Caças Dassault Rafale da Força Aérea Francesa

PARIS — As negociações com a Indonésia para a compra de 36 caças Dassault Rafale estão “muito bem avançadas … mas o contrato ainda não foi totalmente finalizado”, disse a ministra das Forças Armadas da França, Florence Parly, em entrevista à televisão em 3 de dezembro.

“Se este pedido se concretizar, será uma boa notícia para as 500 empresas francesas que trabalham no programa Rafale. Está muito avançado”, disse ela à BFM TV, confirmando uma reportagem anterior postada no site do jornal financeiro La Tribune.

A Indonésia está buscando um novo caça há algum tempo e já havia sido relatado que tinha assinado acordos para os Su-35S russos e F-16V americanos, mas nenhum dos dois foi finalizado. O Ministro da Defesa da Indonésia, Prabowo Subianto, em outubro passou mais de duas semanas encontrando fornecedores em potencial nos EUA, Áustria, França e Turquia, informou o Nikkei Asian Review em 12 de novembro.

Subianto se reuniu com Parly em 21 de outubro e novamente confirmou seu grande interesse no Rafale, relatou o La Tribune em 3 de dezembro, acrescentando que suas fontes disseram que “os indonésios querem agir muito rapidamente e gostariam até de um acordo antes do final do ano, enquanto os negociadores franceses querem demorar um pouco mais para concluir um acordo meticuloso.” Parly e Subianto falaram novamente por telefone no dia 26 de novembro, de acordo com sua agenda oficial.

Os dois ministros já haviam realizado no início do ano (13 de janeiro) um encontro descrito na época como “frutífero”, informou o La Tribune, durante o qual Subianto manifestou interesse por 48 Rafales, até quatro submarinos Scorpène e duas corvetas Gowind. A Indonésia posteriormente reduziu seus planos e está considerando a compra de cinco submarinos na parte naval.

Subscribe
Notify of
guest

65 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Gabriel BR

Sucesso!!!

Antoniokings

O melhor caça ocidental.
Bela aquisição.

Kemen

Eu acho que o Eurofigther e o Rafale talvez estejam próximos em desempenho como aeronaves, entretanto os sistemas do Eurofigther aparentemente são um pouco melhores, mas num embate qualquer um dos dois poderia sair vitorioso.

Em relação aos ocidentais, eu me fixo muito no F-22, muito esquecido pelo aficionados dessas águias do ar.

Antonio Renato Cançado

Na melhor das hipóteses do mesmo nível que o Typhoon e o Gripen.

Pablo

Melhor no que exatamente? um caça não é melhor em tudo!

João Adaime

Me chamou a atenção o fato das negociações envolverem a ministra da “defesa” da França e não dirigentes da Dassault. Pelo jeito, lá o comércio exterior é levado a sério pelas autoridades.

Paulo Sollo

Em qualquer lugar é assim. Vendas militares tem que ter aprovação dos governos porque o comprador deve se enquadrar nos parâmetros requeridos em relação aos interesses nacionais e externos do país que vende.
E os políticos e ministros de defesa fazem seu papel no momento do lobby para ajudar suas empresas e interesses nacionais, oferecendo inclusive pacotes de vendas e parcerias que vão além do inicialmente pretendido pelo comprador.

MARCELO

Pela Índia ou agora pela Indonésia. Os Rafales vão cedo ou tarde combater a china.. ..

Kemen

Os E.U.A.N. proibiram o Paquistão de usar os F-16 contra os MIG-21.
kkkkkkkk (é fake meu)

Os chineses estão de olho para ver o desempenho de seus F-17 contra os Rafale, se fossem os F4, os F-17 poderiam ficar desacreditados, iria depender dos cenarios que se apresentasem na ocasião, mas até mesmo os F3 frente aos F-17, podem surpreender.

Last edited 3 anos atrás by Kemen
Antoniokings

Já estou vendo a cara de preocupação do Jiping.

Kemen

Com certeza nenhuma preocupação, mandaria projetar outro e disponibiliza-lo em 12 meses. Grana não falta.

Antonio Renato Cançado

Já tecnologia…e que se traduza em qualidade…

Fernando Turatti

Digam o que for da França, mas ela sabe fazer negócio.
Uma venda perdida do F-35 por burrice é uma oportunidade pra França, seja onde for.
Custa caro? Custa! Mas a França vende.

