PEQUIM — O primeiro grupo de cadetes pilotos treinados com o JL-10 (o modelo de exportação é designado L-15), um novo tipo de jato de treinamento avançado, foi graduado com excelente desempenho na Shijiazhuang Flight Academy da PLA Air Force (PLAAF) no início de julho, qualificados para os requisitos de forças de combate.

É relatado que, com base no esquema de treinamento de nova geração da PLAAF, a academia iniciou o programa de treinamento com o JL-10, um novo tipo de treinador a jato avançado baseado em um caça de terceira geração*, em uma tentativa de reduzir o período de treinamento de cadetes pilotos e promover a familiarização com o equipamento nas forças de combate.

Após um ano de treinamento, o grupo de cadetes pilotos concluiu todas as disciplinas prescritas e obteve excelentes resultados nos exames. Comparado com os antecessores, o consumo per capita de munição no ar dobrou na mesma duração do voo.

Agora, eles foram designados para as forças de combate e realizarão o treinamento de voo de combate real após o treinamento de adaptação necessário.


*Terceira geração na China equivale à quarta geração no Ocidente

FONTE: China Military Online

Subscribe
Notify of
guest

43 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
JuggerBR

É a minha grande dúvida sobre os chineses, o treinamento acompanha a evolução das armas? Copiaram os projetos e as doutrinas ocidentais?
Um tira teima entre eles e os Top Guns seria interessante.

Rinaldo Nery

A última edição da RFA apresenta um artigo escrito pelo editor Carlos Lorch, sobre o exercício Falcon Strike, entre a China e a Tailândia. Um coronel chinês escreveu um relatório sobre o exercício,vazado para o Ocidente, onde relata as ¨lesson learned¨. A China está participando, recentemente, de exercícios internacionais a fim de atualizar a sua doutrina. Está buscando aperfeiçoar as suas capacidades, com o fito de ombrear com as melhores FA do Ocidente.

Rinaldo Nery

Esse link tem um erro: stryke. O de baixo está correto. Desculpem.

LeoL

Realmente estão tentando aprimorar esse aspecto, o difícil é encontrar países com equipamentos e doutrina ocidentais que queiram fazer exercícios com eles. A Tailândia é um dos únicos.

Agora o exercício em si foi bastante interessante, os chineses ganharam apenas o primeiro dia quando a capacidade de manobra do J-11 (cópia do Su-27) se impôs. Quando o confronto se levou a distância, perderam feio para o Gripen C dos Tailandeses.

Rinaldo Nery

Acho que eles é quem devem ¨querer¨. Nenhum problema se quisessem participar duma CRUZEX. Seria ótimo pra nós.

LeoL

Eu tenho a impressão que os americanos teriam uma opinião um pouco diferente da sua. Agora seria realmente interessante se chegasse a ocorrer algum dia.

Kemen

Não com F-5 BR, mas com Gripen.E

Maurício Veiga

Não foi a manobrabilidade do J11 que se impôs mas sim o sistema e doutrina de engajamento utilizado no combate visual.

Nilton L Junior

Cel, se puder contribuir com uma dúvida, já que hoje existem caça furtivos ter treinadores com essa características faria alguma diferença dos treinadores atuai?

Kemen

Na minha opinião só em exercicios de treinamento de combate aéreo ou ataque terrestre com defesas com radares. De resto apenas treinar no manejo com furtivos seria apenas para pilota-los depois.

Rinaldo Nery

Faria toda diferença. Equipamento produz doutrina.

Leandro Costa

Aparentemente andam utilizando os F-117 como Agressors.

PACRF

Não é obrigatório gostar da China, não precisa ser comunista, esquerdista, apreciar ditaduras ou qualquer outra rotulação de natureza política, para reconhecer seus méritos no que tange à indústria militar. Depois da II Guerra era apenas mais um país arrasado pelo conflito. Atualmente é a segunda potência econômica e militar do planeta.

DOUGLAS TARGINO

Correto! Daqui a 40 anos vai ser a primeira nas duas!

PACRF

Antes da pandemia as projeções davam conta que até 2030 seria possível se tornar o maior PIB do mundo, caso as taxas de crescimento continuassem no mesmo ritmo. Como o cenário mudou, precisamos aguardar novos número.

Fabio Araujo

A versão de ataque leve desse avião é uma boa opção de caça supersônico para quem tem pouca grana como a Argentina.

Kemen

L15-B ? poderia ser interessante pelo preço se tiver peças e manutenção suportada em contrato, mas as armas teriam de ser da China também.

LeoL

Essa é a “versão chinesa” do yak-130

Joao Moita Jr

Eis aí a próxima jogada da China, meu caro. Raro o dia que Bolsonaro não dá uma bofetada na cara da China, até agora o maior parceiro comercial do Brasil. O setor agropecuário anda preocupadíssimo com isso, pois sem a China comprando eles simplesmente derretem.
A jogada lógica é justamente o desinvestimento na moribunda economia brasileira, e aproximação política, econômica e militar com a Argentina, rival tradicional do Brasil.

Kemen

Existem bastantes diferenças no desempenho, na área alar, etc. Cópia exata não é, mas pode ter servido como “inspiração” hehehe
Ou a equipe que copiou errou nalgumas medidas kkkkk

Last edited 3 anos atrás by Kemen
Jagderband#44

O piloto da direita está muito saliente na foto.
PCC já vai podar as asinhas dele.

Diego Tarses Cardoso

A China é boa em roubar e reproduzir, quando será que vão mostrar algo desenhado totalmente por eles ?

