terça-feira, junho 22, 2021

Gripen para o Brasil

PrecISR™: O novo radar aerotransportado da HENSOLDT

Destaques

Alexandre Galante
Jornalista, designer, fotógrafo e piloto virtual - alexgalante@fordefesa.com.br

A HENSOLDT e suas empresas antecessoras têm uma longa história de desenvolvimento de radares para aplicações aerotransportadas, espaciais, navais e terrestres, e é líder na Europa no estabelecimento de tendências tecnológicas para o desenvolvimento e operações futuras de radar.

A Hensoldt tem em seu portfólio sistemas aerotransportados e sensores para missões de Inteligência, Vigilância e Reconhecimento, que podem ser fornecidos individualmente, como o radar PrecISR™ para aeronaves pequenas ou como um kit ISR mais complexo para aeronaves de médio porte, como o C-295. Todas as soluções da Hensoldt estão prontas para serem integradas em novas plataformas ou durante a modernização das aeronaves em operação.

Dentro do portfólio ISR aerotransportado de Hensoldt, há uma série de soluções, tais como:

  • Radar ISR: PrecISR, Radar de Abertura Sintética AESA, última geração.
  • Identificação: IFF Modo 5, certificado para operar na OTAN.
  • Eletroópticos: ARGOS ou GOSHAWK, EOIR de alto desempenho.
  • Kalaetron Electronic Warfare: ESM System, digital, modular com In.
  • Link LYGARION: link de dados criptografados de banda larga C e Ku.
  • ARGOSIA: Sistema de comando e controle, arquitetura flexível e aberta.

PrecISR™

Em um mundo complexo com ameaças imprevisíveis e em constante mudança, ter melhores informações é a chave para se manter à frente e mitigar as ameaças. O PrecISR™ (derivado de “preciso”, pronúncia: “priˈsaiser”), faz parte da nova família HENSOLDT de radares de vigilância multimissão aerotransportados.

A crescente complexidade dos cenários militares e comerciais requer o desenvolvimento progressivo de novas tecnologias de radar, juntamente com seus sofisticados algoritmos e modos de operação. A variedade de funções e tarefas de missão em cenários operacionais futuros exige o mais alto desempenho do sensor, recursos multimodo e multibanda, bem como radar flexível e controle de forma de onda.

A família de radares PrecISR™ incorpora as mais recentes conquistas em tecnologia de matriz ativa e recepção digital em um único sensor de radar escalável e de alto desempenho com uma relação de tamanho, peso e potência otimizada (SWaP).

Utilizando a mais moderna tecnologia de antena Electronic Scanning Active Array (AESA) – baseada em módulos T/R de Nitreto de Gálio (GaN) de chip único integrado – o radar cobre a faixa de frequência de 8 GHz a 12 GHz (Banda X) e é capaz de varredura eletrônica bidimensional. Todos esses recursos são combinados com a eletrônica de núcleo de radar multicanal de alta largura de banda e processamento de sinal de radar integrado.

“Hoje as missões estão cada vez mais complexas, por isso precisamos de equipamentos que nos permitam enfrentar diferentes cenários. Todas essas funções impõem enormes exigências ao hardware e software do sensor, o que requer constante progressão e desenvolvimento de novas tecnologias por parte da Hensoldt” – Luis Gueren, Marketing da Hensoldt.

As aplicações de banda larga e a ampla faixa de frequência do radar PrecISR permitem que a interferência efetiva e a interferência com os sinais de radar se tornem mais difíceis. Além disso, elas permitem melhores imagens de radar de abertura sintética (SAR) de ultra-alta resolução (UHR) em aplicações diurnas e noturnas de longas distâncias.

“Graças à largura de banda muito alta do sensor, as imagens do Radar de Abertura Sintética (SAR) de alta resolução podem ser calculadas quase em tempo real. Essas funções avançadas só podem ser alcançadas com digitalização de banda larga multicanal de alta velocidade com pré-processamento rápido de dados, como os desenvolvidos pela HENSOLDT no PrecISR” – Pierre Marquis – Diretor de Vendas PrecISR.

PrecISR™ – Vista SAR com Nuvens

O comprovado alto desempenho e design compacto do radar PrecISR™ 1000 permite que os operadores aerotransportados conduzam missões de vigilância em grandes áreas, em uma única passagem de vôo, resultando em um nível incomparável de consciência situacional com economia significativa em custos de voo.

“O PrecISR™ foi projetado para todos os tipos de missões de vigilância aérea em operação 24/7 e em todas as condições climáticas para garantir a segurança e detecção de ameaças convencionais e assimétricas em terra, mar e ar” – Luis Gueren, Diretor de Marketing da Hensoldt para a América Latina.

O PrecISR™ permite o missões de monitoramento de grandes áreas costeiras e marinhas para combate à pirataria, tráfico ilícito ou intrusão, fiscalização do tráfego marítimo, busca e resgate, proteção de plataformas industriais offshore, detecção de derramamentos de óleo e socorro em casos de desastre, entre outras ações.

