ATLANTIC TRIDENT 21: Caças Rafale do Armée de l´air e F-35 da USAF treinam em conjunto

37

Caças Rafale do Armée de l´air e F-35 da USAF estão reunidos na base aérea de Mont de Marsan para um treinamento de alta intensidade durante durante 2 semanas.

O exercício Atlantic Trident 21, que é um exercício conjunto multinacional envolvendo militares dos Estados Unidos, França e Reino Unido, visa melhorar a integração de aeronaves quarta e quinta gerações, prontidão de combate e capacidades de combate, por meio da condução aérea complexa operações de força combinada multinacional em um ambiente contestado.

Hoje, às 9h30 desta manhã, o primeiro COMAO do Exercício Atlantic Trident 21 decolou. Vinte caças compõem o “time azul”, aquele que treina. Outros 16 compõem o “Vermelho”, a oposição, a equipe que os treina.

Um cenário fictício foi estabelecido. O “Azul” deve responder aos repetidos ataques da Força Vermelha com missões de defesa aérea, a fim de proteger um território.

O objetivo final é alcançar a supremacia aérea, para que se possa aniquilar a ameaça inimiga.

Subscribe
Notify of
guest

37 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
angelo

Belas imagens. 2 titãns em treinamento conjunto. Considerável poder letal.

Rodrigo LD

…e nenhuma prova em combate real…..

Leandro Costa

Ele disse ‘considerável’ poder letal. E de qualquer maneira, a maioria dos caças em atuação nos dias atuais tem pouca ou nenhuma experiência de combate em ambientes de grande intensidade, simétricos.

Andre

Os F4, F14, F15, F16, F18, Sea Harier, e Su27 viram combate e se saíram muito bem, todos com mais vitórias do que derrotas em combates aéreos

Os Mirage F1, Mig21, Mig23 e Mig29 viram combate e foram muito mal, com mais derrotas que vitórias em combates aéreos.

F5, Mig25 e Mirage 2000 viram combate e tiveram mais ou menos o mesmo número de vitórias do que derrotas.

Ou seja, a maioria dos caças em atuação nod dias atuais tiveram experiência em combate.

Leandro Costa

Não, não tiveram. “E de qualquer maneira, a maioria dos caças em atuação nos dias atuais tem pouca ou nenhuma experiência de combate em ambientes de grande intensidade, simétricos.” Última vez que eu vi combate aéreo em ambiente de grande intensidade, e razoavelmente simétricos foi em 1991. Se tentar relevar muita coisa, Bálcãs em meados para final dos anos 1990. De lá para cá houve uma mudança completa no cenário eletrônico, que posso simplesmente taxar de inteiramente novo, fazendo com que as plataformas, mesmo atualizadas, não tenham sido testadas em combate em ambientes modernos. Muito menos de grande intensidade. Temos… Read more »

JuggerBR

A zona mais quente no momento é a Síria. Ambos poderiam estar nesse TO, só que do mesmo lado…

Phillipe Blower

As mais belas imagens de exercícios que já vi… impressionante.

Maurício.

A foto mais bonita não dá para salvar, antes no site dava para salvar todas as imagens, agora a primeira que é postada e que geralmente é a mais bonita não dá para salvar, pelo menos aqui no meu smartphone.
Eu gosto muito do Rafale, mas bem que a Dassault poderia ter tido um cuidado maior nessa sonda de reabastecimento do Rafale, poderia ser retrátil.

Maurício.

Galante, obrigado.

Phillipe Blower

Valeu, Galante, já virou papel de parede aqui.

Jefferson PIA DE PREDIO

Galante é um monstro! Estou diariamente aqui no site. Gosto de ler os comentários, as brigas, ser xingado, bloqueado kkkkkk valeuuuuuuuuuuuuuuuuuuuu

Gustavo

Curioso o caso do F35. Sempre que vejo imagens dele voando sempre se tem essa formação de esteira do vortex nas pontas das assas. Já reparam nisso? Se formam com certa constância, mais que outros caças. Isso pode facilitar a identificação.

