pequeno territorio e onde n ha conflitos ou quase n ha , para paises que a realmente muita tensão e conflitos esse caça n serveria , mas para a Suiça , ele esta adequado .

Hcosta

Não percebo. O que tem a ver o tamanho de um país e que faz com que o F35 sirva ou não sirva? A riqueza ainda percebo mas o tamanho.
Por essa lógica iam para um caça menos avançado e mais barato.

E como Israel, Coreia e Japão encaixam nessa lógica?

Rodrigo LD

Alguém tinha dúvidas do resultado? Alguém acha que na Finlândia e no Canadá vai ser diferente? Gripen só nas Filipinas, o olhe lá. A oferta do F-16 foi muito boa.

Emerson Motta

Cada vez mais o F-35 vem calando a boca dos críticos e da indústria de fake news russa.Quem tem dinheiro para custear a aquisição e faz uma escolha técnica e não política compra o F-35.

Vendéen

Bonjour/bonsoir,

O árbitro apitou o final do jogo lol.
Além disso, o Presidente dos EUA fez seu trabalho:
“Antes de encontrar o Sr. Poutine em Genebra, o presidente Biden apregoa o f-35 e o f-A-18-sh na Suíça.”
http://www.opex360.com/2021/06/16/avant-de-rencontrer-m-poutine-a-geneve-le-president-biden-vante-le-f-35-et-le-fa- 18 sh-na-suíça /

Segundo ARMASUISSE não há foto, para defender a Suíça o F-35 é o melhor de todos.
Esta escolha pode parecer surpreendente, mas o importante é que seja compartilhada pelos soldados suíços encarregados do uso da aeronave.
https://www.ar.admin.ch/content/ar-internet/fr/aktuell/medienmitteilungen.detail.nsb.html/84275.html

Fernando C. Vidoto

Bonsoir mon ami,

The F35 is the best fighter out there (aside the f22). I hope my country get some of them in the future.

Or… maybe we develop our own 5gen stealth fighter in the future… I dunno

Last edited 2 anos atrás by Fernando C. Vidoto
Vendéen

Bonsoir mon ami, Bonsoir mon ami, The F35 is the best fighter out there (aside the f22). I hope my country get some of them in the future. >>> Sem dúvida, o F-35 é um bom avião. Portanto, devo lembrar o conteúdo do concurso suíço: Um avião para: 1) Missão principal: policiar o céu. 2) Ter uma aeronave que também tenha boa capacidade de suporte em solo. 3) Também dê reconhecimento. Desculpe, o F-35A não é realmente uma aeronave de superioridade aérea multifuncional. Além disso, estranhamente, o F-35-A ainda não tem sua capacidade operacional total dentro da própria Força Aérea… Read more »

Fernando C. Vidoto

Hey man, good night (here it is getting late as well… and also very cold for brazilian standards – 6 celsius degrees). You made good points of why Switzerland chose the f35. I think you guys and the swiss are pretty close, right? For political reasons they could bought the Rafale… ——————————- ->Por que não porque o Brasil tem um fabricante de aeronaves industrial / A de qualidade e muito capaz com a Embraer. Yeah, Embraer is good, but I believe it is much better doing private jets than military ones. Maybe, after the ToT (we are receiving from Gripen)… Read more »

RICARDO NUNES BARBOSA

Um péssimo dia para os haters. Como atacar um caça que é mais capaz e custa menos?

Filipe Prestes

Custar menos é muito boa vontade dos americanos. Isso pq foi pra Suíça. Concordamos em ser o mais capaz.

Last edited 2 anos atrás by Filipe Prestes
Paulo

Normal, escolheu o melhor caça.

