Home Aviação de Ataque Israel usa o F-35 para atacar duas vezes alvos iranianos no Iraque

Israel usa o F-35 para atacar duas vezes alvos iranianos no Iraque

19690
143
F-35I Adir da IAF

Por Yoni Weiss

JERUSALÉM – Israel ampliou o alcance de seus ataques anti-iranianos e atacou duas vezes alvos no Iraque nas últimas duas semanas, informou nesta terça-feira o jornal árabe Asharq Al-Awsat.

De acordo com a reportagem, que cita diplomatas ocidentais anônimos, Israel atingiu depósitos iranianos que armazenavam armas e mísseis no acampamento Ashraf, nordeste de Bagdá, duas vezes no mês passado.

Em 19 de julho, a base foi atingida por um caça israelense F-35, acrescentaram as fontes. A base foi supostamente atacada novamente no domingo.

A base foi usada anteriormente pelo Mujaheddin do povo do Irã, uma milícia que lutou contra o regime iraniano.

O acampamento Ashraf está localizado a cerca de 80 km da fronteira iraniana e a 40 km a nordeste de Bagdá. A reportagem disse que os assessores iranianos ficaram feridos no ataque e que um carregamento de mísseis balísticos recentemente trazido do Irã para o Iraque foi alvo.

No ano passado, vários ataques contra a Guarda Revolucionária Iraniana e a milícia libanesa Hezbollah na Síria foram atribuídos a Israel.

Na quarta-feira passada, a mídia estatal síria disse que houve relatos de um ataque israelense a uma área estratégica no sul da Síria, onde fontes ocidentais de inteligência disseram anteriormente que é uma área conhecida por ser base das milícias apoiadas pelo Irã.

F-35I e F-16I
F-35I e F-16I

Uma notícia do estatal Ikhbariyah não deu detalhes, mas disse que o ataque foi dirigido a Tel Haraa, que há muito tempo era um posto avançado para as forças russas, mas que foi posteriormente tomada por milícias apoiadas pelo Irã, segundo fontes da inteligência ocidental.

Tel Haraa é uma área estrategicamente localizada no sul da província de Deraa, com vista para as colinas de Golan, em Israel. Foi durante muitos anos um grande posto de radar militar russo até que os rebeldes assumiram o controle em 2014, antes de ser novamente recapturado pelo exército sírio no ano passado.

A zona tem sido alvo de ataques israelenses contra as milícias apoiadas por Teerã que se entrincheiraram no sul da Síria e nas Colinas de Golã, perto da fronteira com Israel.

O ministro da Cooperação Regional, Tzachi Hanegbi, disse em uma entrevista na semana passada que Israel é o único país do mundo que “está matando os iranianos”.

“Por dois anos, Israel tem sido o único país do mundo a matar iranianos”, disse o ministro. “Nós atingimos os iranianos centenas de vezes na Síria. Às vezes eles admitem, às vezes, publicações estrangeiras expõem o assunto, às vezes um ministro, às vezes o chefe de gabinete. Mas tudo é uma política coordenada.”

“Os iranianos são muito limitados em suas respostas, e não é porque eles não têm as capacidades, mas porque entendem que Israel não brinca”, disse Hanegbi. “Somos muito firmes em questões de segurança nacional.”

O primeiro-ministro Binyamin Netanyahu disse no início deste mês que “o único exército do mundo que está combatendo o Irã é o exército israelense”.

FONTE: Hamodia

143 COMMENTS

    • Realmente estranho… O Iraque está se aliando ao Irã, contra Israel? E os F-16 iraquianos? Afinal, os norte-americanos deixaram totalmente o Iraque?

