Home Bombardeiros estratégicos Bombardeiro furtivo Xian H-20 de longo alcance da China pode estrear este...

Bombardeiro furtivo Xian H-20 de longo alcance da China pode estrear este ano

7773
127

Pequim ‘considera cuidadosamente’ o lançamento do avião no Zhuhai Airshow em novembro, em um momento de maior tensão regional

É provável que o bombardeiro estratégico de nova geração da China esteja pronto para ser entregue este ano, mas Pequim está avaliando o impacto de sua inauguração em um momento complexo nas relações regionais devido à pandemia de coronavírus.

Fontes militares disseram que o bombardeiro furtivo subsônico Xian H-20 — que deve dobrar o alcance dos ataques no país – poderia fazer sua primeira aparição pública no Zhuhai Airshow deste ano, em novembro, se a pandemia estiver suficientemente sob controle.

“O Zhuhai Airshow deve se tornar uma plataforma para promover a imagem da China e seu sucesso no controle de pandemias – dizendo ao mundo exterior que o contágio não teve grandes impactos nas empresas chinesas da indústria de defesa”, disse uma fonte.

Mas a aparição do bombardeiro no show aéreo deste ano pode aumentar as tensões, ameaçando diretamente os países dentro do seu alcance, especialmente Austrália, Japão e península coreana.

“A liderança de Pequim ainda está considerando cuidadosamente se o lançamento afetará o equilíbrio regional, especialmente porque as tensões regionais estão aumentando com a pandemia de Covid-19”, disse outra fonte.

“Como mísseis balísticos intercontinentais, todos os bombardeiros estratégicos podem ser usados ​​para lançar armas nucleares … se a China alegou ter adotado uma política de defesa nacional de natureza puramente defensiva, por que precisaria de uma arma tão ofensiva?”

As tensões na região pioraram no mês passado com uma guerra de palavras entre Pequim e Washington durante a pandemia, e os dois lados aumentaram as patrulhas navais no Estreito de Taiwan e dos mares do sul e leste da China.

O departamento de defesa dos EUA estimou uma distância de cruzeiro de mais de 8.500 km (5.300 milhas) para o H-20, o último da série 20 de aviões de combate de nova geração da China, que inclui o caça furtivo J-20, o gigante Y-20 transportador e o helicóptero utilitário Z-20 de médio porte.

A chegada do H-20 marcaria a conclusão da “tríade nuclear” da China de mísseis balísticos intercontinentais terrestres, mísseis lançados de submarinos e armas lançadas do ar.

A televisão estatal chinesa disse que o H-20 poderia alterar o cálculo estratégico entre os EUA e a China, dobrando o alcance do atual H-6K, apelidado de B-52 chinês.

O H-20 foi projetado para atingir alvos além do segundo anel de ilhas – que inclui bases dos EUA no Japão, Guam, Filipinas e outros países – a partir de bases na China continental. A terceira cadeia de ilhas se estende ao Havaí e à costa da Austrália.

O avião será equipado com mísseis nucleares e convencionais, com um peso máximo de decolagem de pelo menos 200 toneladas e uma carga útil de até 45 toneladas. Espera-se que o bombardeiro voe em velocidades subsônicas e possa potencialmente lançar quatro poderosos mísseis de cruzeiro furtivos hipersônicos.

No entanto, como o primeiro caça furtivo ativo da China, o J-20, o desenvolvimento do motor do bombardeiro H-20 ficou atrasado, segundo fontes.

Para o J-20, os engenheiros estavam desenvolvendo motores WS-15 de turbocompressor de alto impulso, mas entende-se que o jato está usando motores chineses WS-10B ou AL-31FM2/3 fabricados na Rússia, que comprometem sua capacidade de manobra e furtividade em velocidades subsônicas.

Entusiastas militares especularam que o H-20 poderia usar o motor russo NK-321, mas duas fontes militares independentes disseram que seria equipado com um motor WS-10 atualizado.

“O WS-10 ainda é um mecanismo de transição para o H-20, porque não é poderoso o suficiente. A substituição elegível pode levar de dois a três anos para o desenvolvimento”, disse uma das fontes.

O segundo disse que a velocidade do H-20 seria mais lenta que seu design original, com parte de sua capacidade de combate original sendo reduzida.

“É por isso que a Força Aérea dos EUA não se importa com o H-20, porque não é forte e poderoso o suficiente para causar qualquer desafio aos seus bombardeiros B-2 e B-21”.

Se os EUA decidirem implantar mais caças supersônicos F-35 – já venderam cerca de 200 para o Japão e a Coreia do Sul – poderiam pressionar a China a antecipar o lançamento do novo bombardeiro, disse a segunda fonte.

“Por exemplo, se alguns tomadores de decisão dos EUA decidirem implantar até 500 F-35s no Japão, Coreia do Sul e até Singapura, Índia e Taiwan – fazendo com que quase todos os vizinhos da China na região Indo-Pacífico usem F-35s para conter China – isso levaria Pequim a lançar o H-20 o mais rápido possível.”

