domingo, junho 20, 2021

Gripen para o Brasil

Pilotos de F-15QA ejetam após avião sair da pista

Destaques

Redação Forças de Defesa
redacao@fordefesa.com.br

Hoje, 18 de maio de 2021, por volta das 07:30 hrs (LT), um Boeing F-15QA saiu da pista no Midamerica Airport (Illinois)/Belleville/Scott AFB e os dois pilotos ejetaram da aeronave.

As imagens mostram a aeronave no solo sem canopy e sem os dois assentos.

Os primeiros informes indicaram que um dos pilotos ficou ferido e levado ao hospital para observação, enquanto o outro saiu ileso.

A Boeing, que fabrica a série de caças F-15 usa este aeroporto que fica ao lado da Base Aérea Scott, para apoiar as atividades de teste e treinamento.

O primeiro F-15QA, destinado à Qatari Emiri Air Force (QEAF), chegou ao aeroporto em fevereiro de 2021, onde os instrutores de voo da USAF começaram a treinar as primeiras tripulações de voo da QEAF.

Em junho de 2017, o Catar assinou um acordo para comprar 36 F-15QAs por US$ 12 bilhões.

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Joli Le Chat

Dúvida: depois de uma ejeção, a cabine, os instrumentos e os comandos ficam todos queimados?

Leandro Costa

Li em algum lugar a muitos anos atrás que normalmente se troca absolutamente tudo, depois testam e verificam o que pode ser aproveitado ou não. Espero que alguém possa dar uma resposta mais clara. É uma boa pergunta.

Ramon

Acredito eu que danifique alguns instrumentos devido a “violência” que uma ejeção provoca, mas quem pode te responder isso é algum engenheiro, piloto da FAB ou alguém que já viu exatamente o que uma ejeção provoca na aeronave.

JuggerBR

Na verdade não deve ser uma preocupação deles, afinal, quando se precisa ejetar é em geral porque o avião deve estar perdido e vai acabar explodindo contra o chão… Ejetar com o avião já pousando é que parece muito incomum.

Peter nine nine

Um piloto pode ejetar se sair da pista, mas, pelo estado “intacto” da aeronave, não me parece que esta tenha sido justificada.

Leandro Costa

Ainda não se sabem as causas da ejeção. A aeronave pode ter ido parar na grama após a ejeção e não tê-la causado. A aeronave parece intacta, mas estamos olhando fotos de longe, e assim fica difícil saber o que pode ter causado a ejeção. O que nos resta é esperar o resultado das investigações.

Ramon

Aparentemente esse é o procedimento, provavelmente eles não tem pena de avião não, se acontece uma falha que os pilotos acreditam que possa colocar a sua vida em risco e vendo casos anteriores o procedimento e se ejetar aparentemente, pois imagina você encima de milhares de litros de combustível com alguns mísseis na asa e avião sai da pista quebra alguma coisa como trem de pouso e começa a arrasta no chão uma faísca pode explodir tudo.

Luiz Guilherme

Pode ser o padrão nos EUA mas já ouvi que aqui o piloto tenta o máximo possível preservar o avião.

Rinaldo Nery

Não existe padrão para isso. Cada emergência tem suas características. Não há, aqui, nenhuma orientação pra salvar o avião. A vida humana vale mais que QUALQUER avião. Ouviu de quem?

carcara_br

A ejeção parece ter sido precipitada, mas já houve casos por motivos menores né.

carcara_br

Pergunta aos pilotos reais e virtuais, aparece uma aranha dessa andando na sua perna, ejeta ou não?

aranha-gigante-08052021125239253.jpeg
Leandro Costa

Ejeta e depois nuka de órbita o.O

Alexandre Cardoso

Não carece ejetar, só colocarem dentro do canopi, detefon ou outro inseticida, como equipamento padrão dos pilotos. Ninguém decola sem inseticida, ir junto …

Paulo Eduardo Faria

Não ia ter efeito afinal aranha não é inseto kkkkkk

Leandro Costa

Sei de pilotos carregando repelentes em caso de ejeção sobre área de mata. Mas o repelente disso aí é um lança chamas.

Saldanha da Gama

Ou uma ak47…..

Rinaldo Nery

Usávamos, no colete de selva, no 2°/3°. E, só o OFF, da Johnson&Johnson é que funciona. Orientação dos ¨guerreiros de selva¨ do EB.

Clésio Luiz

É a única maneira garantida…

Jadson Cabral

Se ainda tivesse consciência, é claro kkkkk

Clésio Luiz

Você está dirigindo Carcará, e esse negócio aparece a um palmo da sua cabeça. Continua dirigindo ou abre a porta e sai correndo?

comment image

carcara_br

A solução ai meu amigo é jogar o carro no primeiro poste, enquanto você abre a porta e pula.

Last edited 1 mês atrás by carcara_br
MMerlin

Encontrei certa vez uma armadeira avantajada pouco acima da fechadura do banheiro… depois que já tinha entrado…
Como o bicho é ninja, optei por utilizar uma “arma” branca.
Nessas horas é importante aquele shampoo feminino tamanho família 🙂

Leandro Costa

Pensamento rápido! Parabéns! Felizmente tem um sem número de produtos bizarros assim no meu banheiro. Vou fazer nota mental para colocá-los em locais estratégicos (ao lado do vaso) para o caso de necessidade urgente como essa! 😛

Phillipe Blower

Pula do automóvel, depois põe fogo nele, depois usa umas durandal na estrada, depois faz uma represa e inunda o município.

sergio

Sei não, mais pelo estado da aeronave, parece que a causa foi só o susto do avião saindo da pista rsrsrs

Leandro Costa

Então… provavelmente a excursão de pista ocorreu após a ejeção, e não tenha sido a causa da ejeção em si.

sergio

“um Boeing F-15QA saiu da pista no Midamerica Airport (Illinois)/Belleville/Scott AFB e os dois pilotos ejetaram da aeronave.” pelo que entendi foi justamente o contrario.