Helio Silva

Acho que o problema da não venda dos f35 é o fato da proximidade com a Rússia.
Pra que não aconteça a mesma situação com a Turquia.
Quem garante que a Indonésia não comprará os f35 e depois os sistemas de defesa da S300 ou S400?
Vale lembrar que a Indonésia procurou a Rússia pra comprar os SUs…
Saudações!

Pablo Maroka

Indonesia comprando vários caças fiado

Yuri Dogkove

E é bem provável que ela consiga mesmo esses 36 caças fiado, pois envolve o interesse do EUA em conter a China! Compraria 36 fiado e levaria mais 24 de brinde.

Antoniokings

Faltou vc explicar esse ponto de vista a diplomatas da China e Indonésia, tenho em vista que ambos os países estão se unindo e isolando cada vez mais os EUA na região.

https://theconversation.com/growing-ties-between-indonesia-and-china-may-hurt-us-indonesia-relationship-148532

Antoniokings

Que continue assim.
OS EUA achando que estão criando uma aliança militar contra a China e a China crescendo e secando a economia americana.

Yuri Dogkove

E com essa aquisição a força aérea da Indonésia será melhor que a do Brasil! Lamentável!!!

Caerthal

Os oponentes próximos da Indonésia são bem melhores que os do Brasil.

RENAN

Aparti do momento que a China tiver 3 porta aviões passa a ser um possível oponente do Brasil. Pode demorar mas o atrito vira

Conan

A diferença é que um Rafale abatido lá vão ter que importar para repor e um Gripem abatido aqui nós repomos fabricando. Não sou nenhum estrategista militar mas isso me parece uma grande vantagem do ponto de vista logístico na eventualidade de um conflito.

Fernando Turatti

Conta pra mim em que fábrica tu fabricaria, no Brasil, os motores, radares dentre outros pontos CRUCIAIS do gripen, por favor.

Leandro Costa

Não entendi a comparação. Vai ver porque é bem absurda mesmo.

Helio Silva

Esse negócio de melhor ou pior é bem relativo.
Os rafales já foram testados em combate e voltaram inteiros; palmas pra ele. Porém, qual o nível dos adversários nesses conflitos? Quais sistemas de defesa (se é que teve) enfrentou? Além disso, ninguém vai falar, por óbvio, as deficiências do vetor.

Por outro lado, o gripen vem com tecnologia nova, muito preocupado com guerra eletrônica, baita gama de mísseis (meteor tbm, brhamos, etc), motor é dos mais conceituados, talvez menor assinatura radar…
Saudações!

Kemen

Vamos com calma, não concordo com essa colocação, só pode ser brincadeira. “E com essa aquisição a força aérea da Indonésia será melhor que a do Brasil!” -Uma força aérea não é avaliada apenas pelo seu equipamento disponível ou na prateleira. -Uma força aérea não é avaliada apenas pelos seus efetivos humanos. _Uma força aérea é avaliada pelo qualidade do conjunto de atividades que executa, pela preparação de seus oficiais, pelos agilidade organizacional na manutenção e reparos,pelos equipamentos que dispões, suas bases aéreas, seu armamento, seus efetivos humanos, histórico disponivel sobre suas atuações, logistica, etc. Temos exemplos de conflitos entre… Read more »

Antunes 1980

E tinha “especialista” aqui na triolgia que não parava de chamar o Rafale de jaca.
A resposta veio. O tempo é o senhor da razão.

O vetor é excelente, e está vendendo muito bem.
Em mais alguns anos, ele pode se tornar o principal caça francês da historia,

Dassault e governo francês não brincam em serviço.

França: 212 unidades
Egito: 24 unidades
Catar: 36 unidades
Índia: 36 unidades
Grécia:18 unidades
Indonésia: 36 unidades

Bruno Moura

Gostaria de saber , por, andam certos detratores(LOBYSTAS DISFARÇADOS ) do rafale e de equipamentos off-anglo saxão, suspeito que todos mudaram de avatar para não serem ridicularizados , e aguardam uma nova onda para começar o processo novamente . ( $$$ )

Marcelo

Sim, principalmente um que usava um pinico preto na cabeça. A verdade é que é um tremendo caça, muito provavelmente o melhor 4.5 geração no mundo. Mas é caro e é para quem tem cacife mesmo.

