O carregamento da aeronave ocorreu na Base Aérea de São Paulo (BASP), durante a tarde deste sábado (16)

O FAB 2853, operado pelo Primeiro Grupo de Transporte de Tropa (1° GTT) – Esquadrão Zeus decolou às 17h05 (horário de Brasília) deste sábado (16), da Base Aérea de São Paulo (BASP), em Guarulhos (SP), com cinco tanques de oxigênio líquido, o que corresponde a 5.550 quilos de carga. O pouso, na Ala 8 – Manaus (AM), ocorreu às 20h40. A missão ocorre em apoio à Operação COVID-19.

O Comando da Aeronáutica está dedicando permanentemente o esforço do seu efetivo e de suas aeronaves 24 horas por dia e sete dias por semana em atendimento às necessidades da sociedade brasileira no enfrentamento à pandemia da COVID-19. Para esta missão, o KC-390 Millennium conta com uma válvula de segurança equipada, a qual permite o transporte dos tanques de oxigênio. O material será utilizado para abastecer os hospitais de Manaus (AM), que sofrem com a falta do insumo para tratar pacientes com COVID-19.

Por questões de segurança, um técnico da empresa que disponibilizou os tanques de oxigênio líquido foi a bordo da aeronave, para conferência da carga durante todo o trajeto, que teve duração de pouco mais de três horas de voo.

O Comandante do KC-390 Millennium, Tenente-Coronel Aviador Luiz Fernando Rezende Ferraz, explicou a capacidade do vetor, para o transporte da carga. “A aeronave já vem com uma válvula de alívio para fazer o transporte desse oxigênio durante o voo. O que foi necessário ser feito, é que cada tanque tem um tipo de conexão, então a empresa fez uma conexão e adaptação desse tanque para nossa aeronave”, salienta.

O Loadmaster (mestre de carga) da aeronave, Sargento Ian Mayer, comentou sobre a missão. “O sentimento como militar e brasileiro é o melhor possível. Sabemos que, quando somos acionados para esse tipo de operação, vidas estão em perigo e os militares não vão medir esforços para cumprir”, destaca.

As aeronaves da FAB estão em contínuo apoio à sociedade brasileira com transporte aéreo logístico, estando à disposição do Ministério da Defesa, e intensificaram as missões relacionadas à crise de saúde encontrada na capital amazonense em função da pandemia de COVID-19. O transporte aéreo exige uma logística complexa e que, durante o período de pandemia, envolve o trabalho coordenado de diversos órgãos.

FONTE: Força Aérea Brasileira

Subscribe
Notify of
guest

60 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Willber Rodrigues

Imagina se o cronograma inicial tivesse realmente sido cumprido, e tivésse-mos agora 19 KC’s a disposição…

CESAR ANTONIO FERREIRA

Não me preocupo com cronograma, pois abre espaço para que os clientes estrangeiros recebam os seus vetores antes.
O C-130 é uma aeronave capaz, por isso, se há atraso no recebimento dos novos aviões deveriam estar (os C-130H) com a disponibilidade muito mais alta do que a verificada.

Rinaldo Nery

Os C-130 já estão em phase out.

Nilo

Um humorista o outro cantor consegue fazer a tarefa de comprar e montar uma logistica, que o que prefeito de Manaus, Governador do Amazonas, Ministro da Saúde e Presidente não consegue dar conta, transportar respiradores e cilindros de oxigênio para a papulação amazonense.
Ninguém se responsabliliza pela idiotioce, a FAB é o bode expiatório.
Quem se mistura com tolos farelos come.

Last edited 3 anos atrás by Nilo
Rodrigo LD

Cantor e humorista não tem as mãos amarradas por lucitações e uma burocracia interminável. Vai lá e compra. Se o presidente fizer isso, amanhã é JN, Folha de SP e outros da mesma laia dizendo que favoreceu empresa desse ou daquele. Abraço, camaradas.

Caio César

Não vem com essa não, compras emergenciais sempre existiram. A incompetencia dos órgãos responsáveis dá brecha p chegar jornalista e noticiar que “enquanto manaus não tem oxigenio avião da força aérea está brincando de guerrinha nos eua”

CESAR ANTONIO FERREIRA

É chato dizer, mas apesar de ofensiva para os militares a expressão “brincando de guerra” possui o seu sentido nesta presente crise. Pois, não há uma justificativa plausível para você manter uma aeronave capaz em manobras que pouco agregam, enquanto você tem a situação de desespero como a vista em Manaus, ainda mais, quando se verifica uma disponibilidade absurdamente baixa entre os C-130H da FAB…

As manobras nos EUA não apresentam nada que não saibamos, ou que não possam ser realizadas em outra oportunidade. A crise real está aqui, em Manaus.

