EXOP Tínia reúne mais de 35 aeronaves e 400 militares no RS
Treinamento acontece até o dia 27 de novembro nas Alas 3 e 4
Mais de 35 aeronaves e cerca de 400 militares do efetivo de Unidades da Força Aérea Brasileira (FAB), distribuídas por todo o País, estão envolvidos no EXOP Tínia, que acontece de 5 a 27 de novembro no Rio Grande do Sul.
O Comando de Preparo (COMPREP) está à frente da atividade, que segue a proposta de adequar os treinamentos nacionais ao perfil encontrado no cenário internacional.
Este treinamento é fundamental para garantir a continuidade da capacitação operacional dos militares da Instituição e a pronta-resposta para emprego em diversas missões que são executadas pela Força. A manutenção da qualificação e capacitação operacional garantem que os militares estejam preparados para atuar em missões diversas.
Para garantir a segurança dos participantes e da população local, foi elaborado um plano de biossegurança com base nos protocolos estabelecidos pelas autoridades de saúde para o enfrentamento à COVID-19.
FONTE: Força Aérea Brasileira
Na base aérea em Santa Maria tem duas pistas , na pista secundária Perto da final da 02 de sentido norte-sul tem umas instalações camufladas , alguém saberia oque é?
Próximo à cabeceira 02 da pista secundária estão as instalações do esquadrão Hórus (1⁰/12⁰ GAV), sendo que se destaca o seu hangar, construído há bem poucos anos. As ARP do esq Hórus usam mais a pista secundária para suas operações.
Na 18 é o Hangar novo do esquadrão Horus (dos Vants). Lá na 02 do outro lado não é um paiol? Além disso, inauguraram a extensão que liga todo o pátio operacional militar com o pátio do aeroporto. Obra do Governo Federal para a ampliação do aeroporto receber aeronaves maiores comerciais e para as aeronaves de transporte da FAB, etc.
Os E-99 já estão utilizando essa parte nova do pátio, agora no EXOP Tínia. Faço uma retificação: no meu post anterior, onde escrevi cabeceira 02, leia-se cabeceira 18.
Senti falta do VF-1 participando a partir de Santa Maria junto com os A-1 e A-29.
Não senti não. Sinto falta dos A4 no Musal que é onde deveriam estar.
Vida longa aos F-5, pois o Gripen, com motor americano, acaba de subir no telhado…
Bem que a FAB poderia contar com um esquadrão de Gripen. Ainda bão recebeu, e não se completaram as integrações. Até quando….Catilina???
Até as datas estabelecidas nos cronogramas amplamente divulgados aqui mesmo.
Sem problemas, passa um cheque pro Putin e logo chegam 36 Su35s novinhos em folha
Aham 2. Senta lá com o Wilson pra esperar e assim não ficam sozinhos.
E o F5 tem motor da x-wing
Aham. Senta lá e espera.
Acho que foi o primeiro exercício com a participação do KC390… Ou não?
Ou já teve participação mas manobras realizadas na Amazônia?
Como assim, Roberto? Não entendi o que vc quis dizer…..
Pois eu tb vi no vídeo o valor de cada um dos tanques internos ser de 463 litros. Estranho, pq já li em mais de um ligar que a capacidade padrão de combustível dele é de 23,4 toneladas, mas podendo alcançar 35 toneladas com tanques internos. Acho que deve ter algum erro….talvez cada tanque leva 4630 litros, ao invés de 463….e tenha sido um erro de digitação, sei lá…..
Então vou esclarecer… De uma maneira muito simples… O vídeo está errado.