Acredita-se que o H-20 esteja em desenvolvimento desde o início dos anos 2000. O projeto para desenvolver um bombardeiro estratégico foi anunciado pela primeira vez pelo Exército de Libertação Popular em 2016.

FONTE: South China Morning Post

Subscribe
Notify of
guest
127 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Ricardo da Silva
Ricardo da Silva
6 meses atrás

Será que ele terá essa cara de “Spi’L’it” (Spirit => spilit) ???

Antoniokings
Antoniokings
6 meses atrás

Vixe!
American fanboys tendo fortes tremores e colapso nervoso em pouco tempo.
Agora, nada mais natural o desenvolvimento desses vetores para a defesa dos interesses da China.
Interesses esse que são crescentes.

MFB
MFB
Reply to  Antoniokings
6 meses atrás

Deve ser furtivo sim, melhor, invisível e com motor de dobra espacial, claro… Os chineses e suas armas alienígenas, segundo doutor Tonho.

Unknown
Unknown
Reply to  Antoniokings
6 meses atrás

China é o líder dos “american fanboys club” pelo jeito…

Guarani
Guarani
Reply to  Antoniokings
6 meses atrás

A sua previsibilidade chega a ser hilária. Nasceu no país errado “camarada”.

Rodrigo Martins Ferreira
Rodrigo Martins Ferreira
Reply to  Antoniokings
6 meses atrás

Uma coisa que eu não entendo..

Você vive falando que a China é líder em tudo..

Blza…vc é leigo.. n manja PN de tecnologia…fica lendo só o que lhe interessa e ai formula estas teorias sem sentido..

Mas ai vai uma pergunta..

Se o Ocidente é o lixo decadente que você tanto fala..

Por que a China tem que ficar copiando na cara dura o que se faz no Ocidente.

José Carlos David
José Carlos David
Reply to  Rodrigo Martins Ferreira
6 meses atrás

Esse não foi copiado….foi xerocado! kkkkkkkk

Evgeniy (RF).
Evgeniy (RF).
Reply to  Rodrigo Martins Ferreira
6 meses atrás

Vou te surpreender muito, mas as leis da física e da aerodinâmica serão as mesmas, no chamado Ocidente, na Rússia, na China.
E se você observar as coisas com sensibilidade, poderá perceber que os produtos chineses são, de muitas maneiras, bastante originais.

Murder Nova
Murder Nova
Reply to  Evgeniy (RF).
6 meses atrás

Oliginais

Tadeu Mendes
Tadeu Mendes
Reply to  Evgeniy (RF).
6 meses atrás

Leis da Física é para quem entende. Outro problema dos chinêses é a manufatura.

Como plastimodeismo fcou bonito. Mass essa geringônça se voar, o máximo que poderia chegar é até o Japão, mas vai sêr abatido por um F-35 no meio do caminho.

Kemen
Kemen
Reply to  Tadeu Mendes
6 meses atrás

Eita bola de cristal! Da para vc prever o futuro do nosso agora C19-2. Desde já agradeço.

Rodrigo Martins Ferreira
Rodrigo Martins Ferreira
Reply to  Evgeniy (RF).
6 meses atrás

Mesmo sendo iguais as leis da física, os resultados dos aparelhos stealth chineses e russos são completamente diferentes dos ocidentais.

Se para funcionar da mesma maneira fosse só copiar a forma externa, bilhões não precisariam ser gastos para desenvolvê-los.

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  Rodrigo Martins Ferreira
6 meses atrás

Rodrigo Martins

Os fins justificam os meios.
Se para derrubar os EUA, como a China está conseguindo, for necessário copiar algo, que copie.

MMerlin
MMerlin
Reply to  Antoniokings
6 meses atrás

Ninguém quer derrubar ninguém.
Os EUA são um baita cliente da China e vice-versa.
O mundo não é polarizado nem preto e branco. Tem milhões de tonalidades de cinza.
O que ambos querem é lucrar que, no fim das contas, se resume a poder.

Ricardo Bigliazzi
Ricardo Bigliazzi
Reply to  MMerlin
6 meses atrás

Não adianta Merlin, Elle não vai entender nunca.

Chris
Chris
Reply to  Antoniokings
6 meses atrás

Parece torcedor do Palmeiras falando de mundial.

Se a China derrubar os EUA, ficam sem ter pra quem vender… E sua população passaria é fome.

Rodrigo Martins Ferreira
Rodrigo Martins Ferreira
Reply to  Antoniokings
6 meses atrás

Se o Ocidente acaba a China vai ganhar dinheiro com o que gênio ?

francisco
francisco
Reply to  Antoniokings
6 meses atrás

A China já foi uma super-potência na Asia(no mundo antigo). Pesquise e veja como eles eram “bonzinhos”. Até o Japão dar um basta no abuso deles na primeira guerra sino-japonesa.

Antonio Renato Cançado
Antonio Renato Cançado
Reply to  Antoniokings
6 meses atrás

Você é um CAPACHO

Tadeu Mendes
Tadeu Mendes
Reply to  Antoniokings
6 meses atrás

Kkkkkkkk…..

