Su-25 da Armênia

Su-25 da Armênia

A Turquia negou que um caça F-16 turco abateu em 29 de setembro um jato Su-25 armênio sobre a Armênia, no que seria uma grande escalada do conflito da Armênia e do Azerbaijão sobre Nagorno-Karabakh, que se arrasta há três dias.

A afirmação é “absolutamente falsa”, disse o diretor de comunicações da Turquia, Fahrettin Altun, acrescentando: “A Armênia deveria se retirar dos territórios sob sua ocupação, em vez de recorrer a truques de propaganda baratos.”

O Ministério das Relações Exteriores da Armênia insistiu que o alegado combate ocorreu em seu espaço aéreo.

A porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da Armênia, Shushan Stepanyan, disse que o Su-25 foi abatido na manhã de 29 de setembro e que o piloto “morreu heroicamente”. Em um post no Facebook, ela disse que o F-16 turco estava a 60 km (37 milhas) de profundidade no espaço aéreo armênio.

A Armênia, como a Rússia – que tem uma base militar na Armênia – é membro da aliança militar intergovernamental da Organização do Tratado de Segurança Coletiva (CSTO), junto com Cazaquistão, Quirguistão, Tadjiquistão e Uzbequistão. Um ataque a um membro deve significar que os outros membros vêm em seu auxílio.

Desde o início das hostilidades, a Rússia pediu um cessar-fogo imediato.

A luta agora parece estar se espalhando para fora de Nagorno-Karabakh, um enclave montanhoso reconhecido internacionalmente como parte do Azerbaijão, mas controlado nas últimas três décadas por armênios étnicos como uma república autoproclamada que os armênios chamam de Artsakh.

Subscribe
Notify of
guest

16 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Fabio Araujo

Ele tem que negar pois se atacarem o território da Armênia os países membros ao Organização do Tratado de Segurança Coletiva (CSTO) vão poder intervir e eles não vão querer colocar a Rússia nessa guerra!

Fernando

A Rússia tem a mão muito pesada, se entrar é game over para o Azerbaijão, mas isso seria péssimo porque jogaria eles no colo dos turcos e alienaria Moscou.

Fabio Araujo

O Azerbaijão tem limitado as ações ao território em disputa pois também tem boa relação com os russos e não quer que eles venham a se envolver, mas aí vem a Turquia e faz besteira!

pangloss

Fazer besteira é uma vocação do Erdogan, que está muito empenhado em ser detestado por todos.

Rodrigo Martins Ferreira

Que o digam os rebeldes sírios que estão lá até hoje…

A mão pesada da Rússia deve estar batendo no lugar errado

100nick-Elâ

Pois é, a aviação ocidental tentou por um ano antes dos russos e só conseguiram desperdiçar munição. Das duas uma: ou a aviação ocidental e incompetente, ou na verdade protegia os terroristas. Qual das duas opções é a verdadeira?

Kemen

Desconheço se é verdade ou não o abate, entretanto um F-16 abater um avião subsônico, projetado para ataque ao solo, na velha e ultrapassada tecnologia de 45 anos onde ainda não existia uma caça multifunção, seria o mais normal de ocorrer, não tem mérito nisso. Seria o mesmo que um F-16 abater um AMX nosso que estivesse sem escolta.

Peter Nine-nine

Sim, mas não deixa de ser uma das suas funções, abater aviões seja de que tipo for, ou tentar.

Heinz Guderian

Sim é uma função, mas digamos que é uma briga de Davi e Golias o SU-25 não foi feito para combate ar-ar e sim apoio aéreo ar-solo, já o F-16 é uma caça multi-função, que cumpre o combate ar-ar com excelência. Uma luta “justa” seria uma SU-30 vs um F-16.

Kemen

Contra os Russos? Não entendi.

Emmanuel

Daqui a pouco Kings começa a chorar.

Rodrigo Martins Ferreira

O que é do Erdogan está guardado..

Pobre da Turquia pós Erdogan…

GripenBR

Eu já vi negar que o avião caiu (e tem país que perde dezenas de aviões em combate e nenhum para o inimigo é impressionante), mas negar abate de avião de combate é primeira vez.

João Bosco

E lá vai o turco maluco fazendo merd@……

Antunes 1980

Armênia está levando uma surra daquelas. Um efetivo menor e menos equipado. As perdas estão em uma escala dificil de suportar por mais alguns meses. A falta de apoio faz toda diferença.
Os videos de ataques por drones de origem turca, por parte do Azerbaijão estão evidenciando tudo isso.
O que me surpreende é a passividade da força aerea armênia

Anthony

Esses block A/B não são daq versão q em curvas de alto G, partiam os cabos e apagavam todo o painel?

Tem q saber se foi feito o “recall”(sic!)….