MiG-29 do Azerbaijão

MiG-29 do Azerbaijão

Segundo Tom Cooper, famoso autor austríaco e historiador da aviação militar moderna, o Su-25 armênio não foi abatido por um F-16 da Turquia, mas por um MiG-29 do Azerbaijão.

Em post publicado hoje no Facebook ele disse:

  • Hoje, às 10h30, horário local, um Su-25 armênio foi abatido dentro do espaço aéreo armênio, sobre a cidade de Vardenis, no norte da Armênia;
  • Ao contrário do que é relatado pelo (entretanto cada vez mais histérico) MOD armênio, este jato não foi abatido por um ‘F-16 turco’, mas por um MiG-29 Azeri.
  • NÃO HÁ F-16 turcos no Azerbaijão – especialmente não na Gajr AB, a apenas 60 km da linha de frente (e portanto com fácil acesso aos mísseis armênios superfície-superfície).

Subscribe
Notify of
guest

147 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Pablo

Olha, o Cooper falou isso e ficam as alegações de todos os lados. Mais um barril de pólvora no mundo.

Last edited 3 anos atrás by Pablo
Peter Nine-nine

Permita-me Pablo, “Usar” a sua caixinha de comentário, visto que é a primeira, para apelar ou sugerir aos editores a um maior e melhor acompanhamento, para já inexistente, da situação em Moçambique, mais especificamente no norte do país. Um país parceiro, irmão, que partilha a mesma língua que o Brasil, Portugal e restantes integrantes da comunidade.

Peter Nine-nine
Kommander

Cara, pra quem joga BF4 vai reconhecer que isso parece um daqueles viciados que acertam TOW nos helicópteros no jogo. KKK

Peter Nine-nine

? Não o percebi…

Wagner

Região complicada, desde sempre. Oro em que haja um esforço internacional intenso para a contenção da escalada desse conflito.

Nolasco

A relação do Arzebaijao com Armênia é de gato e rato.

Blind Mans Bluff

E a da Turquia com a Armenia tambem.

Diego Tarses Cardoso

Hoje vi um vídeo de um helicóptero Azeri sendo abatido pela antiaérea Armênia.

https://twitter.com/i/status/1310903404613570561

Rodrigo Maçolla

POIS é não sobrou nada do Heli, não teve tempo para nada

Kommander

Cara, pra quem joga BF4 vai reconhecer que isso parece um daqueles viciados que acertam TOW nos helicópteros no jogo. KKK

Camargoer

“Para derrubar um Sukhoi, só outro Sukhoi. A não ser que seja um Mig”

Hank Voight

Um comentário com o selo fanboy de qualidade…..rs!

Camargoer

Olá Hank, Como é conhecido até pelo reino mineral, “Je suis veuve du Rafale”. Decadence avec elegance. Vive la “Jaca”!

Diego Tarses Cardoso

Tem o caso dos F-14 que derrubaram dois Migs-23 da Líbia. O outro caso de um F15 derrubando um Su-25 Iraquiano em 1991.

Isso aí que você fala é conversa, um Mig-21 indiano derrubou um F-16 paquistanês no ano passado.

Qualquer avião pode derrubar outro, depende muito das circunstâncias (Treinamento, sorte, azar, armas, posicionamento, etc).

Hank Voight

“Isso aí que você fala é conversa, um Mig-21 indiano derrubou um F-16 paquistanês no ano passado.”

Que abate foi esse onde os destroços e o piloto capturado eram do Mig-21 indiano?

Kemen

Caro Hank, antes do Mig 21 ser abatido, já tinha travado no F-16 e disparado seu missil, o F-16 foi abatido. Um detalhe, a foto do Mig-21 foi livremente divulgada, a do F-16 em território do Paquistão só paquistanes fotografando. Essa foi a minha conclusão mais lógica, entretanto sem apoiar a nenhum deles, numa guerra de informações tudo pode ser possivel, reconheço.

Last edited 3 anos atrás by Kemen
Hank Voight

Os indianos nada apresentaram, por outro lado os paquistaneses apresentaram os destroços e o piloto capturado.

E como a prova dos fatos a quem alega a derrubada do F-16 paquistanês é tão verdadeira quando o ataque ao HMS Invincible na Guerra das Falklands.

