quarta-feira, dezembro 1, 2021

Gripen para o Brasil

Saab revela novo radar AESA para caças

Destaques

Alexandre Galante
Jornalista, designer, fotógrafo e piloto virtual - alexgalante@fordefesa.com.br

A Saab revelou um novo radar AESA de caça de banda X que se baseia em sua própria família PS-05/A no Gripen e utiliza a tecnologia de nitreto de gálio (GaN).

O radar foi testado em Gripen em abril.

O projeto do radar é separado do radar Raven empregado no Gripen E.

O novo radar deverá ser instalado nos Gripen C/D.

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Diego Tarses Cardoso

Tem chance desse radar ser produzido no Brasil ?

Fabio Araujo

Acho difícil repassarem uma tecnologia dessas! Esse não é o tipo de tecnologia que seja repassada!

Vilela

É o radar d gripen c e d, não do gipen e… O novo gripen é a versão e… O Brasil comprou o E… Esse radar d matéria é para atualizar as versoes antigas d gripen. O E já é de Nitreto de Galio.
Saudações

Ricardo Bigliazzi

Também supunha isso.

bjj

Vilela

O radar do Gripen E, Raven ES-05, possui a tecnologia GaAs e não GaN. A tecnologia GaN é empregada nos sistemas de interferência eletrônica do Gripen E.

Carlos Campos

Nenhuma, esse radar é de Nitreto de Gálio, o do nosso Gripen pelo que sei é de Arsenieto de Gálio que era a mais avançada tecnologia em radares a pouco tempo. agora se é melhor que o RAVEN eu não seu só testando, mas o fato de ser GaN, tecnicamente é uma evolução. mas segundo um colega aí o RAVEN é de GaN também, fato que eu não sei, já li que é de GaAs.

Augusto Mota

Pelo que entendi, esse é mais moderno que o Raven, já que é mais novo, o Brasil , se quiser, vai ter q pagar para obter essa atualização;

Wilson

Não é porque é mais novo que é superior.

O Raven tem capacidade de localizar alvos em um ângulo maior do que esse radar por exemplo, existe outro fatores que não conhecemos mas que impactam muito no desempenho dos radares o que torna difícil comparar os radares.

JSilva

Não faz sentido ter um radar melhor numa versão que está sendo atualizada do que a que vai entrar em serviço. Se essa versão fosse superior a tendência é que já fosse integrada ao Gripen E/F, pelo menos os da Suécia.

Kemen

É GaAs. Não sei se já compraram os RAVEN ES 05, ou se existe a posibilidade de usar o PS-05/A, desde que tivesse melhor desempenho.
Não sei, mas é possivel que a Saab tenha desenvolvido esse radar para os Gripen C/D, pelo limite de consumo que a versão C/D possa ter.

Zorann

Produzir ele aqui pra que? Par colocar vamos f-5? Não temos aviões para colocar estes radares

Rogerio Loureiro

Acho que o único radar produzido aqui será mesmo o SCIPIO para o AMX e olhe lá.

Fabio Araujo

Espero que esse radar consiga ser tão bom quanto falam, um projeto novo se o projetista foi conservador ao extremos nos números pode surpreender e ser melhor que o previsto, mas se por outro lado se o projetista superestimou os números ele pode ser pior que o esperado, só agora que esta pronto vamos conhecer o seu potencial.

bjj

As últimas versões do PS-05 já tinham alcance de cerca de 160 km contra alvos do tamanho de caças. Uma versão AESA com tecnologia GaN deve ter elevado muito esse número, tornando-o tão bom ou até melhor que o próprio Raven.

Reginaldo

O bom é que este radar pode ser um substituto para o Raven em caso de um possível cliente do Gripen-E sofrer embargo.

Marcelo Bardo

Exatamente. Lembro que a SAAB vinha trabalhando nele, mas optou pelo Raven no Gripen E por questões de prazo de entregas para o Brasil e Suécia.

2Hard4U

Exato.

torres

uma coisa esquisita aqui no site …tem alguem que só entra aqui pra negativar o comentario… mais nada! será que não tem mais o que fazer?

Coutinho

Sim, tem um fulano que negativa todos os comentários. Ignore que é falta do que fazer mesmo.

Kemen

O radar PS-05/A foi desenvolvido para atualizar os Gripen C/D, e não significa que tenha maior alcance que o Raven, a vantagem é que tem um rendimento melhor no que se refere ao consumo/potencia emitida. Os Gripen C/D antigos não tem grande disponibilidade de energia elétrica, diferente dos novos Gripen E/F cujos sistemas de energia foram dimensionados para a nova suite eletrônica, por isso um radar com rendimento em consumo melhor, que acho também poderiam ser usados nos nossos Gripen caso existisse algum ganho de performance de combate, não apenas o menor consumo de energia, o que até agora não… Read more »

Wellington Góes

Brasileiro é muito “ixperto”

Diego Tarses Cardoso

Concordo em um ponto: Sem trabalho duro e sério não passaremos de meros compradores para desenvolvedores.

Kemen

Nossa Culpa! Carinha, trabalho pra caramba, assim como muitos outros, o nosso problema não é trabalho, é politicagem” toma lá dá cá”, ma administração que só visa encher os bolsos, roubalheira geral disfarçada com compras superfaturadas, exportamos os melhores intelectos, vendemos as nossas melhores empresas e às vezes as deixamos quebrar, importamos os melhores ladrões e vigaristas, com as nossas brandas leis penais, que aqui aportam e até chegamos a proteger alguns que foram condenados lá fora. Somos conhecidos na bandidagem internacional como o pais da impunidade.

Mauricio Pacheco

Brasileiro é muito vira lata, isso sim!

Lucianno

Ninguém além da FAB está disposto a pagar o preço do F-35 e levar para o hangar o Gripen.
SAAB já percebeu que as vendas do “E” ficarão limitadas ao Brasil e resolveu fazer a coisa certa investir na versão “C” que tem um bom custo benefício e pode ser vendida para países periféricos com poucos recursos para adquirir um caça realmente de primeira linha.

Cesar

Alguém ai sabe qual é a real velocidade do f-5m tiger 2?
No site da FAB diz ser 2.112 km/h, já na wikipédia em inglês tá 1.700 km/h.
Na modernização ele deram um upgrade no motor?

Cesar

Desculpe pelo off-topic.

Kemen

+ ou – 1700 Km/h. Na realidade essa é a velocidade máxima. Os upgrades foram feitos para a nova suite eletrônica. Os motores não foram alterados.

Luiz Galvão

Pergunto aos universitários: Qual é a vantagem dessa tecnologia comparada a utilizada no radar que vai equipar os Gripen BR ?

Kemen

Todos os T/R dos AESA são feitos com Gálio. Os mais antigos com Arseniato de Galio e os mais recentes com Nitreto de Galio que geram mais potencia com menor consumo que os anteriores.
A Saab deve ter optado por desenvolver o seu proprio AESA para os Gripen C/D. A dúvida é se os Gripen E/F que serão comercializados no futuro pela SAAB, continuarão sendo equipados com o Raven ES 05 ou com o PS-05/A?

Oséias

De qualquer forma é uma boa noticia pra FAB. É sempre bom ter uma opção de radar homologada para o Gripen, em caso de haver problemas com o outro fornecedor.

Wellington Góes

Demorou…. E muito….

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