Caça stealth J-20, com motores desenvolvidos localmente, em serviço com o 2ª grupo de elite da Força Aérea Chinesa

120

A Força Aérea do Exército de Libertação Popular da China (PLAAF) equipou uma segunda força de elite com o jato de combate mais avançado do país, o J-20, enquanto a unidade fazia sua estreia com os novos aviões de guerra no nordeste da China na sexta-feira (18/6).

As imagens da reportagem mostram que esses J-20s estão equipados com motores desenvolvidos na China, disseram os observadores.

O Military Development Vanguard Air Group, que se originou da primeira força de combate de aviação do Partido Comunista da China (PCC) e fez glórias na Guerra para Resistir à Agressão dos EUA e Ajuda à Coreia (1950-53) e missões de defesa aérea nacional abatendo 92 aeronaves hostis, agora está equipado com caças J-20, informou a China Central Television (CCTV) na sexta-feira, citando um porta-voz da Força Aérea do PLA.

Na sexta-feira, os J-20s da unidade fizeram uma performance aérea junto com outros caças, incluindo J-16s e J-10s, durante um evento da PLAAF comemorando o 100º aniversário da fundação do PCC na antiga base da Escola de Aviação do Nordeste da China, relatou a CCTV.

“Minha unidade agora está pilotando os aviões de guerra mais avançados desenvolvidos na China e vamos praticar muito para tirar o melhor deles, aprimorar nossa confiança e determinação para lutar e vencer e cumprir as expectativas do Partido e do povo”, disse Shi Yunjia, um piloto J-20, na reportagem.

Esta é a segunda força de elite da PLAAF equipada com o caça a jato mais avançado do país. Em outubro de 2019, a Força anunciou que o J-20 foi comissionado no Wang Hai Air Group, uma força de combate heróica que abateu 59 aeronaves inimigas e recebeu o nome de Wang Hai, um ás na Guerra da Coreia.

Aviões de combate avançados serão comissionados entre mais unidades da PLAAF, já que o desenvolvimento da Força na nova era requer forças mais capazes, disse Wang Mingzhi, um especialista militar da PLAAF.

As forças de elite devem ser vanguardas e também devem receber as melhores aeronaves, disse Wang.

Os observadores apontaram que os J-20s apresentados nas filmagens da reportagem estão aparentemente equipados com motores WS-10 desenvolvidos na China.

Esta não é a primeira vez que a PLAAF confirma que um J-20 equipado com motor doméstico entrou em serviço. Em janeiro, a PLAAF lançou um vídeo para seu programa de recrutamento de pilotos, e a mídia identificou um J-20 equipado com motores WS-10C desenvolvidos localmente em vez de motores russos importados.

Mais J-20s entrando em serviço com a PLAAF e seus motores desenvolvidos internamente indicam que o J-20 está se tornando cada vez mais maduro tecnicamente e começou a produção em massa, disse um especialista militar ao Global Times na sexta-feira, solicitando anonimato.

Espera-se que mais unidades da PLAAF baseadas em diferentes locais do país recebam mais caças J-20, aumentando significativamente a capacidade da Força Aérea do PLA de salvaguardar a soberania da pátria, o espaço aéreo e os interesses de desenvolvimento, disse o especialista.

O J-20 fez seu primeiro voo de teste em 2011, sua estreia no Airshow China 2016 e entrou no serviço militar em 2017.

FONTE: Global Times

Subscribe
Notify of
guest

120 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Antunes 1980

Taiwan sabe que uma invasão chinesa é eminente.
O poder econômico, politico e agora militar; é esmagador.
O salto tecnológico ds China incomoda até os Estados Unidos.
Por isso devemos buscar parcerias nesta área com os chineses. Sem mimi ideológico.

Nilton L Junior

Não é interessante para China uma invasão a sua ilha rebelde, ela precisa existir pra sustentar a narrativa que não haverá território desmembrado, até porque o governo do imperio Chines tem como estratégia o cansaço econômico.

Up The Irons

“Sua ilha”, não. Taiwan é um país soberano e independente.

Renato

A quase totalidade dos países do mundo (inclusive o Brasil) não pensa assim.

Denis

E pensam errado.

Renato

Uauuu que argumento convivente! Kkkkk
Agora é só ir lá combinar com os chineses e com o resto do mundo inteiro.
Vai dar certinho.

Antoniokings

Província rebelde que logo será reintegrada à Pátria Mãe.

