quinta-feira, janeiro 27, 2022

Gripen para o Brasil

Boeing desiste de comprar a Embraer

Destaques

Alexandre Galante
Jornalista, designer, fotógrafo e piloto virtual - alexgalante@fordefesa.com.br

A revista Veja noticiou que a americana Boeing desistiu do acordo bilionário pela compra da brasileira Embraer.

A crise causada pelo novo coronavírus (Covid-19) e a dificuldade de operação de voos foram a pá de cal para que a empresa dos Estados Unidos desistisse da negociação de 4,2 bilhões de dólares pela compra da companhia brasileira.

A negociação envolvia a fusão entre as duas empresas, que teria 80% da nova companhia comandada pela Boeing. Aprovado pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica, o Cade, o acordo tinha até esta sexta-feira, 24, para ser ratificado.

Segundo fontes ouvidas por Veja, a diretoria da Embraer estava ciente de que a Boeing daria para trás e que o acordo foi por água abaixo. A pressão do presidente americano, Donald Trump, em meio ao auxílio destinado pelo governo dos Estados Unidos para manter a empresa viva com as dificuldades amargadas pelo setor aéreo graças à pandemia inviabilizaram o acordo.

Leia mais clicando aqui.

- Advertisement -

175 Comments

Subscribe
Notify of
guest
175 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Fernando Turatti

A sentença de morte da Embraer acabou de ser decretada.
O curioso é que tem alguns insanos a comemorar. O que alguém poderia querer mais do que uma empresa descapitalizada, em meio a uma crise de demanda, concorrendo contra uma subsidiária da Airbus?
Viva o Brasil, viva o Estado gigante que impediu a agilidade no negócio, que por fim, matou o mesmo.

Call Raddi

Mas o Estado gigante não atrapalhou a negociação , foi a crise mundial no setor aéreo.

Camargoer

Caro Call. Quem sabe agora o BNDES financia a Embraer para comprar a Boeing.

Antoniokings

Camargoer

Dá ideia, não!!!!
Deixa a Boeing afundar sozinha.
Ou com o Governo americano junto, se eles quiserem.

Camargoer

Olá AntonioK. Sexta feira 24 de abril será lembrada pela cor de sangue. Red Friday.

Antoniokings

Camargoer

O sujeito lá do Norte está muito doidão.
Deve ter injetado desinfetante na veia.
kkkk

Saudações!

Camargoer

Olá AntonioK. Nessas horas, o que vai doer nos olhos é cheirar amoníaco. Um grane abraço com cheiro de amaciante “confort”.

Gil

Só jornal progressista pra mentir com a história de desinfectante na veia, e só um acólito pra acreditar em baboseiras.

Antoniokings

Tem vídeo do parvo do Trump sugerindo isso.
E a reação da médica Deborah Birx ao ouvir essa sandice bombou na rede.

Camaergoer

Olá AntonioK. Eu também percebi que por aqui, abaixo do equador, muita gente perdeu o fio da meada.

Saldanha da Gama

Dá ideia sim Kings, prefiro ela aqui no Brasil (SONHO,SONHO) do que destruída por apenas ser dos eua…. BRASIL, tem que estar acima de partidos, ideologias e políticos. Abraços

SmokingSnake 🐍

Acontece que eles tem muito mais dinheiro para salvar a Boeing do que o Brasil tem para salvar a Embraer

Camargoer

Caro Smoling. Existem vários ideias que podem ser implementadas ou até uma combinação delas. A primeira são compras públicas (um segundo lote de F39 por exemplo). Outros seriam injeções de capital por meio do BNDES, com o governo se tornando sócio da Embraer. Outro seriam empréstimos facilitados. A Embraer pode diversificar como por exemplo construindo trens para os metros das capitais… ou um pouco de cada coisa. Quando o Armínio Fraga fala em “imprimir” direito ele tem razão. O país está com 12% de desemprego (agora deve ser mais) com uma redução da atividade econômica (li algo com -3% no… Read more »

Sequim

Já está havendo troca desse neoliberalismo irresponsável por políticas públicas de indução econômica por criação de demanda via compras governamentais. Esse plano Pró-Brasil é o começo do fim desse neoliberalismo fanático e rasteiro. O próximo a pedir o boné é o Paulo Guedes.

Camaergoer

Caro Sequim. O plano pró-Brasil é apenas um rascunho (ou menos que isso). Falta clareza e detalhamento. O governo federal precisa distribuir renda para as populações mais pobres; precisa fazer um programa de compras públicas (nesse momento pode ser em torno das necessidades materiais da pandemia); precisa retomar o programa de obras públicas em duas frentes, sendo uma finalizar as obras paralisadas de um lado e licitar pequenas e médias obras de impacto local pelo outro. A distribuição de renda pode ser feita pelo pagamento de “abonos” no bolsa-família (um abono de 1 salário mínimo nas contas do bolsa-família é… Read more »

Sequim

Pois então, professor. Por isso que eu disse que é o começo do fim. Será necessário acabar com essa ridícula Lei do Teto dos gastos públicos se quisermos reativar a economia nacional. O único capaz de reativá-la será o Estado. Vide os EUA, que até agora já aprovaram 2 pacotes de estímulo à economia de quase 1.5 trilhão de dólares. Isso os neoliberais fingem não ver: quando a coisa fica séria, é o Estado a solução.

Antoniokings

Sequim

Paulo Guedes nunca foi formulador de política econômica.
Sempre foi e será um simples operador de mercado financeiro.

Camaergoer

Olá AntonioK. Concordo com você. Aliás, depois de mais de um ano na frente do superministério da economia (coisa que o Collor tentou e não funcionou) é impossível lembrar de qualquer programa econômico (que tenha funcionado ou fracassado). O Gen.Braga (Casa Civil) apresentou a ideia de retomar os investimentos por meio de parcerias com o setor privado, com uma proporção de R$ 200 bilhões privados e R$ 30 bilhões públicos. Considerando o panorama internacional, acho improvável que seja possível firmar essas parcerias. Por outro lado, o Brasil faz parte do banco dos BRICS (25% do capital) mas apenas 10% dos… Read more »

USS Independence

Um “simples operador” do mercado financeiro e bilionário você quis dizer.
Sua torcida fanática pela esquerda é de dar pena.

Sequim

Sua torcida fanática da extrema direita bolsominion não te permite entender que o Paulo Guedes é uma nulidade. Nem mesmo foi capaz de operacionalizar a ajuda emergencial aos mais necessitados . Por miopia ideológica não queria conceder tal ajuda. Guedes sequer foi capaz de entender que essa ajuda seria uma garantia de impedir revoltas populares que poderiam comprometer a continuidade do desmonte da economia brasileira. Uma completa incompetência.

