A Força Aérea Nigeriana (NAF – Nigerian Air Force) disse que o projeto da aeronave A-29 Super Tucano está em andamento conforme acordado no contrato.

A Força Aérea Nigeriana informou que seis dos doze caças A-29 Super Tucano foram produzidos e estão sendo empregados no treinamento de conversão de seis pilotos da NAF que estão nos EUA. A informação foi divulgada em um comunicado no dia 30 de novembro.

Ela acrescentou que a entrega da aeronave ocorreria conforme o acordado no contrato e exortou o público a ignorar rumores na mídia.

A NAF disse em seu comunicado de segunda-feira que as notícias sobre o acordo em risco foram retiradas do contexto no Comitê da Força Aérea do Senado.

A Força Aérea disse: “A atenção da Força Aérea Nigeriana (NAF) foi atraída para relatos da mídia insinuando que o acordo contratual existente entre o Governo Nigeriano e os Estados Unidos da América (EUA) para o fornecimento de 12 aeronaves A-29 Super Tucano, cujo pagamento foi efetuado, encontra-se comprometida devido à “pista ruim” no 407 Air Combat Training Group (407 ACTG), em Kainji.

“A NAF deseja declarar que os informes, que foram supostamente extraídos de comentários feitos pelo Vice-Presidente do Comitê do Senado na Força Aérea ao informar o Comitê de Apropriação do Senado sobre a proposta de orçamento da NAF para 2021, foram claramente retirados do contexto.

“Para evitar dúvidas, é necessário informar que o projeto da aeronave A-29 Super Tucano está em andamento para ser entregue dentro do prazo e de acordo com os Termos do Contrato.

“Atualmente, 6 das 12 aeronaves esperadas foram produzidas e estão sendo empregadas no treinamento de conversão de 6 pilotos da NAF que estão nos EUA, junto com 26 engenheiros, técnicos e logísticos da NAF, que também estão passando por vários treinamentos na aeronave como parte das disposições do Contrato. Outro conjunto de 35 oficiais também está programado para se juntar a eles no início do próximo ano.”

A Força Aérea acrescentou que a pista da base Kainji havia sido aprovada para reforma e que o governo estava trabalhando para garantir o financiamento necessário para isso. Acrescentou que o governo dos Estados Unidos garantiu a entrega dos 12 aviões no devido tempo.

“O Governo dos Estados Unidos, por sua vez, também garantiu seu compromisso de entregar as 12 aeronaves dentro dos prazos acordados, enquanto a NAF continuará a trabalhar para implantar a infraestrutura necessária para garantir que a aeronave possa ser efetivamente utilizada assim que chegarem ao País.

“A NAF agradece ao Governo dos Estados Unidos pelo apoio e compromisso para garantir o sucesso do projeto Super Tucano. Ao mesmo tempo que agradece à mídia por seu apoio habitual, a NAF deseja exortar a cautela na reportagem, a fim de não soar alarmes desnecessários”, acrescentou a NAF.

Em 2017, o presidente Trump aprovou a venda de doze aviões A-29 Super Tucano por US$ 600 milhões, descritos como aviões de ataque leve.

O ex-presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, já havia suspendido a venda depois que um jato nigeriano bombardeou um campo de refugiados perto da fronteira com Camarões, matando cerca de 230 civis que fugiram das forças do Boko Haram.

A Nairametrics informou no mês passado que a Força Aérea Nigeriana se juntou à China e aos Emirados Árabes Unidos para anunciar a aquisição de 2 veículos aéreos de combate não tripulados WingLoong II (UCAV).

FONTE: Nairametrics.com

Subscribe
Notify of
guest

47 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Pablo

Fico orgulhoso de ver um projeto brasileiro em céus de vários países. Mais uma vez mostrando o tamanho do sucesso e qualidade do produto e fabricante!

