Recentemente, a Turquia testou os sistemas de defesa antimísseis S-400 contra caças F-16. Conforme relatado anteriormente pelo The EurAsian Times, os S-400 foram implantados na base aérea de Mürted, perto de Ancara, e foram lançados contra aeronaves F-16 Viper e F-4 Phantom II, de fabricação americana.

Internautas perguntaram por que a Turquia deseja testar os S-400 russos contra os F-16 americanos?

Durante a tentativa de golpe em 2016, os F-16 da Força Aérea da Turquia foram usados ​​para atacar Ancara, incluindo o Parlamento turco. Essa tentativa deixou os turcos em estado de choque, pois foi a primeira vez que a cidade sofreu um ataque militar em 600 anos.

“O que foi notado durante a tentativa de golpe de 2016 é que a Turquia não possuía nenhum mecanismo de defesa eficaz contra seu armamento de procedência americana”! disse Ali Demirdas, analista de política externa.

F-16 turco voando próximo ao sistema S-400 em treinamento

De acordo com Paul Iddon, jornalista baseado em Erbil, em um evento de outra tentativa de golpe semelhante, os S-400 turcos que não são integrados às redes de defesa aérea da Turquia, provavelmente se mostrariam muito bem posicionados para abater qualquer F-16 turco renegado que visasse a capital.

“Afinal, o sistema construído na Rússia foi projetado com a possibilidade de um dia derrubar aviões de guerra da OTAN”, acrescentou.

Especialistas acreditam que esse poderia ser o motivo pelo qual Erdogan decidiu arriscar suas relações com os EUA para adquirir S-400 e está disposto a suportar as conseqüências políticas e econômicas de sua decisão.

FONTE: The EurAsian Times

Subscribe
Notify of
guest

61 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
JuggerBR

Porque a Grécia tem F-16…

IBIZ

Os Mirage 2000 gregos se mostraram mais “mortais” que os F-16!

Tallguiese

Fator piloto conta muito amigo, os dois caças são muito bons.

IBIZ

Você diz isso apenas supondo que a qualidade do piloto Turco é inferior ao do Grego. Mas sendo dois países com histórico de conflitos e aliados dos EUA, acredito que eles mantem suas forças em alto nível de preparo. Nesse caso o Mirage 2000 (ao menos no contexto Grego-Turco) tem se mostrado um vetor melhor que o F-16.

Victor Filipe

Eu fiquei com pena do F-16… o piloto turco resolveu enfrentar um Mirage carregando dois carros em baixo das asas (ele tava com tanques de combustíveis externos acoplados)

Marcelo

ué, era só alijá-los

Kemen

Depende… o combustivel interno daria para voltar à sua base?

Victor Filipe

“era só alijá-los…” espero que você não tenha sido tão serio nesse comentário.

apesar de serem “descartáveis” eles ainda tem um custo e tem seu combustível interno. a parte descartável é apenas em situação de combate real e não em um desentendimento entre um piloto Turco e grego que não iria dar em nada.

Sérgio Luís

Victor
Tem que ler mais!
Pra entender que:
-Sempre na história do combate aéreo todos alijam os tanques para combater!
– Os tanques de ñ valem mais que uma aeronave!
Pelo amor de Deus.

Last edited 3 anos atrás by Sérgio Luís
Renato

Vc não entendeu a correta afirmação do JuggerBR…

rui mendes

Mas os próprios pilotos Gregos, que têm os dois modelos, o F16 Blq 52+ já com um update e o Mirage 2000-5 também já com um update, dizem que na função ar/ar o Mirage é superior, e até dizem o que o faz ser superior, como o radar e outras coisas mais e também falam sobre o alcance do míssel de cruzeiro scalp eg, que veio junto com os Mirage, falam que o alcance é quase o dobro do anunciado, que o anunciado é por causa do limite de alcance estipulado em acordos, isto bem numa reportagem na AirForces montly… Read more »

Roger

Segundo outra fonte, durante alguns dos embates aéreos com os gregos, os aviões turcos não conseguiam travar o alvo. Identification, Friend or Foe (IFF) dos caças e radares da OTAN não permite o engajamento entre aliados.

Theo Gatos

E como os gregos derrubaram o F16 deles?
.
Sds

Roger

Os gregos geralmente usam seus Mirage contra os F16 e os gregos tem o S300 que foi adquirido indiretamente via Chipre.