Andre

Antes de Taiwan a China vai retomar Haishenwai, que vai ser muito mais fácil.

victor

Vc acha mesmo isso? Mais facil tomar Vladivostok do que Taiwan? Disserte

Antoniokings

‘fazendo o movimento de pinça em relação a Vladivostok’
kkkkkk
Bizarro!

Andre

Uma ação militar contra taiwan traria os eua, o Japão e as duas coreias para um guerra. Já uma ação para retomar a província invadida pelos russos não traria mais nenhum aliado e a China precisaria apenas enfrentar a Rússia. Os j20 limpariam os su30 e su35 com grande facilidade.

victor

Gosto do seu otimismo cara…

Andre

Obrigado, mas é mais pragmatismo mesmo.

Antonio Palhares

Como perguntou o Garrincha.
Já combinaram com os Russos ?

Tomcat4,2

O mais interessante é q Taiwan deveria se chamar China e o país do continente qualquer coisa com do povo ou popular no meio.

MestreD'Avis

O mais interessante ainda é este comentário historicamente factual ser negativado provavelmente por todos os que não têm ideia da história da República da China e da revolução comunista…

Leandro Costa

Nome oficial de Taiwan: República da China.
Nome oficial da China: República Popular da China.

Eduardo Ribeiro

Na verdade é “sua ilha” mesmo. Somente 07 países do mundo reconhecem Taiwan como independente.

Denis

Se todo mundo disser que o errado é certo, você concordará com eles?

Manuel Souza

Inventa outro argumento man. Que coisa ridícula. Só paiseco reconhece Taiwan como nação. Se durante a Revolução Constitucionalista de 1932, os EUA assinasse um pacto de agressão mútua com São Paulo, isso faria de São Paulo uma nação ou São Paulo sempre vai pertencer ao Brasil?

Leandro Costa

Manuel, a comparação não cabe. Taiwan é um país ‘de facto’ por diversas razões. Primeiro que eles tem seu auto-governado sem influência externa e muito menos sem ajuda da PRC desde que ‘se mudaram’ para lá. Coloco aspas porque até aquele momento era o governo legítimo da China. Segundo porque se não fossem autônomos em todos os sentidos, a China não estaria querendo invadi-los. Existe uma guerra de versões aí e não há exatamente uma resposta certa ou errada para isso. Reconhecer diplomaticamente Taiwan ou não é uma questão da política externa de cada pais, o que não significa que… Read more »

carcara_br

Situação de tawian não se assemelha nem mesmo a coreia que foi unilateralmente dividida pelas potências. São governos concorrentes e, fazendo um exercício de imaginação, se historicamente a china continental ficasse na mão dos nacionalistas, hoje teríamos uma província de tawian chamada de república popular. Voltando a realidade, Tawian não é um país, o país se chama República da China. Tawian é um província da república da china, e o restante da china continental são os “rebeldes”, ao menos em teoria. Neste contexto supra citado o Brasil, EUA e Europa reconhece a China continental, como a única China então isso… Read more »

Leandro Costa

Sim, Carcará, é o que eu disse.

Neste contexto supra citado o Brasil, EUA e Europa reconhece a China continental, como a única China então isso é ponto pacífico. É uma disputa civil que foi congelada e é alimentanda conforme os interesses dos respectivos países, governos e potências externas.

O maior exemplo disso é a aceitação da República Popular na ONU em substituição da República da China. Tudo feito de acordo com interesses internacionais, claro. Sempre será assim.

Rui

O que não cabe é toda essa ginástica mental e jogo de palavras sem NENHUM fundamento na tentativa de justificar torcida/ideologia, mesmo contra todos os FATOS já estabelecidos, conhecidos e reconhecidos.
Repita isso lá na ONU, quem sabe com toda essa sua eloquência você convença o mundo.