Allan Lemos

Seria motivo de mais orgulho se essas aeronaves fossem fabricadas por aqui, gerando empregos para as pessoas daqui, e não em outro país.

Antonio Palhares

O melhor avião em sua categoria. O governo brasileiro deveria ser mais agressivo comercialmente para,ele proprio vender estes aviões.

Fernando

Infelizmente certas pessoas não entendem o contexto das coisas… fazer o quê. Já foi explicado mil vezes.

ODST

Elas são fabricadas aqui e montadas lá até onde eu sei.

Flanker

Meu Deus do céu!!! Sempre essa papagaiada? As aeronaves são apenas montadas lá!!!! As células são fabricadas aqui e enviadas para montagem na Embraer da Florida e depois vão pra Sierra Nevada receber os sistemas. E se não fosse pelo FMS, talvez essas aeronaves não tivessem sido compradas pela Nigéria. Esse discurso já deu….sempre a mesma coisa….chatice…..

Allan Lemos

. E se não fosse pelo FMS, talvez essas aeronaves não tivessem sido compradas pela Nigéria.

Se você não consegue enxergar o problema nisso, então não vai adiantar eu te explicar.

Flanker

Que problema, sapiência? Uma empresa multinacional como a Embraer diversificar seus negócios, parcerias e mercados? Deixa desse nacionalismo barato…..se todas as multinacionais que tem filiais aqui pensassem como vc e muitos outros, quantos milhares de empregos não existiriam aqui? Mentalidade tacanha essa!!! E só pra te informar, lê o que a Embraer escreve sobre ela própria: Empresa GLOBAL com SEDE no Brasil…..

Wellington Góes

Uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa… Uma coisa é a expansão de negócios da empresa mundo a fora… Só maluco desinformado não gostaria disso. Outra coisa é bancar o pelego, pra justificar algumas ações estúpidas, tempos atrás, como ação para avançar em mercados mundo a fora… Cadê as centenas de A-29 que a Sierra Nevada agregaria, se conseguíssemos a venda de Super Tucano à USAF, para entregar ao Afeganistão?! Lembra da empurrada da BOEING e Obama, para justificar a compra de F/A-18E/F à FAB usando, justamente, essa patacoada de que a venda de pouco mais de… Read more »

Flanker

Pelegos? Em qual sentido? Me explique qual o problema em vender o ST pelo FMS? Se for pra vender, que seja da maneira que for…..sempre a Embraer e, o que mais me interessa, o Brasil vão ganhar……agora vou fazer uma comparação….e já sei que vc vai dizer que não está falando disso, que o assunto não é sobre esse assunto, etc….mas, a comparação vale perfeitamente: cadê todos os H225M que seriam vendidos pela Helibrás devido à compra de 50 unidades pelo Brasil? Cadê? Não venderam nenhuma unidade para ninguém mais! Usando seu termo, lembra dessa empurrada dos franceses, em parceria… Read more »

Wellington Góes

Oi?! Quantas aeronaves Super Tucano o FMS já vendeu mesmo?!
Fico imaginando que “se não fosse o FMS” o Chile, Colômbia, Equador, Filipinas,
República Dominicana, Angola, Indonésiaa, etc, etc, etc… Estes não teriam comprado… Não, espera?!
Menos “peleguismo” e mais realidade dos fatos…

FernandoEMB

Sem qualquer sentido o que vc disse. O programa LAS era para suprir o Afeganistão e aliados. Já foram 26 para o Afeganistão, 6 para o Líbano e 12 para a Nigéria.

A venda de mais de uma centena de aeronaves para a USAF seria para a USAF e não para seus aliados. É outro programa. Não misture as bolas.

XFF

Super Tucano é Norte Americano e não Brasileiro. Só foi projetado aqui por supervisão dos EUA. È tão Norte Americano que o governo dos EUA determina que países podem comprar e que países não podem comprar.
Toda tecnologia eletrônica e motor é dos EUA. Aqui a gente só aperta parafusos.