Caio César

Cesar pode ser engano meu, mas o que pareceu foi q o problema nao foi de meio de transporte, mas de organizacao. Os cantores/comediantes fizeram a parte deles sem cargueiro militar. Será que só esses dois modelos sao capazes de transportar esse tipo material? Sinceramente nao sei, fica a minja duvida. Aeronaves civis nao teriam essa capacidade?

CESAR ANTONIO FERREIRA

Transportar oxigênio em garrafas é válido em função do desespero, mas é pouco eficiente em função do volume. O transporte em recipientes de pressão controlável é bem mais proveitoso.

A ligação aérea se faz em função da emergência, já que grandes volumes podem ser transportados para Manaus por via fluvial, bem como pela terrestre.

Willber Rodrigues

Corta essa.
Na hora de fabricar/comprar cloroquina por até 3X o valor normal, ele não se preocupou com “licitação”.

Wuberty

É complicado. E como não conseguem acabar com a discussão falam… “e o PT ehimm?

Pablo

Todos tem uma parcela de culpa, inclusive o PT SIM!!
Hoje o estado não tem leitos e está mandando pacientes para outros estados, enquanto um estádio que foi pouquíssimo usado custou mais de 600/700 milhões e inicialmente, era previsto menos de 500 milhões. Um estádio superfaturado padrão FIFA que ficou de “legado” e foi mais importante que hospitais!
Só pra te lembrar a frase do poeta, já disse lá no forte e vou repetir aqui.
“copa não se faz com hospitais”, então hoje a conta está ai, o povo pagando pela incompetência de todos, repito, inclusive o PT!!!

Last edited 3 anos atrás by Pablo
Willber Rodrigues

Sempre tem um passa pano com “maixx i u petê…”
O PT fez superfatiramemte de estádios a mais de 12 anos atrás
O Bolso gastou o que não tínhamos comprando/produzindo milhares de doses de cloroquina superfaturada em 3X, um remédio que já ficou mais do que provado que serve tanto pra Covid, quanto aspirina pra curar HIV.
Falando nisso…o Dória, aquela figura execrável no governo de SP, conseguiu sair na frente do Bolso e do Sargento Garcia que ocupa o Min. da Saúde.
Curiosamente, o Bolso tá calado a quase 24h…

Pablo

Estadio há mais de 12 anos, tem certeza?
Outra coisa, vou desenhar pra ti, vamos ver se entende de uma vez!
Eu nao to defendendo governo A ou B, como tu que e massa de manobra, eu disse bem claro e acho que tu nao sabe ler, TODOS TEM PARCELA DE CULPA, INCLUSIVE O PT! Ou seja, governo atual e anterior!
Difícil assim de interpretar?
Quem ta passando o pano e tu querendo justificar a roubalheira do governo passado, ta vendo eu justificar o roubo de alguém aqui???????

Willber Rodrigues

Tú usa apenas como exemplo o “maixx i u petê..” e não quer que eu acredite que você não tá passando pano?
Aham…tá bom…não é massa de manobra não…sei….

Pablo

Tu diz que o pt nao tem culpa, digo que todos tem e eu passo o pano???
Eu votei na dilma assim como votei no bolsonaro e nao to e isentando ninguém de culpa, ja tu…
Tem que desenhar de novo?

Pablo

bom, eu votei em ambos os lados e nao to isentando ninguém, já no teu caso da pra ver bem que é massa de manobra.
Estou falando o que DE FATO HOUVE! não tem nada inventado! haa, já ia esquecendo, esse mesmo estádio, estava dando gasto de manutenção de 1 milhão por mês PARADO, SEM USO, DANDO PREJUIZO.
Viva o legado da copa.

Last edited 3 anos atrás by Pablo
Willber Rodrigues

De novo tú me vem com papo furado de “i u petê”, e eu que sou massa de manobra…tá bom…

Pablo

é que tu é ceguinho ou se faz de louco como se fossem inocentes!

Flanker

São coisas separadas….distintas….uma não isenta a outra…..gastos desmesurados de ambos……o próprio Lula disse que copa do mundo não se faz com hospital…..e agora, sentimos o resultado disso!! E os milhões gastos com cloroquina que NÃO FUNCIONA e NÃO EVITA o coronavírus!! Já disse dezenas de vezes e digo de novo, essa maldita dicotomia dos lulistas e bolsonaristas está acabando com o pouco que restava do Brasil…..