Leandro Costa

Então Rui. Você não entendeu o que eu expliquei. Se você acha que eu não usei qualquer fundamento, eu realmente lamento, mas você provavelmente nunca estudou o assunto. E e outra coisa, eu não dei a minha opinião não. Eu expus os fatos como eles são. Não gostou? Quer retrucar? Vai estudar. Aproveita e tenta interpretação de texto também que obviamente está longe de ser seu forte. Não sei por que as pessoas ainda insistem em dar pitaco em assuntos que nunca nem leram à respeito. Se quiser só ‘lacrar’ achando que ninguém vai chamar a atenção da torrente de… Read more »

Rui

“Não sei por que as pessoas ainda insistem em dar pitaco em assuntos que nunca nem leram à respeito.” . Em toda sua verborreia, essa é a única parte que se aproveita. Traduz exatamente seu perfil: “Faça o que eu falo mas não faça o que eu faço” . Se para você ouvir verdades que não lhe agradam é “lacrar” paciência.. Essa é a palavrinha da moda não? . Pois bem, não tenho nenhuma intenção de lhe ofender tampouco agradar e nem escrevo para tentar “colar” nada com “coleguinha” nenhum.. Deixo isso para tipinhos como você que se dedicam a… Read more »

Leandro Costa

Você realmente não entendeu mesmo, né?

Só me deixa ainda mais revoltado com os sucessivos governos Brasileiros que popularizaram o acesso à internet mas ainda não conseguem combater o analfabetismo funcional.

Leonardo Bastos

Verdade…

Rogerio

Leandro tanto vc fala e falou besteira, e pq são Paulo não é separado do Brasil, e continua como um estado, na época a China era guerra civil, quem ganhar dominar..

Leandro Costa

Rogério, o problema é justamente esse. Como eu disse anteriormente, PRC não venceu a guerra totalmente porque o governo anterior da China retrocedeu para Taiwan e lá estão até hoje. Não houve uma dominação completa. Então por um lado há a continuação do governo anterior, por outro lado há um novo governo e país governo completamente diferente na China continental. Exatamente para que isso jamais pudesse acontecer que Lenin matou a família real Russa após a revolução. Para que não houvesse qualquer dúvida ou possibilidade de renascimento do Império Russo. Na cabeça do Chinês do continente, enquanto aquela ilha existir… Read more »

Zorann

Fico imaginando se fosse uma parte do Brasil que se declarasse independente, se você pensaria da mesma forma.

Esse é um assunto deles lá, nada contra você querer defende-los. Mas isto não muda o fato de ainda ser uma provincia chinesa.

Pura torcida sua… Não misture fatos com sua sinofobia.

Leandro Costa

Zorann, sua comparação não cabe. Taiwan não se declarou independente. Ela sempre foi independente. Quem teria ‘declarado independência’ seria a China continental, já que foram eles que tomaram o poder das autoridades anteriores no território continental, ao passo que este tomou refúgio em Taiwan. Portanto a cronologia seria diferente.

Também é impossível ter sinofobia enquanto se defende um dos lados. Ambos são Chineses.

Manuel Souza

Vc tem que crescer kra e aprender a interpretar as coisas. Taiwan faz parte da China. Ponto. Só existe uma China que é representada pelo povo Chinês. A existência de Taiwan, no moldes atuais, só se dá pela intervenção da maior potência que já existiu na história da humanidade, os EUA. Se houvesse um plebiscito com TODOS os cidadãos chineses, vcs acham que eles escolheriam pela independência de Taiwan? Acabou a discussão. O que forma a nação é o povo. Nada tem a ver com partido político A ou B. O território de um país é indissolúvel e indivisível. Esse… Read more »

Leandro Costa

Manuel, eu não estou colocando ideologia. Estou lhe informando como a República da China existe como ela é hoje, assim como a República Popular da China é hoje e como surgiram. Em nenhum momento eu disse que tinha preferência pessoal por um lado ou por outro lado. Sinceramente eu acho que a República da China vai acabar sendo absorvida pela República Popular sem que seja necessário disparar um tiro. Ainda pode demorar, mas é o que eu acho que vai acontecer. Agora sobre esse negócio de ‘O Território de um país é indissolúvel e indivisível’ é muito bonito e merece… Read more »

Manuel Souza

Vc está se atrapalhando todo. O plebiscito não é somente em Taiwan. O plebiscito deve ser feito para todos os cidadãos chineses opinarem. Eu disse todos os 1,4 bilhões de cidadãos chineses que existem no mundo. É igual fazer um plebiscito para saber se o Rio Grande do Sul quer se tornar independente só no Rio Grande do Sul. Ou a Catalunha fazer um plebiscito para se tornar independente só na Catalunha. É ilegal e não representa a maioria do povo espanhol. Por isso que os líderes daquele plebiscito na Catalunha foram presos e outros fugiram. Isso é um atentado… Read more »

Antonio Palhares

Não é não.
Quer queiramos ou não. Ela faz parte do território de um país. Que é uma das mais antigas civilizações da humanidade neste planeta. Com mais de cinco mil anos de história. E que tem meios, econômicos, militares e comando político de retomá-la. E provavelmente vai ser retomada sem um tiro.
E nós brasileiros, fidalgos caramurus, não temos nada com isso.