DSC

“…Aviões de caça: F-35A oferece o maior benefício geral com o menor custo, de longeTodos os candidatos cumpriram os requisitos definidos para a avaliação. Tanto para a aeronave de caça quanto para o sistema GBAD de longo alcance, o candidato que prometeu o maior benefício também foi o que teve o preço mais baixo. No caso do caça, esse candidato é o F-35A. Com 336 pontos, apresentou o maior benefício geral e foi o vencedor claro com uma vantagem de 95 pontos ou mais sobre os outros candidatos. Esta aeronave obteve a melhor pontuação em três dos quatro critérios principais… Read more »

Last edited 2 anos atrás by DSC
DSC

“…Autonomia de dados asseguradaAo tomar sua decisão, o Conselho Federal também levou em consideração as dependências tecnológicas existentes do fabricante e do país fabricante. Embora as dependências não possam ser completamente descartadas quando os sistemas são adquiridos, todos os candidatos foram capazes de garantir a autonomia dos dados. No caso do F-35A, o gerenciamento cibernético do sistema, a segurança de sua arquitetura de computador e suas medidas de proteção cibernética se combinam para garantir um nível especialmente alto de segurança cibernética.Como com todos os outros candidatos, com o F-35A a Suíça controla quais informações devem ser trocadas com outras forças… Read more »

DSC

“…O F-35A custará cerca de CHF 2 bilhões a menos que os concorrentesAlém dos benefícios, o F-35A também obteve o melhor resultado em termos de custos. Os custos de aquisição e operação são os mais baixos para esta aeronave. Na época em que as licitações foram feitas em fevereiro de 2021, os custos de aquisição totalizaram CHF 5,068 bilhões – bem abaixo do limite financeiro de CHF 6 bilhões estabelecido pelos eleitores. Mesmo contabilizando a inflação até o momento do pagamento, os custos de aquisição permanecerão abaixo do limite de crédito.O F-35A também tem os custos operacionais mais baixos de… Read more »

Luís Henrique

Exatamente essa parte que muitos não leram ou ignoraram.
Todo mundo bate na tecla dos custos operacionais exorbitantes dos F-35, porém, na avaliação suíça vem esse banho de água fria, foi 2 bilhões mais barato que o segundo licitante mais baixo.
Ou seja, supondo que Super Hornet, Rafale e nem Eurofighter vão cobrar muito mais em seus caças, da para supor que os custos para operar o F-35 devem ser muito próximo ou mais baratos do que das outras 3 opções.

Jacinto

É interessante ver que os suiços – e este pessoal entende de contabilidade – estabelece que a qualidade do simulador, ao reduzir a necessidade de vôos de treinamento, acaba por reduzir o custo operacional…

Hcosta

Não teria tanta certeza. O F35 tem a vantagem de ser monomotor mas ao ser stealth faz com que tenha despesas extra.
E esses cálculos de operação são feitos em previsões e em questões de escala.
Nos EUA ainda não conseguiram resolver esse problema.
Depende muito da LM e de que forma vai abdicar de alguma da manutenção. Uma coisa são os EUA a fazer pressão para diminuir os custos, outra coisa é a Suíça.
É daquelas coisas só se compreende na vida real e é aí que se fazem as contas.

DSC
Mestre D'Avis

DSC vem aqui com fatos e fontes do governo Suíço? Não pode!
Tem que dizer que só ganhou por pressão política!!

Engraçado que o F-35 perdeu apenas num único ponto…O offset tecnológico que seria onde a pressão política se faria sentir.

Filipe

Enquanto isso o Brasil escolheu o Gripen NG, ficaremos isolados , a grande maioria das nações Ocidentais migrando para o F-35.

Carlos Gallani

Eu falo a muito tempo que o Gripen não vende e que ninguém vai manter um parque fabril com escala para seus componentes daqui 20 anos, hoje tudo é ótimo, carro zero e sempre alegria mas a manutenção dele deve ser bem cara no futuro com ToT ou não!
Por mais que hajam muitas peças compartilhadas, quanto mais tem voando maior a chance de vc não sofrer por peças nem que seja em desmanche!

Hcosta

Não é bem assim, o Gripen é uma boa escolha e não me parece que vão fabricar o F35 na Suíça.

Camargoer

Caro Hcosta. Acho que os F35 suíços serão adquiridos prontos dos EUA.

Marcos Cooper

Não importa onde serão fabricados.SERÃO FABRICADOS! E muitos.