      • torres, não é tão estranho assim.
        O Irã tem uma grande influência (política e/ou militar) no Iraque (uma boa parcela da sua população é Xiita), na Síria e no Líbano e é isto que preocupa Israel e de forma velada a Arábia Saudita e os outros países com influência Sunita. Maior o caos em um país (no caso a Síria e em um menor grau o Iraque), mais fácil é o tráfego dos militares e milicianos do Irã.
        Apesar do Iraque fazer fronteira com a AS, a região de fronteira é basicamente sunita, então a AS está relativamente tranquila, mas eles sabem que é uma questão de tempo para que a balança acabe pendendo para o outro lado. Para mim (infelizmente) é uma questão de tempo, Israel, EUA ou AS (meio nesta ordem) entrar em um conflito direto, sem intermediários com os Iranianos.

      • torres, o Iraque atualmene ainda é pura anarquia, a guerra contra o Iraque não pacificou o pais como se esperava, sunitas, xiitas e curdos tem presença na região, brigam e detonam bombas uns nos outros, por isso os iranianos podem ter presença no territorio onde a maioria é xiita. Tem militares estrangeiros no Iraque até hoje.

        • Como se esperava??? Só um cego não via é vê o crime que os Estados Unidos fizeram e fazem no Iraque e restante mundo árabe. Nesse sentido não se esperava nada a não ser o que de facto ocorreu.
          Vamos pacificar regiões a pôr abaixo governos, único sustento de ordem, para o bem e para o mal, e a dissolver as suas instituições legítimas (forças armadas, forças de segurança, etc).
          Agora vêem se aflitos para criar um estado que ninguém quer nem ninguém aceita.

  1. F-35 já mostrando para o que foi feito.

    A Força aérea do Iraque não pode fazer nada por algum acordo ou sequer ficaram sabendo que os F-35 estavam voando?

      • Publicação israelense que li, diz respeito a um ataque de drone a milicianos xiitas pro-Irã, do grupo chamado de PMU, que vem a ser o maior grupo miliciano do Iraque.
        Acredito ser o mesmo ataque.

      • Falta vc, e inúmeros outros no site, entender que o F35 nao entra no espaço aereo do Iraque pra lançar o missel … O iraque não tem sistemas de defesa antiaerea suficientes e eficientes o bastante pra abater o missel e, mesmo que o tivesse, acho improvavel que o Iraque usasse seus recursos para evitar um atque a uma area militar sobre controle de milicias…

  2. Rapaz…..com Israel não se brinca, como dito no texto, eles levam segurança nacional muito a sério.
    Difícil não sentir uma pontícula de inveja por tudo que são dentro de toda a limitação(falta de abundancia em recursos naturais) que poderiam usar como desculpas aos moldes brasucas e toda a estrutura tecnológica que possuem e uma indústria de defesa ímpar que produz de tudo.
    Lembrar que em breve começarão a instalar os recheios totalmente israelenses no F-35 I Adir, por enquanto somente alguns sistemas são locais mas desde o contrato já se sabia da instalação de sistemas eletrônicos israelenses como o fazem em todos os seus vetores.

    • Sim, brasileiros são acomodados e usam desculpas. Mas vivemos numa zona que nos permite nos sentirmos numa zona de conforto, afinal aqui na AL temos a paz entre os países e o flagelo não é as guerras, mas as drogas e a violência que, no caso do Rio de Janeiro, causa números de mortes piores que os dos conflitos do Oriente Médio.
      Por outro lado, o sentimento de uma “pontícula de inveja” das capacidades de “tudo que são dentro de toda a limitação” não deveria ser pela atuação e superação dentro das limitações geográficas e naturais, mas muito pela colaboração de toda a gigante rede de apoiadores do país formada por descendentes étnicos espalhados pelo mundo, em todos os países, com grandes concentrações de renda atuando nos mais variados setores e regendo a economia do planeta. Seja no sistema financeiro, na imprensa, no cinema, na cultura, na indústria da música e no governo da maior potência.

    • Sim você só esqueceu de dizer é que por trás de Israel existe uma superpotência bancando toda essa festividade de incursões de aviões para bombardear os países dos outros sem o menor respeito as leis internacionais de soberania países nórdigos com avançada tecnologia não tem grana para fazer essa festa no telhado dos outros.

