FC-31

Foto que circula online sugere que ele passou por modificações, incluindo melhorias na cobertura da cabine e na aerodinâmica

Aparentemente, uma empresa de aviação chinesa está testando seu novo jato de caça stealth, que visa se equiparar aos F-35s americanos, e que pode ser um candidato para sua próxima geração de aviões de combate embarcados.

O último protótipo da quinta geração do FC-31 (J-31) Gyrfalcon pode ter sofrido uma série de modificações, de acordo com uma fotografia que circula na rede social Weibo, que parece mostrar a aeronave em um voo recente, mas não pode ser verificada.

O caça stealth aparece usando seus pós-combustores à medida que ganha altitude, com o logotipo da desenvolvedora estatal Aviation Industry Corporation of China (AVIC) claramente visível na cauda do jato.

Diferente das versões anteriores, parece que o protótipo mais recente não tem mais um dispositivo de medição de velocidade localizado no nariz, sugerindo que ele pode ter sido substituído por aviônicos instalados, como um radar de varredura eletrônica ativa – AESA.

A cobertura transparente sobre a cabine também parece ter mudado para um design mais parecido com o usado em outro caça stealth da China, o J-20.
Também pode ter havido modificações para melhorar a aerodinâmica do jato, de acordo com a foto.

Mas a aeronave parece ter mantido os motores turbofan gêmeos WS-13 dos FC-31 anteriores. O motor é baseado em um design soviético dos anos 1970 e é visto como uma limitação em termos de função do caça a jato e capacidades furtivas.

Concepção em 3D do FC-31 naval

O FC-31 é o segundo jato de combate stealth desenvolvido na China, depois do J-20. Ele fez seu voo inaugural em 2012 e apareceu em vários shows aéreos na esperança de atrair compradores estrangeiros — a AVIC esperava que pudesse competir com o americano Lockheed Martin F-35 — mas não conseguiu atrair nenhum. A Força Aérea Chinesa também se recusou a fazer qualquer pedido, embora tenha sido projetado principalmente para uso pela Força.

Mas o progresso recente do FC-31 sugere que seu desenvolvedor mudou o foco para uma versão naval do caça stealth, de acordo com analistas militares, especialmente depois que uma unidade de pesquisa e desenvolvimento da AVIC disse que pretendia começar a testar um novo jato no próximo ano.

Por ser mais leve e menor que o J-20, o FC-31 pode ser uma opção melhor para o porta-aviões de próxima geração da Marinha do PLA, que deverá ter um sistema de lançamento de catapulta e precisará de um caça stealth mais avançado do que o J-15 — seu único caça baseado em porta-aviões em serviço.

O FC-31 tem especificações amplamente semelhantes ao F-35 Lightning II. Ele tem um peso máximo de decolagem de 25 toneladas, um alcance de combate de 1.200 km (746 milhas) e uma velocidade máxima de Mach 1.8, ou 2.205 km/h (1.370 mph).

Em comparação, o F-35 tem um peso máximo de decolagem de 27 a 32 toneladas, um alcance de até 2.200 km (1.367 milhas) e uma velocidade máxima de Mach 1.6. O FC-31 chinês tem uma carga útil de armas de 8 toneladas, em comparação com 6,8 a 8,1 toneladas dos F-35 americanos.

FONTE: South China Morning Post

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Victor Filipe

Penso que o único motivo pelo qual ele seja bimotor é o fato de que os chineses ainda não conseguem produzir um motor com o desempenho do PW F-135-100 da Pratt & Whitney.

Antoniokings

Já eu creio que é muito mais confiável ter dois motores em vez de um.

Victor Filipe

Não tem nada haver. a tecnologia na questão de motores na aviação evoluiu muito, atualmente aviões de passageiros são bimotores por redundância.

se um caça menor puder ser monomotor, ele vai ser para ficar mais barato.

Mas a industria de motores aeronáuticos da china ainda ta aprendendo como fazer as coisas, por isso a compra de Su-35 para continuar copiando os motores deles. a produção de motores interna ainda não chegou na qualidade dos motores Russos.

Kemen

Tudo bem Victor, estão aprendendo, mas estão fazendo não? E esse é um pequenino calcanhar de aquiles da sua produção aeronautica, mas eu acho que eles vão chegar lá em pouco tempo, estão muito empenhados na evolução tecnológica em todos os setores.

Alfredo Araujo

Na década de 60… 70… sim

Victor Filipe

Falsa simetria. novamente, os caças de sexta geração precisam de dois motores porque precisam de mais velocidade e querem levar maior carga de armamentos.

E outra nem o Rafale nem o typhoon tem motores com mesmo desempenho do PW F-135-100

o Eurojet EJ200 do Typhoon tem 13,000 lbf de empuxo seco.
o Snecma M88-2 do Rafale tem 11,250 lbf de empuxo seco.

o PW F-135-100 do F-35 tem 28,000 lbf de empuxo seco.