Não consigo achar mais o artigo (anterior a compra dos S400) e não lembro todos os pormenores, lá estava bem mais detalhado. :/

Theo Gatos

Só pra elucidar um pequeno ponto… A Grécia não queria adquirir o S300 fazendo isso indiretamente, Chipre adquiriu e por ameaças da Turquia a Grécia ficou com eles para finalizar o imbróglio evitando um possível novo conflito no Chipre que segue invadido… A Grécia operava com o Patriot…
.
Sds

rui mendes

A Grécia opera co Patriot blq 2 e blq 3 na mesma, mas também têm os S300, e o Chipre que está invadido pela Turquia, é a parte norte, pois do lado sul, é território Cipriota Grego, e os seus habitantes são Cipriotas de origem Grega, e por isso, são muito defendidos pela Grécia.

rui mendes

*com

Fabio Araujo

A Turquia tem outros modelos de caças fora estes dois citados na matéria? Se tem eu desconheço, mas entendo que você vai testar seus sistemas AA com os meios que você possui.

Last edited 3 anos atrás by Fabio Araujo
Kemen

Afinal, o sistema construído na Rússia foi projetado com a possibilidade de um dia derrubar aviões de guerra da OTAN
Acho que o jornalista Paul Iddon esta chutando feio, afinal a Arabia Saudita, a India e a Turquia compraram o S-400 para derrubar aviões da OTAN?
Ora pelo que eu sei é um sistema de defesa aérea e nesse caso foi projetado para tentar derrubar aviões, do pais ou da organização que for.

NOS-AIR

O STF e o Congresso em Brasília ainda não possuem bateria AAE, os F-5 EBR já podiam testar suas bombas de precisão, nem precisa esperar a chegada dos Gripens. Se temos senadores, deputados, ministros, desembargadores e juízes que estão acima da lei e da ordem e depois alegam que apenas tiveram um momento de loucura e são “punidos” com afastamento/aposentadoria bem remunerada, porque um piloto da FAB não pode enlouquecer um pouquinho… depois punimos ele como já citado!!!

Sergio Machado

Aproveitar e descer o sarrafo também no Palácio do Planalto, procede? Passar o cerol em geral. Quem tem vago de estimação é mãe de vago

PACRF

Destruir o Legislativo e o Judiciário é a mesma coisa que destruir a democracia, pois esses dois poderes são seus principais pilares. Apesar dos defeitos que esses dois poderes têm em qualquer democracia, continuo concordando com Winston Churchill: “a democracia é a pior forma de governo, exceto todas as outras formas que foram tentadas de tempos em tempos”.

ScudB

“Toda esta ideia de ter um punhado de homens que tomam conta da máquina do Estado, tendo o direito de obrigar as pessoas a fazer o que convém ao seu partido e aos seus interesses ou doutrinas pessoais, é completamente às avessas de todas as conceções da democracia ocidental como a temos hoje”
Winston Churchill
11.11.1947

Kemen

Poderia por favor, definir o que entende como máquina do estado? Grato.
Poderia por favor, definir de que forma “tomam conta”, se cargo público é concursado, ou pode ser também nomeado em certos niveis e nesse caso deveriam se originar da mesma área, por uma questão de coerência técnica.

PACRF

Essa fala de Churchill foi uma referência ao regime Nazista de Hitler. Nosso Congresso Nacional é pluripartidário ao contrário Alemanha Nazista, assim como nosso Judiciário é independente e a Lava-Jato é prova disso.

Kemen

Vou completar a declaração completa de Winston Churchill colega, para melhor compreensão. “De facto, já houve quem dissesse que a democracia é a pior forma de governo, à exceção de todas as outras que têm sido tentadas de quando em vez; contudo, nota-se, no nosso país, um sentimento muito difundido de que deve ser o povo a governar e a governar permanentemente, e de que a opinião pública, manifestada por todos os meios constitucionais, deveria moldar, guiar e controlar os atos dos ministros que são seus servos e não senhores”. “Na qualidade de inglês que nasceu livre, o que odeio… Read more »

Last edited 3 anos atrás by Kemen
MCruel

“A pior ditadura é a do Judiciário. Contra ela, não há a quem recorrer.” Rui Barbosa.

Kemen

Eu acho que o Judiciário é a salvaguarda das leis e da Constituição contra a criminalidade, ilegalidade e a contravenção.
O Judiciario é uma ditadura, segundo esses criminosos, delinquentes e processados, que tem de responder pela sua transgresão das leis ou da Constituição.
Tem recurso sim!