Flanker

E assim vão vocês, extremistas de esquerda e de direita, empesteando todo e qualquer espaço de debate….polarizado ao extremo as discussões…..dividindo tudo e todos……sem perceber que esses extremismos são o problema e não a solução…..cambada de descerebrados…..defensores de bandidos….de ambos os lados……

Sequim

Vocês, “isentos”, são o sal da terra e o maná que cai do céu, né não? O que acho engraçado é que em um espaço democrático como este, no qual há pluralismo de opiniões, os que expressam opiniões divergentes são tachados de descerebrados. Se este ambiente de debate não lhe agrada, apenas lamento.

Coutinho

A questão é que aqui é um blog de aviação. Vocês saíram totalmente do tema. O debate até pode ser importante, mas aqui não é o lugar para isso.

Gil

Quando o Trump começou a bombar a economia de USA, com a acertada ideia de que eles tinham que fazer retornar as empresas norte americanas para o país, eu sabia que a China não ia ficar de braços cruzados. Esse virus não esta ai de casualidade, tampouco esta ai porque un chines tenha comido um morcego o uma serpente, os chineses levam mais de 6 mil anos comendo tudo o que se move (se baixará algum ET na terra, os chineses imediatamente pensaram, que em qual e o gosto que eles teriam) esse virus saiu de um dos muitos laboratorios… Read more »

Sequim

Como são ótimas as teorias da conspiração. Pode-se afirmar qualquer coisa sem a necessidade de provar. Aos fatos: 1. Várias instituições de pesquisa no mundo, incluindo americanas, já comprovaram que o novo coronavírus é uma evolução de outros coronavírus. Daí o porquê de ser chamado de NOVO coronavírus. Não precisa de teorias da conspiração o tempo todo para tentar entender o surgimento da COVID 19. Basta a teoria da evolução das espécies de Darwin; 2. Pestes vindas da Ásia existem desde os tempos de Roma. Exemplo disso é a Peste Antonina, uma epidemia que devastou o Império Wan (China antiga)… Read more »

Gil

A Boeing e USA afundarem!
Outro que não tomou a sua medicina.

Antoniokings

Os que tomaram ‘a medicina’ foram, a conselho de Trump, 30 novaiorquino que se intoxicaram devido à exposição a desinfetantes.
Surreal!
E macabro!

Saldanha da Gama

Meu caro Camargoer…que OS ANJOS digam amém… Já que o banco financiou tanta coisa fora, portos, aeroportos, estradas, metrôs ditadores africanos etc…. Empresa estratégica não se vende e nem se doa, se administra com profissionais competentes e se possível de carreira e não por indicação política(deveria ser o mesmo no stf) Abraços

Ten Murphy

“Quem sabe agora o BNDES financia a Embraer para comprar a Boeing.”

Quem dera, Camargoer, quem dera.

Camaergoer

Caro Murphy. Será preciso trocar o ministro da economia que por sua vez trocaria o presidente do BNDES. A atual equipe é muito econômica quando á capacidade de fomento, investimento e compras públicas. Tenho impressão que esse pessoal focado em mostrar resultado para o acionista fica meio perdido quando estão no governo porque o Estado não tem ações na bolsa.

Mercenário

Camargoer,

Vocês estava seguramente mais satisfeito quando o BNDES financiava obras em Cuba, não?

O Chato

Mercenário, falando francamente, se fosse o caso de o Brasil, ao final, ter uma participação naquele porto (parece que foi só empréstimo mesmo) e os EUA continuarem a política de redução do isolamento de Cuba que fora iniciado pelo Obama, a empreitada até que poderia ter sido vantajosa.

Mesmo hoje, se nossa gestão fosse mais esperta, o país poderia tentar reverter parte do prejuízo cobrando participação societária naquele porto, visto que, no momento, não há qualquer perspectiva de pagamento do valor emprestado, já que o Trump endureceu o isolamento daquele país mais uma vez.

Camargoer

Caro Fernando. Primeiro foi o Snowden que divulgou a espionagem da NSA grampeando a Dilma que tirou a venda dos F18. Agora um “comunavirus” derruba a compra da Embraer. Lembrando que as desgraças sempre aparecem em três….. A Boeing precisa de uma boa benzedeira.

Augusto L

Fernando é pior, agora com o pais na mão do congresso, safados vão vender para à China. O presidente era a única coisa que impedia a influência chinesa de dominar o cenário nacional.

Camargoer

Caro Augusto. Qual presidente, o Trump ou da Boeing?

Leonardo

Nem tudo está perdido…O Presidente tem o apoio de Roberto Jefferson, Waldemar da Costa Neto e Arthur Lira no congresso.

Luciano

Agora a coisa vai pra frente! #SQN! Grande dia!!!

GILBERT

Que nada tudo é politicagem a Embraer sobrevive. Segundo se a Boeing compra a Embraer a Embraer já morre ali e passa a ser Boeing do Brasil e em um prazo de + ou – 10 anos ela só faria manutenção no Brasil e a a nata da mão de obra mudaria para os EUA incluindo a fabricação das aeronaves e perderíamos mustos milhões em impostos arrecadados no Brasil com a venda das aeronaves. então. para mim a venda da Embraer para a Boeing ou qualquer outra empresa é a decretação de morte da Embraer. Agora vejo uma chance de… Read more »

Mario

Cara tem um monte de projeto que a Embraer podia abraçar como a Desaer, pra mim a boing ia castra a embraer, melhor assim ela sem o controle americano.

Zorann

É oque eu tenho medo também

Camargoer

Olá Zorann. Lembrei da Regina Duarte, atual secretaria de Cultura.