JuggerBR

Mas só no visual bem próximo. Como ele é feito pra combate BVR, acho que não é relevante.

JuggerBR

Qualidade e capacidade à parte, ‘Le Jaca’ dá um banho em boniteza na ‘Orquinha’…

Last edited 2 anos atrás by JuggerBR
Leandro Costa

Não consigo achar aeronave Stealth bonita. Nenhuma delas. A única que salva mais ou menos é o B-2. Acho um Fairey Gannet mais bonito hehehehehe

Willber Rodrigues

Acho que o 5° geração mais próximo da “boniteza” é o SU-57.

Leandro Costa

O Su-57 sinceramente me lembra um sapo. 😛

carcara_br

Poucas vezes eu negativei com comentário com tanta convicção rsrsrs.

Leandro Costa

LOL

Jacinto

Eu tenho a impressão de que os F-35 desta foto estão com as tais lunetas de Lubemberg, para ampliar o retorno do radar. Eles continuam a usar estas lunetas mesmo em treinamento?

Leandro Costa

Lentes de Luneberg. Não consigo ver direito na foto, mas acho que estão usando sim. Pode ser que seja apenas para os vôos para a imprensa tirar fotos. De qualquer maneira deve ser informação reservada.

Leandro Costa

Doghfight. Sem ‘er’ 😛

Leandro Costa

Rapaz… se eu vejo um Rafale ao vivo espero que ninguém me veja dar gritinhos afetados feito beatlemaníaca nos tempos do Yê-Yê-Yê.

Mas olha o lado bom da coisa. Não tenho como ver F-14 voando, senão era desmaio na certa hehehehehe

JuggerBR

O Gato Tom segue o mais bonito entre os jatos, sem dúvidas. Mas entre os todos os caças, pra mim sempre será o P-51.

Leandro Costa

Jugger, eu não consigo elencar. Sinceramente. E eu sou meio estranho. Por exemplo, o modelo mais bonito do P-51 para mim é o P-51A com motor Allison ainda. O P-47 mais bonito para mim é qualquer um antes do D-25, ainda Razorbacks e por aí vai. Acho o F-4J (modelo que eu acho mais aerondinâmicamente limpo, se é que isso pode ser dito sobre o Phantom, quase (ênfase no ‘quase’) tão bonito quanto o Tomcat (que reina supremo mesmo heheheheh). Os F-15 monoplace também são lindos demais, mas já não acho o F-16 tão bonito quanto a maioria acha. Enfim…… Read more »

Paulo

Até por que “Dogfight” é o real propósito delas.

Paulo Sollo

Rafale lutar contra a Jackfruit seria o mesmo que bater em bêbado.

Imagino o tédio dos pilotos franceses tendo que atuar abaixo das capacidades do caça para a fat seal poder acompanhá-los.

Flanker

Que conclusão “brilhante” …… tirou essas informações de onde? E quais capacidades do Rafale são maiores que de qualquer aeronave 5G?

Defensor da liberdade

Kkkkkkk boa Paulo!

Michel

Os poderosos!

MestreD'Avis

Pormenor engraçado Ambos os caças descolaram do mesmo local para o que podemos imaginar seja o mesmo tempo de voo. Os Rafale estão com tanques subalares, o F-35 “feio” não. Numa missão de combate, o Rafale teria que levar ainda 4 misseis nos cabides subalares, provocando mais arrasto e um ainda maior RCS. O F-35 “inutil e inchado” não teria esse problema para o mesmo armamento Já li aqui várias vezes que o F-35 tem perna curta mas todos se esquecem desse pormenor, os combat ranges publicados para os caças modernos são com drop tanks, com tudo o que isso… Read more »

rui mendes

Um dos Rafales não leva tanques também.
Lá vai a teoria …

Leandro Costa

Qual deles não está levando tanques descartáveis nas fotos?

Rinaldo Nery

Os combates serão BVR. Com ou sem tanque, não faz diferença. A não ser pela RCS. Acredito, não haverá dogfight.

Rinaldo Nery

Nesse tipo de exercício só vai ter combate BVR. É o cenário.