Ricardo Bigliazzi
Ricardo Bigliazzi
Reply to  Antoniokings
6 meses atrás

Dessa vez Você tem razão Kings… acho que em pouco tempo os Americanos vão copiar os Chineses e lançar um avião nesse formato…

RedBoys em Festa!!!

Chris
Chris
Reply to  Antoniokings
6 meses atrás

Kings… Leu a notícia ? A China nem sequer conseguiu desenvolver um motor “furtivo” ! Imagine fazer aviões para serem os melhores. Questão de lógica.

E realmente aí é complicado pra eles… Nao possuem acesso as plantas, para copiarem.

Allan Lemos
Allan Lemos
6 meses atrás

Vai estar muito distante do B-2 Spirit,e mais ainda do B-21 Raider,mas não deixa de ser muito impressionante,a cada dia que passa o poder militar chinês aumenta consideravelmente,nesse ritmo não é absurdo pensar que ele se equipare ao americano dentro de algumas décadas a depender das conjunturas econômicas e políticas internacionais.

Augusto Mota
Augusto Mota
Reply to  Allan Lemos
6 meses atrás

Allan, vão sofre um baque agora, empresas começam a se retirar da China, vários países estão fazendo campanha para acabar com made in China e voltar a produzir em seus próprios países, a Samsung já anunciou que ano q vem não existirá mais celulares made in China. O Japão anunciou êxodo em massa da China e tomara que seja uma tendência mundial acabar com essas porcarias xing-ling.

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  Augusto Mota
6 meses atrás

Augusto Mota.

Não viaja!
A Samsung já estava fechando suas fábricas na China por causa da baixíssima procura por seus aparelhos.
O fluxo de investimentos estrangeiros na China, acredite, aumentou nos primeiros três meses desse ano.
BMW, Tesla e outras (apenas no setor automobilístico) estão anunciando e inaugurando novas fábricas na China.
Ultra-modernas e nos termos das novas condições do mercado de automóveis.
Portanto, pare de sonhar e volte à realidade do Mundo.

Esteves
Esteves
Reply to  Antoniokings
6 meses atrás

Para. Pare de sonhar. “O pilar fundamental da economia chinesa é a demanda doméstica, que representou 57,8% do crescimento econômico do país em 2019. No primeiro trimestre de 2019, os gastos do consumidor constituíram dois terços do crescimento do PIB da China. O avanço da epidemia e o fechamento de fábricas devido ao movimento da cadeia de suprimentos fora da China diminuirá a receita. Os gastos do consumidor foram duramente atingidos. Não é de surpreender que 64,4% dos chineses dizem que “conterão” mais gastos de longo prazo, enquanto outros 12,6% disseram que cortariam os gastos. No geral, 77% dos consumidores… Read more »

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  Esteves
6 meses atrás

Agora vc pode imaginar o impacto dessa pandemia nas economias européias e, principalmente, na americana.
Os indicadores econômicos europeus divulgados ontem mostram uma queda histórica.
A economia americana, então, será, um caso a parte.
Diversos setores industriais, que já vinham muito mal das pernas, terão sua existência ameaçada
O gigantesco setor de serviços vai à lona.
Espera-se uma enorme onda de falências.
Ontem, a varejista J.Crew pediu falência.
A Disney, viu seus lucros serem reduzidos em 90%, e nem começaram a contabilizar as perdas mais pesadas de abril.

, 06/05, saíram os indicadores

Chris
Chris
Reply to  Antoniokings
6 meses atrás

Vc devia é estar preocupado com o Brasil, que nao tem dinheiro para arcar com um problema econômico deste tamanho.

Vendas de carros… Ja cairam 80% !

Ha risco ate da volta da inflação… Por precisarem imprimir dinheiro a mais.

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  Esteves
6 meses atrás

Paralelo a isso, veremos o desmoronamento do setor de xisto nos EUA.
Apenas em março, sete empresas do setor pediram falência.
E a cadeia de produção desse setor é a que mais emprega nos EUA.
Portanto, aguarde que os próximos capítulos serão eletrizantes.
E não conte com a G.E., para eletrificar muita coisa, pois ela está péssimo estado

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  Esteves
6 meses atrás

Interessante artigo de hoje, 06/05, do NYT sobre o futuro pós-pandemia.
Mudanças drásticas no setor de serviços e especial atenção ao setor de
petróleo.

https://www.jb.com.br/economia/2020/05/1023609-eua-avisam-o-que-pode-acontecer-aqui.html

Chris
Chris
Reply to  Esteves
6 meses atrás

11% ?

Essa eu duvido muito ! Ja que fornecem até minérios… Nao deve ter um único produto neste mundo sem o dedo chines… Que vence a concorrência, sempre pelo custo baixo.

Antonio Renato Cançado
Antonio Renato Cançado
Reply to  Antoniokings
6 meses atrás

A realidade do mundo é que a China é o mais canalha de seus países, e só canalhas podem admirá-la…

Defensor da liberdade
Defensor da liberdade
Reply to  Antonio Renato Cançado
6 meses atrás

Olha o recalque hein? Tá pucto por que a China ganha espaço a cada ano que passa, e o Brasil não se destaca em mais nada além da agropecuária?