Carlos p silva

A mais pura verdade…que não querem ouvir….agora pra salvar a empresa vão entregar para os chinezinhos amigos

Camargoer

Caro Carlos. Talvez não. O governo brasileiro pode atuar de vários modos, por exemplo contratando um segundo lote de F39E/F que sejam fabricados no Brasil. De um modo ou de outro, a aviação comercial brasileira terá que renovar sua frota em algum momento, portanto há uma oportunidade para a Embraer fornecer esses aviões. Para isso, será necessário um acordo interno entre as empresas aéreas, a Embraer e o governo federal (antes, tem que trocar o ministro da Economia)

Rafa_Positronn

Deixa de Maluquice

A Boeing é uma MASSA FALIDA

essa falencia já está contratada há muito tempo

Acorda capacho

Mgtow

Estado gigante é tudo. Amão do estado tem que pesar mesmo quando o assunto é questões estrategicas.
Chora aí rentistinha, que ganhar dinheiro sem trabalhar é? Com a EMBRAER não. EMBRAER é do Brasil. Ja chega Alcantara que o teu grupo de ladrões entregaram aos EUA

Mercenário

Quem gosta de ganhar dinheiro sem trabalhar é funcionário público.
E dale greve, produtividade baixa, cafezinho….

marcilio lemos de araujo

Mercenário, um bom dia, gostaria de deixar a minha indignação com a sua colocação acerca do servidor Publico, acredito que vc conhece uma parte perniciosa de “servidores públicos”, a generalização é idiota, péssimos funcionários tem em todo lugar, penso que vc deveria prestar um serviço voluntário no serviço público para vc vislumbrar de fato o que é Servidor Público, te convido a trabalhar no Hospital Público Regional de Betim\MG no meio dessa pandemia e ficaremos imensamente gratos com a sua contribuição, abs.

carcara_br

Outra análise possível é que um processo mais célere não sobrasse absolutamente nada pra salvar.

Edu

Sentença de morte é ser absorvida por outra empresa.
Agora, diante desta inesperada crise, a Embraer precisará de toda sua criatividade para sair por cima, quem sabe até entrar numa verdadeira e justa parceria com a Boeing para o desenvolvimento de um novo narrow num futuro próximo. A Boeing nunca escondeu que quer a engenharia da Embraer nesse processo. Sem contar que o mercado vai se mover para aeronaves menores, onde a Embraer ainda lidera e tem produtos muito eficientes para oferecer.

Allan Lemos

Sentença de morte?A Embraer chegou até onde chegou sozinha,com as próprias pernas.Ela não vai falir porque tem gestores competentes.
Insano é quem defende o esfacelamento de uma empresa altamente estratégica para as Forças Armadas,indústria e setor aeroespacial do Brasil.
Você é acionista da Embraer?Possui cidadania americana?Então você não teria absolutamente nada a ganhar com essa violação do Brasil.

Samuca cobre

Sozinha??? Você está um pouquinho enganado… o governo federal ajudou, e ajudou muito…

Xerem

Samuca cobre Pelo amor de Deus ele ta falando sozinha porque nao tem parceria ou compra insana e de total traição com o pais como essa da Boeing para com a EMBRAER e demais a mais o governo americano ja tirou a GM ,Boeing etc da falência colocando vários milhoes e ate bilhoes para salva-las !

Foxtrot

Começou o mi mi mi das és amantes do Tio San.
Acabou, perderam o visto no Green card e foram traídas pelo seus amantes mais uma vez kkkkkkk.
Mais outra dedada no “olho” é muito triste em!

Xerem

Pois e soja,mascaras da China ,Embraer etc e graças a Deus por isso que o povo brasileiro e o governo tome vergonha na cara e vejam que os EUA nunca foram nossos parceiros e amigos em nada so tem interesses e que o Brasil faça com eles o mesmo !

guilherme santos

Agora é com você Mourão. Bota ordem na casa e seja um Estadista de verdade. EMBRAER É BRASILEIRA !!!

Camargoer

Olá Guilherme. Esse “comunavirus” está fazendo um estrago. Mais um pouquinho começo a acreditar que ele foi feito em um laboratório de uma universidade federal no Brasil.

Luciano

Olá, Camargoer. Pois é, no final foram os “parasitas” que resolveram dar uma sacudida nisso tudo!rsrs

Camargoer

Olá Luciano. Algumas coisas ganharam significado. Outro exemplo, chamar alguém de “globalista” é ser o contrário de um “terraplanista”. Daqui para frente, lembraremos do Ernesto “renato” Aragão quando alguém dizer que comunismo é uma doença.

Zorann

A Embraer não é brasileira a muito tempo… Pelo seu discurso, possivelmente vc. Nem sabe disso

Saldanha da Gama

2!!!!!!!!!!!! ahh e onde assino

Jefferson Ferreira

Não a EMBRAER é dos acionistas!!!

Ferreras

A notícia deveria ser Boeing adia compra da Embraer, das duas uma: ou uma das duas quebra ou a Boeing sempre vai querer comprar a Embraer.

Camargoer

Caro Ferreiras. São decisões bem diferentes. O divulgado foi que desistiu mesmo.

Marcos10

De fato. O acordo inicial previa até a data de ontem para concretizar o negócio, porém, por razões óbvias, não foi feito. O resto é a imprensa escrevendo o que não disseram ou o que não houve.

Renato B.

A Boeing está lutando pela sobrevivência, a situação deles já era ruim antes. No momento não podem se dar ao luxo de gastar esse dinheiro.

J.Eduard

Será verdade uma notícia tão boa??

J.Eduard

Até que enfim uma notícia boa? melhor as dificuldades do que cair nas mãos de espertalhões desonestos.

gordo

Com certeza. Ela terá dificuldades como todo o resto do Mundo vai ter. A Embraer tem expertise e é atrativa para cooperação com outras empresas que a tratem com equidade.

Renato B.

Concordo, uma boa notícia para variar.

Marcos10

Notícia divulgada pela Reuters é mais pé no chão, do que esse lixo publicado pela Veja.
“Uma fonte familiarizada com as negociações disse que a Boeing segue comprometida com o negócio e que seria complexo reverter a divisão do braço comercial da Embraer, cujos jatos regionais E2 competem com o Airbus A220.
Analistas não descartam uma segunda tentativa de concluir o acordo estratégico se o negócio fracassar.”

Cristiano de Aquino Campos

Não importa as versões perante os fatos. E o fato que a Veja noticiou era a desistência do negôcio pela boeing. Foi acusada de mentir, de ser jornaleco e coisa e tal. Pé no chão ou não eles não mentiram.

Samuca cobre

Concordo plenamente com você….muito cedo para especulações!!!

Camaergoer

Olá Samuca. Os dois confirmaram que não deu negócio. Inclusive, já estão brigando porque a Boeing fala que a culpa é da Embraer para não pagar a multa e a Embraer fala que a culpa é da Boeing para receber a multa.

Zorann

A notícia é péssima. A pergunta que fica é quem vai socorrer a Embraer. Não se enganem teremos uma retração enorme no mercado. Contratos serão cancelados, entregas postergadas, não haverá receita….e um passivo enorme para ser pago.

