Missão SpaceX Demo 2 deverá ser lançada hoje e representa a volta aos lançamentos tripulados de astronautas da NASA a partir dos Estados Unidos, após 9 anos. Também será o primeiro lançamento tripulado americano feito em nave desenvolvida e operada por empresa privada, com previsão de lançamento às 17h33 (hora de Brasília). Esta é mais uma matéria oferecida pela banda Abduzidos do iê iê iê!

No momento em que esta matéria é publicada, faltam menos de quatro horas para um lançamento esperado para ser um marco na exploração do espaço: a missão da NASA SpaceX Demo 2, parte do programa “Commercial Crew” que inova por ser desenvolvido e operado por empresas privadas e, se bem-sucedido, representará a volta aos lançamentos espaciais tripulados a partir dos Estados Unidos, o que não ocorre desde a última missão de ônibus espacial, há 9 anos.

Programado para as 16h33 no horário local do histórico Centro Espacial Kennedy, na Florida (EUA), o que equivale a 17h33 no horário de Brasília, o lançamento já está na fase de contagem regressiva (clique no link para acompanhar em tempo real no site da agência espacial americana – NASA).

Dois astronautas da NASA, Robert Benhken e Douglas Hurley, deverão ser lançados na nave “Crew Dragon”, impulsionada pelo foguete Falcon 9, ambos desenvolvidos e operados pela empresa privada SpaceX, que já vem operando com sucesso lançamentos de naves não tripuladas para abastecimento da Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês).

O objetivo é levar ambos os astronautas americanos para a ISS a partir dos Estados Unidos, um tipo de missão que desde a desativação dos ônibus espaciais vinha sendo feita por foguetes e naves operadas e lançadas pela Rússia.

Concepção artística da nave Crew Dragon deixando o foguete Falcon 9, ambos desenvolvidos pela empresa SpaceX

Commercial Crew Program – se bem-sucedida, a missão representará um marco não só para a empresa SpaceX do magnata Elon Musk, também conhecido por ser o CEO da Tesla Motors, mas também para a NASA. Isso porque poderá comprovar o acerto da iniciativa “Commercial Crew Program” (grosso modo, programa tripulado comercial), em que a agência espacial deixou a cargo de indústrias aeroespaciais americanas não só o desenvolvimento, mas a operação de uma nova geração de naves espaciais e sistemas de lançamento.

Boeing e SpaceX competiram no programa, cujo objetivo é levar tripulações para órbitas baixas e para a ISS. O projeto da SpaceX mostrou-se melhor que o de sua competidora, que sofreu com falhas de software. Segundo a NASA, o transporte comercial de e para a estação espacial permitirá expandir a utilidade da ISS, com mais tempo de pesquisa e mais oportunidades.

A estação é considerada como fundamental para o entendimento e superação de desafios das missões espaciais de longa duração, como as que se espera realizar para Marte. Passando à iniciativa privada a tarefa de transportar carga e pessoas para órbitas baixas, a NASA espera conseguir expandir seu foco na construção de naves e foguetes para missões longas de exploração do espaço profundo.

Os astronautas Robert Behnken (esquerda) e Doug Hurley (direita), veteranos da NASA

Meteorologia – Entre as principais preocupações para o lançamento de hoje estão as condições meteorológicas. Há previsão de chuva para esta tarde no Cabo Canaveral, e se as condições não forem favoráveis, o lançamento será adiado para o próximo sábado.

Mas, se tudo der certo, em cerca de 19 horas após deixarem a terra, os astronautas Robert Behnken, de 49 anos, e Douglas Hurley, de 53, estarão na ISS. Ambos são veteranos de viagens espaciais, sendo que Hurley pilotou o último dos ônibus espaciais, o Atlantis, na sua viagem derradeira ao espaço. Na estação espacial já estão dois russos e um americano.