Marcelo Andrade
Marcelo Andrade
Reply to  Defensor da liberdade
6 meses atrás

Que sejamos lideres no agronegócio, enquanto o ser humano precisar comer.

Mgtow
Mgtow
Reply to  Marcelo Andrade
6 meses atrás

Que mané agronegócio. Vá pra lá com essa mentalidade do brasil colonia. Precisamos é de industrialização. Não conseguimos fabricar nem uma simples mascara, aí aparece o sujeito com esse papo de agro negocio. Sem falar que a China preparou fortemente paises africanos com altissima industrialização agricola. Estes vão gradativamente substituir o Brasil no fornecimento pra China. Sem falar que a parceria China-africa leva em conta o desenvolvimento social. Ao contraio dos gangsters do agronecio brasileiro que são descendentes de senhores de engenho. E que só pensam em acabar com o meio ambiente desmatando, envenenando e assassinando as sociedade locais com… Read more »

Roger
Roger
Reply to  Defensor da liberdade
6 meses atrás

Irônico o nick “defensor da liberdade” defendendo a China, país onde as liberdades são limitadas, para não dizer outra coisa…

Mais irônico ainda é o pessoal defender um governo que espalha, esconde e não se responsabiliza por uma praga que eles mesmo espalharam e se possível botam a culpa nos outros. Ainda acreditam na propaganda de que a doença foi contida e está tudo ok por lá.

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  Antonio Renato Cançado
6 meses atrás

Eu acho melhor nos acostumarmos com a China.
Agora, em abril/2020, 60% de nossas exportações foram para lá.
Sem a China, nós fechamos para balanço, definitivamente.

Mgtow
Mgtow
Reply to  Antonio Renato Cançado
6 meses atrás

kkkkkkkk…que desespero…não apela…fica feio esse ódio adolescente

Ricardo Bigliazzi
Ricardo Bigliazzi
Reply to  Antoniokings
6 meses atrás

Segue o jogo com o Mundo ajoelhado para a China.

Natan
Natan
Reply to  Augusto Mota
6 meses atrás

Agusto, meu Smartphone chinês não é nenhum pouco xing-ling.
Enquanto for economicamente interessante estar na China, para as empresas que produzem em grande volume, eles estarão lá.

Cheng
Cheng
Reply to  Augusto Mota
6 meses atrás

Samsung perdeu 100% do mercado chinês, pq o celular da Huawei e Xiaomi estão muito superior e melhor do q os da Samsung.

Salim
Salim
Reply to  Cheng
6 meses atrás

Cheng, menos ne. Samsung e mundialmente conhecido, os fones chineses estão crescendo, porem náo da pra comparar.

Claudio Severino da Silva
Claudio Severino da Silva
Reply to  Augusto Mota
6 meses atrás

O capitalismo selvagem parece que está aprendendo que não pode ser tão selvagem ( lucro pelo lucro, sem importar o social). Bem fez o Trump quando cortou as benesses fiscais dos automóveis americanos fabricados no México, importados pelos EUA). O “lucro pelo lucro” causou enorme desemprego no mundo inteiro, ao transferir suas fábricas para a China. Transferindo os postos de trabalho para lá.

Luís Henrique
Luís Henrique
Reply to  Allan Lemos
6 meses atrás

Sim. Mais de 11.000 km de distância entre os B-2 baseados nos EUA e os H-20 baseados na China. rss

Allan Lemos
Allan Lemos
Reply to  Luís Henrique
6 meses atrás

Alguns B-2s permanentemente baseados na base de Andersen,em Guam,além do que os que estão nos EUA continental.

Ricardo Bigliazzi
Ricardo Bigliazzi
Reply to  Allan Lemos
6 meses atrás

Se o outro lado ficar parado…

Fabio Araujo
Fabio Araujo
6 meses atrás

A espionagem chinesa é mesmo forte, pelo menos externamente é muito parecido com o projeto dos americanos e pelo que se sabe eles tiveram acesso há alguns anos a projetos de aviões americanos o que ajudou em muito a evolução dos aviões chineses!

bit_lascado
bit_lascado
Reply to  Fabio Araujo
6 meses atrás

Eles produzem os kits Revell

Natan
Natan
Reply to  bit_lascado
6 meses atrás

Hahaha

Fabio Araujo
Fabio Araujo
6 meses atrás

Alguma informação do F15 que fez um pouso de emergência hoje na Base de Andrews?

Leandro Costa
Leandro Costa
Reply to  Fabio Araujo
6 meses atrás

Aparentemente problema com trem de pouso. Fez pouso de barriga e de acordo com a notícia que eu li, o porta-voz da base conjunta de Andrews disse que o piloto está bem. Para ter sido no singular eu acredito que tenha sido um F-15C.