André Luiz Carvalho de Magalhães

Acredito que se na época do TOP GUN existisse o F35, ele seria o astro principal do filme. Sou fã do F22 , que já não é mais fabricado. Mas na minha opinião o F35 foi uma excelente aquisição para a SUÍÇA. Vou torcer para resolverem os problemas que ainda estão presentes no vetor , serem resolvidos o mais rapidamente possível e de maneira definitiva

André Luiz Carvalho de Magalhães

Continuação: Meu desejo é o Brasil tivesse condições de comprar o F22 ou F35 para nossa força aérea.

Camargoer

Caro Andre. Caso fosse de interesse da FAB, o Brasil poderia ter escolhido o F35, até porque ele foi oferecido para compra direta fora do FX2. Contudo, desde o FX a FAB deixou claro que queria acesso ao código-fonte do caça escolhido algo que o F35 não oferecia, não oferece e não oferecerá. A FAB poderia ter escolhido um caça bimotor também, bastando colocar como finalistas o F18 e o Rafale, excluindo o F39NG. Portando, o F39E/F foi uma escolha soberana da FAB.

João Fernando

Mas e aí, custa mais caro mas vamos integrar alguma arma nacional? O piranha? O Mansup? Nunca iremos.

Camargoer

Caro João. Além de armamentos, o acesso ao código-fonte permite a integração de sensores e do algoritmo usado para combinar informações de diferentes sensores para ser apresentado ao piloto de modo integrado. Uma vez que se aprende fazer isso para um caça é possível fazer isso para qualquer coisa. Além disso, a capacidade de integrar novas armas permite à FAB adquirir mísseis russo, chineses, franceses, israelenses ou de qualquer outra origem, independentemente da permissão do fabricante.

Fernandes

Três perguntas:
_ Porque Israel usa o F35 na retaguarda ou como vetor eletrônico e os ataques efetivos são feitos pelos F15 e F16?
_ Porque Israel está negociando novo lote de F15 e não de F35?
_ Algum outro país já usou o F35 em condições reais de combate, em local onde o espaço aéreo não está sob controle amigo?

Luís Henrique

1) Israel não usa o F-35 na retaguarda. Ao contrário, nas missões mais perigosas, usa os F-35 poque os outros caças possuem capacidade de sobrevivência bem menor. Porém, para atacar terroristas mulambentos não é necessário toda vez enviar os seus melhores caças. Além do que, a frota de F-35I em Israel ainda é pequena, comparada com a quantidade de F-16 que possuem, natural que os F-16 sejam usados em maior número. 2) Israel está negociando novo lote de F-35 também. Porém, também cogita adquirir um número de F-15 EX. Isso ainda não foi definido, pode ser que não venha a… Read more »

Maurício.

Fernandes, até o início do ano o F-35 ainda tinha mais de 800 problemas/falhas, alguns mais problemáticos e outros nem tanto, sem contar que o F-35 ainda não possui o FOC, que é a sua capacidade operacional plena/total, atualmente não sei quantos problemas ele ainda tem, provavelmente a grande maioria já foi solucionada, mas os israelenses são mais precavidos, o F-15 e F-16 ainda atendem muito bem as missões, não tem porque ariscar uma aeronave que ainda nem tem o FOC, eles podem esperar.

Andre

1 – Você tem ai os planos de ataques israelenses mostrando que eles não utilizaram o F35? De acordo com um site razoavelmente conhecido, chamado Aereo, Israel já utilizou o F-35 em combate:

https://www.aereo.jor.br/2019/08/01/israel-usa-o-f-35-para-atacar-duas-vezes-alvos-iranianos-no-iraque/

2 – Prq o F15 transporta 13ton de misseis e bombas, e em um ambiente de média e/ou baixa intensidade, como atualmente a Síria ou o Iraque, ele dá conta do recado.

3 – Algum operador do F35 está travando alguma guerra em local onde o espaço aéreo não está sob controle amigo?

Hcosta

Não tem F35 Americano na região do Médio Oriente?

Andre

O Fernandes questionou sobre os f35 israelenses.

Eu não tenho nenhum canal direto com a usaf e dependo de notícias de sites como o aéreo.