Carlos Campos

fora que vão usar as turbinas para gerar energia

Victor Filipe

Teropode, vc não cansa de falar besteiras? ou é pago para isso? Motores de aviação atualmente são altamente resistentes a impactos de aves, o ultimo caso de acidente grave devido a isso foi o Pouso no rio Hudson onde o Airbus A320 foi atingido por não um, mas vários pássaros em ambos os motores. Já ouve mais de 70 casos em que o motor do F-35 sugou objetos estranhos inclusive se chocando contra pássaros, em todos o avião pousou com segurança. voce pode falar que quiser da aeronave, mas pesquise mais sobre a Pratt & Whitney ela é um dos… Read more »

Maurício Veiga

A redundância de sistemas e motores é algo positivo em qualquer avião de combate, principalmente se ele entrar em combate efetivo, uma coisa é aspirar um Pardal outra coisa é aspirar um Urubu, tudo depende do orçamento e condicionantes tecnologicas, isso é óbvio e lógico!!!
Para o Brasil que apenas efetua patrulhas aéreas e tem orçamentos limitados um motor resolve esta equação, a China tem grandes ambições…

Alfredo Araujo

Obrigado pela resposta…
Me poupou do trabalho de ter q responder gente mal informada e mal intencionada…

MestreD'Avis

E eu creio que é mais confiável ter 3 em vez de 2. Se pudesse montar misseis num MD-11 seria o jacto mais mortifero dos céus!

Cristiano de Aquino Campos

Comparativamente falando, a força aêrea Chinesa prefere investir num caça tipo F-22 somente, do quê em um segundo projeto de um caça inferio, dividindo os recursos que tem.

Matheus S

Vou fazer o mesmo comentário que fiz um mês atrás: “Normalmente, se uma aeronave tiver uma designação “J”, significa que a PLAAF é o cliente. Se tiver a designação “FC”, significa que está interessado em vender a clientes estrangeiros.
Por exemplo, o caça JF-17 é denominado assim pelo Paquistão, mas pela China é FC-1.” A mesma coisa é o FC-31, embora tenha surgido essa notícia de que p PLA esteja interessado na versão navalizada do FC-31 para uso do PLAN.

De resto, só aguardar mesmo.

Leonardo

Esclarecendo um pouco mais
As designações “JF” e “FC” aplicam-se ao “Joint Fighter” (Paquistão) e “Fighter China” (China), respectivamente.

https://es.m.wikipedia.org/wiki/Chengdu/PAC_JF-17_Thunder

Andromeda1016

Concordo com você. Dizem que o F35 acabou sendo um monomotor pois existia uma turbina poderosa o suficiente para atender aos requisitos desejados do avião. Dizem que com duas turbinas o avião ficaria grande demais para poder carregar a quantidade de armamentos desejado. O problema crônico das turbinas dos chineses é muito bem conhecido.

Kemen

O AV-8B Harrier II foi utilizado embarcado pela Navy por muito tempo no Marine Corps.

Last edited 3 anos atrás by Kemen
Wagner

Apesar de subordinado ao Departamento de Marinha dos EUA, o USMC é uma força independente, com doutrinas e necessidades próprias.

Leandro Assis

Também acho a mesma coisa, pois ainda estão usando um motor antigo e ultrapassado, impróprio para um caça de 5 geração

Fabio Araujo

Um avião de teste de um modelo de caça em desenvolvimento esta mais sujeito a sofrer acidentes que um avião já pronto é o risco do ofício, em alguns voos eles são testados aos limites, alguma notícia do piloto?

Luiz Floriano Alves

Se a Índia receber seus F21 fica difícil dos Chinas superarem os Indianos. O F21 está muito bem concebido. Tem todas as vantagens de um dog fighter com a eletrônica e armas do F-35. A fome com a vontade de comer. avião que mereciamos ter na FAB.

Luís Henrique

O que esse F-16 com novo nome traria de tecnologia superior ao que teremos com os nossos Gripen E/F?

Antoniokings

Creio que a Índia descartou o F-21.
Analistas militares indianos o chamaram de ‘corda velha cheia de nós novos’.
E a Índia já encomendou Mig-29 novos.
Os EUA não gostaram e ameaçaram a Índia com sanções.

Tutu

Até onde eu sei esses Mig-29 seriam usados, viriam dos estoques russos, só para cobrir perdas na frota.

Gutex

Sim, serão aeronaves dos estoques russos, elevadas ao padrão UPG já operado pela Índia. Porem nao serão para cobrir as perdas, e sim para a criação de um novo esquadrão. Os SU 30 que serão para repor as taxas de atrito.