  3. Que notícia estranha!
    Como assim ‘depósito iraniano a 40 km de Bagdá’???
    Que a milícia xiita é enorme e que dentro em breve deve assumir o País e expulsar os americanos é teoricamente aceitável.
    Agora, depósito iraniano num país ocupado pelo inimigo é pouco plausível.

    • Concordo com Você Kings, também peço mais esclarecimentos da galera. Ou tem alguma ruído na matéria ou os Iraquianos são uns inúteis. Abraço!

      Obs.: Milicia Xiita a expulsar os americanos???? Isso não é possível no momento, quem expulsará os Americanos é o Povo Iraquiano, e pelo jeito eles não querem que os EUA saiam por agora, principalmente com Persas Iranianos a 40 quilometros de Bagda (gosto de lembrar sempre que os Iranianos não são Arabes, e os proprios Arabes nunca esquecem disso).

      • Ricardo
        O que eu li é que a milícia xiita estava para ser desmobilizada e parte integrada ao Exército.
        E que também, há cerca de dois meses, o Governo americano deu ordens para evacuação de pessoal não essencial por medo de ataques.
        Àquela época, ocorreu bombardeio de instalações americanas (se não me engano, uma instalação de manutenção de equipamentos militares) que foi atribuída a milícias pro-Irã.
        Mas, como tudo no Iraque, a situação é confusa.
        Saudações.

        • Em tempo:
          O que eu quis dizer é sobre a crescente importância política dessas milícias e não uma vitória militar contra os EUA.
          Isso combinado com essa situação conturbada de ataques, atentados e etc. , acima descrita, comuns nessa região do Planeta.

          • Acho que a retirada do contingente Americano deveria ser tratado de forma natural. Ou o Iraque volta a normalidade ou muda o nome do Pais para “Araque”.

          • Mais um nick fake do Toinho: Ricardo Bigliazzi.

            Esá ficando mais sofisticado, antes era Cavalo-do-Cão, Mig35 e etc…

    • É por não saber viver em paz com os vizinhos que os judeus já foram expulsos do OM por duas vezes. A terceira não está longe se os sionistas continuarem agindo desta forma. O poder de Israel chama-se USA, o enfraquecimento de um levará o outro a banca rota.

      • Israel é que não sabe viver em paz ? heheh

        Se não tivesse uma força militar razoável… Já teriam sido massacrados há muito tempo ! heheh

      • E quantas vezes Israel foi atacada covardemente? Em todas as vezes em desvantagem de números, tecnologia e até de apoio mundial. Hoje os israelenses atuam preventivamente, principalmente devido ao que sofreram. Não sou apoiador das ações que eles praticam, mas também não tiro os motivos destas.

        • Falta livros de História na “Pátria Educadora”… no seu primeiro dia Israel já foi atacada pelos países Árabes… Mas vai explicar isso para os anti EUA… Israel tem que se antecipar sim, parabéns Israel !

      • A melhor defesa é o ataque, Israel leva muito a sério isso, pois se n implementar essa premissa será varrido do mapa como pregam os aiatolás.Os USA jamais perderão seus poderes de persuasão, mesmo com o sucesso econômico/bélico/geopolítico da China.

      • Francisco Israel não sabe viver em paz, e todas as guerras de Israel contra os vizinhos, que foram os Árabes que começaram? vai fingir que não existiu?

        • Israel tem terroristas? Israel tem homens bombas? Israel chicoteia alguém em praça pública? Israel subjuga o próprio povo? A mulher israelense é um “subhumano”? Ok, agora faça essas perguntas aos vizinhos de Israel.

  4. O melhor “comprovante de qualidade” que existe pra qualquer equipamento e caça que existe, é ser usado pelas israelenses

    • Verdade, de qualquer forma acho que a idéia foi dar um recado para toda a região, de que eles podem chegar longe e não serão detectados.