Rodrigo Martins Ferreira

Repetindo

O futuro é stealth, tripulado ou não tripulado.

Hcosta

Não sei, talvez seja como a diferença entre submarinos convencionais vs nucleares. O nuclear é superior em quase todos os aspetos mas é muito mais caro de adquirir e manter.

Poderá acontecer o mesmo com aviões stealth. Nem todos os países terão capacidade para ter um frota composta só de caças stealth e para 99% das vezes nem precisam.
Os drones serão um fator determinante mas também precisam de uma infraestrutura robusta de C2.

Rodrigo Martins Ferreira

Quem não tiver condições terão apenas alvos.

Segatto

Essa seção de comentários será legal. Até outro caça stealth ocidental entrar em serviço e for exportável, vai dar F-35 para quem pode pagar no Ocidente e países alinhados

Andre

Não precisa nem ser ocidental. Até outro caça de 5 geração for oferecido ao mercado, o F35 é o que existe de melhor, dentre os disponíveis.

Quiçá quando o J31 ficar pronto, o F35 vai ter um concorrente no mesmo nível.

Foxtrot

Outra surra que o Gripen leva.
Pelo jeito os únicos dois maiores compradores dessa “jossa” foram Suécia e Brasil.
A Suécia como fabricante até entendo, mas o Brasil ??????

Paulo

Há quem diga que os espertos somos “nós” e os “burros” são o resto, rindo dessa ilusão.

Foxtrot

Exatamente caro Paulo.
Algum espertalhão daqui irá fazer piadas de equipamentos chinês, indiano, turco etc.
Nós que somos os “malandros espertos” bando de safos kkkk.

Jadson Cabral

O Gripen agora é jossa? Seu viralatismo me enoja. Qualquer coisa que o Brasil comprasse você criticaria, até mesmo o F-35, porque o problema é com você mesmo

Foxtrot

Coitado!
Não sabe nem o sentido desta palavra.
Segue o rebanho meu caro !

Bruno

Não Jadson, está longe de ser uma jossa.. Pelo menos pelos próximos 15~20 anos. Gosto do Gripen, acho uma máquina bem acertada. Mas a expectativa de operação de uma caça na FAB como sabemos é de 30 anos e alémmmm.. . Aí me pergunto, daqui 20 anos quando o Chile (hipoteticamente) começar a operar o F-35 volta toda aquela situação da FAB não ter mais a supremacia aérea na região.. . Teoricamente com o Gripen o Brasil estaria capacitado a desenvolver um caça nacional mais avançado, pois bem, a ideia é ótima mas sabemos como a banda toca por aqui..… Read more »

Camargoer

Caro Fox. Creio que o debate mais interessante é a disputa entre o F18 da Boeing e o F35 da Lockheed. Acho muito estranho dizer que o custo de operação e aquisição do F18 seja superior ao do F35. Sobre o fato do F39E/F ser operado apenas pelo Brasil e pela Suécia, lembro que muita gente criticava o Rafale usando este argumento. Ora, o Brasil não fabricava nenhum dos caças apresentados no FX2, sendo que na época apenas a França operava o Rafale e o o F39NG era um caça que seria desenvolvido. Segundo o seu argumento, a única opção… Read more »

Juarez Martinez de Castro

Errado. O F 18 C)D nao participou do FX 2, mas sim o Super Hornet F 18 Eco/Fox.

Camargoer

Olá Juarez. Você em razão. Obrigado pela correção.

Fernando C. Vidoto

Cada venda de F35, Rafale, ‘GripenC’, SH ou qualquer outro jato conta como uma venda a menos para o ‘Gripen E’.

.
O que vocês acham pessoal? Isso procede?

Att.

Foxtrot

O problema de só Brasil e Suécia operarem o Gripen será sentido na hora que precisarmos de peças de reposição.
Mesma história vivida no caso AMX.
Mas ao que parece, as lições não foram aprendidas no caso AMX.
Aliás, as lições nunca são aprendidas aqui no Brasil.
A história tem ensinado há anos, mas nunca aprendemos.
Espere e verá daqui há alguns anos.
Verá que tomarão a mesma decisão de hoje (compraram qualquer projeto de caça, para montagem local e que só Brasil e país desenvolvedor operarão).