Esta matéria é oferecimento da banda Abduzidos do iê iê iê, que acaba de lançar o clipe da música “QUEM QUER IR PRO ESPAÇO?

Esta notícia é um oferecimento do trio de rock Abduzidos do iê iê iê, que alega ter sido abduzido nos anos 60. Fato ou fake, uma coisa é certa: a banda está cada vez mais ativa em nosso planeta, fazendo muito sucesso em festivais de música independente e acaba de lançar seu novo clipe,”QUEM QUER IR PRO ESPAÇO?“. É uma nova música, que não está no primeiro álbum dos Abduzidos do iê iê iê.

Clique no link ou na imagem acima conferir esse lançamento da banda! Áudio e vídeo foram gravados nesta quarentena do planeta Terra, com os integrantes em isolamento social, cada um gravando suas partes em suas casas no meio dessa pandemia do Covid 19.

E o isolamento é importante para eles, pois tecnicamente fazem parte do grupo de risco: como foram abduzidos em meados dos anos 60, com cerca de 20 anos de idade, eles já são praticamente octogenários, contemporâneos dos Beatles e dos Rolling Stones!

Felizmente para os Abduzidos do iê iê iê, eles não envelheceram tanto quanto os remanescentes destas bandas, acrescentando às suas idades físicas apenas uma parcela dessas cinco décadas de ausência, pois viajaram com os ETs acima da velocidade da luz. Einstein explica.

Conheça a banda!

Esse powerpop trio do outro mundo lançou, há poucos meses, o seu primeiro disco, “Em Órbita” (Clique no link para acessar o álbum no Spotify). Veja também os outros clipes já lançados no canal da banda clicando aqui para acessar o canal no Youtube.

Subscribe
Notify of
guest

34 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Rodrigo Maçolla

Boa Viagem aos dois Astronautas, que tudo de certo, estamos vivendo hoje um novo marco uma nova historia na exploração espacial !!!.,

Um duvida esta mesma capsula que vai levar os 02 Astronautas a ISS é acoplada a estação e depois é usada para retorno a Terra ? ou pra retorno ainda se usará a Soyuz ?

André Bueno

Rodrigo, a mesma Dragon os trará de volta e ela é reutilizável.

Rodrigo Maçolla

blz

Fernando

EUA se renderam a ideia dos russos.

Fabio Araujo

Em poucos anos ou na pior das hipóteses em poucas décadas será tão normal viajar ao espaço quanto é viajar de avião hoje.

Clésio Luiz

kkk

Eu era criança quando ouvia dessas coisas.

André Bueno

Lembro de uma revista chamada Vrum!, de meados da década de 70. Em um dos números tratava dos ônibus espaciais e o enfoque era de voos de rotina. Estes nunca ocorreram por uma série de fatores, tanto técnicos quanto econômicos.

Tomcat4,2

Pois é Clésio mas desta vez concordo com o Fabio Araujo pois estamos mais evoluídos tecnologicamente e por isso bem mais perto de conseguir estes rolês espaciais.

Obs. se querem passar mal vendo carrões é só entrar no site da Tesla e ver seu carros e toda a tecnologia neles.

2Hard4U

Esta previsão foi feita com o advento dos ônibus espaciais e nada aconteceu. Pela via privada poderá acontecer, porém a custos proibitivos para +/- 99% da população mundial.

Fabio Araujo

Mas agora com a iniciativa privada eles vão querer baixar os custos para torna possível, o governo não tinha interesse em lucrar com o negócio.

EVERTON SBRISSE

Fabio, estamos longe de torna isso viável, só o custo de lançamento de Falcon 9 é mais ou menos 60 milhões de dólares, ainda é algo muito caro.Só conseguiremos baixar esse custo, se desenvolvemos uma nova tecnologia de propulsão que abandone o sistema de lançamento descartável.

Esteves Tom

O custo de lançamento da starship da spacex sera de 2 milhões de dólares

Nilton L Junior

Estou assistindo e posso dizer que estou ansioso eles não.

