O jornal suíço Le Matin afirma que o caça Dassault Rafale está liderando a competição para se tornar o próximo avião de combate da Suíça.

A reportagem diz que uma decisão agora pode ser anunciada em 23 de junho.

O Le Matin afirma que há sinais de que o governo suíço decidiu pelo Rafale. Por exemplo, o chefe do Departamento Federal de Defesa, Proteção Civil e Esportes, Viola Amherd, citou o Rafale como um exemplo de como os militares suíços poderiam atingir seus objetivos estratégicos.

Em maio de 2020, o Departamento Federal de Defesa, Proteção Civil e Esporte (DDPS) da Suíça prorrogou o prazo do seu Air 2030 RfP para aeronaves de combate, de agosto a novembro de 2020.

O atraso, segundo o DDPS, visou fornecer aos fabricantes tempo adicional para fortalecer suas ofertas e superar qualquer interrupção relacionada ao coronavírus COVID-19 causada por trabalhadores ausentes ou restrições de viagens.

A segunda solicitação de ofertas foi emitida em janeiro de 2020. Como resultado, foram recebidas propostas da Alemanha (Eurofighter), França (Rafale) e EUA (F/A-18 Super Hornet e F-35A).

Subscribe
Notify of
guest

48 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
JT8D

Nossa, que novidade!

Marcelo Garcia

Interessante… Achei que o Super Hornet era o favorito em razão deles já serem usuários do Hornet. Pra quem acreditava que o Rafale não ia emplacar em mais nenhum lugar, está surpreendendo…

Marcelo Mendonça

Mesmo princípio da Finlândia e Canadá.

Pedro

Egito também!

Antunes 1980

Se for igual a mídia daqui, quase em sua totalidade tendenciosa. Pode saber que vai dar F/A-18 Super Hornet ou F-35A.

João Fernando

Qual o problema da Midia?

Hugo Vigneron

Muitas das vezes ,ela mente

Camargoer

Olá Hugo. Muitas vezes a mídia mente e em outras simplesmente omite.

Victor Filipe

Nos dois casos, é péssimo e ridículo.

Inimigo do Estado

Já percebeu que todo picareta odeia a mídia? Quem não se lembra da turma vermelha chamando a mídia brasileira de PIG (partido da imprensa golpista)? Hoje em dia é a turma patriota verde amarelo que chamam a mídia de comunistas globalóides kkkkkk

camargoer

Caro IdE. Os grandes grupos de mídia são empresas privadas que buscam seu lucro. Elas não são empresas neutras. Temos exemplos de problemas com a imprensa brasileira e mundial que daria para encher uma enciclopédia. Eu gosto de vários filmes dos EUA sobre essa questão, como “Rede de intrigas”, “Síndrome da China”, “Todos os homens do presidente”, “The Post”, “O abutre”. Como exemplos reais, tivemos o caso dos comícios das diretasjá, do debate do Collor/Lula, do caso BarBodega, da Escola Base, do caso Eloá, da entrevista do PCC no Gugu… lembro de como os veículos de imprensa dos EUA receberam… Read more »

Cristiano GR

Recém veio em meu trabalho um rapaz, cliente até, vender um jornalzinho mensal do qual ele trabalha. Esse jornalzinho até poderia ser um diário, um informativo, um veículo de imprensa local, mas na verdade trata-se, apenas, de um panfletinho de propaganda do prefeito corrupto de minha cidade, o cara já é ficha suja, condenado, foi declarado inelegível por 8 anos, mas conseguiu concorrer e “se eleger” e o tal jornalzinho em 50% das folhas é mostrando o “trabalho” do patife. Aqui é uma cidade pequena do RS, mas no Brasil e no mundo é a mesma coisa, raríssimos são os… Read more »

Pablo

Desculpa, mas qual e tua cidade?
Aqui na minha e uma situação quase igual kk

Faver

Bom caça. Não sou adivinho, mas acho que vai surpreender ainda mais.

Kemen

Nada de novo em relação as previsões, uma pequena duvida ainda poderia ser o S.H. Falta saber a versão oferecida do Rafale é a F3R ou a futura F4.