Fernando C. Vidoto

Mas o principal do projeto foi a ToT certo?

Acho que temos que desencanar dessa ideia de exportação. Não foi para isso o desenvolvimento do projeto!

Att

Flanker

As vendas são necessárias! Vitais!! O Gripen E/F só vendeu 96 unidades até agora. O AMX vendeu o dobro disso e olha o problema que se está enfrentado já há um bom tempo com a reposição de determinados componentes. O Gripen E/F precisa vender muito!!!

Camargoer

Caro Fernando. A venda do equipamento militar é sempre limitada, enquanto que a venda de produtos civis tem mercados muito maiores. Por essa razão, o desenvolvimento militar é baseado em tecnologias de uso dual. Portanto mais importante que exportar F39, será desenvolver uma série de produtos de alto valor agregado que possam usar a conhecimento adquirido.

Foxtrot

T.O.T que a Suécia ainda domina ? Fábrica de aero estruturas, compra de 41% da Akaer pela SAAB, fábrica de não sei mais o que da SAAB no Brasil etc. Transferência de tecnologias de mim para mim fica fácil. Aprendemos mais com o AMX do que com o Gripen. Não precisava os do projeto FX, já temos conhecimentos para desenvolver um caças supersônico desde já década de 80. O projeto MFL da Embraer é prova disto. O próprio ALX é um caça, só que turbo hélice. Com um pouco mais de vontade, poderíamos evoluir o AMX para o patamar de… Read more »

Camargoer

Caro Fox. O AMX não foi exportado mas o seu desenvolvimento permitiu a fabricação dos aviões regionais, e em algum sentido no desenvolvimento do A29, que venderam muito. A conta é mais complexa. Creio que o desenvolvimento do F39F é uma tentativa de repetir a experiência do AMX.

Foxtrot

Caro Camargo, sei disto amigo.
Só estou falando que mais uma vez, no campo militar o Brasil vai na mesma armadilha.
Depender de caça que só dois países operam.
Mais uma vez viveremos o terror da logística, já que o Gripen operará na FAB por bons séculos.

Hcosta

Qual é o mercado do Gripen?
Caças 4,5 monomotor e não há muitos para comparar.
O que vai roubar mercado será esta versão do F16.
E os países trocarem as linhas de manutenção que já existem por outras por causa do Gripen não faz com seja mais fácil a venda.

O que sobra? Países que pretendem mudar para um novo modelo ou países que ainda não têm caças.

Vendéen

Não sei quanto a vocês, mas ainda acho surpreendente o diferencial de preços.  Principalmente quando sabemos que os americanos estão reclamando porque acham o custo da hora de vôo do F-35 muito alto (entre $ 35.000 e $ 40.000). A solução para eliminar esse fato: Fazer muito simulador diminui o custo. para o F-35.lol Mas para os outros aviões também, não? Uma análise francesa (bastante dura lol) sobre a escolha do governo suíço, portanto, não necessariamente objetiva lol. https://www.meta-defense.fr/2021/06/30/la-suisse-choisit-le-f35-et-le-patriot-americain/ Uma análise suíça bastante objetiva. lol https://www.blick.ch/fr/news/suisse/le-f-35-appareil-de-haut-vol-lavion-le-plus-meurtrier-du-monde-a-ete-choisi-par- the-federal-Council-id16642838.html Além disso, os motores do F-35 sofreriam um desgaste preocupante. https://www.bloomberg.com/news/articles/2021-02-10/air-force-cuts-back-exhibition-flights-on-new-f-35-engine-woes Além disso,… Read more »

Jadson Cabral

Pra uma força aérea que só funciona em horário comercial, tá ótimo. O F-35 vai poder descansar muito e terá muito tempo para manutenção

Last edited 2 anos atrás by Jadson Cabral
FABIO MAX MARSCHNER MAYER

Todo terceiro mundo quer comprar os F-5 da Suíça justamente por isso: pouco usados e precisamente manutenidos. Não será diferente com o F-35, como não é diferente com os F-18… e provavelmente eles adquiriram o F-35 justamente por isto: os custos de manutenção de quem voa pouco, são menores do que os de quem voa muito. Daí, valeu a pena adquirir o vetor mais moderno do mercado.