Last edited 3 anos atrás by Flanker
ADAIR HAMES

Pra relato, cloroquina não cura do Covid, apenas trata os sintomas! fato.

Renato

Taí um negócio que eu nunca engoli foi esse gasto desnecessário com estádios novos.
Um país de 3 º mundo que ainda tinha e tem que melhorar muito suas estruturas e lojisticas de atendimento ao público se preocupando com COPA DO MUNDO.
Mas se na época das obras vc criticasse, vinham com pau e pedra para cima.
Ficou mais do que óbvio que o maior beneficiado eram as empreiteiras.
Que me perdoem os simpatizantes do Lulapetismo, mas essa foi de doer.

Pablo

tem doente que defende ainda a robalheira!

Henrique

Esse negócio dos estádios não deveria aparecer, o adianta ter hospital se não tem o básico….

Ricardo
Nilo

?

Brasil

Não é por aí o caminho….. esmiuçar as informações antes de criticar o Gov Federal se não forneceram todo o apoio necessário quando solicitado pelo Prefeito e Gov do Amazonas que são os responsáveis direto pela população daquele município e estado respectivamente. Nessa situação do oxigenio em Manaus a empresa (WHITE) está sendo atendida pela FAB para transportar O2 de outras unidades. Em relação aos artistas citados, apenas dois oportunistas querendo aparecer na mídia. O mesmo papel na doação de oxigenio fez a HONDA e outras empresas. No final solicitaram e foram atendidos pela FAB para realizar o transporte dos… Read more »

RICARDO

Esperando a mídia comum dar a notícia … só que não … aos olhos desses existe tão somente o espetáculo e o nivelamento por baixo de todos das forças armadas, como se todos estivessem no comando e não cumprissem ordens e não estivessem engajados em suas obrigações diárias.
Trabalho duro e notícia boa não vendem.
Só o que vende é o show no picadeiro do circo diário …

Pra

Por que a FAB denomina o Aeroporto Internacional de São Paulo, GRU. Como Base Aérea? A USAF não chama o JFK de Air Base.

Flanker

Meu caro, junto ao aeroporto de Guarulhos, mas em instalações separadas e de propriedade do Comaer, existe e funciona a Base Aérea de São Paulo, que compartilha as pistas do aeroporto para sua operação . Também na BASP funciona o ILA, Instituto de Logística da Aeronáutica.

Marcos10

Porque ali tem uma Base Aérea.

César Antônio Ferreira

A pista do Aeroporto é compartilhada com uma Base Aérea.
É uma prática comum em muitos países.

Luiz Antonio

Em GRU é código de chamada para o Aeroporto Internacional de São Paulo. A Base Aérea está no lado oposto ao Aeroporto, porém compartilhando as mesmas pistas de pouso e decolagem. Aliás, a Base Aérea de São Paulo (BASP), sedia a ALA 13. Originalmente sempre foi uma base aérea da FAB. O Aeroporto civil chegou muito depois.

Marcos10

Bota depois nisso!!!

Rinaldo Nery

Meu ex sogro serviu lá nos anos 50/60. Foi encarregado da manutenção do ERA 41 (Morcegos). Combateram Lamarca no vale do Ribeira.

pampapoker

Tu tem causos para contar, sou todo ouvidos kkk

Rinaldo Nery

É pq sou velho. kkkkk

Victor Filipe

Em Porto Velho também é assim, a BAPV divide pista com o Aeroporto aqui da cidade.

Rodolfo

Finalmente os Kcs estão sendo bem utilizados. Bem melhor que participar de lançamentos de paraquedistas nos EUA numa missão desnecessária pra FAB atualmente.

Last edited 3 anos atrás by Rodolfo
Rodrigo M

É o que eu costumo dizer.. A FAB (e EB/MB tb) e suas terríveis manias de ouvir Brigadeiros e Generais com 40 anos de serviço..

O dia que passarem a ouvir a garotada expert em super trunfo, vídeos do YT, blogs de internet e afins a coisa funciona!

Ahaha

Last edited 3 anos atrás by Rodrigo M
Rodolfo

Interessante que os sabichões dos brigadeiros e generais com 40 anos de serviço não abrem mão das lagostas e vinhos caros nas festas da FAB. O garoto aqui tem apenas 20 anos de comando na aviação comercial, a propósito, a empresa que eu trabalho está transportando as vacinas pelo Brasil porque os kcs da fab não são suficientes. Enquanto isso continue passando pano pra logística da FAB, melhor lançar paraquedistas nos EUA transportar vacinas e oxigênio né?!?! rs

Last edited 3 anos atrás by Rodolfo
José de Souza

Clap! Clap! Clap! Clap! Clap! Clap! Clap! Clap! Clap! Clap! Clap! Clap! Clap! Clap! Clap! Clap! Clap! Clap! Clap! Clap!