Camargoer

Caro Diego. É uma piada sobre o recente fato de um Sukhoi ter derrubado outro Sukhoi acidentalmente. Claro que qualquer caça de superioridade aérea tem capacidade de derrubar outro avião. Quando mais sofisticado o caça agressor e quanto melhor treinado for sua tripulação, maior é a chance. Mas quando a gente tem que explicar isso, a piada perde a graça. A própria frase “Para derrubar um Sukhoi só outro Sukhoi, a não ser que seja um MIG” já coloca a contradição da piada sobre a derrubada acidental do Sukhoi dias atrás. Recomendo uma maratona “Monty Python”.

Marcio Cosentino

Recomendo uma maratona “Monty Python”.

Excelente, excelente

Jacinto

“always look at the bright side of life”

Camargoer

Olá Jacinto. Essa foi a canção de uma geração. NI. Ni. UhhhhhhnnnnI. ni. ni.

Nilo Rodarte

Os tempos de hoje estão muito complicados. Ou tem que explicar a piada ou é processado por ela! O mundo tá muito chato. Às vezes me pergunto se a solução seria mesmo um conflito mundial para ensinar para os nutelas de hoje como a vida é cruel na realidade. Pena que ia sobrar pouca coisa depois, mas quem sabe isso não seria desejável?

Camargoer

Olá Nilo. Pois é. Estava lembrando da história da “piada mais engraçada do mundo”.

Gilmar

Muito bom.

Rodrigo

Olá Camargoer! Sua educação nas respostas é exemplar. ?

Camargoer

Obrigado Rodrigo. Bupropiona na hora do almoço ajuda bastante.

Wagner

Camargoer, a galera talvez não entenda a referência, pode ser que te chamem por algum nome deletério e te corrijam afirmando que “o Python é da Rafael e os aviões russos não usam míssil israelense”.

kkkkkkkkkk

Abraços

Camargoer

Olá Wagner. Um monte de python estocados, um desperdício de recursos públicos… mas um dia, um meteor vai provocar uma nova extinção em massa… dai começa tudo de novo.

Luciano

Olá, Camargoer? Como vai? Pois é, piada que precisa ser explicada, deixa de ser. Mas a galera tá tão cega pelas brigas de torcida que nao se pode fazer um elogio ou critica a “um dos lados” que tudo degringola. Quanto ao conflito, as grandes nações e a ONU tem q fazer uma intervenção para acaba-lo!

Camargoer

Olá Luciano. Que bom ter noticias suas. A cegueira ideológica nunca foi um privilégio da esquerda. Rapaz, passando essa crise, vou pegar a família e visitar você em um fim de semana. A gente tem que rir muito.

Carvalho2008

Piada que precisa ser explicada para quem não entende é mais divertida, pois quem entende ralha de rir inclusive da cara quem não entendeu….cultura povo….cultura…

DSC

“… um Mig-21 indiano derrubou um F-16 paquistanês no ano passado.

…”

Isso nunca aconteceu.

Kemen

Meu caro DSC, nem os norte americanos tem certeza que não aconteceu, teve muita informação falsa, tipo essa; “que os americanos contaram os F-16 do paquistão”, etc. Pura guerra de informações, no entanto a India apresentou gravções do piloto do Mig-21. O que apresentou o Paquistão?

https://www.washingtonpost.com/politics/2019/04/17/did-india-shoot-down-pakistani-f-back-february-this-just-became-big-deal/

Hank Voight

“no entanto a India apresentou gravções do piloto do Mig-21. O que apresentou o Paquistão?”

Os destroços do Mig e o piloto capturado. Precisa mais?

Kemen

O F-16 teria caido no territorio do Paquistão, mostrar o que? Mas quem sabe realmente o que aconteceu?.

Pedro

Só nao esqueça que a propria midia do Paquistao noticiou que populares da regiao teriam linxado um piloto que caiu de paraquedas na regiao onde havia tido o combate. Se o piloto indiano foi capturado e em bom estado de saude, quem seria o piloto linxado??
Pois é, do F-16!

Hank Voight

Acredito que o suposto piloto tenha sido linchado e não “linxado”….

Dito isso, tratava-se apenas de um boato que não se confirmou. Aliás, em um mundo com internet e celulares com câmera, houvesse mesmo um piloto paquistanês linchado as imagens teriam viralizado rapidamente….

E agora?

