O Comando de Operações Especiais dos EUA concedeu um total de US$ 19,2 milhões a cinco empresas para demonstrações de protótipos como parte do esforço Armed Overwatch para comprar uma aeronave de baixo custo para fazer vigilância e ataques em locais austeros.

De acordo com um aviso de contrato de 14 de maio, as aeronaves selecionadas para prosseguir são:

A demonstração do protótipo ocorrerá na Base Aérea de Eglin, Flórida, e deverá ser concluída até março de 2022, afirma o aviso. Se o projeto do protótipo for bem-sucedido, uma empresa pode ser solicitada a fornecer uma proposta para um contrato de produção subsequente.

O SOCOM propôs o programa Armed Overwatch na sequência do experimento de ataque leve da Força Aérea dos EUA e planos para a seleção para substituir a atual frota U-28 Draco. O comando quer comprar cerca de 75 aeronaves para voar em apoio aéreo aproximado, ataque de precisão e operações especiais ISR em ambientes austeros e permissivos.

O chefe do Comando de Operações Especiais da USAF, Tenente-General James C. “Jim” Slife disse em fevereiro que deseja aquisições no ano fiscal de 2022. “Podemos fazer isso com um risco relativamente baixo, com base no que vimos dos fornecedores que indicaram que pretendem trazer plataformas para demonstrar para nós nos próximos meses”, disse na ocasião.

O Congresso, no projeto de lei fiscal de política de defesa de 2021, impediu o SOCOM de comprar aeronaves, mas permitiu que o comando avançasse para a demonstração de voo.

“Acho que o Congresso está exercendo de forma adequada e prudente seu papel de supervisão”, disse Slife. “Eu veria isso como um empreendimento de menor risco do que talvez alguns encarregados de supervisão, mas o fato de que vemos de forma diferente não significa que eles estão errados.”

O chefe da SOCOM, general Richard D. Clarke, disse ao Comitê de Serviços Armados do Senado em março que a vigilância armada é necessária porque em “muitas áreas remotas, os recursos de inteligência, vigilância, reconhecimento e apoio aéreo aproximado são limitados e têm um custo elevado”.

FONTE: Air Force Magazine

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Fabio Araujo

O ST ficou de fora?!

Welington S.

Já ouviu a música: ”só lobby, só lobby”?

Alexandre Galante

Sim, o A-29 está fora do Armed Overwatch. Os três A-29s que estão sendo entregues ao AFSOC no final deste ano serão usados para treinar os Combat Aviation Advisors para operadores estrangeiros de A-29.

Last edited 2 anos atrás by Alexandre Galante
carcara_br

Quando se deu a exclusão do A-29?

H.Saito

Não foi excluído porque aparentemente nem participou, pois a Sierra Nevada preferiu concorrer com o avião PZL M-28 da PLZ Mielec ao invés do A29.

carcara_br

https://en.wikipedia.org/wiki/Armed_Overwatch
Tive a percepção que houve uma mudança pela sierra nevada, mas aparentemente envolveu questões internas pré-concorrência então.
Na Wikipédia ainda citava o A-29.

Last edited 2 anos atrás by carcara_br
Flanker

Galante, o Armed Overwatch é o único programa em andamento, em todas as FFAA dos EUA, que visa adquirir uma aeronave de ataque leve e apoio aproximado? Tinha o LAS e mais outro programa que não lembro o nome.

Last edited 2 anos atrás by Flanker
Alexandre Galante

É o único programa agora, o OA-X Light Attack/Armed Reconnaissance (LAAR) e o Light Air Support (LAS) não foram adiante.

Flanker

Obrigado, Galante.

carcara_br

Era a aeronave oferecida pela Sierra Nevada em parceria com a Embraer

MC-145B Wily Coyote da Sierra Nevada Corp.

Sinceramente só consigo imaginar que o Super Tucado era bom demais pra eles, ou que ser um pária internacional tem um custo em termos de imagem na venda de material militar. Vai saber.

Last edited 2 anos atrás by carcara_br
Joli Le Chat

Porque o avião se chama Wily Coyote?

carcara_br

conhecido lobista da acme, precisa investigar.