Victor Filipe
Victor Filipe
Reply to  Leandro Costa
6 meses atrás

Eu vi umas fotos do acidente. foi um F-15C mesmo e o estrago foi feio… inclusive perdeu o bico da aeronave + radar

pelas fotos eu diria que seria mais fácil pegar a célula de um F-15 no deserto e colocar oque desse pra salvar da eletrônica desse nele (já que era uma versão modernizada com radar AESA)

MestreD'Avis
MestreD'Avis
6 meses atrás

Uma coisa digo, os designs chineses impressionam por ser mais “cool” que tudo o resto Agora, não entendo várias coisas: 1- Um bombardeiro é uma arma puramente ofensiva, a China não apregoa que não é um pais agressivo? 2 – Os EUA têm uma missão bem clara para o B-2 e futuro B-21 – Long Range Penetration in Contested Airspace – Ou seja, ataque nuclear ou primeira onda de ataque para destruição de centros de comando e defesas aéreas. Daí a furtividade. Os Russos preferiram os TU-160 apostando na velocidade e mantendo o longo alcance. A China vai atacar quem… Read more »

Matheus Santiago
Matheus Santiago
Reply to  MestreD'Avis
6 meses atrás

A sua resposta está no texto: “O H-20 foi projetado para atingir alvos além do segundo anel de ilhas – que inclui bases dos EUA no Japão, Guam, Filipinas e outros países – a partir de bases na China continental. A terceira cadeia de ilhas se estende ao Havaí e à costa da Austrália.” Eu não acho que o H-20 seja uma ameaça ao território dos EUA continental – mesmo que esse bombardeiro tenha capacidade REVO. Mas certamente é uma ameaça para os vizinhos da China. Nesse caso, acho seguro dizer que o PLAAF definitivamente quer uma plataforma furtiva e… Read more »

Matheus Santiago
Matheus Santiago
Reply to  Matheus Santiago
6 meses atrás

Porém ainda sou cético com relação a matéria. Acho que esse bombardeiro deve estrear lá para 2022-2024, ficando totalmente operacional em 2025.

MestreD'Avis
MestreD'Avis
Reply to  Matheus Santiago
6 meses atrás

Matheus, eu li o texto. Mas não acha que as respostas não batem certo com a politica externa militar propalada pela China? Para além de Guam e do Hawaii, este bombardeiro é claramente um meio de chegar a Austrália, Japão e India. Ainda não é um verdadeiro bombardeiro intercontinental, como o B-2 ou o Tu-160, mas mostra bem a diferença entre a agressiva expansão militar e a “conversa fiada” de seus lideres politicos. A dissuasão nuclear se faz com ICBM/SLBM. EUA e Russia deixaram de confiar em bombardeiros para esse papel desde os anos 60. Agora, ataque nuclear localizado contra… Read more »

Matheus Santiago
Matheus Santiago
Reply to  MestreD'Avis
6 meses atrás

A retórica chinesa é diferente de suas ações, qualquer pessoa que tenha entendimento do que acontece no mundo militar sabe disso. A China procura divulgar oficialmente sua postura neutra e não-intervencionista, mas isso está longe de ser verdade, principalmente se formos considerar todo o enredo até hoje no Mar do Sul da China. Como a maioria das pessoas não tem interesse no que acontece no mundo militar, por ver em jornais de televisão que a China é um país pacífico de acordo com as declarações de porta-vozes, são amplamente influenciados a pensar desse modo. Eu me lembro de um caso… Read more »

Augusto Mota
Augusto Mota
6 meses atrás

Impressionante como o chinos não tem nenhuma criatividade, copiam na maior cala de pau…

Mgtow
Mgtow
Reply to  Augusto Mota
6 meses atrás

Tá valendo. Faz parte do jogo

Augusto L
Augusto L
6 meses atrás

Interessante, esta atrasado e estão usando a desculpa do COVID-19.
Mas ate 2025 provavelmente estará operacional

pgusmao
pgusmao
6 meses atrás

Cópia mal feita do B-2, os chineses não conseguem criar nada de diferente, tudo copiado dos americanos e russos, é muita espionagem industrial!!!

ADRIANO MADUREIRA
ADRIANO MADUREIRA
Reply to  pgusmao
6 meses atrás

Reclamar dos chineses e suas cópias e espionagem é fácil,mas olhar para nosso galinheiro ninguém olha… No que somos melhor do que eles?! Eles ao menos constroem algo…E quanto a nós que não conseguimos nem construir mais ou finalizar simples NPa classe Macaxeira, projeto baseado no projeto francês “Vigilante 400 CL54” do começo dos anos 80. Sim,os chineses gostam de copiar mesmo,a espionagem é um caminho mais curto até a linha de montagem,mas quando não espionam eles compram projetos como o CAIC Z-10 ou o Classe Zubr ucraniano. Não sou fanboy mas acho que só se deve criticar um produto… Read more »

sergio ribamar ferreira
Reply to  ADRIANO MADUREIRA
6 meses atrás

Concordo com o Sr. Adriano Madureira.

XFF
XFF
Reply to  ADRIANO MADUREIRA
6 meses atrás

ADRIANO MADUREIRA^^^^

Excelente comentário!

XFF
XFF
Reply to  ADRIANO MADUREIRA
6 meses atrás

Brasileiros tem que parar com inveja e olha para o nosso país. Enquanto a China avança em todos os setores da tecnologia militar, os militares Brasileiros ficam satisfeitos em comprar sucatas de outras potências.