Vampire

Camargoer, tem um imenso erro aí no seu comentário, na natureza existem 5 reinos: Animal, vegetal, protista, monera e fungi, NÃO existe reino mineral, visto que minerais não são seres vivos.

horatio nelson

ou f-15 ou f-16 ou f-5 ou f-22 ou f-18 ou mirage ou eurofigter ou gripen ou a-4 ou super tucano !

Camargoer

Olá Horatio. Ou isso ou vice-versa.

JuggerBR

Seria algo bem inédito, mas até um helicóptero poderia derrubar um avião.

Camargoer

Olá Jagger. Pelo que sei, uma Cannon pode derrubar um caça… Basta disparar o obturador quando o adversário estiver no foco.

Jacinto

Se botar uma Leica…

Camargoer

Olá Jacinto. Uma Leica Reflex, com filme ASA 400 de 135 mm… com disparador analógico….

Jacinto

Ai e mais barato desenvolver aquele projeto Guerra nas Estrelas

Hank Voight

Sem dúvida

Camargoer

Olá Jacinto. Lembrei daquele filme “Cowboys do Espaço”, que os astronautas velhos vão em uma missão para recuperar um satélite da ex-URSS que usa componentes espionados do Skylab e estava equipado um um enorme número de mísseis nucleares…

Jacinto

Bom filme, como costumam ser os filmes do Clint Eastwood. “Os imperdoáveis”, “As pontes de Madison”, “Menina de Ouro”, “Meninos e Lobos” e muitos outros. Acho que o Cowboys do Espaço termina com “fly me to the moon, let me play among the stars”

Camargoer

Olá Jacinto. Isso mesmo. Eu gosto muito do “Cartas de Iwo Jima” também. Mas sou fã do Clintão bang-bang (A marca da forca, Pistoleiro sem nome, Por um punhado de dólares, Três homens em conflito… e do Dirty Harry).

Jacinto

Tem o “Josey Wales, o fora da lei” que é muito bom – e incrivelmente atual, apesar de ter ser da década de 70

Camargoer

Excelente. Puxa, assisti este filme há uns 30 anos. Nem lembrava. Tem o “Estranho que nós amamos”. Filmaços.

Mario L Favarati

Não exagere amigo. Fanatismo não leva a nada. Durante anos o F-22 dos EUA era supremo em todos os sentidos e único com invisibilidade. Os russos e os chineses não tinham nada parecido e tiverão que correr atrás e hoje estão desenvolvendo aviões do mesmo nível ou superior
, principalmente a Rússia.

Diego Tarses Cardoso

Uma coisa é certa nesse conflito, a arma mais eficaz utilizada é o míssil, o que há de vídeos de tanques, IFVs e aeronaves sendo atingidos e explodindo não é pouco.

Pedro

Mas nem tudo atingido é por missel. Tem casos onde pode-se ver que foram projeteis de artilharia, de outros tanques ou ate mesmo minas.

Gilmar

Verdade amigo.
Espero nossos militares estejam bem antenados, e assimilando dados como este.
Na guerra moderna, é imprescindível o uso de mísseis e de sistemas de guerra eletronica no estado arte.

Antoniokings

É a guerra moderna.
A vida de tripulantes de tanques, helicópteros, tiltrotores e etc. será duríssima.

Hank Voight

A vida dos operadores de SAM também, vide esse sistema S-300 armênio sendo atacado por um UCAV do Azerbaijão.

Antoniokings

É só não dormir no ponto.
Por exemplo. Os operadores de SAM vietnamitas eram espertos e fizeram a limpa na USAF.

Hank Voight

Isso tem mais de 50 anos, estamos em 2020!

A verdade é que desde a guerra do Yom Kippur a eficácia dos SAM russos têm diminuído gradativamente e para piorar eles passaram ser alvos, vide o Pantsyr destruído na Síria em 2018.

Você pode continuar bravateando mas não muda os fatos!

Sinto muito……

Last edited 3 anos atrás by Hank Voight
Antoniokings

Na Guerra do Yom Kippur, Israel só reagiu com a ajuda maciça americana e a decisão, fora de propósito, de Sadat de não marchar até Tel Aviv.
Esse assunto já foi discutido aqui à luz das recentes revelações das gravações das desesperadas reuniões do Alto Comando israelense.

Hank Voight

E você acha que Assad não quis avançar pelo Sinai? Claro que sim! Ocorre que ao sair da cobertura de mísseis SAM as tropas egípcias foram aniquiladas pelas IDFS e pouco depois Sharon cruzou o Canal de Suez, isolou os dois exércitos egípcios e chegou a 100km do Cairo.