Rodrigo

não é questão de narrativa, é questão de ser um legado do xi jinping, ele mesmo já disse que taiwan precisa voltar para o rejuvenescimento chinês acontecer, a opinião publica também é favor de uma solução militar caso seja necessário. Agora é só uma questão de tempo

Leandro Costa

Opinião pública Chinesa não difere em nada da opinião oficial do PRC… só para clarificar isso aí hehehehe

Renato

Provavelmente sim, iminente com i.

solipsi rai

parceria é …!! o brasil já esta sendo colonizado pela china .

Joao Moita Jr

Hahaha!!!; O comentário mais engraçado até agora.. ????

Antoniokings

Ainda bem, né?
Porque a colonização americana não deu certo.

Leandro Costa

Está inferindo que houve uma tentativa de colonização cultural e econômica dos EUA em relação ao Brasil. A mesma coisa que ele espera que aconteça com a China, e a mesma coisa que praticamente ocorreu com a França no passado, etc. Ele quer trocar um pseudo-colono por outro pseudo-colono.

Leandro Costa

Vale tudo no Fantástico Mundo de Tonho.

Rogerio

Brasil é quintal dos americanos..

Caio

Invadir Taiwan não é chutar cachorro morto, pois a defesa aérea deles e firme: centenas de f16, mísseis anti-aéreos, bom radares e um tal de tio Sam na retaguarda. Não vamos viajar tanto, por que mesmo isso é só jogo de cena, e mesmo se vier a se concretizar, a China irá precisar ser totalmente independente, até dos consumidores europeus e norte americanos, que provavelmente boicotaram seus produtos, Coisa que ela está muito, mas muito longe de ser.

Hellen

Eu vi como o Hamas fez israel gastar todo seu estoque de missil anti aereo contra os foguete katyusha de fabricação caseira!!!
Agora vc imagina o que a china vai fazer chuver fogo em cima te Taiwan !!!!
Sera um ataque devastador !!!!!

Antoniokings

Perfeito!

Caio

Um grupo terrorista com poucos recursos, não é igual a uma nação de alta renda.

Jagdverband#44

Já pessou pela tua mente que…
a indústria bélica de Israel agradece os ataques do Hamas?
E que, por consequência, toda a economia israelense é beneficiada?

Leandro Costa

Hellen, é o mesmo sentimento que muitos tinham em 1940 em relação à Inglaterra.

Inimigo do Estado

A China destrói estas centenas de F-16 em solo ainda, basta uma saraivada de DFs nas bases deles.

Caio

Claro Taiwan é cega e sem planejamento militar.
Kkkkkkkkk pensei que eram só os yankinistas que tinham tanta gana pelo poder dos seus ídolos.

Inimigo do Estado

Nem Israel previu o ultimo ataque do Hamas, quem dirá Taiwan prever ataque chinês com misseis de longo alcance.

Last edited 2 anos atrás by Inimigo do Estado
Renato

Anhãmm e o “tal de tio Sam” vai comprar briga com uma potência nuclear com a qual tem um comércio gigantesco por conta de uma ilhota que nem eles próprios reconhecem como país.. Exatamente como defenderam a Criméia de ser tomada pela Rússia né?? Que brilhante pensamento..
O mundo não é cor de rosa jovem, e nem como um filme de Hollywood, acorde.

Caio

Como disse basta os sobrinhos pararem de comprar e pronto o fogo abaixa.

fulcrum

O continente é a província rebelde.

LEONARDO BASTOS

Se a China invadir Taiwan não vai mais haver parceria de NENHUM país DEMOCRÁTICO q se preze àquela DITADURA! Pode escrever…

Marcos César Fernandes

nao existe parceria real com a china…..eles querem dominar

Joanderson

O poder militar,economico,demografico e industrial da china ja é maior do que o da Alemanha,Itália e Japão em conjunto antes e durante a segunda guerra e caso da china invadir Taiwan ou o ocidente recua e nao faz nd do msm jeito que fizeram quando a Rússia anexo Criméia com isso o Dragão fica mais forte ou entao o ocidente vai pra cima e vai ser uma guerra de no minimo dez anos, ai ganha o lado que a Rússia ajudar.