Marcelo Baptista

kkk

Agressor's

Mas que porcaria…só gambiarra…

Maurício.

Verdade, mas entre essas opções, e pelas funções que querem da aeronave, eu ficaria com o Cessna Caravan, sem contar que deve ser um dos mais baratos também, e é o que mais se aproxima da aeronave que deve substituir.

Agressor's

Se fosse do Irã o discurso por aqui seria diferente….

Fabio Araujo

Então se for por isso a disputa vai ficar entre o MC-208 e o MC-145B pois os outros outra categoria!

Maurício.

Fabio, é só um chute meu, sem contar que o Iraque e os Emirados Árabes Unidos já operam uma versão semelhante a esse Cessna Caravan “modo gambiarra” da competição.

Flanker

O Líbano também.

Agressor's

Aquele primeiro da imagem parece até um avião agrícola de pulverização adaptado. O que ele faz pra deter as ameaças? em vez de lançar pesticidas ele lança agente laranja contra os inimigos é? rs

Flanker

É uma aeronave agrícola que teve uma versão armada desenvolvida, que já participou de concorrências em outros programas parecidos nos EUA.

Agressor's

Kkkkk…e depois esse pessoal ainda querem falar dos iranianos…

Maurício.

Agressor’s, já pensou os americanos com essa aeronave na época do Vietnã? Seria o pulverizador de herbicida mais amado entre os americanos rsrsrs, num tanque o agente laranja e no outro o agente azul.

Marcelo Mendonça

Se não me falha a memória já é usado pelos EAU como COIN.

Agressor's

Então a Embraer deve se movimentar pra fazer o mesmo com seus aviões agrícolas e poder participar destas concorrências também….

Alejandro Pérez

projeto totalmente novo. Só parecido a um aviao agrícola. Muita autonomía, estabilidade como platadorma de armas, bastante carga útil. Interessante.

Agressor's

Joinha…

Ispecialista

Projeto totalmente novo?

Esse é um Air Tractor 802U, com modificações nada de novo.

Alejandro Pérez

Parece…mas não é. estrutura, reforços alares, eletrõnica, motor…

Marcelo Baptista

Eles querem um cara bem barato e de manutenção facil, um aviao agricola voce acha peça em qualquer lugar. hehe.

Matheus S

Sua visão é parecida com a minha. Vale destacar que o MC-208 e o MC-145B existe a possibilidade de eles usarem ou adaptarem e desenvolver as munições paletizadas, assim como terem um espaço adicional para a missão ISR. O design dos modelos realmente não é muito chamativo como o Bronco II, mas pode ser apenas uma capacidade diferente que eles poderiam empregar. De acordo com a aeronave que eles querem, estão tratando o projeto muito mais do que um “caminhão” de armas aéreo. A logística no teatro que eles podem controlar, embora obviamente em pequena escala, mantém uma melhor autonomia.… Read more »

Juggerbr

Tirou minhas palavras, gambiarras mesmo…

Tutu

Pois é, só maquina top…..

Welington S.

De toda essa joça, o ST é o melhor avião para a missão e eles sabem disso. CONTUDO, o ”só lobby, só lobby” dos murica, é o que leva. ST está fora da jogada!

737-800RJ

Dá pra levar à sério uma concorrência desse tipo em que o Super Tucano não esteja presente? Lobby é uma coisa bacana, mas demais acaba caindo no ridículo… E em resultados inferiores.

Paulo

Bem feio esse mini-Stucka aí né?

Luiz Guilherme

é literalmente um Crop Duster armado.

Paulo Sollo

Mais um tapa na cara como compensação pelo ultrajante puxa saquismo e concessões lesa pátria em relação aos EUA.
Chega a me embrulhar o estômago quando as panicats dos EUA ficam por aqui dando chiliques para defendê-los.

Thor

Se bem que a EMBRAER poderia se pronunciar.

Depois o Brasil compra equipamento russo, e eles ficam enchendo o saco.

Last edited 2 anos atrás by Thor
H.Saito

O motivo do A29 estar fora da competição pode ter sido decisão da Sierra Nevada, que pode ter escolhido concorrer apenas com o “Willy Coyote” que é aquele aviãozinho gordinho da foto, o PZL M-28 da empresa Polonesa PLZ Mielec.

