terça-feira, setembro 21, 2021

Gripen para o Brasil

Turquia nega que F-16 turco abateu Su-25 sobre a Armênia

Destaques

Alexandre Galante
Jornalista, designer, fotógrafo e piloto virtual - alexgalante@fordefesa.com.br

Su-25 da Armênia

A Turquia negou que um caça F-16 turco abateu em 29 de setembro um jato Su-25 armênio sobre a Armênia, no que seria uma grande escalada do conflito da Armênia e do Azerbaijão sobre Nagorno-Karabakh, que se arrasta há três dias.

A afirmação é “absolutamente falsa”, disse o diretor de comunicações da Turquia, Fahrettin Altun, acrescentando: “A Armênia deveria se retirar dos territórios sob sua ocupação, em vez de recorrer a truques de propaganda baratos.”

O Ministério das Relações Exteriores da Armênia insistiu que o alegado combate ocorreu em seu espaço aéreo.

A porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da Armênia, Shushan Stepanyan, disse que o Su-25 foi abatido na manhã de 29 de setembro e que o piloto “morreu heroicamente”. Em um post no Facebook, ela disse que o F-16 turco estava a 60 km (37 milhas) de profundidade no espaço aéreo armênio.

A Armênia, como a Rússia – que tem uma base militar na Armênia – é membro da aliança militar intergovernamental da Organização do Tratado de Segurança Coletiva (CSTO), junto com Cazaquistão, Quirguistão, Tadjiquistão e Uzbequistão. Um ataque a um membro deve significar que os outros membros vêm em seu auxílio.

Desde o início das hostilidades, a Rússia pediu um cessar-fogo imediato.

A luta agora parece estar se espalhando para fora de Nagorno-Karabakh, um enclave montanhoso reconhecido internacionalmente como parte do Azerbaijão, mas controlado nas últimas três décadas por armênios étnicos como uma república autoproclamada que os armênios chamam de Artsakh.

- Advertisement -

16 Comments

Subscribe
Notify of
guest
16 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Fabio Araujo

Ele tem que negar pois se atacarem o território da Armênia os países membros ao Organização do Tratado de Segurança Coletiva (CSTO) vão poder intervir e eles não vão querer colocar a Rússia nessa guerra!

Fernando

A Rússia tem a mão muito pesada, se entrar é game over para o Azerbaijão, mas isso seria péssimo porque jogaria eles no colo dos turcos e alienaria Moscou.

Fabio Araujo

O Azerbaijão tem limitado as ações ao território em disputa pois também tem boa relação com os russos e não quer que eles venham a se envolver, mas aí vem a Turquia e faz besteira!

pangloss

Fazer besteira é uma vocação do Erdogan, que está muito empenhado em ser detestado por todos.

Rodrigo Martins Ferreira

Que o digam os rebeldes sírios que estão lá até hoje…

A mão pesada da Rússia deve estar batendo no lugar errado

100nick-Elâ

Pois é, a aviação ocidental tentou por um ano antes dos russos e só conseguiram desperdiçar munição. Das duas uma: ou a aviação ocidental e incompetente, ou na verdade protegia os terroristas. Qual das duas opções é a verdadeira?

Kemen

Desconheço se é verdade ou não o abate, entretanto um F-16 abater um avião subsônico, projetado para ataque ao solo, na velha e ultrapassada tecnologia de 45 anos onde ainda não existia uma caça multifunção, seria o mais normal de ocorrer, não tem mérito nisso. Seria o mesmo que um F-16 abater um AMX nosso que estivesse sem escolta.

Peter Nine-nine

Sim, mas não deixa de ser uma das suas funções, abater aviões seja de que tipo for, ou tentar.

Heinz Guderian

Sim é uma função, mas digamos que é uma briga de Davi e Golias o SU-25 não foi feito para combate ar-ar e sim apoio aéreo ar-solo, já o F-16 é uma caça multi-função, que cumpre o combate ar-ar com excelência. Uma luta “justa” seria uma SU-30 vs um F-16.

Kemen

Contra os Russos? Não entendi.

Emmanuel

Daqui a pouco Kings começa a chorar.

Rodrigo Martins Ferreira

O que é do Erdogan está guardado..

Pobre da Turquia pós Erdogan…

GripenBR

Eu já vi negar que o avião caiu (e tem país que perde dezenas de aviões em combate e nenhum para o inimigo é impressionante), mas negar abate de avião de combate é primeira vez.

João Bosco

E lá vai o turco maluco fazendo merd@……

Antunes 1980

Armênia está levando uma surra daquelas. Um efetivo menor e menos equipado. As perdas estão em uma escala dificil de suportar por mais alguns meses. A falta de apoio faz toda diferença.
Os videos de ataques por drones de origem turca, por parte do Azerbaijão estão evidenciando tudo isso.
O que me surpreende é a passividade da força aerea armênia

Anthony

Esses block A/B não são daq versão q em curvas de alto G, partiam os cabos e apagavam todo o painel?

Tem q saber se foi feito o “recall”(sic!)….

Últimas Notícias

Northrop Grumman tem agora cinco bombardeiros stealth B-21 Raider em produção

O Defense News noticiou que a Força Aérea dos EUA tem cinco bombardeiros B-21 Raider atualmente em vários estágios...
- Advertisement -
- Advertisement -