Tadeu Mendes
Tadeu Mendes
Reply to  XFF
6 meses atrás

XFF,

É isso mesmo. O Brasil precisa aprender a montar brinquêdos grandes, assim como a China faz. Não falta polietireno e nem cola para montar.

XFF
XFF
Reply to  Tadeu Mendes
6 meses atrás

Nosso amigo Tadeu Mendes está com muita inveja da China.rs

Mgtow
Mgtow
Reply to  XFF
6 meses atrás

Antes eu não suportava esse Tadeu, achava esquizo demais. Hoje eu mudei, me divirto muito com esses coments reativo dele….kkkkkkkkk….Mas realmente, no fundo ele tem raiva e inveja de China, Russia , Irã etc

Mgtow
Mgtow
Reply to  ADRIANO MADUREIRA
6 meses atrás

Classe macaxeira foi demais Adriano. Não aguentei aqui bicho……kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Antunes 1980
Antunes 1980
6 meses atrás

A China está cada vez mais mostrando o seu potencial.
Produtos de grande qualidade e alto nível tecnológico.
Um exemplo é o caça furtivo J-20, não devendo nada para F-22 e SU-57.
comment image

Antonio Renato Cançado
Antonio Renato Cançado
Reply to  Antunes 1980
6 meses atrás

Potencial de quê? De copiar descaradamente os produtos dos outros? Só se for…

Tadeu Mendes
Tadeu Mendes
Reply to  Antunes 1980
6 meses atrás

Antunes,

Isso é um mockup. Êles acham que o resto do mundo é burro e acredita em tudo que a propaganda chinêsa faz.

Mas Claro que existem os tecnológicamente analfabetos que acreditam em tudo o que a China põe na Internet.

Wilson França
Wilson França
Reply to  Tadeu Mendes
6 meses atrás

E tem aqueles que porque não gostam dizem que não acreditam.

ADRIANO MADUREIRA
ADRIANO MADUREIRA
Reply to  Tadeu Mendes
6 meses atrás

Eles já passaram da fase de Mockup ao contrario de nós amigo,desde 2017 ou mais tempo atrás que eles vem falando dessa asa voadora… Céticos como você não acreditam,pois acham que os chineses são inferiores tecnologicamente ou intelectualmente,mas ao contrario de nós eles investem em P&D. Há 20 anos, a pauta de exportação da China eram produtos sem valor agregado, a escala de produção e o custo barato da mão-de-obra eram os principais fatores de competitividade. Hoje, 90% dos computadores, 75% dos celulares e 80% dos painéis solares do mundo são produzidos por lá. Essa nova face da indústria chinesa… Read more »

Tadeu Mendes
Tadeu Mendes
Reply to  ADRIANO MADUREIRA
6 meses atrás

Adriano,

Quem gasta em P&D cria tecnologias novas, e nao copia. A China somente tenta copiar a tecnologia ocidental.

Alem do mais, a industrias tecnologicas dela, sao daqui ou de outros paises europeus.

Nilton L Junior
Nilton L Junior
Reply to  Antunes 1980
6 meses atrás

Fica tranquilo Antunes essa galera do mimimi ainda estão no século 19 sobre a China é o chamado gap cognitivo.

Chris
Chris
Reply to  Antunes 1980
6 meses atrás

A verdade é que não sabemos nada sobre os caças chineses !

Esse J-20 poderia até ser melhor que os caças americanos.

Agora… Uma indústria que ainda precisa copiar os projetos dos outros, e nem o motor possui, me parece muito longe de conseguir esse feito. Questão de lógica.

marcos
marcos
6 meses atrás

ESTE NÃO É UMA CÓPIA DESCARADA NÃO… SÓ SE PARECE COM O AMERICANO! KKKKKKK

orivaldo
orivaldo
6 meses atrás

Parabéns aos Chineses. Estão quase em 1997

Maurício.
Maurício.
Reply to  orivaldo
6 meses atrás

Orivaldo, se você for americano você tem todo o direito de desdenhar das capacidades chinesas, mas se você for brasileiro, você só deve olhar e ficar com inveja, já que estamos léguas de distância deles no quesito indústria de defesa.

ADRIANO MADUREIRA
ADRIANO MADUREIRA
Reply to  Maurício.
6 meses atrás

Nós não temos moral para criticar ninguém,não construímos similar e muito menos algo melhor do que eles…

Não conseguimos nem fabricar sequer um helicoptero de ataque,quanto mais um bombardeiro.

comment image/revision/latest/scale-to-width-down/400?cb=20100829025347

ADRIANO MADUREIRA
ADRIANO MADUREIRA
Reply to  ADRIANO MADUREIRA
6 meses atrás

comment image?itok=D7bXACY5&timestamp=1363352000

Tadeu Mendes
Tadeu Mendes
Reply to  ADRIANO MADUREIRA
6 meses atrás

Ficou Bonita a montagem.

Antonio Renato Cançado
Antonio Renato Cançado
Reply to  ADRIANO MADUREIRA
6 meses atrás

Potencial de quê? De copiar descaradamente os produtos dos outros? Só se for…

Tadeu Mendes
Tadeu Mendes
Reply to  ADRIANO MADUREIRA
6 meses atrás

Lindão. Aonde eu posso comprar um dêsses? Bonito Revell.