  5. O texto ficou meio confuso, então recorri ao Google Maps…. Mas, longe de meus singelos palpites, gostaria de ter uma ideia da rota utilizada, que só pode ter sido via Síria, uma vez que a Jordânia não permitiria isso.
    Um belo feito, voar por território hostil, ainda que não contestado pela ausência de uma efetiva força aérea.

  6. Um amigo meu me disse uma vês: “Eu não consigo viver sem um inimigo.”
    Isso me pareceu errado a época, mas depois eu entendi o que ele queria dizer. O povo de Israel precisa crescer sempre ou serão aniquilados. Nó somos acomodados por não termos um inimigo declarado, e quando o temos, esse inimigo somos nós mesmos.

    • Eu concordo. Um inimigo tem mantém alerta e te faz evoluir sempre pra ser melhor que ele. Faltam guerras (ou pelo menos a ameaça de uma) na atualidade brasileira pra ver de faz o sangue desse povo dar uma fervida.

          • Você diz que pode ser invenção da mídia ocidental? Dei olhada no google e tem várias matérias algumas com nomes dos militares Iranianos que dizem isso. Em uma tem a foto de um míssil iraniano escrito isso.

            Não vou colocar link porque não tenho tempo de verificar quais as fontes são mais confiáveis.

          • Pelo Aiatolá, pelo Aiatolá anterior, Recentemente por Chefe das Forças na Síria, Pelos seus Aliados no Iêmem, recentemente fizeram testes de mísseis e quem foi ameaçado? ISRAEL! não seu onde vc esteve nos últimos Nilton.

          • Não precisa ler declaração dos generais iranianos, que a propósito vivem repetindo isso. Faça melhor: veja os vídeos, inclusive dos líderes do Irã, declarando publicamente que querem “riscar Israel do mapa”. Já foi dito por Ahmadinejad enquanto era presidente e pelo Aiatolá Ali Khamenei, líder supremo da revolução iraniana. Detalhe: ambos já falaram isso mais de uma vez cada.

  7. Absurdo: Irã declara que quer exterminar Israel e depois tenta vitimizar-se com essa declaração: “Israel é o único país do mundo que “está matando os iranianos””. Israel está matando porque eles estão se prevenindo de ataques de grupos terroristas que o Irã apoia financeiramente e com armamentos militares.

    • Seguindo essa lógica no Rio de Janeiro a pessoa tem que matar os vizinhos sem lei e sem ordem porque os vizinhos poderão se tornar um inimigo seu assim sem mais nem menos ai a pessoa se previne matando-os como não existe um tribunal militar mundial para punir esse tipo de covardia e que o faz tem um arsenal de 300 bombas nucleares nada se faz, simples assim.

      • Não vejo a situação citada por você ser semelhante. Israel não atacou o Iraque, mas grupos terroristas que possivelmente usariam aquele país para mandar mísseis em Israel. Não acho correto invadir outro território, mas a única forma deles se defenderem é atacando esses grupos terroristas.

      • Enquanto Israel for ameaçado tem que atacar mesmo. Onde já se viu esperar o inimigo se armar?

        Se o vizinho diz que vai te matar e não tem polícia para te defender ou você vai embora ou mata o vizinho. Como não dá para transferir o país de lugar tem que ser assim.

        • Sem tomar partidos, eu penso o mesmo. Qualquer ser vivo em plenas faculdades mentais, ataca primeiro se se sentir acuado. É instinto. Seu comentário me fez lembrar do filme Desejo de Matar com o verdadeiro “mito” Charles Bronson. Só quem é mais velho, ou buscar assistir, vai entender a referência.

      • “Seguindo essa lógica no Rio de Janeiro a pessoa tem que matar os vizinhos sem lei e sem ordem porque os vizinhos poderão se tornar um inimigo seu” eles não se tornarão, eles já são abertamente seus inimigos, dizem que vão varrer do Israel do Mapa, financia os Moradores da área para matar o vizinho, ameaça dia sim, dia sim, monta bases nos vizinhos para lançar mísseis em Israel, ou seja vc deixaria seu vizinho vir te matar ou ficaria esperando igual um ot@rio?

