Nakajima G10N Fugaku, o ‘Amerikabomber’ japonês

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    O Nakajima G10N Fugaku (japonês: 富 岳 ou 富 嶽, “Monte Fuji”) foi o “Amerikabomber” japonês projetado durante a Segunda Guerra Mundial, com a intenção de bombardear alvos nos Estados Unidos e continuar atravessando o Atlântico para pousar na Europa, reabastecer, rearmar e depois fazer o caminho de volta. Seria propulsado por motores radiais de 36 cilindros (6 x 5.000hp), acionando hélices coaxiais contra-rotativas em uma das configurações.

    Ele foi concebido contra alvos industriais ao longo da costa oeste (por exemplo, San Francisco) e no Centro-Oeste (por exemplo, Detroit, Chicago e Wichita) e nordeste (por exemplo, Nova York e Norfolk) ) dos Estados Unidos. O agravamento da situação de guerra no Japão resultou no cancelamento do projeto em 1944 e nenhum protótipo foi construído.

    Design e desenvolvimento

    O Fugaku teve sua origem no “Projeto Z (projeto de bombardeiro)”, uma especificação do Exército Imperial Japonês de 1942 para um bombardeiro intercontinental que poderia decolar das Ilhas Curilas, bombardear os Estados Unidos continentais e prosseguir, pousando na França ocupada pela Alemanha. Uma vez lá, seria reabastecido e rearmado e faria outra viagem de retorno.

    O Projeto Z pedia três variações na estrutura da aeronave: bombardeiro pesado, transporte (capaz de transportar 300 soldados) e um “gunship” armado com quarenta metralhadoras na fuselagem para ataques ao solo a uma taxa de 640 disparos por segundo (ou seja, 38.400 por minuto).

    O projeto foi concebido pelo chefe da Nakajima Aircraft Company, Chikuhei Nakajima. O design tinha asas retas e hélices de quatro pás contra-rotativas. Para economizar peso, parte do trem de pouso deveria ser descartado após a decolagem (sendo desnecessário no pouso com carga de bomba esvaziada), como havia sido planejado em alguns dos projetos concorrentes mais desenvolvidos do Amerikabomber na Alemanha. Usava seis motores, como nos concorrentes de projeto posteriores do Amerikabomber, para compensar quase todos os motores de aeronaves alemães limitados a níveis máximos de produção de 1.500 kW (2.000 hp).

    O desenvolvimento começou em janeiro de 1943, com uma instalação de projeto e fabricação construída em Mitaka, Tóquio. O motor Ha-54 (Ha-505) de 5.000 hp e 36 cilindros de Nakajima foi abandonado por ser muito complexo.

    O Projeto Z foi cancelado em julho de 1944 e o Fugaku nunca foi construído.

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