  • Ar-solo: reconhecimento e classificação de alvos usando Indicação de Alvo Móvel (MTI) e Radar de Abertura Sintética (SAR), operando no modo Spot ou Strip.
  • Ar-mar: Classificação de alvos marítimos utilizando o modo marítimo de abertura sintética inversa (ISAR), perfil de alcance e MTI em busca de volume e superfície, rastreamento, reconhecimento com SAR Spot/Strip.
  • Ar-ar: Detecção e interceptação de aeronaves voando baixo. A coleta de informações sobre a direção e velocidade de um alvo para correlação com dados de outros sensores, por exemplo, ADS-B e EO/IR e MTI.

“Nestes tempos difíceis de pandemia e restrições severas, a HENSOLDT até fechou escritórios e fábricas por pouco mais de duas semanas. No entanto, apesar do impacto do COVID-19, nossas equipes têm feito todo o possível para impulsionar o desenvolvimento de nossos produtos e as entregas aos clientes. Temos o orgulho de anunciar que nosso radar aerotransportado multi-missão PrecISR™ 1000 concluiu com sucesso o primeiro voo operacional, provando ser muito estável e tendo o desempenho esperado.” – José Manuel Mondejar, Diretor de Vendas da Hensoldt para Portugal e Espanha.

Cessna Grand Caravan da H3 Mission Systems GmbH com radar PrecISR™

Este voo ocorreu a bordo de um Cessna Grand Caravan da empresa H3 Mission Systems GmbH. Graças às suas interfaces padrão simples e ao excelente suporte de uma equipe H3 experiente em aeronaves de missão, a aeronave foi modificada e o radar foi integrado, testado e pilotado. “Os dados adquiridos neste voo inaugural nos dão a confiança de que o PrecISR™ 1000 e o software de processamento estão prontos para produção em série e podem ser entregues em 2021.” – Luis Gueren, Diretor de Marketing da Hensoldt para a América Latina.

As missões ISR aerotransportadas de hoje requerem sistemas adaptáveis, leves e poderosos. A Hensoldt tem se destacado por produzir soluções ISR para diferentes áreas das Forças Armadas, como Exército, Aviação Naval e Força Aérea, com sensores para asas fixas, rotativas e plataformas aéreas de UAV.

Pierre Marquis, Líder da equipe de vendas de radares ISR aerotransportados multimissão da Hensoldt

“O radar AESA PrecISR oferece cobertura de 360° da área de operação, independente da direção de voo da plataforma, e simultaneamente uma capacidade de direção do feixe livre de inércia na direção de azimute e elevação para fornecer a maior flexibilidade possível” – Pierre Marquis, Líder da equipe de vendas de radares ISR aerotransportados multimissão da Hensoldt.

Este sensor já permite técnicas de processamento como o diagrama de antena Adaptive Nulling que o torna mais eficiente contra interferências e com processamento STAP (Space Time Adaptive Processing) para suprimir com eficácia o clutter terrestre e marinho.

 

Radares para outras plataformas

A HENSOLDT implementou essas técnicas avançadas não apenas para aplicações aerotransportadas, mas também em suas famílias de produtos de radar naval baseado em terra TRS-4D e TRML-4D para permitir a formação digital de feixes, bem como receber técnicas de múltiplos feixes. É importante lembrar e destacar que a Hensoldt obteve grande sucesso com seus radares navais TRS-4D já instalados em navios e fragatas da Europa, América do Norte e América Latina.

Durante o ano de 2020, o governo alemão aprovou o orçamento para o programa de renovação dos radares de seus Eurofighters. Este novo programa visa o desenvolvimento de um novo radar AESA (Active Electronic Scanning Array) para toda a frota alemã de aeronaves Eurofighter, no qual a HENSOLDT terá um papel pioneiro ao assumir pela primeira vez a responsabilidade de contratata, que também criará empregos de alta tecnologia na Alemanha e dará às forças armadas alemãs equipamentos de última geração para responder a novas ameaças.

Ao mesmo tempo, o Bundestag também aprovou o orçamento para a aquisição de quatro navios de combate multifuncionais MKS 180 para a Marinha alemã. Como resultado da especificação do sistema, a HENSOLDT fornecerá quatro radares navais TRS-4D em sua versão não rotativa, também baseada na tecnologia AESA.

DIVULGAÇÃO: Hensoldt

- Advertisement -

7 Comments

Subscribe
Notify of
guest
7 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Zorann

Ou seja, uma aeronave com o porte de Bandeirante ou um Grand Caravan, usando a capacidade de carga util para transportar mais combustivel, poderia ser um vetor muito interessante para missões ISR, para a Marinha, a um custo acessível, usando este sistema.

paulop

Mais do que isso: um sistema como esse, adaptado a uma aeronave de baixo custo poderia servir até às forças de segurança e aduaneiras, federais ou estaduais, visando ampliar suas capacidades de IRSs.
Abraço

Marcos

ou até em drones, ou estou errado?

Rinaldo Nery

O problema da instalação em drones não são o peso/dimensões da antena, mas os demais equipamentos instalados a bordo da aeronave.

Rinaldo Nery

Esse deveria ser o radar do nosso SC-105.

nonato

Qual a diferença desse radar para os que radares usados em caças ou nos E 99 (AWACS)?

Reportagens especiais

AMX da FAB: ‘Abelha’ brasileira?

Por que os norte-americanos apelidaram o jato A-1 da FAB de 'Abelha'? Você sabia que o AMX recebeu o apelido...
- Advertisement -
- Advertisement -