Hensoldt lança sistema de ataque eletrônico aerotransportado

    2710
    68

    ULM, Alemanha — O fornecedor de soluções de sensores Hensoldt desenvolveu um sistema modular de combate eletrônico aéreo: Kalætron Attack. Ao neutralizar os radares de controle de tiro do inimigo a diferentes distâncias, preserva a liberdade de movimento das forças aéreas que o empregam e de seus aliados, mesmo quando confrontados com os sistemas de defesa aérea de ponta.

    O Kalætron Attack é uma nova adição à família de produtos de guerra eletrônica Kalætron, que usa hardware totalmente digitalizado e inteligência artificial para detectar ameaças às forças aéreas baseadas em radar em tempo recorde e neutralizá-las com contramedidas eletrônicas direcionadas (ECM).

    “Nosso Kalætron Integral usa a mais recente tecnologia de sensores para detectar ameaças baseadas em radar desde o início”, explicou Celia Pelaz, chefe da Divisão de Domínio do Espectro e Soluções Aerotransportadas da Hensoldt. “O Kalætron Attack agora adiciona um componente de interferência eletrônica ativo, que ofusca ou engana os sistemas ameaçadores usando sinais de interferência replicados com precisão. Dessa maneira, o Kalætron Attack expande as opções operacionais de aeronaves de combate, que agora também podem operar em zonas anti-acesso/negação de área (A2/AD).”

    Devido ao seu design totalmente digital, o Kalætron Attack detecta e identifica posições de defesa aérea muito rapidamente em uma ampla faixa de frequência. A unidade usa técnicas de inteligência artificial (IA) para reconhecer novos padrões de ameaças a partir de uma enorme quantidade de pulsos coletados. Isso é especialmente importante para identificar os mais recentes sistemas de radar de defesa aérea, que cobrem uma faixa de frequência extremamente ampla ou pulam entre frequências específicas em frações de segundo.

    O Kalætron Attack pode ser ajustado de maneira flexível às mudanças de ameaças, usando designs inovadores de antenas com tecnologia AESA (array digitalizado eletronicamente), processamento de sinal totalmente digital e algoritmos de IA. A família de produtos Kalætron, portanto, forma a base para permitir que as aeronaves de combate não apenas assumam um papel de combate eletrônico (ECR) e executem interferência de escolta em aeronaves, mas também para protegê-las a uma grande distância através de interferência.

    A experiência de conflitos recentes mostrou que esses equipamentos projetados para combater a ameaça representada pelos mais recentes sistemas de defesa aérea serão essenciais para aeronaves desdobradas no futuro. Com o ‘Kalaetron Attack’, a Hensoldt, como a Casa Alemã de Sensores, gostaria de fornecer uma resposta nacional ao programa luWES (luWES = luftgestützte Wirkung im elektromagnetischen Spektrum) e contribuir substancialmente para futuros programas de cooperação em defesa da Europa, como o FCAS.

    A Hensoldt é pioneira em tecnologia e inovação na área de eletrônicos de defesa e segurança. A empresa, sediada em Taufkirchen, perto de Munique, é uma campeã alemã com um papel estrategicamente líder no campo de soluções de sensores para aplicações de defesa e não defesa. Com uma força de trabalho de aproximadamente 5.500 pessoas, a Hensoldt gera receita anual de 1,14 bilhão de euros (2019).

    Subscribe
    Notify of
    guest