Camargoer

Caro Zorann. De certo modo, concordo com você. A Boeing desistiu do negócio porque ela está fragilizada devido o fracasso o 737 Max e pelo péssimo cenário econômico dos próximos anos. Não há garantia que a “boeing brasil commercial” sobrevivesse após a conclusão do negócio (provável que fosse a primeira subsidiária da Boeing a ser fechada). A decisão da Boeing deixa a Embraer sozinha e pior, com dois anos de “atraso” pois decisões foram adiadas, investimentos e planos foram interrompidos. O mercado aeronáutico estará fechado nos próximos anos para qualquer novo investimento (aliás, o caso do A380 mostra que o… Read more »

Zorann

Em um país como o nosso que nunca consegue sair da crise. Cujo futuro deste governo e de nossa economia é absolutamente incerto, o momento não poderia ter sido pior.

Camargoer

Caro Zorann. Discordo da ideia que o país nunca consegue sair da crise. A economia é cíclica, como momentos de expansão e contração. Os momentos de expansão sempre foram maiores que os de contração, tanto que desde a época do Império, o PIB brasileiros sempre esteve entre os 15 maiores do mundo. Os problemas brasileiros estão mais relacionados com a desigualdade social. Durante o Império, o país era uma potência escravocrata. Durante a primeira república, a população era praticamente pobre e analfabeta (com exceção da oligarquia latifundiária). Na década de 50, metade da população adulta ainda era analfabeta. No início… Read more »

Victor F.

Camargoer, a partir do breve panorama histórico que você trouxe, é fácil ver que nos pontos que você trouxe não evoluímos nada nos últimos 100 anos. O número de pessoas inscritas para receber o auxílio emergencial (ou até mesmo os que recebem bolsa família) mostra que ainda temos um povo extremamente carente de recursos econômicos. Para se ter uma ideia, um carro popular no Brasil custa mais de 40.000 salários mínimos. Um smartphone básico custa entre 1 e 2. Essa situação de carência generalizada faz com que o cenário de dependência estatal (leia-se dos governantes) seja tão grande que me… Read more »

Camaergoer

Olá Vitor. O Brasil teve muitos avanças. A expectativa de vida há 100 anos era de 30 anos (até ano passado era de 75), a analfabetismo está em 5%, hoje existe sistema de saúde e educação pública (tem problemas sérios, mas há 50 anos nem existia SUS e faltavam vagas nas escolas). Antes da II Guerra, os jovens precisavam se mudar para as capitais para fazer ensino médio (essa foi a história de vida de grandes jornalistas e escritores, como Zuenir Ventura, que foram com 15 anos morar no Rio de Janeiro, ou Recife ou São Paulo para continuar os… Read more »

Luiz Trindade

A economia é cíclica porque ainda se tem a ilusão errada de que sempre tem que se ter projeções à frente de lucros. Só que matematicamente isso se torna impossível pois não temos todos habitantes do planeta ganhando cada vez mais. Isso se torna insustentável. A economia tem de se reinventar e prever retrações por ela mesma e não acusar que a falta de lucro é recessão.

Mgtow

Sim é pessima…pessima para vendilhões da patria que sonham com o Brasil como um cabaré de americano.

Allan Lemos

Ah sim,a Boeing quis dar uma de boa samaritana e vir aqui “socorrer” a Embraer.
Você é muito iludido.A Boeing não ia ajudar a Embraer,ia se apropriar de suas patentes,engenheiros,know-how e levar tudo para os EUA,deixando a “Boeing do Brasil” as traças.E quando as Forças Armadas brasileiras precisassem de alguma tecnologica,iam ter que recorrer a indústria americana já que a Embraer Defesa e Segurança,sem os recursos da Embraer principal,seria capaz apenas de apertar parafusos.
Ótima notícia,vitória do Brasil,apesar dos brasileiros.

Zorann

E eu que sou o iludido né?

Saldanha da Gama

Realmente a sorte ou Deus *como quiserem) voltou a olhar e sorrir por nós!!!! E agora acionistas?

Fernando EMB

Sorte??? Ainda acredito que o acordo sai. Para mim sorte seria o acordo sair, talvez em outras condições e talvez mais para frente.

Sincero Brasileiro da Silva

No meio o caos uma notícia ótima!

Sincero Brasileiro da Silva

…Mas é melhor esperar para ver se isso é verdade!

Camargoer

Caro Sincero, se for verdade talvez seja melhor mudar de canal.

Saldanha da Gama

2

Sincero Brasileiro da Silva

Qual seria a vantagem dessa “parceria”? F-18? F-15? Não! Então tchau!!!

Argos

Esquece F-15, F-18, F-35…
Vamos de Gripen e acabou, não adianta ficar chorando sobre leite derramado!

Hélio

Inclusive, Gripe muito superior.

Allan Lemos

A vantagem seria duas marias-mole e um pirulito para serem divididos entre os acionistas da Embraer traidores da Pátria.

Fernando EMB

Prefiro me basear em fontes mais confiáveis. A CVM questionou a Embraer sobre as notícias dos últimos dias, e ela respondeu, em comunicado a CVM, que a data limite prevista no acordo, para sua conclusão foi atingida mas que, diante do novo cenário estão negociando um novo prazo. Ou seja as negociações continuam e talvez o acordo fique para depois. Quando a situação estiver mais estável.

André Bueno

É o que penso, apesar de querer a Embraer “pura”. Mas esse é apenas o meu desejo. Seria muito bom que, se ocorrer, a união fosse em outras bases, que a Embraer ficasse com mais do que os 20%. Isso ajudaria a financiar as outras divisões.

Jmgboston

A desistencia da Boeing não quer dizer que a Embraer está em céu de brigadeiro ou que a Boenig vai quebrar como muitos comemoram. Ela vai vender para quem nessa crise financeira que vai piorar? Digo vender o suficiente para sobreviver, não 10 ou 20 aviões.

Mgtow

Obrigado meu deus por atender minhas orações. EMBRAER é Brasil.
Entreguistas, lavajatistas vendilhões da pátria…..cairam do cavalo

Flanker

Meu Deus…..que mistura! A lava-jato te incomodou? Os bilhões repatriados e devolvidos são mentira? Se tu não souber separar uma coisa da outra, cai na vala comum dos haters tanto de esquerda como de direita que infestam o Brasil….

Mgtow

Sim, me incomodou. É um operação partidaria de perseguição a inimigos politicos. Sim me incomodou, destruiu a nossas empresas de ponta, empresa de engenharia pesada na qual o Brasil lutava pau a pau com empresas de paises como os EUA. Dinheiro Repatriado? Pra quê? Para o fundo partidario que um certo procurador de um certo estado americano em solo brasileiro? Sei…..pra cima de mim…..hahahaha

carcara_br

Imagine se a crise ocorre num momento de maior maturidade da fusão das empresas, não ia sobrar nada aqui, no Brasil.