LeoL

O problema maior é quando temos um STF altamente politizado igual o Brasileiro, que não defende nada além dos seus interesses pessoais e da patota que lhe colocou no cargo. Um tribunal com membros vitalícios que não foram eleitos e sem qualquer controle externo, que assumiu há muitos anos funções do executivo e legislativo e agora até de governos locais ditando aonde pode ou não pode ser feito operações polícias de um estado da federação. Vivemos de fato em uma Ditadura do STF há muitos anos.

Kemen

O mesmo vale para a Justiça Militar, que tem suas “leis” e seus julgamentos formados por Tribunais Militares. Sem leis e uma Constituição um pais não sobrevive.

Kemen

É pois é. Quando se julga alguém de partido da oposição politica, são justos. Quando se julga alguém do apoio politico são ditadores.
A lenga lenga de sempre!
Ninguém, mas ninguém esta acima da lei ou da Constituição, seja cidadão comum, politico, juiz, desembargador, procurador ou advogado.
Ninguém mas ninguém esta acima da justiça militar, nem Marechal nem soldado razo.

PACRF

Ruim com o Judiciário, pior sem ele. Sem o Judiciário, para que existiriam advogados? Sem advogados e sem o Judiciário a quem recorríamos caso nos sentíssemos injustiçados? Conclusão: sem o Judiciário a profissão de advogado deixaria de existir, consequentemente, não precisaríamos de leis, ou seja, cada um praticaria sua própria “justiça”, de acordo com suas próprias “leis”.

Kemen

Isso tem nome na história, já foi partido politico legalizado em alguns paises se chama “Partido Anarquista”.
Isso mesmo, a própria denominação define; defendem a liberdade total do homem, sem leis, sem constituição, se baseando em que cada pessoa tem o poder de ditar o que acha correto ou errado.

Pura Loucura. Pensem um pouco, na inocencia de alguns, acho que todo aquele que apoia o fim da jurisprudencia esta defendendo o anarquismo.

http://partyanarchyinternational.comunidades.net/#:~:text=O%20Partido%20Anarquista%20Internacional%20%C3%A9%20um%20%22Frente%20Politica,formas%20cerebrais%20de%20orienta%C3%A7%C3%A3o%20para%20a%20a%C3%A7%C3%A3o%20militante.

Last edited 3 anos atrás by Kemen
Antônio Palhares

E depois ele se justifica dizendo.
Foi sem querer querendo.

Yuri Dogkove

Como assim ainda não testaram as bombas de precisão do F-5EBR? Como saberemos se funciona?

Flamenguista

Implodir o acordo dos F 35 e, de quebra, se indispor com a Otan, somente para poder se defender de seus próprios meios????Análise estranha, ainda mais se levarmos em conta que, em tese, um f16 não é imune ao Patriot, por exemplo.

Karl Bonfim

Com Isso, o Erdogan vai ficar cada vez mais enrolado tanto com os EUA e a OTAN, com a Rússia mais ainda, porque além da Síria, tem a Líbia. Sem falar na questão dos curdos, na Grécia, Israel e seus inimigos internos. É muita imprudência arranjar muitos problemas ao mesmo tempo!

Allan Lemos

Vão aproveitar e repassar os dados do S-400 aos americanos por debaixo dos panos.Putin é um grande estrategista mas errou ao vender esse equipamento ao Erdogan,que troca de lado como quem troca de roupa.

Antoniokings

Só que os russos já estão colocando em operação os poderosos S-500, bem mais capazes que o S-400.
Vc acha que Putin nasceu ontem?

Paulo

Tem alguma fonte fiável para sustentar a sua afirmação ou é apenas mais um caso de ‘wishful thinking’ russófilo?

Antoniokings

Putin conseguiu emplacar um néscio na Presidência dos EUA.
Não se deixaria enganar pela Turquia.
Esteja certo disso.

Allan Lemos

Amigo,a rede de defesas anti-aérea russas é compostas por camadas e para cada uma delas equipamentos diferentes são usados,muitas plataformas antigas ainda estão em operação,como por exemplo o S-300.Sendo assim seria terrível para os russos que eles caíssem nas mãos americanas,assim como também seria terrível para os EUA que os russos colocassem suas mãos em um motor de F-16 por exemplo,mesmo sendo um avião antigo,muito sobre a tecnologia do inimigo poderia ser aprendida.

Sendo assim não seria interessante para os russos que os americanos conseguissem ter acesso ao novíssimo S-400,cujo propósito é muito diferente do futuro S-500.

Chris

Os israelenses até alegam que possuem todas as informações e sabem neutraliza-los !

Munhoz

Poderosos não, Poderosíssimos meu caro !!???