A Suiça não forma parte da U.E. mas é participante do Espaço Schengen…

Vendéen

Bonjour, Bonsoir,

Cuidado com os ruídos do corredor, para a Dassault esta venda não está em sua carteira de pedidos, ainda não lol.
Algumas razões contidas nestes links (em francês, desculpe) que é verdade para o Rafale são favoráveis ​​a ele e fazem com que sua posição de favorito pareça, por enquanto, justificada para a Suíça.
.http: //www.opex360.com/2021/06/07/plusieurs-signaux-suggerent-que-le-rafale-est-en-bonne-position-pour-simposer-en-suisse/
https://www.lematin.ch/story/le-rafale-est-de-plus-en-plus-le-favori-a-berne-617143171697

Marcelo M

Curioso que a rejeição dos caças americanos não tem nenhuma relação com suas capacidades ou mesmo com o alto custo operacional, no caso do F35. Ao contrário, a decisão é influenciada pela Esquerda Suíça que rejeita a proposta americana. “Après les menaces d’initiative populaire lancée par la gauche en cas de choix américain, et sans doute pour d’autres raisons stratégiques, personne ne croit plus vraiment à Berne aux chances des avions américains”. 

Vendéen

Se a escolha for influenciada pelo fato de que a decisão final deve ser apenas uma prioridade política e não ditada pela importância das avaliações dos aviões de acordo com os desejos dos militares suíços, você pode estar certo.
Concordamos, “esquerda …… ou direita lol” o resultado das avaliações das capacidades / desempenhos do F35 talvez não caia (?) Nos desidératas inevitáveis ​​dos militares suíços.

Gabriel BR

Eu gosto de ler a midia suíça para praticar meu francês , os jornalistas suíços são muito profissionais e escrevem bem. O Rafale de fato é a melhor opção da disputa !

Maurício.

Nessa novela mexicana, eu só acredito depois que o primeiro Rafale pousar na Suiça.
Mas se realmente for verdade a notícia, tem um pessoal que vai chorar em posição fetal novamente aqui no Brasil…rsrsrs

EduardoSP

Creio que não há dúvidas de que o Rafale é um caça superior ao Gripen, embora em termos de aviônica o sueco se destaque, inclusive são aviões de categorias diferentes.
A escolha da FAB foi centrada muito mais nos custos e na participação industrial do que nas capacidades do aparelho.

Mayuan

De categorias diferentes sem dúvida mas superioridade é relativa nesse caso pois dependerá da missão que se deseja que cumpra. O francês ganha em alguns aspectos e o sueco em outro. A diferença fica portanto, nos requisitos. Para os da FAB, o Gripen é mais adequado.

Camargoer

Caro Mayuan. Os três finalistas do FX2 atendiam as exigências técnicas da FAB mas só o F39 permitia o desenvolvimento de um caça novo, o que era uma oportunidade muito especial para a FAB e para a indústria brasileira. Junto a isso, seus preços de aquisição e operação eram inferiores aos outros dois. Sobre as condições de financiamento, eu não sei dizer se os suecos ofereceram condições muito melhore (prazos e juros) do que as outras duas ofertas.

Ricardo

Macron pode ser um babaca, mas é um ótimo vendedor.

Vendéen

Não sou fã de Macron, mas não necessariamente me oponho a ele por princípios dogmáticos não construtivos. Por outro lado, sou adepto da democracia, o que significa que meu país tem um presidente eleito por voto. Assim, o ad hominem jamais substituirá uma argumentação objetiva dedicada às avaliações dos diversos domínios militares contíguos às várias qualidades e desempenhos solicitados (podem ser diferentes conforme o país) pelos possíveis compradores de aviões de guerra. A escolha da aeronave ligada às capacidades / desempenhos avaliados e desejados pelo país comprador é sempre acompanhada pelos fatores limitantes inevitáveis ​​ou não que vão bem com… Read more »

Adriano RA

Se a FA suíça continuar trabalhando apenas em horário comercial, qualquer escolha é ruim. Melhor nem comprar.

Alexandre Cardoso

Pois é, parece que já voltaram a trabalhar tb fora do horário comercial. Se não me engano, vi aqui mesmo, uma reportagem que fala disso, do retorno ao trabalho 24 h / dia.

ODST

O lobby e o marketing francês estão fortes ultimamente. Quanta grana será que estão perdendo por cada venda desses aviões?