Andre

“”Aiiiinnn…mas o relatório de 1912 mostrou que o f35 tem 5 milhões de problemas….”

Se o mesmo jogo:

Quem pode compra
Quem não pode, fala mal

todo mundo que pôs as mão nele, quis. Quem não tira a mão do teclado, fala que não presta e é um fracasso.

Camargoer

Caro Andre. Creio que a discussão é outra. Praticamente todo mundo concorda que o F35 é um excelente caça, mas a questão a ser levantada é o custo de operação e a possibilidade de nacionalizar a sua produção e o acesso ao código-fonte. São poucos os países que poderão participar da fabricação do F35, restando apenas a opção de adquiri-lo pronto. Também são poucos os países que terão acesso ao código-fonte ficando dependente da assistência do fabricante. O debate é muito mais amplo.

Jacinto

A questão de nacionalização nem é tão problemática porque, a rigor, na maioria dos países (Brasil inclusive) se apertar um parafuso no país, pode colocar a etiqueta “Made in Brazil”. É claro que isso é uma piada, mas se a montagem final ocorrer no país, ainda que todos os componentes sejam produzidos no exterior, a maioria dos países considerará satisfeita a questão da produção nacional. Agora, código fonte é uma questão complicada. Acho que só Israel e o Japão conseguiram acesso – e mesmo assim parcial – ao código fonte do F-35.

Camargoer

Olá Jacinto. O Japão tem o hábito de nacionalizar todo o material militar adquirido. Fica mais caro, mas eles adquirem o projeto, revisam e fabricam localmente, inclusive com acesso ao software. Fica mais caro, mas há um enorme envolvimento da indústria local. O detalhe é que fica mais caro em moeda local (iene) mas o desembolso em moeda estrangeira é menor.

Jacinto

Olha, fabricar sob licença não é algo incomum, mas o caso de F-35 é um pouco diferente. Isso porque, desde o início, o programa estabeleceu níveis de parceria entre os países interessados em participar do projeto e, em contraprestação, a produção foi segmentada de forma a permitir a participação da indústria destes países parceiros na produção do F-35 – quase um offset. Acho que, por conta desta peculiaridade, não é possível licenciar a produção do F-35 para que ele seja inteiramente produzido no Japão, para o Japão, por indústrias japonesas, já que esta situação acabaria prejudicando os países parceiros.

Camargoer

Olá Jacinto. Eu precisaria pesquisar as condições do contrato de fornecimento do F35 para o Japão. Creio que havia essa discussão sobre a fabricação do F35 no Japão com ao menos a estrutura toda fabricada no Japão. Creio que os motores e parte dos sensores seriam importados. Os japoneses tem uma estratégia bastante particular de nacionalização dos materiais de defesa.

Andre

Primeira vez que vejo alguém questionar isso. Não foi problema para Japão, Coreia, Israel, emirados árabes, e nem foi comentado agora para a suíça.

O Egito comprou su35 sem nada disso, Índia comprou o Rafale sem nada disso, arábia saudita comprou o typhoon sem nada disso….

Camargoer

Olá Andre. O acesso ao código-fonte foi uma exigência da FAB. Eu não sei como será feito o F35, mas a versão do F16 japonesa foi construída pela Mitsubishi com todo acesso ao código fonte. Quando a FAB adquiriu os F5E e MirageIII novos, a maior parte do equipamento era analógica. Os países produtores de petróleo costumam comprar material militar de prateleira até como forma de equilibrar a balança comercial. O Brasil e o Iraque tinham esse tipo de relação comercial. Então não dá para comparar. No programa FX2, já havia a exigência do acesso ao código fonte. Os franceses… Read more »

Andre

Caro camargoer, acho que mais uma vez você respondeu à pessoa errada. Eu não falei absolutamente nada sobre o f35 na fab, apesar de um outro colega forista ter dito….