Marcelo Silveira 75

F-16(F-21) ou Mig-29, paralelamente são da mesma época.
Ambos evoluíram juntos ao decorrer do tempo.

Não faz sentido!
Os analistas não se deram conta que o ditado “corda velha cheia de nós novos” no caso serve para os dois?.
Muito estranho ?

Last edited 3 anos atrás by Marcelo Silveira 75
Antoniokings

Esse avião pode ter um excelente mercado nos países que querem gastar um pouco menos com essa tecnologia.

Andre

Pra quem falava que essa tecnologia já estava ultrapassada e investir nela era desperdício de dinheiro….

Antoniokings

De novo?
Vou repetir.
Está ficando ultrapassada para quem tem radares poderosos, como China e Rússia que podem detectar esses aviões..

Andre

Parabéns para a China. Já tinha deixado a Russia para trás ao ter seu primeiro avião furtivo operacional. Agora com o segundo, a única coisa que sobra para seu antigo senhorio é se juntar a França, Inglaterra e Alemanha no grupo das ex super potências. O Sec XXI caminha para ser o do embate (espero que apenas frio) entre China e USA com a Rússia perdendo relevância frente ao rápido avanço Chines.

Antoniokings

A Argélia colocou uma estampa de um Su-57 em prédio da capital.
Quase certeza que comprará os novos jatos russos.

Andre

A Índia quase comprou. A Turquia também quase comprou. A poderosa Argélia vai continuar no quase também?

WVJ

A Russia sempre estará no estado da arte de algumas ‘ciências’ que eles julgam indispensáveis pra garantir a soberania sobre o território.
Podem estar passando fome mas o da defesa sempre estará garantido.
Como o país é gigante, o poder bélico tende a ser também.
Ex superpotência bélica não creio.

Andre

Se não fossem os projetos soviéticos, nem isso seria. Desde o fim da URSS não consegue por em operação um único projeto de ponta, enquanto ve a China passar-lhe a frente em diversas áreas. Além do mais, estar ao lado de potências como França e Uk não é demérito algum.

Rui

É verdade, o drone subaquático nuclear Poseidon, o S350, S400, S500, míssil Tsirkon, Avangard, SU57, etc que o digam.
Cada um acredita no que quer…

Defensor da liberdade

A Alemanha é ex-super potência por que foram doutrinados pelos aliados a serem capados geopolítica e militarmente, com a economia e os cérebros que eles tem eles colocam Inglaterra, França, Rússia e Japão juntos no bolso, e ainda sobra um pouco de disposição para comer chucrute com cerveja e salsicha.

Andromeda1016

É uma ferrari com motor de fusca, ou seja, é um fusca. Quem vai querer importar isso? Caças chineses mal conseguem carregar armamentos pois não aguenta o peso, são lentos e vivem caindo que nem pedra. O Paquistão importou caças chineses mas deixou eles estacionados quando precisou deles e mandou os F-16 em seu lugar. Enquanto nãoconseguir projetar e fabricar uma turbina confiável e eficiente caças chineses serão apenas alvos a serem abatidos. Uma coisa é ter pensamento positivo, outra é querer se enganar por vontade própria.

Last edited 3 anos atrás by Andromeda1016
Antoniokings

‘O Paquistão importou caças chineses mas deixou eles estacionados quando precisou deles e mandou os F-16 em seu lugar.’

Que foi abatido por um ‘antiguíssimo’ Mig-21 indiano.

Andromeda1016

Pois é, quando viram os MIG vindo os Paquistaneses não tiveram dúvida e deixaram o J17 de lado. Dizem que depois disso um país que estava por comprar o J17 desistiu da compra (acho que era Tailândia). Avião chinês não vale a pena e os paquistaneses sabiam disso, e desconfio que só compraram devido a incentivos extremamente generosos dos chineses, que precisam chamar atenção para seus caças. O J17 estava mais perto da fronteira com a Índia do que o F-16 mas assim mesmo resolveram trazer o F16 de longe …. Quando a necessidade apertou resolveram fazer uso de caça… Read more »

Nilton L Junior

Camarada Kings nessa história permita divergir, até hoje não ficou comprovado tal feito tal Mig-21 indiano, aliás concretamente quem foi abatido foi o próprio, e por favor não me venhas com lero lero se é que me entende rsrsrsrs, abraços.

Maurício.

Roberto, tudo isso que você falou sobre likes ou deslikes é verdade, eu concordo com você em tudo, eu só acho que quem quer comentar no site, não pode ficar preso a isso, o comentárista não deve se importar com a opinião alheia. Eu mesmo, sempre deixo claro que o Gripen não era o meu favorito, sempre falo sobre a demora do IRST no Gripen da FAB, sempre falo da parceria caracu da Embraer com a Boeing, e sempre levo vários deslikes por essas opiniões, mas não é um punhado de torcedores, que vai me fazer deixar de comentar. Eu… Read more »

GFC_RJ

De fato. Nem sempre a voz do povo é… enfim…
Já vi articulistas profissionais de anos escrevendo aqui a completa real e levando vários dislikes porque tiram os sujeitos do mundo de Nárnia.
Mas, como diria Vonnegut… “Coisas da vida”.

