O Exército Árabe da Síria recebeu no dia 30 de maio o segundo grupo de caças MiG-29 modernos e avançados em uma cerimônia na base de Hmeimim, em Lattakia, informou a Agência de Notícias Árabe da Síria (SANA).

“No âmbito da cooperação militar e técnica entre Rússia e Síria, o lado russo entregou o segundo lote de caças MiG-29 avançados e modernizados à Síria, durante uma cerimônia na base de Hmeimim”, disse uma fonte militar.

Segundo a fonte, os caças recebidos são mais eficazes que a geração anterior e decolaram da base de Hemeimim em direção às diferentes bases aéreas da Síria.

“A partir de 1º de junho de 2020, os pilotos sírios começarão a realizar missões nesses aviões no espaço aéreo sírio”, concluiu a fonte.

Em outro desenvolvimento, o presidente russo Vladimir Putin instruiu o Ministério da Defesa a assinar um protocolo para o acordo com a Síria sobre o envio da força-tarefa aérea da Rússia, que estipula a transferência de instalações adicionais e área de água para ela, de acordo com as instruções do presidente publicadas no portal de inforções legais do governo no dia 29, informou a agência de notícias TASS.

O Ministério da Defesa da Rússia foi instruído a se manter em conjunto com as negociações do Ministério das Relações Exteriores com o lado sírio e, ao chegar a um acordo, assinar em nome da Rússia o referido protocolo, permitindo que pequenas alterações sejam feitas no projeto com a aprovação do governo russo.

A Rússia e a Síria assinaram um acordo por um período de 49 anos sobre a implantação da força-tarefa aérea russa na base aérea de Hmeimim. Segundo o documento, o lado sírio transfere um lote de terra no aeroporto de Hmeimim e instalações localizadas lá para o lado russo gratuitamente.

O contrato é válido por 49 anos e é prorrogado automaticamente pelos períodos subseqüentes de 25 anos, a menos que uma das partes informe a outra parte por escrito pelo menos um ano antes do término do próximo mandato, por meio de canais diplomáticos, sobre sua intenção de rescindi-lo.

FONTE: AL Defaiya

Subscribe
Notify of
guest

82 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Fabio Araujo

Os Mig sírios usam mísseis BVR com alcance máximo de 70/80 esses Migs novos já estão preparados para os mísseis mais modernos e de maior alcance? Os turcos usam mísseis BVR americanos com alcance entre 110/120 km. Se os russos quiserem essa é a hora de equiparar a situação.
 

Last edited 3 anos atrás by Fabio Araujo
Antoniokings

Excelente notícia.
Aos poucos a Síria vai se recompondo e voltando à vida normal.
Na medida do possível.

PACRF

Acho pouco provável que a aquisição de material bélico por parte do Governo da Síria por si só possa devolve-la à “vida normal”. Existem muitos problemas de natureza étnica, social, política, religiosa e econômica na Síria que não serão resolvidos com a chegada de esquadrões de MIG-29 modernizados. São problemas que só se resolvem com muito diálogo e entendimento entre os diversos atores envolvidos.

Antoniokings

Concordo.
Mas, a reafirmação de sua soberania é o primeiro passo para a implementação de todos os itens que vc mencionou.

Diego Tarses Cardoso

A Síria virou o que virou não por falta de Migs, mas por falta de amor ao próximo.

PACRF

Resta saber de os diversos grupos étnicos, sociais, políticos e religiosos desejam a soberania planejada por Bashar al-Assad e Vladmir Putin. A guerra civil enfraqueceu a Síria e expos problemas que antes eram reprimidos. Só um pacto, onde todos ganham e todos perdem, senão não é pacto, permitirá que a soberania se manifeste. Nesse sentido, existe um exemplo ao lado: o Líbano. Armando de novo o governo de Bashar al-Assad, a Rússia deseja apenas manter sua influência na região e permitir que ele continue reprimindo o povo sírio. Vale lembrar que a Costa Rica não tem forças armadas regulares, e… Read more »

Severiano Ostrich

Como reafirmar a soberania vendendo a alma a Rússia e ao Irã, como reafirmar a soberania por meio de um ditador criminoso de guerra? O senhor deve tem seríssimo desvio de caráter em aplaudir a escória do mundo.