Antoniokings

Em questões de economia total, o PIB (por paridade) da China já é equivalente ao dos EUA e Japão juntos.
Daqui a pouco, pode incluir a Alemanha na soma.
E não demorará, mantida as taxas atuais de crescimento, para ser maior que todo o G7.
É muita coisa.

LEONARDO BASTOS

Cadê os dados?? Vale ressaltar que a economia dos EUA e da EUROPA já está em processo de desacoplamento da CHINA…

Rui

Os dados estão na internet para quem quiser pesquisar.

Allan Lemos

caso da china invadir Taiwan ou o ocidente recua e nao faz nd do msm jeito que fizeram quando a Rússia anexo Criméia

Falsa equivalência. A Crimeia não poderia ter condições de revidar, mas Taiwan por outro lado tem e vai. A China ladra mas não morde, ela não invadirá a ilha porque sabe que isso causará um banho de sangue já que os cidadãos chineses jamais aceitarão viver sob a opressão do PCC, um massacre promovido pelas forças da China continental implicaria consequências econômicas sérias.

Antoniokings

Acorda, Alice!
Vc acha que os americanos vão correr o risco de ver seu país devastado por causa de uma ilhota que a maioria deles nem sabe onde fica?

Heinz Guderian

Caro Kings, creio que não, mas seria o pretexto quase perfeito para os EUA ferrarem com a China, lembre-se que quase todos os impérios não deixaram seu posto sem uma guerra, seja ela no campo militar ou econômico, quem acha que uma invasão da República popular da China a República da China acontecerá sem nenhum dano a China comunista, está equivocadamente errado.

Rui

Ferrar com a China? É sério esse bilhete? A China não é um Iraque da vida meu jovem.. Tem brinquedinhos nucleares por lá, lembra?

Antoniokings

Prezado Guderian.
Não haverá guerra entre China e EUA.
O que se espera é um processo contínuo de fortalecimento chinês em todos os campos e um processo de ‘fade’, lento e gradual dos EUA.

Antonio Palhares

Caro General Alemão;
Voce acha mesmo que em briga de cachorro grande, somente um consegue morder ? Nem briga vai ter.

Aldo

Quanto tempo a economia da China aguenta sem a entrada de matérias primas e alimentos e com os principais mercados fechados?

Inimigo do Estado

Quanto tempo a economia destes países fornecedores aguentaria sem vender para a China, ou sua classe média e baixa tendo que pagar por outros produtos mais caros?

Antoniokings

Prezado.

A Iniciativa Belt @ Road, no estágio em que se encontra, faz com que a China tenha acesso garantido, por terra, a gigantescos mercados e fontes de matéria prima.
O mesmo não se pode falar dos EUA, que estão isolados do ‘outro lado do Mundo’.
Devo lembrar do crescente poder naval chinês e russo.
Devo lembrar também que os russos praticando exercícios navais no meio do Oceano Pacífico perto do Havaí e no quintal dos EUA.

Wellington R. Soares

Aldo com uma atitude dessa a maioria dos países iriam falir. Só para contextualizar, o maior parceiro comercial dos EUA é a China, o maior parceiro comercial da Europa é a China, o maior parceiro comercial da África é a China, o maior parceiro comercial da América do Sul é a China.
Nós mesmo aqui no Brasil temos a China como nosso principal foco de exportação, eles são de longe nosso principal parceiro.

Antonio Palhares

A maioria dos fornecedores da China simplesmente vão quebrar, Ou voce acha que os países. Isto é uma causa americana e terá efeitos colaterais .

Antonio Palhares

A Criméia sempre foi Russa. Este problema foi criado pelos comunistas. Que passaram o controle para a Ucrania, porque esta fazia da União Soviética. Acabou o comunismo. A Russia agiu rápido e retomou. A frota do mar negro sempre esteve ancorada lá desde os tempos da imperatriz Catarina, a Grande.

Zorann

Parabéns para a China!!

Pelo que entendi já são 2 esquadrões equipados com a aeronave. E tudo indica que a produção em massa foi iniciada.

E o WS-15 foi testado recentemente e acredito que este ano ainda, vejamos algum J-20 equipado já com o novo motor.

Last edited 2 anos atrás by Zorann
Fabio Jeffer

Muito provavelmente uma cópia de algum motor russo

Zorann

Até para copiar tem de ter capacidade, caso não saiba.