ADRIANO MADUREIRA

Parece muito com o Yakolev YAK-130… Cópia ou fabricação autorizada trilogia?

Fabio Araujo

São parecidos, mas o chinês e supersônico e o russo é subsônico então só são parecidos externamente.

Kemen

Existem diferenças na arquitetura externa também, observem. Ser parecido não é ser igual.

Davi

Fabricação autorizada na China? Hum….

J R

o projeto foi feito com a ajuda da Yakolev, então…

Kemen

Posivelmente atendendo a requisitos estabelecidos pela Força Aérea da China.

Fabio Araujo

O YAK-130 é subsônico já JL-10 é supersônico, se reparar o chinês aparenta ser mais leve e esbelto.

Kemen

Exato.

Ricardo da Silva

Seria mais adequado dizer que é uma versão supersônica do Yak-130, já que a Yakovlev teria participado do desenvolvimento do JL-10/L-15.

PACRF

É melhor fazer uma “cópia descarada” de outros produtos, do que não fabricar nada e se tornar refém de fornecedores. Após a II Guerra o Japão e a Coréia do Sul mais recentemente, também foram muito criticados por “copiarem” produtos de outros países. No fim das contas, os produtos japoneses há muito tempo se tornaram referência em tecnologia e qualidade, assim como os coreanos do sul também.

PACRF

Não opinei, apenas narrei fatos. Há 50 anos TV de referência era Philips, marca holandesa. Atualmente TVs Sony (japonesa), Samsung e LG (sul-coreanas) podem ser consideradas marcas de referência, embora todos saibamos que a TV nasceu nos EUA. Se colocarmos TVs de LED de procedências distintas uma do lado da outra e encobrirmos a marca, não saberemos quem é quem. Assistimos a briga entre a Apple e a Samsung por causa dos smartphones, que todos sabemos foi uma invenção da empresa norte-americana. No entanto, existem dezenas de marcas de smartphones de várias nacionalidades pelo mundo sendo comercializadas. Falta da “talento”,… Read more »

ALLAN

Hj em dia muitos dos produtos tecnológicos são de produção chinesa, e a capacidade deles em adquirir essa expertise hj é inegável, falar que os produtos chineses são inferiores chega a ser uma piada ja que tudo é feito na China.

Gabriel BR

Pena que o pós venda é ruim

Oiseau de Proie

Está difícil para os eua verem alguém os suplantando em vários setores…Ainda mais uns “comedores de arroz de olhos puxados”…Estão fazendo de tudo para ganhar no tapetão e dessa forma aí que estamos vendo…Triste ver um país se sujeitar a esse papel pífio, inglório…

Assusta né?…Ver um país sair do nada na década de 70 e após 20 anos simplesmente decolar, hoje continuando a subir mostrando expertise própria em variados setores…

Acostumado a mandar em todo mundo, embargar quem der na telha, espremer quem quer que seja para os seus próprios fins comerciais, geopolíticos…

João Rodrigues Dos Santos

E e quem disse que com a China, não é ou não será assim ou até pior? Basta ver que é uma ditadura Comunista de partido único! Ai está a grande diferença!! Nos EUA o povo tem direito a voto e ainda a ser livre, não tem campos de concentração, onde se prende todos aqueles dissidentes ou que podem representar um infortúnio ou perigo aos seus interesses politicos de um governo central!! Isso eu falo, com o próprio povo!! Imagina então, como potência global?!! NADA se compara em termos de fascismo quando se trata de ditadura! Principalmente quando é comunista… Read more »

Last edited 3 anos atrás by João Rodrigues Dos Santos
ADRIANO MADUREIRA

“Não é obrigatório gostar da China, não precisa ser comunista, esquerdista, apreciar ditaduras ou qualquer outra rotulação de natureza política, para reconhecer seus méritos no que tange à indústria militar. Depois da II Guerra era apenas mais um país arrasado pelo conflito. Atualmente é a segunda potência econômica e militar do planeta”. Concordo com você amigo… Vejo muitos “especialistas” e “engenheiros” navais do YouTube ou Facebook,desdenhando das capacidades militares chinesas e seus produtos,seja por desconhecimento,aversão a china ou somente posicionamento político-ideológico. Especialmente alguns dos seguidores do HNMM e do Canal do Farinazzo… Recentemente vi alguns desses especialistas desdenhando das fragatas… Read more »

Carvalho2008

Sim ainda tem pura inveja ou preconceito com as uvas destes orientais… Mas não se faz sonda lunar com durepox, tão menos navios como estes. Sim, copiam e copiaram pacas, pois quem esta la atras e quer chegar na frente, nao tem como gastar e nem precisa desperdiçar orçamento as vezes com duas três ou quatro modelos de fabricas diferentes para depois no final escolher apenas 1. Vejam que apesar do grande crescimento, são apenas duas fabricantes de material….Nos EUA, era comum 4 ou 5 com o estado financiando o prototipo de cada um para descartar todos ficando apenas um… Read more »

Sérgio Luís

Treinador bimotor… ambiciosos mesmo

Wellington Góes

Não parei para olhar a ficha técnica dessa aeronave, ainda, mas olhando as fotos dá para perceber que os bocais dos motores são uma espécie de imitação de bocais de motores com pós-combustão, ou seja, apenas prolongadores dos bocais de exaustão dos motores.
Nos A-4 israelenses, eles prolongaram os bocais de exaustão, para diminuir a assinatura infravermelha dos motores, será que o mesmo acontece com esse M-346/Yak-130 “xingling”?!