Marcos

Acho que escoria muito maior é a tentou tomar o poder e o território Sírio como muitos grupos terroristas e alguns vizinhos que alimentam a fogueira da guerra com gasolina. Tenho certeza que o povo de lá sofre muito mais com a guerra do que com o Ditador que preside a Síria. E me parece que os únicos que são contra o atual governo são alguns de seus vizinhos que querem tomar parte ou todo o território sírio para seus países ou os terroristas que também querem tomar a síria para eles

ALISON L C SILVA

Perfeito comentario. Pergunte ai onde era o unico pais arabe do oriente medio onde diversas religiões viviam em paz…. Resposta: SÍRIA

Doug385

Diálogo não se aplica ao Oriente Médio.

ALISON L C SILVA

Dialogo nao se aplica onde os EUA e Israel metem o dedo…

EVERTON SBRISSE

Normal não voltou é nem esta perto, síria continua sendo uma nação dividida, e não sabemos se os grupos que apoiam o atual regime hoje, estaram o apoiando depois da guerra.

Rodrigo Martins Ferreira

E ai Kings… foi proibido lembrar e lamentar o massacre da Praça da Paz Celestial na sua casa tb ?

Ari Levinson

Meros alvos, especialmente se resolverem se engraçar com a Heyl Ha’Avir

Antoniokings

HMS Tireless, é vc?

Paulo Lahr

Estava demorando. Kkkk

XFF

Só não falou a quantas unidade que a Síria recebeu.esse. Esses MIG-29 vai ser um grande reforço para os Sírios continuarem defendendo a pátria deles. Em breve a Rússia deve entregar outros diversos armamentos modernos para Síria.

Antoniokings

O que já foi publicado é que russos e chineses se comprometeram a participar da reconstrução da Síria.
A presença permanente das bases e assessores russos e, futuramente, dos chineses deve dar um enorme impulso ao País.

XFF

Com certeza, Kings!

Antoniokings

O problema para a Síria é que a Turquia chegou na frente e conseguiu se estabelecer como uma rota de comércio para produtos chineses na esteira da Iniciativa Belt & Road.
Deste modo, não faria sentido utilizar a Síria para a mesma finalidade, visto que são vizinhos.
Mas, pode ser que a China utilize algumas instalações sírias, como está está utilizando instalações na Grécia (Pireu) e até em Israel (Haifa) a partir de 2021.

Fabio Araujo

Para os Russos esse acordo de usar as bases sírias por 49 anos vale mais que qualquer acordo comercial

Antoniokings

Deixe a parte comercial com a China.

Joelson Cesário da Costa

Os filhos do Rei Davi leem esta noticia e esfregam as mãos!

Lucianno

Mig-29 e “moderno” são duas palavras que nem cabem na mesma frase. Não falaram a quantidade porque deve ser somente uma “merrequinha” de vetustos Alvos-29. Mais um “show do milhão”, bem ao estilo do Putin.

Capa Preta

O Mig 29 foi desenvolvido em paralelo ao F16, então se receber um pacote de modernização que o equipare a suas versões mais modernas ( Mig 29 BM e Mig 35) e sim uma aeronave muito capaz e mortal.

Last edited 3 anos atrás by Capa Preta
Lucianno

O Mig-29 BM foi upgrade da versão original feito pela Bielorrússia há 20 anos atrás. Hoje pode ser considerado uma sucata voadora.
Os Mig-29 mais modernos nas versões M ou K se equiparam com muito otimismo ao F-16 block 50. Ou seja já estão antigos.
O Mig-35 praticamente nem existe, nem a Rússia quis operar.

Antoniokings

A preocupação para Israel é que 3/4 de sua Força Aérea são F-16.
Aviões leves que não são páreo para os modernos caças pesados.

Fabio Araujo

O F-16 é similar ao Mig-29 e suas versões contemporâneas são equivalentes, e num confronto Síria x Israel vai pesar mais a favor de Israel o treinamento superior dos israelenses.

ALISON L C SILVA

Vai pesar e o receio da Siria abrir mais uma frente de combate quando ja enfrenta militantes, turcos, Curdos, Estado Islamico e EUA…

Tadeu Mendes

Kings,
Não confunda caças pesados, com kilos de carne. Isso aqui não é papo de açogueiro. Os fatôres os quais decidem um combate aéreo dependem de muitas variáveis, as quais, nas mãos dos pilotos israelense, fazem dos F-16, uma plataforma de combate, extremamente letal.

Last edited 3 anos atrás by Tadeu Mendes
Tiger 777

Tem um filme no Amazon Play, chamado Hurricane, sobre o esquadrão aéreo Polonês na Segunda Guerra Mundial.
Shabat shalom a todos.