Dart

essa mentalidade é um erro grave. negar os fatos é usual nos dias de hoje.
Enfim, a China tem um dos programas espaciais mais completos e agressivos. Pousou um rover em marte, opera dois na lua, tem sua estação espacial sozinha, um linha de foguetes completa e vai ter a primeira missão que irá pousar e retornar de marte com amostras do nosso planeta vizinho já em 2024… tudo isso é com suor próprio, tecnologia de ponta própria. Se copiaram de alguém, copiaram dos aliens, pq nenhum país fez tudo isso sozinho. e programas espaciais são o ápice da tecnologia.

gordo

Um belo avanço, são poucos que conseguem fazer motores e isso demonstra sobre tudo a excelência do setor metal mecânico do país e é aí que a China se impõe. Vão oferecer bons produtos, comércio e investimentos em infraestrutura, basta ver o esforço que os EUA estão fazendo para barrar a telefonia 5G e outros avanços comerciais chineses. Taiwan depende muito mais do sucesso diplomático dos EUA para frear a China em seu avanço comercial do que de grandes porta aviões.

Bardini

Será que a China vai abrir para exportação o J-20?

Heinz Guderian

Creio que não Bardini, eles devem exportar o shenyang J31, mas vamos aguardar.

Marcelo Bardo

Creio que não. É a “bala de plata” deles.

Carlos Campos

boa pergunta, pq eu sonharia com eles aqui

Joao Moita Jr

Só em uns 100 anos, quando virarem peça de museu.

Jodreski

Meu sonho é mais modesto… é ver a FAB com aprox. uns 70 Gripen, e olha que já está difícil do meu sonho virar realidade, imagina o seu.. srsrrs

Tomcat4,2

Rapaz, esse bicho parece ser bem imponente viu?. E como mencionado, esta é a bala de prata chinesa( ou será q não ?, a chances de terem,como fazem os EUA, algo melhor guardado tbm é grande).

Bardini

Olha… No meu achismo, eles poderiam vender sim, mas mais lá pra frente. Daqui umas duas décadas.

Andre

Se abrirem, a Rússia deveria comprar alguns, já que está difícil sair o 5gen deles.

Bardini

Ahahahaha!

Leonardo Bastos

Piadista detected… rsrsrs

sub urbano

Não vale a pena anexar Taiwan agora. Existe o risco de contaminação política além de uma crise migratória já q o padrão de vida de Taiwan é similar ao da coreia do sul e Japão. Por hora é financiar a oposição da ilha que é pró china. O tempo está a favor do Continente.

Leandro Costa

Nisso concordamos.

Paulo

Esses caças Xing Ling chinês nem a pau que são stealth.

André Macedo

Tem um ditado chinês que reza: O invejoso adoece quando seu vizinho passa bem.

Michel

Verdade!!! Stealth é o modernoso F-5.

Joao Moita Jr

Mas só na sua configuração F-5BR…

C M

Enquanto alguns vão apontando os supostos fracassos do F-35 e do J-20, EUA e China vão acumulando uma quantidade absurda de conhecimento, mesmo aos tropeços.

Isto é estar no topo.

Jodreski

Amigo eu não tenho gabarito para concordar e nem discordar de vc, mas uma coisa é evidente: há uma enorme diferença entre o J-20 e o Su-57, acho que o J-20 está muito mais próximo de um F-35 do que o caça russo. O caça russo parece ter só a silhueta de um caça de 5ª geração, os detalhes dele se assemelham em muito o dos caças de 4ª geração, já no J-20 é evidente que os detalhes dele se assemelham em muito ao dos caças americanos de 5ª geração! Posso estar errado, mas me parece um produto bem amadurecido.

Salomon

Que grande oportunidade para o Brasil!

solipsi rai

“”pobre grande pais do sul””
como é roubado..!!

Vendéen

Olá boa noite, Por favor, me perdoe, espero por uma boa tradução em francês >> brasileiro Pessoalmente, acho o J-20 lindo e no papel as primeiras indicações gentilmente dadas a respeito dessas capacidades e desempenhos são impressionantes. Além disso, se os chineses conseguirem dominar as dificuldades representadas por uma motorização nacional eficiente (sustentável) que ainda não é uma cópia russa usual (nem sempre um sucesso), este avião tal como nos é apresentado será certamente um adversário difícil. Por princípio, as capacidades técnicas e industriais dos chineses não devem ser subestimadas, pois é inegável que estão progredindo muito rapidamente. Além do… Read more »

Eduardo Ribeiro

O que é esse losango vermelho que aparece próximo ao “nariz” do avião? IR ?

carcara_br

Próximo às baias de mísseis também

Last edited 2 anos atrás by carcara_br
carcara_br

EORD-31 suponho.