Carlito

Quando começou toda essa história sobre Boeing e Embraer, eu disse que “tudo pode acontecer, inclusive nada”. O fato é que os cenários mudaram muito desde que surgiu a notícia. Seja lá o que aconteça, é sempre bom.lembrar que: 01) Não, a Boeing não está (ou estava comprando a Embraer). Muita gente não entendeu isso até hoje, ou pelo menos finge que não entendeu. 02) O negócio faz ou fazia sentido. Independentemente da opinião de cada um, a Embraer já estava operando no vermelho há um bom tempo, e as perspectivas de mercado não eram (e ainda não são) nada… Read more »

Allan Lemos

Falou o economista acionista da Embraer.Se toca.
A Embraer não é o mercadinho da esquina que pode abrir,fechar,demitir e contratar que ninguém vai dar a mínima.A Embraer é uma empresa ESTRATÉGICA,sabe o que é isso?Ela é o melhor que temos quando se trata de produtos de alto valor agregado,indústria aeroespacial e também militar.
Com essa venda,nossas patentes,engenheiros e know-how iam parar em mãos estrangeiras.Causando um prejuízo imenso à indústria nacional,direta e indiretamente.
E a Embraer Defesa e Segurança,sem o suporte da Embraer principal,seria jogada as traças.Seja mais patriota.

Carlito

Prezado, sendo uma empresa pública e com ações disponíveis na Bolsa de Valores, qalquer um pode tornar-se acionista da Embraer. Sobre empresas e definições, posso lhe assegurar que estou bastante familiarizado com o assunto, visto que tenho dedicado minha vida profissional exercendo minhas atividades em grandes empresas mundo afora. Sou graduado e pós-graduado nas melhores e mais concorridas universidades latino-americanas, trabalhei em três país distintos além do Brasil, e creio saber o básico sobre como essa banda toca. Creio que antes de comentar, você deveria aprender a ler e a interpretar textos, pois eu disse que mesmo sob um cenário… Read more »

Allan Lemos

Então somos dois amigo,porque aparentemente você também precisa de aulas de interpretação de texto,já que evidentemente não conseguiu compreender o meu post. A comparação que eu fiz entre a Embraer e um mercadinho de esquina não foi na tentativa de colocar os atributos econômicos de ambos lado a lado.Mas sim no sentido de te fazer compreender que,diferente de um mercadinho de esquina(ou 99% das empresas nacionais),a Embraer possui um valor altamente estratégico para indústria militar e aeroespacial local. Se,por exemplo,o Walmart quisesse adquirir o Grupo Pão de Açúcar,eu seria muito favorável desde que isso trouxesse ganhos econômicos para o varejo… Read more »

Carlito

Você continua tendo problemas de leitura, pois afirmei justamente que a Embraer NÃO irá falir ou fechar, portanto vossa bravata continua sendo absolutamente sem sentido. Passados vários meses desde o anúncio das negociações entre Boeing e Embraer, você ainda finge não compreender que não era a empresa brasileira que estava supostamente sendo adquirida, e sim uma de suas linhas de produtos. Linhas de produtos pertencentes a uma empresa privada, da qual você não é acionista e nem funcionário. Você é quele tipinho que se diz interessado por assuntos nacionais e estratégicos, mas que nunca moveram uma palha para contribuir para… Read more »

Allan Lemos

Me mostre onde exatamente eu afirmei que você teria dito que a Embraer iria falir,não tente colocar palavras na minha “boca” (as aspas são para ver se você dessa vez vai compreender o sentido não literal da palavra). Você insiste em tratar a Embraer como só mais uma empresa.Novamente eu digo:a Embraer possui um valor estratégico que outras empresas não possuem. 1-É a principal empresa nacional que fabrica produtos de alto valor agregado. 2-Possui um know-how que pouquíssimas empresas possuem. 3-A empresa é importante para as Forças Armadas. 4-Mesmo o negócio envolvendo apenas o setor civil,já seria uma perda imensurável… Read more »

Carlito

É um patriota que deseja ver o Brasil como uma grande nação, mas continua sendo alguém completamente incapa de contribuir para tal. Quer ter orgulho com o trabalho alheio. Um grande parasita. Mas tudo bem, é patriota! No mais, continua sem ter a capacidade de interpretar um texto simples. Tudo que eu disse é que a Embraer é suficientemente grande para resistir a uma grande crise, e que mesmo encolhida em relação ao que é hoje, continuará sendo uma empresa de grande relevância em nível global. Também é totalmente e completamente incapaz de compreender que mesmo sem a divisão de… Read more »

Allan Lemos

Nossa,não sabia que eu estava conversando com um especialista em minha vida,nesse caso mil perdões. Você acha que 20% dos lucros é bom?Beleza,isso é relativo.Mas e aquele engenheiro formado no ITA com 2 doutorados que trabalha desenvolvendo o código-fonte de um avião militar da Embraer Defesa e Segurança?Você vai arrumar outro emprego para ele depois que o projeto terminar e os serviços dele não serem mais necessários na EDS? Aliás,se a Boeing simplesmente decidir levar para os EUA a linha de produção de Gavião Peixoto,você vai empregar todos os demitidos na sua empresa? Além disso,seria ótimo ver uma empresa estrangeira… Read more »

Carlito

Você continua confundindo alhos com bugalhos. O engenheiro formado pelo ITA e com dois doutorados continuará trabalhando na Embraer, uma vez que a empresa continua ativa, a não ser, é claro, que você possua informações privilegiadas sobre o futuro da Embraer e das forças armadas que dizem que não haverá mais projetos futuros. Aliás, não havendo novos projetos militares, o engenheiro formado pelo ITA estará desempregado de qualquer forma. Mas para quem é qualificado, nunca faltará oportunidades, ainda que no exterior. Comigo mesmo foi assim. E sinceramente? Só retornei ao Brasil por meras questões familiares. Mas é bom saber que… Read more »

Allan Lemos

E você continua a tratar a Embraer como se ela fosse uma empresa qualquer,ignorando convenientemente o seu papel ímpar como maior empresa do Brasil no setor aeroespacial e uma das líderes globais da aviação. Ignora também o fato de que se fosse o oposto(Embraer comprando a Boeing),o Congresso americano jamais admitiria tal negócio. Você está certo,toda empresa está sujeita a decisão de seus administradores,no entanto a Embraer não decidiria tirar as fábricas do Brasil assim do nada.Talvez não fosse nem viável devido a pressão dos sindicatos,Ministério do Trabalho e talvez até mesmo a União ou SP poderiam entrar em jogo… Read more »