Felipe Elias Maia

Canadá e Finlândia irão pelo mesmo caminho, acredito.
Não tem como, pessoal. Todos são excelentes, mas deixar de adquirir o F-35 e optar por qualquer concorrente seria o mesmo que comprar um carro carburado quando já se tem carro com injeção eletrônica no mercado. Exemplo tosco, porém elucidativo.

Camargoer

Caro Felipe. É preciso lembrar que o F39 não participou da licitação na Suíça. Acho difícil imaginar que o F35 seja mais barato de comprar e operar que o F35. Aliás, eu acho estranho que o F35 seja mais barato de operar que o F18.

Juarez Martinez de Castro

E, espera sair os detalhes do contrato e tu vais cair duro com o valor.

Camargoer

Caro Juarez. Estou de fato curioso. O F18 é um caça plenamente desenvolvido, cujo custos já foram amortizados há anos. A impressão que tenho é que o governo dos EUA esteja fazendo algum tipo de dumping para ampliar as vendas do F35, mas isso é apenas um palpite.

Jacinto

São duas coisas. A capacidade de todos os caças da família “teen” (F-15, F-16, F-18) está sendo melhorada com novos sensores, eletrônica, etc, mas isso não vem de graça. Junto com aumento de capacidade vem aumento nos custos de operação. E quando se soma isso ao envelhecimento da frota, o que os EUA estão vendo é que o custo de operar a frota “teen” é cada vez maior. Já o F-35, especialmente a versão “A”, está vendo uma curva oposta: seu custo de operação está diminuindo, em grande parte porque pararam com aquela política (idiota) de ir acrescendo capacidade aos… Read more »

Camargoer

Olá Jacinto. Concordo com o seu raciocínio, principalmente quando são comparados os custos de um avião novo em relação ao custo de um avião usado, que foi operado por 15~20 anos. Contudo, fico com dúvidas se esse raciocínio pode ser usado para comparar um F35 com um F18 ambos novos. Neste caso, o F18 novo não tem os custos de modernização ou de envelhecimento das células. O que acha?

FABIO MAX MARSCHNER MAYER

O ganho de escala do F-35 vai se impor com o tempo. Afinal, em pouco tempo será o caça mais vendido do mundo, seus custos de manutenção cairão naturalmente…

Camargoer

Olá Fabio. A tendência é uma curva em “U”, com uma redução dos custos de operação conforme o equipamento vai se consolidando e as equipes de operação e manutenção ganham experiência até atingir um mínimo. A partir deste ponto, o desgaste do material e a necessidade de peças de reposição e de atualização de capacidades passa elevar os custos para valores impeditivos.

Antonio Palhares

Não acredito que seja mais barato. Tem que ver as planilhas.

Luiz Trindade

A força politica dos EUA faz muita diferença na hr de vender esse caça. E como faz diferença…

JPC3

A União Europeia também faz, e faz muita.

ERNANDO SIMIAO DA SILVA FILHO

Onde esse avião entra pra concorrer, vence, se os critérios técnicos forem preponderantes. Apesar dos problemas que apresentou no desenvolvimento, parece realmente superior a qualquer outra coisa que voe hoje.

Inimigo do Estado

Suíça quebrando o paradigma de europeu inteligente kkkkkk

Inimigo do Estado

– Comandante uma aeronave inimiga invadiu nosso território, podemos mandar os F-35?
– Não Eldridge, está nevando e infelizmente o F-35 não pode passar frio….

Kemen

Supondo que a Força Aérea Suiça escolheu o que mais atendia ao desejado, eu como simples entusiasta tenho lá as minhas opiniões. A Suiça como neutra e historicamente não envolvida em guerras externas, não acredito que iria no futuro atacar ninguém. Se a Suiça fosse invadida por tropas adversárias, precisaria além de bombardear as tropas inimigas, interceptar os caças invasores, mas o F-35 não é o mais indicado para missões de interceptação, nesse caso o Rafale IV seria mais indicado. Para bombardear tropas invasoras o Rafale desempenha a mesma função que o F-35, com uma panoplia de armas muito versatil..… Read more »

Last edited 2 anos atrás by Kemen
Jacinto

Mas o território da Suíça é tão pequeno que qualquer uma das aeronaves que participaram da concorrência, partindo de uma base no centro do país e voando em velocidade de cruzeiro chegaria às fronteiras em menos de 15 minutos. Como interceptador, qualquer um deles cumpre o papel.