Last edited 2 anos atrás by H.Saito
carcara_br

Seria um caso de transferência de tecnologia que funcionou?

H.Saito

Talvez apenas mudança governamental!

Flanker

Qual tecnologia a Embraer transferiu para a Sierra Nevada?

rfeng

Os caras acabaram de aposentar um monte de M28, distribuindo para os países da américa central o que explicaria a seleção da mesma máquina novamente.

João Bosco

Tirando o Brnco II e o Wolverine, o resto tudo é pura e simples gambiarra.
Concorrência feito para o Wolverine vencer…….
De resto, sobramos de novo.

GFC_RJ

O Wolverine é o menos pior, na realidade. Mas é outra gambiarra. Um treineiro Pilatus com uns penduricalhos a mais.

Pedro

Pessoal fica surpreso pela questao de lobby……estao a duzentos anos acompanhando assuntos militares e ainda nao entenderao que 90% da questao de escolha de um equipamento militar é lobby? Basta olhar para o Brasil e lembrar do FX como o lobby de um certo sindicato de uma certa cidade de SP que tinha um certo politico que era “amigo do rei”, levou a escolha! Sobre o caso em si, querendo ou nao o ST é bem mais maquina que essas e pode ser que o fator que o excluiu foi o preço de aquisiçao. Se uma empresa vai comprar uma… Read more »

jorge domingos

LÁ COMO CÁ, TEM SIM “MENSALÃO”. SÓ QUE SE ALGUÉM OU UMA MÍDIA DENUNCIAR SEM PROVAS CONCRETÍSSIMAS QUALQUER EVIDÊNCIA, ACABOU A VIDA PARA ELES.

Paulo Costa

O RU e a França ,que foram operadores do T-27,
não quiseram o ST,porquê? Será o preço?
O A-29 ja tem mais de 20 anos de projeto.

Reginaldo

Tem mais de 20 anos e ainda não tem nada melhor no mercado… Quanto aos operadores o Tucano, é outra classe de aeronave…

Fernando EMB

Porque o Super tucano não é aeronave para substituir o tucano para treinamento primário.

Reginaldo

Mas a Embraer está concorrendo sim! Olha lá o Ipanemão na foto, rs…

Yuri Dogkove

Afinal, a MAIOR força aérea do mundo tem bom gosto! E para os fanboys do ST, podem continuar sonhando, é de graça.

carvalho2008

Nesta categoria em específico, bem específico mesmo, o melhor seria o At-802U Airtractor…não tem nenhum tão STOL quanto ele entre os concorrentes, nem tão rústico, e ele carrega quase 4 ton de carga externa…então nesta seleção ai, eu daria facil a vitoria a ele…o At-6 é mais exigente, pode ter caracteristicas proximas do St, mas pela cara dos concorrentes que procuram responder aos requisitos da concorrencia, acho o AT-802U…vejam que são Dois utilitários leves Versus Três cacinhas Bipostos…um deles é mais caro e mais exigente (AT-6), o outro é bem mais leve e menor Bronco II…. o AT-802U é base… Read more »

Marcelo Mendonça
Mayuan

Todo mundo aqui conhece o avião que será substituído? E os requisitos do programa? O vencedor desse programa deve substituir a variante do Pilatus PC12. Considerando as características dele, começa a fazer algum sentido a opção da Sierra Nevada pelo PZL e da entrada da Cessna com o Caravan. Óbvio que prefiro o ST vendendo horrores e fazendo sucesso mundo afora mas pode ser que a Sierra Nevada tenha vislumbrado mais chances com a escolha que fizeram. Não quer dizer contudo que a Embraer não possa buscar meios jurídicos de se enfiar na concorrência ou melar a concorrência como já… Read more »

Alejandro Pérez

O Bronco II é uma aeronave muito interessante.

Max

A parceria com a Embraer conseguiu engavetar o ST e dar tempo para melhorar o AT-6. É o AT-6 q vão comprar e também o avião q estão exportando. O KC390 segue o mesmo caminho, já tem clone na Coréia do Sul. Muita ingenuidade em acreditar nessa parceria…

Sergio

O Bronco II parece o Paramount Mwari sul-africano