A aeronave chegou à Louisiana, Estados Unidos, para participar pela primeira vez de um Exercício Operacional

Eram 21h20 no Brasil e 18h20 em Louisiana, Estados Unidos, quando o KC-390 Millennium e a tripulação do 1º Grupo de Transporte de Tropa (1° GTT) pousaram no aeroporto de Alexandria, nesta terça-feira (12/01), para participar do exercício Culminating, que acontece até o próximo dia 05 de fevereiro.

A chegada da equipe marca o início de uma nova fase da aeronave: a realização de treinamentos em cenários simulados de conflito.

“Diante de toda a evolução tecnológica que o KC-390 traz para a FAB, quando a aeronave tem a possibilidade de operar em conjunto com outras Forças Armadas, é possível aprimorar a doutrina que nós utilizamos hoje, verificando as características que o cenário atual apresenta”, ressalta o Major Aviador Rafael Portella Santos, piloto que compõe a equipe do KC-390 no Exercício Culminating.

Em conformidade com as orientações de saúde e regras estabelecidas pela organização do exercício, os militares seguirão em isolamento social nas instalações designadas para esse objetivo em Fort Polk, unidade do Exército Americano, onde os participantes do treinamento ficarão instalados.

Ao longo desse período, os militares realizarão atividades específicas de treinamento teórico para os voos programados, entre eles, um voo de pacote envolvendo aeronaves dos Estados Unidos, Itália e Canadá, com o lançamento de cerca de 4 mil paraquedistas em apenas uma noite.

O coordenador do exercício, Major Aviador Daniel Elias Souza, explica a importância do período de adaptação que será realizado durante a quarentena. “Nós já viemos preparados do Brasil. O que nós faremos durante a quarentena é desenvolver ainda mais a doutrina, a mentalidade de segurança e os aspectos do tráfego aéreo local. O objetivo é que no final da quarentena nós estejamos muito bem preparados para atuar nos cenários que vão ser impostos para o esquadrão durante o exercício, juntamente com o Exército Americano, com a Força Aérea Americana e com o Exército Brasileiro”, explica o Major.

KC-390

O primeiro KC-390 Millennium foi entregue à Força Aérea em setembro de 2019. E, após cerca de um ano e meio operando a aeronave multimissão, a FAB atualmente conta com quatro KC-390 em sua frota realizando missões fundamentais para o país, como a Operação COVID-19, de apoio no enfrentamento à pandemia do novo coronavírus, e na missão de assistência humanitária à República Libanesa.

FONTE: Força Aérea Brasileira

Subscribe
Notify of
guest

15 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Eduardo de Carvalho Bitencourt

Parabéns FAB, muito sucesso no Exercício !

Pablo

Torcendo pelo sucesso na missão da FAB e EB, e por mais negócios para o KC.

PS: desculpe a piada, mas em 0:43 no vídeo, o tradutor deu bug hehehe

Rafael Cordeiro

O “AURTHORIZADO” escrito na placa, parece uma tradução com um pouquinho do sotaque do interior, da roça! kkk.

No mais, o exercício serve de vitrine para o KC-390 e que isso traga bons negócios para a EMBRAER.

Pablo

Pareceu aquela tradução de caipira americano no Discovery Channel hahaha

Fabio Araujo

Vamos faze bonito!
!

V.Silva

“Fazer”

Tomcat4,2

E vamos que vamos !!!

Welington S.

Caramba… o painel é muito bonito.

João Fernando

Tchau Trump…

Up The Irons

Sai o Trump… Entra a China.
Um erro está sendo cometido. O tempo dirá quem está certo.

Billy

É o KC 390 que vai buscar a Vacina Oxford-Fiocruz na India? Essa sim, seria a missão para a consagração da aeronave

Adriano RA

Desculpa por ser estraga prazeres, mas será que esse KC-390 não está fazendo falta pra socorrer Manaus? Sei que essa situação de emergência (falta de oxigênio hospitalar) não poderia ser prevista pelos nossos militares e não estou fazendo qualquer crítica. A situação mudou… O KC-390 não consegue fazer um bom papel no transporte de cilindros? Se sim, então precisa avaliar a volta urgente dessa aeronave, se possível já trazendo cilindros dos EUA.

Flanker

Calma, meu caro. Ainda tem outros 3 KC-390 e mais 12 C/KC-130. e mais 11 C-105. Se tivermos uma disponibilidade de 50% ( provavelmente é maior que isso), teremos 13 aeronaves capazes de suprir as missões de transporte….isso sem falar nos 3 SC-105 e nos aproximadamente 7 C-99, 15 C-97 e várias outras versões do C-99 do GTE. Portanto, calma….aeronave não falta.

Jadson

A FAB tem outros 3 KC-390, 12 C-130 e uma porção de outras aeronaves menores como o C-95. Um Kcetão não vai fazer falta.

Pablo

Temos os Hércules em operação ainda, e no papel mais 3 kc