Andre

Pois é, está vendendo mais que o su35, que o typhoon, que o gripen….

Quem chamou de jaca queimou a largada.

DSC

Vendendo mais que o Typhoon não está… 🙂

Mesmo que excluamos os 4 países do programa Eurofighter, o Typhoon já foi vendido para:
-Áustria: 15 unidades;
-Arábia Saudita: 72 unidades;
-Omã: 12 unidades;
-Kuwait: 28 unidades;
-Qatar: 24 unidades;

Ou seja, um total de 151 aeronaves.

Já o Rafale:
-Egito: 24 unidades
-Qatar: 36 unidades
-Índia: 36 unidades
-Grécia:18 unidades
-Indonésia: 36 unidades

Um total de 150 aeronaves.

Last edited 3 anos atrás by DSC
Andre

Foi mal, errei a conta por 2.

Vitor

Que o Rafale é um excelente caça ninguem nega. Porém há de ressaltar que precisar ter Folego financeiro não somente para comprar , como para manter e operar. Os clientes do Rafale estão em iminente ameaça e portanto possuem orçamento maior para manter este caça. Me chamou a atenção recentemente os números de horas voadas por Pilotos Brasileiros ao ano. 200 hrs para A-29 e 120-150 para F-5. Se tivéssemos que voar Rafale esse número caíria drasticamente e por consequência perderíamos em doutrina (Que hoje representa em muito a capacidade da força), ou seja, Venezuela pode até ter Su-30, mas… Read more »

Rinaldo Nery

A hora do Rafale custa 18 mil dólares.

Gabriel BR

Que para um caça bimotor moderno é bem razoável ! estima-se que custo de hora voo do Gripen E seja por volta de 10.000 dólares.
Resumindo: Acho que ambos eram boas alternativas , mas o custo beneficio da Gripen E pesou bastante.

Kemen

Nada menos que a versão F4, outras versões anteriores são questionaveis em alguns sistemas, não a aeronave.

https://defense-update.com/20170323_rafale-f4.html

rui mendes

O F3R é quase igual ao F4,apenas têm algumas funções a menos.

Kemen

Mas não foram apenas funções, são as melhorias introduzidas nas funções existentes, muitas criticadas pelos possiveis clientes que comparavam propostas e clientes que estavam em carteira, isso forçou diversas melhorias pela Dassault.

Antonio Renato Cançado

Nunca vou entender isso…economias menores que a nossa recebendo material de ponta, muito antes de nós, tipo Rafale, Su-57, Typhoon, etc, e a gente penando pra receber em suaves prestações mensais, ao longo de décadas…

Fernando Turatti

É simples: só ver o gasto com pessoal aqui e nos outros países.
Os países mais civilizados costumam ter menores efetivos, enquanto os mais pobres tem até efetivos grandes, mas que não tem um salário TÃO absurdamente descolado da média de suas populações.
Aqui temos muitos soldados, MUITO caros(em relação ao salário médio brasileiro) e com aposentadorias RIDÍCULAS tanto em percentual(mais que 100%) quanto em tempo de serviço.
O Brasil gasta muito e gasta mal.

Leandro Costa

Ou você precisa entender que quando tem alguém poderoso fungando no seu cangote, você vai investir mais, não importa o que. Economias menores não significa que tenham um Estado do tamanho do Brasil para cuidar. Prioridades são diferentes, níveis de desenvolvimento diferente, povo diferente com demandas totalmente diferentes. Para efeito de análise, cada caso é um caso em particular. Cada país precisa entender quais são suas prioridades na área de Defesa e assegurar que vai poder atender à essas prioridades.

Mas para tentar resumir, o motivo pelo qual temos tão pouco investimento, no final das contas é o povo mesmo.

Fernando Turatti

Sempre surge esse papo de “prioridades”.
Se defesa não é nossa prioridade, que a gente PARE de gastar orçamento igual ao da Itália, gaste igual a países que não priorizam isso e torremos logo o resto todo do dinheiro em programas sociais, que seria um retorno BEM SUPERIOR às atuais forças armadas, que não tem força e nem arma.
Força Armada sem arma não tem utilidade.