Leandro Costa

Sério, eu não sei quem escreveu o artigo. Pode ter sido clipping de imprensa não especializada. Mas a aeronave me pareceu ter saído da pista à baixa velocidade, tanto que parou na grama. O que me leva à crer que a emergência pode ter acontecido antes de ela sair. Talvez até perda de controle quando ainda em baixa velocidade. Caso estivessem em velocidade quase ao ponto de VR, não acho que a aeronave estaria inteira. Se os pilotos do Qatar forem tão bem vistos pelos instrutores americanos quanto os Sauditas, aí tudo é possível. Mas de qualquer forma é mera… Read more »

PauloM

Os dois pilotos eram da USAF ou havia um instrutor da USAF e um aluno da Força Aérea do Catar? Me desculpem a ignorância nesse assunto, mas a ejeção é acionada individualmente ou é um comando único para ejeção dos dois pilotos?

Rinaldo Nery

Há as duas opões.

Rodrigo LD

Aparentemente saíram da pista para a grama e ejetaram. Nem danificou o trem de pouso. Poderiam ter esperado um pouco mais. Foi susto. Coisas de Forças Aéreas que tem orçamento pra comprar outra aeronave e não preocupa-se tanto com o equipamento.

Rodrigo LD

É só atravessar o rio e comprar um novo….pode pagar em petróleo.

Jadson Cabral

Muita coisa pode ter ocorrido, incluindo falta de freio. E na hipótese da aeronave explodir em chamas, seja pela colisão com alguma barreira, seja por atrito com a pista após o colapso do trem de pouso, melhor ejetar mesmo. Deve ser procedimento normal. Afinal, é muito mais “barato” arriscar perder uma aeronave que dois pilotos.

Rodrigo LD

Imagina a comoção se acontece isso com o Gripen no Brasil…afasta do voo, prende e fica pagando o resto da vida….

Alexandre Cardoso

Lá eles têm dinheiro para fazer esse tipo de coisa (ejetar precipitadamente / por qualquer coisa, … ), aqui não …

Alexandre Cardoso

Têm mais que prender e ir para corte marcial, … kkk

Alexandre Cardoso

Mas falando sério, como mencionaram, são fotos, mas pelas fotos realmente, parece que os pilotos se precipitaram em ejetar. Pelas fotos, o caça está sem nenhum problema … Mas enfim, se for procedimento padrão deles, como eu já disse, lá eles têm dinheiro, para por qualquer motivos, ejetar, aqui não se têm dinheiro para essas regalias.

Last edited 1 mês atrás by Alexandre Cardoso
Clésio Luiz

Para quem acha estranho ejetar com a aeronave no chão, a história mostra que nem sempre é uma má ideia:

https://www.youtube.com/watch?v=L707LRnGcF0

Clésio Luiz
A C

Caro Clesio,
Outro exemplo de onde ficar NA aeronave nem sempre eh a melhor opcao.
https://theaviationist.com/2009/06/23/211th-sqn-czaf-2009-calendar/

Maurício.

Esse Gripen partido no meio me lembrou esse acidente com outro F-15, que também ficou “partido”.
https://www.aircraftresourcecenter.com/Stories1/001-100/023_F-15%20crash/story023.htm

Leandro Costa

O WSO desse acidente teve um azar dos infernos, mas felizmente não apenas saiu vivo, como depois (provavelmente de muito tempo) voltou à voar. Talvez tenha sido um cara de sorte no final das contas.

Leandro Costa

Houve um piloto de F-4 (salvo engano foi Hank Kleeman) da USN, veterano do Vietnã e depois foi para Tomcats. Abateu um dos dois Su-22 Líbios no Primeiro Incidente do Golfo de Sidra em 1981. Cara super experiente. Passou para os Hornets e um dia com muita chuva foi taxiar o Hornet para a pista, a aeronave derrapou, provavelmente por aquaplanagem e foi saindo da pista. Ele tentou salvar a aeronave até o último momento, mas ela tombou e ele morreu preso no cockpit afundado na lama. A aeronave foi posteriormente recuperada.

Mk48

Perguntinha de leigo :
.
“Q” de Catar, mas…….
.
O que o “A” quer dizer ?

Joao Moita Jr

O avião se substitui. Os pilotos não. Que bom que houve final feliz.

Marcelo

Com os pilotos fora da aeronave o piloto automático ou sistema anti colisao deve ter assumido o controle e parado o aviao !!!

Rinaldo Nery

Essa foi dureza de ler…

Rodrigo LD

Saiu atualização; os dois pilotos eram americanos, da USAF e USN. Acidente no pouso. Derraparam e não pagaram pra ver..

Leandro Costa

Nesse caso faz muito sentido.

Rafael Barros Lemgruber

É muito mais custoso pra força aérea, em termos monetários, treinar um piloto por muitos anos pra se tornar um piloto de caça do que comprar um avião, fora que uma vida de um piloto é muito mais valiosa do que uma aeronave.

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