Rafael Coimbra

Kings sempre com uma desculpa…. dormiram, equipamentos de exportação, não eram Russos operando, não tinham a infraestrutura completa….

Antoniokings

Lembro do desesperado anúncio de Moshe Dayan, frente à catástrofe que se abateu sobre as forças israelenses/
Disse ele: “Está tudo perdido” E o fim do Terceiro Templo’.
Lodo após,. Henry Kissinger entrou em ação e tudo mudou.
Não me pergunte o que ele fez.

Hank Voight

“Não me pergunte o que ele fez.”

Simples, mandou armas para Israel (Operação Nickel Grass) visto que a antiga URSS estava mandando quantidades incalculáveis de armas para seus aliados.

E as armas norte-americanas enviadas funcionaram pois rapidamente os israelenses chegaram a 40km de Damasco e a 100km do Cairo.

E dado o desespero dos árabes os russos chegaram a mobilizar uma divisão para entrar diretamente no conflito a favor dos seus desmoralizados aliados mas arregaram quando os EUA aumentaram o alerta de defesa.

Chato né?

Hank Voight

Segundo o “Manual de Desculpas Esfarrapadas para a Ineficácia dos Sistemas Russo e Chineses das Hienas Sino Russas” as desculpas são as seguintes:

  • O Equipamento era de exportação
  • O sistema estava desmuniciado
  • O operador estava fumando
  • O operador estava no banheiro
  • O país era pobrinho
Renato B.

Bom ponto, esse caso pode dar uma boa visão dos próximos conflitos. É uma guerra feita a distância e com uso pesado de eletrônica.

Funcionário dos Correios

Bicho tá pegando mesmo nessa região!

Sagaz

A paz está sendo enviada via SEDEX para a região.

Rodrigo M

Então vai ser difícil ela chegar inteira lá..

Hank Voight

O MoD armênio pelo visto divulgou que o abate foi efetuado por um F-16 turco com o claro objetivo de forçar a entrada da Rússia no conflito…..

Ocorre que a Rússia, já envolvida no conflito sírio, dificilmente irá fazê-lo.

Brunow

Deve ficar muito esperto em publicar alegaçoes Armênias ou Azeris, o primeiro distorce e o segundo mente.. Se algum caça F-16 Turco estivesse envolvido no conflito ou realizasse missão sobre Nagorno Karabakh, o primeiro país do mundo a dizer isso seria a Rússia, que possuí uma base e vários sistemas de defesa aérea na Armênia. Os Turcos estão envolvidos, mas por enquanto não com caças, mas com UAVs e militantes da Síria.. Por enquanto, o sonho Armênio e uma aeronave sua ser abatida por um caça Turco, só assim ela fazia valer o CSTO. Mas, se caso ela não consiguir… Read more »

2Hard4U

Este obsoleto SU-25 definitivamente se tornou um caixão voador para seus pilotos.

Pedro

Su-25 é um aviao de ataque ao solo. Nao é pareo a um caça. Se um A-10, Av-8 ou A-1AMX que sao aeronaves de ataque, cruzassem o caminho de qualquer caça, teria o mesmo destino.

Zeca

Um AV-8 com AIM-120 e AIM-9X ainda impõe respeito.

Pedro

Um Mig-21 com R-73 tambem! Que o diga o F-16 Paquistanês.

Hank Voight

Repetir uma mentira não a torna verdade meu caro Pedro!

Wagner

Verdade, não tem se mostrado capaz de executar missões em qualquer espaço aéreo minimamente contestado.

Mauro Cambuquira

Coisas que vem Facebook…

Fabio Araujo

Recentemente tinha F-16 turcos nessa base, tem até fotos deles, estavam lá para um exercício em conjunto, mas já foram ou ainda estão? Segundo alguns twitters eles foram fotogrados sobrevoando a cidade onde fica a base na semana passada!

Fabio Araujo
LUIS NATAL

Fabio, as 3 aeronaves da foto não são F-16! Provavelmente Mig 29 ou algum modelo de SU.

Fabio Araujo

Se olhar na matéria abaixo fala do voo que foi em conjunto com os caças do Azerbaijão, mas segue a foto dos F-16 no evento!