Carlito

Meu caro, eu estou dizendo desde o início que ainda que encolhida e sem a divisão de aviação comercial, a Embraer continuaria sendo uma das maiores empresa mais relevantes do setor, uma vez que atua em muitos outros mercados. Eu também mencionei que através da opção de Golden Share, o governo atuou para que as divisões consideradas estratégicas (entenda-se a divisão de defesa) ficassem de fora das negociações. E ainda que 100% da Embraer fosse vendida, Ela estaria sujeito a uma série de legialações e contratos que dificultariam a retirada das fábricas do território nacional. Mas se os esforços forem… Read more »

Flanker

A Embraer é de seus acionistas…..de ninguém mais. Inclusive, a maioria dos acionistas é de estrangeiros……O que impede a Embraer de fechar todas suas operações no Brasil e abrir em outro país? Teoricamente, ela pode fazer isso. Vocês ficam batendo boca como se fosse uma empresa totalmente estatal que estivesse sendo dada de presente…..

carcara_br

O problema do Carlito e o seu é que fica parecendo que o governo brasileiro que está batendo na porta da embraer pedindo socorro, e não o contrário. Não conseguiram perceber na época da discussão da venda da empresa, não estão percebendo agora e provavelmente continuarão se enganando no futuro.
https://www1.folha.uol.com.br/colunas/painelsa/2020/04/embraer-vai-precisar-de-ajuda-apos-cancelamento-de-acordo-com-a-boeing-diz-investidor.shtml
(associação de investidores pedindo ajuda, hehehe nádegas a declarar)
https://www1.folha.uol.com.br/colunas/nelsondesa/2020/04/embraer-busca-plano-b-que-pode-ser-a-china-diz-reuters.shtml
(Brincando um pouco com a paranoia e anticomunismo de vocês)
https://youtu.be/gde-ha_0oG4
(a partir dos 1:22, de onde vem essa fonte de financiamento mesmo?)

carcara_br

Se a china quiser pode comprar Flanker, Carlito e Rommelqe?

Carlito

Se qualquer um, não importa a nacionalidade, quiser adquir algum dos programas da Embraer, bem como uma participação acionária majoritária na empresa como um todo, estará submetido às mesmas regras dos quais a Boeing foi submetida, inclusive com a aprovação do CADE e do Governo Federal, através de sua opção de Golden Share, e de órgãos regulatórios vigentes no Brasil e em todos os países onde as partes envolvidas atuam. Mais uma vez citando o caso da Boeing, foi através do Golden Share que determinou-se que a empresa americana não poderia adquirir Embraer como um todo, mas apenas uma de… Read more »

Carlito

Irei transcrever um trecho de um de meus comentários:

”.. qualquer empresa, não importa a sua natureza, está sujeita a decisões tomadas por seus administradores. Para a Embraer resolver fechar suas fábricas e transferir suas atividades para outros locais, ela não precisa estar sob controle da Boeing. Basta sua diretoria decidir por esta atitude. Mesmo se fosse estatal, ainda assim estaria sujeita às decisões de uma diretoria.”

Muitas discussões por aqui seriam evitadas se os foristas tivessem o costume de ler os comentários de seus oponentes, ou ao menos compreendê-los.

carcara_br

Neste caso, vejo que há um desconhecimento histórico por sua parte, a EMBRAER nunca foi “qualquer” empresa, e sua proposição é simplesmente falsa, não podiam fazer isso mesmo que quisessem e se fizeram foi por meio de subterfúgios e malabarismo interpretativos/jurídicos.
https://www.tmabrasil.org/blog-tma-brasil/noticias-em-geral/embraer-vence-desafios-da-privatizacao
De qualquer forma eu entendo seu posicionamento “liberal” e o rejeito contundentemente por considerá-lo incompleto ao lidar com as complexidades da realidade, quando não desonesto ou excessivamente inocente.

Carlito

Mais uma vez uma nova discussão será gerada pela falta de capacidade de se interpretar textos. Em momento algum eu disse que a Embraer é uma empresa “qualquer”. De fato, muitos ainda não entenderam (ou simplesmente fingem não entender para justificar seus posicionamentos ideológicos) que a Embraer NÃO estava sendo vendida, e sim uma de suas linhas de produtos. O próprio governo pensa que a Embraer não é uma empresa qualquer, tanto barrou a venda da empresa como um todo através. Aliás, eu sequer emiti qualquer posicionamento ou opinião pessoal sobre o assunto. Tudo que eu sempre discuti desde que… Read more »

carcara_br

Ok, carlito, desculpe qualquer má interpretação por minha parte…

Rommelqe

Prezado Carlito: basicamente concordo contigo. Boa parte da motivação do negócio está baseada, por exemplo, no endividamento da EMBRAER com seus fornecedores. Este capital pode ser renegociado inclusive em proveito dos proprios credores. Se considerarmos as turbinas, para quem uma GE ou PW ou equivalente vão vender? Uma mão lava a outra (desculpe, uma asa voa com a outra…) . Por outro lado, no pós covid 19, acredito que a aviação regional deve recuperar-se antes da aviação internacional, assim como os custos com combustível devem sofrer uma revolução tremenda. Acho que a EMBRAER pode se capitalizar com acordos outros, por… Read more »

Carlito

A Embraer sempre soube muito bem explorar nichos. A própria aviação regional por muito tempo era considerado um nicho desprezado pelos grandes fabricantes. Os cenários mudam constantemente, vejo sim como uma hipótese plausível a recuperação do mercado da aviação regional. Arrisco-me a dizer até que algumas empresas recorram a jatos regionais em algumas linhas atendidas por aviões de maior capacidade, uma vez que a Boeing não está entregando seus aparelhos. Nem mesmo trabalhando a todo vapor a Airbus seria capaz de suprir toda a demanda.

Elcimar menassa

é muita besteira escrita aqui,cheio de especialistas na área econômica,um monte de salvadores da pátria. um monte de achismos,brasileiro é assim mesmo. comodismo é nossa marca registrada.

Clebotic

As defesas deveriam ser ligadas em relação a China, que como a imprensa noticiou, pode fazer uma oferta de compra das ações e isso será realmente o fim da empresa.

nonato

Mas aí, os que criticam, passariam a apoiar.
Com exceções.
Eu sempre fui contra a venda.