Leandro Costa

Fernando, é só levar em consideração que boa parte do país nem sistema de esgoto tem. Imagine só, levando essa do esgoto como exemplo, só se essas pessoas tivessem acesso à água tratada, a pressão em cima do sistema de saúde seria extremamente menor, fazendo com que sobrasse ainda mais dinheiro, por exemplo. Uma coisa leva à outra. Resolver isso é simples. Mande o povo ser menos otário, votar melhor e ainda por cima convença-os de que precisamos de uma Defesa de primeiro nível para rivalizar com quem quer que seja. Só acho que não vai ser fácil convencer ninguém… Read more »

Fernando Turatti

Então paremos de gastar como a Itália, pois isso é o que de fato enche o saco.

sergio ribamar ferreira

Boa noite. Analisando e vendo o soldo e o que se estabelece nem nas altas esferas hierárquicas os militares estão ganhando bem. R$15000,00 seria do posto mais elevado. Com trinta e dos anos leva-se tal gratificação de permanência(não verifiquei a porcentagem . Um cabo engajado R$ 2.089,00. O que ocorre que a maioria dos cabos e soldados e terceiros sargentos temporários não possuem especialização para lidar com armamento moderno para isso se faz necessário buscar a profissionalização do militar ,Exemplos: coloca um míssil kornet na mão de um recruta? Se para este já é uma luta montar uma . 50… Read more »

RENAN

Olha o holerite deles, olha os benefícios, olhas os incentivos, você não viu 1/3 fique realmente é o custo de um militar ao Brasil

Fernando Turatti

Brother, vamos lembrar um pequeno detalhe: O brasileiro MÉDIO(CLT) ganha 2400 reais mensais(tem variado 200 reais pra lá ou pra cá esses anos), logo, esse é o valor CORRETO pra se analisar se um militar ganha muito ou não. É ÓBVIO que cargos públicos ganham demais e esse é OUTRO problema. Contudo, se o salário sozinho fosse o problema, estava ótimo. Dá pra manter o salário igualzinho, OU ATÉ AUMENTAR, desde que se exija de fato mais graus de estudo…. A partir do momento em que os quadros de funcionários se reduzissem drasticamente, de modo a ficarem mais compatíveis com… Read more »

fewoz

Olá, Fernando. Não sei a origem dos seus dados, mas essa coisa de salário médio do brasileiro de 2400 não corresponde em nada com a realidade, pois parecem ter colocado no cálculo aqueles com altos salários também, o que seria um “soma tudo e divide”. A realidade é muito diferente, pois a maioria do povo ganha pouco mais que um salário mínimo, além do elevado índice de desemprego. Uma ideia que tenho é de sempre comparar tudo com o salário mínimo. Se um funcionário público ganha dois salários mínimos, acho que já está no lucro, afinal também tem outros benefícios… Read more »

Fernando Turatti

Fewoz, média é literalmente isso: soma tudo e divide tudo. E veja bem, eu entendo que a mediana é um tanto diferente disso, mas também note que eu fui específico ao citar carteira assinada. Quando analisamos que TER A CARTEIRA já te faz menos pobre do que uma parcela considerável, que vive às margens e sem direito algum, aí a coisa fica AINDA PIOR pra quem advoga sobre “baixos salários militares”. Eu já faço essas comparações com os “números menos ruins” para o outro lado, porque sei que caso o contrário virão com “não, mas veja bem, a média é… Read more »

Rinaldo Nery

Não acho 15 mil um bom salário prum oficial general. Aliás, não é, nem nunca foi! Um executivo júnior de multinacional ganha mais que isso. Comandante da AZUL/GOL/LATAM ganha mais que isso. Delegado PF (recém empossado) ganha 22 mil.

Fernando Turatti

Se o salário tá baixo mesmo estando entre os 1-3% MAIS RICOS do país, honestamente, eles que saiam e façam outras atividades.
Vocês estão de sacanagem ao fazer essas comparações, só isso explica.
O povo que PAGA esse salário ganha 1-2,5 salários mínimos em sua ENORME maioria. 15 salários é FORTUNA.