Flanker

Hehehehe…..se atenua às suas papagaiadas políticas, que mesclam delírio e sonhos alucinados, pois de aviação de combate vc não entende nada x nada…….Leia sobre ataque à usina de Osirak., por exemplo…..Leia tb sobre o pacote israelense de sensores, aviônicos e armamentos instalados em seus F-16…….e sem papagaiada de “aí, um Mig-21 derrubou um F-16″….por favor……

Capa Preta

E se eu te falar que a grande maioria dos F15 israelenses foram recebidos nós anos 80?! E de lá para cá receberam constantes atualizações e manutenções que os mantém no estado da arte?!
Equipamentos militares não se enquadram no parâmetros “carro novo classe média’ são armas, e o que importa e se cumprem a missão sem risco operacional.

Tadeu Mendes

Capa prêta,

O F-15 sempre foi, e ainda segue sendo, um pesadêlo para a fôrça aêrea da Síria.

O equipamento (F-15) + mísseis + treinamento tático + cérebros = devastação de qualquer fôrça aérea inimiga.

Last edited 3 anos atrás by Tadeu Mendes
Lucianno

No máximo os sírios irão fazer alguns ataques terrestres com os Alvo-29. Além de serem infinitamente inferiores aos caças israelenses, os sírios não tem coragem de enfrentar a IAF, nem se a Síria fosse de F-22.

Fabio Araujo

Depende do nível de atualizações, as versões mais modernas dos Mig’s 29 russos são bem capazes, possuem sistemas modernos e estão aptos a usar os mísseis ar-ar mais modernas do arsenal russo, mas a questão os sírios vão receber essas versões ou uma atualização inferior? É a mesma coisa de olharmos as diversas versões e atualizações dos F16, no Chile por exemplo temos uns F-16 mais antigos comprados à Holanda que tem uma atualização que os deixa superiores aos F16 que o chilenos possuíam e que eram mais novos. No combate aéreo geralmente ganha quem enxerga e dispara primeiro no… Read more »

Lucianno

Duvido que os russos iriam enviar um equipamento de ponta para os pilotos “roda-dura” da Síria, seria somente para passar vergonha e aumentar o score de fracassos do Mig-29. Deve ser uma versão antiga somente para atacar alvos no solo.

Plinio Jr

Os Mig-29s que estavam em operação com os sírios haviam sofrido uma limitada modernização com os russos há uns 08 anos atrás, dando-lhes capacidade de usar mísseis R-77, mas que me lembre, nenhuma capacidade de usar munição inteligente em operações solo…tem muito vídeo e fotos destes aviões com bombas burras e foguetes….creio que este lote recém recebido não deve ser diferente….

Kemen

Tudo dependeria do treinamento e experiencia dos pilotos, do cenario que se apresentasse, do armamento disponivel, etc. Qualquer um, F-16 ou MIG-29 poderia ter sucesso numa contenda.

Kemen

Sinceramente, fica dificil acreditar que os israelenses gostem que a Siria se rearme ou assine acordos com os russos. Uma questão de preocupação, isso sim.

Fabio Araujo

Sempre vai ser, e eles estão sempre de olho para não perderam a vantagem tecnológica e também técnica. Mesmo a Síria recebendo mais Mig-29 com os F-35 os israelenses permanecem afrente tecnologicamente, e na parte técnica os treinos de alto nível com caças de tipos e gerações diferentes se enfrentando os mantêm afrente dos sírios.

MFB

Belíssimos alvos para os israelenses.

Antoniokings

Só que para acertar disparando do Líbano fica um pouco difícil, né?

Ari Levinson

Os iranianos mortos na Síria e no Iraque pelos F-35I da Heyl Ha’Avir que ingressaram no espaço aéreo desses países discordam que as mesmas estavam apenas no espaço aéreo libanês…..

Antoniokings

Fonte: Twitter de General israelense.
 

Ari Levinson

O twitter de general israelense é um declaração oficial, bem diferente das bravatas de Sputnik e southfront.
 
No mais os fatos estão aí para para dar razão ao Twitter do General Israelense ou seja, alvo destruído e iranianos mortos…rs!

Plinio Jr

Os israelenses atacam de todas as direções e os sírios não conseguem evitar….seja direto da fronteira ou espaço aéreo sírio ou o que for….a supremacia israelense na região é incontestável….assume isto Kings

Antoniokings

O último F-16 que tentou entrar na Síria foi abatido por uma bateria de SAMs antiga.
Os sírios nem usaram os S-300 e muito menos os russos os S-400.
Acho que Israel está tendo um pouco de juízo.

