Aviões C-130 Hércules promoveram o transporte de tanques de oxigênio líquido na madrugada deste sábado (16). Outra aeronave KC-390 também foi empregada nesta data para transporte de insumos

Em continuidade ao emprego de aeronaves da Força Aérea Brasileira (FAB) na Operação COVID-19, intensificada na capital amazonense, dois aviões C-130 Hércules realizaram missões na madrugada deste sábado (16). Operados pelo Esquadrão Gordo (1º/1º GT), os aviões decolaram da Base Aérea de São Paulo (BASP), em Guarulhos (SP), com destino a Manaus (AM). Com estas missões, a FAB atinge a marca de 114 horas voadas e cerca de 110 toneladas transportadas em nove dias de intensa atividade no Amazonas.

A primeira aeronave, FAB 2467, decolou, nesta sexta-feira (15), às 22h31, de Guarulhos (SP), e pousou às 03h58, em Manaus (AM). A segunda aeronave, FAB 2477, decolou às 3h30 e pousou às 09h23, de acordo com o horário de Brasília. No total, as duas aeronaves transportaram 13 tanques de oxigênio líquido.

Também neste sábado (16), um KC-390 Millennium, operado pelo Esquadrão Zeus (1°/1° GT), realizou o transporte de material hospitalar, camas, tendas e gerador, totalizando 4.330 quilos de carga. A aeronava decolou de Recife (PE), às 8h48 (horário de Brasília) com destino a Manaus (AM). O Sargento Ricardo Duarte da Cunha, Loadmaster do KC-390, profissional responsável pela carga da aeronave, explica que o material transportado dará apoio a população amazonense. “É muito gratificante ver a nossa aeronave ser empregada em uma missão que busca levar alento à sociedade, que neste momento passa por uma situação crítica”, disse.

Piloto de uma das aeronaves C-130 Hércules que realizaram o transporte, o Capitão Aviador Cayo Cesar Magalhães destaca o orgulho em participar das missões. “É muito gratificante participar de uma ação como esta, tanto como militar como cidadão brasileiro. Eu sei que, de alguma forma, estou sendo útil para a nação brasileira e ajudando a salvar vidas”, disse.

O Comando da Aeronáutica está dedicando permanentemente o esforço do seu efetivo e de suas aeronaves 24 horas por dia e 7 dias por semana em atendimento às necessidades da sociedade brasileira no enfrentamento à pandemia da COVID-19. Desta forma, as aeronaves da FAB estão em contínuo apoio à sociedade brasileira com transporte aéreo logístico e intensificaram as missões relacionadas à crise de saúde encontrada na capital amazonense em função da pandemia de COVID-19.

Transporte de cerca de 110 toneladas

Nos dias 8 e 10 de janeiro, a FAB transportou mais de 24 toneladas de tanques de oxigênio para Manaus (AM), por meio do C-130 Hércules. No dia 13, a aeronave KC-390 Millennium transportou mais de oito toneladas de equipamentos para Manaus; e no dia 14, duas aeronaves C-130 Hércules transportaram mais de 18 toneladas de tanques de oxigênio líquido, sendo que cada aeronave transportou seis. Nesta sexta-feira (15), também ocorreu transporte de insumo e de oxigênio, realizado pelos aviões KC-390 Millennium e C-130 Hércules, para Manaus (AM), com mais 19,5 toneladas de carga.

Até o momento, a FAB já transportou aproximadamente 110 toneladas, entre insumos hospitalares, materiais para instalação de Hospital de Campanha e tanques de oxigênio líquido. Já foram levados 36 tanques de oxigênio líquido, o que significa cerca de 3.700 cilindros de oxigênio de 7m3. Todos os equipamentos, insumos e materiais se destinam a hospitais para o combate ao novo Coronavírus em Manaus.

Transporte de pacientes

No dia 15 de janeiro, a FAB iniciou o transporte de pacientes, acompanhados de equipes de saúde, de Manaus (AM) para outros estados do País. Duas aeronaves C-99 do Primeiro Esquadrão do Segundo Grupo de Transporte (1º/2º GT) – Esquadrão Condor, foram acionadas pelo Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE) e cumprem as missões que têm como objetivo minimizar os impactos no sistema de saúde da capital amazonense. No dia 15, foram transferidos nove pacientes para Teresina (PI) e 12 para São Luís (MA). Neste sábado ocorreu novo voo de Manaus para São Luís, com 11 pacientes e seis profissionais de saúde. A aeronave decolou às 13h18 e pousou às 15h50 (horário de Brasília).