        • Fiz o comentário a respeito do que o JPC3 disse.
          “Se o vizinho diz que vai te matar e não tem polícia para te defender ou você vai embora ou mata o vizinho. Como não dá para transferir o país de lugar tem que ser assim.”

    • Vc quer dizer que a propaganda de Israel funciona….
      Isso só demonstra a índole criminosa do povo de Israel que ataca um país que não está em guerra na desculpa se ser um ataque preventivo.

      • havia esse grupo terrorista que movimentava equipamentos militares e armamentos de guerra dentro do Iraque e o Iraque não percebeu? Mas é claro que o Iraque sabia e fez vistas grossas. Mulçumano odeia Judeu. Só um inocente para achar que por não estar em guerra significa que eles não querem matar um ao outro.

      • “Isso só demonstra a índole criminosa do povo de Israel que ataca um país que não está em guerra na desculpa se ser um ataque preventivo.”
        Não está em guerra? No oriente médio?
        Me poupe… Aquelas bandas estão em guerra desde a origem da humanidade. Tem richas acumuladas desde aquela epoca. Eles só param de atirar para remuniciar.

      • Caramba, Galante e editores agora permitem comentários nazistas mesmo? “índole criminosa do povo de Israel” é algo que me lembra tanto Mein Kampf que chega a assustar estar presente nessa área do blog!

  8. Ueh, esse péssimo avião não era usado apenas para atacar mulambentos com chinelos mal acabados armados com “espingardas pica pau”?

    Segue o jogo…

    Obs.: Alguém me explica essa ação Iraniana dentro do Iraque? Se tudo isso é verdade esses caras são uns verdadeiros bananas. Alem da rashtag #osceusdasiriasaodetodosnos podemos criar a #iraquecasadamaejoana

  9. Dps de tudo que li, da guerra dos seis dias e por aí vai, eu tenho dúvida, se no planeta terra há um exército tão operacional quanto o israelence. Nem os americanos sabem o que fazer com o f-35 e os caras já estão usando

  10. Agora com a confirmação do status extra-OTAN confirmado, as coisas irão melhorar para as forças armadas (em relação a equipamentos). Sei que há tantas prioridades, inúmeras mais importantes; mas, que seria muito bom que parte das encomendas de F-35 feitas pela Turquia viessem vestir a farda da FAB, a isso seria…

  11. Boa tarde Senhores!

    Volto a repetir meu mantra de sempre:
    _ Deixa eles queimarem! (Linda frase do filme Resgate do Soldado Ryan), esse povo ou povos desde temposdito bíblicos são assim.

    Temos que concentrar energias em nossos problemas internos ( TO amazônico com as por…ras de ONG’s, a indiaiada que fala em preservar mas que vendem e lucram com as madeireiras legais e ilegais o mesmo digo para os garimpos) e problemas externos que nos afetam diretamente como a Venezuela e seus milhares de refugiados não vacinados que trouxeram de gata a peste do Sarampo, Rubéola e logo logo será a TB.
    Hebreu, árabe, turco, persa….f…. Temos tudo aqui. Morram afogados em seu petróleo e ódio.

    CM

    • A terra é dos índios, eles fazem o que quiserem com ela. Quem torna algo ilegal é a instituição mais picareta, hipócrita e assassina que existe, chamada ESTADO. Se os índios quiserem vender tudo o que há na terra deles, planta, madeira, bicho, urânio, petróleo, para quem eles quiserem, eu tô pouco me lixando.

        • Essas coisas só acontecem por causa da fascista “função social da propriedade privada”, onde o Estado pode intervir na sua propriedade contra sua vontade, inclusive tomar ela de você na hora que bem entender.

  12. Basta o Irã parar com as ameaças e aceitar a existência de Israel que fica a mais de 1.000km de distância.

    “”Soldado herói””, sério?