XFF

Depois que a Síria abateu F-16, o tio Jacó não se arriscou mais a entrar no espaço aéreo da Síria. Agora invade o espaço aéreo do Líbano, dispara e corre. O míssil que abateu F-16 é dos anos 70, imagina o que S-300 pode fazer.

Antoniokings

Exatamente.
 
E considere que os russos podem se aborrecer e tomar medidas mais efetivas contra Israel.
Acredito que Putin deve ter dado um recado claro a Israel.

Plinio Jr

Os russos estão na Síria para manter o Assad e ponto…os russos possuem boas relações com os israelenses , os sírios e iranianos dentro da Síria é que tem problemas com os israelenses e não conseguem conter os seus ataques….

Plinio Jr

Já respondeu Kings….não precisa usar outro perfil…

XFF

Tá enganado amigo Plinio JR. Não sou Kings. Estou há anos no Trilogia e sempre com mesmo no nick.
Não sou tipo alguns que ficam mudando nick toda hora, tipo Tireles.

Ari Levinson

Meu caro XFF, nem você acredita na bravata de que Israel apenas ataca a Síria do espaço aéreo libanês. Aliás o ataque a Latakia, quando os prepostos de Bachar Al Assad alopradamente abateram um Il-20 russo, é a prova cristalina.
 
Quanto aos S-300, tem sido bem inefetivo contra a Heyl Ha’Avir, especialmente os F-35I

XFF

Ari, os Sírios detectaram os F-16 do tio Jacó e lançaram dezenas de míssil contra os F-16. Com medo de serem abatidos, ele viram Il-20 e se esconderam atrás dele, usando avião Russo como escudo pra escapar dos mísseis que a Síria disparou contra os F-16. O Il-20 acabou sendo abatido e o tio Jacó tentou lavar as mão como não tivesse feito nada, mas a Rússia foi dura contra Israel, que acabaram mandando vários oficiais para Moscou pra explicar o ocorrido para o Ministro de Defesa da Rússia. Em resposta, Rússia advertiu Israel e forneceu S-300 para Síria e… Read more »

Ari Levinson

A única parte correta aqui é quando você diz que os sírios dispararam dezenas de mísseis contra os atacantes…….   A verdade é que no momento em que foi abatido o Il-20 estava a 5.000 pés em procedimento de descida ao passo que os F-16 estavam a 9.000 metros e a 35 km ao sul de Latakia ou seja, a justificativa de que teriam usado o avião russo como escudo mostra-se completamente descabida. E uma curiosidade é que o S-200 estava já em trajetória descendente quando atingiu o Il-20.   Outro aspecto a denotar a incrível incompetência dos sírios é… Read more »

Plinio Jr

Depois de décadas e trocentos ataques finalmente conseguiram derrubar um avião ??? Vc quer que os mesmos continuem fazendo as mesmas rotas para virarem alvos ?? Para este tipo de burrice , não precisa de nada moderno para poder derrubar…estão usando de criatividade e usando as mais variadas rotas, desde a invasão do espaço sírio propriamente dito como outras alternativas e indiferente a isto, os sírios não conseguem evitar…..

Ari Levinson

Bem colocado Plínio! Demoraram 36 longos anos para derrubar outro avião Israelense e ainda por culpa do piloto pois um exame dos destroços comprovou que os pacotes de chaff e flare não foram disparados.
 
O que o Xings e o XFF fazem é comemorar o gol de honra quando estão perdendo de 7×1…rs!

XFF

Ari, ninguém está comemorando nada, apenas estamos comentando fatos!

Fabio Araujo

E outra coisa os israelenses fizeram vários treinos enfrentando os S-300 gregos, com isso aprenderam muito a respeito do funcionamento do sistema e como burlá-lo, e é claro que algumas dessas lições estão guardadas a sete chaves para serem usadas no momento certo, e nesses ataques atuais continuam estudando o sistema para desenvolver novas estratégias e atualizar as antigas.

Salim

Caro, nos brinde com uma razão logica e plausivel para israelenses se exporem se tem equipamento que acertam o alvo em distancia superior as defesas sírias. Desculpe mas provavelmente eles tem um cérebro pensante e apreciaria muito se vossos comentários contemplassem uma analise mais pensada de vossa parte, caso seja possível.

Antoniokings

Esse é o problema. Não acerta.

Ari Levinson

Não apenas acerta como ainda por cima mata sírios e iranianos! Sinto muito
 
https://www.jpost.com/breaking-news/idf-strikes-near-masyaf-syria-report-630382

Jagderband#44

Análise sensata é impossível nesses casos de mente vermelha.