Saldanha da Gama

2

FernandoEMB

Como disse, sempre prefiro me basear no que é oficial. Mas parece que agora é. Saiu comunicado da Boeing dizendo que o acordo que previa a futura joint venture foi cancelado. Porém a JV para o KC390 continua. Boeing Terminates Agreement to Establish Joint Ventures with Embraer CHICAGO, April 25, 2020 /PRNewswire/ — Boeing (NYSE: BA) announced today that it has terminated its Master Transaction Agreement (MTA) with Embraer, under which the two companies sought to establish a new level of strategic partnership. The parties had planned to create a joint venture comprising Embraer’s commercial aviation business and a second… Read more »

carcara_br

Todo processo de estruturação para venda, a separação dos setores civis, executivos e militares, tudo perdido? Existe alguma obrigação financeira da boeing em relação a embraer? A nível de projeto a participação nos 797?

Tutu

Existe uma multa prevista.
A Boieng vai ter que pagar

Hélio

Mas e aí, agora a Embraer fecha ou não? Quem vai dar dinheiro pra ela se não é uma empresa brasileira?

Rommelqe

Prezado Fernando: pelo que entendi o MTA foi inconcluso basicamente em função de um não cumprimento por parte da BOEING; por outro lado, com base naquilo supra comentado, cabe recompensa, concernente a rescisão imotivada por inadimplimento da BOEING, que daria direito à EMBRAER receber uma indenização entre 75 a 100MU$.
Olhando agora na JV visando a comercialização do C390Milennium: ja teriam sido avançadas negociações de venda com algum cliente de maior porte? Qualis seriam as contrapartidas da BOEING em relação a essa JV? Esse acordo quase que se trata de mera “corretagem”, concorda?

Fabio Araujo

A Embraer não esta mal, tem conseguido vender bem e tem bons projetos, mas com o fim da parceria com a Boeing meu receio é que os chineses venham atrás dela!

FernandoEMB

Tem certeza do que fala?

Ivanmc

Bom dia! O meu comentário está retido.

Luís Henrique

Que Boa notícia. Ótima.
Eu acredito que a Embraer tem total condições de continuar no mercado e até crescer sozinha.
O KC-390 tem tudo para aumentar as receitas da Embraer. O A-29 também está com boas chances de vendas.
No executivo a Embraer é a número 1 e tem tudo para continuar.
Deve diversificar seus produtos e áreas, como já está fazendo desenvolvendo navios em parceria com a tkms.

O pequeno AEW em parceria com os israelenses tem tudo para vender bem também.

FernandoEMB

Vc está falando na Embraer que existiria mesmo depois do acordo. Eu acredito que sobreviva sim, mas consegue carregar o peso da divisão de aviação comercial?

Luís Henrique

Oras, a crise maior está na divisão comercial, com todos os problemas atuais. Mas a Embraer continuará vendendo alguma coisa, entregando encomendas já feitas, etc.
E pode ter um crescimento nessas áreas que eu citei, até a aviação comercial voltar a crescer.

Rommelqe

Caro Fernando: acho que, conforme falei mais acima, a divisão comercial pode renegociar parte da dívida, assim como obter acordos com outras empresas, principalmente as portuguesas. Vejamos! BOA SAUDE A TODOS!

Saldanha da Gama

2

JuggerBR

Questão de tempo até as duas quebrarem. Se vai ter ajuda dos governos é cedo pra dizer. O futuro será com muito menos vôos, companhias aéreas e consequentemente montadoras de aviões. E a Airbus vai junto. O mundo mudou, definitivamente.

Felipe Morais

“O futuro será com muito menos vôos, companhias aéreas e consequentemente montadoras de aviões.”

Cara, logicamente, em um curto prazo, sim, haverá restrições na movimentação entre países e dentro dos países.

Mas não há nada que traga indícios de isso será algo permanente. As pessoas continuarão a se movimentar, por lazer ou a negócios.

ODST

Ganha o Brasil. Empresas com o nível tecnológico da Embraer não se negocia! Uma boa noticia em meio a tanta confusão.

Saldanha da Gama

2

Allan Lemos

Obrigado Coronavírus,você fez o que as autoridades incompetentes desse país não fizeram,impedir esse crime de lesa-pátria. Só quem é antipatriota defendia esse assalto a soberania do Brasil. E antes que me encham o saco me chamando de comunista e falando alguma nonsense sobre o liberalismo e a interferência estatal na economia,coloquem na cabeça que se fosse o contrário(um estrangeiro comprando a Boeing),o Congresso americano jamais permitiria essa negociação,já que a Boeing,apesar de ser privada,é uma empresa estratégica para os EUA de várias formas diferentes. A Embraer desempenha um papel semelhante para a economia e Forças Armadas brasileiras,mas aqui,sejam da direita… Read more »

Camargoer

Caro Allan, segundo Ernesto “renato” Aragão, comunista era o vírus.

Saldanha da Gama

2

João Bosco

Por um lado foi até ótimo essa venda não ter acontecido. Perderíamos mão de obra especializada para a Boeing, as aeronaves produzidas pela Embraer levariam o logotipo da Boeing e ela ficaria com a maioria dos lucros.
Não teríamos autonomia e perderíamos mercados para ela – que patina para resolver problemas diversos em seus jatos comerciais e os seus derivados militares- e assim seríamos nada mais do que vassalos aéreos da Boeing.
Agora, depois dessa pandemia – e se a crise politica deixar – é reerguer a Embraer e batalhar para conquistar outros mercados. Hora do BNDES entrar na jogada……

Saldanha da Gama

2

Hélio

Agora eu quero ver o certo “funcionário da Embraer” dizer que sem o acordo a Embraer fecha. Vamos ver o que a diretoria da Embraer dirá depois de dizer que a Embraer não pode se manter no mercado sozinha. Vamos ver o que os ditos entendedores dirão sobre a Embraer não ser mais uma empresa brasileira.
Será que a Embraer agora vai apelar ao nacionalismo para morder boa fatia do dinheiro público, como sempre fez, sendo a segunda maior beneficiada pelo BNDES, atrás somente da Odebrecht?

jonny BR

Viva a EMBRAER, VIVA O BRASIL, VIVA GAVIÃO PEIXOTO, VIVA A SOBERANIA NACIONAL!

Saldanha da Gama

2,

Marcos

As ações ja derreteram ontem, imagina segunda-feira. Comemorem ai….

Allan Lemos

Não sabia que tinhamos um acionista da Embraer por aqui.Só assim para alguém em sã consciência apoiar esse negócio.

