KC-390 Millennium transporta 19 toneladas de oxigênio para o Amapá (AP)

26

O avião realizou o transporte na madrugada dessa segunda-feira (22)

Na madrugada dessa segunda-feira (22), uma aeronave multimissão KC-390 Millennium da Força Aérea Brasileira (FAB), do Primeiro Grupo de Transporte de Tropa (1º GTT) – Esquadrão Zeus, transportou mais de 19 toneladas de cilindros de oxigênio líquido para o Estado do Amapá (AP).

O FAB 2854 decolou às 03h25 (horário de Brasília), da Base Aérea de Belém (BABE), com 293 cilindros de oxigênio líquido, o que corresponde a 19.572 quilos de carga. O pouso, em Macapá (AP), ocorreu às 04h15 dessa segunda-feira (22). A missão ocorre em apoio à Operação COVID-19.

“Estamos contando com todo o apoio da Força Aérea tem nos dado para que esse material chegue ao estado do Amapá e seja encaminhado aos pacientes nas unidades básicas de saúde, nos hospitais e nas unidades de pronto atendimento”, disse o Superintendente Estadual do Ministério da Saúde no Estado do Amapá, Roberto Bauer.

Na madrugada desta terça-feira (23) foram transportados mais 257 cilindros de oxigênio de Belém (PA) para o Estado do Amapá.

O Comando da Aeronáutica está dedicando permanentemente o esforço do seu efetivo e de suas aeronaves, 24 horas por dia e sete dias por semana, em atendimento às necessidades da sociedade brasileira no enfrentamento à pandemia da COVID-19.

Operação COVID-19

Por meio do Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE) que está permanentemente ativado, a FAB cumpre as missões que têm como objetivo minimizar os impactos do novo Coronavírus no sistema de saúde. O Transporte Aéreo Logístico da FAB integra as ações da Operação COVID-19, acionada pelo Ministério da Defesa, em uma cooperação com o Ministério da Saúde.

FONTE: Força Aérea Brasileira

Subscribe
Notify of
guest

26 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Wagner

Parabéns por fazer nada além que a obrigação.

Reginaldo

Pois é Wagner, ultimamente a gente só está parabenizando os que fazem alguma coisa por obrigação, por que há quem deveria fazer algo e que não faz nada.

Pablo

Melhor agradecer quem faz ao invés de agradecer o pessoal que critica mas nao move uma palha, e esses que criticam, é o que mais tem!

Last edited 3 anos atrás by Pablo
Rodrigo Martins Ferreira

Obrigação eram os Governadores terem utilizado os bilhões enviados para cada estado para preparação da Pandemia, ter utilizado o dinheiro para a função que foi enviado.

E agora ficam ofendidos quando a PGR pede prestação de contas.

No Brasil a linguiça come o cachorro.

Pablo

Aqui no RS foi mais ou menos isso, recebeu verbas federais e em poucas horas os recursos terminaram, no AM, conseguiram comprar respiradores superfaturados de uma fabrica de vinho (esse é um dos vários exemplos de compra de respiradores). Em varias cidades do país, montaram hospitais de campanha e nao usaram, um ex presidente falou que era um retrocesso construir hospitais ao invés de estadios, resumindo, rasgaram dinheiro público, mas obrigado FAB, “nao esta fazendo mais que sua obrigação”

Jefferson Henrique

Senhor Rodrigo, simples e direto, sua resposta cala qualquer argumento de esquerda, e principalmente da Globo. O senhor merecia uma cadeira no Jornal Nacional só esperando a sua vez de falar para acabar com qualquer comentário.
Se me permite, faço minhas as suas palavras.

guest

Não adianta preparar nada sem coordenação centralizada de medidas de isolamento social e busca por vacinas.

Tomcat4,2

Falou tudo Rodrigo, comeram o dinheiro, desmontaram os hospitais ,superfaturados, de campanha e agora trancam o povo em casa por falta de estrutura, “Trágico”!!!

Thom

Concordo, o KC não tem opção, tem que levar os oxigênios mesmo. hahahahahaha
Não vou politizar a postagem que trás a capacidade operacional de uma aeronave de grande poste construída no Brasil.