Tadeu Mendes

MFB, A Síria desde os anos 80, não voltou a mandar seus caças, para enfrentar a IAF em combates. Depois têrem quase tôda sua fôrça aérea destruída pêlos os israelenses, o trauma e o mêdo, tomaram conta das mentes dos pilotos sírios, e não vai sêr um ou dois esquadrões de caças russos novos, o que irá fazer apagar êsse trauma.Vale salientar que, durante o ataque israelense ao reatôr nuclear sírio ainda em construção, Damasco não enviou nenhum caça para interceptar e combater a IAF. A desculpa foi de que o radar não estava funcionando. Na realidade, o radar foi… Read more »

Last edited 3 anos atrás by Tadeu Mendes
Vinicius Momesso

Não compensa “tomar as dores” de nenhum país fronteiriço a Israel! Essas nações não tem infra-estrutura mínima nem mão de obra preparada para suportar uma guerra em larga escala, sem que o intercessor forneça tudo isso, fora que a distância tecnológica e gritante.

bjj

Ta na hora da Síria começar a pensar em algum AWACS. Mandar seus caças para o combate sem apoio ou com o apoio de radares em terra (se é que o fazem) com suas limitações de horizonte radar e com pouca ou nenhuma mobilidade é complicado. Enquanto os MIGs continuarem dependendo apenas de seus próprios sensores para localizar, identificar e engajar os inimigos, os Sirios não conseguirão desenvolver o potencial destes aviões no combate BVR.

Zorann

Nossa…. como tem gente que torce pela desgraça.

Victor Filipe

Não falou qual o modelo de MiG-29 nem quais as unidades. ele pode ser desde um alvo com motores que estava nos estoques da Força Aerea Russa e foi reformado ou podem ser aeronaves novas e muito mais capazes (as ultimas versões do MiG-29 são bons aviões) mas quem aqui sabe com certeza?
 
Dito isso, eu não diria que os russos deram seus melhores misseis para os Sírios. mas acho que pelo menos uns R-77 eles deram. vai ser interessante ver como os Sírios vão atuar na sua defesa aérea a partir de agora.

ScudB

8 unidades de Mig-29CM.

Jhon

O mundo todo em breve será uma nova Síria, deve passar por revolução e divisões territoriais! O mundo está dividido ninguém tolera + ninguém é a revolução da internet.

Antoniokings

Vide o Chile e agora os EUA.

Flanker

Sim……esses 2 países estão iguaizinhos a Síria……

Andre

Vc não está comparando o 8° melhor IDH do mundo com o buraco que virou a Síria, né?

Nilton L Junior

Melhor seria o Mig-31, no entanto sem AEW ou sem uma camada de vigilância fica limitado.

Evgeniy (RF).

 
Sim, agora o Su-57 e o Tu-160 ao mesmo tempo, o que é insignificante.

Nilton L Junior

Por acaso a Síria comprou Su-57, Tu-160, alias pode ter até nave klingon se não AEW, Radar de solo etc etc
 

Last edited 3 anos atrás by Nilton L Junior
Fabio Araujo

Esse foi o segundo lote e pelo o que estão falando aqueles Mig’s que os americanos falaram que saíram da Rússia para a Líbia e que foram identificados numa base síria teria sido o primeiro lote e os americanos erraram ao falar que eles estavam sendo transportados para a Líbia, mas o destino deles era mesmo a Síria! A confusão dos americanos é que na mesma época o LNA recebeu via EAU Mig’s 29 e SU24.
 

Last edited 3 anos atrás by Fabio Araujo
Sérgio Luís

Tá cada vez mais difícil para o “Deus Vivo” F-35 dar as caras na Síria!
Agora piorou mais ainda!

Nilton L Junior

Ninguém sabe ao certo se apareceu ou não, quem sabe não vai dizer, quem não sabe vai ficar em dúvida, a única certeza de aparecer foi os Sukhoi.

Andre

8 aviões, que sempre que participaram de alguma batalha se deram muito mal, por uma base aérea…

E depois dizem que o Brasil é vira-latas por alugar a base de Alcântara.

Esses mig29 já tomaram cacete de f16 e vão continuar tomando, não vai mudar nada para Israel nem para a Turquia. Em 40 anos de operação do f16 israelense na região e um único abatido…

Wellington Góes

Pergunta…
Quais são as características técnicas desses Mig-29 modernizados? São semelhantes aos SMT? Ou são mais próximas aos Mig-35?!