Fernando EMB

XFF se eu procurar ignorância no dicionário vai aparecer a sua foto! Certeza.

XFF

A verdade dói. È mesma coisa dizer que as montadoras automotivas são empresas nacionais.

Fernando EMB

Não… É a mesma coisa dizer que a GM é burra por produzir aqui só invés de trazer pronto de lá.

Projeto do ST ser americano e ter supervisão deles é soda e me comprova dia ignorância. O projeto do ST é mérito de duas instituições FAB e Embraer. E só!

Joli Le Chat

Fernando, aquele programa JPATS dos EUA teve alguma influência no desenvolvimento do ST?

Fernando EMB

Sim, teve. Eram outros requisitos, portanto o Super Tucano JPATS era outro avião. Mas em termos de estrutura e de soluções de projeto, houve aproveitamento.

XFF

,

Last edited 3 anos atrás by XFF
Luiz

Essa é de doer! Quanta idiotice!

Rinaldo Nery

¨Foi projetado aqui por supervisão dos EUA¨. Nossa, essa doeu! Tenho que concordar com o Fernando no quesito ¨foto de ignorante¨. E seria ¨sob supervisão¨, e não ¨por supervisão¨. Conhecer a língua pátria é bom quando se posta na internet pra todo mundo ler.

Flanker

Barbaridade!!! Avisa a AEL que ela é uma empresa dos EUA……kkkkkkkk…..os pilotos nigerianos vão voar montados nos motores e carregando os eletrônicos “dos EUA”….na mochila, porque as fuselagens, asas, profundores, estabilizador, trens de pouso, canopy, etc….nada vai ser mandado do Brasil, onde são fabricados, para os EUA ……Olha, quando leio comentários como esse seu, sinto vergonha alheia!

Helio Mello

Você sabe qual é o % (em relação a valor) do que é produzido aqui localmente e o que é fornecido pelos EUA para o projeto como um todo?

Pablo

Nem vou te responder, acho que não vale a pena. O GOOGLE ta na palma da tua mao!!
Pelo menos te presta a usa-lo.

Tomcat

Para mim o A-29 é a melhor opção para quem não pode di$por de aviação à reação. E na base de que o Brasil tem mais sorte que juízo, creio que teremos umas das melhores Forças Aéreas nas próximas décadas levando em consideração o custo-benefício de nossos meios, juntando ao A-29 e F-39 o C-390 também. Só um segundo lote de Gripen e estará de excelente tamanho.

Leonardo M.

A felicidade da tripulação pois vai ter um avião magnifico para voar.

Caio

Só não dou plenamente os parabéns por que não foi montado aqui, mas tá valendo.
Uma aeronave muito bem aperfeiçoada em nossa terra, que conquistou o mundo, é sempre um orgulho.
Os: a Nigéria parece que agora está levando sua segurança militar um pouco mais a sério, pois um país com malucos muçulmanos destroçando até crianças e que até pouco tempo não gastava nem 1% em defesa, é brincar com coisa seria.

Fernando

Mas muita coisa foi fabricada e montada aqui… toda a estrutura, trens de pouso, pilones, canopy,..

A montagem final é feita lá pela Embraer também.

A instalação dos equipamentos de missão é feito pela Sierra Nevada.

Kemen

Maravilhoso projeto o ST, segue em frente no mercado apesar dos anos, na sua categoria não tem rival a altura, os seus concorrentes se valem de pressões politicas e facilidades econômicas para conseguir vender.

Nada a ver com a matéria, mas seguem os elogios e mais elogios ao nosso JAS 39, ao ponto de outros fabricantes tentarem seguir no futuro o modêlo de arquitetura aberta da SAAB. A FAB acertou em cheio na especificação do seu Gripen, o JAS 39. As atualizações futuras serão rápidas e de menor custo.

https://www.infodefensa.com/latam/2020/12/03/noticia-gripen-avionica-modular-secreto-actualizaciones-rapidas-baratas.html

Last edited 3 anos atrás by Kemen
JuggerBR

Dureza é eles agradecerem aos americanos por venderem aeronave brasileira. Claro que o FMS é imbatível, mas podia ter um final diferente se o governo daqui realmente se empenhasse em vender produtos brasileiros mundo afora.

fewoz

Só se for a partir de 2023, pois até 2022 o país continuará sem política externa.