DSC

Esse losango é uma das 6 janelas de 6 sensores do sistema eletro-óptico no J-20 que é equivalente ao AN/AAQ-37 EODAS do F-35 (ou se esses sensores forem apenas um MAWS, equivalente ao AN/AAR-56 MLD do F-22).

J-20:
https://army-tech.net/forum/index.php?attachments/dtx9lf5u0aa7bav-jpg.45311/

https://www.f-16.net/forum/download/file.php?id=28104&mode=view

F-35:comment image
comment image
comment image
comment image

https://qph.fs.quoracdn.net/main-qimg-90b6d472603838ee200cb4f9e0e10765

F-22:
http://disf.kr/files/attach/images/3358/041/006/7c7bbe65d01ed800bb92c5eed642dab4.jpg

Last edited 2 anos atrás by DSC
carcara_br

Qual a diferença entre MAWS e o EODAS?

DSC

Um MAWS como o AN/AAR-56 MLD do F-22, DDM-NG do Rafale, AN/AAR-57 CMWS dos F-15SA/QA, etc…, é um sistema defensivo que serve para alertar a aeronave e o piloto da presença de mísseis ar-ar ou sup-ar atacantes. Não detecta/rastreia nenhum tipo de aeronaves, nem veículos/alvos no solo/mar. Já o AN/AAQ-37 EODAS do F-35, é um sistema mais complexo e avançado que fornece três funções básicas em todas as direções simultaneamente: – Detecção e rastreamento de mísseis (MAWS); – Detecção e rastreamento de aeronaves (IRST, consciência situacional, orientação de armas ar-ar); – Imagens para as telas no cockpit e visão noturna… Read more »

Last edited 2 anos atrás by DSC
Renato

Isto se chama: Enriquecer o debate. Parabéns!

carcara_br

Que poluição, todo post sobre equipamento chinês, pura propaganda americana em ação, gente que nunca se interessou pelo assunto apoiando causas que não entendem por motivos que não conhecem. O J-20 é um caça muito interessante pra quem acompanha a evolução do projeto ao longo dos anos é uma escalada continua e acredito que ainda tenha muito a evoluir a medida que tecnologias vão sendo incorporadas à indústria chinesa. Agora que a dependência de motores russos parece ter diminuído queria saber se haverá cooperação em outras áreas como sensores eletro-ópticos, radares, materiais e mísseis. Fato é que eventualmente com o… Read more »

Last edited 2 anos atrás by carcara_br
Marcelo

acho que nessas areas que envolvem eletronica (sensores/radares/misseis) os chineses ja estao a frente dos russos…

carcara_br

Será Marcelo? Russos são muito experiente e não estão parados.

Santos Dumont

Exaustivo! Todo e qualquer post do gênero fica “trollado” de fan-boys! Insuportável!

Leonardo Bastos

Só falta motor e manobrabilidade…

Andreo Tomaz

Essa aeronave vista por cima e por baixo apresenta características próprias fugindo muito daquela narrativa de que a China teria copiado o J-20 do f-35. No mais é mais uma etapa cumprida rumo à independência de motores estrangeiros.

LEONARDO BASTOS
Vendéen

De fato, a base do motor WS 10 é o motor franco-americano CFM56 importado dos EUA para a China no início dos anos 1980 (para verificar o ano?). Motor CFM56 que me parece ser derivado de G E-F101.
A retro-engenharia é relativamente bem dominada pelos chineses.
Por outro lado, essa rota industrial é um trabalho longo e tedioso e parece se adequar a nações e pessoas muito pacientes.

https://www.meta-defense.fr/2021/05/12/la-chine-franchit-un-cap-majeur-dans-le-domaine-des-turboreacteurs-militaires/

jaasiel

acho um caça feio de longe e bonito e bem acabado de perto.

Heli

Queria ver um vídeo do lançamento desses misseis infravermelhos, laterais, de curto alcance. Em todas as fotos que já vi ele aparece externo à lá F8 Crusader.

Mgtow

Ressentidos e invejosos morrem de raiva com uma noticia dessa….kkkkkkk
Que bom para o mundo essa multipolaridade de poder.