Rinaldo Nery

Patrão, salário não é comparativo. É relativo à função, conhecimento e capacidade. Não estamos na China ou Cuba. Se eu exerço uma função que exige especialização, conhecimento e capacidade, e que me atribua grande responsabilidade, eu ganho pra isso! Simples assim. Se você ganha pouco, sinto muito. Talvez sua função não exija muito conhecimento ou especialização. O cmt do COMPREP, com 40 anos de serviço e ¨n¨ cursos de carreira, comanda 15 mil pessoas. 15 mil é muito pra ele? Tá de sacanagem… Deve ser 1 real por pessoa o valor do trabalho dele. Nem vou te contar quanto ganha… Read more »

Fernando Turatti

Era bem óbvio que advoga em causa própria. Só alguém totalmente fora da realidade brasileira, participante da “casta superior” pra dizer absurdos como os que você.
Se és tão preparado e capacitado, mande currículo pra Azul.
A diferença é que na Azul não sou eu quem pago o salário, então não faz diferença rsrs

Rinaldo Nery

Eu sou comandante da Azul há dez anos…

Luís o As

Ser oficial no Brasil é mamata. Aposenta cedo com salário integral. Se já não bastasse nos tempos de Varig a Azul também é cheio de milico voando. A FAB é um grande aeroclube e quem paga pela formação dos pilotos é o povo brasileiro.

Wagner

Kkkkkk aeh tu quebrou as pernas do camarada, coronel!

Vitor

Considerando que o Estado foi criado para servir e defender a população, em um país que salário Mínimo mal chega a 1500 reais e que o teto máximo de 39 mil é amplamente desrespeitado por todas as esferas de governo, o salário dos militares está longe de ser o problema. Não são mal remunerados muito menos bem remunerados. O problema do orçamento das FA é na sua composição e não com salários e pessoal ao meu ver. O que importa é comparar orçamentos estrangeiros com “Aquisição de Meios, Manutenção de Meios, Investimentos de meios etc…” Veremos que a disparidade é… Read more »

Vitor

Concordo! O Salário é baixo sim. Estudo recente do novo na camara mostra que a cada 10 salários de magistrados, 7 são pagos acima do teto constitucional ( R$39,2 mil ). O Tiago Mitraud, líder da frente da Reforma Administrativa, apresentou o levantamento sobre os supersalários de juízes e desembargadores. ⠀ “O que a gente vê é que esses supersalários não são, no caso da magistratura, exceção. São a regra, uma vez que 71% estão acima do teto” ⠀ A pesquisa se baseou em 200 mil contracheques e também mostrou muitos pagamentos realizados acima do teto para outros membros do… Read more »

Andre

Primeiro que nem a força aérea russa recebeu o su57, então ninguém o recebeu antes de nós termos recebido o gripen.

Depois, para entender prq a indonésia ou o Egito compra um Rafale, basta você abrir um mapa mundo e olhar quem está ao redor deles.

Gabriel BR

Meu caça da atualidade favorito

Foxtrot

Rafale 7 x Gripen 0.
T

RENAN

Despacha o presidente ou o vice para este país, mostra interesse, podemos vender muita coisa a eles.

Demostra as vantagens do Gripen e tenta vender os Riachuelo.

Venda tudo o que for possível.
Nem precisa de lucro, só de aquecer o mercado interno já é alguma coisa notável.

Wellington Góes

Talvez um balão de ensaio para forçar melhores condições com estadunidenses e russos… Aliás, com a saída do Trump, a coisa melhore para aquisição do Su-35. Do ponto de vista prático, na minha opinião, a melhor opção seria continuar com o binômio Flanker e Falcon.

Amaury

O tempo é sempre o senhor da razão… A tal “JACA” francesa tão criticada aqui vendendo na Europa, no Oriente Médio, na Ásia… Já o “REVOLUCIONÁRIO” mini caça de papel escolhido pelos “JÊNIOS” da FAB não encontra outro trouxa no MERCADO MUNDIAL. Parabéns aos envolvidos… Daqui 20 aninhos vai ter expert se virando nos 30 para explicar pq as peças de reposição do nosso mini caça custarão o triplo dos valores das peças dos Rafales e Super Hornet. Escala? Imagina….isso não significa nada. Forças Armadas criadas para GLO e para manter “castas” mamando em dinheiro público têm o que merecem.… Read more »

Rinaldo Nery

#boramarretar