Fabio Araujo

Os aviões F-16 turcos sobrevoam a cidade azerbaijana de Ganja. Os aviões fizeram o vôo por ocasião do 102º aniversário da libertação da capital do Azerbaijão, Baku, dos grupos armênios e bolcheviques
https://www.trt.net.tr/portuguese/turquia/2020/09/15/os-avioes-f-16-turcos-sobrevoam-a-cidade-azerbaijana-de-ganja-1491290#.X2ER2H91HIo.twitter

Last edited 3 anos atrás by Fabio Araujo
Gabriel BR

Estou impressionado com o Exército do Azerbaijão , pensava que só servia como guarda pretoriana dos Aliev…estão lutando com raça!

OSEIAS

Sem querer dizer quem está certo ou errado. Esses caras ainda estão nas cruzadas, de mulçumanos contra cristãos.

Gabriel BR

Amigo,
Mais ou menos…

Pedro

Cara, as forças do Azerbaijao estao levando uma tremenda surra! O que eles estao perdendo de blindados e especialmente UAVs, impossibilita levar esse tipo de luta a frente. Ademais, passado alguns dias de luta os ganhos territoriais do Azerbaijao, é minimo para nao dizer, nulo.

horatio nelson

 Organização do Tratado de Segurança Coletiva pra q serve ??? um dos membros foi agredido e não reagem ? agora vejo q otsc, tiar etc não servem pra nada !

Gabriel BR

O território em disputa é reconhecido como sendo do Azerbaijão por unanimidade na comunidade internacional. Logo não cabe intervenção da OTSC!

horatio nelson

e quando alguém invade o espaço aereo da armenia e destroi o q quiser lá ? não seria uma violação de soberania ?

Gabriel BR

Não pq quem agrediu primeiro foi a Armênia

Astolfo

Esse tá sabendo legal… foi a Armênia que agrediu primeiro sendo que a ofensiva é do Azerbaijão!

O senhor sabe ler? Ou não?

Jacinto

Astolfo, a Armênia ocupa desde 1994 parte do território do Azerbaijão…

Gabriel BR

Sei ler sim ! leio em 3 idiomas.
Acompanho esse conflito a um bom tempo , li muito a respeito , assisti documentários…o território em disputa é do Azerbaijão apesar de estar ocupado pela Armênia desde 1994. A comunidade internacional não reconhece a área como território armênio.

SmokingSnake ?

A Rússia não vai fazer nada já que foram eles próprios que deram esse território da Armênia para o Azerbaijão

FighterBR

Ontem rolou vídeo de caças MiG-29 sobrevoando a região.

Arariboia

Cade os SU-30SM que a Armênia opera? Mais que na hora de estarem nos combates.

Tutu

Vi no Twitter de um especialista armênio que não tem pilotos.

Tutu

Quando ele fala que não tem pilotos, é no sentido de que eles não estão adequadamente treinados, o que é confirmado pela sua noticia, já que aparentemente o treinamento de voo deles se iniciou em “26 de março de 2020”.

Hank Voight

Talvez os armênios não estejam querendo escalar mais o conflito

Pedro

A Turquia deve entender ou enxergar que, existe ali dois países em guerra. Se fosse uma guerra civil interna, esse tipo de interferencia é mais facil e de imaginar quais as dimensoes de ate onde chegará suas açoes, mas em conflito entre dois países, a coisa pode desandar. Ok, Baku tem os oleodutos ligando o Mar Caspio a Europa, que com isso pode trazer “mimos” tanto da Turquia como uma postura mais branda da Russia, mas assim como a Turquia pode apoiar diretamente, alguem pode fazer o mesmo com a Armenia. Certamente países que estão com o saco cheio da… Read more »

SmokingSnake ?

Quem ganha é a Rússia que arma os dois lados e coloca eles para se matarem, país em que ninguém deve confiar.

Jacinto

Isso aí é quintal russo. O fato de a Rússia não conseguir impor comedimento a estes países demonstra que a influência russa na Ásia Central está erodindo.

Hank Voight

Essa erosão vai piorar ainda quando os tentáculos chineses, eufemísticamente chamados de “Nova Rota da Seda” chegarem por lá

Jacinto

Os russos não têm como competir com a economia chinesa. A Rússia vai perder grande parte da influência que ainda tem na Ásia Central em breve.

Hélio

Jesus Cristo, essa piada foi tão boa que até ficou sem graça. O que você quer com esse discurso de militante de quinta categoria?