Gabriel BR

Embraer é altíssimo nível !
Ficarei muito feliz em ver o A-29 destruir o Boko Haram.

fewoz

Boa, Gabriel, mas se não fizerem a lição por terra e também com inteligência e controle de fronteiras/armas, vai ficar difícil.

Gabriel BR

Os chatolinos deveriam pesquisar antes de ficar depreciando o acordo.
A montagem é feita em Serra Nevada mas boa parte dos componentes é fabricada aqui no Brasil.

João Adaime

Agora eu fiquei com uma dúvida. O Brasil exporta veículos automotores para cerca de 30 países, principalmente para as 3 Américas e África. Isto inclui Canadá e EUA e exclui Venezuela, Cuba e Nicarágua. Como não temos nenhuma montadora brasileira, são empresas estrangeiras que fazem estas exportações. Segundo alguns amigos aqui, estas exportações deveriam ser feitas diretamente pelas suas matrizes e não pelas filiais aqui instaladas. Aliás, elas nem deveriam ter filiais aqui e sim nos mandar seus veículos diretamente dos países de origem. Seria isso? Pelo menos é o que eu entendi sempre que leio comentários sobre a exportação… Read more »

MARS

É exatamente isso! A sociedade brasileira é constituída por sua grande maioria de ignorantes (ignorantes em todos os sentidos e significados da palavra). Uma empresa multinacional (caso da Embraer) não deve produzir nada fora da sua sede… Esse é o pensamento chulo que temos que aguentar!

J L

Muito bem dito, quem tem o conhecimento deve divulgar para que mais brasileiros possam participar do tema “defesa”.

FABIO MAX MARSCHNER MAYER

Se depender dessa turma, a EMBRAER nem existiria, são descendentes daquele pessoal que dizia que o Brasil não precisava de indústria aeronáutica, que nunca conseguiríamos competir com EUA e Europa, que o dinheiro investido seria melhor aplicado em hospitais e escolas, etc…

Paulo Sollo

US$ 600 milhões por 12 A-29?!
É verdade esse bilete?

Rinaldo Nery

2°/5° GAV completou 90 mil horas em A-29, com pintura comemorativa em uma aeronave.

ADRIANO MADUREIRA

O super tucano fica bonito em qualquer camuflagem…

Ficaria bonito até preto como os tucanos da RAF.
comment image
comment image

Clésio Luiz

E ae mano. Eu notei que você gosta de Tucano. Então eu coloquei um Tucano num Tucano para você:

comment image

Marcelo Geraldo Teixeira

Boko Haram, estamos chegando

Fernando EMB
Santiago

Acho essa camuflagem dos super tucanos Nigerianos bem legal.

fewoz

Desejo todo o sucesso à Nigéria, especialmente no combate ao estúpido Boko Haram. País com potencial enorme. Uma pena que o Brasil, com seu governo atual, ignore totalmente seus parceiros africanos. Eles estão crescendo muito economicamente e seria uma oportunidade única comprar alimentos e vender manufaturados. Uma pena que ninguém no país, especialmente nossos governantes, de todos os espectros políticos, tenha ou pelo menos fale de um plano de desenvolvimento a médio e longo prazo, similar ao que a China faz, com seus planos quinquenais. Sem união e consenso o Brasil continuará eternamente o país do futuro, ficando para trás… Read more »

Fernando

Mais um operador do Super Tucano. A Embraer acaba de entregar duas aeronaves para a Força Aérea do Turcomenistão.