Maurício.

GFC_RJ, eu não me importo muito se o sujeito é um profissional ou não, desde que seja educado.
O Justin Case, ex-piloto de Mirage lll da FAB, era extremamente educado com todos, mas tinha um punhado de torcedores que malhavam ele só porque ele torcia pelo Rafale na época do FX-X2, teve uma época que ele usava o nick “Justin Case supports Rafale”, e chegaram até pedir para ele mudar de Nick.
Repare que os “profissionais” quase sempre gostam de dar o famoso “carteiraço”, mas, enfim, educação não se aprende nas forças armadas ou em empresas, ela vem de berço.

Tiago Jeronimo Lopes

F-Tlinta e Cinco.

sub urbano

O J-20 é a menina dos olhos. A China pretende confrontar o inimigo a partir do seu proprio territorio. Para isso um caça com grande autonomia o J-20 + misseis balisticos antinavio + submarinos. Tudo a seu tempo. Qnd a China tiver seus 15 supercarriers aí sim tratorar os americanos no mar. Até lá aviação embarcada em segundo plano. O tempo está a favor da China a America segue em franca decadencia moral e economica. Coronavirus foi a bala de prata.

Andromeda1016

EUA em franca decadência? Acabei de saber que conseguiram interceptar mísseis guiados com projétil de canhão naval que voa a mais de Mach 10 de velocidade. E as armas a laser que já estão quase prontas? E os mísseis guiados e balísticos com motor scramjet que estão para ficar prontos também? Enquanto isso os caças chineses só conseguem decolar dos porta aviões carregando alguns mísseis ar-ar e só. Os navios chineses sofrem com a motorização que é feita por meio de motores grandes e ineficientes que apagam durante as manobras. É por isso que os navios chineses ficaram tão grandes… Read more »

Adriano AR

Olhando para as especificações do F-35 e do FC-31, tá difícil para este último carregar 8 ton de armamento. Com dois motores ineficientes (em termos de consumo) e um peso máximo de decolagem menor que o do F-35, ou leva pouco armamento e muito combustível ou muito armamento e pouco combustível…

Nilton L Junior

Só falta alguém dizer que é maquete

Luiz Henrique

é maquete.
pronto, não falta mais

Last edited 3 anos atrás by Luiz Henrique
Nilton L Junior

Bem nada como uma pessoa que entende de maquete né, afinal quem conhece do assunto não tem como contestar.

Kemen

É bem verdade, eu não dou muita importancia a isso, afinal até Jesus foi crucificado.

filipe

Enquanto não terem um motor decente , até o Gripen é superior a essa marionete chinesa, os Chineses fazem muita publicidade enganosa com esse caça, têm que pôr um motor decente dos anos 2020, não motor de 1970, é brincadeira , acham que esse caça vai peitar um F-35 ou um F-22? Tenho muitas dúvidas.

Andromeda1016

Concordo

Carvalho2008

A ferrenta dos likes e dislikes é como a decadencia da educação… a web desenvolveu uma ilusão para que os preguiçosos e de ausencia de conteudo expressem opinião sem saber opinar…é comodizer que gosta mas nao sabe argumentar porque, é como dizer que não gosta mas não tem conteudo para argumentar….numa pagina de fotos ok, mas numa pagina de conteudo e analises tecnicas eu acho o cumulo e sim, leva ao desatento a achar que a maioria esta com a razão..,olha só..,uma maioria que nao opina e nao argumenta e nao apresenta seus fatos….para mim parece aquelas coisas medievais ou… Read more »

Almeida

Muito bonito. E se é bonito, voa bem! Imaginem ele com duas turbinas modernas, tipo as GE F414? Se os chineses conseguirem algo parecido, será um oponente e tanto.

Quanto aos detratores do avanço tecnológico chinês, quem desdenha quer comprar!

Andromeda1016

Pavão é bonito mas só atinge nível regular na arte de voar. A tecnologia chinesa avançou muito sim (copiando e roubando tecnologia) só para chegar a um patamar regular também. Fatos são fatos.

Argos

Copiar e roubar… Estranho ler isso hoje em dia, porque tudo hoje é baseado em algo existente… Americanos e soviéticos “roubaram” cientistas alemães após a 2° guerra e “copiaram” projetos nazistas. Vc cópia, avança um pouco e produz. Seu adversário cópia ou se baseia no seu projeto e avança um pouco mais e produz… Assim caminha a humanidade.