SmokingSnake ?

Está vendo a Rússia fazer muito esforço para acabar com o conflito? Lembrando que supostamente a Rússia é aliada da Armênia mas vende armas para o Azerbaijão como mig-29 e mi-35, como é que pode seu aliado vender armas para seu inimigo?

Hank Voight

Segundo informações esse IL-76 do Azerbaijão estaria se dirigindo a Israel para buscar mísseis e drones suicidas.

Antoniokings

Não seria mais fácil buscá-los no Irã que também é muçulmano e tem o mesmo material?

Hank Voight

Talvez pelo fato dos sistemas iranianos, ao contrário dos israelenses, não funcionarem tal como estamos assistindo na Síria….

Chato né!?

Antoniokings

Falou HMS!

Hank Voight

Você está desenvolvendo um quadro sério de esquizofrenia paranoide meu caro, pois enxerga esse tal “HMS” em tudo quanto é lugar…rs!

Gabriel BR

Não , o Azerbaijão é muito próximo de Israel do ponto de vista politico. E mais , o Irã está sob embargo comercial.

Antoniokings

Mas, tem essa mesmo tipo de armamento que foi desenvolvido ‘sob embargo’, como se vê.
Ou como queira, embargo para ‘inglês ber’.

Gabriel BR

Eles (iranianos) têm mas ia complicar para o comprador e ia indispor o país com um de seus principais fornecedores. E mais , os militares do Azerbaijão não estão treinados para usar equipamento iraniano.

Hank Voight

“tem essa mesmo tipo de armamento que foi desenvolvido ‘sob embargo’, como se vê.”

O mesmo armamento que não impede os iranianos de tomar bomba na cabeça na Síria..rs!

Antoniokings

Espere quando eles começarem a chover sobre Tel Aviv.
Por enquanto, são apenas buscapés do Hamas e do Hezbollah.
Mas os iranianos já estão próximos das fronteiras israelenses, olhando tudo o que eles fazem do outro.

Hank Voight

Já está chovendo bomba em cima dos iranianos na Síria e ainda são sabotados em casa, mas você vai continuar se enganando…rs!

Hank Voight

S-300 armênio sendo atacado por UCAV do Azerbaijão

Emmanuel

Mas esse não era o sistema mais fantástico do mundo?
Derrubava até ovni.
S-300, sendo destruído até por um brinquedo.

Antoniokings

Coloque meia dúzia de operadores russos bem treinados para vc ver.
Nem Israel se aventurou a isso na Síria.

Hank Voight

Negação pura da realidade! Uma fábrica de armas químicas em Masyaf, dentro do alcance dos S-300, foi tranquilamente atacada por Israel….

Que pena…..

Lúcio Sátiro

Mas não deveria ser o vendedor que deveria fornecer ao comprador todo o treinamento e assistência necessários para operar o produto vendido com perfeito desempenho, como é o normal?

Last edited 3 anos atrás by Lúcio Sátiro
Antoniokings

Os sírios estão treinando com os iranianos.
Os russos ainda não entraram com tudo na parada.
Só estão vigiando as Colinas de Golã.

https://www.almasdarnews.com/article/video-footage-of-russian-military-patrolling-golan-heights-border/

Mas, é bom não saturar a paciência de Putin.

Jacinto

O Putin não consegue nem mais colocar ordem nos países de sua fronteira…

Antoniokings

A preocupação dos russos não é a Ásia Central.
Tá tudo em casa.
Sua projeção agora é na direção do Oriente Médio, aproveitando o recuo desorganizado dos americanos.

Jacinto

Antonio, a Rússia é uma potência decadente. Se você lembrar um pouco da história, a Europa Central e principalmente a Oriental estiveram na “casa russa” desde o final do Sec. XVIII com a partição da Polônia; desde o começo deste séculos, contudo, a casa russa ficou significativamente mais vazia e hoje o único país europeu que está na esfera russa é a Bielorrússia e mesmo assim de forma precária, já que o país está numa situação instável. Vai acontecer o mesmo na Ásia Central. Os russos podem ter musculatura militar, mas não tem musculatura econômica para sustentar suas ambições. O… Read more »

Hank Voight

Os Russo não querem território no OM, mas apenas interlocução com os principais atores regionais como Israel, Egito e Arábia Saudita….