  13. Eu odiava os israelenses, devido a terem sofrido na 2 guerra mundial e depois foram mandados para essa faixa de terra e sempre em conflito, com as pessoas que já viviam ali…
    Ignorância minha, pois eu ainda não havia lido a Bíblia…
    Hoje reconheço que Israel é um povo “AMADO”, por DEUS…, era uma terra linda, maravilhosa, cheia de verde…, 1 cacho de uva era carregado por 2 pessoas, de tão fartura era aquele lugar…Só que devido à várias situações de descrença e desrespeito do povo, foi destruído várias vezes, por diversas civilazoes, pois DEUS estava irado com o povo, que fazia o que era errado…, foram escravos por 400 anos no Egito, escravos por 70 anos na Persia e etc…, más DEUS ama aquela região e o povo Judeu…, a linhagem de JESUS está ali em Israel, DEUS nunca vai deixar Israel ser destruído completamente…, é um pititico de País e Nação, más quando DEUS esteve ao lado deles em batalhas, sempre aniquilaram os inimigos, mais bem armados e exércitos 3 vezes maiores que os seus…
    Só faltam reconhecer que JESUS é o filho de DEUS, e não apenas um profeta…

    Abraço a todos fiquem com DEUS…

    • bendita é a nação cujo DEUS é o senhor! israel jamais será destruido alem do mais 1 soldado israelense vale por 1.000 arabes

    • fora o amor de deus, Israel desde o inicio preferiu viver na paz, chegaram naquela terra seca, cheia de malária, que nem os árabes queriam, vieram da Europa e dos EUA pq as terras de Israel eram baratas, aos trancos e barrancos fizeram a região prosperar, depois simplesmente toda aquele região passou ser roubada kkkkkkkk

  14. O Irã imperialista já manda na Siria, no libano, no Irque e no Yemen.
    Esta disposto a lutar pelo ultimo pingo de sangue destes paises, pois tem medo de Israel que extermina eles na Siria sem que revidem os ataques.

  15. Conheço essa novela. O F-117 fez lindo, durante a guerra do Golfo. contra o Iraque. Até enfrentar uma guerra de verdade, na Iugoslávia.

    • nossa que incrível a Iugoslávia, tinha a força aérea mais poderosa da região, tem vergonha não de ficar fazendo comparação nada a ver?

    • Nros somente da USAF na Allied Force

      Missões 30.018

      11.480 Carga
      8.889 Caça,
      322 bombardeios estratégicos,
      6.959 REVO
      1.038 ISR
      834 SOF
      496 UAV

      Perdas da USAF por fogo inimigo 1 F16C e 1 F117

      Mas segundo o sabichão ai de cima.

      A USAF foi dizimada

      • se essa é a guerra de verdade, imagina a guerra de mentira, capaz da USAF não perder um avião e ainda trazer os aviões inimigos como espólio de guerra.

  16. Mas não era esse avião aquele que tinha 899 defeitos e que seria um projeto fracassado?

    Daqui a pouco estará, se já não está, atacando o território Iraniano e os “especialistas” brasileiros que tiram nota 7 em física e matemática vão estar ainda falando só dos defeitos do projeto.

    Só lembrar que é bom irem se acostumando que serão quase 4.000 unidades voando.

    E lembrar também que se as IDF/IAF o escolheram é porque ele vai cumprir sua missão, ou Israel não tem experiência e expertise suficientes para fazer a escolha certa?

    PS: Sem Bosco, Ricardo N. Barbosa e Cel. Nery no debate, os comentários ainda são só briga de torcida. E alguém me responda o que o Kings faz da vida para ter tanto tempo livre para escrever as bobagens que escreve? Ou, se não seria na verdade um robozinho ou algoritmo da sputnik Brasil?

  17. manda o Irã sair do iraque, da Síria, do Iêmen, do Líbano, manda eles pararem de financiar e dar armas para o Hezbollah, manda eles pararem de ameaçar Israel e mostrarem claros sinais de paz que fica tudo tranquilo.

