MANILA – Quatro das seis novas aeronaves de apoio aéreo aproximado A-29 Super Tucano da Embraer Defesa e Segurança, que se destinam a reforçar as capacidades de apoio aéreo aproximado da Força Aérea Filipina (PAF), pousaram no sábado em Base aérea Clark  Angeles City, Pampanga.

O porta-voz do Departamento de Defesa Nacional (DND), Arsenio Andolong, disse que as quatro aeronaves pousaram na Base Aérea de Clark por volta das 13h06 enquanto os outros dois ainda estão em Nova Delhi, Índia, aguardando liberação e serão levados para as Filipinas em uma data posterior.

Os pilotos da Embraer voaram com as aeronaves do aeródromo da empresa em São Paulo, Brasil, e fizeram paradas para abastecimento nas Ilhas Canárias, Portugal, Malta, Egito, Bangladesh, Emirados Árabes Unidos, Índia, Tailândia e Vietnã antes de pousar nas Filipinas.

Andolong disse que os pilotos da Embraer treinarão os pilotos do PAF selecionados para voar no Super Tucano por dois meses, como parte do acordo do Comitê de Inspeção Técnica e Aceitação.

Os A-29s estavam programados para serem entregues antes do final de julho, mas a pandemia do coronavírus (Covid-19) e subsequentes proibições de viagens afetaram o cronograma de entrega.

As aeronaves, que farão parte da 15ª Asa de Ataque do PAF, reforçarão as demais aeronaves de ataque norte-americanas Rockwell OV-10 “Bronco” usadas pela Força Aérea em missões de ataque.

“Eles são um substituto bem-vindo e muito necessário para as aeronaves de apoio aéreo aproximado do PAF, e sua versatilidade de missão e capacidade de transportar uma variedade de munições serão muito úteis em campo”, disse Andolong.

O Super Tucano é uma aeronave turboélice projetada para ataque leve, contra-insurgência, apoio aéreo aproximado, missões de reconhecimento aéreo em ambientes de baixa ameaça, além de fornecer treinamento de pilotos.

O contrato para as seis aeronaves é de PHP 4,968 bilhões (US$ 102,5 milhões) e foi emitido no final de 2017. (PNA)

FONTE: Philippine News Agency

Subscribe
Notify of
guest

17 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
DOUGLAS TARGINO

Esse avião é lindo demais! Será que em um futuro terá uma versão do mesmo mais potente?

Ramon Grigio

Alguém tem os dados de capacidade de combustível dos tanques de combustível convencionais e esses de translado?

Fernando EMB

Sim. Foi esta semana.

Cristian

Foi sim

Clésio Luiz

Os F-5E que vieram dos EUA nos anos 1970 também vieram voando. Mas tragicamente um se perdeu já por aqui na última perna da viagem, com morte do piloto.

Fabio Araujo

Que mostrem serviço e sejam os primeiros de muitos!

Paulo R T Fernandes

Duas das 6 aeronaves permaneceram na Índia e devem chegar somente hoje às Filipinas.
A razão não está muito bem esclarecida.
Seria por questões técnicas ou é possível que tivessem ficado para demonstrar a aeronave aos indianos?

Diego

Boa tarde, pergunta de leigo, seria exequível uma versão navalizada do Super Tucano decolar e pousar do PHM Atlântico supondo que o navio recebesse SKY jump e cabos de parada, considerando que a veloc máxima do navio são 20 nós ?

Salim

Diego, e possível porem acredito não valer o valor a ser gasto nesta modificação tucano e no navio. O Ocean operava com Chinok e Heli ataque Apache, pode ser utilizado o Cobra também. O Tucano teria a mesma função como CAS ( suporte ataque a tropas em campo ) de um heli de ataque. O tucano não serviria para superioridade aérea e a velocidade menor do Atlântico restringiria a capacidade de lançar tucano com condição tempo adversa ou sem vento, portanto a meu ver esta modificação, embora viável, sairia muito caro e não traria grandes benefícios táticos

Luis Natal

Diego, acredito ser impossível. A ausência de cabos de parada e formato/largura do deck não devem suportar um operação “normal”, somente aeronaves de pouso vertical!

glasquis 7

O convoo do Atlântico não suporta esse tipo de operação. Teria que ser adaptado, como fez o Japão com um dos seus Porta Helos pra abrigar o F 35.

Além do mais, tem que realizar uma série de adaptações estruturais no A 29 pra suportar o “tranco”, tanto o da decolagem com catapulta, como o do pouso com gancho.

Glasquis7

Possivelmente o Chile faça encomendas periódicas de A 29 até completar uma frota de 30 a 36 unidades.

Aviator

Os Mirrage 2000 da FAB vieram voando. Meu pai, Major na época fez um dos translados.

Salim

Aviator, pega umas historias legais na FAB do seu pai. E manda pro site pra dividir com a gente, assim resgatamos parte historia da fab. Claro se ele permitir e vc também. Abraço

Rinaldo Nery

Quem era o teu pai? Mioni? Grolla? Já eram Majores?

fewoz

Está aí a solução para muitos países africanos e obviamente também, muitos latino-americanos.

Rinaldo Nery

E Emirados Árabes Unidos antes da Índia. E é Ala, não ¨Asa¨.