Tadeu Mendes
Tadeu Mendes
Reply to  Maurício.
6 meses atrás

Mauricio,

Se êsses sistemas de combate fôssem operacionais, eu concordaria com você, mas a maioria é fake.

Wilson França
Wilson França
Reply to  Tadeu Mendes
6 meses atrás

Quem te disse isso? O vizinho do amigo do seu tio, presumo.

Luiz Trindade
Luiz Trindade
6 meses atrás

Apesar da capacidades dos EUA distribuírem mais F-35 para os países em torno do segundo anel de ilhas ao lado da China é temerário esse lançamento desse bombardeiro! O fato é que ela esta mostrando os dentes para quem quiser ver…

Tadeu Mendes
Tadeu Mendes
Reply to  Luiz Trindade
6 meses atrás

Luiz,

Um míssil Hellfire, disparado pôr um Apache helicopter pode derruba derruba êsse mockup fàcilmente.

Wilson França
Wilson França
Reply to  Tadeu Mendes
6 meses atrás

Até um pirocóptero é capaz. Ou melhor, um pirocópter.

Bispo
Bispo
6 meses atrás

A China ainda não tem tecnologia para motores de alta performance e baixo consumo…. o resto é mimimi…
Do que adianta parecer uma Ferrari e “andar” como lambreta…

E.d
E.d
6 meses atrás

FONTE: South China Morning Post

By CCP

A embaixada no Brasil esta satisfeita

Marcos
Marcos
6 meses atrás

Pode ser que tenham desenvolvido, mas com ajuda de roubo de tecnologia( não sejamos hipócritas, pois já levaram( vários países) muita tecnologia brasileira e não fizeram diferente com os projetos F35 e B2. o fato é que os caras se empenham, e nós ficamos aqui a ver ( literalmente) navios eles crescerem….

G SILVA
G SILVA
6 meses atrás

Pena que apesar de todos os sinais mostrados, ainda não aprendemos que o futuro está na solidariedade e não no confronto! Que mais será necessário?

Natan
Natan
Reply to  G SILVA
6 meses atrás

No século 21, você se arma até os dentes para nunca entrar em uma guerra.
Na primeira metade do século vinte não era assim, mas hoje essa é a lógica.

Foxtrot
Foxtrot
6 meses atrás

Já ?
Quanto tempo levou do esboço do projeto ao primeiro vôo?
E quanto tempo está levando o esboço do Gripe suíça até seu primeiro vôo?
Nem vou falar do recebimento de todas as aeronaves na FAB porque é perder tempo.
Parabéns a China!

Billy
Billy
6 meses atrás

Duvido ! Bombardeiro fake kkk

ADRIANO MADUREIRA
ADRIANO MADUREIRA
Reply to  Billy
6 meses atrás

Billy,você parece com aqueles que achavam que o Gripen-E era um caça de papel,subnutrido e que não tem capacidade de cumprir seu papel na defesa do espaço aéreo brasileiro e não qualificado para suprir as necessidades da FAB. Os que acompanham o caça sueco,sabem que ele e capaz e bem armado para suprir as necessidades fabianas… Bombardeiro fake?! Duvido…Muitos desdenharam do Chengdu J-20″Mighty Dragon” e do Shenyang J-31 “Falcon Hawk”,mas eles estão voando,são reais,o H-20 está seguindo os mesmos passos… Muitos duvidaram do LHD Type 075,duvidaram das NAes chinesas,mas estão saindo,assim como seus destroyers type 055,mas são reais. E a… Read more »

Claudio Severino da Silva
Claudio Severino da Silva
Reply to  ADRIANO MADUREIRA
6 meses atrás

Prezado Adriano:
É o velho problema, manteiga ou canhões. O Brasil tem privilegiado a manteiga, pois não temos inimigos (declarados, né Venezuela?!). Os problemas “civis” no Brasil, são imensos. 54 milhões de brasileiros abaixo da linha de pobreza, 12 milhões de famílias sem habitação digna, etc.,etc,etc. O cobertor é curto.

paddy mayne
paddy mayne
6 meses atrás

Os chineses não tem a cadeia de REVO necessária para extrair o máximo deste avião. Mas é inegavelmente um feito, ainda que com limitações nos motores.

Matheus Santiago
Matheus Santiago
Reply to  paddy mayne
6 meses atrás

O bombardeiro furtivo da China provavelmente não seria baseado e voado das regiões fronteiriças da China, mas pode reabastecer perto de suas fronteiras. De acordo com algumas fontes, a China está trabalhando em uma plataforma de reabastecimento aéreo em grande escala. Então, essa capacidade no futuro irá mudar. Obviamente que a China terá mais facilidade em relação aos EUA devido à sua proximidade com outras regiões geo-estrategicamente importantes. Sua centralidade na ação requer menos bases no exterior para a mesma projeção de força, diminuindo a carga logística para projetar energia. Ter um bombardeiro furtivo com um raio de combate de… Read more »

XFF
XFF
Reply to  Matheus Santiago
6 meses atrás

Matheus Santiago^^^

Boa análise!

