Assista no vídeo abaixo a um documentário sobre a manutenção do caça Gripen na Força Aérea Tcheca.

Em apenas 40 dias, o Gripen é desmontado totalmente, desde o assento ejetável até o motor, que é removido e verificado.

Os 14 caças Gripen da base aérea fazem parte da Força de “Alerta de Reação Rápida” da OTAN. Se eles não estiverem no ar, o espaço aéreo não está protegido. Isso coloca muita pressão de tempo e responsabilidade para os 11 mecânicos, que são responsáveis pela aeronave.

Os mecânicos colocam a máquina de guerra à prova de fogo. Eles verificam o sistema hidráulico, todas as peças móveis e o óleo – o sangue da aeronave. É uma das coisas mais importantes do Gripen: sem ele, o piloto não consegue controlar o jato.

Eles verificam o assento ejetável – o seguro de vida do piloto e o motor, que é o coração do Gripen.

No final, o canhão, que é desmontado, para que a arma esteja funcionando quando for necessária em ação.

Subscribe
Notify of
guest

12 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Paulo Henrique

Alguma alma caridosa poderia legendar kkk

Cilas

Assista pelo Youtube e peça para traduzir automaticamente para o Portugues, nas configurações. É o que estou fazendo …

Fabio Araujo

Bem interessante o vídeo, são revisados todos os sistemas do Gripen e o tempo até que não foi tão grande se levar em conta que praticamente desmontam e remontam o caça.

Caio

Vamos confiar na prefeita integração, manutenção e quem sabe, ampliação do número de aeronaves. O Brasil precisa.

Wagner

Cara… o óleo – o sangue da aeronave. Aí me trinca…

Marquês de São Vicente

Excelente! Muito obrigado pela indicação do video!

erico

Caramba tche que video bala!!!

Deywid Medina

Fico me imaginando realizando a manutenção e atualização do display WAD dos E/F do Brasil!!!
Fiquei impressionado com a habilidade dessa equipe, espero poder realmente fazer parte de uma grande equipe Brasileira em um futuro muito próximo.

Silas

Parabéns aos editores por postarem o vídeo, mostra o quanto iremos evoluir em conhecimento e ganho tecnológico. Aviões de caça são o que de melhor existe em termos de engenharias, supra sumo de conhecimento, precisão e responsabilidade por parte da equipe de solo, o que mostra que um piloto de caça nunca pilota sozinho.

Nunão

Vale lembrar que essa é a revisão de 200 horas de voo, que no ritmo da Força Aérea Tcheca (conforme indicado no vídeo, de 2.000 horas de voo anuais para este esquadrão de 14 jatos, ou seja, quase 150 horas por avião ao ano), o caça atinge em cerca de 16 meses. Mais complexa que essa é a revisão (de inspeção e reparos quando necessários) das 1.200 horas. Nesse caso, praticamente todos os equipamentos são retirados e a estrutura da aeronave é inspecionada, em busca de sinais de fadiga do material, rachaduras, trincas. Além de todas as inspeções etc dos… Read more »

Beto Santos

Nossa muito show este vídeo, fico imaginando como é a manutenção dos nossos caças se tem este profissionalismo todo ou não e como vai ser no futuro com esta máquina maravilhosa voando pelos nossos céus.

Nunão

Beto, tem uma série enorme de matérias publicadas aqui sobre a manutenção do F-5. Experimente dar busca em F-5 PAMA-SP no campo busca aqui do site ou em Poder Aéreo PAMA-SP no google e vai aparecer um monte. Boa leitura!