André Bueno

Para eles será “piece of cake.”

André Bueno

Godspeed Doug Hurley e Bob Behnken!

André Bueno

Programas Mercury, Gemini, Apollo [incluindo missões Skylab e ASTP – Apollo Soyuz Test Project], ônibus espaciais e, agora, as cápsulas Dragon.

Pelo lado Russo, as Vostok, Voskhod e Soyuz em suas variantes. Além do Buran, que não seguiu adiante.

Rene Dos Reis

Na torcida aqui , uma curiosidade quer dizer então que uma empresa privada já detêm a tecnologia dos icbms?

Peter nine-nine

ªª

SmokingSnake ?

Eles só tem o atual foguete mais potente do mundo, esse Falcon 9 já é muito maior e mais potente do que qualquer ICBM

Conan

O Falcon 9 não, o Falcon Heavy.

Rodrigo Maçolla

Foi Cancelado Agora o lançamento!!, Eu estava assistindo faltava uns 10 minutos, Cancelaram devido ao mau tempo. Se entendi bem nova tentativa para sábado dia 30.

Leandro Costa

Sim, foi o que eu peguei também. Sábado será tentado de novo, mas ainda não há muitas esperanças que o tempo melhore até lá.

André Bueno

Sim, sábado no mesmo horário.

Abduzidos do iê iê iê

Na verdade a previsão é pra sábado às 3:22 pm horário local (4:22 horário de Brasília)

https://www.nasa.gov/content/live-launch-america-nasas-spacex-demo-2-mission-to-the-international-space-station

Karl Bonfim

Estamos a caminho do futuro ou voltando ao passado? Digo porque estamos vivendo uma nova disputa pela hegemonia econômica e política do mundo, também uma corrida armamentista e nuclear, envolvendo um velho personagem, a grande águia e um um novo personagem, o grande dragão oriental, que também tem capacidade de levar o homem espaço, (sem contar que o grande urso ainda estar rugindo por ai). Agora resta saber se o grande dragão vai querer entrar nessa corrida espacial. Mas o interessante e que agora parte dos grandes lançamentos espaciais será feito por uma empresa privada de propriedade de uma espécie… Read more »

Matheus Santiago

Esse ano será primordial para os lançamento do foguete “Long March 5 e Long March 5B”, com um capacidade maior do que as versões anteriores. Este foguete será preparado para o lançamento dos módulos da estação espacial chinesa denominada “Tianhe-1”. É um pequeno passo em direção aos planos ambiciosos da China para a lua e Marte. Além disso, será primordial também no alcance operacional as chamadas missões “Chang’e 5” e “Tianwen-1”, a primeira é uma missão de exploração lunar não-tripulada na lua e a segunda é uma missão de exploração não-tripulada em Marte. O satélite final para o sistema Beidou-3… Read more »

Last edited 3 anos atrás by Matheus Santiago
Conan

E os EUA estarão testando brevemente seu maior foguete, o SLS Block I, maior inclusive que o Saturn V.

Matheus Santiago

Correto. Por isso eu disse que principais potências do mundo estão a passos largos na conquista espacial.

Marcos de Castro Queiroz

isso é a prova de que o capitalismo da certo e o comunismo não! Bastou abrir pra a concorrência que acabaram por fazer melhor e mais barato!

Yuri Dogkove

Falhou! Parece que não é só o F-35 que não gosta de mau tempo…

Last edited 3 anos atrás by Yuri Dogkove
Conan

Vai empinar pipa que é o máximo que você entende rapaz e cuidado com a fiação elétrica!

Yuri Dogkove

O lançamento foi cancelado! Será que vão ter que pedir carona aos russos?

André Bueno

Não falhou. Lançamento adiado por conta das condições climáticas. Nova tentativa no sábado.

zézão

Ahh…mas não é chinesa!…Lá é: “quem quer ir para o campo de concentração” ?