Matheus Santiago
Matheus Santiago
Reply to  XFF
6 meses atrás

XFF

É um prazer contribuir em meio a tantos aficionados pelo mundo militar.

ADRIANO MADUREIRA
ADRIANO MADUREIRA
6 meses atrás

Off-Topic: Governo francês injeta 7BI de euros na AirFrance… Que ajuda !

Antonio Renato Cançado
Antonio Renato Cançado
6 meses atrás

Qualquer semelhança com o Northrop B-2 Spirit é mera coincidência…rsrsrsrsrs

Carlos Eduardo Broglio Gasperin
Carlos Eduardo Broglio Gasperin
6 meses atrás

Bem feito para o capitalismo selvagem. Merecemos o vírus fabricado e todas essas coisas copiadas na cara dura. Como disse 2 meses atrás, China vencendo a 3 guerra.

Marcos10
Marcos10
6 meses atrás

Acho esquisito que chineses lancem um avião militar de cada tipo por semana, mas apanham com aeronave civis.

filipe
filipe
6 meses atrás

Copia exacta do B-2 e B-21 , é muito copy and past.

Zorann
Zorann
6 meses atrás

Todos só comentam a mesma coisa…. Porque é copia… ou porque é inferior…

A intenção agora não é ser superior e sim poder produzir em massa e formar alguns esquadrões. O que tornando-se realidade, traz mais dificuldades para os EUA e seus aliados.

Corsario137
Corsario137
6 meses atrás

Mudando de pato pra ganso…
Alguém sabe informar o porquê da movimentação tão expressiva de aeronaves A-1 e F-5 nas últimas semanas aqui no RJ? Hoje então parecia o LeBourget! Aliás, até A400M teve aqui na BAGL e não vi notícia disso em lugar nenhum.

Mauro
Mauro
Reply to  Corsario137
6 meses atrás

Estou estarrecido.

Jagderband#44
Jagderband#44
6 meses atrás
Jossias Tiago Uate
6 meses atrás

É muito interessante…
🤔

João Bosco
João Bosco
6 meses atrás

Cópia descarada do B-1 Spirit ……..

Pedro
Pedro
6 meses atrás

Quebrar o equilíbrio regional? Tá de brincadeira…. Submarinos nucleares, mísseis intercontinentais, porta aviões, 54 destroyers, maior exército no mundo, construindo ilhas artificiais e me soltam uma destas?

SmokingSnake 🐍
SmokingSnake 🐍
6 meses atrás

Chega a ser ridículo essas imagens, são claramente cópias que nem de longe devem ter todas as funções dos originais.

Kemen
Kemen
6 meses atrás

Gostaria que nós tivessemos a explosão econômica e industrial de China. E não é apologia a nenhum regime não. Duvido que alguém aqui não gostaria?

Nilton L Junior
Nilton L Junior
6 meses atrás

Mostra logo e acaba com esse mimimi.

Kemen
Kemen
Reply to  Nilton L Junior
6 meses atrás

O que é certo é justo, o que não é certo é ilegal.
comment image

Nilton L Junior
Nilton L Junior
Reply to  Kemen
6 meses atrás

Mas tche que coisa é essa ai

Kemen
Kemen
Reply to  Nilton L Junior
6 meses atrás

Tu ta voando né! Não sabe nem o que é um canhão! Não sabe nem como se aborda um pesqueiro chines pescando em aguas da Zona Econômica Exclusiva de outro pais.

Kemen
Kemen
Reply to  Nilton L Junior
6 meses atrás

Existem mais coisas alem da polarização binária, o mundo não é só 0 ou 1, tem mais mais números…

Kemen
Kemen
6 meses atrás

O Rei dos céus. Valeu.

sub urbano
sub urbano
6 meses atrás

20 anos atrás estavam pedindo ajuda ao Brasil para treinar seus pilotos para operar em porta aviões. Hoje estão apresentando um bombardeiro furtivo enquanto o Brasil volta a idade média com um presidente defendendo Terra Plana.

Ramon
Ramon
6 meses atrás

A China ( copiando ou não) está dando um salto tecnológico enorme,mas o brazuca formado na faculdade do Whatsapp fica enaltecendo o Super Tucano, que apesar de ser um avião e tanto, é um conceito de 30 anos.

Elcimar menassa
Elcimar menassa
6 meses atrás

é muita cópia…eita china..kkkkkk….. B2 puro

ADRIANO MADUREIRA
ADRIANO MADUREIRA
6 meses atrás

Muitos Céticos não acreditam no potencial chinês,pois acham que os chineses são inferiores tecnologicamente ou intelectualmente,mas ao contrario de nós eles investem em P&D. Há 20 anos, a pauta de exportação da China eram produtos sem valor agregado, a escala de produção e o custo barato da mão-de-obra eram os principais fatores de competitividade. Hoje, 90% dos computadores, 75% dos celulares e 80% dos painéis solares do mundo são produzidos por lá. Essa nova face da indústria chinesa é resultado de um investimento pesado em P&D. Um ótimo exemplo disso, é a Huawei Technologies, uma das empresas fabricantes de equipamentos… Read more »