FONTE: Força Aérea Brasileira

Subscribe
Notify of
guest

20 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
nereu

garanto que se alugassem um 747 seria muito mais barato que ficar levando a conta-gotas

Marcos10

Alguém vai dizer:
Se tivéssemos 30 C-5…

Tutu

O 747 tem a válvula de emergência para levar oxigênio líquido?

Caso contrário pode encher ele de cilindros convencionais que não vai chegar nem perto do que um C-130 ou um KC-390 desses está levando por viajem.

nereu

se as aeronaves 737 da Azul tem tal capacidade não duvido que não exista um 747 nesse mundo que tenha tal capacidade

Last edited 3 anos atrás by nereu
Tutu

Qual 737 da Azul transportou oxigênio líquido?, todos levaram cilindros de oxigênio gasoso convencional.

Beee

Pra que 747 se poderiam alugar um Antonov?

Thiago A.

Venho aqui para cumprimentar e a agradecer a FAB e seus integrantes pelo seu maravilhoso trabalho.

Eduardo de Carvalho Bitencourt

Parabéns a FAB, lindo trabalho

Wuberty

Não fazem mais que a sua obrigação. Governo deveria enviar além disso.

Cristian

Você deve ser parente do governador de manaus.

André Luiz Domingues

Governador de “Manaus”….. eita mundo véio sem porteira.Segue o jogo…

José de Souza

Ahahahahah!!!

Wellington Góes

Então… Tudo isso (110 Ton.) poderiam ser levados em apenas dois cargueiros estratégicos como o C-17, Y-20 e IL-76/78… Tivéssemos, pelo menos, de 08 a 10 no inventário da FAB, a aviação de transporte estratégico estaria muito bem servida… Bem como de 06 a 08 A330MRTT, ou B767, sendo 02 presidenciais. O grosso de carregar o piano, continuaria sendo feito pelo KC-390, mas é inegável a necessidade de aeronaves de transporte estratégico… A FAB tem que ser pensada com o tamanho, interesses e responsabilidades que o Brasil tem, não como acham alguns medíocres oficiais, que brincam de Aeroclube (depois reclamam… Read more »

Bille

É importante saber que a FAB não tira ou coloca projetos “do c*”: pra que uma coisa and, tem que existir uma série de condições para que seja iniciado um projeto deste tamanho. E a parte mais significativa pra mover isso vem do congresso, ou seja: ORÇAMENTO. Sem orçamento, não se pode, por lei, começar nada. O que foi feito foi simplesmente cumprir a lei. Se alguém precisa ser cobrado é o CN. E como nunca se levou defesa a sério nesse país, fica difícil. Inclusive, muitos sabem, pessoal costuma comentar aqui um monte de coisa sem saber os porquês… Read more »

Renato

A TV acabou de mostrar o comboio de carretas vindo com oxigênio da Venezuela para Manaus.

Bille

Para o Brasil, especialmente Manaus, é bom. Mas pensa que os venezuelanos tão sem o O2 lá e sem comida… não sei o quanto Maduro ta usando disso para politicagem externa, à revelia do sofrimento do povo…

Yuri Dogkove

E o “povo” do Brasil não passa fome né? Aliás vc faz parte daquele grupo que nunca viu um mendigo no bairro onde mora…

Nilo

Não foi o parça “EUA” com seu C17 que da prioridade a seu povo, não foi a Índia do BRICS com sua vacina. A China está dando prioridade ao seu povo e para seus vizinhos. Russia…
É a caravana da vergonha, “para quem tem”, chegando.
É a doação de um socialista hipócrita que se farta de carne premium enquanto seu povo passa fome.

marcos

Parabéns FAB.Obrigado.

Daniel Klein

Isso não é mérito desse governo (ou de qualquer desses governos que estragaram e estragam esse país), mas dessas pessoas, brasileiras, trabalhadoras. Dão de tudo nesses aviões antigos, os fazendo voar. Parabéns a FAB e demais forças.