Por outro lado, ao patrocinar acordos de paz entre Israel e os países árabes os EUA consolidam suas posições e reformatam o OM.

Chato né?

Hank Voight

Os sírios deve estar treinando com os iranianos como tomar bomba na cabeça de Israel!

No mais, mesmo uma mídia desqualificada como a Almasdar, que não vale o que o gato enterra, não consegue esconder a incompetência de sírios e iranianas, que foram se esconder de Israel embaixo da saia russa….rs!

Emmanuel

Tá sertu fera.

Zeca

Os russos são fregueses dos israelenses faz tempo.

Lúcio Sátiro

É o ” fantástico ” pós venda russo.

Jacinto

É o virgem de 40 anos. Em operação desde a década de 70 e nunca foi disparado em combate…

Antoniokings

Se os sírios derrubaram um F-16 israelense com um S-200, para que gastar os S-300 que são mais caros?
E olhe que estão para chegar o S-400 e o S-500.
Ao que se especula, a Rússia deverá entregar os S-400 ao Irã com o fim do embargo de armas.
E vc sabe.
O Irã não tem dó. Atira mesmo.

Jacinto

Que argumento ruim Antonio. Quer dizer então que a Síria prefere fazer economia e ser atacada por Israel semana sim e outra também a gastar seus S-300? Esses russos são gananciosos mesmo…

Antoniokings

Não é argumento ruim.
Desde a derrubada do F-16 israelense, Israel fica disparando mísseis através do território libanês ou do Mar Mediterrâneo.
O governo libanês já denunciou tal situação à ONU e mais de uma vez.
Agora, se atira de longe e foge com medo de enfrentar as defesas sírias, fica complicado.
E não estou nem me referindo às defesas russas na região.

Jacinto

Se o S300 nao consegue evitar um ataque com misseis stand off que passa pelo Libano, de que serve ele ter alcance de dezenas ou centenas ou milhares de km? Serve só para ficar bonito em poster de revista.

Hank Voight

Demoraram 36 anos para derrubar um avião Israelense! Quantos anos vão demorar para abater outro, 72?

No mais, recente artigo no Middle East Monitor dá conta da insatisfação dos sírios com os SAM russos.

Chato né?

Pedro

Cara, isso não é imagem de drone e sim uma foto de satélite que foi usado para alegar que existe um site de S-300 Armênio dentro da região disputada. Já foi negado. Ademais, os drones estao sendo um tremendo desastre para Baku, pois ela achava que isso era uma bala de prata e na realidade é uma pomba alcolizada de tao facil que é abate-los. Fontes independentes dizem que entre 20 a 30 desses drones foram ja abatidos ( a Armenia exagera dizendo que ja chega a 70).

ADRIANO MADUREIRA

Acredito que a demanda armênia tem valor e eles foram certo ao tomar o território,tendo em vista que de acordo com dados apresentados pelo governo armênio, 95% da população têm origem armênia. De um lado, armênios argumentam que são a maioria étnica e, por autodeterminação dos povos, têm direito ao controle de Nagorno-Karabakh. Do outro, os azeris entendem que também têm aquela região como parte do território histórico do Azerbaijão. Com a Revolução Russa de 1917 e a subsequente formação da União Soviética em 1922, o território por onde se estendiam os domínios de Moscou foram divididos em repúblicas e… Read more »

Pedro

PRoblema que esses argumentos sao usados so quando interessam. Veja, a Turquia mantem uma regiao da Siria ocupada alegando que ali moram Turcomanos e nao aceita que o governo Sirio entre lá. Qual a diferença entre um e outro? A conveniencia apenas! Ademais, os combates estao ficando menores nas ultimas horas. O Azerbaijao percebeu que foi loucura o que fez, perdeu muito equipamento e vidas por poucos km reconquistados e que poderia se envolver em um clima belico maior ainda. Ele entrou na mentira turca de que seria facil tomar a regiao, que seus “drones” eram invencíveis (e se mostraram… Read more »

Nilton L Junior

Um conflito de peão, cada vez mais fica evidente que se não houver AEW ou algo semelhante já entra em campo em desvantagem.

José

Hoje um KC-130J do USMC abateu um F-35B
E agora, como fica o assunto?

Camargoer

Olá José. O KC130 virou “lightinig killer”

FABRICIO DE ALMEIDA

Qual dos dois paises tem mais poder belico ?

Gabriel BR

A Armênia é bem mais pobre.