Wagner

Uma coisa que acabou ficando de fora dos comentários nessa jogada: quanto dinheiro os controladores da Lockheed têm em bancos suíços? Acreditar que a população suíça é formada exclusivamente por seres intelectualmente superiores à prova de manipulação propagandística na escolha de equipamentos militares é um terrível equívoco.

Flanker

Se o vencedor fosse o Typhoon ou o Rafale ou o Super Hornet, com seus devidos construtores e controladores, você usaria os mesmo parâmetros para fazer seu comentário?

FABIO MAX MARSCHNER MAYER

Moço, até chineses e russos envolvidos no mercado aeroespacial têm contas na Suíça… ou você acha que Rússia e China são países isentos de corrupção?

MestreD'Avis

Só gostaria fe fazer uma questão aos entendidos do site:

Esta semana saiu a noticia do Egipto comprar Su-35 e Mig-29… Será que podemos aplicar a mesma lógica e dizer que foi pro pressão do governo Russo?

Há uma falta de lógica gritante nos comentadores quando se trata de alguns aviões e das escolhas dos países…

Flanker

Exato!!

Maurício.

Mestre, isso é normal, vai nas matérias onde o Rafale foi escolhido e você vai ver comentários parecidos, falam até de propina e suborno, só que de uma torcida diferente, isso é normal, cada torcedor torce pelo seu caça/país favorito.

Kemen

Mesmo com manutenção garantida, as peças e partes que precisarem ser substituidas são pagas a parte. A garantia de manutenção só abrange tecnicos e especialistas que sabem como montar, desmontar e localizar os problemas que surgirem. A Força Aérea da Suiça que se prepare, mas… eles ficarão mais nos hangares que em vôo, também nem fazem parte da OTAN e seus exercicios, dai o custo de manutenção talvez sera menor, mas não poderão esquecer de substituir as partes que ficarem desatualizadas. Paricipar somente de forças de paz, não requer caças stealth. Tem um aspecto interesante nessa compra, a Suiça notadamente… Read more »

Francisco Eduardo cunha

“O F-35A foi 2 bilhões de francos suíços mais barato do que a próxima oferta mais baixa, disse o governo, quando se trata de comprar e operar a aeronave”
Sério isso? Com tantas reportagens mostrando literalmente o contrário e com inclusive governos que o haviam escolhido e participante do consórcio tendo por pressão política e popular abrir nova concorrência justamente pelos altos custos dele???
Posso estar errado…..mas achei estranha essa justificativa, ainda mais que a força Aérea suíça é voltada mais para defesa aérea e não penetração profunda em território inimigo e ataque o qual ele é especializado.

Antonio Palhares

Os Americanos são muito competentes e persuasivos na hora de defenderem seus interesses.

Vendéen

Boa noite,

Um ex-piloto do Rafale Marine (aviação naval) acha que essa escolha não é racional. Surpreendente, segundo ele, o Super Hornet foi a escolha mais lógica para a Suíça.
https://www.youtube.com/watch?v=Olx03vxRxFQ

Vendéen

Bonjour,

Há uma realidade de fatos a respeito deste avião muito bom projetado especialmente para atacar o dispositivo inimigo em profundidade.

Essa realidade está ausente fora dos EUA?
“RELATÓRIO DOS EUA PREOCUPA-SE SOBRE EXPLOSÃO DE CUSTOS DE MANUTENÇÃO F-35”
https://www.bfmtv.com/economie/entreprises/industries/un-rapport-americain-s-inquiete-de-l-explosion-des-couts-de-maintenance-du-f-35_AN-202107080163.html

https://www.defensenews.com/air/2021/07/07/watchdog-group-finds-f-35-sustainment-costs-could-be-headed-off-affordability-cliff/