Marcos

Uns apoiam a parceria, outros a falência da empresa. Em qual voce se encaixa?

Hélio

O Allan eu não sei, mas eu quero mais é que vá para o buraco. O Brasil ganha ou perde o quê? A embraer nem é brasileira, segundo a própria e até o alumínio brasileiro se recusa a usar, a despeito de todo dinheiro público e apoio técnico que recebe.

Camaergoer

Olá Helio, a Embraer já foi responsável por 10% do superavit comercial do Brasil, além de ser a maior exportadora do produtos industrializados de alto valor tecnológico. A Embraer continua sendo a principal (ou talvez única) grife brasileira de alta tecnologia. O fechamento da linha de produção de aviões comerciais no Brasil significaria perder uma importante parte do superávit comercial, significaria uma redução de mais de quase US$ 10 billhões de comercio (considerando o que a Embraer importa e exporta). É preciso lembrar que o Brasil tem uma balança deficitária no balança de pagamentos, o que torna necessário ampliar o… Read more »

RENAN

Melhor assim
O mal as vezes faz bem.
Então que a Embraer se torne líder mundial com seus próprios recursos

Jagderband#44

Pessoal que comprou a Bombardier deve estar feliz com esta notícia.

orivaldo

E agora ? vão ajudar a Embraer para não falir ou vender para China ?

Foxtrot

Is dead!
God is good!
Go home Ianques kkkkkkkk!

Renato de Mello Machado

E se eles levarem os motores?

William Duarte

O fato que neste momento cada país e as grandes corporações industriais estão repensando nas suas estratégias para o atual quadro, onde as palavras “superação e sobrevivência” estão de mãos dadas. Cada país deverá analisar suas prioridades, no meu ponto de vista a EMBRAER é estratégica e neste momento ela tem dois projetos em execução o Gripem e o 390 que absorvem, mesmo que pouco em relação ao seu tamanho, alguma demanda de mão de obra. Ela possui alguns produtos já prontos, que é o Super Tucano e sua aviação executiva. Referi a aviação executiva pois acredito que se esta… Read more »

Foxtrot

Fico feliz de mais com essa notícia.
Mas minha preocupação são 3.
1- fizeram um raio x da empresa e seus produtos durante esse “namoro”.
2- brasileiro é entreguista por natureza, logo logo irão ir de joelhos a boeing tentar mais uma vez essa aberração chamada de “acordo comercial”.
3- creio que o próximo passo da boeing será a divisão de defesa da Embraer (já estavam negociando secretamente isso anteriormente).
Afinal de contas todos os produtos da Embraer EDS estão sob posse da Boeing com esse acordo de “representação”.

Felipe Morais

Ora bolas, mas se o acordo é secreto, como o sr. está sabendo?
Sendo bem objetivo, pare de falar besteira e contar mentiras. A Boeing deve morrer de interesses pela área de defesa da Embraer, afinal, tem coisas ali que a empresa americana nunca conseguirá produzir sozinha. Capaz de moverem o mundo pela EDS (Ironia). E o final do que escreve, é uma mentira deslavada de quem vive de propagar fake news. O único produto em que havia o planejamento de criar uma JV para vender era o KC390, o que, aparentemente, ainda está de pé!

Renato B.

Um dos efeitos da crise pode ser o aumento da demanda por aviões menores. Os caras da Embraer não chegaram a ser uma das maiores empresas de aviação do mundo à toa. É uma crise série mas torço para que a empresa saia bem dessa, e a Boeing que se vire.

leonidas

Não posso dizer que estou triste.
Pois se hoje ainda há duvidas se a Embraer continuará existindo, antes era uma certeza o fato que ela tinha acabado.

Claudio Moreno

Boa tarde Senhores!

Bem em minha visão e será o tempo quem dirá se estou correto ou não, quem mais está perdendo com essa desunião é a americana Boeing. Vide os contratos fechados pela EMB e os realizados pela america. Mas…como eu disse, essa é minha opinião e somente o tempo (peincipalmente pós Covid19) dirá se estou correto em meu ” achismo ”

CM

Lucianno

Concordo CM. A Boeing desistiu do negócio por falta de dinheiro e não por falta de interesse.

Space Jockey

Agora espero que o Estado assuma uma parte dela, uma hora vai dar lucro.

Hélio

Chuta que é macumba.

Camaergoer

Olá Helio, na verdade acho que o aconselhável era “NÃO chuta que é macumba”.

Chevalier

Aleluia!! Tomara que agora só não caia na mão dos chineses comunistas, nem de ninguém de fora.

Delfim

Acredito que essa decisão possa ser revista, mas numa joint-venture mais justa, e não na simples compra da Embraer.

Rogerio Loureiro

Negócios mal sucedidos não é via de regra para falência de empresas. Existem sim possibilidades. Más há casos e casos. Neste entre as duas empresas Boeing e Embraer eu acredito que nenhuma das duas fecharão suas “porteiras”. Sairão sim enfraquecidas, não há dúvida sobre isso mas em suas dadas proporções. Digo em referência aos suportes que casa uma receberá de seus negócios em si já consolidados pelo mundo afora e isso compreende (pedidos/mercados) como TB apoio político financeiro de seus governos. A Embraer neste caso será mais prejudicada más fechar as portas? Nem que tenham que voltar a época de… Read more »

USS Independence

E os “patriotas” que adoram a China e a Rússia estão em festa.
Finalmente a EMBRAER que “é” de todos nós, apesar de eu nunca ter recebido nada por ser “dono” da EMBRAER, poderá finalmente ficar “livre” dos imperialistas do norte e ter um “futuro” brilhante.
Deus nos salve de tamanhas bestas!

fewoz

Ao invés de temer, eu fico feliz. Sabemos que o futuro não será fácil, mas se o Estado brasileiro der uma força (com o cuidado de não subsidiar diretamente, pois assim outras empresas podem apresentar queixa à OMC, como a Embraer fez quando a Bombardier recebeu subsídios da província do Quebéc e do Canadá), a empresa pode ter futuro. Convenhamos que no setor militar ela está dependente de apenas dois produtos, que são o C-390 e o Super Tucano, e ambos têm vendas minguadas. A Embraer terá que se reinventar, e sobretudo, voltar a ser mais brasileira (apenas uma golden… Read more »

Últimas Notícias

Quanto custa a conversão de jatos A330-200 em A330 MRTT?

Com o anúncio da abertura de licitação da Força Aérea Brasileira para a aquisição de dois jatos A330-200 e...
- Advertisement -