Maurício.

Wagner, concordo com você, a FAB não está fazendo nada além de sua obrigação, o lema da FAB é: “Asas que protegem o país”, então estão cumprindo com seu dever, nada além disso.

Marcelo Andrade

Mauricio, a FAB está cumprindo sim sua obrigação e tem que mostrar pois certos veículos de comunicação além de contarem os mortos diariamente, não mostram esse trabalho essencial! Se fizer reclamam, se não fizer tb reclamam!

Maurício.

Marcelo Andrade, é assim que funciona a política, o GF paga algumas emissoras para falar bem, já outras o GF não dá dinheiro, é assim que funciona, é tudo um jogo de poder e dinheiro, mesma coisa o STF, uma hora ele é bom para salvar políticos que defendemos, outra hora ele é ruim porque salva políticos adversários, é assim a política no Brasil, tudo um jogo de cartas marcadas.

J.Neto

Um dos comentários mais mediocres e lamentáveis que li nesta trilogia…típico de quem não tem nada a acrescentar de positivo, mas negativo tem…

Gabriel

Naqueles comentários que você não espera uma palavra útil é de onde não se extrai nada mesmo. Parabéns sim, a todos militares e civis envolvidos no Transporte Aéreo Logístico da FAB, que integra as ações da Operação COVID-19, em uma cooperação com o Ministério da Saúde. Cabe destacar que o emprego oportuno das Forças Armadas tem ajudado os sistemas de saúde de vários Estados. Ao mesmo tempo, não deixa de ser verdade, que quando as Forças Armadas são empregadas, nesse tipo de operação, como um ultimo argumento, é porque os Órgãos e gestores deixaram de fazer o mínimo e utilizar… Read more »

Marcelo Andrade

Voce deveria parabenizar o STF, eles sim fazem o que não é obrigação e não fazem o que é obrigação, como defender aquele livro verde chamado Constituição!

Tiago Gimenes

Muito bom, nossas forças armadas sempre atuantes mesmo com poucos recursos a disposição.

Willber Rodrigues

“mesmo com poucos recursos a disposição”

????

JCuritiba

Essa noticia parece aquelas: “Famoso X estaciona o carro na orla e toma água de coco”.

FAB fazendo o mínimo que se espera dela.

Michel C

OFF: Que tanto o KC390 vai pra Washington ? Nessa 2a vez neste mês,
está lá a 2 dias.

Matheus

Na verdade está na base aérea de Lackland, no estado do Texas. Mas não deixa de ser curioso.

Mauro

Sim está no Texas agora, mas antes fez uma escala em Washington DC, provavelmente na Andrews Air Force Base, é a segunda vez em pouco tempo que ele passou por Andrews. Washington está fora da rota onde a aeronave está agora. Vacina?

Michel C

Correto

Justin Case

Olá, Michel.

Era comum o C-130 fazer missões, quase que mensais, para os Estados Unidos e Europa, visando buscar suprimento para a FAB (e talvez para as outras Forças). Há muitos itens que são controlados ou perigosos e não podem ser transportados pela aviação civil.
As Forças Armadas têm escritórios de compras tanto nos Estados Unidos como na Europa, os quais estão inseridos na cadeia logística.
É provável que os KC-390 tenham assumido essa responsabilidade.
Abraço,

Justin

Michel C

Muito bem lembrado. E pelo jeito deve levar itens também já q parou antes de ir para San Antonio no Texas, o que foi um baita desvio.
Valeu,

Tomcat4,2

Os KC’s da FAB estão ralando com força e as tripulações se aperfeiçoando na prática, muito bom para todos e se faz uma bela vitrine de demonstração da aeronave e suas capacidades. Parabéns as forças armadas que teem levado esperança, alívio e socorro por todo o país !!!

Marcelo Andrade

Exato, sem falar que mostrar o avião trabalhando ida e volta é uma ótima vitrine para vendas!!! Acham que não tem país de olho nessa intensa operação com o KC-390?