Rinaldo Nery

Rodolfo, não sei em companhia vc voa. Eu vôo na Azul. A operação nos EUA já estava planejada e coordenada há anos. é uma operação em proveito do EB, onde nossa Aviação de Transporte terá uma ótima oportunidade para se atualizar na missão Transporte Aeroterrestre. Há mais 3 KC-390 aqui no Brasil, voando em proveito das operações pró Covid. O problema da falta de oxigênio é de responsabilidade do Governo do AM. Não queiram imputar responsabilidade à FAB. E, o principal problema, é a BR-319 ser intransitável, pois governos anteriores permitiram que tal ocorresse.

Marco

Boa noite Coronel. Importante lembrar que além do ganho operacional para FAB e EB, uma operação bem sucedida nos EUA será uma excelente “vitrine” para o KC390 e pode render divisas para o país no futuro. Quanto à BR319 foi uma omissão criminosa de vários governos tanto nas esfera federal como na estadual. Donos de balsas “deitam e rolam” faz tempo por lá. Ontem presenciei o Gordo 2467 pousando aqui em SBGW para carregar um gerador de O2 e, entre pouso, carregamento e decolagem para SBBR não se passou 1 hora, o que demonstra o ritmo frenético com que os… Read more »

Rodrigo M

Hummm então o problema é o cardápio e salário dos brigadeiros que estão afundando o país, entendi.
Agora sim, do alto de sua sapiência argumentativa você conseguiu me convencer.
Ahahah
Tá bom comandante.. Com isso preenchi minha cota diária de besterol e tempo perdido.

CESAR ANTONIO FERREIRA

Destaque do texto: “(…) Para esta missão, o KC-390 Millennium conta com uma válvula de segurança equipada”. O nosso querido KC-390 possui a tão decantada “válvula de alívio”. Ora, ora, não fosse motivo de briga de foice no tópico anterior… Não muda o fato humilhante da baixa disponibilidade dos C-130H da FAB. Ainda que o processo de recebimento de um vetor novo (KC-390) seja por si desestimulante no tocante a manutenção de vetores que darão baixa, ainda assim, a disponibilidade de 25% é injustificável, deprimente. Agora a imprensa não especializada descobriu sobre o 767… Não demoraram muito. Discutir a gestão… Read more »

Tomcat4,2

Você me acusa de não contribuir em nada em meus comentários na trilogia e agora q tem a oportunidade de fazer diferente de mim diz que é “dor de cabeça aguda e incapacitante” discutir a gestão da FAB???
Cadê o bichão da goiaba q só faz comentário cabeça cheio de informações pertinentes e que contribui como um pesquisador mestrando em faculdade ???
Nada como um dia após o outro pra ver máscaras caírem !!!!
Seja mais humilde ok, fica a dica,pois nenhum de nós é dono da verdade e do conhecimento absoluto, ambos aprendemos dia após dia .

César Antônio Ferreira

Caríssimo Tomcat…
Tenho mais de 25 anos nesta seara:
Como membro ativo de fóruns especializados, brasileiros e estrangeiros.
Como colaborador de pesquisas históricas.
Como colaborador em sites brasileiros.

E durante todo este tempo nunca vi o nickname “Tomcat” intervir com algo útil.

Fui claro?
Se você quer dar vazão ao seu ego fique a vontade, paro por aqui.

Em tempo: com a exceção da presente resposta todos os meus comentários foram alusivos ao post… Pois, assim deve ser nas colunas de comentários dos blogs e sites.

Passar bem.

Flanker

Sem entrar na discussão de vocês, mas você é pretensioso e arrogante desde sempre! Eu participo, estudo, leio e debato sobre assuntos de defesa há 33 anos….e não fico com essa sua postura prepotente e arrogante…..o problema é que tu te acha imprescindível e douto nos assuntos que debate……

CESAR ANTONIO FERREIRA

Arrogante, pretensioso, “imprescindível”, intragável, prepotente, douto… Impaciente.

Não sou carismático e nunca pretendi o ser.

Tomcat4,2

Paramos por aqui meu caro, eu com minha inutilidade e vc com sua infinita sabedoria e conhecimento.;-)

João Fernando

Mas que o Cesar sabe, sabe…

Tomcat4,2

Nenhum momento disse q ele não sabe meu caro, só não acho respeitoso alguém q se julga o dono do saber diminuir os outros a seu bel prazer por os considerar inúteis. frequento o fórum a anos, creio que a quase 9 anos com a proposta de aprender mais sobre um tema q gosto desde criança, tanto que pode ser visto em comentários meus de anos atrás eu sempre finalizar com;
“o observador aprendiz”(não sei se estava tomcat ou Eduardo.Pereira ). mas….fazer o quê, cada um é cada um e o Sol nasce para todos !!!