    • Sabe a parte engraçada ? Nunca vi nem Siria ou Irã negando as invasões israelenses ! Só vejo alguns vermelhinhos, la na America do Sul, fazendo isso.

    • Ninguém se preocupa, a destruição mútua assegurada vem muito antes deste torpedo, segue o baile como sempre se seguiu!

    • CCS,
      Esses torpedos não passam de um sonho numa noite de verão putinesca. Alguns dizem que terão ogivas de 100 Mt e serão capazes de criar ondas de 500 metros de altura visando cidades americanas.
      Ora! Se alguém em Washington levasse isso a sério veríamos uma escalada nunca imaginada na tensão entre Rússia e EUA. Antes, cidades eram alvo porque não havia como mirar só nas armas nucleares inimigas. Hoje, não justifica atacar cidades do inimigo repleta de inocentes. Mesmo para os padrões morais comunistas, que sabemos terem desprezo pela vida humana, isso seria impensável, mesmo porque eles iriam receber uma resposta à altura.
      Não há nada que justifique possuir armas destinadas a destruir cidades com milhões de habitantes tendo como objetivo a dissuasão.
      Como não vemos Washington espernear sobre esse tema a conclusão que se chega é que mais uma vez o departamento de desinformação russa se fez presente.
      Uma arma dessas destruiria o esforço de 40 anos de tratados de limitação de armas nucleares entre os dois países e estaria instituída a barbárie atômica. O tratado INF que é muito mais limitado, quando foi rompido pelos russos já provocou uma choradeira por parte de Washington, imagine os russos desenvolverem um torpedo tsunâmico com poder de 100 Mt (duas vezes a Tsar bomb) e ameaçar diretamente civis e cidades americanas ?
      Não duvido da existência desse “torpedo” mas com certeza ele não tem a função que dizem ter. No máximo, penso eu, serviria para destruir bases navais americanas ou atacar a frota americana em alto mar, mas jamais iria ameaçar assassinar milhões de inocentes. Se os russos assim o fizessem estariam se igualando a estados párias e seria condenado por todos os países do mundo. Seria mesmo o caso dos EUA sequer ter relações diplomáticas ou comerciais com tal país que assim agisse.

  18. Essa eu não entendi. Alguém por dentro do assunto por favor me explique: os EUA não têm influência sobre o território iraquiano, não? Como os iranianos se infiltraram lá?

  19. Essa foto de um F-16 Sufa ao lado da nave espacial F-35 está linda demais.

    Go Israel. Baixa o porrete nessa turma moral e culturalmente subdesenvolvida .

    O Irã deveria ser expulso da ONU. É o único país no mundo, que ameaça um genocídio contra o Estado de Israel.

    Um dia a bomba cai na cabeça dos iranianos, e vão sair pedindo arrêgo no CS da ONU.

    Quando Israel solta os cachorros, a ratazana de terroristas sai correndo para se esconder atrás de crianças e mulheres.

  20. Tenho grande interesse em entender como ocorreu a logística da missão
    – Os caças cruzaram todo espaço aéreo da Jordânia?
    – Houve reabastecimento em voo? Se houve, onde ocorreu?
    – Usou tanques externos de combustível?

    A distância entre Jerusalém e a região do ataque é de mais ou menos 900 Km. É possível, com carga de ataque ao solo, ir e voltar sem reabastecer?

  21. Desculpe o que vou falar… mas acho que pra começar a pensar em paz no Oriente Médio é preciso todos que morem lá virem Ateus… depois teria que haver muita mesa de negociação a respeito dos territórios. Os conflitos da região estão todos eles ligados a região e religião e eu dependendo do caso um pesa mais que o outro.

  22. Atacar o Iraque é, estrategicamente necessário, mas o preço é alto a médio e a longo prazo, pois podem fazer o impossível acontecer: unir os muçulmanos.

  23. Parabéns Israel por defender o seu povo contra esses países que financiam terroristas , também muitos cidadãos israelenses estão morrendo devido às bombas do Irã e da Síria que caem todos os dias em seu território !!!

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here