Roberto. Só lamento. Não preciso provar que trabalho lá. Vários aqui do Fórum sabem que trabalho. Sim, temos em contrato cláusulas de confidencialidade. E não só com a empresa como também com o ministério da defesa. Você fez uma afirmação, eu truquei dizendo que estava incorreta, querendo demostrar uma clara vantagem de capacidade do C-130 onde ela não existe. Deixei claro que acredita quem quiser. Mas se quer encerrar qualquer discussão. Ótimo. Não preciso provar nada a ninguém. Mas não quer acreditar .. direito seu. Vamos para o lado de lógica e bom senso. Pelas imagens da para se ter… Read more »
“sorvete”…. Você digita aeronave e o corretor muda para sorvete… Que droga!!!
Roberto, Não precisa se desculpar… todos nós nos exaltamos um pouco. Aceito as suas desculpas e também as peço. Digo que o vídeo está errado pois colocou uma informação que está tecnicamente correta, porém que deixa uma clara margem a “dupla interpretação”… Se tivessem colocado “internal tanks over Standard 463L size pallets”, não haveria confusão… mas colocaram só 1,2 or 3 463L (deixando margem a interpretar 463L como so fosse o volume. https://amsafebridport.com/cargo/military-pallet-nets/?gclid=CjwKCAiA17P9BRB2EiwAMvwNyHrkKa5DReePPFXzz5ImRggvXBSqal1NXqbh7U2lZp8JJrYtsHctVRoC8YAQAvD_BwE Aqui fala do tal pallet. Todo um mau entendido causado por uma informação técnica correta colocada de forma equivocada. Roberto, vc usou uma lógica correta, mas como… Read more »
Não há nada de vexatório em admitir enganos cometidos de boa fé. É, muito pelo contrário, prova de caráter idôneo.
Exato…
Roberto, aos 2:21min do referido vídeo, está escrito “1, 2 or 3 (463L Palletized) fuel tanks.”
463L não é a capacidade dos tanques, mas o formato dos pallets em que eles estão fixados.
https://en.wikipedia.org/wiki/463L_master_pallet
Vai pensando assim…
Se fosse um pouquinho mais observador não falaria besteira.
Desde a escolta do primeiro voo do F-39 no Brasil, percebi a pintura azul, com dois filetes amarelos, na deriva de vários F-5M. Esses exemplares são do 1⁰ GAVCa? Lembra a Blue Ribbon, recebida pela unidade após a 2a GM. As células do Pampa tem as cinco estrelas do Cruzeiro do Sul na deriva, enquanto as células do GDA tem um jaguar estilizado. Se essas com marcação azul forem do Grupo de Caça, fica faltando apenas o Pacau voltar a utilizar seus naipes de cartas na deriva para identificar suas aeronaves, tradição abandonada com a desativação dos AT-26.
Flanker, dá uma olhada: https://www.instagram.com/p/B_IGrt9hXaD/?igshid=jkkcrz7gln3g
Bah!! Acertei!! Hehehe….é a Blue Ribbon, mesmo!! Valeu, Maurício. Abraço.
Só para clarificar o que o Flanker quis dizer, caso alguém não saiba, a ‘Blue Ribbon’ significa a ‘Presidential Unit Citation.’ É, para as unidades dos EUA, como se fosse o equivalente à Medalha de Honra conferida à indivíduos que se destacaram em combate, só que obviamente para unidades inteiras. Um exemplo que todo mundo pode ver foi em uma cena, acho que no final do terceiro episódio de Band of Brothers, em que essa condecoração, utilizada por todos os membros da unidade (101 Airborne, que ganhou a condecoração após o Dia-D) é o foco de uma das cenas. O… Read more »
Parabéns ao Soldado Wilhan, Fotografo pelas imagens.
Excelentes
Olá, Roberto. No livro do Rudinei Cunha e do Leandro Casella, sobre a história do esquadrão Pampa, acho que tem uma citação sobre isso. Agora estou em viagem, mas quando voltar para casa, vou dar uma procurada no livro. Se tiver lá, eu coloco aqui.
Pergunto:
– Teria a FAB medo ou pavor de fotografar ou filmar uma pós-combustão do F-5?! Porque, tá louco… Difícil ver material publicado com esse enfoque.
Muito bom