Além de cumprir todas as missões de aviação de caça, como defesa aérea, ataque e reconhecimento, o Gripen trouxe consigo um amplo Programa de Transferência de Tecnologia, um dos fatores determinantes que levou a Força Aérea Brasileira escolher o caça sueco.

Subscribe
Notify of
guest

10 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Marcos10

“trouxe um amplo Programa de Transferência de Tecnologia, um dos fatores determinantes que levou a Força Aérea Brasileira escolher o caça sueco.” — Quem decidiu pelo Gripen foi a Presidenta em clara resposta as espionagens feitas pelos Estados Unidos e divulgadas pelos libertários do The Intercept – o povo americano pode agradecer a esses pela perda do negócio bilionário. Não fosse isso já estaríamos operando os 36 F18 e pensando em mais 36. — Se alguém me mostrar as propostas e seus preços e custos, dou a mão a palmatória que o F18 era mais caro. E esse negócio de… Read more »

JSilva

Sim, já estaríamos operando os F-18E/F, mas vendo a dura realidade de operar um bimotor médio e muito provavelmente dando adeus ao sonho de um segundo lote.

Marcos10

Enquanto isso aguardamos o futuro.

Ronaldo Machado

Muito bem colocadas suas palavras. Muito lúcidas. A galera que dá negativo pelo preconceito, deve por a mão na consciência e reconhecer toda a lógica das suas idéias

Moises

Creio que pela sensatez dos seus comentários assim como eu, você acompanhou o processo e também sabe que foi assim.
O F18 ganhou mas não levou essa é a verdade!!

Bardini

Preços a época de 2009/2010 eram coisas na faixa de: . Gripen 4,5 bi (fechou em 5.4 bi por conta de variações das moedas e blábláblá que rolaram na época da assinatura do contrato, e isso é com ToT e tudo o mais no pacote dos 04 Contratos assinados) . Super Hornet 7,0 bi . Rafale 9,0 bi . O pacote do Super Hornet, via FMS, sem ToT: https://www.dsca.mil/press-media/major-arms-sales/brazil-fa-18ef-super-hornet-aircraft . No mais, tu não passa de uma viúva que perdeu marido na véspera do casamento. Vai lembrar pra sempre desse “amor perfeito”, mas nunca vai ter a experiência de ter… Read more »

Last edited 3 anos atrás by Bardini
Fernando EMB

O programa de transferência de tecnologia do Gripen já foi demonstrado aqui inúmeras vezes.
O F-18 foi tirado da competição por causa da espionagem, mas nunca foi o preferido da FAB, e mesmo sem a questão da espionagem, não venceria pois não cumprida requisitos de transferência de tecnologia e de participação das indústrias nacional, previstos no contrato. Não viaja.

Marcos10

Fernando,
As três aeronaves estavam aptas ao programa, portanto atendiam aos requisitos de diferentes maneiras.
E o F18 esteve sim no interesse da FAB.

Fernando EMB

Estar no interesse da FAB todos estavam… Mas de longe não era a preferência. E perdeu, ainda bem.

solipsi rai

na realidade, nos primeiros estudos o preferido da FAB era o su-35.
pela potência e maior autonomia de voo capacidade de armas…etc!
mas alguma coisa aconteceu pois foi retirado da lista dos concorrentes.
a gente sabe que deve ter havido uma pressão externa para desistência.
olha a dimensão do brasil, um caça de pouca autonomia precisara de uma rede grande de apoio.