E sem análogos!!??

Desculpa não aguentei

mendonça

não é bem assim, quando um pais desenvolve armamentos de ponta ou muito sensível ,ele vende o “mesmo” em uma versão de exportação.
por fora , olhando ,o formato é idêntico.
mas tem diferença.
o sistema fabricado pela a avibras , o astros,não é um equipamento sensivel ,o mesmo que equipa o brasil ,tambem está na indonésia ,talvez o AV-300 ,o míssil de cruzeiro ,tem a versão de exportação que chega ou chegará até 300 km .
já a versão que deve equipar as tropas daqui pode ter o alcance que o pessoal brasileiro desejar .

Chris

Ou… Não existe nada demais no equipamento !

Os israelenses até alegam que possuem todas as informações e sabem neutraliza-los !

Fabio Araujo

Se o Brasil comprar algum sistema AA de longo alcance vai testar usando contra ele os F-5, A-1, A-4 e Gripen, pois é o que teremos para testar. É natural os turcos usarem o que tem.

Theo Gatos

Pra começar porque é o melhor que ela tem e o treinamento deve ser feito para os casos mais difíceis possível… Não faz sentido treinar contra ameaças fracas, deve-se estar em prontidão para os cenários mais complicados… . Segundo porque é a espinha dorsal da força aérea grega cuja reação a um possível ataque turco deve ser repelida com facilidade. . Terceiro porque ameaça superior a um caça 4G++ seria difícil para treinar, os israelenses não levariam seus F35 para um treinamento ali e os Russos tenho minhas dúvidas que fariam esse tipo de treinamento conjunto com os Su-57 que… Read more »

Ricardo Bigliazzi

Chega a ser uma obviedade. O sistema implantado deve ser capaz de derrubar o que de melhor existe. Dessa forma é bom testar contra as armas americanas. Vale a pena lembrar que a Russia não faz turismo na Síria, também esta por lá para testar o que tem contra os seus teóricos inimigos, que certamente não são os rebeldes sírios, mas sim a avião do mundo todo que passeia incólume pelas céus da Síria.

Moriah

Ancira esteve ameaçada em 1922 pelo exército real grego, que chegou a 100 km da capital dos “jovens turcos”. Só faltaram os biplanos para um ataque à cidade

DOUGLAS TARGINO

Todo mundo naquela redondeza que poderia atacar eles, devem ter F-16, então a resposta está ai…

Fabio Araujo

Mas a Grécia esta comprando o F-35, o Egito tem o Rafale e vai ter o SU-35 e Israel tem o F-35.

Kleber Peters

Mas acho que nenhum deles vai emprestar para “dar uma banda” e testar o sistema. Então tem que usar o que tem.

Luiz Trindade

Acho que as consequências não valeram a pena… Somente uma opinião de um ignorante e leigo…

Gabriel BR

Tem que treinar mesmo.

Francisco Vieira

Especialistas acreditam que esse poderia ser o motivo pelo qual Erdogan decidiu arriscar suas relações com os EUA para adquirir S-400 e está disposto a suportar as conseqüências políticas e econômicas de sua decisão.”

-Essa lógica tem base,sô! Só não vai poder fazer a mesma coisa contras os F-35.

Diego

Não boa, não consigo entender por que houve tanto descaso com a defesa no Brasil. Com todo respeito ao F-5 e a seus pilotos, poderia até ainda estar em uso, devidamente modernizado, mas mesmo modernizado não era para ser o principal vetor de defesa aérea, não foi nem projetado para isso… Não consigo entender só 1 lote de gripen, era para ser nominho uns 3 para substituir a lacuna dos Mirage e F-5. Os AMX também já caminham para o final de vida e não tem nenhum projeto de aquisição para substituí-lo, não dá para comprar 3 lotes de gripen… Read more »

rui mendes

´´alguma corveta mais barata …, a saar 5 Israelense essa corveta Israelita, pode ser tudo, menos barata.

Cristiano de Aquino Campos

A força aérea deles tem outro caça na ativa sem ser os F-16?
Se não, queriam que eles treinassem com o quê?

bit_lascado

Uma dúvida, não acho que é apenas adestramento dos S-400 contra os F-16, mas também dos F-16 contra os S-400 dado os interesses turcos na Síria que por sua vez são conflitantes com os interesses russos na região.

rdx

“Por que a Turquia testa o sistema russo S-400 contra seus caças F-16?”

Porque os russos mandaram, ora!

Last edited 3 anos atrás by rdx