Rinaldo Nery

Vou repetir: os C-130 estão em phase out.

Nilo

Procurador do Estado do Amazonas Igor da Silva Spindola diz que o Sistema de Saúde foi alertada sobre falta de oxigênio com antecedência. Segundo o Procurador: “Acordei hoje [quinta-feira-14/01/21)] com uma ligação por volta de 7h do diretor do Hospital Universitário dizendo que só tinha duas horas de oxigênio. Por volta de 12h, a gente já tinha notícia dos óbitos por asfixia. Foi emocionalmente impactante”. “O pico de demanda por oxigênio em Manaus passou de 20.000 para 70.000 mts.cúbicos a empresa W.Martins de Manaus só consegue atender 28.000. A White Martins produz 25 mil metros cúbicos diários e está ampliando esse patamar… Read more »

Tomcat4,2

Este secretário é um boçal hipócrita, q deve ter “esquecido” q está substituindo outro secretário preso em investigação de superfaturamento de mais de 100% na compra de respiradores e q até o governador é investigado. Outro ponto, lá ,onde não tem tanta estrutura é o local entre muitos q não deveria ter desativado hospital de campanha como fizeram em Junho passado. Agora, dentro desta infeliz situação onde os pagadores de impostos morrem e ainda são acusados pela própria morte, os verdadeiros culpados ficam olhando e atirando pra todo lado a começar no alvo principal da mídia q é o PR… Read more »

Flanker

Meu caro, o problema é que todos tem culpa, em menor ou maior escala. O MD, o Comaer e os Comandos e Diretorias diretamente responsáveis e envolvidos, deveriam priorizar a manutenção (leia-se verbas) dos meios de transporte mais capazes, como os C-130. Em uma frota de 12 aeronaves ter apenas 4 disponíveis é muito pouco, em especial em época de crise como a que vivemos. E manutenção desses meios não resolve de um dia para o outro. Deveria ter sido evitado chegar nesse nível tão baixo de disponibilidade. Será que os envolvidos, TODOS ELES, vão aprender com essa lição e… Read more »

CESAR ANTONIO FERREIRA

Sr. Nilo… O transporte mais eficiente para grandes volumes é o fluvial (aquático) e rodoviário (terrestre). Todavia, dado a presente crise o transporte aéreo se impõe em face ao desespero. As cifras citadas, de cerca de 40.000m3 diários impõe a convocação da nossa frota comercial para o atendimento da demanda de transporte, independentemente da capacidade da FAB estar no limite, ou não. Dito isso, por estarmos em um ambiente de notícias sobre atividades aeronáuticas, podemos discutir sobre a disponibilidade das aeronaves da FAB. Como disse anteriormente, o recebimento de um novo vetor pode desestimular a manutenção daquele que será substituído,… Read more »

Last edited 3 anos atrás by CESAR ANTONIO FERREIRA
Mike

O triste de tudo isso que nós e o mundo inteiro está passando, mas falando de nós aqui no Brasil, é a politicagem que está sendo feita em cima dessa pandemia. Tudo, absolutamente tudo, até pessoas que morrem, é motivo para tirar alguma vantagem para ganhar voto, ou maldizer outro político ou profissional, seja civil ou não. Uma situação mundial caótica onde infelizmente todos querem de alguma forma tirar alguma vantagem, inclusive financeira, das desgraças alheias. Se não fossem essas intermináveis brigas, insuportáveis burocracias e disputas de poder, ( já faz 2 anos que a eleição presidencial acabou e faltam… Read more »

Alex Barreto Cypriano

Um paciente sob oxiterapia prolongada consome 14,5 metros cúbicos de oxigênio por dia. Dizem que todo hospital tem que manter três dias de reserva em oxigênio. Quantos leitos de oxiterapia tem Manaus? Parece que desativou centenas, inclusive os emergenciais, no último quarto do ano passado ficando com algumas dezenas. Claro que os hospitais mantiveram estoques pra suprir apenas os poucos leitos ativos. Se Manaus tivesse 300 leitos de oxiterapia teria que ter mais de 130 mil metros cúbicos em estoque. Li que tinha uns trinta leitos. Mandaram em excesso ou faltou? Mas, e o resto do estado, onde mora a… Read more »