Camargoer

Caro Adriano. Creio que os Rafales oferecidos á Suiça serão novos e neste contexto, pode ser que o governo francês esteja subsidiando a Dassault, afinal é interesse deles manter a linha de produção do avião aberta, mas o fato é que o Rafale é um excelente caça, tem mérito próprio para vencer o F18 e o F35. Inclusive tinha mérito para vencer o F39 para a FAB. Lembro bem do Brig.Saito dizer que os três finalistas do FX2 cumpriam e superavam os requisitos do edital, sendo que o F39E/F era o único que permitia o desenvolvimento de um caça novo,… Read more »

Ten Murphy

Mas Camargo, temos os códigos-fonte do Gripen? Ademais, não temos sequer direito a fabricação sob licença dos motores. Não tenho certeza, mas deve ser o mesmo para radares e mísseis. Ao final das contas, não vejo tanta vantagem nessa decisão. Poderíamos fazer como os israelenses, que dominam o essencial de suas aeronaves. Que me diz? Essas são dúvidas que sempre tive. Se puder ajudar, agradeço.

Hellen

Com certeza o governo frances esta oferendo um financiamento imbativel para vender os rafales na marra !!!

Antonio Cançado

Mas o Gripen não tinha vencido a competição lá?

Camargoer

Ola Antônio. Aquela licitação foi cancelada após uma consulta popular que foi contra a aquisição de novos caças. Nesta nova licitação, a SAAB apresentou o F39ng, que ainda estava em desenvolvimento e foi eliminado. Pena

Max

F-35 na promoção !! Continua na prateleira….

Perdeu duas vendas este mês.

Last edited 2 anos atrás by Max
Max

Mas a Índia também comprou Rafales… O F-35 não é tão bom? Ou o Rafale não é tão ruim??

Denis

Jamais entenderei a Suíça. O referendo popular vetou o Gripen porque iam gastar muito dinheiro, e agora o Rafale é favorito…

camargoer

Caro Denis. A decisão pelo Gripen foi dos avaliadores militares. O plebiscito não escolheu o Gripen, mas foi uma decisão da população para não comprar. Neste novo processo, o Gripen NG/E foi descartado porque não estava operacional. Portanto a escolha dos avaliadores militares será sobre os três finalistas F18, Rafale e F39. Não sei se haverá novo plebiscito para aprovar a compra do avião que for escolhido, e se houver o plebiscito, talvez a população possa rejeitar novamente a compra do avião.

Franz A. Neeracher

Viola Amherd é uma mulher.

Vendéen

Normalmente, o F22 Raptor deve dominar os debates.
Além disso, não sei se esse novo confronto amigável fará os pilotos do Rafale tremerem de medo. lol
http://www.opex360.com/2021/06/10/trois-rafale-vont-se-mesurer-aux-f-22a-raptor-americains-a-hawai-lors-de-la-mission-heifara- wakea /

Salomon

Que grande oportunidade para o Brasil!
(Não sei qual, só para manter o astral)

Renato B.

Concordo, o F-18 está na descendente e o Rafale em ascensão. Se os americanos oferecerem um pacote de custos mais razoável eles tem chances com o F-35.

fresney

Não sei não, pra mim tem cheiro de Gripen na área

Jean Jardino

Ponha na conta ai, mais 36 Rafales para Indonesia, venda apresentada hoje.

Jose Novais

A indonesia ja disse sim a 36 rafale segundo un jornal Air et cosmos

Vendéen

De fato, “a Indonésia assina carta de intenção para adquirir aeronaves Dassault Aviation” (36 Raf)
É segredo mas sempre tem vazamentos rsrsrs
Além disso, uma carta de intenções não é um pedido firme ou eficaz. Ainda existem algumas discussões relacionadas a fim de finalizar a venda.
https://www.air-cosmos.com/article/36-rafale-pour-lindonsie-24985

Para os interessados, um ponto de vista que me parece bastante objetivo sobre a realidade dos fatos e as perspectivas futuras do Rafale versus as perspectivas (alguns países) quanto à demanda por aeronaves de combate.
Blog (desculpe, está em francês): Portal da aviação:
https://www.portail-aviation.com/blog/2021/06/07/jusqua-900-rafale-produits-un-point-sur-les-prospects/

Bom final de semana a todos

Jose Novais

A media suiça fala que a decisao ja esta tomada un contrato de 5,5 milhares de euros falando entre 30 à 40 rafales

Vendéen

É normal o presidente Biden promover aviões americanos, a escolha do suíço está acirrada e o árbitro ainda não apitou o fim do jogo rs.
http://www.opex360.com/2021/06/16/avant-de-rencontrer-m-poutine-a-geneve-le-president-biden-vante-le-f-35-et-le-fa- 18 sh-na-suíça /
https://www.letemps.ch/suisse/rafale-conjectures-choix-prochain-avion-combat